O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual a renda necessária para comprar um HR-V, Renegade, Creta e Compass?

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Eu sou empresario, eu gasto menos de 5 mil por mes, mas ganho bem mais que isso

Quando comprei valia 220 mil (2012) hoje vale uns 130 mil, so que o modelo continua o mesmo, é a mesma versao 2017

3250 de ipva por ano
duas revisoes por ano (800+800)

Media de gasto com o carro
404 reais por mes de ipva/revisao + uns 600 de gasolina

Tenho um carro de 220 mil gastando mil por mes

bom.. na verdade em 5 anos ele te custou outros 90 da depreciação.
60 meses, então 1,5k você "perde" + o 1k de gastos gerais.
logico.. se seu superavit é grande.. não é um problemas.. mas.. como estamos falando da maioria da população, é uma conta a a se levar em consideração...
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
O que eu mais vejo no círculo de amigos do meu irmão, é neguinho andando todo ano de carro 0, comprando Discovery 4, i30, Compass, mas estão todos morando de aluguel.
Acho que a prioridade das pessoas tem mudado muito ao longo do tempo, vale mais investir no carro e ser bem visto do que morar bem, viver confortavelmente...
Meu irmão tem 28 anos, tem um onix que minha mãe deu e tá juntando dinheiro pra dar entrada num apto junto com a esposa, que tem um etios, o que eu acho mais sensato do que ele continuar morando de aluguel, sendo que a renda dos dois da algo em torno de 12-13 mil.

sempre esse papo de aluguel?
financeiramente, nos ultimos 4 anos, estava valendo apena vender o apartamento e morar de aluguel.
mas agora com a queda de juros.. acho que ta elas por elas..
 

TE DIBREI;

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.156
Reações
7.743
Pontos
703
Os juros pra financiar um imóvel são tão altos, que particularmente eu acho mais economicamente sensato pagar um aluguel.

Mas realmente, eu vejo muitos conhecidos comprando carro X ou Y só porque fulano do grupo comprou A ou B e entra numa furada gigantesca, principalmente no começo do ano com IPVA e outras taxas.
Então, por isso meu irmão tá juntando dinheiro pra pagar o apartamento à vista. Não sei em qual planeta você vive, mas te provo que é muito mais sensato ter um imóvel quitado e seu do que passar o resto da vida morando de aluguel.
Inclusive vale muito mais investir na compra de um imóvel com juros do que morar de aluguel.
 

TE DIBREI;

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.156
Reações
7.743
Pontos
703
sempre esse papo de aluguel?
financeiramente, nos ultimos 4 anos, estava valendo apena vender o apartamento e morar de aluguel.
mas agora com a queda de juros.. acho que ta elas por elas..
Se tu acha mais válido morar de aluguel e trocar de carro todo ano, sim sempre esse papinho de aluguel.
O que vale mais, ter um bem rentável e durável ou ter o carro do ano que tem depreciação, custo, manutenção.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Se tu acha mais válido morar de aluguel e trocar de carro todo ano, sim sempre esse papinho de aluguel.
O que vale mais, ter um bem rentável e durável ou ter o carro do ano que tem depreciação, custo, manutenção.

não to falando de comprar carro.. to falando de morar de aluguel, apenas dizendo que não faz sentido financeiramente comprar um em tempos de juros altos..

e em nenhum momento disse que compra carro 0km faz sentido tb... eu mesmo nunca comprei.
 

bsony

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.422
Reações
11.944
Pontos
983
Então, por isso meu irmão tá juntando dinheiro pra pagar o apartamento à vista. Não sei em qual planeta você vive, mas te provo que é muito mais sensato ter um imóvel quitado e seu do que passar o resto da vida morando de aluguel.
Inclusive vale muito mais investir na compra de um imóvel com juros do que morar de aluguel.

Com o valor desse imóvel quitado, prefiro aplicar o dinheiro e com o retorno viver de aluguel e ter um retorno muito maior. Você nunca terá de volta o dinheiro absurdo pago em juros.
 


RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Então, por isso meu irmão tá juntando dinheiro pra pagar o apartamento à vista. Não sei em qual planeta você vive, mas te provo que é muito mais sensato ter um imóvel quitado e seu do que passar o resto da vida morando de aluguel.
Inclusive vale muito mais investir na compra de um imóvel com juros do que morar de aluguel.

me prove. essa eu quero ver.
 

rbregalda

Bam-bam-bam
Mensagens
7.824
Reações
8.107
Pontos
434
Aluguel vale mais a pena que ter apartamento. Sempre. Pago 3,5 k de Aluguel. Se pegar a grana que o apto é avaliado, o rendimento dá bem acima do aluguel. E ainda pagar juros pra banco por 360 meses só pra falar que é seu, aí que não compensa mesmo.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Então, por isso meu irmão tá juntando dinheiro pra pagar o apartamento à vista. Não sei em qual planeta você vive, mas te provo que é muito mais sensato ter um imóvel quitado e seu do que passar o resto da vida morando de aluguel.
Inclusive vale muito mais investir na compra de um imóvel com juros do que morar de aluguel.
Qualquer fonte de educação financeira aconselha a morar de aluguel em vez de comprar o imóvel.

O valor do imóvel aplicado, te rende um valor maior que o aluguel, ou seja, paga sua moradia e ainda sobra.

Claro que você pode optar por ter um imóvel seu, pela segurança e liberdade de fazer o que quiser com ele, eu mesmo pretendo comprar, um dia. Mas na ponta do lápis, é melhor alugar.

falow
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.361
Reações
46.962
Pontos
1.454
Qualquer fonte de educação financeira aconselha a morar de aluguel em vez de comprar o imóvel.

O valor do imóvel aplicado, te rende um valor maior que o aluguel, ou seja, paga sua moradia e ainda sobra.

Claro que você pode optar por ter um imóvel seu, pela segurança e liberdade de fazer o que quiser com ele, eu mesmo pretendo comprar, um dia. Mas na ponta do lápis, é melhor alugar.

falow
Eu acho que ter imovel compensa quando você tem muito mais dinheiro que o valor dele.
Que aí vc compra o terreno, constroi e tem toda a valorização depois e etc

Sent from my Nexus 6 using Tapatalk
 

matgaudio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.559
Reações
5.160
Pontos
1.064
Qualquer fonte de educação financeira aconselha a morar de aluguel em vez de comprar o imóvel.

O valor do imóvel aplicado, te rende um valor maior que o aluguel, ou seja, paga sua moradia e ainda sobra.

Claro que você pode optar por ter um imóvel seu, pela segurança e liberdade de fazer o que quiser com ele, eu mesmo pretendo comprar, um dia. Mas na ponta do lápis, é melhor alugar.

falow

mas me diz ai a porcentagem de quem tem a grana pra comprar o imóvel disponível para aplicação. Isso esses 'gurus' da educação financeira não explicam na hora de dizer pro nego 'viver de aluguel' pro resto da vida...

99% das pessoas financiam a construção.

claro, se eu tivesse os 450 mil pra construir a casa, provavelmente nem a construiria, aplicaria em qualquer coisa e pagaria o aluguel com o rendimento...


@topic. Carro zero é osso mesmo, preços absurdos, mas o mais foda mesmo são os juros, isso que quebra o cidadão.
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
mas me diz ai a porcentagem de quem tem a grana pra comprar o imóvel disponível para aplicação. Isso esses 'gurus' da educação financeira não explicam na hora de dizer pro nego 'viver de aluguel' pro resto da vida...

99% das pessoas financiam a construção.

claro, se eu tivesse os 450 mil pra construir a casa, provavelmente nem a construiria, aplicaria em qualquer coisa e pagaria o aluguel com o rendimento...


@topic. Carro zero é osso mesmo, preços absurdos, mas o mais foda mesmo são os juros, isso que quebra o cidadão.
Não entendi a pergunta.

O mesmo vale para aluguel x financiamento. É melhor alugar e aplicar o dinheirio do financiamento a longo prazo para pegar o imóvel à vista no futuro.

falow
 

Andres29

Supra-sumo
Mensagens
862
Reações
1.170
Pontos
183
Qualquer fonte de educação financeira aconselha a morar de aluguel em vez de comprar o imóvel.

falow
me prove. essa eu quero ver.





Realmente nao compensa comprar imovel, agora se vc tiver dinheiro sobrando, ai é outra historia, pois tem essa questao da personalização.. aqui no meu eu troquei o piso, coloquei led no teto, com aquele "isopor" ate esqueci o nome daquilo...


Eu tenho dois, um onde eu moro, e outro que estou perdendo dinheiro, esta a mais de 1 ano para vender e nada... estou vendendo pelo mesmo preço que paguei em 2011, ou seja, prejuízo

Aluguel vale mais a pena que ter apartamento. Sempre. Pago 3,5 k de Aluguel.
Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

3500 de aluguel ou vc mora em mansao, ou ta queimando dinheiro, aluguel no maximo uns 1800 para um ap bem localizado de 90 metros
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.918
Pontos
1.444
Já vi uma pesquisa que diz que 82% dos automóveis circulando tem algum tipo de financiamento envolvido.
Brasileiro vive pra ter carro. Fiz as contas com meu HB20 e já achei ridículo, imagina um carro caro desses. Vendi o HB20 e nunca mais tive problema com grana, sobrou pra investir, pra comprar o que eu quiser, sem aperto nenhum. Além disso, carro é muito stress, risco de assalto, engarrafamento. Eu sei que transporte público também não é aquelas coisas, mas pego metrô e tiro um ronco de boa, passa voando que eu nem vejo. Tem seus benefícios mas a não ser que ganhe muito o carro custe menos de 10% da renda líquida mensal, acho que não vale a pena ter carro.
 

SemNickname

Mil pontos, LOL!
Mensagens
526
Reações
428
Pontos
1.059
Sobre o carro de 220.000, faltou falar do seguro né?

Comecei a soma aqui pra argumentar o custo usando os meus, mas fiquei chateado com os numeros, melhor parar

Pro camarada que quer andar de Lambo saindo do de 220k...vai dar um pequeno salto na rasgacao de dinheiro.
 

rbregalda

Bam-bam-bam
Mensagens
7.824
Reações
8.107
Pontos
434
Realmente nao compensa comprar imovel, agora se vc tiver dinheiro sobrando, ai é outra historia, pois tem essa questao da personalização.. aqui no meu eu troquei o piso, coloquei led no teto, com aquele "isopor" ate esqueci o nome daquilo...


Eu tenho dois, um onde eu moro, e outro que estou perdendo dinheiro, esta a mais de 1 ano para vender e nada... estou vendendo pelo mesmo preço que paguei em 2011, ou seja, prejuízo



3500 de aluguel ou vc mora em mansao, ou ta queimando dinheiro, aluguel no maximo uns 1800 para um ap bem localizado de 90 metros
Moro numa cobertura de 360 metros quadrados... O preço pra um imóvel do tipo tá excelente

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.175
Reações
3.461
Pontos
704
Sabe qual a vantagem de ter casa própria? Não pensar somente no momento. A titulo de exemplo, moro em casa que meu pai comprou seculos atras quando ainda estava vivo. Minha mãe tem alguns anos que está doente e não consegue fazer nada. Nossa renda atual é extremamente baixa. Onde moramos provavelmente iriamos estar pagando aluguel em um barraco de fundo de quintal porque todas as economias foram pra gastos médicos com mãe e pai. Felizmente estamos tendo uma casa boa e confortável para morar. Ironicamente os pais de um amigo meu que faz faculdade comigo morreram em um acidente. Ele agora tá dividido entre parar de estudar e ir arrumar um emprego pra continuar pagando aluguel em algum lugar mais barato ou então pedir ajuda na escola procurando alojamento já que nem onde morar tem.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.661
Reações
22.047
Pontos
1.774
Sabe qual a vantagem de ter casa própria? Não pensar somente no momento. A titulo de exemplo, moro em casa que meu pai comprou seculos atras quando ainda estava vivo. Minha mãe tem alguns anos que está doente e não consegue fazer nada. Nossa renda atual é extremamente baixa. Onde moramos provavelmente iriamos estar pagando aluguel em um barraco de fundo de quintal porque todas as economias foram pra gastos médicos com mãe e pai. Felizmente estamos tendo uma casa boa e confortável para morar. Ironicamente os pais de um amigo meu que faz faculdade comigo morreram em um acidente. Ele agora tá dividido entre parar de estudar e ir arrumar um emprego pra continuar pagando aluguel em algum lugar mais barato ou então pedir ajuda na escola procurando alojamento já que nem onde morar tem.
Exato vejo dessa forma também...tudo depende de caso a caso, de região para região e etc.
Houve um tempo (principalmente antes de 1995) que imóvel era sinônimo de investimento e era mesmo.
Hoje não é mais assim.
Eu ainda não tenho minha casa própria, mas QUERO SIM ter uma, farei um consórcio de imóvel provavelmente para não pagar juros, mas é preciso planejamento disso.
Faço questão de ter uma casa minha, onde se eu quiser arrebentar uma porta e reformar, eu faço como BEM entender...
Não curto ficar pagando aluguel não, mas entendo também que aluguel, assim como a casa própria, tem suas vantagens e desvantagens...
Para quem não tem o dinheiro a vista, muitas vezes o valor do aluguel é bem próximo do valor da parcela de um consórcio de imóvel por exemplo...

Tenho um amigo que comprou um terreno, construiu e montou uma put* casa mesmo...agora ta vendendo a casa...com o dinheiro da venda ele vai quitar o restante do financiamento e vai sobrar dinheiro para comprar 2 terrenos e construir de novo...pelo menos uma casa e a outra ele financiaria...
Bem...depende mesmo de caso a caso e de região para região e de seus objetivos na vida né...
 

RAPTS

Bam-bam-bam
Mensagens
4.603
Reações
5.362
Pontos
303
c***lho... quando eu entro nesses topicos que os caras começam a falar quanto ganham, onde moram e os carros que dirigem me bate uma depressão do c***lho... só milionario nessa porra, put* que pariu...
 

Andres29

Supra-sumo
Mensagens
862
Reações
1.170
Pontos
183
Sobre o carro de 220.000, faltou falar do seguro né?

Comecei a soma aqui pra argumentar o custo usando os meus, mas fiquei chateado com os numeros, melhor parar

Pro camarada que quer andar de Lambo saindo do de 220k...vai dar um pequeno salto na rasgacao de dinheiro.


Nao uso seguro, mas na cotação que fiz em 2012 era 6500 e franquia de 15 mil, ou seja, o seguro so seria valido caso eu "capotasse o carro" qualquer batidinha fica abaixo disso para arrumar, achei melhor deixar sem, e pelo meu historico, difícil bater (corri em autódromos por muitos anos, e dezenas de rachas na br de madrugada, logico que agora sou bem mais responsável..)


Tem outro detalhe tambem, se vc estiver em alta velocidade ou apenas acima, em caso de acidente, o seguro nao cobre, normalmente em rodovia estou acima da velocidade permitida, mais um motivo para nao pagar seguro
 

Andres29

Supra-sumo
Mensagens
862
Reações
1.170
Pontos
183
Moro numa cobertura de 360 metros quadrados... O preço pra um imóvel do tipo tá excelente

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

depositphotos_74599123-stock-photo-surprised-grandfather-holding-glasses.jpg
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.661
Reações
22.047
Pontos
1.774
Nao uso seguro, mas na cotação que fiz em 2012 era 6500 e franquia de 15 mil, ou seja, o seguro so seria valido caso eu "capotasse o carro" qualquer batidinha fica abaixo disso para arrumar, achei melhor deixar sem, e pelo meu historico, difícil bater (corri em autódromos por muitos anos, e dezenas de rachas na br de madrugada, logico que agora sou bem mais responsável..)
Tem outro detalhe tambem, se vc estiver em alta velocidade ou apenas acima, em caso de acidente, o seguro nao cobre, normalmente em rodovia estou acima da velocidade permitida, mais um motivo para nao pagar seguro
Isso é passível de discussão rs...O Seguro cobre obviamente dentro do que a lei estabelece.
Mas se na rodovia o limite é 120 e vc estiver a 150...eu acho muito difícil negarem o sinistro.
Mas se o limite é 120 e vc estiver a 290...bem ai é outra história, pois nessa velocidade você está se colocando numa situação de risco maior...mesmo assim eles vão avaliar, ja vi cobrirem sinistros de 190km/h sem maiores problemas, mas como eu disse tudo é analisado.

Em relação ao seguro, não é só colisão né...roubo/furto pode ocorrer a qualquer momento.
Além disso tem também a cobertura para terceiros...por mais que seja um ótimo piloto, podem ocorrer situações que fogem de seu controle....e pode ocorrer de atropelar alguém....Imagina só um carro de 220 mil atropela uma pessoa...o quanto um juiz vai pedir de indenização em caso de morte ou de invalidez se ele entender que o responsável pelo acidente possui bens para pagar tal indenização alta.
E além disso tem mais, imagine que um terceiro, dono de uma KOMBI 1979, perca o controle (devido a falta de manutenção por exemplo) e bata em seu veículo, causando sei lá...40 mil de danos...o que é até pouco dado o valor do seu veículo. O motorista da Kombi alega que não vai pagar porque não tem dinheiro...
Com o seguro tu pode acionar ele(pagando a franquia), e depois a seguradora cobraria do causador do acidente todos os valores gastos...Sem o seguro, você mesmo terá a dor de cabeça de ir na justiça e fazer isso...

Aliás pelo valor que mencionou 6500 por um carro de 220 mil eu acho até BARATO demais o seguro...Normalmente o valor do seguro fica entre 3% a 14% do valor do veículo...então a taxa ficou bem barata mesmo.
 

Andres29

Supra-sumo
Mensagens
862
Reações
1.170
Pontos
183
IImagina só um carro de 220 mil atropela uma pessoa...o quanto um juiz vai pedir de indenização em caso de morte ou de invalidez se ele entender que o responsável pelo acidente possui bens para pagar tal indenização alta.

Disso eu tenho medo
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.256
Reações
46.796
Pontos
1.934
com uma renda média de 4mil, souber poupar grana e parcelar na compra, vc pega.

tem nego com 2mil reais pagando parcela de apê de 300mil então tudo é possível. Depende da sua responsabilidade e planejamento financeiro e quanto vc ta disposto a ficar pagando essas merdas de parcela por anos.

Eu particularmente não tenho paciência. Só teria um carro desses aí se ganhasse uns 15-20mil por mês e pudesse parcelar pouco ou juntar num curto espaço de tempo pra pagar à vista. Imagina bmw ou mercedez. Só se ganhasse mais de 50k mensalmente.

Tem nego que não junta nem 3 paus limpos por mês e quer desfilar carrão por causa de status... cada um sabe o q faz com seu dinheiro. Tem gente q tem objetivo bem m****. Bem raso... mas se é feliz assim, paciência :klol. Na minha condição já é difícil pensar em pegar um seminovo de 40k, o que dirá carro mais caro, baseado nas condições que imponho pra mim. Nem fodendo me endivido por mais de 1 ano por causa de um carro. Nem fodendo. "Mais fácil" ter melhor renda pra comprar carro mais caro q pagar milão todo mês por anos a fio.
 

SemNickname

Mil pontos, LOL!
Mensagens
526
Reações
428
Pontos
1.059
com uma renda média de 4mil, souber poupar grana e parcelar na compra, vc pega.

tem nego com 2mil reais pagando parcela de apê de 300mil então tudo é possível. Depende da sua responsabilidade e planejamento financeiro e quanto vc ta disposto a ficar pagando essas merdas de parcela por anos.

Eu particularmente não tenho paciência. Só teria um carro desses aí se ganhasse uns 15-20mil por mês e pudesse parcelar pouco ou juntar num curto espaço de tempo pra pagar à vista. Imagina bmw ou mercedez. Só se ganhasse mais de 50k mensalmente.

Tem nego que não junta nem 3 paus limpos por mês e quer desfilar carrão por causa de status... cada um sabe o q faz com seu dinheiro. Tem gente q tem objetivo bem m****. Bem raso... mas se é feliz assim, paciência :klol. Na minha condição já é difícil pensar em pegar um seminovo de 40k, o que dirá carro mais caro, baseado nas condições que imponho pra mim. Nem fodendo me endivido por mais de 1 ano por causa de um carro. Nem fodendo. "Mais fácil" ter melhor renda pra comprar carro mais caro q pagar milão todo mês por anos a fio.

Acho que forcou um pouco...eu financiei em 35 anos com juros de 7.8% ao ano exatamente 300 mil uns anos atrás e a parcela até hoje é 2700 (começou pouco acima de 3000).
Pra nego com 2k pagar parcela de AP de 300k, tem que estar dando a bunda por ai...fora que precisa comprovar em renda 3x a parcela...ou seja, menos de 10k de renda nem libera o financiamento...tem que dar uma bela entrada e ter muito mais renda que isso pra conseguir...
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.256
Reações
46.796
Pontos
1.934
Acho que forcou um pouco...eu financiei em 35 anos com juros de 7.8% ao ano exatamente 300 mil uns anos atrás e a parcela até hoje é 2700 (começou pouco acima de 3000).
Pra nego com 2k pagar parcela de AP de 300k, tem que estar dando a bunda por ai...fora que precisa comprovar em renda 3x a parcela...ou seja, menos de 10k de renda nem libera o financiamento...tem que dar uma bela entrada e ter muito mais renda que isso pra conseguir...
cara eu só dei um exemplo no chutômetro. Não foi um caso real mas foi pra demonstrar uns absurdos por aí "parecidos" exagerando os números propositalmente.

se me lembro bem o exemplo real é renda de 4k+- (salário homem + mulher) + com "minha casa minha vida", entrada deram uns 20mil se não me engano vendendo um carro e o ape compraram na planta no valor de 240-250mil se não me engano (faz um tempo q tive a conversa. os valores não lembro exatamente). Era algo assim. Na zona leste (Penha) num apezinho bem pequeno de 40-50m2 (um quarto)
 
Ultima Edição:

rossetto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.149
Reações
33.075
Pontos
553
Também desisti de comprar imóvel, vou investir em outra coisa pra ter retorno.
 

rdmvs

Bam-bam-bam
Mensagens
2.712
Reações
1.802
Pontos
203
Se tu acha mais válido morar de aluguel e trocar de carro todo ano, sim sempre esse papinho de aluguel.
O que vale mais, ter um bem rentável e durável ou ter o carro do ano que tem depreciação, custo, manutenção.
nas contas, é bem complexo, mas dependendo do valor do imovel (e isso varia muito de região para região) a compra do imovel não compensa.

Falando bem tosco, em SP um bom-excelente imovel ta na faixa de 12 mil o m2 pelo menos.

um imovel de 100m2 vai te sair 1.2kk,

1.2kk a uma taxa de 0,80% a.m., daria em torno de 9.600,00 reais. (com 1,2kk na mão não seria dificil ter uma taxa até melhor)

Com 9.600,00 por mês, daria para pagar uns 6 mil de aluguel e o restante reinvestir para cobrir a inflação e você vai ter o seu dinheiro rendendo e mantendo liquidez.


Agora pensando em uma cidade mais interior, aonde tudo é mais barato. Uma boa casa de 200m2 sai na faixa de 400 mil reais.

daria uns 3.200 reais a 0,80% a.m., considerando que tudo é mais barato, chutaria que para o mesmo imovel um aluguel de 1500 reais
Nesse caso, eu concordo, melhor comprar a casa, a exponencial de valorização que ela tem é muito maior do que a questão do seu dinheiro rendendo.


OU seja, essas contas porcas e por cima que eu montei aqui, foi justamente para demonstrar que cabe caso a caso e provalvemente pode ter coisa errada no meu racicionio porque envolve muito mais coisas
 

SemNickname

Mil pontos, LOL!
Mensagens
526
Reações
428
Pontos
1.059
nas contas, é bem complexo, mas dependendo do valor do imovel (e isso varia muito de região para região) a compra do imovel não compensa.

Falando bem tosco, em SP um bom-excelente imovel ta na faixa de 12 mil o m2 pelo menos.

um imovel de 100m2 vai te sair 1.2kk,

1.2kk a uma taxa de 0,80% a.m., daria em torno de 9.600,00 reais. (com 1,2kk na mão não seria dificil ter uma taxa até melhor)

Com 9.600,00 por mês, daria para pagar uns 6 mil de aluguel e o restante reinvestir para cobrir a inflação e você vai ter o seu dinheiro rendendo e mantendo liquidez.


Agora pensando em uma cidade mais interior, aonde tudo é mais barato. Uma boa casa de 200m2 sai na faixa de 400 mil reais.

daria uns 3.200 reais a 0,80% a.m., considerando que tudo é mais barato, chutaria que para o mesmo imovel um aluguel de 1500 reais
Nesse caso, eu concordo, melhor comprar a casa, a exponencial de valorização que ela tem é muito maior do que a questão do seu dinheiro rendendo.


OU seja, essas contas porcas e por cima que eu montei aqui, foi justamente para demonstrar que cabe caso a caso e provalvemente pode ter coisa errada no meu racicionio porque envolve muito mais coisas

Na verdade, a unica coisa a se preocupar é o coeficiente de aluguel sobre compra do tipo de imovel e regiao.

Imoveis baratos, principalmente apartamentos pequenos, as vezes tendem a quase 1% ao mes, mas hoje em dia é dificil passarem de 0.7%.
Já imoveis grandes e caros, podem chegar a 0,2%, por falta de mercado.

Ai voce olha a inflacao media e os rendimentos possiveis e decide...
Lembrando que do rendimento se desconta IR e que imovel costuma valorizar um pouco proximo da inflacao no minimo!
 
Mensagens
3.127
Reações
7.351
Pontos
303
nas contas, é bem complexo, mas dependendo do valor do imovel (e isso varia muito de região para região) a compra do imovel não compensa.

Falando bem tosco, em SP um bom-excelente imovel ta na faixa de 12 mil o m2 pelo menos.

um imovel de 100m2 vai te sair 1.2kk,

1.2kk a uma taxa de 0,80% a.m., daria em torno de 9.600,00 reais. (com 1,2kk na mão não seria dificil ter uma taxa até melhor)

Com 9.600,00 por mês, daria para pagar uns 6 mil de aluguel e o restante reinvestir para cobrir a inflação e você vai ter o seu dinheiro rendendo e mantendo liquidez.


Agora pensando em uma cidade mais interior, aonde tudo é mais barato. Uma boa casa de 200m2 sai na faixa de 400 mil reais.

daria uns 3.200 reais a 0,80% a.m., considerando que tudo é mais barato, chutaria que para o mesmo imovel um aluguel de 1500 reais
Nesse caso, eu concordo, melhor comprar a casa, a exponencial de valorização que ela tem é muito maior do que a questão do seu dinheiro rendendo.


OU seja, essas contas porcas e por cima que eu montei aqui, foi justamente para demonstrar que cabe caso a caso e provalvemente pode ter coisa errada no meu racicionio porque envolve muito mais coisas

Aluguel aí em SP é esse valor mesmo ou você tá louco nas drogas com esses números?
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.661
Reações
22.047
Pontos
1.774
Aluguel aí em SP é esse valor mesmo ou você tá louco nas drogas com esses números?
Aluguel em SP é um absurdo de caro...ta cheio de comércio fechando devido ao alto valor.
No centro de SP então, placas de aluga-se para todos os lados, pois ninguém aguentou pagar aluguel...ta um absurdo
E nego prefere deixar o imóvel VAZIO do que baixar o preço do aluguel.
 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.254
Reações
12.142
Pontos
1.119
Eu moro com meus pais até hoje de aluguel.
Só de juros ele teria pagado muito mais do que paga até hoje.

Agora ele conseguiu um dinheiro de outras coisas que fez e vai comprar uma casa pra nossa família. Foi questão de oportunidade.
Eu pretendo comprar uma pra mim também, mas não sei como farei ainda. Provavelmente irei de aluguel também.

Sobre o carro, renda da minha família é 20k+ e temos um carro de 20 mil.
Acho que não vale a pena gastar tanto em carro e deixar outras coisas como segunda opção.
 

RubsBR

Bam-bam-bam
Mensagens
2.638
Reações
1.963
Pontos
204
Qualquer fonte de educação financeira aconselha a morar de aluguel em vez de comprar o imóvel.

O valor do imóvel aplicado, te rende um valor maior que o aluguel, ou seja, paga sua moradia e ainda sobra.

Claro que você pode optar por ter um imóvel seu, pela segurança e liberdade de fazer o que quiser com ele, eu mesmo pretendo comprar, um dia. Mas na ponta do lápis, é melhor alugar.

falow

Isso depende muito da região.

De fato, o aluguel representa uma porcentagem ínfima do valor venal do imóvel, a questão é que não vejo
ninguém considerando a valorização do imóvel nessa conta aí.
 
Topo Fundo