A versão de Arcade também é assim.
Porém o jogo continua não sendo bem otimizado, possuindo slowdown só por ter todos os Options na nave e algumas estrelas no fundo.
Por exemplo, quantos sprites você vê nessa cena?
Se for apenas 1, a Vic Viper, está errado. São 34 sprites em uma tela praticamente vazia.
Tem 32 sprites em 8x8 pixels para algumas estrelas e 2 sprites de 16x16 pixels para a Vic Viper.
Quando esse dragão aparece, geralmente se sente uma lentidão. Talvez pelo fato de que há 77 sprites nessa imagem!
Alguns cenários fechados em que as estrelas não estão visíveis, ainda possuem estrelas sendo lidas. Lembrando que são estrelas que se movem, pode ser simples mas alguma coisa da memória come.
Então, um dos problemas foi justamente o abuso de sprites sem fundamento. Visto que a camada 3 não é utilizada para nada além das barras de status.
Agora veja essa cena de Parodius:
Mais de 30 sprites como em Gradius?! Não, temos apenas 5.
2 sprites de 16x16 para a Vic Viper, 1 de 8x8 para o fogo e mais 2 de 8x8 para as estrelas. Como se não bastasse a engine muuuito mais leve, também economiza bem os sprites.