O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Para vocês quais são os jogadores de futebol mais subestimados da história?

LeoshevBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
47.507
Reações
30.863
Pontos
1.464
Jardelzão cabeceador.

E claro, o cara do meu avatar é muito subestimado.
 

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.239
Reações
64.379
Pontos
2.059
Pablo aimar, esse cara jogava demais, pena que as lesões atrapalharam demais o cara.

Sent from my ASUS_Z00AD using Tapatalk
 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
Bebeto.
298454_heroa.jpg


Foi campeão do mundo (e duas finais de copa - coisa pouca), então claro que ele não é nenhum anônimo. Agora, o cara foi o melhor do mundo na função dele por uns 5 anos tranquilamente (talvez até mais).

Mas a ele não é dado 1/3 do valor que é dado ao Romário. Isso é injusto. E outros jogadores estrangeiros que não jogaram a bola que o Bebeto jogou (e nem ganharam o que ele ganhou) são também mais reverenciados que ele.

Jogou muito. Jogador leve, habilidoso, muito rápido (inclusive com a bola no pé), excelente passador e finalizador. Merecia mais reconhecimento.
 


Joey Tribbiani

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.871
Reações
39.968
Pontos
654
Subestimados no Brasil:

Jorge Wagner, Júlio Baptista, Rodrigo Fabri, Marcos Assunção, Mineiro, Flavio Conceição, Washington...

Mereciam mais destaque na seleção, sobretudo o primeiro. Teria vaga na seleção de 2010 no lugar de Michel Bastos na lateral esquerda. O fato de jamais ser convocado já é algo absurdo para mim.
 
Ultima Edição:

NVgs

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.955
Reações
11.419
Pontos
503
Subestimados no Brasil:

Jorge Wagner, Júlio Baptista, Rodrigo Fabri, Marcos Assunção, Mineiro, Flavio Conceição, Washington...

Mereciam mais destaque na seleção, sobretudo o primeiro. Teria vaga na seleção de 2010 no lugar de Michel Bastos na lateral esquerda. O fato de jamais ser convocado já é algo absurdo para mim.
Jorge Wagner realmente jogou muita bola no Brasil. Lembro dele jogando pelo timão e o cara era liso...ele jogou muito pelo SP também.

Júlio Baptista "acabou" depois que foi para o Real....
 

Zacky

Lenda da internet
Mensagens
29.136
Reações
14.590
Pontos
1.539
Riquelme não é subestimado. Só não conseguiu uma carreira regular num grande centro da europa. Onde jogou melhor ficou marcado pelo pênalti perdido.
 

Joey Tribbiani

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.871
Reações
39.968
Pontos
654
Não se ele é considerado um dos mais subestimados da história, mas um cara que foi muito injustiçado na seleção foi o HERNANES.

O que esse cara jogou no tricampeonato do SPFC e depois nos quatro anos de regularidade e chuva de gols na Lazio não é de se desconsiderar, em hipótese nenhuma. Uma baita injustiça!

Ele deveria ser titular no meio da seleção de 2008 a 2014, no mínimo.

Desconfio que se jogasse de meia-atacante, mais próximo da área, ele seria melhor aproveitado. Não há menor justificativa de Elano, com Dunga, e Oscar, com o Mano/Felipão, serem titulares, com Hernanes sequer convocado ou quando, ser banco. Voava na Lazio e Oscar dava show de irregularidades no Chelsea. O próprio Júlio Baptista, convocado em 2010, estava longe daquele animal que foi no Sevilla e Real Madrid, com desempenhos irregulares no Arsenal e depois na Roma. Em todo esse período, citado acima, Hernanes vinha sendo o melhor jogador do São Paulo - ganhou duas vezes seguidas o prêmio de melhor jogado do campeonato - e era o dono da Lazio campeã da Copa Itália.

Não sei se os são-paulinos podem me ajudar, mas já ouvi boatos que o Hernanes é um cara parecido com o Alex cabeção, no sentido de não serem jogadores indisciplinados e baladeiros, mas são opiniosos sobre decisões de jogo, dos quais certos treinadores não gostam e sentem-se constrangidos.
 
Ultima Edição:

Tatuira Mamicuda

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.353
Reações
23.696
Pontos
1.274
Desconfio que se jogasse de meia-atacante, mais próximo da área, ele seria melhor aproveitado. Não há menor justificativa de Elano, com Dunga, e Oscar, com o Mano/Felipão, serem titulares, com Hernanes sequer convocado ou quando, ser banco.
Elano na SeleDunga de 2010 tava jogando demais, muito superior ao desempenho nos clubes, acho que a maioria dos lances de gols passava por ele. É preciso admitir isso..

E olha que eu sempre achei ele mé. Naquele ano foi uma pena ele ter lesionado, o Daniel Alves jogando no lugar foi o pior jogador da copa eu acho.
 

Joey Tribbiani

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.871
Reações
39.968
Pontos
654
Elano na SeleDunga de 2010 tava jogando demais, muito superior ao desempenho nos clubes, acho que a maioria dos lances de gols passava por ele. É preciso admitir isso..

E olha que eu sempre achei ele mé. Naquele ano foi uma pena ele ter lesionado, o Daniel Alves jogando no lugar foi o pior jogador da copa eu acho.

Não nego isso. Elano foi um bom jogador e selecionável, à época.

Aliás, todo o time do São Paulo daquele tempo, a começar por Jorge Wagner, era preterido sem a menor justificativa. André Dias, o zagueiro, era outro. O próprio Müller, o ex-jogador, que é chato para elogiar um jogador, pagava maior pau para o André Dias. Até hoje me encuca isso. Não sei se havia influências políticas ou empresarias nesse sentido.

Mas voltando ao Hernanes. Acontece que o Hernanes era o dono do São Paulo e, não foi à toa, duas vezes o melhor jogador do Campeonato Brasileiro. Depois virou o dono da Lazio, e ganhou um título lá. E tinha uma média excepcional de gols para um meia, quando endeusados jogadores de sua posição, seja da Itália, Alemanha ou Espanha, não conseguiam fechar uma mão em número de gols na Liga nacional.

E, mesmo diante destes fatos, o Dunga preferiria sequer convocá-lo. Dunga convocou o Kleberson! Kléberson! Dunga esqueceu o Hernanes por completo, na sua grande fase no São Paulo. Dunga só o levou para as Olimpíadas de 2008, por falta de opção. Na principal, nunca lhe deu confiança para ser titular e mostrar o que sabe. E Mano, na Lazio. O que é pior ainda! Ele sempre estava na lista de convocáveis, mas jamais teve a confiança do Mano. A vasta maioria dos números de jogos pela seleção são de entradas no segundo tempo.

Acredito que a própria falta de visão técnica dos medianos Dunga, Mano e Felipão dificultava a leitura da posição do Hernanes. Esses três tontos, vendo a habilidade do Hernanes, o viam ora como meia-atacante, para disputar vaga com Kaká/Júlio/Oscar ora como volante para disputar com Ramires/Elano/Kleberson. E Hernanes, o melhor do Brasil, era preterido e sequer era convocado. Não justifica! Não que eles não mereciam ser convocados. Não questiono isso. Questiono o total desprezo e a falta de critério técnico para justificar a não confiança no Hernanes.

Nas Confederações de 2009, por exemplo, Elano não era titular. Mas entrava sempre. Dunga jogava com dois médios-volantes, Melo e Gilberto. Com Ramires sendo o box-to-box e Kaká, o meia-atacante. Na Copa de 2010, ele trocou o Ramires pelo Elano. Agora, imagine um losango com Melo, Ramires, Hernanes e Kaká? Plausível. Mas Dunga é gaúcho e esta escola não formata um meio-campo sem três volantes de ofício.

Pois bem, o Hernanes foi um jogador muito mais decisivo e com mais recursos do que o Elano. Um cara como Hernanes que fazia gols de fora da área com uma facilidade espantosa, com ambas as pernas, sempre deveria ser levado em conta para jogos apertados como os das Copas do Mundo.

Vejo o Hernanes o típico jogador com um talento enorme, mas que foi muito mal administrado pelos técnicos da seleção. Jamais teve sequências de jogos, jamais foi titular em dois ou três jogos seguidos, jamais recebeu uma porção de confiança para poder desenvolver e sempre foi preterido por Ramires, Paulinho, Elano, Oscar e outros.

Poderia se tornar um jogador destacado na seleção. Falo sem exageros. O que ele jogava nos clubes, poucos titulares da seleção faziam com a mesma desenvoltura. Coloco Hernanes na mesma categoria de jogadores como Amoroso, Élber, Sonny Anderson, Djalminha, Edmundo, França, Dodô, o centroavante, que tinham tudo para serem grandes jogadores da seleção, por anos a fio, mas que um conjunto de decisões e fatores extracampo, seja por culpa própria, seja de terceiros, não conseguiram o devido reconhecimento pelo talento que possuíam.

Parece-me que depois de 2014, quando ele mais uma vez amargou a reserva do inútil Paulinho, do medíocre Oscar, injustamente, ele se desmotivou.

Só para relembrar:

 
Ultima Edição:

Lagarto Distraído

Bam-bam-bam
Mensagens
5.171
Reações
10.398
Pontos
353
Petkovic.

Acho que ele tinha futebol pra ser muito maior do que foi, mas sequer jogava pela fraquissima seleção de seu país. Muito estranho.
 

Fe_mattos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.546
Reações
524
Pontos
594
Não nego isso. Elano foi um bom jogador e selecionável, à época.

Aliás, todo o time do São Paulo daquele tempo, a começar por Jorge Wagner, era preterido sem a menor justificativa. André Dias, o zagueiro, era outro. O próprio Müller, o ex-jogador, que é chato para elogiar um jogador, pagava maior pau para o André Dias. Até hoje me encuca isso. Não sei se havia influências políticas ou empresarias nesse sentido.

Mas voltando ao Hernanes. Acontece que o Hernanes era o dono do São Paulo e, não foi à toa, duas vezes o melhor jogador do Campeonato Brasileiro. Depois virou o dono da Lazio, e ganhou um título lá. E tinha uma média excepcional de gols para um meia, quando endeusados jogadores de sua posição, seja da Itália, Alemanha ou Espanha, não conseguiam fechar uma mão em número de gols na Liga nacional.

E, mesmo diante destes fatos, o Dunga preferiria sequer convocá-lo. Dunga convocou o Kleberson! Kléberson! Dunga esqueceu o Hernanes por completo, na sua grande fase no São Paulo. Dunga só o levou para as Olimpíadas de 2008, por falta de opção. Na principal, nunca lhe deu confiança para ser titular e mostrar o que sabe. E Mano, na Lazio. O que é pior ainda! Ele sempre estava na lista de convocáveis, mas jamais teve a confiança do Mano. A vasta maioria dos números de jogos pela seleção são de entradas no segundo tempo.

Acredito que a própria falta de visão técnica dos medianos Dunga, Mano e Felipão dificultava a leitura da posição do Hernanes. Esses três tontos, vendo a habilidade do Hernanes, o viam ora como meia-atacante, para disputar vaga com Kaká/Júlio/Oscar ora como volante para disputar com Ramires/Elano/Kleberson. E Hernanes, o melhor do Brasil, era preterido e sequer era convocado. Não justifica! Não que eles não mereciam ser convocados. Não questiono isso. Questiono o total desprezo e a falta de critério técnico para justificar a não confiança no Hernanes.

Nas Confederações de 2009, por exemplo, Elano não era titular. Mas entrava sempre. Dunga jogava com dois médios-volantes, Melo e Gilberto. Com Ramires sendo o box-to-box e Kaká, o meia-atacante. Na Copa de 2010, ele trocou o Ramires pelo Elano. Agora, imagine um losango com Melo, Ramires, Hernanes e Kaká? Plausível. Mas Dunga é gaúcho e esta escola não formata um meio-campo sem três volantes de ofício.

Pois bem, o Hernanes foi um jogador muito mais decisivo e com mais recursos do que o Elano. Um cara como Hernanes que fazia gols de fora da área com uma facilidade espantosa, com ambas as pernas, sempre deveria ser levado em conta para jogos apertados como os das Copas do Mundo.

Vejo o Hernanes o típico jogador com um talento enorme, mas que foi muito mal administrado pelos técnicos da seleção. Jamais teve sequências de jogos, jamais foi titular em dois ou três jogos seguidos, jamais recebeu uma porção de confiança para poder desenvolver e sempre foi preterido por Ramires, Paulinho, Elano, Oscar e outros.

Poderia se tornar um jogador destacado na seleção. Falo sem exageros. O que ele jogava nos clubes, poucos titulares da seleção faziam com a mesma desenvoltura. Coloco Hernanes na mesma categoria de jogadores como Amoroso, Élber, Sonny Anderson, Djalminha, Edmundo, França, Dodô, o centroavante, que tinham tudo para serem grandes jogadores da seleção, por anos a fio, mas que um conjunto de decisões e fatores extracampo, seja por culpa própria ou de terceiros, não conseguiram o devido reconhecimento pelo talento que possuíam.

Parece-me que depois de 2014, quando ele foi preterido injustamente para a Copa, ele despirocou e se desmotivou.

Só para relembrar:


Concordo 100% contigo, acho até que ainda tem espaço pra ele no meio ali da seleção, ele faz muito bem a funçao que o Renato Augusto faz hoje. Se ele mantiver o nível no São Paulo acredito que o Tite chama ele.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.229
Pontos
2.009
Dennis Bergkamp.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Fechou o tópico aqui.

Pra mim um dos maiores meias da história (ainda que também jogasse como atacante).

Se tivesse levantado uma Copa do Mundo, pra mim, estaria muito próximo ao Zizou.

Tomas Hassler - ficou no "quase" na bola de ouro, raramente lembrado. Mesmo ganhando Copa e tal.

Jürgen Klinsmann - hoje em dia, pouco citado entre os grandes artilheiros. Ainda lembrado por seu tempo na Internazionale.

Talvez, apenas talvez tenha forçado no Klinsmann, mas o cara dificilmente é lembrado quando se fala de centroavantes.

Hassler eramito demais e muito mais subestimado que Klinsmann, que realmente é pouco lembrado, mas na época tinha o devido reconhecimento.
 

Lagarto Distraído

Bam-bam-bam
Mensagens
5.171
Reações
10.398
Pontos
353
Alguns jogadores citados aqui são sem duvida talentosos, mas não intensos.
Recoba, Riquelme, Bergkamp, Laudrup... geniais porem, como dizia Cr
uyff... não tratavam a bola como um faminto diante de um prato de comida.
 

Joey Tribbiani

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.871
Reações
39.968
Pontos
654
No Brasil, acho que não existe jogador mais subestimado do o Dunga, como apontou o colega acima. Foi o melhor volante brasileiro que vi jogar. Sem sombra de dúvida. Não vi Falcão ao vivo.

Diego é outro jogador preterido. Seu tempo no Werder Bremen mereceria ser selecionável. Foi eleito o melhor jogador da Bundesliga 2006/2007. O problema que o Dunga foi justo com ele e o pôs como 10 da Copa América. Julião lhe tomou a titularidade.

E o mestre Hulk. Acho o jogador muito bom. O pessoal pega muito no pé dele por causa do visual um tanto bizonho. Mas em comparação aos atacantes do Brasil, Hulk acho melhor do que Willian e Douglas Costa. Para mim, jogador é eficiência, broco ou não, e na posição ele fez muito mais do que esses dois.
 
Ultima Edição:

RavengaSPFC

Bam-bam-bam
Mensagens
1.675
Reações
2.486
Pontos
453
Zidanillo, o maior jogador de futebol a jamais ter atuado pela seleção do seu pais
Entrei pra falar justamente dele.
Foi um dos jogadores mais importantes na conquista da libertadores e mundial de 2005 pelo São Paulo.
Jogador dos gols decisivos em jogos importantes e um dos jogadores com maior entendimento do que é um esporte coletivo.
Infelizmente era rotulado pejorativamente tanto no aspecto positivo (Zidanilo), quanto no negativo (Danilento).
Na campanha de 2005, atuava dos dois lados do campo, ajudando tanto na marcação, quanto na criação de jogadas com os laterais, além de ter um bom arremate, mas por ter essa dedicação tática e por não ter uma postura de craque (tinha um jeito meio molenga de jogar, quase que um mazaroppi do futebol rsrs, tinha um estilo de jogador de várzea). Saiu sem ser valorizado do São Paulo, indo jogar no Japão. Quando voltou, o São Paulo agiu com desdém e não o recontratou (O pior é que não tínhamos bons meias na época) . Não preciso nem dizer o que fez pelo Corinthians na conquista da libertadores e do mundial. Deixo para eles este reconhecimento.

Não era um Zidane, um Zico, ou Ronaldinho, mas muito longe de ser um jogador comum.
Merecia ter tido oportunidades na seleção de 2006 (disputaria vaga com Ricardinho e Juninho Pernambucano). Depois fez uma escolha errada em ter ido jogar no Japão. Voltou ao Corinthians em 2010, tarde para buscar uma chance com o Dunga.
 

Tatuira Mamicuda

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.353
Reações
23.696
Pontos
1.274
No Brasil, acho que não existe jogador mais subestimado do o Dunga, como apontou o colega acima. Foi o melhor volante brasileiro que vi jogar. Sem sombra de dúvida. Não vi Falcão ao vivo.

Diego é outro jogador preterido. Seu tempo no Werder Bremen mereceria ser selecionável. Foi eleito o melhor jogador da Bundesliga 2006/2007. O problema que o Dunga foi justo com ele e o pôs como 10 da Copa América. Julião lhe tomou a titularidade.

E o mestre Hulk. Acho o jogador muito bom. O pessoal pega muito no pé dele por causa do visual um tanto bizonho. Mas em comparação aos atacantes do Brasil, Hulk acho melhor do que Willian e Douglas Costa. Para mim, jogador é eficiência, broco ou não, e na posição ele fez muito mais do que esses dois.
Outro dia estava assistindo um VT da copa de 94.

O que era aquele Dunga jogando. Só passe certeiro, cada tapa e invertida de bola. Me dá um nervoso quando eu vejo alguém dizendo que aquela seleção era ruim...
 

Vei pescador

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.533
Reações
18.517
Pontos
1.464
Valdeir "the flash", Alexandre Torres, Yan, Vivinho... hj teriam futebol p jogar nos grandes da zoropa.

No Brasil, acho que não existe jogador mais subestimado do o Dunga, como apontou o colega acima. Foi o melhor volante brasileiro que vi jogar. Sem sombra de dúvida. Não vi Falcão ao vivo.
Tb não lembro muito do Falcão, e vi pouco o Dunga jogando, mas um cara q pra mim era um baita volante e nunca foi lembrado p seleção era o Luizinho, do Vasco e q depois foi p Corinthians. Não passava nem pensamento.
Contemporâneo dos dois, tb tinha o Alemão, q chegou a jogar na copa de 90 mas ficou bem queimado depois disso.

E o mestre Hulk. Acho o jogador muito bom. O pessoal pega muito no pé dele por causa do visual um tanto bizonho. Mas em comparação aos atacantes do Brasil, Hulk acho melhor do que Willian e Douglas Costa. Para mim, jogador é eficiência, broco ou não, e na posição ele fez muito mais do que esses dois.
Provavelmente não vai rolar, mas eu gostaria de ter visto o Hulk nesse esquema do Tite. Q é bom jogador eu não tenho dúvidas.
 

Joey Tribbiani

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.871
Reações
39.968
Pontos
654
Outro dia estava assistindo um VT da copa de 94.

O que era aquele Dunga jogando. Só passe certeiro, cada tapa e invertida de bola. Me dá um nervoso quando eu vejo alguém dizendo que aquela seleção era ruim...

Valdeir "the flash", Alexandre Torres, Yan, Vivinho... hj teriam futebol p jogar nos grandes da zoropa.


Tb não lembro muito do Falcão, e vi pouco o Dunga jogando, mas um cara q pra mim era um baita volante e nunca foi lembrado p seleção era o Luizinho, do Vasco e q depois foi p Corinthians. Não passava nem pensamento.
Contemporâneo dos dois, tb tinha o Alemão, q chegou a jogar na copa de 90 mas ficou bem queimado depois disso.


Provavelmente não vai rolar, mas eu gostaria de ter visto o Hulk nesse esquema do Tite. Q é bom jogador eu não tenho dúvidas.

O Luizinho jogou a Copa América de 1993 e a US Cup de titular, torneios em que o Parreira resolveu fazer testes nas convocações. Tínhamos muito volantes de qualidade naquela época - Dunga, Mauro Silva, Sampaio, Mazinho, Cerezo, Junior (que deveria ter ido para as Copas de 90 e 94). Luizinho, naturalmente, perdeu a vaga para o Mauro Silva e o Dunga.

O Alemão jogava demais. Box to box técnico, rápido, habilidoso e marcador. Jogou até de meia-atacante no Botafogo. No Napoli virou primeiro homem de meio-campo. Está na seleção de todos os tempos de Maradona.

O Dunga, como símbolo da geração de 90, foi escarnecido por anos e só foi trazido de volta por Parreira, em 1993, depois da contusão de Luís Henrique, que era o titular do miolo de campo, ao lado do Mauro Silva, no início do trabalho do técnico. O Parreira começou escalando a seleção com um médio-volante (Mauro) apenas, com um meia-atacante (Luís Henrique/Raí), dois pontas (Elivélton/Zinho/Valdo e Luís Henrique/Cafu) e dois atacantes (Careca/Bebeto/Müller/Romário). Bem ofensivo. Depois, inseguro, nas Eliminatórias, resolveu pôr dois volantes cabeça-de-área e dois meias. Foi aí que Dunga entrou e não saiu mais do time.

A imprensa brasileira mal-acostumada e imprudente como sempre, injustamente criticou o Dunga, muito em razão do próprio Lazaroni, antes da Copa, que resolveu designar sua seleção de "Era Dunga", com o nome do jogador que ele mais admirava. A imprensa queria Junior e Cerezo no meio, volantes de qualidade. Lazaroni se opôs dizendo que o meio tinha que ter a vitalidade e a pujança física de Dunga. Acostumada com volantes refinados que figuraram anos na seleção, como Falcão e Cerezo, caiu matando quando o Lazaroni resolveu enaltecer o Dunga e preterir o Cerezo, que voava na Sampdoria (e carregava a culpa da eliminação de 82), e Junior, que sempre foi muito regular na Itália e depois na sua volta para o Flamengo.

Como a seleção foi derrotada na Copa de 90, o título virou não só piada, mas a responsabilidade ficou conta da pessoa do Dunga. Por isso que o cara é um ser tão amargurado com a imprensa, que até hoje sacaneia seu futebol, por ignorantes comentaristas como Kfouri, Flávio Gomes e outros dinossauros - "Dunga como jogador era razoável".

Para vocês verem como a imprensa não entende nada. O Elzo, titular em 86, que era um volante muito limitado, ao estilo Amaral coveiro não sofreu tanto com as críticas da imprensa, já que o símbolo da derrota de 86 ficou por conta da envelhecida "geração Zico". E olhe que o Telê deixara de fora o Cerezo, sem a menor explicação (alegou contusão, o que era mentira), que era um dos melhores volantes do mundo, à época.

Dunga era um legítimo médio-volante (cabeça-de-área). Não era técnico, não era habilidoso e não era de movimentação como Falcão e Cerezo, mas tinha muita leitura de jogo, muita antecipação, muito forte no corpo-a-corpo, nas roubadas de bola e tinha uma saída e qualidade de passe excelentes. Até mesmo na Copa de 90 e de 98 se vê isso, que perdermos. Assistamos os jogos completos e veremos como é destacável a qualidade dos passes do Dunga. Falo de qualquer jogo. Podem assistir. O cara não foi eleito pela FIFA para a seleção dos Mundiais de 94 e 98 não foi à toa.

No site Trivela, tem um artigo que fala que Dunga tinha o recorde de porcentagem de passes acertados em uma Copa do Mundo, conquistado em 94. Seu recorde só foi quebrado por Xavi em 2010.

Casimiro é um jogador que lembra muito o Dunga, forte e duro, marcador implacável, mas sem o nível da visão de jogo e precisão de passes, embora seja bom nesse quesito.
 
Ultima Edição:

Vei pescador

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.533
Reações
18.517
Pontos
1.464
A imprensa brasileira mal-acostumada e imprudente como sempre, injustamente criticou o Dunga, muito em razão do próprio Lazaroni, antes da Copa, que resolveu designar sua seleção de "Era Dunga", com o nome do jogador que ele mais admirava. A imprensa queria Junior e Cerezo no meio, volantes de qualidade. Lazaroni se opôs dizendo que o meio tinha que ter a vitalidade e a pujança física de Dunga. Acostumada com volantes refinados que figuraram anos na seleção, como Falcão e Cerezo, caiu matando quando o Lazaroni resolveu enaltecer o Dunga e preterir o Cerezo, que voava na Sampdoria (e carregava a culpa da eliminação de 82), e Junior, que sempre foi muito regular na Itália e depois na sua volta para o Flamengo.

Como a seleção foi derrotada na Copa de 90, o título virou não só piada, mas a responsabilidade ficou conta da pessoa do Dunga. Por isso que o cara é um ser tão amargurado com a imprensa, que até hoje sacaneia seu futebol, por ignorantes comentaristas como Kfouri, Flávio Gomes e outros dinossauros - "Dunga como jogador era razoável".

Para vocês verem como a imprensa não entende nada. O Elzo, titular em 86, que era um volante muito limitado, ao estilo Amaral coveiro não sofreu tanto com as críticas da imprensa, já que o símbolo da derrota de 86 ficou por conta da envelhecida "geração Zico". E olhe que o Telê deixara de fora o Cerezo, sem a menor explicação (alegou contusão, o que era mentira), que era um dos melhores volantes do mundo, à época.

Dunga era um legítimo médio-volante (cabeça-de-área). Não era técnico, não era habilidoso e não era de movimentação como Falcão e Cerezo, mas tinha muita leitura de jogo, muita antecipação, muito forte no corpo-a-corpo, nas roubadas de bola e tinha uma saída e qualidade de passe excelentes. Até mesmo na Copa de 90 e de 98 se vê isso, que perdermos. Assistamos os jogos completos e veremos como é destacável a qualidade dos passes do Dunga. Falo de qualquer jogo. Podem assistir. O cara não foi eleito pela FIFA para a seleção dos Mundiais de 94 e 98 não foi à toa.

No site Trivela, tem um artigo que fala que Dunga tinha o recorde de porcentagem de passes acertados em uma Copa do Mundo, conquistado em 94. Seu recorde só foi quebrado por Xavi em 2010.

Casimiro é um jogador que lembra muito o Dunga, forte e duro, marcador implacável, mas sem o nível da visão de jogo e precisão de passes, embora seja bom nesse quesito.

O problema do Dunga era não ser paulista nem carioca (jogou no Vasco, mas por pouco tempo).
Eu lembro dos "cartão verde" antes da copa, o Flavio Prado queria uma seleção só de jogadores de times paulistas com Evair no lugar do Romário (td bem, Evair era craque, mas ...) , e mesmo depois da copa ele não admitia que o Dunga foi bem.

E essa mesma galera tinha o Telê como infalível, a culpa por 86 caiu muito mais nas costas do Zico q do Telê , q cortou o Renato Gaúcho q tava no auge da forma (e por conta disso, perdeu o Leandro, q em solidariedade não foi pro México)¹, insistiu em jogadores q tavam bem baleados (Sócrates, Falcão etc), Elzo, etc. Isso sem falar em 82, q ele simplesmente não levou o Roberto Dinamite p levar o Serginho Chulapa:facepalm² (mas pros Juca Kfouri da vida, é melhor perder e jogar bonitow)

¹ = Não sei se vc já viu as "Placar" da época, eles insinuaram q o Leandro tinha um rolinho com o Renato
² = Só o Cosme Rimoli acha q o Serginho era "muito melhor" q o Dinamite, o q diz muito sobre essa questão.
 

Joey Tribbiani

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.871
Reações
39.968
Pontos
654
O problema do Dunga era não ser paulista nem carioca (jogou no Vasco, mas por pouco tempo).
Eu lembro dos "cartão verde" antes da copa, o Flavio Prado queria uma seleção só de jogadores de times paulistas com Evair no lugar do Romário (td bem, Evair era craque, mas ...) , e mesmo depois da copa ele não admitia que o Dunga foi bem.

E essa mesma galera tinha o Telê como infalível, a culpa por 86 caiu muito mais nas costas do Zico q do Telê , q cortou o Renato Gaúcho q tava no auge da forma (e por conta disso, perdeu o Leandro, q em solidariedade não foi pro México)¹, insistiu em jogadores q tavam bem baleados (Sócrates, Falcão etc), Elzo, etc. Isso sem falar em 82, q ele simplesmente não levou o Roberto Dinamite p levar o Serginho Chulapa:facepalm² (mas pros Juca Kfouri da vida, é melhor perder e jogar bonitow)

¹ = Não sei se vc já viu as "Placar" da época, eles insinuaram q o Leandro tinha um rolinho com o Renato
² = Só o Cosme Rimoli acha q o Serginho era "muito melhor" q o Dinamite, o q diz muito sobre essa questão.

Antes da Copa de 86, o Telê tinha muito prestígio com a imprensa, sobretudo com o Kfouri, que fez um lobby danado para retirar o Evaristo e trazer o Telê de volta. Evaristo vinha preterindo o Sócrates nas convocações e dando chance ao pessoal mais novo, e isso revoltou o Kfouri, amigo do jogador. No youtube, o Evaristo conta, por cima, essa história no Kajuru Entrevista.

Naquela época, com o fim da ditadura, a CBF tinha muita influência da imprensa e de certos jornalistas. Algo assim. O Ricardo Teixeira chegou em 90, e fechou tudo.

O Telê tinha suas virtudes, mas quebrava demais com sua arrogância e intransigência no trato com os jogadores. O corte do Renato Gaúcho foi um absurdo. Cerezo, idem.

Já em relação à Copa de 82, o Careca era o titular da seleção. Se contundiu e foi cortado. Deixar o Roberto Dinamite fora foi uma imoralidade. O Reinaldo diz que também que estava em condição de jogo, apesar de outros dizerem que ele estava contundido. Serginho Chulapa foi uma putaria!

Jamais escalaria o Serginho. Ainda que não levasse o Roberto ou o Reinaldo, por exemplo, eu teria colocado o Sócrates de centroavante, posição que ele já jogara no Corinthians. E colocaria o Renato Morungaba na meia. Sócrates como pivô, naquele time? Meu Deus!
 
Ultima Edição:

SneakBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.446
Reações
2.054
Pontos
734
Garrincha.
O único que rivaliza com Pelé.
Não sei porque falam tanto do Lula argentino.
 

Joey Tribbiani

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.871
Reações
39.968
Pontos
654
O brasileiro é um bicho que sempre tende a ridicularizar seus jogadores. Diminuem os caras mesmo eles tendo números excelentes, enquanto jogadores de outras nacionalidades, mesmo longe dos números dos brasileiros, são reverenciados como craques. Chega a ser até pueril. Essa é a maioria.

Mas é inegável que existe uma minoria que superestima os brasileiros e talvez outra minoria que reconhece os valores dos brasileiros.

Um dia desses, andei pensando sobre o tão aclamado futebol alemão. Muitos de seus jogadores atuais são reverenciados como gênios e craques. Zico e Falcão, no Noite de Craques, disse que essa atual geração não tem sequer um craque. Concordo. Tem ótimos jogadores em quase todas as posições e são muito aplicados coletivamente, e possuem uma frieza e confiança absurda - a história dessa seleção está aí. Mas falo exclusivamente de valores individuais.

Craque, para mim, é o jogador que acaba com as partidas com certa frequência. Sua presença no jogo é tão destacada que até os mais leigos percebem o quanto esse cara influencia na partida. Esse é o craque, a meu ver.

Aí vamos para a Bundesliga ver os brasileiros.

Marcelinho Paraíba fez chover por lá, jogando pelo Hertha. Golaços atrás de golaços. Uma média muito boa de gols para um segundo homem de ataque. Virou o dono do time e o principal jogador na primeira metade dos anos 2000. Aqui o ridicularizamos. Um cara que depois de 15 anos volta ao Estádio para ser homenageado e coloca, só para uma solenidade, 25 mil pessoas?

Bordon foi um deus no Schalke 04 e eleito seguidas vezes pela Kicker (principal revista alemã) um dos melhores ou senão o melhor zagueiro do campeonato. Aqui, fazíamos ainda piada com o Bordon do SPFC, quando ele tinha apenas 20 anos. Jogador não evolui?

Grafite, em 2009, foi eleito o melhor jogador da Bundesliga, superando o cultuado Bastian Sweinsteiger e outros alemães da geração anterior a esta atual.

Josué foi outro deus no Wolfsburg, capitão por anos, eleito por vezes para seleção do campeonato, e campeão da Bundesliga. Muricy, ufanista ou não, disse à época do SPFC que não havia dupla melhor do que Josué e Mineiro como volantes.

Naldo foi outro - números impressionantes para o zagueiro.

Diego foi outro que jogou barbaridade pelo Wolfsburg, somando uma média excelente de gols para um meia-atacante.

Élber foi outro - Beckenbauer disse que ele merecia, ao menos, o top 3 do Bola de Ouro em 1999. Esse é até compreensível não ter tido tantas chances, no período de Ronaldo, Romário, Rivaldo, Amoroso de opções de ataque. Mas Élber era muito melhor do que Luizão e outros jogadores convocados.

Esses caras nunca foram craques. Fato. Mas por que aqui ridicularizamos esses caras, merecidamente convocados pelo Dunga, na sua primeira passagem pela seleção, mas os alemães e outros, que ficaram até atrás deles nas premiações e desempenho, recebem por nós uma estima tal, mais do que os próprios alemães dão a eles?

Talvez esses caras compuseram a última boa geração (falei boa, não disse excelente) do futebol brasileiro, a geração de Kaká, antes da sofrível geração Neymar, Pato, Ganso e Oscar. Depois desse interstício de quatro anos (talvez?) de não vermos sequer um brasileiro figurando como um indiscutível titular ou peça prestigiada de um time europeu vencedor, agora, estamos montando uma boa geração, quando vemos brasileiros titulares e reconhecidos como os principais valores de seus times. Período atual este que pegou o resto da geração Neymar (e Marcelo), com ótimos valores que estão a se firmar como Jesus, Casimiro e Coutinho.

OBS: Se que Coutinho e alguns outros são, cronologicamente, da geração de Neymar, mas só vieram a explodir tecnicamente ou ser reconhecidos como estrelas mundiais, bem depois do garoto ousadia e alegria.
 
Ultima Edição:

PedroFross

Bam-bam-bam
Mensagens
1.982
Reações
2.987
Pontos
303
O brasileiro é um bicho que sempre tende a ridicularizar seus jogadores. Diminuem os caras mesmo eles tendo números excelentes, enquanto jogadores de outras nacionalidades, mesmo longe dos números dos brasileiros, são reverenciados como craques. Chega a ser até pueril. Essa é a maioria.

Mas é inegável que existe uma minoria que superestima os brasileiros e talvez outra minoria que reconhece os valores dos brasileiros.

Um dia desses, andei pensando sobre o tão aclamado futebol alemão. Muitos de seus jogadores atuais são reverenciados como gênios e craques. Zico e Falcão, no Noite de Craques, disse que essa atual geração não tem sequer um craque. Concordo. Tem ótimos jogadores em quase todas as posições e são muito aplicados coletivamente, e possuem uma frieza e confiança absurda - a história dessa seleção está aí. Mas falo exclusivamente de valores individuais.

Craque, para mim, é o jogador que acaba com as partidas com certa frequência. Sua presença no jogo é tão destacada que até os mais leigos percebem o quanto esse cara influencia na partida. Esse é o craque, a meu ver.

Aí vamos para a Bundesliga ver os brasileiros.

Marcelinho Paraíba fez chover por lá, jogando pelo Hertha. Golaços atrás de golaços. Uma média muito boa de gols para um segundo homem de ataque. Virou o dono do time e o principal jogador na primeira metade dos anos 2000. Aqui o ridicularizamos. Um cara que depois de 15 anos volta ao Estádio para ser homenageado e coloca, só para uma solenidade, 25 mil pessoas?

Bordon foi um deus no Schalke 04 e eleito seguidas vezes pela Kicker (principal revista alemã) um dos melhores ou senão o melhor zagueiro do campeonato. Aqui, fazíamos ainda piada com o Bordon do SPFC, quando ele tinha apenas 20 anos. Jogador não evolui?

Grafite, em 2009, foi eleito o melhor jogador da Bundesliga, superando o cultuado Bastian Sweinsteiger e outros alemães da geração anterior a esta atual.

Josué foi outro deus no Wolfsburg, capitão por anos, eleito por vezes para seleção do campeonato, e campeão da Bundesliga. Muricy, ufanista ou não, disse à época do SPFC que não havia dupla melhor do que Josué e Mineiro como volantes.

Naldo foi outro - números impressionantes para o zagueiro.

Diego foi outro que jogou barbaridade pelo Wolfsburg, somando uma média excelente de gols para um meia-atacante.

Élber foi outro - Beckenbauer disse que ele merecia, ao menos, o top 3 do Bola de Ouro em 1999. Esse é até compreensível não ter tido tantas chances, no período de Ronaldo, Romário, Rivaldo, Amoroso de opções de ataque. Mas Élber era muito melhor do que Luizão e outros jogadores convocados.

Esses caras nunca foram craques. Fato. Mas por que aqui ridicularizamos esses caras, merecidamente convocados pelo Dunga, na sua primeira passagem pela seleção, mas os alemães e outros, que ficaram até atrás deles nas premiações e desempenho, recebem por nós uma estima tal, mais do que os próprios alemães dão a eles?

Talvez esses caras compuseram a última boa geração (falei boa, não disse excelente) do futebol brasileiro, a geração de Kaká, antes da sofrível geração Neymar, Pato, Ganso e Oscar. Depois desse interstício de quatro anos (talvez?) de não vermos sequer um brasileiro figurando como um indiscutível titular ou peça prestigiada de um time europeu vencedor, agora, estamos montando uma boa geração, quando vemos brasileiros titulares e reconhecidos como os principais valores de seus times. Período atual este que pegou o resto da geração Neymar (e Marcelo), com ótimos valores que estão a se firmar como Jesus, Casimiro e Coutinho.

OBS: Se que Coutinho e alguns outros são, cronologicamente, da geração de Neymar, mas só vieram a explodir tecnicamente ou ser reconhecidos como estrelas mundiais, bem depois do garoto ousadia e alegria.
Sobre a alemanha acho q é um consenso geral que é a liga mais fraca então eu concordo.

Sobre a última geração,é compreensível o desgosto de alguns brasileiros,o "cara" da geração é o neymar,um cara que é bem "desgostável"(essa palavra existe?)e somando isso ao fato de todas as crianças e alguns adultos babarem ovo de neymar como se ele fosse o pelé ajuda a desgostar.

Enviado de meu LG-K350 usando Tapatalk
 

Joey Tribbiani

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.871
Reações
39.968
Pontos
654
Sobre a alemanha acho q é um consenso geral que é a liga mais fraca então eu concordo.

Sobre a última geração,é compreensível o desgosto de alguns brasileiros,o "cara" da geração é o neymar,um cara que é bem "desgostável"(essa palavra existe?)e somando isso ao fato de todas as crianças e alguns adultos babarem ovo de neymar como se ele fosse o pelé ajuda a desgostar.

Enviado de meu LG-K350 usando Tapatalk
A pergunta que não quer calar:

O que é liga forte ou fraca?

Se a Inglaterra tem a liga mais forte, por que seus times não chegam com tanta frequência as finais da Champions?

Se La Liga é fraca por que o Real Madrid, Barcelona, Sevilla e Atlético de Madrid chegam sempre as finais dos torneios europeus?

Se a Bundesliga é fraca, por que o Dortmund, Bayern, Schalke, Werder, Wolfsburg, e outros times alemães chegam aos playoffs sempre?

Se a Bundesliga é fraca, por que os grandes jogadores alemães das últimas copas perderam, na seleção do campeonato, para esses brasileiros "mequetrefes"?

Entende. É algo muito relativo.

Nós de fato substimamos alguns brasileiros e emitimos juízos muitas vezes sem critérios de eficiência e desempenho dentro das quatro linhas, mas com base em conceitos extra-campo (marketing, presença na mídia e valor comercial, muito bem trabalhados pelo estafe do jogador).
 
Ultima Edição:

PedroFross

Bam-bam-bam
Mensagens
1.982
Reações
2.987
Pontos
303
A pergunta que não quer calar:

O que é liga forte ou fraca?

Se a Inglaterra tem a liga mais forte, por que seus times não chegam com tanta frequência as finais da Champions?

Se La Liga é fraca por que o Real Madrid, Barcelona, Sevilla e Atlético de Madrid chegam sempre as finais dos torneios europeus?

Se a Bundesliga é fraca, por que o Dortmund, Bayern, Schalke, Werder, Wolfsburg, e outros times alemães chegam aos playoffs sempre?

Se a Bundesliga é fraca, por que os grandes jogadores alemães das últimas copas perderam, na seleção do campeonato, para esses brasileiros "mequetrefes"?

Entende. É algo muito relativo.

Nós de fato substimamos alguns brasileiros e emitimos juízos muitas vezes sem critérios de eficiência e desempenho dentro das quatro linhas, mas com base em conceitos extra-campo.
A inglaterra tem a liga mais atrativa,não a mais forte.Ela é atrativa por ser nivelada por cima,mais os times mais fortes continuam sendo barça,real,juve e bayern.

De resto concordo é bem relativo.

Enviado de meu LG-K350 usando Tapatalk
 
Topo Fundo