O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Replica de gabinete Neo Geo MVS 4

Alex Sousa

Ser evoluído
Mensagens
14
Reações
71
Pontos
23
Olá amigos retrogamers.

Eu me chamo Alex, esse é o meu primeiro post aqui, e para não "perdermos tempo" com apresentações, vou direto ao assunto:

Recentemente concluí a construção de uma réplica de gabinete Neo Geo MVS.
Esse projeto foi feito com tanto carinho, que o resultado ficou nada menos excepcional, então eu decidi publicar isso de alguma forma para que outras pessoas também pudessem sentir a mesma alegria que eu senti ao construí-lo, quando o vi pronto pela primeira vez, e que sinto até hoje todas as vezes que jogo nele. Pensei em colocar um vídeo no Youtube e também publicar um PDF com algumas informações a respeito do projeto em algum fórum retrogamer que trate do assunto com o devido respeito, e foi assim que cheguei aqui.

Em anexo segue o PDF, e abaixo uma foto dele.
Quando eu publicar o vídeo no Youtube, atualizo o tópico com o link.

Peço que, por favor, não reparem na qualidade das imagens, e/ou do documento como um todo... Eu gostaria de fazer uma diagramação descente, mas não tenho conhecimento para isso. Também dispenso comentários a respeito da lista de preços, eu só coloquei ela no documento porque é uma pergunta recorrente, e eu sei que é possível pagar menos trazendo peças da china, de segunda mão, de qualidade inferior, etc.

finalizado4.jpg

Um abraço!
Alex.
 

Anexos

  • Projeto do Gabinete - v1.3.pdf
    1,8 MB · Visualizações: 260

Kernell32dll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
714
Reações
1.014
Pontos
1.093
Excelente resultado! Eu também tenho um gabinete em casa construído do zero, mas não me inspirei em outro existente.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Coisa linda isso no quarto ou na sala de TV... Parabéns fio!
 

METALTEX

Bam-bam-bam
Mensagens
752
Reações
7.527
Pontos
433
BASED OP.
São tópicos assim que ainda me fazem ter um pouco de fé no meio desse mar de shitposting que tornou-se a internet.

Qualidade incontestável e que ficou praticamente idêntico ao de um original (eu, particularmente, odeio gabinetes "não-exatos", que tentam apenas emular o visual do antigo, mas acabam cagando na arte e nos detalhes). Pra mim, arcade decente é aquele o mais próximo possível da fonte e esse foi um senhor resultado - especialmente no envelopado, na arte e presença do ficheiro. Ponto extra pro acabamento removível - ninguém pensa nisso. TOP LEVEL.

Só não dou nota 10 (daria 9,8 :kforever) por 2 míseros detalhes: os arcades vermelhos usavam joystick de manete (e não bolinha, que são mais comuns nos vewlix atuais) e a saída de som é redonda e preta, com encaixe hexagonal, ambos análagos aqueles xulezentos da Diverbrás (dá pra achar aos montes no ML).

mvs_cons.jpg

Mas isso é mero detalhe num projeto realmente top. Se tivesse esses 2 pontos (e um monitor velho 4/3, AOC tem uns LCDs quadrados antigos), não daria pra saber se o seu gabinete é original ou custom.

Sobre o LED do marquee, se for mexer novamente, troque a fita de LED sequencial por POWER LEDS unitários (usei 2, sugiro 3 ou 4) e aumente a potência da fonte (12V pra cima). Claro, uma chave extra atrás de liga/desliga é essencial (não é bom ligar junto com a máquina, em separado é melhor). Dá um pouco mais de trabalho, mas o brilho é bem mais forte e uniforme. Recomendo.

x1b.jpg

Aproveitando, meu duplo parabéns por ter disponibilizado um PDF do projeto. Isso, nos dias de hoje, é raro.
Já garantiu sua vaga no céu.
 
Ultima Edição:

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Excelente trabalho e seja bem vindo ao fórum!
 


RM Danger

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.228
Reações
9.676
Pontos
1.034
Belo tópico de entrada.

Se tivesse dinheiro e algum talento como marceneiro, também faria algo parecido.

Parabéns.
c5624d8a0116d38bf10263fcc0cdb2e6.jpg


Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 

leotrix14

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.588
Reações
13.569
Pontos
1.139
Parabéns jovem ficou excepcional, com excessão do balltop no lugar do battop que os clássicos possuem, também faço fliperamas mas para comercializar, tenho um bartop a venda no classificados retrospace, procura lá se quiser ver as fotos.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
O gabinete em sí ficou lindo (sem aquelas artes carnavalescas ridículas que muitos usam por aí)

só não gosto de ter usado monitor 16:9 (como a maioria do povo que faz arcade caseiro usa...) , pra mim arcade tem que ser com monitor 4:3

tipo... 99.9% dos jogos daquela época eram em formato de tela 4:3 , então ou vc vai ficar com tudo esticado/distorcido, ou com as laterais pretas...
 

Alex Sousa

Ser evoluído
Mensagens
14
Reações
71
Pontos
23
BASED OP.
São tópicos assim que ainda me fazem ter um pouco de fé no meio desse mar de shitposting que tornou-se a internet.

Qualidade incontestável e que ficou praticamente idêntico ao de um original (eu, particularmente, odeio gabinetes "não-exatos", que tentam apenas emular o visual do antigo, mas acabam cagando na arte e nos detalhes). Pra mim, arcade decente é aquele o mais próximo possível da fonte e esse foi um senhor resultado - especialmente no envelopado, na arte e presença do ficheiro. Ponto extra pro acabamento removível - ninguém pensa nisso. TOP LEVEL.

Só não dou nota 10 (daria 9,8 :kforever) por 2 míseros detalhes: os arcades vermelhos usavam joystick de manete (e não bolinha, que são mais comuns nos vewlix atuais) e a saída de som é redonda e preta, com encaixe hexagonal, ambos análagos aqueles da Diverbrás xulezenta (dá pra achar aos montes no ML).

mvs_cons.jpg

Mas isso é mero detalhe num projeto realmente top. Se tivesse esses 2 pontos (e um monitor velho 4/3, AOC tem uns LEDs quadrados antigos), não daria pra saber se o seu gabinete é original ou custom.

Sobre o LED do marquee, se for mexer novamente, troque a fita de LED sequencial por POWER LEDS unitários, e aumente a potência da fonte (usei 2, sugiro 3 ou 4). Dá um pouco mais de trabalho, mas o brilho é bem mais forte e uniforme. Recomendo.

x1b.jpg

Aproveitando, meu duplo parabéns por ter disponibilizado um PDF do projeto. Isso, nos dias de hoje, é raro. Já garantiu sua vaga no céu.

Muito obrigado pelos comentários, meu amigo. Fico muito satirsfeito com a nota de 9.8 :kjoinha.
Realmente ela tem alguns detalhes que a diferenciam da original, mas na verdade, quando eu a fiz, não foi pensando em uma cópia idêntica, mas em algo que fosse parecido, porque eu sou muito fã do Neo Geo e também porque acho a MVS muito bonita.
Por fim, muito obrigado pela dica da marquee, é algo que eu quero melhorar e a sua ficou show! Agora já tenho uma boa referência para melhorar a minha.
Um abraço!
 

Alex Sousa

Ser evoluído
Mensagens
14
Reações
71
Pontos
23
O gabinete em sí ficou lindo (sem aquelas artes carnavalescas ridículas que muitos usam por aí)

só não gosto de ter usado monitor 16:9 (como a maioria do povo que faz arcade caseiro usa...) , pra mim arcade tem que ser com monitor 4:3

tipo... 99.9% dos jogos daquela época eram em formato de tela 4:3 , então ou vc vai ficar com tudo esticado/distorcido, ou com as laterais pretas...

É verdade! Concordo contigo, amigo.
Eu procurei um monitor legal de 19 polegadas ou algo parecido, mas infelizmente não achei nada interessante... Quem sabe um dia, né?
Obrigado pelo comentário,
Abraço!
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.863
Reações
16.592
Pontos
803
Ficou muito bonito. Esperar o vídeo com ele funcionando.
Só não pode rodar CPS ai :v ahuahua Cuidado para o Heracles Games não te processar também hue.
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.021
Pontos
1.109
@Alex Sousa parabéns pelo projeto e pela sua iniciativa de disponibilizar o PDF de seu projeto.

Gosto muito do Neo Geo e do gabinete MVS Vermelho que tive chance de jogá-lo quando fui para os EUA em 1995 já que em Goiânia, minha cidade natal nunca tinha visto o gabinete vermelho antes.

Por lá os caras colocavam as placas MVS em gabinetes genéricos que são comuns em fliperamas e botecos.

Também salvei o PDF porque ele certamente será útil caso eu queira fazer um arcade multijogos.
 

Alex Sousa

Ser evoluído
Mensagens
14
Reações
71
Pontos
23
@Alex Sousa parabéns pelo projeto e pela sua iniciativa de disponibilizar o PDF de seu projeto.

Gosto muito do Neo Geo e do gabinete MVS Vermelho que tive chance de jogá-lo quando fui para os EUA em 1995 já que em Goiânia, minha cidade natal nunca tinha visto o gabinete vermelho antes.

Por lá os caras colocavam as placas MVS em gabinetes genéricos que são comuns em fliperamas e botecos.

Também salvei o PDF porque ele certamente será útil caso eu queira fazer um arcade multijogos.

E se precisar de uma segunda opinião, ou de compartilhar uma ideia quando estiver construindo o seu, pode contar comigo também.
 

Kaneda1985

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.546
Reações
66.716
Pontos
563
Sensacional, agora, vc poderia fazer um vídeo dele em funcionamento... Salvei aqui o PDF pq vou fazer um igual em breve.
 

Claud09

Habitué da casa
Mensagens
290
Reações
160
Pontos
78
Quantas plataformas dos diferentes games roda nessa excelente replica do Neo Geo MVS , e você vai tenta mostra o funcionamento em video brevemente.
 

Love Over Gold

Praise the Sun!
VIP
Mensagens
7.870
Reações
11.377
Pontos
774
Nunca cheguei perto de algo sequer parecido com isso (original ou não). Esse é o nível de gabinete que tive contato:

Mquinas-de-fliperamas-20160806101527.jpg
 

Alex Sousa

Ser evoluído
Mensagens
14
Reações
71
Pontos
23
Quantas plataformas dos diferentes games roda nessa excelente replica do Neo Geo MVS , e você vai tenta mostra o funcionamento em video brevemente.
Dentro dela hoje tem um PC rodando Windows 7 e Hyperspin como front-end.
Estou usando o MAME como emulador principal, nesse Hyperspin eu deixei configurado também Sega Naomi e Taito Type X2, mas não uso por limitações no hardware.
Futuramente, quando eu tiver um PC com placa de vídeo, imagino que a brincadeira vá ficar ainda melhor, por enquanto estou curtindo só os classicos
 

terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.321
Reações
25.426
Pontos
803
Ainda sonho em ter um arcade em casa, não tenho coragem de montar mas um dia quem sabe terei condições de comprar.
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.157
Reações
80.608
Pontos
1.559
Isso que eu chamo de chegar chegando no fórum!

Parabéns pelo trabalho e iniciativa em disponibilizar o projeto, Alex.

E seja muito bem vindo ao fórum! :rox
 
Topo Fundo