O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Os 10 Melhores Jogos de Plataforma da Geração

Kobayashi

Bam-bam-bam
Mensagens
14.002
Reações
6.259
Pontos
499
10 melhores games de plataforma desta geração





O gênero de plataforma já está bem longe de seus tempos áureos. No NES, templo dos basilares “Super Mario Bros.” e “Super Mario Bros. 3” e no SNES, o gênero triunfou, com diversos mascotes antropomórficos arriscando pulinhos por aí. Com o advento do 3D na geração do Nintendo 64 e do PlayStation 1, o gênero ainda se manteve na crista da onda, com clássicos como “Banjo & Kazooie”, “Conker’s Bad Fur Day” e “Mario 64”.


Na geração seguinte, o gênero acabou sendo colocado em um posto mais secundário, sendo paulatinamente ofuscado pelos games de tiro em primeira pessoa. Clássicos ainda surgiam por aí, como “Ratchet & Clank” e “Super Mario Sunshine”, mas já não era mais a mesma coisa. Perdendo a obsessão pelo 3D, a atual geração abriu as portas para que o 2D pudesse voltar a ser explorado, o que criou uma nova fornada de clássicos, tanto de produtoras consagradas quanto de desenvolvedores independentes.


Sabendo que o botão de pulo é seu melhor amigo, escolhemos os 10 melhores games de plataforma da atual geração. Com foco em puzzles ou tiros, 2D ou 3D, o que importa é chegar de um lado ao outro do cenário, saltando de um lado para o outro.





Kirby’s Epic Yarn | Produtora: Nintendo | Lançamento: 2010 | Plataforma: Wii


Kirby, o herói rosado, rotundo e faminto da Nintendo, faz seu debute no Wii de uma forma completamente inovadora. Chapado em duas dimensões, o herói se vê jogado em um mundo de tecido. Ele mesmo não passa de um conjunto de fiapos. A jogabilidade utiliza a mecânica dos tecidos de uma forma inteligente e os gráficos são um dos mais impressionantes do Wii, com uma direção artística impecável.





Super Mario Galaxy 2 | Produtora: Nintendo | Lançamento: 2010 | Plataforma: Wii


Muito do que se faz atualmente nos games de plataforma pode ser atribuído à influência desta cria de Shigeru Miyamoto. “Super Mario Galaxy 2” é possivelmente o pináculo da jogabilidade 3D do encanador bigodudo, com gráficos que não ficariam deslocados em um Xbox 360 ou PlayStation 3. Uma verdadeira gema que desafia os jogadores hardcore, encanta os casuais e traz de volta o dinossaurinho Yoshi, que nunca participou ativamente de um jogo 3D da franquia.





New Super Mario Bros. Wii | Produtora: Nintendo | Lançamento: 2009 | Produtora: Wii


Mario mostrou como se faz um game de plataforma em 3D com “Super Mario Galaxy 2”, mas mostra que no 2D, ainda tem muito a ensinar. Baseado em uma jogabilidade cooperativa e, ao mesmo tempo, competitiva viciante, “New Super Mario Bros. Wii” é uma novidade embalada com nostalgia e um game de plataforma perfeitamente calibrado e balanceado, com o pedigree do encanador gorducho.





LittleBigPlanet | Produtora: Media Molecule | Lançamento: 2008 | Plataforma: PlayStation 3


Um game de plataforma precisa ter fases bem construídas, para tornar a simples atividade de chegar do ponto A ao ponto B interessante. A Media Molecule sabia disso e, com “LittleBigPlanet”, entregou uma obra prima do design, que introduziu os carismáticos Sackboys em ambientes regidos pelas leis da física, com foco em jogabilidade cooperativa e customização. Paralelamente a isso, a empresa disse para os jogadores: “Não gostaram? Façam melhor”; e forneceram as ferramentas para que fizessem, com um robusto modo de criação de fases que ainda movimenta a comunidade online.





Braid | Produtora: Number None | Lançamento: 2008 | Plataformas: PC/Mac/XBLA/PSN


O game indie que mudou a indústria de games, “Braid” é um exemplo de ambição e humildade caminhando lado a lado. Bancado por Jonathan Blow, o criador do game, “Braid” é um game comum de plataforma em 2D que conta com uma mecânica de manipulação temporal, com o jogador podendo avançar ou voltar no tempo ao toque de um botão. Com uma trama densa que ainda motiva debates, um estilo artístico deslumbrante e uma jogabilidade afiada, “Braid” é ainda um dos games indie mais vendidos e abriu o olho das empresas para a produção independente de jogos.





Super Meat Boy | Produtora: Team Meat | Lançamento: 2010 | Plataforma: Xbox Live Arcade/Windows/Mac OS X/WiiWare


Os gráficos simples e a jogabilidade sem muitos comandos escondem um dos games mais brutalmente hardcore da geração. O objetivo é simples: chegar do ponto A ao ponto B controlando o titular Meat Boy, um bloco carismático de carne que deixa um rastro de sangue em seu caminho e não é particularmente afetado por mortes horripilantes. Separando o começo e o fim das fases, uma série de armadilhas cada vez mais elaboradas, como serras giratórias, lasers e plataformas degradáveis, exigem que o jogador utilize o máximo de seus reflexos.





Limbo | Plataforma: Playdead Studios | Lançamento: 2010 | Plataformas: Xbox Live Arcade


Um garotinho cabeçudo e inocente colocado em um mundo sinistro, sombrio, monocromático e com fortes contrastes. O ambiente desolador ilustra um game de plataforma perturbador, mas viciante, com um senso de urgência único. Para escapar da morte, que, quando vem, é brutal, o jogador precisa pensar em como chegar de um ponto a outro do cenário, por vezes resolvendo enigmas baseados em física.





Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction | Produtora: Insomniac Games | Lançamento: 2007 | Plataforma: PlayStation 3


Surgida no PlayStation 2, a franquia “Ratchet & Clank” é conhecida pela jogabilidade afiada, gráficos sempre acima da média e um senso de humor inabalável. O primeiro game da franquia no PlayStation 3 retorna mais à ascendência de plataforma da série, abandonando um pouco o foco nos tiroteios de “Up Your Arsenal” e “Going Commando”. Gráficos fantásticos, diversas armas e seções bem diferentes no controle do mamífero Ratchet e do robozinho Clank tornam a experiência obrigatória para os donos de PlayStation 3.





Donkey Kong Country Returns | Produtora: Retro Studios | Lançamento: 2010 | Plataforma: Wii


O macacão engravatado da Nintendo está longe de um game típico de plataforma faz algum tempo. Protagonista do bizarro – e surpreendentemente divertido – “Donkey Konga”, para Game Cube, Kong volta às raízes 2D nas mãos do Retro Studios, que, na geração passada, reviveu Samus Aran no 3D com a trilogia Metroid Prime. Espere muitos barris, bananas e o rinoceronte Rambi no game, a ser lançado para o Nintendo Wii.





Wario Land: Shake It! | Produtora: Nintendo | Lançamento: 2008 | Lançamento: Wii


Mais um da safra poligonal, mas em 2D do Wii, “Wario Land: Shake It!” coloca o gorducho e ganancioso rival de Mario enfrentando piratas interdimensionais na busca de mais tesouros para sua coleção, no caso, um saco de moedas sem fundo. No game, o jogador segura o WiiMote de lado, como um controle de NES, e sacode o joystick para atacar inimigos ou realizar algumas outras ações na tela.


Fonte: http://www.gamevicio.com.br/i/notic...-games-de-plataforma-desta-geracao/index.html

Vídeo com uma segunda opinião:


[YOUTUBE]LcRCHywsDsM[/YOUTUBE]
 

Dlq

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.200
Reações
31.877
Pontos
694
Saiu algum jogo de plataforma que não seja esses 10 ai?
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.885
Reações
19.660
Pontos
1.689
Dmetal;7653944 disse:

Que com certeza deveria estar na lista, já que era um jogo com uma jogabilidade nova e ao mesmo tempo resgatou os tempos áureos dos jogos plataforma com sua história.
 

PC2

Lenda da internet
Mensagens
42.797
Reações
70.690
Pontos
1.899
Na boa, pra mim praticamente todos os jogos de plataforma que sairam nessa geração(pelo menos os 2D) são excepcionais.

Se for dizer quais jogos faltaram na lista, vai dar outra lista.
Outros inclusive que fogem dessa imagem de jogo "bonzinho": O muramasa e o Shank por exemplo.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.868
Pontos
1.484
Donkey Kong achei muito melhor que Mario Galaxy (ambos). Little Big Planet não joguei.

Braid é fantástico, mas é uma produção bem curta, fica complicado fazer uma comparação com as grandes produções.

Também não joguei o Ratchet ainda.
 


renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Desta lista, só não acho Kameo melhor que SMG.

Da mesma forma acho que a série Lego é completamente desvalorizada, principalmente pela popularidade que alcançou nesta geração. Também curti Simpsons, apesar de não achar que seja top.
 

Gusta199

F1 King
Mensagens
16.200
Reações
8.137
Pontos
1.244
konde10;7653974 disse:
Que com certeza deveria estar na lista, já que era um jogo com uma jogabilidade nova e ao mesmo tempo resgatou os tempos áureos dos jogos plataforma com sua história.

eu ia citar justamente o Trine
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.911
Reações
7.185
Pontos
1.189
Acho que só um top como esse mesmo pra conseguir agradar a maioria.

No mais, só jogasso.
 

llqs

Bam-bam-bam
Mensagens
13.655
Reações
1.351
Pontos
414
Sou o único que acha que Braid não pode ser considerado um jogo de plataforma?
É a mesma coisa que chamar Portal de FPS.

Nunca gostei de Ratchet, tá mais pra jogo de ação do que plataforma.
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.262
Pontos
877
LBP como criador de estágios é sensacional. Mas como plataforma é simplesmente ridículo.

Colocaria Trine no lugar dele.
 

Rafaelapnt

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.025
Reações
707
Pontos
1.119
Boa lista, exceto a ausência de Trine.. eu tiraria o New Super Mario Bros para coloca-lo..
 

Rafaelapnt

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.025
Reações
707
Pontos
1.119
osfelas;7654270 disse:
Adorei o primeiro R&C merece estar na lista

O segundo é muito bom também.. e acima de tudo um final genial e mer4eciado para a franquia..

Mas o primeiro é uma obra prima em tudo.. história, gráficos, humor, gameplay, criatividade..

Dos melhores games que já joguei..
 

ReInan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.524
Reações
7.569
Pontos
839
Gostaria de ter um wii pra jogar essas belezuras da nintendo [kbaba]
 

JEANQUEST

Bam-bam-bam
Mensagens
5.757
Reações
289
Pontos
299
sei la, joguei ratchet e clank e achei meeeeeeeeeeeeh...

ou to mto velho para plataformas ou sei la...nao curti mesmo, mas esta lista ta TOP.
e Nintendo matando a pau.
 

Kobayashi

Bam-bam-bam
Mensagens
14.002
Reações
6.259
Pontos
499
raelferreira;7654075 disse:
não tem braid não tem credibilidade

De um óculos você precisa.

renbh;7654099 disse:
Da mesma forma acho que a série Lego é completamente desvalorizada, principalmente pela popularidade que alcançou nesta geração.

Curto muito Lego Star Wars. Um dos mais agradáveis da gen passada.

Quanto a lista faltou Super Paper Mario e os Sonics, claro.
 

raelferreira

Veterano
Mensagens
7.528
Reações
8
Pontos
116
Kobayashi;7654391 disse:
De um óculos você precisa.



Curto muito Lego Star Wars. Um dos mais agradáveis da gen passada.

Quanto a lista faltou Super Paper Mario e os Sonics, claro.

nuss...agora q vi... lol...
 

Vilaça

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.408
Reações
2.974
Pontos
1.014
Faltou:
Mario Galaxy
Mega Man 9 (Esses poderiam estar na lista)

Sonic Color
Epic Mickey
 

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
Estão aí motivos para eu dar um jeito de pegar o Wii, LOGO
 

Hans Castorp

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.203
Reações
20.421
Pontos
1.129
:-D
llqs;7654185 disse:
Sou o único que acha que Braid não pode ser considerado um jogo de plataforma?
É a mesma coisa que chamar Portal de FPS.

Nunca gostei de Ratchet, tá mais pra jogo de ação do que plataforma.

Para mim Braid é um Puzzle misturado com plataforma.

No mais acho que é uma boa lista.
 

guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.767
Reações
9.236
Pontos
1.084
Uma pena meu gênero preferido ser tão deixado de lado para os FPS, uma pena mesmo.
 

Kobayashi

Bam-bam-bam
Mensagens
14.002
Reações
6.259
Pontos
499
guiracer;7654763 disse:
Uma pena meu gênero preferido ser tão deixado de lado para os FPS, uma pena mesmo.

Também é um dos meus gêneros preferidos, mas ele ainda goza de prestígio e popularidade. A quantidade pode até ter diminuído em relação às gerações anteriores, mas a qualidade continua muito boa e em certos casos até melhor.
 

Tai Kamiya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.355
Reações
2.007
Pontos
749
[COLOR="Navy"]É uma pena, mesmo... Bons jogos de plataforma, a maioria no Wii, mas estou com saudades daquela variedade imensa de jogos plataforma que tinha antigamente.

Agora... Cadê o Sonic 4?[/COLOR]
 

king_hyperdyo

A RPG Gamer
VIP
Mensagens
18.012
Reações
9.410
Pontos
1.519
[COLOR="Blue"]Trine e Braid deveriam estar na lista mesmo.

Lista muito boa, pena não ter os que citei. Mas sem dúvida que foi a geração do FPS.
[/COLOR]
 
Topo Fundo