O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Retrô-Análise] The Lion King (SNES / Mega Drive)

Nargwya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.526
Reações
5.254
Pontos
703
tbPVg4y.png

Plataformas: Super Nintendo / Mega Drive / NES / Master System / Game Boy / Game Gear / Amiga / PC (DOS)
Desenvolvedora: Westwood Studios, Virgin Interactive
Publicadora: Virgin Interactive
Lançamento: 08/12/1994 (SNES e Mega Drive)
Gênero: Plataforma

Introdução:
Observação: Eu criei esse tópico originalmente em outro fórum, aqui na OS o fórum pede pra não fazer um post com mais de 30 imagens, portanto eu precisei cortar muita coisa do segundo post do tópico, pois 3 posts não ficaria legal e não deu certo mesmo colocando em spoiler, infelizmente não teve outro jeito, só não posto o link aqui pra vocês com o post original, porque não deve ser permitido. Então coisas como "também selecionei duas imagens a mais pra essa fase" na segunda parte do tópico não vão fazer sentido, apenas ignorem. :kjoinha

Primeiramente gostaria de dizer que não possuo experiência com análises, mas resolvi tentar falar um pouco desse jogo que marcou muito a minha infância, pretendo não falar muito da parte técnica e sim da minha experiência com o jogo, mas na falta de um nome melhor, chamei o tópico de análise mesmo.

"The Lion King" saiu para muitas plataformas, mas tenho experiência com o jogo apenas no Super Nintendo e no Mega Drive, portanto o meu foco vai ser na versão desses consoles, principalmente na versão do SNES que foi a que usei pra rejogar esse jogo antes de fazer essa análise, as Screenshots que vocês verão aqui, eu tirei enquanto estava jogando.

História:

Trata-se de um jogo de plataforma dos anos 90, ele não tenta exatamente contar uma história, mas quem já assistiu ao clássico da Disney que dá nome ao jogo (espero que todo mundo) pode ficar impressionado ao perceber como esse jogo conseguiu ser fiel ao filme, coisa que jogos mais recentes não conseguem fazer. As próprias fases nos fazem lembrar do filme em muitos momentos.

Jogabilidade:

O jogo sofreu algumas críticas negativas no quesito jogabilidade na época em que foi lançado, mas eu particularmente acho bem interessante o que foi feito no jogo quanto à jogabilidade.

Esse jogo possui 2 momentos diferentes, pois a gente começa jogando com o Simba criança e nas últimas fases passamos a jogar com o Simba adulto, o que faz com que a jogabilidade sofra uma alteração considerável em determinado momento do jogo.

O simba criança pode pular, rugir (movimento útil para matar alguns inimigos mais facilmente) e rolar (ao correr, podemos apertar o direcional para baixo, e o simba consegue matar alguns inimigos assim).

O simba adulto perde a habilidade de rolar, porém ganha dois novos movimentos, um ataque horizontal e um ataque vertical, ambos usando suas garras. Além de matar os inimigos, esses movimentos ajudam o Simba a se livrar de alguns obstáculos pelo caminho.

Também é interessante citar que é possível jogar com o Pumba e o Timão nos estágios bônus "Bug Toss" e "Bug Hunt", respectivamente.

Imagens dos estágios bônus:

naHkYUZ.png
cvT5cBL.png

Gráficos e Som:

O jogo possui um belo visual para a época, a trilha sonora também lembra o filme em muitos momentos.

O jogo também possui algumas pequenas animações, apesar de não serem muitas, são muito bem feitas e dá um charme especial ao jogo.

Comentário Final:

The Lion King é um filme que marcou uma geração, ou melhor, marcou gerações e entrou pra história como um dos melhores filmes de animação de todos os tempos na opinião de muitos, e o jogo abordado nessa análise não faz feio e não vai contra essa imagem positiva do filme em que foi baseado, é um jogo que merece ser rejogado por quem já teve contato com ele na época e merece ser conhecido por quem nunca jogou.

O jogo aparentemente é um pouco difícil, mas é possível pegar o jeito rapidamente, o problema quanto à dificuldade desse jogo no meu ponto de vista é que a curva de dificuldade dele é um pouco mal feita, a segunda fase, por exemplo, é muito mais difícil que a primeira, e depois o jogo volta a ficar um pouco mais fácil quando passamos a jogar com o Simba adulto, mas na minha opinião não é nada que estrague a experiência.

Sem dúvidas recomendo o jogo a todos.

Minha Nota: 8.5
 
Ultima Edição:

Nargwya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.526
Reações
5.254
Pontos
703
Aqui eu vou falar um pouco de cada fase do jogo, vou colocar imagens em spoiler pra não pesar muito o tópico, é só abrir cada spoiler pra conferir:

Primeira Fase (The Pridelands):

É onde o jogo começa. :kpensa

Essa fase é bem fácil, é legal pra começar a se familiarizar com os comandos, mas não tem muito segredo, é só chegar no final dela e matar a maldita Hiena e aí o desafio começa.

TZzskTG.png
rsYbfbu.png

Segunda Fase (Can't Wait To Be King):

A famosa "fase das girafas", essa fase não é fácil... depois que pegamos o jeito dá pra passar sem muitos problemas, mas ela é mais difícil do que parece ser a princípio. Tem dois momentos complicados nessa fase, quando a gente está no avestruz e precisa dá um salto duplo, tem que ter um timing muito bom pra não morrer.

Essa fase é uma clara referência a esse momento do filme:



aPchwa3.png
wvqIgjc.png

Terceira Fase (The Elephant Graveyard):

Eu gosto muito dessa fase, acho o level design muito bem feito, ela tem um clima diferente também, é mais sombria, quando estava escolhendo as screenshots pra colocar aqui, resolvi escolher duas a mais, essa fase merece.

qSH1yLR.png
oUHKMsi.png

Quarta Fase (The Stampede):

Essa é bem curta, a gente só tem que fugir e desviar das pedras, mas é bem legal a fase, foge um pouco do estilo dos outros estágios desse jogo.

Jmp3iPw.png
7aPzIMc.png

Quinta Fase (Simba's Exile):

Aqui nós começamos a nos despedir do Simba criança, é a penúltima fase dele.

Eu particularmente não gosto muito dessa fase, o visual dela lembra um pouco a primeira fase em alguns momentos, é uma das fases que menos gosto no jogo, pois penso que ela combina elementos de outras fases e não mostra nada muito original.

mNqYHXO.png
Bm5sX9U.png

Sexta Fase (Hakuna Matata):

Aqui chegamos na última fase do Simba criança e ela fecha com chave de ouro a sua participação, pra mim essa é a melhor fase do jogo, o visual é muito bonito, a música que toca é extremamente nostálgica e a fase é divertida, gosto muito da parte da cachoeira. Também selecionei duas imagens a mais pra essa fase.

Nem preciso dizer que essa fase foi inspirada em um dos mais memoráveis momentos do filme, né? Repitam comigo, Hakuna Matata, é lindo dizer. :lolwtf



D1xh1Rp.png
507XFKI.png

Sétima Fase (Simba's Destiny):

No vídeo acima é possível perceber que o Simba cresce durante essa cena do filme, e no jogo não é diferente, na sétima fase finalmente começamos a jogar com o Simba adulto

Essa fase é bem simples, é legal pra começar a se acostumar com a nova jogabilidade, agora o Simba não pode rolar mais, mas ganha dois ataques com garras, ele também pode agarrar e arremessar o oponente pro lado oposto dele (é necessário usar esse movimento contra o último chefe pra finalizar o jogo).

r9JjLil.png
u9xfhR9.png

Oitava Fase (Be Prepared):

Aqui o jogo segue a mesma lógica da primeira pra segunda fase pro Simba criança, essa oitava fase é consideravelmente mais difícil que a sétima, mas é uma fase interessante, eu gosto dela. O visual da fase é muito bonito, eu não sei porque, mas costumo ter mais dificuldades com "fases do fogo" do que com as famosas "fases da água" em jogos de plataforma como as fases do Mario e Donkey Kong Country.

ciHyNwT.png
2Wg9B4C.png

Nona Fase (Simba's Return):

Aqui a gente começa a se despedir do jogo, essa é a penúltima fase do jogo é a fase que menos gosto, ela é mais fácil que a anterior, mas ela funciona como um labirinto, você entra em uma porta, mata todas as hienas daquela área em que acabou de chegar e depois você pode entrar em outra porta, e vai fazendo isso até resolver o "quebra-cabeça", é bem repetitivo, mas vale a pena ter paciência, pois terminando essa fase, chegamos finalmente na última fase do jogo.

vuT3Xn1.png
eiNRrUV.png

Última Fase (Pride Rock):

Essa é a última fase do jogo, eu acho que ela fecha o jogo de forma digna, a gente precisa lutar com o Scar três vezes, a terceira e última luta ocorre no topo da fase, depois de subirmos tudo. É uma sensação muito boa jogar esse safado do penhasco. :kbaba

hWMZSfo.png
68tUWxt.png

6RQmjpO.png
nZjjSl4.png
[/center]

É isso galera! Espero que gostem do tópico. Já jogaram esse jogo? O que acharam? Até a próxima análise!!

kymDRRV.png
jzE0IIw.png
 
Ultima Edição:

gcpro

Bam-bam-bam
Mensagens
1.514
Reações
1.201
Pontos
203
Esses jogos antigos baseados em animações da Disney conseguiam ser espetacular - Mickey, Aladim, Rei Leão...
 

Nargwya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.526
Reações
5.254
Pontos
703
Esses jogos antigos baseados em animações da Disney conseguiam ser espetacular - Mickey, Aladim, Rei Leão...

Esses jogos me dão uma nostalgia absurda, é inexplicável! Eu jogava muito quando era criança e ainda tinha os filmes, então a Disney é responsável pelas minhas melhores lembranças da infância, mais até que a Nintendo e SEGA.
 

gcpro

Bam-bam-bam
Mensagens
1.514
Reações
1.201
Pontos
203
Esses jogos me dão uma nostalgia absurda, é inexplicável! Eu jogava muito quando era criança e ainda tinha os filmes, então a Disney é responsável pelas minhas melhores lembranças da infância, mais até que a Nintendo e SEGA.
Pô! eu entendo bem isso aí quando eu jogo especificamente o Rei Leão, cara, aquela música do início, tanananammmm tanananammm.... da uma parada legal ahhahaha, quase uma síndrome do peter pan =P
 


tatao05

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
322
Reações
111
Pontos
723
Belo review. Jogos 2d com qualidade que não encontramos mais.

fora que é divertido e bonito até hoje.
 

Gouken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.578
Reações
8.568
Pontos
964
Disney sempre mandou bem nos consoles. Outro jogo lindo do Megadrive foi o Pocahontas.


 

Maxwelsonage

Bam-bam-bam
Mensagens
1.251
Reações
2.944
Pontos
303
Percebi pelas screenshots que esqueceram alguns dithering de Mega nessa versão do SNES. Com certeza foi um port.
Aliás, a música de abertura é quase igual a do filme:
 

Nargwya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.526
Reações
5.254
Pontos
703
Percebi pelas screenshots que esqueceram alguns dithering de Mega nessa versão do SNES. Com certeza foi um port.
Aliás, a música de abertura é quase igual a do filme:

Sim, aproveitaram bastante as músicas/cenas do filme, o que é bem impressionante pra um jogo da "quarta geração".
 

Eduard[o]

Bam-bam-bam
Mensagens
3.053
Reações
4.654
Pontos
453
Taí um jogo literalmente multiplataforma. Deve te saído um port até pra hp-12c.
 

Herick

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
843
Reações
415
Pontos
899
Ótima análise. A Disney fazia bons jogos de suas animações, e dos que pude testar em diferentes plataformas, a diversão e a imersão sempre se mantiveram. Joguei muito esse jogo no PC junto com Aladdin.

Disney sempre mandou bem nos consoles. Outro jogo lindo do Megadrive foi o Pocahontas.
:eek: Não conhecia esse jogo da pocahontas. Gostei da arte dele. Vou testá-lo no emulador.
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.660
Reações
30.527
Pontos
1.253
Tenho um SNES com o jogo aqui e nunca passei da segunda fase. Vergonha de mim.
 

Love Over Gold

Praise the Sun!
VIP
Mensagens
7.876
Reações
11.392
Pontos
774
Terminei no Master System e gostei. Infelizmente era o que estava di$ponível na época.
 

AzraelKnight

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.735
Reações
11.360
Pontos
1.053
Sempre achei esse jogo fantástico. Até no Master (considerando a limitação natural do hardware).
 

Dark_Alex

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.503
Reações
2.533
Pontos
954
Um dos jogos mais legais que joguei naquela época. E um dos poucos que consegui salvar nos dois consoles.
 

Nargwya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.526
Reações
5.254
Pontos
703
Pô, mas aqueles bichos te jogando não é pra qualquer um não. É tão difícil quanto a fase do tapete voador no Aladdin
A parte do Avestruz (ou sei lá que bicho é aquele) que complica nessa fase, tem que ter um timing muito bom pra uma fase do início do jogo... por isso acho a curva de dificuldade desse jogo mal feita, mas é uma das poucas coisas negativas que observo nesse jogo.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
No SNES é mais bonito, mas no MEGA ficou melhor por conta da jogabilidade e da resolução da tela.
 

Nargwya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.526
Reações
5.254
Pontos
703
Galera esse tópico aqui eu postei há quase dois anos, mas naquela época eu postei na pasta de Análises, pois pensei que análise necessariamente deveria ser postada lá.

Pedi pra migrar o tópico pra Retrospace, agora o tópico pode ser adicionado ao RETROINDEX, abraços!

@edineilopes
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Belo tópico.

Acrescentaria, já que aborda duas versões Mega e Snes, uma visão geral das diferenças. No Mega o início do jogo pode passar uma impressão ruim, pela tela de abertura e primeira fase terem menos detalhes e qualidade sonora bem inferior. A partir da segunda fase a versão do Mega equilibra a comparação, inclusive nas músicas que ficaram bem legais (já o som das vozes é um pouco rouco).

O jogo é difícil também pela resposta ruim aos controles. Neste caso a jogabilidade um pouco mais fluida no Mega pode ser um diferencial interessante. Os pulos imprecisos de Simba são um pouco mais fáceis no Mega. Fica a dica para não usar de maneira alguma o controle de 3 botões.

A diferença visual mais notável é que no Mega a imagem aparenta maior contraste. No Snes os tons ficam mais suaves. Outra diferença importante é que o game roda em resolução maior no Mega. O lado bom disso para o Mega é que, tendo "mais tela desenhada", tem maior campo de visão. O lado bom disso para o Snes é que ele estica a imagem para preencher e Simba fica parecendo maior.

dsjdKYW.png

71gjQf0.png


No Snes o game me parece mais uniforme, mais completo. É o mais bonito e com melhor áudio no geral. A versão Mega acaba sendo excelente, mas demora para engrenar, não foi tão consistente quanto a versão Snes que brilha desde os primeiros segundos.

Deixar aqui telas antiga ilustrando semelhanças com a animação original.

kMFyC6v.jpg
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
faltou citar a versão PC. Joguei um pouco ela na época!

Rapaz, olha esse áudio. Quando joguei no meu PC estava uma tristeza e me decepcionei um bocado com a trilha sonora.

Aproveitei o link do youtube para assistir de outras fases. Nos vídeos a versão PC parece misturar virtudes das cores e sons do Snes, com campo de visão do Mega (achei o scroll da tela meio zoado, mas pode ser problema do vídeo ou da captura) e alguns detalhes próprios como o contorno da água no horizonte.



www.youtube.com/watch?v=ww3fpKFgUec&t=45s

DOS
9038-the-lion-king-dos-screenshot-jump-over-the-heads-very-fast.gif


SNES
91882-the-lion-king-snes-screenshot-jumping-on-giraffas.gif


MEGA DRIVE
33728-the-lion-king-genesis-screenshot-climbing-up-the-nests.gif
 
Ultima Edição:

o.aranhapvh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.819
Reações
1.378
Pontos
889
Belo tópico.

Acrescentaria, já que aborda duas versões Mega e Snes, uma visão geral das diferenças. No Mega o início do jogo pode passar uma impressão ruim, pela tela de abertura e primeira fase terem menos detalhes e qualidade sonora bem inferior. A partir da segunda fase a versão do Mega equilibra a comparação, inclusive nas músicas que ficaram bem legais (já o som das vozes é um pouco rouco).

O jogo é difícil também pela resposta ruim aos controles. Neste caso a jogabilidade um pouco mais fluida no Mega pode ser um diferencial interessante. Os pulos imprecisos de Simba são um pouco mais fáceis no Mega. Fica a dica para não usar de maneira alguma o controle de 3 botões.

A diferença visual mais notável é que no Mega a imagem aparenta maior contraste. No Snes os tons ficam mais suaves. Outra diferença importante é que o game roda em resolução maior no Mega. O lado bom disso para o Mega é que, tendo "mais tela desenhada", tem maior campo de visão. O lado bom disso para o Snes é que ele estica a imagem para preencher e Simba fica parecendo maior.

dsjdKYW.png

71gjQf0.png


No Snes o game me parece mais uniforme, mais completo. É o mais bonito e com melhor áudio no geral. A versão Mega acaba sendo excelente, mas demora para engrenar, não foi tão consistente quanto a versão Snes que brilha desde os primeiros segundos.

Deixar aqui telas antiga ilustrando semelhanças com a animação original.

kMFyC6v.jpg

Muito boa a comparação, parabéns. Fiquei com a impressão de que a versão Super Nes no geral é a melhor, embora a do Mega seja muito boa também.
 

jor280

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.489
Reações
5.367
Pontos
709
As duas versôes são ótimas, mas a do mega tem cores mais bonitas e é mais fluido na jogabilidade tb.
 

Cannibal Corpse

Veterano
Mensagens
498
Reações
354
Pontos
103
toda vez q ia na casa de minha esposa (quando era namorada), chegando la todo dia meu cunhado tava jogando no snes
 
Topo Fundo