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Quem já desenvolve, quem pretende e quem tem curiosidade?

Weblah

Moderador Caveira
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Quem já desenvolve ou desenvolveu jogos, quem pretende fazê-lo e quem tem curiosidade?

Recentemente fiquei com uma coceira pra experimentar Unity.
Se o dia tivesse 30h, provavelmente já teria começado.
Não é a área que estudei (sou advogado), mas tenho vida dupla de garoto de programa desde os 16 anos (há 13, portanto).

Aliás, essa pasta me lembrou o KnP. Me deu muitas alegrias.
218137-klik-play-windows-3-x-front-cover.jpg
 

Madarame

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Eu tenho 6 projetos pra terminar, e todos estão engavetados... Uma pena.
 

Maner

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Comecei a aprender Unity, matéria optativa no meu curso. Nas férias vou tentar aprender Game Maker.


Cada vez mais tenho vontade de seguir pra área de desenvolvimento de jogos, embora minha intenção principal seja programação de baixo nível.
 

Omega Frost

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Essa pasta trouxe muita nostalgia, foi justamento o sonho de desenvolver jogos que fez aprender aprender a programar.

Sempre fui mais preocupado com os gráficos, efeitos, modelos matemáticos e com level design do que com o gameplay ou outros detalhes, por isso passei a maior parte dos meus 10 anos de existência programática mexendo com DirectX, OpenGL, GPUs e Shaders... Já passei por ferramentas como RPG Maker, e algumas ferramentas muito obscuras de desenvolvimento, como o 3D Game Studio.

Já programei alguns jogos por fazer parte de um grupo de desenvolvedores de jogos quando entrei na Unicamp, eles mexiam bastante com XNA na época (2010), em especial um Snake com um long cat ao invés da cobra... Bons tempos.

EDIT: Teve uma época que eu até pensei em fazer um blog, mas escrever qualquer coisa além de código era uma coisa bem chata pra mim :lolwtf
O primeiro tópico falaria sobre Relaxed Cone Stepping for Relief Mapping e Enhanced Subpixel Morphological Antialiasing:
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Ultima Edição:

Macaco Louco

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Já desenvolvi vários jogos. O primeiro foi em OpenGL puro, o segundo em XNA (com um pessoal daqui) e o terceiro e quarto em Unity3D.
 

gamermaniacow

Togges
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Formei um estudio esse ano com um investidor e estou desenvolvendo um game não anunciado ainda.

Sou designer e sei o básico de programação, por conta disso, estou usando Unreal Engine 4 por causa do visual Script chamado Blueprint (Que aliás, irei fazer um tópico sobre a engine por aqui, para trocarmos conhecimento).
 
Ultima Edição:


Macaco Louco

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Essa pasta trouxe muita nostalgia, foi justamento o sonho de desenvolver jogos que fez aprender aprender a programar.

Sempre fui mais preocupado com os gráficos, efeitos, modelos matemáticos e com level design do que com o gameplay ou outros detalhes, por isso passei a maior parte dos meus 10 anos de existência programática mexendo com DirectX, OpenGL, GPUs e Shaders... Já passei por ferramentas como RPG Maker, e algumas ferramentas muito obscuras de desenvolvimento, como o 3D Game Studio.

Já programei alguns jogos por fazer parte de um grupo de desenvolvedores de jogos quando entrei na Unicamp, eles mexiam bastante com XNA na época (2010), em especial um Snake com um long cat ao invés da cobra... Bons tempos.
Você era integrante do Gamux?
 

Omega Frost

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Você era integrante do Gamux?
Eu fiz um curso no meu primeiro semestre de 2010 e tentei continuar em um dos projetos, mas acabei saindo por falta de tempo. Lembro de ter feito editor de mapas e o escambal durante um feirado prolongado enquanto a galera enchia a cara :klolz
 

Macaco Louco

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Eu fiz um curso no meu primeiro semestre de 2010 e tentei continuar em um dos projetos, mas acabei saindo por falta de tempo. Lembro de ter feito editor de mapas e o escambal durante um feirado prolongado enquanto a galera enchia a cara :klolz
To ligado. Você é da FEEC ou do IC?
 

Max payne fox

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Ja desenvolvi alguns como trabalho de faculdade usando ANSI C e Allegro, mas meu conhecimento matematico é muito fraco pra desenvolver algo mais serio

Enviado do meu Dreamcast gozado
 

BlueWingedTiger

ROAR!
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Eu tentei fazer um programa que quando você abre ele fala Hello World









deu erro e não consegui resolver depois de 1 hora tentando :ksnif
 

ELTORO

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Tenho interesse,tenho até um projeto em mente,mas no momento acho que infelizmente não vai colar.

No passado eu dei uma mexidinha no Blender e no Sierra Construct 2 (trial).
Nessa primeira engine eu fiz alguns modelos 3D (que aprendi num tutorial),e cheguei a fazer um protótipo de FPS,mas perdi o projeto.Não curti a engine,achei muito complicada de mexer,mesmo parecendo boa.
Na outra engine eu apenas brinquei mesmo,fiz umas pixel arts e mandei tudo pro brejo depois.
 

ptsousa

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Eu tenho vontade, por hobby mas nunca tive tempo ou um PC decente juntos.

Agora aqui na Polônia é a melhor oportunidade e penso sim em brincar com algo :klolz
 

Macaco Louco

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Eu tenho vontade, por hobby mas nunca tive tempo ou um PC decente juntos.

Agora aqui na Polônia é a melhor oportunidade e penso sim em brincar com algo :klolz
Você não precisa de um bom PC. Só precisa de um compilador. As imagens você faz até no Paint se quiser.
 

ptsousa

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Você não precisa de um bom PC. Só precisa de um compilador. As imagens você faz até no Paint se quiser.

É que não tinha tal habilidade artística. Não que seja o rei do desenho agora maas :klolz

De qualquer forma, será bom aprender com os mais experientes no ramo. Quando o meu PC chegar da mudança, eu agito.


Até lá, vou lendo as sugestões gerais dos prezados aqui :kjoinha
 

Nolifeking

Bam-bam-bam
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Me formei no começo do ano e estou com uns projetos, porém, odeio a parte de programação. Prefiro a parte do design e criação.

Comprei vários Assets do Unity3D para começar a desenvolver. Quando eu tiver menos preguiça de programar, ou encontrar um programador, vou colocar os projetos em prática.
 

Macaco Louco

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Para quem quer começar a desenvolver jogos, tem que aprender a programar. É muito difícil conseguir alguém que queira programar a ideia de outra pessoa sem receber nada em troca. Sem contar que em uma equipe de jogos indie, todo mundo programa, é raro ter divisão por tipo de tarefa pois encarece demais.
 

Duolks

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Trabalho com desenvolvimento a alguns anos, mas nada vinculado a games, porém ando estudando Unity por conta e tenho alguns projetos mas nada que esteja trabalhando agora.
 

Motherfucker Jones

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Estou fazendo um jogo na unity com uns amigos como parte de um trabalho final de conclusão de curso. E digo que é um inferno usar unity com um git da vida. Toda hora da conflito na parada na hora do merge.
 

Lamerda

King of the Black Coconut Candy
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Teve uma época que criaram um forum inteiro para isso, na época do forumeiros, acho que foi o @Lamerda

Pois é, era eu e mais um cara aqui do forum, que nao lembro de cabeça o nome. Trocávamos ideias sobre desenvolvimento, criávamos programas bestas e que faziam coisas malucas e postava lá.

porem pouca gente teve interesse na época e acabamos abandonando a coisa, uma pena
 

Gato Descabelado

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Anos atrás, quando trabalhava com desenvolvimento web, eu havia desenvolvido um jogo da cobrinha bastante funcional em javaScript para servir de portfólio de currículo. Como aquilo realmente impressionava, quando comecei a trabalhar com iOS eu reescrevi esse jogo em Objective-C.
Por muito tempo tive interesse em desenvolver jogos, mas sinceramente sempre me faltou criatividade pra bolar alguma dinâmica nova e desenvolver clones de jogos já existentes me parecia um desperdício enorme de vida.

Hoje minha vida tomou um rumo diferente e esse tipo de idéia está cada vez mais distante.
 

Mutolopitico

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Tenho o sonho de desenvolver games, e não irei desistir de forma alguma, iniciei um tecnólogo em ADS, Analise e desenvolvimento de sistemas, porque daí eu iria aprender a programar, e então progamar para games, só que o curso cheio de problemas, galera foi desistindo ate chegar o ponto a ter só 4 pessoas, ai então infelizmente a Estácio daqui de aracaju/SE fechou o curso de ADS por falta de aluno, más, e ai? Eu desisti do sonho? NÃO! Dei um basta nessa m**** da Estácio, e comecei a aprender sozinho, vendo centenas de tutoriais no youtube, e atualmente to aprendendo blender, estou praticamente sendo auto-didata, e não é fácil pessoal, nada fácil...
Segue algumas das minhas criações recentes no blender3d: (com 1 mês de blender)
SqkI7fG.jpg
Primeiro rosto humano feito por min, com a topologia correta, alguns erros pequenos, (alguns ngons) não é fácil acertar o formato do rosto mas meu segundo rosto humano ja melhorou :
NgE2tAd.jpg

MbWr9fu.jpg

Agora com a topologia correta, rosto feminino cartunizado, formato do rosto correto.
fC8oVxg.jpg

GMT3uqs.jpg

Agora um robozinho que eu criei, seguindo várias horas de tutorias
E por último, minha criação mais recente, 6h de tutorias eis meu grand finale :
EXFHFxm.jpg

Ficou tão bom que me pergunto, fui eu mesmo que fiz isso?
Devagarinho vou aprendendo, uma coisa que eu recomendo pra quem ta iniciando modelagem e criação de games, seguir um caminho, para você aprender tuto não ficar sobrecarregado
Aprender modelagem 3d>>Topologia de modelagem>>texturização>>iluminação>>animação>>game engine>>programação>>desenvolvimento do game>> game pronto! Tente seguir esse caminho, é claro que eu simplifiquei as coisas, dentro de game engine tem um bocado de coisas a mais ai, pessoal, sigam seus sonhos, não deixe o tempo passar, parei de jogar meu dotinha, e to focando meu tempo livre em modelagem, sei que to longe ainda , mas importa que eu já iniciei a trilhar meu futuro.
 

Amigo Bolha

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Tenho o sonho de desenvolver games, e não irei desistir de forma alguma, iniciei um tecnólogo em ADS, Analise e desenvolvimento de sistemas, porque daí eu iria aprender a programar, e então progamar para games, só que o curso cheio de problemas, galera foi desistindo ate chegar o ponto a ter só 4 pessoas, ai então infelizmente a Estácio daqui de aracaju/SE fechou o curso de ADS por falta de aluno, más, e ai? Eu desisti do sonho? NÃO! Dei um basta nessa m**** da Estácio, e comecei a aprender sozinho, vendo centenas de tutoriais no youtube, e atualmente to aprendendo blender, estou praticamente sendo auto-didata, e não é fácil pessoal, nada fácil...
Segue algumas das minhas criações recentes no blender3d: (com 1 mês de blender)
SqkI7fG.jpg
Primeiro rosto humano feito por min, com a topologia correta, alguns erros pequenos, (alguns ngons) não é fácil acertar o formato do rosto mas meu segundo rosto humano ja melhorou :
NgE2tAd.jpg

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Agora com a topologia correta, rosto feminino cartunizado, formato do rosto correto.
fC8oVxg.jpg

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Agora um robozinho que eu criei, seguindo várias horas de tutorias
E por último, minha criação mais recente, 6h de tutorias eis meu grand finale :
EXFHFxm.jpg

Ficou tão bom que me pergunto, fui eu mesmo que fiz isso?
Devagarinho vou aprendendo, uma coisa que eu recomendo pra quem ta iniciando modelagem e criação de games, seguir um caminho, para você aprender tuto não ficar sobrecarregado
Aprender modelagem 3d>>Topologia de modelagem>>texturização>>iluminação>>animação>>game engine>>programação>>desenvolvimento do game>> game pronto! Tente seguir esse caminho, é claro que eu simplifiquei as coisas, dentro de game engine tem um bocado de coisas a mais ai, pessoal, sigam seus sonhos, não deixe o tempo passar, parei de jogar meu dotinha, e to focando meu tempo livre em modelagem, sei que to longe ainda , mas importa que eu já iniciei a trilhar meu futuro.
Parabéns pelos modelos, ficaram bem legais sim.

Só acho que se quer desenvolver um jogo antes de tudo tem que começar é com a programação.
Pode ser algo bem simples mesmo. Uma engine 2d em Lua por exemplo. Tem que começar completando o desenvolvimento com joguinhos bem básicos para aos poucos ir acrescentando mais complexidade a eles.
 

Mutolopitico

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Parabéns pelos modelos, ficaram bem legais sim.

Só acho que se quer desenvolver um jogo antes de tudo tem que começar é com a programação.
Pode ser algo bem simples mesmo. Uma engine 2d em Lua por exemplo. Tem que começar completando o desenvolvimento com joguinhos bem básicos para aos poucos ir acrescentando mais complexidade a eles.
Já mexi sim com joginhos básicos, já me aventurei muito nesses "makers' da vida,não pretendo desenvolver games 2d em sprites, meu foco é 3d, e não tem como escapar da modelagem, por isso que no meu " caminho de desenvolvimento" botei modelagem como início, e claro, vai de pessoa a pessoa, se ela vai programar por início brincando com vários cubos, como personagens, vai, e também não dá pra ficar dependente de sites de download de modelos 3d free ou pagos, uma hora ou outra você vai ter que aprender a modelar, ao menos que você tenha uma equipe, pra segmentar os trabalhos, aí já é outra história...
 

Gkaarl

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Estou me coçando pra começar mas não arranjo tempo. O tempo que consigo, durmo pra conseguir aguentar o tranco da semana... Mas queria desenvolver algum joguinho pra iOS. Não sei nem por onde começar direito mas logo pegarei férias de tudo e vou estudar.
 

Lamerda

King of the Black Coconut Candy
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Desenvolver é interessante, quando eu tinha mais tempo disponivel, como trabalho em um provedor de internet, e vendo certas necessidades no nosso sistema, eu estava desenvolvendo um sistema novo, integrando o atual que já tinhamos, com recursos pra facilitar a minha vida e dos outros que trabalhavam nele, porem, como fiquei sem tempo, acabei jogando ele de lado.

mais é legal ver suas criações tomando forma, e você ver algo final. é muito gratificante
 
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