O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[PROJETO PESSOAL] Aos leitores e aos escritores em potencial!

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.327
Pontos
784
Quem me conhece mais à fundo (:kgay) sabe que sou escritor amador já há um tempo, embora as postagens rotineiras no fórum não denunciem isso (ao menos eu acredito que não), me empenho na frente das páginas dos meu projetos a ponto de me considerar um verdadeiro criador de tantos enredos. Acontece que em um desses projetos, o rumo nos últimos meses tem se mostrado contínuo, a ponto de eu pretender fechá-lo e encaminhá-lo para um fim profissional, o que é meu sonho desde que me entendo por gente.

A questão é que como nunca levei nada pra frente com esse intuito - com exceção de uma citação de um livro independente meu aqui no jornal da cidade - não sei por onde começar. E quando digo por onde, me refiro a editoras, as formas de envio do conteúdo para elas, aos macetes para chamar a atenção delas e aumentar minhas chances ser notado. Sei que é um trabalho que demanda tempo para ser valorizado e que leva, às vezes, até mesmo anos para ser publicado, só gostaria de conselhos de quem também é dessa área ou trabalha em um meio parecido para saber como começar e é claro, cuidar com a devida atenção dos meus direitos autorais. Estou atualmente desempregado e creio que a hora de me empenhar para terminar isso seja agora.

Obrigado pela atenção. :kjoinha
 
Ultima Edição:

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Tem diversos links na internet sobre como lançar seu livro, só não corro atrás para postar os links pois tenho medo de me deparar com as milhões de listas de "como ser um escritor decentemente pragmático" ou coisa que o valha, esse tipo de coisa para quem não tem fé na escrita pode ser desanimador e não é o tipo de coisa que eu acredito, me parece que quanto mais regrada a escrita menos pessoal, quanto menos pessoal mais genérica e vazia.

Entre os usuários da Outerspace o único que vi ter ou estar lançando algum coisa é o @Ironik, não sei se ele tem alguma dica mas estou sumonando ele para nos auxiliar se possível.

Tente falar com alguns livreiros antigos de renome em sua cidade, são os que me parecem mais dispostos a ajudar, também dá para ir nessas tardes de autógrafos com jovens leitores que as vezes ocorrem em livrarias de renome, e tente contato com as editoras adequadas ao gênero de sua obra literária, todas elas mantêm focos bem específicos e algumas como a CIA da letras até postavam no site o tipo de obra que os interessavam, só não garanto que esse tipo de contato seja fácil, já trabalhei com compra e venda no atacado e varejo mas nunca tive nenhum contato editorial, ainda assim aprendi que a maioria das pessoas envolvidas nisso estão cagando para os livros, o que importa é vender, f**a-se o que está sendo vendido, e por isso fazem muitas escolhas equivocadas. É importante ter isso em mente e se basear em outras biografias para compreender que nem para todos é tão simples, o que não significa que seu trabalho seja bom ou ruim, o que vale é ser adequado e aparentemente rentável.

Vá postando aqui suas descobertas e abrindo caminhos para os futuros escritores da OS. haha
 

Adriano27

Bam-bam-bam
Mensagens
2.006
Reações
2.519
Pontos
303
Aqui estou na mesma situação. Tenho um trilogia em andamento, projeto já tem 1 ano e meio. Pretendo levar adiante, mas ainda não fui atrás dessas questões mais burocráticas para finalizar meu projeto.
Tentarei primeiro fechar a trilogia, depois, quero revisar cada ponto, ver se não há contradições, terminar a linha do tempo e aí sim procurar auxilio em uma editora.
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.327
Pontos
784
Aqui estou na mesma situação. Tenho um trilogia em andamento, projeto já tem 1 ano e meio. Pretendo levar adiante, mas ainda não fui atrás dessas questões mais burocráticas para finalizar meu projeto.
Tentarei primeiro fechar a trilogia, depois, quero revisar cada ponto, ver se não há contradições, terminar a linha do tempo e aí sim procurar auxilio em uma editora.

Eu já tomei o primeiro passo, digamos assim. Começo desse ano eu recorri a publicação independente em um site de fora, parceiro da amazon, onde inclusive minha publicação foi posta gratuitamente, tanto em formato físico, quanto em kindle. Logicamente eu não recebi nada, mas também não tive gasto nenhum e ainda tive o ISBN fornecido de graça. Agora meu próximo alvo são as editoras.
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
@Meia Noite @Adriano27 Eu também estou desempregado e algumas das minhas atividades é ler e escrever, inclusive também tenho projetos encaminhados, ao menos um livro pronto e outros dois quase, um deles nem imaginava mas já ultrapassou das 100 folhas de sulfite, escrevendo no BrOffice.

Acredito que não tenho capacidade de me envolver comercialmente, no momento faço isto para satisfazer meu coração, estou satisfeito comigo, quem sabe depois que eu morrer valha alguma coisa. haha
 

Ironik

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.403
Reações
3.189
Pontos
1.289
Cara, a primeira coisa que vc tem que fazer é esquecer editora por enquanto. Elas estão focadas em lançar coisas gringas, pois é o que dá dinheiro. Até elas passam por dificuldades. O que você pode fazer é burlar isso, através do crowdfunding. Catarse ou kickante. Lá você, após orçar tudo que precisa para imprimir seu projeto etc, joga no site, passa por uma pré aprovação e entra no ar, normalmente, com 60 dias pra arrecadar a grana. Conseguindo isso, eles depositam a grana pra tu e você imprime as cópias. Lembre-se de colocar no valor um pouco de dinheiro para você viajar para festivais nacionais de literatura. Você vende eu peixe!

Mas pra isso você vai precisar antes, chamar a atenção das pessoas...então esquece essa coisa de "sou escritor". Mídias sociais, propaganda, emails para sites de review etc....Tu tem que ser tudo e fazer a pessoa ter vontade de apoiar o que está propondo. Lembre-se que não basta o projeto ser foda pra você e seus amigos, ele tem que conquistar quem não te conhece. Se você conseguir chamar a atenção, uma editora pequena ou média pode se interessar em publicar. Mas funciona assim: a cada venda você recebe 10% sobre o preço de capa. Ou seja, se o seu livro tiver o preço de 40 reais, você ganha 4 reais por venda. É puxado, e um livro só não vai te fazer ganhar dinheiro. Mas é assim com todas as editoras, que por sua vez enfrentam um cartel de distribuidoras que sugam até 60% do preço de capa.

POR OUTRO LADO, eu aconselho e dou toda força DO MUNDO a quem queira realmente vestir a camisa, estudar, e publicar algo em um pais onde a leitura eh o primeiro item cortado em uma crise. Isso quando se lê algo. Só que também não vou mostrar um lado que não existe. Me chamaram aqui pra mostrar a real.

O minimo que pode acontecer é seu projeto não ser publicado. Mas vai que ele estoura!!!!
 


Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.424
Reações
22.044
Pontos
1.109
Dica de ouro: vai na bienal do livro, lá tem grandes chances com editoras pequenas
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Cara, a primeira coisa que vc tem que fazer é esquecer editora por enquanto. Elas estão focadas em lançar coisas gringas, pois é o que dá dinheiro. Até elas passam por dificuldades. O que você pode fazer é burlar isso, através do crowdfunding. Catarse ou kickante. Lá você, após orçar tudo que precisa para imprimir seu projeto etc, joga no site, passa por uma pré aprovação e entra no ar, normalmente, com 60 dias pra arrecadar a grana. Conseguindo isso, eles depositam a grana pra tu e você imprime as cópias. Lembre-se de colocar no valor um pouco de dinheiro para você viajar para festivais nacionais de literatura. Você vende eu peixe!

Mas pra isso você vai precisar antes, chamar a atenção das pessoas...então esquece essa coisa de "sou escritor". Mídias sociais, propaganda, emails para sites de review etc....Tu tem que ser tudo e fazer a pessoa ter vontade de apoiar o que está propondo. Lembre-se que não basta o projeto ser foda pra você e seus amigos, ele tem que conquistar quem não te conhece. Se você conseguir chamar a atenção, uma editora pequena ou média pode se interessar em publicar. Mas funciona assim: a cada venda você recebe 10% sobre o preço de capa. Ou seja, se o seu livro tiver o preço de 40 reais, você ganha 4 reais por venda. É puxado, e um livro só não vai te fazer ganhar dinheiro. Mas é assim com todas as editoras, que por sua vez enfrentam um cartel de distribuidoras que sugam até 60% do preço de capa.

POR OUTRO LADO, eu aconselho e dou toda força DO MUNDO a quem queira realmente vestir a camisa, estudar, e publicar algo em um pais onde a leitura eh o primeiro item cortado em uma crise. Isso quando se lê algo. Só que também não vou mostrar um lado que não existe. Me chamaram aqui pra mostrar a real.

O minimo que pode acontecer é seu projeto não ser publicado. Mas vai que ele estoura!!!!
Boas dicas. É preciso muita confiança para levar determinado projeto adiante, seu produto pelo que percebi tem a qualidade necessária para que você coloque as cartas na mesa, e apesar de eu não ter toda essa segurança com relação ao que desenvolvo sempre dou o maior apoio as pessoas que tem vontade e capacidade para isto, sendo extremamente importante o caso de se considerar escritor antes mesmo de escrever como você disse, no começo estamos tão excitados que se deixar subir para a cabeça podemos perder oportunidades sólidas por acreditar nas porcarias que desenvolvemos prematuramente matando o sentimento que podem nos guiar a focar e desenvolver projetos bons de verdade, coisa que leva tempo, as vezes tempo demais, tem escritores renomados por exemplo que levaram 30, 40, 50 anos para ter essa sorte ainda em vida.

Pro curiosidade eu já trabalhei em livraria e distribuidora e os descontos para quem trabalha na área são bem atraentes, coisa de 50%, as vezes mais, graças a isso que tenho a biblioteca pessoal que possuo hoje, então fica a dica para quem quiser investir na coleção, só que é só isso também, o resto é trabalho como outro qualquer, e como eu disse no outro post ninguém se importa com a qualidade das obras portanto não há nada de interessante que possa ser extraído intelectualmente, o negócio é dinheiro, dinheiro, dinheiro...
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.327
Pontos
784
O que dizem da Amazon?

Eu fiz uma publicação independente com ela e um outro site americano há uns meses. Consegui meu ISBN de graça com isso, e depois fiz a mesma publicação em um site brasileiro, utilizando o mesmo ISBN que se eu deixasse pra fazer aqui, iriam me cobrar. É boa pra quem, assim como eu, está começando.
 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
Eu fiz uma publicação independente com ela e um outro site americano há uns meses. Consegui meu ISBN de graça com isso, e depois fiz a mesma publicação em um site brasileiro, utilizando o mesmo ISBN que se eu deixasse pra fazer aqui, iriam me cobrar. É boa pra quem, assim como eu, está começando.

Show.

Conseguiu ganhar algum troco?
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.327
Pontos
784
Show.

Conseguiu ganhar algum troco?

Não, mas já fiz imaginando que isso não ocorreria. Quem recorre a publicação independente tem que ter isso em mente: Não irá ganhar bulhufas, mas não precisará gastar nada e poderá divulgar seu trabalho já feito e devidamente encadernado para quem se interessar.
 
Topo Fundo