O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Renault Sandero

Askazy

Novato
Mensagens
15
Reações
4
Pontos
13
Boa tarde pessoal, sei que esse não é um fórum específico para isso, mas talvez algum usuário experiente possa me dar uma luz para esse problema que venho enfrentando. Possuo um Renault Sandero Expression ano 10/11 motor 1.6 8V, o qual adquiri no final do passado, com 72.000km rodados.

No final de outubro desse ano, tive um problema com esse veículo que ligava mas ficava engasgando (fumando), sem potência, trepidando muito, alto barulho no escapamento e com etanol pingando bastante do escapamento.

Levei o carro no mecânico e aparentemente uma das velas estava estragada, fiz a troca da mesmas por um conjunto da NGK, juntamente com o conjunto de cabo de velas e o carro voltou a funcionar normalmente. Um mês depois, no final de novembro, o veículo começou a apresentar os mesmos sintomas, e ao abrir o capô do carro verifiquei que um dos cabos de vela havia rachado na parte que se liga à bobina.

Levei o carro em um outro mecânico, que passou o scanner e disse não haver nenhum problema, entretanto, aparentemente a bobina estaria com problema. Fiz a troca da bobina e comprei outro conjunto de cabos da NGK e o veículo voltou a funcionar normalmente.

Hoje, um mês depois, o carro apresenta o mesmo problema, e ao olhar embaixo do carro, notei que o escapamento intermediário estava pingando. Além disso, vi que a antiga proprietária do carro chegou a trocar as velas do mesmo várias vezes com menos de 10.000km entre as trocas.

Já não sei mais o que fazer, o carro está funcionando e um belo dia você acorda e vai sair de casa e ele simplesmente da problema.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.581
Reações
13.097
Pontos
1.189
Pela descrição, as velas não são a causa, mas consequência do problema. Algo as está destruindo, e o escapamento encharcado é sinal de mistura gorda.

Por que esse carro não está queimando corretamente o combustível? Essa é a pergunta. Sugiro uma investigação mais a fundo no motor. Tirar tampa de válvulas e ver se não tem sede de válvula lavada pelo combustível, se não está com vedação ruim, essas coisas. Não tem mecânico mais experimentado em Renault, onde você mora? Os Renault têm a parte elétrica meio sensível. Pode ser algo nessa área também.

Enviado de meu SM-A910F usando Tapatalk
 

Askazy

Novato
Mensagens
15
Reações
4
Pontos
13
Pela descrição, as velas não são a causa, mas consequência do problema. Algo as está destruindo, e o escapamento encharcado é sinal de mistura gorda.

Por que esse carro não está queimando corretamente o combustível? Essa é a pergunta. Sugiro uma investigação mais a fundo no motor. Tirar tampa de válvulas e ver se não tem sede de válvula lavada pelo combustível, se não está com vedação ruim, essas coisas. Não tem mecânico mais experimentado em Renault, onde você mora? Os Renault têm a parte elétrica meio sensível. Pode ser algo nessa área também.

Enviado de meu SM-A910F usando Tapatalk
Então, das duas vezes que levei, como as velas haviam queimado a simples substituição das mesmas resolveu o problema, mas já ficou claro, que existe algo que na verdade está queimando as velas, como você mesmo disse. Uma outra coisa que percebi é que me parece que é somente em um cilindro que isso está ocorrendo, acho que é o quarto ou primeiro (o que fica na extremidade do lado do mostorista).

Infelizmente só tive acesso as revisões e manutenções do veículo após a compra do mesmo, em que logo estranhei uma troca muito frequente das velas, pode ser que seja algo no motor e a antiga proprietária resolveu se desfazer do veículo por causa desses problemas recorrentes.
 
Ultima Edição:

CoyoteBoicote

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.683
Reações
13.976
Pontos
754
Vc é d que cidade?
Se for do interior de SP posso te indicar um mecânico de confiança dependendo regiao...
 

Askazy

Novato
Mensagens
15
Reações
4
Pontos
13
Vc é d que cidade?
Se for do interior de SP posso te indicar um mecânico de confiança dependendo regiao...
Campinas/ SP.
O mais complicado é gastar com peças e a mão de obra rodar com o carro menos de 1 mês e o negócio dar pau. Já vou preparar o bolso que se precisar fazer alguma retífica a facada vai ser feia.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Campinas/ SP.
O mais complicado é gastar com peças e a mão de obra rodar com o carro menos de 1 mês e o negócio dar pau. Já vou preparar o bolso que se precisar fazer alguma retífica a facada vai ser feia.

Outro gasto você terá que arcar. O vai acontecer é que dessa vez poderá ser algo mais definitivo com a indicação de um mecânico bom.
 


CoyoteBoicote

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.683
Reações
13.976
Pontos
754
Campinas/ SP.
O mais complicado é gastar com peças e a mão de obra rodar com o carro menos de 1 mês e o negócio dar pau. Já vou preparar o bolso que se precisar fazer alguma retífica a facada vai ser feia.
devido a distância talvez não seja viável pra vc pois o mecânico que conheço é em Itu/SP...ele é muito bom e honesto. Tente encontrar um mecânico bom, pois nesses casos era pra ter uma garantia pelo serviço de no mínimo 3 meses...
 

RubsBR

Bam-bam-bam
Mensagens
2.638
Reações
1.963
Pontos
204
Se não me engano, a High Torque abriu uma unidade em Campinas.
Eu levaria o carro lá pra eles darem uma olhada.

O mecânico que fez o serviço no seu carro não deu uma garantia de pelo menos 3 meses?
 

Askazy

Novato
Mensagens
15
Reações
4
Pontos
13
Se não me engano, a High Torque abriu uma unidade em Campinas.
Eu levaria o carro lá pra eles darem uma olhada.

O mecânico que fez o serviço no seu carro não deu uma garantia de pelo menos 3 meses?
Ele deu garantia de serviço, mas como o diagnóstico que ele deu, de bobina com defeito, não resolveu o problema, eu meio que perdi a confiança, pois talvez eu fique lá com ele trocando várias peças e não solucione o problema.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.581
Reações
13.097
Pontos
1.189
Ele deu garantia de serviço, mas como o diagnóstico que ele deu, de bobina com defeito, não resolveu o problema, eu meio que perdi a confiança, pois talvez eu fique lá com ele trocando várias peças e não solucione o problema.
Bobina foi um bom palpite. Se deu garantia, pode continuar a investigação.

Enviado de meu SM-A910F usando Tapatalk
 

Askazy

Novato
Mensagens
15
Reações
4
Pontos
13
Bobina foi um bom palpite. Se deu garantia, pode continuar a investigação.

Enviado de meu SM-A910F usando Tapatalk
Eu tenho algum direito, caso ele continue pedindo pra trocar coisas que não resolvem o problema? Digo isso porque, como não tenho muito conhecimento, ele pode alegar que algumas peças, que "possam" ter relação com o problema estejam com defeito e solicitar a troca, mas que essa não resolve o problema de fato.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.581
Reações
13.097
Pontos
1.189
Eu tenho algum direito, caso ele continue pedindo pra trocar coisas que não resolvem o problema? Digo isso porque, como não tenho muito conhecimento, ele pode alegar que algumas peças, que "possam" ter relação com o problema estejam com defeito e solicitar a troca, mas que essa não resolve o problema de fato.
Na prática, não. Isso seria muito complicado comprovar e correr atrás de indenização.

Você disse que o problema ocorre em um único cilindro. Para isso ser causado por bobina, esse motor deveria ter bobinas individuais. Não sei se é o caso. Mas pergunte. Se for uma bobina por par de cilindros, por exemplo, dificilmente somente um daria problema.

Pode ser cabeçote empenado. Junta de cabeçote. Cavitaçao de galeria de arrefecimento. Anel de pistão. Mais improvável, módulo de injeção. Tudo dá sinais para ser descoberto. Se não confiou no mecânico, e realmente é difícil encontrar um competente, peça indicações a quem você sabe que entende um pouco mais, que seja da sua região. Às vezes vale a pena andar um pouco e levar a uma cidade próxima, se lá há um profissional bom.

Enviado de meu SM-A910F usando Tapatalk
 

Askazy

Novato
Mensagens
15
Reações
4
Pontos
13
Na prática, não. Isso seria muito complicado comprovar e correr atrás de indenização.

Você disse que o problema ocorre em um único cilindro. Para isso ser causado por bobina, esse motor deveria ter bobinas individuais. Não sei se é o caso. Mas pergunte. Se for uma bobina por par de cilindros, por exemplo, dificilmente somente um daria problema.

Pode ser cabeçote empenado. Junta de cabeçote. Cavitaçao de galeria de arrefecimento. Anel de pistão. Mais improvável, módulo de injeção. Tudo dá sinais para ser descoberto. Se não confiou no mecânico, e realmente é difícil encontrar um competente, peça indicações a quem você sabe que entende um pouco mais, que seja da sua região. Às vezes vale a pena andar um pouco e levar a uma cidade próxima, se lá há um profissional bom.

Enviado de meu SM-A910F usando Tapatalk
É uma bobina só com os 4 plugues para cada um dos cilindros. Realmente quando levei da primeira vez que ocorreu esse problema, deixei de ir no mecânico que me indicaram porque ele estava com muito serviço e eu precisava do carro com uma certa urgência. No fim das contas o tempo que ganhei estou perdendo agora.

Catalisador tem alguma relação com isso? Digo, se o catalisador estiver estragado pode queimar as velas e destruir os cabos de vela?

O mais complicado é que esse é um problema intermitente, você troca as velas e o cabo, o carro funciona normalmente por um tempo e depois de um tempo o carro começa a pegar com certa dificuldade, até que chega o momento que da o problema de fato.
 

Velotrol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.892
Reações
7.117
Pontos
1.039
Se não me engano, a High Torque abriu uma unidade em Campinas.
Eu levaria o carro lá pra eles darem uma olhada.

O mecânico que fez o serviço no seu carro não deu uma garantia de pelo menos 3 meses?
Tem o Dr. Macete também.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.581
Reações
13.097
Pontos
1.189
É uma bobina só com os 4 plugues para cada um dos cilindros. Realmente quando levei da primeira vez que ocorreu esse problema, deixei de ir no mecânico que me indicaram porque ele estava com muito serviço e eu precisava do carro com uma certa urgência. No fim das contas o tempo que ganhei estou perdendo agora.

Catalisador tem alguma relação com isso? Digo, se o catalisador estiver estragado pode queimar as velas e destruir os cabos de vela?

O mais complicado é que esse é um problema intermitente, você troca as velas e o cabo, o carro funciona normalmente por um tempo e depois de um tempo o carro começa a pegar com certa dificuldade, até que chega o momento que da o problema de fato.
Catalisador entupido aumenta a pressão interna do motor e afeta a circulação dos vapores de óleo, podendo sujar vela, mas dificilmente daria problema em somente um cilindro.

Enviado de meu SM-A910F usando Tapatalk
 

Askazy

Novato
Mensagens
15
Reações
4
Pontos
13
Catalisador entupido aumenta a pressão interna do motor e afeta a circulação dos vapores de óleo, podendo sujar vela, mas dificilmente daria problema em somente um cilindro.

Enviado de meu SM-A910F usando Tapatalk
Liguei o carro e fui para o mecânico e no meio do caminho percebi que o carro havia dado uma melhorada. Chegando lá, o carro estava aparentemente normal, e o que o mecânico me disse é que possivelmente a vela estava encharcando e por isso o problema. Ele disse que pode ser problema no cabeçote e estar vazando líquido de arrefecimento, mas aparentemente o nível não está baixando. Talvez seja do álcool também, percebi que quando parei lá e ele deu umas acelerada saia bastante fumaça branca mas depois normalizou.

O mecânico me recomendou esperar e ver se o problema persiste e ficar de olho no nível da água.
 

Askazy

Novato
Mensagens
15
Reações
4
Pontos
13
Catalisador entupido aumenta a pressão interna do motor e afeta a circulação dos vapores de óleo, podendo sujar vela, mas dificilmente daria problema em somente um cilindro.

Enviado de meu SM-A910F usando Tapatalk
Liguei o carro e fui para o mecânico e no meio do caminho percebi que o carro havia dado uma melhorada. Chegando lá, o carro estava aparentemente normal, e o que o mecânico me disse é que possivelmente a vela estava encharcando e por isso o problema. Ele disse que pode ser problema no cabeçote e estar vazando líquido de arrefecimento, mas aparentemente o nível não está baixando. Talvez seja do álcool também, percebi que quando parei lá e ele deu umas acelerada saia bastante fumaça branca mas depois normalizou.

O mecânico me recomendou esperar e ver se o problema persiste e ficar de olho no nível da água.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.581
Reações
13.097
Pontos
1.189
Liguei o carro e fui para o mecânico e no meio do caminho percebi que o carro havia dado uma melhorada. Chegando lá, o carro estava aparentemente normal, e o que o mecânico me disse é que possivelmente a vela estava encharcando e por isso o problema. Ele disse que pode ser problema no cabeçote e estar vazando líquido de arrefecimento, mas aparentemente o nível não está baixando. Talvez seja do álcool também, percebi que quando parei lá e ele deu umas acelerada saia bastante fumaça branca mas depois normalizou.

O mecânico me recomendou esperar e ver se o problema persiste e ficar de olho no nível da água.
Fumaça branca normalmente é água entrando na câmara de combustão. Junta de cabeçote queimada, cabeçote empenado e cavitação do bloco causam isso, mesmo.

Enviado de meu SM-A910F usando Tapatalk
 

Askazy

Novato
Mensagens
15
Reações
4
Pontos
13
Fumaça branca normalmente é água entrando na câmara de combustão. Junta de cabeçote queimada, cabeçote empenado e cavitação do bloco causam isso, mesmo.

Enviado de meu SM-A910F usando Tapatalk
Acabei de buscar o carro no mecânico e não há nenhum problema na junta do cabeçote nem nada, aparentemente somente os bicos injetores que estavam sujos/entupidos. A limpeza foi feita e aparentemente está tudo normal, mas vou ficar de olho pra ver se o problema volta.
 

carlosgbbh

Ser evoluído
Mensagens
84
Reações
75
Pontos
28
Aproveitando seu tópico, meu carro está com um problema parecido eu acho, ele é um 1.0 2009, ele está perdendo potência e em subidas fica com dificuldade para arrancar, depois que embala anda normalmente, o mecânico falou que é bobina, trocou e duas semanas depois o problema está voltando... Fica um barulho estranho no escapamento e as vezes da até uns "tiros" quando força, já estou puto pq gastei mó nota nessa bobina...

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
 
Topo Fundo