Eu encontrei este artigo no google e achei interessante as informações contidas nele. Eu gostaria de saber o que vocês acham sobre estas informações ?
Mas antes eu gostaria que as pessoas leiam a este artigo sem ismo, sem ofender uns aos outros, pois o intuito do fórum é a troca de informações de forma amigável, mesmo quando discordamos, e eu gostaria da opinião de todos, pois tem pessoas aqui no fórum com um bom conhecimento de hardware, e poderá analisar esta informações melhor, e ver se elas estão corretas, e tirar uma conclusão.
Fonte
https://techslounge.weebly.com/blog...vs-super-nintendo-vs-intel-i486-vs-intel-i860
Eu utilizei o google para traduzir.
Comparação de consola de CPU de 16 bits e CPU INTEL: Sega Mega Drive vs Super Nintendo vs Intel i486 vs Intel i860
O Super Nintendo apresentou um processador Ricoh 5A22 com uma freqüência de clock de 3,58 Mhz produzida pela Ricoh especificamente para o SNES da Nintendo; Este processador baseou-se novamente na arquitetura dos processadores MOS Technology 6502, que também incluiu a CPU que deu origem ao NES. A curiosidade sobre o Ricoh 5A22 é que esta CPU, apesar de ter melhorias de hardware diferentes, foi derivada do processador Wester Design Center 65C816, o mesmo que equipou o Apple IIGS e que poderia contar com uma freqüência de clock de 2,8 MHz.
Agora, deixe-me listar na tabela abaixo as diferenças na freqüência do relógio entre as CPUs previamente testadas, as apresentadas neste artigo, e também as "variantes" do Intel i486 e i860 que surgiram no mercado antes da chegada do Super Nintendo:
O primeiro dos quatro contendores a aparecer no mercado foi o Sega Mega Drive, criado para responder ao domínio do mercado Nintendo NES console. A consola Sega estreou no mercado japonês no final de 1988 e, pouco a pouco, graças a suas habilidades técnicas consideravelmente superiores e a uma campanha de marketing cada vez mais agressiva, conseguiu "somar" as vendas da NES e esta Nintendo empurrada para desenvolver seu próprio console de 16 bits destinado a sair no mercado apenas no final de 1990. Em 1989, entre a Sega Mega Drive ea Super Nintendo, a Intel introduziu dois processadores: o i486 e i860. O Intel i486 foi o sucessor do conhecido Intel i386, mas, do ponto de vista do software, continuou a ser muito semelhante ao seu antecessor, as diferenças mais óbvias foram então buscadas no hardware 80486 que entre várias inovações e diferentes melhorias foram capazes para oferecer quase dupla performance, na mesma freqüência de clock, em comparação com 80386. O Intel i860, ao contrário do i486, representou um fracasso da empresa Santa Clara, na verdade, a produção terminou em meados dos anos 90 (a título de comparação, o i486 continuou a ser produzido até 2007). O i860, apesar de estar equipado com muitas características únicas e desempenho em papel para dizer o menos impressionante, também foi atormentado por falhas graves que na realidade permitiram que ele tivesse apenas performances "modestas". Então, aqui estamos no momento do lançamento do Super Nintendo que fez sua estréia no mercado japonês no final de 1990. O novo console da Nintendo, como mencionado acima, nasceu como uma resposta ao Sega Mega Drive e, também, cumpre os 2 anos que separaram o resultado do SNES do console Sega, foi suportado por um hardware tecnicamente avançado de 16 bits . Depois de concluir as breves apresentações, vamos agora falar sobre as CPUs que montaram o Sega Mega Drive e o Super Nintendo. O Sega Mega Drive foi equipado com uma CPU Motorola 68000, um processador que foi lançado no mercado em 1982 e foi equipado com uma freqüência de clock de 8 MHz; A versão do Motorola 68000 a bordo do Sega Mega Drive apresentava uma frequência de clock de cerca de 7,8 MHz. O Motorola 68000 foi projetado para ser usado para "genérico" e, portanto, foi visto que ele era usado em computadores pessoais e consoles (havia outros consoles, além do Mega Drive, para ser equipado com a CPU da Motorola) e até foi usado na indústria servidor. A coisa mais curiosa e ao mesmo tempo notável sobre o Motorola 68000 é que, apesar de a Motorola apresentar e lançar esta CPU como se fosse um processador "simples" de 16 bits, na realidade suas instruções e sua arquitetura foram projetadas para ser uma 32 bits.
Aqui, finalmente, chegamos à comparação entre os processadores listados acima, então entenderemos o salto tecnológico entre as CPUs de consoles de 8 bits e 16 bits e verificaremos se este conseguiu acompanhar a evolução tecnológica dos processadores no Setor de informática pessoal:
Antes de começar a comentar os desempenhos, saiba que os números que você acabou de ver no gráfico indicam o MIPS gerado pelos processadores individuais, em ciência da computação o termo MIPS representa o acrônimo de "
M illion
I nstructions
P er
S econd" ou "milhões de instruções para de acordo com "e é uma unidade de medida indicativa da velocidade de uma CPU. A primeira coisa que pode ser vista a partir do gráfico é que os processadores previamente testados estão todos localizados na parte inferior do ranking de desempenho. O melhor expoente dessas CPUs é o Ricoh 2A03 com 1.79 Mhz do Nintendo Entertainment System para o mercado NTSC com 0.77 MIPS, uma quantidade de MIPS de 34.19% menor que o processador equipado pela Apple IIGS que está em capaz de entregar 1.17 MIPS; em qualquer caso, o último representa a extremidade traseira das CPUs introduzidas com esta comparação. Para escalar, encontramos o Motorola 68000 com um relógio de 7,8 MHz do Sega Mega Drive que gera 1,37 MIPS e depois o Motorola 68000 com um relógio de 8 MHz que produz 1,4 MIPS. O Motorola 68000 oferece um relógio superior a 2,56% em comparação com o Motorola 68000 equipado pela Sega Mega Drive, mas gera "apenas" 2.14% MIPS mais do que o último, um sinal de que o desempenho não subiu linearmente para ' aumentar a freqüência do relógio. Após o Motorola 68000 e o Motorola 68000 Sega Mega Drive, encontramos o Ricoh 5A22 com 3.58 MHz a bordo do Super Nintendo e pode produzir 1,5 MIPS. As coisas a destacar com a CPU da Super Nintendo são principalmente duas: antes de mais nada, a arquitetura desta Ricoh 5A22 é a mesma da NES, já que a uma taxa de clock duas vezes maior que a da Ricoh 2A03 oferece performances quase Dupla, para ser exato, os MIPS gerados pelo Ricoh 5A22 são 94,81% maiores do que os da Ricoh 2A03, em comparação com uma taxa de clock mais alta de 100%. A segunda coisa a destacar é que o Ricoh 5A22, apesar de ter uma freqüência de clock de 54,10% menor que o Motorola 68000 Sega Mega Drive, ainda consegue gerar uma quantidade de MIPS superior a 9,49% em comparação com esta ' Por último, um sinal de que a arquitetura Ricoh do SNES é mais eficiente que a Motorola 68000.
Com este teste de CPU, encontramos uma resposta clara à pergunta / pergunta que eu propus a você pouco antes de mostrar o gráfico de desempenho: não, as CPUs dos consoles de 16 bits não eram, em termos de desempenho, em etapas com os processadores de PC. Além disso, era previsível, quase óbvio, diria, uma vez que os processadores equipados pela Sega Mega Drive e a Super Nintendo remontam respectivamente a 1979 e 1986, uma diferença de tempo que também explica a melhor eficiência da CPU SNES em comparação com a consola Sega, O resto de sete anos representa uma diferença tecnológica realmente importante, especialmente no campo dos processadores. Dito que é claramente evidente o domínio de desempenho da "nova" CPU da empresa Santa Clara, a Intel i486 a 20 Mhz representa o processador "mais lento" do novo lote e ainda gera 6.6 MIPS, uma quantidade 340% maior do que a Console do processador MIPS mais rápido do que o Ricoh 5A22 a 3,58 MHz do SNES e 381,75% em comparação com o Motorola 68000 da Mega Drive. Imediatamente após o i486 às 20 Mhz, encontramos sua variante de 25 Mhz que, em comparação com um aumento de clock de 25%, oferece desempenhos ainda maiores de 31,82% gerando 8,7 MIPS; A arquitetura de i486 a esta freqüência de relógio permanece, portanto, ainda extremamente eficiente. Depois disso, encontramos o i486 desta vez, no entanto, em sua variante para 33 Mhz, neste caso, o aumento de freqüência em relação a i486 a 20 Mhz é de 13 Mhz ou 65% mais, enquanto comparado a i486 a 25 Mhz corresponde a um aumento de freqüência de 8 Mhz ou 32% mais. O i486 a 33 Mhz gera 11,1 MIPS uma maior quantidade de 68,18% em comparação com i486 a 20 Mhz e de 27,59% em comparação com i486 a 25 Mhz; os últimos dados são indicativos de como a eficiência arquitetônica do i486 diminuiu de 25 MHz para 33 MHz, dado que um aumento adicional na freqüência de clock de 32% corresponde ao "único" desempenho superior de 27,59%. Aqui estamos, finalmente, a CPU mais rápida de todo o lote, que a Intel i860 é um pouco desafortunada, mas isso, na teoria, ainda consegue mostrar todo o seu potencial de seus 25 MIPS. Os dados mais impressionantes desta CPU são que apesar de ter uma freqüência de clock igual à da i486 a 25 Mhz consegue gerar uma quantidade de MIPS superior a 187,36% em relação ao último; o Intel i860 até conseguiu ultrapassar o i486 a 33 Mhz gerando uma quantidade de MIPS superior a 125,22% em relação ao último. O desempenho deste i860 pode literalmente humilhar o desempenho oferecido pela Ricoh 5A22 da Super Nintendo e pela Motorola 68000 da Sega Mega Drive, a CPU Intel oferece desempenho superior a 1566,67% e 1724,82%, respectivamente: absolutamente monstruoso.
Chegamos ao final desta comparação e descobrimos que a CPU para PC durante a era dos consoles de 16 bits era, em termos de desempenho, várias extensões acima, em comparação com os processadores equipados pelo último, apesar disso, no entanto, hoje, como eram os jogos para fazer a diferença e nesses consoles de "magia" de 16 bits que você jogou muito bem, eu pessoalmente guarda ciumenta tanto um Sega Mega Drive quanto um Super Nintendo e eu nem negociação com um dos consoles da nova geração. Eu deixo você com uma pequena comparação de vídeos entre a Sega Mega Drive e a Super Nintendo com um dos mais belos jogos da era de 16 bits, você pode notar as diferenças?
Mais uma vez venho ressaltar que o intuito do meu post é gerar uma discussão sadia, pois eu acho muito interessante quando o povo aqui do fórum discute sobre a cpu desses dois consoles.
Muito obrigado a todos, e estarei lendo a opinião de vocês.