O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quais autores brasileiros premodenistas vocês gostam?

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Em geral nunca vejo alguém falar que gosta de algum escritor brasileiro que veio antes do modernismo, fora Machado de Assis. Parece que as pessoas os veem simplesmente como caras que escreveram livros para fuderem a gente na escola. Vocês gostam de alguns?

Galera fala mal, mas gosto do José de Alencar. Sei lá, as descrições dele são esdrúxulas que acho legal rs.





ps: acho que o termo não seria premodernista, pois isso seria melhor empregado para definir autores que influenciaram o modernismo... Mas interpretem como autores que escreeram antes do modernismo no Brasil apenas.
 

John Matrix

Habitué da casa
Mensagens
2.367
Reações
13
Pontos
81
José de Alencar nem é tão ruim quanto dizem.

Tem também Alúisio de Azevedo (O cortiço), Raul de Pompéia (O ateneu) e Álvares de Azevedo (Noite na taverna). O resto não conheço.
 

Carecão

Supra-sumo
Mensagens
12.054
Reações
8
Pontos
151
Sempre tive vontade de ler Álvares de Azevedo. Nunca esqueço um professor meu o descrevendo como o "primeiro emo tupiniquim". :lol


E vocês estão falando de pré-modernismo em sentido lato né (tudo antes do modernismo), não como o "movimento" em si?

De pré-modernistas mesmo, só li Lima Barreto. E achei um porre. Achei a idéia de Triste Fim de Policárpio Quaresma genial, mas o livro é extremamente chato. Nunca o acabei de ler, sendo que já tentei duas vezes. Acho que vou tentar uma terceira, ele está ali na estante me olhando.


Quanto ao José de Alencar, também gosto dele. Suas descrições fantasiosas das mulheres são as melhores que já li. Apesar de achar sua escrita mais chata que a de muitos escritores ditos clássicos. Um amigo meu parou na primeira página de Tronco do Ipê; "porra, não entendi uma linha daquela m****".

É clichê, mas de fato Machado de Assis é de longe o meu preferido. Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas estão entre os meus livros preferidos, fora que até sua fase pertencente ao romantismo me agrada. Gostei bastante de Helena. Mas tenho que ler muito ainda dele, só li mesmo esses citados, faltam clássicos como Memorial de Áires e Esaú e Jacó.


Mas estou meio parado em relação a nossa literatura clássica, aliás, dicas seriam muito bem vindas. Estou louco para comprar Os Sertões, mas toda vez que eu vejo ele em livrarias, está em preços absurdos, por causa de edições comemorativas e o diabo. Fora que não estou com disposição para pagar caro em um livro que nem sei se vou ter vontade de acabá-lo, pois todo mundo diz que é bem complicadinho.

E Martin Claret não é opção, é um martírio ler livros com aquelas letras minúsculas e os números das páginas atrás das palavras.
 

BassHero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.567
Reações
7.847
Pontos
584
aluisio de azevedo foi oq mais me agradou dos q eu li

naturalismo ftw
 

Zagaia

Veterano
Mensagens
2.026
Reações
65
Pontos
149
John Matrix;5879228 disse:
José de Alencar nem é tão ruim quanto dizem.

Tem também Alúisio de Azevedo (O cortiço), Raul de Pompéia (O ateneu) e Álvares de Azevedo (Noite na taverna). O resto não conheço.

O Cortiço é pra frente mesmo, livro muito bom

Tive de parar de ler e ir me masturbar na parte da Leoinie e da Pombinha
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Carecão;5879504 disse:
Sempre tive vontade de ler Álvares de Azevedo. Nunca esqueço um professor meu o descrevendo como o "primeiro emo tupiniquim". :lol


E vocês estão falando de pré-modernismo em sentido lato né (tudo antes do modernismo), não como o "movimento" em si?

De pré-modernistas mesmo, só li Lima Barreto. E achei um porre. Achei a idéia de Triste Fim de Policárpio Quaresma genial, mas o livro é extremamente chato. Nunca o acabei de ler, sendo que já tentei duas vezes. Acho que vou tentar uma terceira, ele está ali na estante me olhando.


Quanto ao José de Alencar, também gosto dele. Suas descrições fantasiosas das mulheres são as melhores que já li. Apesar de achar sua escrita mais chata que a de muitos escritores ditos clássicos. Um amigo meu parou na primeira página de Tronco do Ipê; "porra, não entendi uma linha daquela m****".

É clichê, mas de fato Machado de Assis é de longe o meu preferido. Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas estão entre os meus livros preferidos, fora que até sua fase pertencente ao romantismo me agrada. Gostei bastante de Helena. Mas tenho que ler muito ainda dele, só li mesmo esses citados, faltam clássicos como Memorial de Áires e Esaú e Jacó.


Mas estou meio parado em relação a nossa literatura clássica, aliás, dicas seriam muito bem vindas. Estou louco para comprar Os Sertões, mas toda vez que eu vejo ele em livrarias, está em preços absurdos, por causa de edições comemorativas e o diabo. Fora que não estou com disposição para pagar caro em um livro que nem sei se vou ter vontade de acabá-lo, pois todo mundo diz que é bem complicadinho.

E Martin Claret não é opção, é um martírio ler livros com aquelas letras minúsculas e os números das páginas atrás das palavras.
Nossa cara, sério mesmo, iria escrever isso mas acabei esquecendo hehe. Já editei.
 


Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.372
Pontos
1.409
Se bem que inventaram esse termo pra fins didáticos, não existe pré-modernismo como período ou escola.

Não que eu esteja corrigindo alguém. Só precisando.
 

Vei pescador

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.538
Reações
18.524
Pontos
1.464
Bom, já falaram um bem lekaw ae que é o Cortiço, bem hardcore pra época.

Machado de Assis, não precisa nem falar, né ?

Fora isso, dá uma olhada nos contos do Lima Barreto, tem um chamado "O homem q sabia javanês" que é uma onda :D E tb nessa área de contos, tem o João do Rio, q escreveu uns bem legais.

Agora, se vc quiser um negócio bem GORE, não é mto fácil achar, mas procure por um livro chamado "A FOME" de Rodolfo Teófilo.

Ah, no estante virtual tem:
http://www.estantevirtual.com.br/Rodolfo-Teofilo-A-Fome-28287711.html
 

Carecão

Supra-sumo
Mensagens
12.054
Reações
8
Pontos
151
Gattuso;5879938 disse:
Nossa cara, sério mesmo, iria escrever isso mas acabei esquecendo hehe. Já editei.

Relax, baby, deu para entender tranquilo. ;D

Jujuba disse:
Se bem que inventaram esse termo pra fins didáticos, não existe pré-modernismo como período ou escola.

Não que eu esteja corrigindo alguém. Só precisando.

Muito bem colocado, Jujuba. Por isso até coloquei umas aspas ali na palavra movimento.
 

Figulo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.458
Reações
28.681
Pontos
694
Gattuso tentando parecer inteligente é foda. Você não precisa disso, já gostamos de você.

Só pra não perder o costume: aposto que os autores antes do modernismo, seja lá onde estiverem, perguntaram pros amigos em algum lugar se eles gostam do que você escreve (quase certeza que os amigos deles responderam que gostam).
 

Figulo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.458
Reações
28.681
Pontos
694
E não gosto muito desses grandes clássicos da literatura (na verdade não posso nem dizer que não gosto muito, já que acho que nunca li um até o fim). A impressão que eu tenho da escola é que esses livros são cheios de coisa que eu não consigo perceber ou entender, então me sinto meio idiota lendo essa porra e deixando tanta coisa passar.
É que nem quando um idiota lê um post inteligente aqui no fórum, não entende porra nenhuma e fica achando que entendeu quando na verdade ele não tem a mínima idéia do que o cara que escreveu quer dizer.
E tem a preguiça também, que é foda.

Acho que até gosto de ler, mas não gosto de literatura.
 

Figulo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.458
Reações
28.681
Pontos
694
Uma exceção: já li muito do que esse João Rio escreveu e gostei bastante.
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Vei pescador;5880165 disse:
Bom, já falaram um bem lekaw ae que é o Cortiço, bem hardcore pra época.

Machado de Assis, não precisa nem falar, né ?

Fora isso, dá uma olhada nos contos do Lima Barreto, tem um chamado "O homem q sabia javanês" que é uma onda :D E tb nessa área de contos, tem o João do Rio, q escreveu uns bem legais.

Agora, se vc quiser um negócio bem GORE, não é mto fácil achar, mas procure por um livro chamado "A FOME" de Rodolfo Teófilo.

Ah, no estante virtual tem:
http://www.estantevirtual.com.br/Rodolfo-Teofilo-A-Fome-28287711.html
Eu lembro que numa série da globo, "Brava gente brasileira" eu acho, fizeram uma adaptação do conto do "homem que falava javanês" pra TV.
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Gattuso tentando parecer inteligente é foda. Você não precisa disso, já gostamos de você.

Só pra não perder o costume: aposto que os autores antes do modernismo, seja lá onde estiverem, perguntaram pros amigos em algum lugar se eles gostam do que você escreve (quase certeza que os amigos deles responderam que gostam).
Hehe, sei que vc está fazendo apenas para me irritar, mas tudo bem. Acho que falar que já leu José de Alencar nem é tão inteligente assim, afinal, li pro vestibular, assim como milhões de pessoas.

vlw rs

edit: tentei parecer inteligente aqui:

http://forum.outerspace.terra.com.br/showthread.php?t=271878

E sim. Sei que o Kafka comentou no blog dele sobre um romance que eu escrevi.
 

Bioshock

Habitué da casa
Mensagens
1.315
Reações
0
Pontos
51
EI!EI!!EI!!MACHADÃO È NOSSO REI!!!!
Machado de Assis, na minha opinião é um dos melhores escritores de todos!!! :king
 

Figulo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.458
Reações
28.681
Pontos
694
Gattuso;5880390 disse:
Hehe, sei que vc está fazendo apenas para me irritar, mas tudo bem. Acho que falar que já leu José de Alencar nem é tão inteligente assim, afinal, li pro vestibular, assim como milhões de pessoas.

vlw rs

edit: tentei parecer inteligente aqui:

http://forum.outerspace.terra.com.br/showthread.php?t=271878

E sim. Sei que o Kafka comentou no blog dele sobre um romance que eu escrevi.


Você não entendeu, eu disse que já gostamos de você do jeito que você é, não precisa tentar parecer mais inteligente.
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Figulo;5880607 disse:
Você não entendeu, eu disse que já gostamos de você do jeito que você é, não precisa tentar parecer mais inteligente.
Mas não quero que vocês gostem de mim, quero que as g@tas gostem de mim


E acredite ou não, uma veio elogiar meu blog no MSN, falando que a ideia era muito boa e os textos estavam muito bem escritos. (e olha que nem enviei o link diretamente pra ela)
 

Figulo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.458
Reações
28.681
Pontos
694
Como não quer que a gente goste de você? Quer que a gente não goste, por acaso?

Essa "gata" babaca aí não gosta de você de verdade, no máximo quer te pegar. Não tem comparação com o que a gente gosta de você. Vai ver se ela perderia tempo conversando com você em um fórum se morasse longe pra c***lho e não tivesse a mínima oportunidade de te ver pessoalmente. A gente faz isso. E porque a gente gosta.
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Figulo;5880930 disse:
Como não quer que a gente goste de você? Quer que a gente não goste, por acaso?

Essa "gata" babaca aí não gosta de você de verdade, no máximo quer te pegar. Não tem comparação com o que a gente gosta de você. Vai ver se ela perderia tempo conversando com você em um fórum se morasse longe pra c***lho e não tivesse a mínima oportunidade de te ver pessoalmente. A gente faz isso. E porque a gente gosta.
Nossa cara,que babaca eu tava sendo, pqp, desculpa, acho que esqueci as pessoas que realmente importam para mim.
 

Figulo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.458
Reações
28.681
Pontos
694
É. Nós somos os seus amigos de verdade, nunca se esqueça disso.
 
Topo Fundo