O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Preferem HQs ou Mangas?

Irregular Hunter

O BATMAN da internet
Mensagens
35.945
Reações
11.722
Pontos
1.814
Bem, o meu primeiro ponto e e deixo bem claro que é um ponto bastante redundante, pois inclusive o próprio Yugi que criou esse tópico e é frequentador da sessão quadrinhos e tem pleno conhecimentos que quadrinhos americanos não se reduzem em super heróis, inclusive o mercado autoral vem crescendo bastante nos últimos anos justamente porque cada vez mais fica claro que existe espaço no mercado para isso e como já foi dito, temos outros mercados de quadrinhos com historias espetaculares.

Segundo, falando especificamente do mercado de quadrinhos de super heróis americano, enquanto existe uma (vaga) continuidade entre historias, é raríssimo ver um roteirista escrever a mesma historia por anos, ou o mesmo desenhista desenhar por anos, tem exceções como Claremont por 15 anos nos X-MEN ou Curt Swan por 30 anos desenhando o Super Homem, a grande maioria se durar 1 ano é muito, então é obvio que é dificil fazer uma comparação direta com outras obras onde temos mangakas que fica entre 5 a 10 anos no mesmo trabalho, se você não criar uma mentalidade em cima dessa situação, você não vai conseguir gostar de quadrinhos de super heróis, no máximo de historias fora da cronologia, muitas que por sinal são consideradas grandes obras do meio.

Terceiro, o mercado de mangas é absurdamente maior, não só maior como muito mais variado, em geral mercado de quadrinhos tem torno de 10 gêneros, mercado de mangas talvez tenha 50, cada um adotando suas próprias peculiaridades que inclusive podem fazer um gênero ser completamente detestável para fãs de outros gêneros, nesse sentido ao meu ver é apenas uma questão de probabilidade que a maioria que já viu ambos, acabe gostando mais de mangas, porque a probabilidade de achar algo que goste muito é bem maior.


Eu leio praticamente tudo que sai semanalmente nos EUA e quando possível fora, eu também leio a grande maioria dos mangas publicados diariamente em mangaparks, mangafox, etc... da vida (uso um aplicativo no celular que inclusive coleta de varias fontes diferentes e inclusive solta uma notificação quando sai um capitulo novo dos favoritados), muita coisa eu gosto, muita coisa eu não gosto (mas continuo lendo) e sendo o mais honesto possível, tem pouca coisa que é realmente boa, a grande maioria é a mesma coisa com outra cara e digo mais, com o tempo vai ficando cada vez mais fácil identificar as mesmas mecânicas narrativas cansadas entre HQs e mangas ou os mesmos obstáculos e armadilhas que os autores costumam cair, no geral eu diria que 90% do texto da comparação em quadrinhos acima, sem as imagens e contexto, poderia muito bem ser aplicado para ambos.
 

AxelJoestar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.879
Reações
1.927
Pontos
604
Bem, de muito longe mesmo, a minha preferência é pelos mangás.

Há um looooooooooooooongo tempo atrás, eu lia HQs, mas larguei mão porque, mesmo gostando, era preciso ter paciência de santo para comprar todos os títulos de um determinado selo, quando uma supersaga começava e praticamente envolvia todos os títulos da DC ou da Marvel - e até mesmo após o final da saga (o popular efeito borboleta). Isso quando a cronologia não era zerada, como já aconteceu. Então, antes que eu ficasse viciado - felizmente, ainda não era o caso, o vício por HQs não chegou a me consumir - , eu decidi largar mão das HQs.

Depois os mangás chegaram aqui, aí comecei a lê-los, continuo lendo-os até hoje e não penso em parar de lê-los. Não que não existam mangás ruins, eles existem, sim, e eu já tive o desprazer de me deparar com eles. Mas só de saber que um dia mangá X ou Y, por mais que demore (como One Piece, o único infinito que eu coleciono) vai acabar, que os efeitos de uma saga que aconteceu há duas décadas não vai estar sendo sentido até hoje, para depois outra saga ser criada, podendo até anular(ou piorar) os efeitos do que aconteceu na saga anterior, e assim indefinidamente, até o fim dos tempos, para mim é um ponto mais do que positivo. Deixei este trecho em negrito porque não ignoro que, dependendo do gênero e da duração do mangá, ele também pode ter bem mais de uma saga. Porém, os efeitos daquela(s) saga(s) será (serão) sentida(s) apenas ali, naquele título, e em mais nenhum - eu não preciso por exemplo, comprar uns dez mangás diferentes para saber o que vai acontecer em One Piece; basta eu continuar comprando esse mangá e mais nenhum, se eu assim quiser. E, como já falei, um dia aquele mangá vai terminar, e o mesmo não se pode dizer das HQs, que não só não terminam, mas apagam tudo e começam do zero.

É outro ponto que não gosto de modo algum, e já citei no 1º parágrafo: cronologias zeradas - já aconteceu com a DC, com a Marvel eu não sei, mas eu não me surpreenderia se me dissessem que já aconteceu.
acho que a marvel tem reboot tb
concordo contigo na linha do tempo , é uma das caraterísticas que mais me agradam no mangá , voce pode pegar um mangá de 30 anos atrás como berseker ou JOJO e começar a entender a história só lendo ele
 

Stive_38

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.639
Reações
4.066
Pontos
944
então é obvio eu também leio a grande maioria dos mangas publicados diariamente em mangaparks, mangafox, etc... da vida (uso um aplicativo no celular que inclusive coleta de varias fontes diferentes e inclusive solta uma notificação quando sai um capitulo novo dos favoritados), muita coisa eu gosto, muita coisa eu não gosto (mas continuo lendo)

Qual o nome do aplicativo?
 

Pingu77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.644
Reações
29.812
Pontos
1.114
"e se eles não são super-heróis, são detetives viciados em drogas, ou têm alucinações constantes..."

Que HQ é essa? Parece da hora.
 


Yusuke Urameshi

Bam-bam-bam
Mensagens
5.086
Reações
15.487
Pontos
353
Segundo, falando especificamente do mercado de quadrinhos de super heróis americano, enquanto existe uma (vaga) continuidade entre historias, é raríssimo ver um roteirista escrever a mesma historia por anos, ou o mesmo desenhista desenhar por anos, tem exceções como Claremont por 15 anos nos X-MEN ou Curt Swan por 30 anos desenhando o Super Homem, a grande maioria se durar 1 ano é muito, então é obvio que é dificil fazer uma comparação direta com outras obras onde temos mangakas que fica entre 5 a 10 anos no mesmo trabalho, se você não criar uma mentalidade em cima dessa situação, você não vai conseguir gostar de quadrinhos de super heróis, no máximo de historias fora da cronologia, muitas que por sinal são consideradas grandes obras do meio.

A troca de roteiristas nas HQs não seria algo que me incomodaria muito. O que me faz largar mão delas é a inexistente equação (nas HQs) começo/meio/fim.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.871
Reações
50.981
Pontos
1.003
"e se eles não são super-heróis, são detetives viciados em drogas, ou têm alucinações constantes..."

Que HQ é essa? Parece da hora.
Constantine

Eu prefiro Mangá, mais por ser mais facil de ler do que qualquer coisa.
O problema de HQ é conseguir pegar tudo, conseguir acompanhar as coisas, sai muita coisa ao mesmo tempo.
A DC tem o Rebirth, mas tem também Superman Rebirth, Batman Rebirth, Wonder Woman Rebirth...
Como é que eu vou acompanhar uns 10 quadrinhos ao mesmo tempo? Os cara são doido?
 

bloomi

Habitué da casa
Mensagens
163
Reações
318
Pontos
78
HQs só li algumas do Homem-Aranha e do Batman, também li uma webcomic chamada Rei de Lata, é bem legal mas prefiro mangás, o meu favorito é Boku no Hero Academia
 

Irregular Hunter

O BATMAN da internet
Mensagens
35.945
Reações
11.722
Pontos
1.814
A troca de roteiristas nas HQs não seria algo que me incomodaria muito. O que me faz largar mão delas é a inexistente equação (nas HQs) começo/meio/fim.

As vezes é bem perceptível porque mesmo seguindo a mesma linha narrativa, o novo roteirista não tem a mesma interpretação sobre eventos e personagens, isso quando não são objetivamente ruins.

Entretanto o mais notável para novos leitores é mudança de artista e muitas vezes, especialmente com revistas menos populares, o novo artista pode ser completamente diferente e impossível do novo leitor se adaptar.
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.174
Reações
68.982
Pontos
1.529
Hq eu normalmente só leio séries fechadas

Mesmo se acontecer algo nonsense na continuação, é só desconsiderar ela. Até porque não tenho tanto problema com spoiler.
 

Nargwya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.526
Reações
5.254
Pontos
703
Para ler eu gosto muito dos dois, quando eu pego algo pra ler é porque a história me interessou, independente de ser oriental ou ocidental...e não podemos esquecer que HQ não é só Marvel e DC.

Mas para colecionar, eu acho HQ muito melhor, Mangá é praticamente impossível evitar o amarelado com o tempo, dá pra adiar e amenizar os efeitos do tempo, mas é complicado, com HQ parece mais fácil manter a coleção, ainda mais quando a pessoa só pega os de capa-dura produzidos já com intenção de ser edição de colecionador.
 

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
HQ, porque quero ser diferente da maioria aqui.
Nao, nao e por isso, mas eu nunca gostei de mangas, sempre preferi anime, ja HQ sempre conta historias que nao se ve em tv, seja por series ou filmes.
 

M3troid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.907
Reações
19.482
Pontos
553
Eu gosto de ambos, mas foi-se o tempo que eu lia qualquer coisa e hoje estou bem mais seletivo.

Por exemplo, de HQ só compro encadernados com histórias fechadas, e se tem algum personagem que não conheço ou alguma ligação com um evento que não li, recorro à wikipedia.
Mangás só compro os que realmente me dão gosto, como Blade e Fullmetal Alchemist. Qualquer outra coisa que não saiu por, leio online.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.772
Reações
92.959
Pontos
1.353
manga tem genero só de yuri... manga superior. :ksafado




HQ o que eu acho tosquissimo é o mainstream da DC e Marvel,
sasporras não tem imaginação nenhuma,
quando fazem histórias fechadas são totalmente toscas e contradizentes as outras histórias fechadas dos mesmos personagens, e inventam coisas completamente saidas da cabeça de uma criança de 5anos pra tentar ligar porcamente os pontos.
 

End Of The Line

Bam-bam-bam
Mensagens
8.191
Reações
5.895
Pontos
404
manga tem genero só de yuri... manga superior. :ksafado




HQ o que eu acho tosquissimo é o mainstream da DC e Marvel,
sasporras não tem imaginação nenhuma,
quando fazem histórias fechadas são totalmente toscas e contradizentes as outras histórias fechadas dos mesmos personagens, e inventam coisas completamente saidas da cabeça de uma criança de 5anos pra tentar ligar porcamente os pontos.
Muita "falhação" pra poucas palavras.
 

9671745673736247

Bam-bam-bam
Mensagens
4.798
Reações
6.711
Pontos
344
Atualmente gosto mais de HQs que fogem do tema super heróis, geralmente são histórias fechadas em volume único ou com poucas edições.

~Tapatalk
 

attempt

Bam-bam-bam
Mensagens
5.634
Reações
839
Pontos
309
Nunca encontrei nada no nível de Watchmen ou até Jimmy Corrigan em HQ japonesa. Mas também ainda não li tanta coisa.

O que me faz largar mão delas é a inexistente equação (nas HQs) começo/meio/fim.
Tem sim. São os arcos dos escritores. Claro que não é um fim literal, pq a série sempre vai continuar...Mas lendo a fase de um escritor do início ao fim tu tem muitas vezes essa sensação de fechamento.
 
Topo Fundo