O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Quem podia imaginar né] Cobrança de bagagem não garantirá redução de preço de passagem, diz Gol

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.103
Reações
172.469
Pontos
1.714
Presidente da Gol, Paulo Kakinoff, afirma que as tarifas, a partir de 14 de março, não serão necessariamente mais baixas do que as atuais

O início da cobrança de bagagem pelas companhias aéreas, que deverá ocorrer a partir de 14 de março, quando entrar em vigor a nova norma da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), não garantirá bilhetes de voo mais baratos, na comparação com os patamares atuais. Segundo o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, é certo que a tarifa para quem viajar sem mala será menor do que o preço pago por quem despachar bagagem.

O executivo disse, porém, que não há projeção de redução de preço por parte da Gol. “(O consumidor) não vai comparar meu preço antes e depois da regra. Vai comparar o meu preço com o do meu competidor (no dia em que quiser viajar).” Kakinoff acrescentou ainda, em entrevista ao Estado, que as tarifas aéreas são dinâmicas, variando conforme procura, data da viagem e câmbio – já que cerca de 50% dos custos do setor estão atrelados ao dólar.

A nova regra da Anac atende a uma demanda antiga do setor aéreo, que defendia o fim da franquia de bagagem gratuita, de até 23 kg por passageiro nos voos nacionais, com o argumento de aproximar as normas brasileiras aos padrões internacionais. Hoje, apenas Venezuela, Rússia e México também exigem que as companhias aéreas transportem pelo menos uma mala sem cobrar, segundo a própria agência reguladora.

Para Kakinoff, o fim da franquia deverá aumentar a concorrência entre as companhias aéreas, o que poderá acabar beneficiando o consumidor. “A possibilidade de poder cobrar a mala não traz outra coisa senão a intensificação da competição. Cada companhia vai precificar o que cobrar da mala e se vai ou não cobrar.”

O executivo diz que, a bagagem grátis ou uma tarifa de despacho menor podem ser itens importantes na hora de conquistar a preferência do cliente. Hoje, a Gol tem 38,8% de participação no segmento de voos domésticos, enquanto a Latam fica na segunda posição, com 31,3%.

Apesar do crescimento na participação de mercado e da melhoria nos resultados financeiros (a empresa teve lucro líquido de R$ 1,1 bilhão em 2016, revertendo o prejuízo de R$ 4,3 bilhões do ano anterior), a empresa ainda enfrenta desafios financeiros. Sua dívida total, por exemplo, chega a R$ 6,4 bilhões.

Capital externo. Uma abertura total do setor aéreo ao capital estrangeiro – medida que já é consenso no governo – favoreceria a Gol, que poderia receber mais recursos de uma parceira internacional. Segundo Kakinoff, a posição da aérea de defender o fim da restrição ao capital estrangeiro se dá por princípio, e não por interesse próprio.

O executivo, porém, admite que a medida beneficiaria a Gol em vários níveis. Além de injetar capital, um acionista estrangeiro poderia colaborar para a empresa ter uma reputação melhor no mercado. Segundo fontes de mercado, uma das candidatas a ampliar sua fatia na Gol, caso a mudança seja mesmo aprovada, seria a americana Delta, que já detém mais de 9% da companhia.

O fim da restrição também abriria caminho para a companhia aérea avançar para o Novo Mercado (segmento da Bolsa que lista as empresas com maior nível de governança corporativa), o que ajudaria a posicionar melhor as ações da aérea. Hoje, por ter acionistas com e sem direito a voto, em razão do teto de 20% do controle no setor aéreo, a empresa precisa manter dois tipos de papéis para cumprir a legislação.

Austeridade. Kakinoff afirmou ainda que, enquanto as mudanças regulatórias não se concretizam, a estratégia da empresa tem sido o corte de despesas. Entre as medidas adotadas pela Gol para sobreviver a 2016, um dos piores anos da história do setor, foi diminuir a oferta de assentos. O executivo diz que, no cenário econômico atual, não está descartada a hipótese de a empresa devolver aeronaves neste ano para reduzir ainda mais essa oferta.

Para André Castellini, da consultoria Bain & Company, a redução da oferta, realizada no ano passado não só pela Gol, mas por todas as companhias brasileiras, foi uma mudança acertada para que elas deixassem de queimar caixa. Se o dólar se mantiver no atual patamar e o País crescer cerca de 1% em 2017, as empresas conseguirão ter lucro novamente e atingir uma meta operacional de 5% a 7%, como pretende a Gol.


http://economia.estadao.com.br/noti...ucao-de-preco-de-passagem-diz-gol,70001681641

tumblr_mil4q4utPG1rc0luco1_400.gif
 


0000000

Bam-bam-bam
Mensagens
4.923
Reações
6.771
Pontos
414
Todos avisaram, inclusive em um topico sobre o assunto meses atras.

Deixa botarem franquia na internet pra ver a mesma m**** acontecer.
 

JeanJacquesRosseau

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.772
Reações
21.072
Pontos
664
O setor aeroviário do Brasil é uma m****.

Quem já vôo na Europa sabe o quanto o Brasil é um lixo nesse setor.
 

Novalgina

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.984
Reações
27.239
Pontos
1.434
Pensa na confusão, olha, esta passagem está mais barata, vou comprar ela, mas não tem bagagem, não vou levar bagagem mesmo, aí vai com 2 malas gigantescas.

Brasileiro médio não lê, vai na conversa do agente de viagens, isso vai dar mais m**** nos check-in.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.721
Reações
19.590
Pontos
1.084
Acho que o pessoal não leu a materia. Ela diz que o preço da passagem como conhecemos hoje não vai mudar. Mas que vai baixar apenas para quem não despachar a bagagem.

Enviado de meu SM-A710M usando Tapatalk
 

Roveredo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.437
Reações
29.689
Pontos
503
Nem esse se for ver, alguns lugares te tratam como se estivessem te fazendo um favor em cobrar imposto de voce.

Oh, isso sem dúvidas.

Digo na eficiência do serviço em si (fiscalizar e cobrar, se for o caso).
 

eddyeddy

Bam-bam-bam
Mensagens
815
Reações
1.952
Pontos
283
Acho que o pessoal não leu a materia. Ela diz que o preço da passagem como conhecemos hoje não vai mudar. Mas que vai baixar apenas para quem não despachar a bagagem.

Enviado de meu SM-A710M usando Tapatalk
Ele não disse que vai baixar.

Falou que vai ser mais barato para quem não leva mala extra do que para quem despacha.
 

Gulf

F1 King
Mensagens
16.281
Reações
15.511
Pontos
1.439
Acho que o pessoal não leu a materia. Ela diz que o preço da passagem como conhecemos hoje não vai mudar. Mas que vai baixar apenas para quem não despachar a bagagem.

Enviado de meu SM-A710M usando Tapatalk
Hoje eu pago 300 com bagagem para fazer o trajeto X
A partir de março, vou pagar os mesmos 300 mas SEM BAGAGEM.
Se quiser despachar minhas bagagens, vai la mais uns tantos %.
 

:GUI:

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.660
Reações
22.479
Pontos
614
Quem viajar sem mala vai deixar de pagar o preço da bagagem
Cade o desconto?
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.721
Reações
19.590
Pontos
1.084
Hoje eu pago 300 com bagagem para fazer o trajeto X
A partir de março, vou pagar os mesmos 300 mas SEM BAGAGEM.
Se quiser despachar minhas bagagens, vai la mais uns tantos %.
nao foi isso que a reportagem afirma...
é só ler.
 
Topo Fundo