O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Perfil de desempenho do Noctua NH-D14, de 3.5 até 4.8 ghz

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.064
Reações
25.876
Pontos
1.484
Olá, pessoas; :obrigue

tinha dito que faria um review do D14, mas acabei não fazendo e deixei só uns comentários. Então hoje resolvi fazer a coisa direito.

Testei o cooler com a rotação das ventoinhas no modo "normal", testando em vários clocks e voltagens diferentes, e ainda com HT ligado e desligado (para simular um Core i5).

O teste usado foi o AIDA 64 no modo CPU+FPU+CACHE, cada aferição deixei por 5 minutos (para cooler ar é suficiente para estabilizar), e o próprio AIDA me deu os valores aferidos. O valor visto no gráfico abaixo é a média de temp dos 4 cores durante o teste. A aferição de temperatura já começa com o chip quente e processando em 100% durante o teste.

a temperatura ambiente média é de uns 28 graus. Deixei o gráfico começando em 30, por dois motivos:

- não tem como o cooler ar (ou água) resfriar além da temp ambiente, isso seria termodinamicamente impossível. Logo o "zero" real é a temperatura ambiente. Dessa forma, com o gráfico começando em 30, tem-se uma noção mais apurado do Delta (aumento da temp em relação ao ambiente). Mas os valores em si, são as temperaturas aferidas, não o "delta". Apenas deixei o gráfico começar em 30 para ter essa percepção de delta mais facilmente visualizada.

- coloquei 30 ao invés de 28, para facilitar a visualização do gráfico (número redondo)


Outras observações:

- em teste de stress, o HT do i7 é usado ao extremo, quase como se fosse realmente um chip de 8 cores. Então não se surpreendam com a diferença de temp entre o modo "i5" e o i7 com HT ligado. Além disso, para pegar 4.8 ghz em modo i7, tive que aumentar a voltagem consideravelmente mais do que no modo i5, o que aumentou ainda mais a diferença. Em jogos essa diferença não é assim tão grande.

- Para cada clock, eu usei o Vcore mínimo necessário para deixar o chip estável, de forma aproximada. Achar o valor absolutamente exato daria muito trabalho, então usei valores de Vcore aproximados do mínimo.

- 3.5 ghz é clock base do i5 6600k, por isso usei ele também, mas tecnicamente, isso é um underclock em minha CPU que tem base de 4.0 ghz. Então saltei direto de 3.5 para 4.0, e depois fui incrementando em 100 mhz nos passos seguintes.

- chips configurados em default, sem over; usualmente tem um valor de Vcore elevado acima do necessário pela placa mãe. PORTANTO, os valores de 3.5 ghz (i5 6600k) e 4.0 ghz (i7 6700k), aqui obtidos, são mais baixos do que aqueles que teria se o Vcore estivesse no automático.

Anteriormente usava um Hyper 212x em um Core i5 4670k à 4.3 ghz, e 1.2 de Vcore, e obtinha algo em torno de 65 graus nesse mesmo teste. Não é correto comparar o 4670k com o i5 6600k "simulado" nesse teste, mas como podem ver, meu noctua D14 deu 51,5 graus no mesmo teste, com o clock de 4.4 ghz (ligeiramente mais alto), e mesmo Vcore (no caso 1.20).

Enfim, segue aí os dados:

ECvDFVO.jpg


ah, e sim...

extremamente silencioso saporra, quando está em iddle. Em full dá pra ouvir, isso se estiver no modo "standard", que usei aqui. Mas no modo silencio, permanece inaudível, mesmo com a CPU à 100%. A a diferença de temperatura é mínima, tipo uns 3 graus em 4.7 ghz.

Minha nota para o Noctua D14: 9 geladeiras.

perde 1 ponto apenas pelo design não ser lá dos mais bonitos.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.064
Reações
25.876
Pontos
1.484
ah, e devo dizer que é bastante interessante ver esse cooler com uma temp de 52 graus em stock (4.0 ghz), em um teste de stress e ainda com HT ligado, e sem o HT caindo para 44 graus, um delta com o ambiente de apenas 14 celsius:

tumblr_lltzgnHi5F1qzib3wo1_400.jpg
 

Dr. Freeman

Bam-bam-bam
Mensagens
10.377
Reações
8.451
Pontos
389
O meu NH D-15 é bem eficiente também, concordo com a nota.
Mesmo em full, o som que a ventoinha faz é bem grave, e baixo. Muito foda.
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.324
Pontos
1.704
Show

Mas esses resultados das linhas abaixo sao do i5?

E porra, 4.8ghz com apenas 63,5 graus, ta bem bom esse resultado, nao?

E realmente, o Noctua peca no design, mas fica mais feio se o gabinete for compacto, em gabinetes grandes ele fica bem legal

Exemplos


P1110412.jpg




NZXT-_Noctis-450-_Build-1-1024x1004.jpg
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.324
Pontos
1.704
sim, é o meu i7 com HT desligado para simular um i5.
Ah ta

É que eu ja tava olhando a coluna do lado escrito HT off, ai tava tentando entender o que eram esses valores mais abaixo, mas sao os mesmos numeros

Perdoe a minha burrice:brbr

:klol
 


Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.064
Reações
25.876
Pontos
1.484
Ah ta

É que eu ja tava olhando a coluna do lado escrito HT off, ai tava tentando entender o que eram esses valores mais abaixo, mas sao os mesmos numeros

Perdoe a minha burrice:brbr

:klol

eu só repeti os dados abaixo, porque no modo normal (HT ON, i7), a voltagem necessária é um pouco maior (+0,02 v, sendo que em 4.8 ghz é bem maior : +0,06 v).

É mais dificil estabilizar com o HT ligado, daí demanda mais voltagem, e essa é uma das razões de esquentar mais, além do próprio HT. As voltagens usadas no modo i7 então ficaram aparecendo em baixo, e no gráfico mesmo, você vê as voltagens usadas no modo i5.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.469
Reações
133.878
Pontos
1.779
Impossível eu usar um cooler desses com as memórias de perfil alto.
Belos resultados. Rodei aqui o mesmo teste, o 4790k em 4.7ghz e 1.3v pegou 90° de máxima, com média de 85.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.064
Reações
25.876
Pontos
1.484
Impossível eu usar um cooler desses com as memórias de perfil alto.
Belos resultados. Rodei aqui o mesmo teste, o 4790k em 4.7ghz e 1.3v pegou 90° de máxima, com média de 85.

só um detalhe, para HT on com 4.7 ghz usei 1.32 de vcore.

1.3 foi no modo HT off.

mas enfim, é por aí mesmo, o seu é um corsair h50, eu acho?

o meu deve empatar aproximadamente com um h100.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.469
Reações
133.878
Pontos
1.779
só um detalhe, para HT on com 4.7 ghz usei 1.32 de vcore.

1.3 foi no modo HT off.

mas enfim, é por aí mesmo, o seu é um corsair h50, eu acho?

o meu deve empatar aproximadamente com um h100.

sim, um h55. Não dá pra esperar muito dele de qualquer forma. Mas quebra o galho.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Esse cooler só encaixa se o slot da placa de vídeo for o segundo? Nessas placa-mães que o slot PCI-E 16X é o primeiro o cooler não entra?
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.064
Reações
25.876
Pontos
1.484
aliás, o primeiro slot da minha placa é um desses PCI-x1, pequenos.

esse realmente tá obstruido.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.649
Reações
20.616
Pontos
1.344
Nossa muito grande saporra veio. Já acho difícil montar o hyper 212. Imagina esse treco? O desempenho dele é fantástico mesmo! Foda para um cooler a ar! Só não sei se tamparia um slot de memória aqui e comeria uma entrada de PCI EX.:klolz
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.064
Reações
25.876
Pontos
1.484
Nossa muito grande saporra veio. Já acho difícil montar o hyper 212. Imagina esse treco? O desempenho dele é fantástico mesmo! Foda para um cooler a ar! Só não sei se tamparia um slot de memória aqui e comeria uma entrada de PCI EX.:klolz

olha, nem tinha pensado nesse lance do primeiro slot. Inclusive comprei a placa mãe sem nem pensar nisso. Acho que em placas ATX, o padrão está vindo o slot da placa de vídeo ser o segundo.

Se for uma micro atx, é mais comum ele vir primeiro, aí nesse caso, teria que mudar a orientação do cooler para cima.

quanto à instalação é mais fácil que no hyper 212.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.064
Reações
25.876
Pontos
1.484
Vi umas fotos aqui, e percebi que mesmo na micro atx com a placa de vídeo vindo no primeiro slot, ainda não vai obstruir, porque ela começa mais longe do soque te, na mesma distância em que fica o slots 2 da ATX.
 

Mestre Chinelada

Usuário exemplar
VIP
Mensagens
19.071
Reações
47.204
Pontos
1.169
Olha o tamanho disso, com esse tamanho se não tivesse desempenho top pode jogar fora :kkk
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.324
Pontos
1.704
Nossa muito grande saporra veio. Já acho difícil montar o hyper 212. Imagina esse treco? O desempenho dele é fantástico mesmo! Foda para um cooler a ar! Só não sei se tamparia um slot de memória aqui e comeria uma entrada de PCI EX.:klolz
Pelo que eu li a instalaçao do hyper 212 que é complicada demais, muita gente reclamando disso, enquanto do Noctua falaram que é super facil instalar


Quanto as memorias, acho que a altura disponivel sem levantar a fan é 32mm com duas fans ou 64mm com uma fan

Nesse esquema com duas fans sem levantar caberia uma corsair vengeance, mas nao caberia a corsair dominator

Vc pode levantar um pouco a ventoinha tambem, mas ai vai precisar de uma gabinete que tenha uns 180mm de altura disponivel pro cooler, sendo que os mid towers mais baratos costumam ter 165~170mm

O H440, por exemplo, tem 180mm disponiveis, mas custa salgados 650 reais
 

Mestre Chinelada

Usuário exemplar
VIP
Mensagens
19.071
Reações
47.204
Pontos
1.169
Pagou quanto nele?

Fui ver o valor dos watercoolers AIO 2x120 e estão tudo na casa dos R$500 :kbravo
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.649
Reações
20.616
Pontos
1.344
Pelo que eu li a instalaçao do hyper 212 que é complicada demais, muita gente reclamando disso, enquanto do Noctua falaram que é super facil instalar


Quanto as memorias, acho que a altura disponivel sem levantar a fan é 32mm com duas fans ou 64mm com uma fan

Nesse esquema com duas fans sem levantar caberia uma corsair vengeance, mas nao caberia a corsair dominator

Vc pode levantar um pouco a ventoinha tambem, mas ai vai precisar de uma gabinete que tenha uns 180mm de altura disponivel pro cooler, sendo que os mid towers mais baratos costumam ter 165~170mm

O H440, por exemplo, tem 180mm disponiveis, mas custa salgados 650 reais

Meu gabinete é esse: http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=42103&origem=52

Aqui as memórias ficam de boas no hyper 212. a placa de vídeo tb. Mas achei esse cooler bem maior. Medo de comprar e ele tampar um slot de memo e a 1 saída pci ex.

Tem algum melhor que o hyper 212 plus, pouca coisa mas seja simples de instalar? conhece?
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.064
Reações
25.876
Pontos
1.484
Meu gabinete é esse: http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=42103&origem=52

Aqui as memórias ficam de boas no hyper 212. a placa de vídeo tb. Mas achei esse cooler bem maior. Medo de comprar e ele tampar um slot de memo e a 1 saída pci ex.

Tem algum melhor que o hyper 212 plus, pouca coisa mas seja simples de instalar? conhece?

a noctua tem outros modelos de coolers menores, mas que ainda são ótimos. Só que comprar no huezil noctua é complicado. Lembro da WAZ só que vende por aqui.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.064
Reações
25.876
Pontos
1.484
Pagou quanto nele?

Fui ver o valor dos watercoolers AIO 2x120 e estão tudo na casa dos R$500 :kbravo

420 com frete dos EUA por redirecionado (cooler + frete).

o cooler mesmo saiu por uns 220 reais, o frete que achei bem caro.
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.324
Pontos
1.704
Meu gabinete é esse: http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=42103&origem=52

Aqui as memórias ficam de boas no hyper 212. a placa de vídeo tb. Mas achei esse cooler bem maior. Medo de comprar e ele tampar um slot de memo e a 1 saída pci ex.

Tem algum melhor que o hyper 212 plus, pouca coisa mas seja simples de instalar? conhece?
É, acho que com o seu gabinete nao daria certo

Max. Altura do cooler do processador: 165 milímetros

Se nao me engano o Noctua com duas fans tem 165 mm de altura e 160mm com uma

Tem um cooler que falam muito bem, o cryorig h7, facil de instalar e melhor que o hyper 212, mas.... Ele é da mesma categoria que o hyper, entao no caso de um upgrade acho que nao valeria a troca

A propria Noctua tem soluçoes mais compactas como o NH U12S que tem 158mm de altura e é 100% compativel com as rams

Outra possibilidade seria o Cryorig R1 UNIVERSAL, que foi feito para ser compativel com qualquer ram do mercado

Ou vc ainda pode tentar usar o Nh D15 com uma fan só, no caso o D15s é vendido nessa configuraçao de uma fan só

NhD15 > R1 > NH U12S

Mas a diferença entre eles nao é tao grande assim, agora os tres sao muito melhores que o hyper 212, devem conseguir uns 15~20 graus a menos
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.326
Reações
16.531
Pontos
1.439
só um detalhe, para HT on com 4.7 ghz usei 1.32 de vcore.

1.3 foi no modo HT off.

mas enfim, é por aí mesmo, o seu é um corsair h50, eu acho?

o meu deve empatar aproximadamente com um h100.
Mas quanto vc poem de llc pq 1.32 o meu só segura até 4.5ghz

Com o o llc no nivel 5 ou 6 aí da pq em full load ele faz o vcore subir pra 1.36 senao mais aí estabiliza em mais ghz

Só 1.32 sem llc nao segura 4.7. Segura em idle mas a hora q sobe em full load falha

Quanto vc usa?
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.064
Reações
25.876
Pontos
1.484
Mas quanto vc poem de llc pq 1.32 o meu só segura até 4.5ghz

Com o o llc no nivel 5 ou 6 aí da pq em full load ele faz o vcore subir pra 1.36 senao mais aí estabiliza em mais ghz

Só 1.32 sem llc nao segura 4.7. Segura em idle mas a hora q sobe em full load falha

Quanto vc usa?

acho que o LL está em 6

1.32 é o vcore minimo para ter estabilidade para rodar um teste de stress em 100% com HT ligado. Na real, para ter estabilidade a longo prazo, e não correr risco de ter Bsods aleatórios, eu uso no dia a dia 1.34

agora não se deve confundir tambem VID com Vcore. Esses programas como o AIDA medem o VID, que é a voltagem requisitada pela CPU, e isso varia mesmo, principalmente quando se está em 100% de uso, a cpu começa a pedir mais voltagem.

POREM, quem determinar a voltagem real aplicada é a bios, e o valor real de voltagem pode ser lido em programas da placa mãe, no meu caso o Asus suite. As variações que ele apresenta são mínimas, coisa de +0,01 ~ 0,015 . Mesmo com a cpu pedindo mais vcore pelo VID, o sistema continua trabalhando na voltagem que defini da Bios.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.326
Reações
16.531
Pontos
1.439
acho que o LL está em 6

1.32 é o vcore minimo para ter estabilidade para rodar um teste de stress em 100% com HT ligado. Na real, para ter estabilidade a longo prazo, e não correr risco de ter Bsods aleatórios, eu uso no dia a dia 1.34

agora não se deve confundir tambem VID com Vcore. Esses programas como o AIDA medem o VID, que é a voltagem requisitada pela CPU, e isso varia mesmo, principalmente quando se está em 100% de uso, a cpu começa a pedir mais voltagem.

POREM, quem determinar a voltagem real aplicada é a bios, e o valor real de voltagem pode ser lido em programas da placa mãe, no meu caso o Asus suite. As variações que ele apresenta são mínimas, coisa de +0,01 ~ 0,015 . Mesmo com a cpu pedindo mais vcore pelo VID, o sistema continua trabalhando na voltagem que defini da Bios.

com llc em 6 o vcore deve subir pra perto de 1.4 em full load
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.469
Reações
133.878
Pontos
1.779
Aqui como fica com o H55 e o 4790k em 4.7 e 1.3v:
upload_2017-5-11_15-12-39.png

Fiz tbm um teste com o cooler a ar 10X quiet zalman com uma fan akasa viper (que tem mais airflow e velocidade que a fan original) e o resultado foi assombroso: Pegou 100º rapidinho, causando throtling de 9% na cpu durante o teste. A temperatura ficou ali, beirando os 97°, e isso constata que embora seja um cooler até muito bom e parrudo, com 5 heatpipes e tamanho grande, é ineficiente para um overclock no 4790k nessas condições. E olha que aqui está um dia muito fresco.
Esse cooler aí, sendo a ar, é realmente fenomenal na minha opinião.
 

vr-struper

Bam-bam-bam
Mensagens
3.271
Reações
9.012
Pontos
303
Parem com esses testes de menininhas e rodem o Prime95 aí pô, que aí eu quero ver continuarem com um vcore desses :eek:

Aqui os 1.2v que deixo para os 4,4Ghz já me deixam com peso na consciência, imagina +1,3v... :kwow
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.064
Reações
25.876
Pontos
1.484
@Ero_Seenin , porque vc preferiu um air cooler no lugar de um water cooler?

falei uma vez aqui, a primeira vez que tentei um water cooler, um modelo de 240 mm da deepcool, a bomba falhou com apenas uma semana de uso, o ruído era maior que o hyper 212x, e o desempenho era apenas similar.

Então desencanei de water cooler. Mesmo sabendo que existem modelos melhores, como os da corsair, eu queria combinar desempenho alto com baixo ruído e nunca ter que me preocupar com desgaste de bomba. Vazamento eu nem tenho medo de acontecer, o problema maior pra mim é a durabilidade da bomba mesmo.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.469
Reações
133.878
Pontos
1.779
falei uma vez aqui, a primeira vez que tentei um water cooler, um modelo de 240 mm da deepcool, a bomba falhou com apenas uma semana de uso, o ruído era maior que o hyper 212x, e o desempenho era apenas similar.

Então desencanei de water cooler. Mesmo sabendo que existem modelos melhores, como os da corsair, eu queria combinar desempenho alto com baixo ruído e nunca ter que me preocupar com desgaste de bomba. Vazamento eu nem tenho medo de acontecer, o problema maior pra mim é a durabilidade da bomba mesmo.
Oque vc acha do akasa venom medusa? Estive namorando ele...mas falta reviews...
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.064
Reações
25.876
Pontos
1.484
Oque vc acha do akasa venom medusa? Estive namorando ele...mas falta reviews...

olha, se for olhar review, precisa ver vários. Review de cooler é a coisa mais problemática do mundo de hardware, dá variações grandes demais de um site pra outro. Uso diferente de pasta, gabinete diferente, temperatura ambiente diferente, nobisse na hora de instalar, colocando pressão inadequada, etc.

Já vi coisas absurdas de site (um brasileiro mesmo) que conseguiu o mesmo desempenho do D14 com um Hyper 212 plus. Já vi outros que o D15 empata com o D14, e outros que o D15 coloca 3 graus a menos. Já vi teste que o D14 supera o H100i, e outros que ele apenas empata com o H80.

Complicado isso. Só fazendo uma média geral de vários reviews pra ter uma noção mais exata.
 
Topo Fundo