promotor2004
Mil pontos, LOL!
- Mensagens
- 3.012
- Reações
- 3.769
- Pontos
- 1.259
Nesse fim de semana que passou percebi que meu carro estava pingando um pouco de agua. Após abrir o capô, verifiquei que o vazamento não era no radiador e nem nas mangueiras.
Ao levar o carro na oficina na segunda feira o mecânico constatou que o vazamento era na carcaça da válvula termostática, peça que, segundo ele, geralmente dá problema.
Diante do diagnóstico, me lembrei que lá casa tivemos o mesmo problema com outros dois carros diferentes, um Gol e um New Beetle, sendo que o meu carro é um Focus.
Agora é que, ao meu ver, vem a sacanagem dos fabricantes: a carcaça da válvula termostática é uma peça que vai montada diretamente no motor do carro, suportando tanto o calor do motor quanto da agua que circula por dentro dela.
No entanto, o problema é que nos carros mais novos essa peça miserável é feita de plástico, sendo que, com o tempo ela costuma trincar devido às altas temperaturas a que é submetida, vindo a apresentar vazamentos no sistema de arrefecimento.
Esse problema é tão recorrente que no caso do Focus já existe no mercado paralelo essa peça de alumínio, sendo comum as oficinas mecânicas substituírem a peça original de plástico pela de alumínio.
Em se tratando de um componente crítico que pode comprometer o próprio motor do carro, não sei porque as montadoras insistem em utilizar o plástico na sua produção, sendo que só lá casa já tivemos problemas com três carros diferentes, sendo que em um deles a agua vazou toda no trânsito pesado fazendo o motor ferver e estragar o cabeçote que teve que ir para a retífica.
Sei lá, não dá pra entender como um problema tão óbvio possa ser ignorado pelas montadoras.
Ao levar o carro na oficina na segunda feira o mecânico constatou que o vazamento era na carcaça da válvula termostática, peça que, segundo ele, geralmente dá problema.
Diante do diagnóstico, me lembrei que lá casa tivemos o mesmo problema com outros dois carros diferentes, um Gol e um New Beetle, sendo que o meu carro é um Focus.
Agora é que, ao meu ver, vem a sacanagem dos fabricantes: a carcaça da válvula termostática é uma peça que vai montada diretamente no motor do carro, suportando tanto o calor do motor quanto da agua que circula por dentro dela.
No entanto, o problema é que nos carros mais novos essa peça miserável é feita de plástico, sendo que, com o tempo ela costuma trincar devido às altas temperaturas a que é submetida, vindo a apresentar vazamentos no sistema de arrefecimento.
Esse problema é tão recorrente que no caso do Focus já existe no mercado paralelo essa peça de alumínio, sendo comum as oficinas mecânicas substituírem a peça original de plástico pela de alumínio.
Em se tratando de um componente crítico que pode comprometer o próprio motor do carro, não sei porque as montadoras insistem em utilizar o plástico na sua produção, sendo que só lá casa já tivemos problemas com três carros diferentes, sendo que em um deles a agua vazou toda no trânsito pesado fazendo o motor ferver e estragar o cabeçote que teve que ir para a retífica.
Sei lá, não dá pra entender como um problema tão óbvio possa ser ignorado pelas montadoras.