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Retro-Análise - Sega Rally Championship

edineilopes

Retrogamer
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Ficha Técnica
Criado por: Sega-AM3
Lançado por: Sega
Designer: Tetsuya Mizuguchi
Lançado em: 1995
Gênero: Jogo de corrida
Modos: de jogo 1 a 8 jogadores
Sistema original: Sega Model 2A
Conversões: Sega Saturn, Microsoft Windows


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O jogo

Entre 94 e 95, o mundo dos games caminhava em direção aos gráficos vetoriais. Nos arcades, a Sega surpreendia os gamers com a famosa Placa Model 2, que lhe possibilitava polígonos e texturas com qualidade impressionante. A cada lançamento, a qualidade visual ganhava novos patamares.

Depois do sucesso de Daytona USA, a então gigante japonesa trouxe às telas a poeira, lama e areia das disputas de rally. Prato cheio para esbanjar ousadia gráfica, com deslumbrantes cenários de savana, vilarejos, rochedos e paisagens belíssimas. Com o requinte técnico da equipe e muito bom gosto na confecção dos detalhes, Sega Rally deixou todos boquiabertos com a rápida evolução visual que os jogos estavam alcançando.

Assim, Sega Rally virou referência em termos de jogos de rally, a ponto da A Codemasters ter listado o jogo da Sega como uma das influências na criação do jogo Colin McRae Rally.

Nascido para os arcades, Sega Rally nunca teve pretensões realistas ou de simulação. É voltado para a diversão rápida e descompromissada, para extrair o máximo de diversão em poucos minutos de jogatina. Como bom arcade, manter-se nas pistas não é uma tarefa tão fácil, nas primeiras tentativas. Há uma impiedosa contagem regressiva que não pode zerar antes de que o jogador alcance o checkpoint, em que ganha mais tempo para permanecer jogando.

Para ajudá-lo, o navegador grita o tempo todo a direção e dificuldade das próximas curvas e obstáculos. Chega a ser um pouco repetitivo, mas não incomoda. Os sons do jogo são discretos, preparados apenas para reproduzir ruídos sem chamar atenção. Já a trilha sonora é animada, com músicas bem compostas e interessantes, que combinam bem com o jogo, como Ignition, Conditioned Reflex, Power Games, Reckless Running, etc.

Simples de jogar, apesar de exigir treino, Sega Rally é muito divertido, seja numa disputa solitária contra o tempo, seja um duelo contra um amigo, com tela dividida ou num modo multiplayer.

Há três características que, de certa forma, sintetizam a dinâmica e a proposta de jogo de Sega Rally:

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1 - O jogador larga em último lugar, com tempo limitado para se manter na pista. Deve abusar de derrapagens e direção insana para economizar cada segundo e chegar a tempo aos checkpoints. Os carros do computador seguem um "trilho" imaginário e não possuem qualquer sinal de inteligência. O seu inimigo principal é o tempo e seus próprios erros!


2 - No modo Championship, chegue em primeiro lugar no final da terceira pista. Isso destravará a pista extra Lakeside, que é bastante difícil, mas bonita e muito colorida. Se completar o circuito Lakeside em primeiro lugar, terá disponível o carro secreto Lancia Stratos.


3 - Como é um jogo curto, o ponto forte do jogo é o requinte de cada pista, cujo capricho incentiva o jogador e repetir voltas e voltas, treinando, até atingir a excelência e conseguir tempos fabulosos. Uma mesma curva foi planejada para permitir que fosse contornada de várias maneiras e o truque é descobrir como ganhar frações de segundos que no final da volta fazem a diferença entre um novo recorde ou um fracasso. Para facilitar, no Saturn e PC há o "Ghost car", com a sua melhor volta. É um excelente método de aprender com os próprios erros, aprimorar-se ou mesmo disputar contra si próprio. Freqüentemente é um grande desafio repetir voltas voadoras e é difícil esconder a vergonha de ver o carrinho Ghost sumir no horizonte e não conseguir alcançá-lo.


Os carros

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Toyota Celica GT - Four : Esse modelo esportivo de duas portas da Toyota, além de bonito é muito apreciado pelos jogadores. Possui bom controle e performance equilibrada.

Lancia Stratos: Só fica disponível após concluir a pista extra em primeiro lugar. Esse carro possui tração traseira e um motor Ferrari Dino V6 2.4 de 300 CV. Em Sega Rally o Stratos é um veículo difícil de ser domado. Atinge alta velocidade, porém o jogador está sempre a um fio de perder o controle. Se conseguir mantê-lo na pista é sinal de novos recordes à vista.


Lancia Delta HF Integrale: Não se engane com a aparência quadrada de FIAT 147 deste carro: Ele é muito bom. Com seu tamanho compacto, é eficiente nas curvas, sobretudo as mais fechadas (pois desliza menos que o Celica) e também tem bom desempenho.


As pistas

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Desert é a primeira pista, rotulada como fácil. De fato é. O terreno é arenoso, o que não a torna difícil pelo percurso possuir muitas retas e ser bastante largo. Há um pequeno trecho de floresta, com lama e o percurso se encerra em paisagem africana, com arbustos típicos da savana, zebras e elefantes. A parte com mata fechada é bem produzida, um dos pontos altos dos gráficos do jogo. Desert é o melhor circuito para treinar, conhecer as reações do carro e aprender o estilo rally de fazer curvas.
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Forest apresenta dificuldade média. O terreno varia entre o asfalto e ruas de terra. Possui várias curvas em seqüência, a maioria sem necessidade de grande desaceleração. O início é bem fácil, até o túnel. Depois o jogador é um pouco mais exigido, com curvas fechadas que jogam o carro em direção às muretas e rochas, fazendo-o perder velocidade. Há muitos pinheiros e rochedos enfeitando o cenário, que é bonito, embora pouco diversificado. Dominar essa pista é determinante para conseguir a vitória no modo Championship, pois é importante executar suas curvas com o mínimo de perda de tempo.
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Mountain, definida como expert, é a terceira pista e a última disponível desde o começo do jogo. Os carros atravessam vilarejos a alta velocidade, em ruas estreitas e sinuosas. As curvas em forma de U são uma complicação a mais. Não há espaço para hesitação e pequenos erros de cálculo são preciosos segundos perdidos. Nas pistas anteriores nem tanto, mas nesta já é bem vantajoso usar o câmbio manual, se possível.

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A belíssima Lakeside é a pista secreta, que só aparece após chegar em primeiro na terceira pista no modo Championship. Mas, por trás da profusão de cores, esconde-se uma pista complicada e desafiadora. O terreno é algum tipo de pântano ou barro cuja aderência quase não existe. O carro escorrega nas curvas e, invariavelmente se choca nos limites da trilha que é estreita demais. Ultrapassar não é uma tarefa fácil, pela falta de espaço. Conquistar bons tempos só é possível com uma direção precisa e muito treino.
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Sega Saturn tem Sega Rally!

Ao contrário de Daytona USA, a conversão de Sega Rally para o Saturn ficou primorosa. Roda a estáveis 30 quadros por segundo, o que garante movimentação suave. Pouco se vê o cenário montando no horizonte, coisa rara no console. Também há poucas quebras de polígono. No Saturn a resolução caiu um pouco, mas, à parte isso, é quase como ter o arcade em casa (nas devidas proporções), com gráficos até então jamais vistos na plataforma.

É um jogo indispensável na biblioteca do console. Mostrava a capacidade que o Saturn tinha de gerar bons gráficos 3D, quando bem programado. E virou um hit do videogame, como Panzer Dragon e Nights.



Se é tudo isso, por que não fez sucesso no PC?
Grande ícone dos arcades e um dos mais marcantes jogos do Sega Saturn (conversão excelente), Sega Rally chegou ao PC algum tempo depois, sem grande estardalhaço. Mas o que pode ter feito um jogo com tamanho êxito nas outras plataformas ser um lançamento sem brilho nos computadores? Mas foi uma conversão Ruim? Não para a época. Sega Rally chegou aos PCs com as características que o consagraram intactas: Jogabilidade ágil, bons gráficos, bom desafio, etc. O que faz Sega Rally comer poeira nos computadores é justamente sua vocação arcade. Não houve na versão PC um acréscimo de modo carreira ou similar que motivassem os usuários a adquirirem o título. São apenas 3 carros (um é secreto) e 4 pistas (uma delas também precisa ser destravada). Essa quantidade diminuta de opções era um problema crônico dos games da Sega, que não impediam seu sucesso nos arcades e consoles. Mas o público de computador, acostumado a miríades de opções e possibilidades, deseja um pouco mais de profundidade para se dedicar a um jogo.

Talvez tenha faltado um pouco de visão da Sega, em adequar o seu produto ao novo público, criando atrativos extras e não simplesmente fazer um port, de certo modo até defasado. Afinal, deve ser levado em conta que a Sega, prestigiando suas plataformas, sempre demorava muito para lançar suas conversões para PC. Quando chegavam aos computadores, o impacto do lançamento não poderia mais ser o mesmo, além da concorrência ser maior.

O jogo no PC permite cores de 8 ou 16 bits de profundidade, resolução 320x240 ou 640x480. A versão PC é baseada na versão Saturn, não no original da placa Model2. Graficamente, é perceptível a junção das bordas de alguns polígonos, coisa que não acontecia no Sega Saturn nem no arcade. Esse pequeno defeito aparece em pontos isolados e não chega a atrapalhar.

Uma curiosidade da versão PC é que muitos arquivos do jogo estão em wave ou bmp, formatos fáceis de editar. Por isso Sega Rally para PC pode ser personalizado ou "hackeado" com certa facilidade, em alguns itens. As músicas, seguindo o estilo da Sega na época, são tocadas diretamente das faixas de áudio do CD.


Requerimentos de Sistema:
CPU :Pentium 75MHz (mínimo) Pentium 100MHz ou melhor (recomendado)
RAM :16Mbyte
Windows95
DIRECT X3.



Franquia em baixa

Visão não parece ser o forte da Sega. A ponto de ter deixado o nome da franquia na lama. Sega Rally 2 ficou bom, mas o recente lançamento de Sega Rally 2006, medíocre, faz crer que os bons tempos em que Sega Rally era sinônimo de tecnologia e vanguarda nos games acabaram-se.

Abaixo um histórico resumido das versões de Sega Rally em diversos consoles. A primeira leva da edição japonesa de Sega Rally 2006 veio com disco extra, com a versão original de 1995.

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Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sega_Rally_Championship
http://en.wikipedia.org/wiki/Sega_Rally_Championship
http://www.objectif-sega.com/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=957
http://www.gamespot.com/ngage/driving/segarally/index.html
http://finalboss.uol.com.br/fb3/ctu.asp?cid=29768
http://games.teamxbox.com/xbox-360/1498/SEGA-Rally-Revo/
 
Ultima Edição:

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
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Muito bom! inclusive eu tinha Sega Rally na época do meu primeiro Saturn! eu gostava bastante desse game, muito mais que Daytona pois mesmo o game não tendo uma sensação de velocidade como Daytona , Sega Rally era muito real para os padrões da época (96) e a jogabilidade era muito boa! uma pena que tinham poucos carros...
 

willian.arruda

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Só peguei uma versão demo desse jogo, parecia ser bem legal, mais na epoca do Saturn eu era fã de Daytona USA (aquela versão que tinha 5 pistas):rox
 

Crude Dude

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Linda análise! O melhor jogo de corrida do Saturn (pelo menos em gráficos, disparado).
Joguei as 3 versões e são todas excelentes (a versão PC tem suporte para MMX, que aumenta bastante a qualidade do jogo).
 

DEFCON

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[COLOR="darkCyan"]Grande review, Edinei. [:king] [:king] [:king]

No meu caso, infelizmente, só acompanhei o Sega Rally - bem como os demais arcades da Sega - nas páginas da Supergamepower... ([kfecha]) Só fui jogar pra valer a franquia na versão 2, que saiu pro DC logo no finalzinho de 98, início de 99. O que eu mais babei com o jogo, além dos gráficos, eram as músicas de fases cantadas. PQP... Que show foi o DC, especialmente no início. Sem dúvida alguma, prefiro mil vezes um game de corrida arcade do que um simulado (apesar do resto da humanidade pagar um pau enorme pro Gran Turismo...). Gosto é gosto...

Quanto a versão do Saturn, nem deu pra jogar. Afinal de contas, conseguir alguém com próprio Saturn já era difícil. Conseguir então um combinatório de Saturn + Sega Rally... Putz, mais complicado ainda. Mesmo assim, eu baixei também ótima trilha sonora do jogo. Pra quem quiser, tá na mão:

Trilha sonora do Sega Rally: http://gh.ffshrine.org/soundtracks/3846

Quanto a versão do PC, foi um put* erro não apenas da Sega, mas que acontece com praticamente todas as conversões de games de consoles para PC. O público é outro e, consequentemente, a cabeça deles é outra... Como a maioria das visa apenas um 'lucrozinho extra', e não 'evangelizar' os jogadores de outra plataforma (no caso, o PC), acabam ocorrendo esses 'insucessos'...

Por fim, a situação da Sega hoje é realmente ruim (pra não dizer algo pior). Os caras precisam urgemente resgatar as grandes franquias do Mega e, principalmente, do Saturn-Arcades. Afinal de contas, ninguém consegue viver APENAS de Virtua Fighter 5 atualmente... O jeito é rezar pros caras se mancarem...

Valeu![/COLOR]
 

Rodrigo dsf

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Boa edineil.

Num shopping aqui em SBC tem essa jogo só que nuca me interssei em jogar,não sou muito chegado em jogo de corrida em maquina por causa desse negocio de check point,mais to acabando com isso pq to jogando muito Daytona nesse shopping,agora sempre quando vou lá jogo um pouco dele,to começando a gosta disso e depois desta analise talvez eu dou uma jogada nesse jogo.
 


Fatofi

Lenda da internet
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Tenho esse jogo pra saturn, embora piratex, mas nunca me dei bem nele O.o
 

rodrigoo

Bam-bam-bam
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eu tenho esse jogo ate hj
original americano na caixa

era bem maneiro mesmo, mas eu preferia daytona

reparem no video. da pra zerar o jogo em 4 minutos! :lol
 

Johnny

Habitué da casa
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Eu tenho jogado ele no PS2 (disco bônus que vem com o Sega Rally 2006. Não eu não comprei o Sega Rally 2006, já que ele não presta. Só instalei o Sega Rally 1995, que peguei emprestado, no HD Loader). É incrível como o jogo é divertido até hoje.

Pra quem tem Saturn, prefira a versão japonesa, já que a americana não é completa (foi lançada as pressas).

Ah, e sempre que posso, jogo o Sega Rally 2 do arcade, na HotZone.
 

Trezoitao38

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Esse jogo eu nunca joguei, jogo muito Daytona, aliás, jogava porque tiraram as máquinas do fliperama que fica perto de casa. Para jogar Sega Rally preciso caminhar quase 1 hora para chegar ao shopping e ainda assim pagar 1,95 por ficha, sem chances.

Só queria saber o esquema para fazer as curvas, é que nem Daytona que tem que trocar as marchas em uma determinada sequencia ou só tem que tirar o pé do acelerador e botar no freio?
 

Trezoitao38

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UNABOMBER;1081533 disse:
[COLOR="darkCyan"]Grande review, Edinei. [:king] [:king] [:king]

No meu caso, infelizmente, só acompanhei o Sega Rally - bem como os demais arcades da Sega - nas páginas da Supergamepower... ([kfecha]) Só fui jogar pra valer a franquia na versão 2, que saiu pro DC logo no finalzinho de 98, início de 99. O que eu mais babei com o jogo, além dos gráficos, eram as músicas de fases cantadas. PQP... Que show foi o DC, especialmente no início. Sem dúvida alguma, prefiro mil vezes um game de corrida arcade do que um simulado (apesar do resto da humanidade pagar um pau enorme pro Gran Turismo...). Gosto é gosto...

Quanto a versão do Saturn, nem deu pra jogar. Afinal de contas, conseguir alguém com próprio Saturn já era difícil. Conseguir então um combinatório de Saturn + Sega Rally... Putz, mais complicado ainda. Mesmo assim, eu baixei também ótima trilha sonora do jogo. Pra quem quiser, tá na mão:

Trilha sonora do Sega Rally: http://gh.ffshrine.org/soundtracks/3846

Quanto a versão do PC, foi um put* erro não apenas da Sega, mas que acontece com praticamente todas as conversões de games de consoles para PC. O público é outro e, consequentemente, a cabeça deles é outra... Como a maioria das visa apenas um 'lucrozinho extra', e não 'evangelizar' os jogadores de outra plataforma (no caso, o PC), acabam ocorrendo esses 'insucessos'...

Por fim, a situação da Sega hoje é realmente ruim (pra não dizer algo pior). Os caras precisam urgemente resgatar as grandes franquias do Mega e, principalmente, do Saturn-Arcades. Afinal de contas, ninguém consegue viver APENAS de Virtua Fighter 5 atualmente... O jeito é rezar pros caras se mancarem...

Valeu![/COLOR]

Eu gosto dos dois, o arcade e a simulação, mas ambos tem que ser muito bem feitos para dar gosto de jogar. Qualquer jogo de corrida que não tenha um bom suporte a volante já não tem como se considerar bom. Gran Turismo é um bom jogo com certeza, mas não se compara aos bons simuladores para PC como Nascar Racing e mais recentemente GTR que na segunda versão traz um realismo incrivel. Simuladores é para quem gosta de correr num carro de corrida de verdade e ter a mesma sensação, o mesmo desafio. Quanto aos arcades, a Sega sempre fez um bom trabalho, Daytona USA para mim é o melhor arcade já feito, pois foi muito bem feito em todos os quesitos.

Agora em relação aos erros da Sega, foi realmente uma furada, para mim a Sega sempre fez excelentes jogos no arcade mas no console não se adaptou. Infelizmente parece que vai pro fundo do poço.
 

edineilopes

Retrogamer
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Valeu, pessoal. :kongpositivo:
Editei o tópico e acrescentei um breve histórico da franquia Sega Rally.

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As comparações com Daytona são inevitáveis. Sega Rally não é tão rápido e frenético quanto Daytona. É mais cadenciado, com uma programação mais sofisticada pelo recurso de tração diferente de acordo com o tipo de terreno. Mas Daytona está entre os meus preferidos, é outro clássico dos bons tempos da Sega. Também tinha o CD do Daytona USA: Championship Circuit Edition (a de 5 pistas). Essa conversão de 1997 ficou bem melhor que a primeira, que não estava no nível desejado, muito abaixo do arcade. No Daytona CCE foi aproveitado parte do código fonte da conversão de Sega Rally para o Saturn, que permitiu mais qualidade.

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Nunca executei Sega Rally num processador não MMX. Meu primeiro PC foi um 233MMX. Fiquei curioso para ver a diferença. A tecnologia MMX era bastante badalada na época.

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As músicas do Sega Rally são legais. Quem puder, aproveita o link que o Unabomber postou. Do Sega Rally 1, minha preferida, que acho mais marcante, é Ignition!
:rox
Ficamos na torcida de que a Sega recupere o seu rumo e volte a brindar os jogadores com novos clássicos e versões decentes dos antigos.

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Também gosto de jogos de corrida voltados para simulação, contudo minha preferência é pelo estilão arcade. Geralmente, sobretudo os da Sega, carecem de quantidade de pistas e veículos, o que é uma pena. No vídeo, Sega Rally é terminado em cerca de 7 minutos, mas está lá só para ilustrar a jogabilidade e os gráficos do Sega Saturn. Não pode ser referência porque ali o jogador só deu uma volta por pista. Também exige bastante treino. Além do mais, não é fácil. Mesmo tendo corrido razoavelmente, quase que não chega ao final da Lakeside, o tempo estava acabando. Terminar Sega Rally requer dedicação e treino.

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Sobre o estilo de fazer curvas, Sega Rally é diferente, menos dependente de marcha, em que o que importa é jogar a traseira do carro, deixando-o derrapando (Quem assistiu a animação Cars, viu a dificuldade do carrinho protagonista em aprender a fazer uma curva numa pista de chão). Na ajuda do jogo para PC tem algumas ilustrações com instruções. Vou tentar capturar e posto.
 

edineilopes

Retrogamer
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Trezoitao38;1082504 disse:
Só queria saber o esquema para fazer as curvas, é que nem Daytona que tem que trocar as marchas em uma determinada sequencia ou só tem que tirar o pé do acelerador e botar no freio?
Está na ajuda do jogo:

dicafe5.gif

De modo geral, com a colaboração de um amigo poliglota chamado Google, o texto recomenda deixar os pneus traseiros deslizarem para fora. Quando seus pneus traseiros começam a deslizar demais, gire a roda no sentido da rotação, para distribuir a força centrífuga sobre todos os quatro pneus. Assim se faria a curva sem obedecer exatamente o traçado, mas não haveria muita perda de velocidade.
 

blackjew

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Eu tenho esse jogo, muito bom mesmo.

Pena que dois amigos meus não gostaram dele, chegaram a falar que era uma m****. :lol

Prefiriram jogar Need For Speed...
--------------------

A jogabilidade dele é muito gostosa, depois que se pega o jeito não tem como errar mais. Em Lakeside tem que usar muito do freio, mas mesmo com pericia é dificil ultrapassar.

Eu não consegui abrir esse carro "stratos", que me lembre bem eu consegui 1º em Lakeside sim.
 

DEFCON

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blackjew;1084183 disse:
Eu tenho esse jogo, muito bom mesmo.

Pena que dois amigos meus não gostaram dele, chegaram a falar que era uma m****. :lol

Prefiriram jogar Need For Speed...
Ignore, blackjew... [kfumando]

Apenas ignore... :D

Modesto;1084264 disse:
E o do N-Gage,se não saiu,já foi testado.É pior ainda:

http://www.gamerankings.com/htmlpages2/918287.asp?q=Sega Rally
15% !?!?!?

[SIZE="5"]O-M-G...[/SIZE] [kfecha][kfecha][kfecha][/COLOR]
 

felipemfarias

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Eu adorava esse jogo, quando tinha um Saturn acho que foi o jogo que mais joguei nele. Realmente era muito gostoso de se jogar, o maior ponto fraco é que nao tinha muitos extras.
 

edineilopes

Retrogamer
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blackjew;1084183 disse:
Eu tenho esse jogo, muito bom mesmo.

Pena que dois amigos meus não gostaram dele, chegaram a falar que era uma m****. :lol

Prefiriram jogar Need For Speed...
:-D:-D:-D
O Unabomber disse tudo. Ignore...
blackjew;1084183 disse:
A jogabilidade dele é muito gostosa, depois que se pega o jeito não tem como errar mais. Em Lakeside tem que usar muito do freio, mas mesmo com pericia é dificil ultrapassar.

Eu não consegui abrir esse carro "stratos", que me lembre bem eu consegui 1º em Lakeside sim.
Na tela de seleção dos carros, em cima ficam as versões Celica e Delta com câmbio automático e embaixo as versões com troca de marchas manual, né?
Selecione o veículo com a marcha manual, apertando para o lado. Aperte novamente e o carro virará o Stratos. Fica assim, o celica manual vira o Stratos automático (esquerda) e o Delta manual vira o Stratos manual (direita). É meio complicado de explicar, mas é simples de fazer. :D

Uma figurinha para ilustrar:





Modesto;1084264 disse:
Já joguei o do GBA.É um jogo muito ruim,não dá para ver a pista direito.

E o do N-Gage,se não saiu,já foi testado.É pior ainda:

http://www.gamerankings.com/htmlpages2/918287.asp?q=Sega Rally
Do GBA já joguei o Sega Rally, o Need For Speed Porsche Unleashed, o Need For Speed Underground... Todos sofrem do mesmo mal: os cenários não passam de pixels gigantes. E a jogabilidade é fraca. Não tem jeito, jogos de corrida com gráficos 3D sofisticados não são a praia do GBA. Ele não dá conta.

Do N-Gage parecia com gráficos bem toscos também, pelas screenshots que vi na internet. De ter sido cancelado, me fiei no site gamespot.
http://www.gamespot.com/ngage/driving/segarally/index.html

Sobre os carros do Sega Rally 2, não me lembro bem. :( Tenho o CD, mas desinstalei faz tempo, numa época que tava com pouco HD. Tinha uma penca de carros destravados.

¬¬;1084367 disse:
...o maior ponto fraco é que nao tinha muitos extras.
Verdade! Como vários arcades da Sega.:(
 

Modesto

Supra-sumo
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edineilopes;1084451 disse:
Sobre os carros do Sega Rally 2, não me lembro bem. :( Tenho o CD, mas desinstalei faz tempo, numa época que tava com pouco HD. Tinha uma penca de carros destravados.(

Só me lembro da versão Arcade:

Depois de 1000 partidas registradas,aparecia um aviso na parte superior da tela que os dois carros estavam destravados.Feito isso,aperte o botão de visão mais o freio de mão na tela de seleção de carros.Ela mudará de rumo e aparecerão os dois para selecionar.

Achei o Celica melhor.O Delta vira muito para o Sega Rally 2
 

blackjew

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edineilopes;1084451 disse:
Na tela de seleção dos carros, em cima ficam as versões Celica e Delta com câmbio automático e embaixo as versões com troca de marchas manual, né?
Selecione o veículo com a marcha manual, apertando para o lado. Aperte novamente e o carro virará o Stratos. Fica assim, o celica manual vira o Stratos automático (esquerda) e o Delta manual vira o Stratos manual (direita). É meio complicado de explicar, mas é simples de fazer. :D

Uma figurinha para ilustrar:


Entendi, hehhe. Amanhã mesmo vou testar. :D
 

segacrazy

Ser evoluído
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tenho a versão original do pc, é bacaninha, pra época foi uma boa diversão... mas a sega já não anda bem das pernas faz um bom tempo nénão? só com o festival de burradas da franquia sonic, nem preciso comentar mais.
 

Grandpa

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Ótimo tópico !

Joguei Sega Rally no PC mais ou menos na mesma época que Need For Speed 2. Acho que um outro motivo para ele não ter feito muito sucesso no PC foi a grande quantidade de jogos de corrida que saíam na época para o PC. Sega Rally acabou sendo apenas mais um jogo de corrida pro PC.

edineilopes;1081438 disse:
3 - Para facilitar, no Saturn e PC há o "Ghost car", com a sua melhor volta. É um excelente método de aprender com os
próprios erros, aprimorar-se ou mesmo disputar contra si próprio.

Acho que o Sega Rally foi um dos primeiros a usar esse recurso junto com o Gran Turismo.

edineilopes;1081438 disse:
Toyota Celica GT - Four : Esse modelo esportivo de duas portas da Toyota, além de bonito
é muito apreciado pelos jogadores. Possui bom controle e performance equilibrada.

Esse Celica era pau para toda obra. Jogava sempre com ele. No Neo Drift Out do Neo-Geo também.
 

javagod

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Eu gostava tanto desse jogo no Saturn, e fiquei tão viciado, que ganhava partidas "versus" jogando somente com uma mão. Não, eu não estou delirando. Dava dó do irmãozinho de um amigo meu perder de mim, nessas condições. Só faltava o moleque comer o controle.
 

edineilopes

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Grandpa;1088168 disse:
Acho que o Sega Rally foi um dos primeiros a usar esse recurso junto com o Gran Turismo.
É... bem observado. Não me lembro de outro jogo que tenha usado antes...

javagod;1089345 disse:
Eu gostava tanto desse jogo no Saturn, e fiquei tão viciado, que ganhava partidas "versus" jogando somente com uma mão. Não, eu não estou delirando. Dava dó do irmãozinho de um amigo meu perder de mim, nessas condições. Só faltava o moleque comer o controle.
Não é pra menos! É muita humilhação.:eek:
Parabéns, nunca joguei com uma mã só, jogo nenhum.:rox
 
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Johnny;1082022 disse:
Eu tenho jogado ele no PS2 (disco bônus que vem com o Sega Rally 2006. Não eu não comprei o Sega Rally 2006, já que ele não presta. Só instalei o Sega Rally 1995, que peguei emprestado, no HD Loader). É incrível como o jogo é divertido até hoje.

Pra quem tem Saturn, prefira a versão japonesa, já que a americana não é completa (foi lançada as pressas).

Ah, e sempre que posso, jogo o Sega Rally 2 do arcade, na HotZone.

Essa versão do Sega Rally Championship do disco Bônus ficou idêntica ao do Arcade lançado em 1995, ou é igual à versão do Saturn. Têm como você colocar um vídeo aqui no tópico. Desde já agradeço.
 

javagod

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Não sabia das diferenças de versões entre a JP e USA. Quais são? Eu tenho a americana, que peguei no lançamento.
 

Johnny

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pedro_puppini_farias@hotm;1090185 disse:
Essa versão do Sega Rally Championship do disco Bônus ficou idêntica ao do Arcade lançado em 1995, ou é igual à versão do Saturn. Têm como você colocar um vídeo aqui no tópico. Desde já agradeço.

É um port da versão Arcade.
http://www.eurogamer.net/article.php?article_id=62614

Mais info aqui:
http://ntsc-uk.domino.org/showthread.php?t=52717&highlight=Sega+Rally

VIDEOS: http://homepage.ntlworld.com/jason.adams4/segarallychampionshipps2.avi
http://homepage.ntlworld.com/jason.adams4/src_small.avi
(Use SALVAR COMO)


javagod;1090401 disse:
Não sabia das diferenças de versões entre a JP e USA. Quais são? Eu tenho a americana, que peguei no lançamento.

- Sega Rally (Versão americana) - Foi lançada antes
http://www.segagagadomain.com/saturn5/segarally-us.htm

" You see, the US version wasn't complete. It's missing many features such as on screen displays, sound effects and even some in game graphics such as the mountain in the background on the mountain stage. "

Não tem todas as informações na tela, faltam alguns efeitos sonoros e até alguns detalhes gráficos, como a montanha no fundo do cenário Mountain".

- Sega Rally (Versão Japonesa)
http://www.segagagadomain.com/saturn3/segarally.htm
 

edineilopes

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Valeu, Johnny.:kongpositivo:
Também não conhecia essas diferenças. Eu tinha a versão plus.
 

edineilopes

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Johnny;1091262 disse:
É essa mesma. :D

Vendo os vídeos da versão arcade, dá uma tristeza que a versão PC é baseada na conversão do Saturn, então tem montagem de cenário no horizonte, os vidros do carro são simples... :( Para PC acho que dava para fazer mais fiel ao arcade, apesar que na época diziam que já era meio pesado do jeito que está.
 
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Johnny;1082022 disse:
Eu tenho jogado ele no PS2 (disco bônus que vem com o Sega Rally 2006. Não eu não comprei o Sega Rally 2006, já que ele não presta. Só instalei o Sega Rally 1995, que peguei emprestado, no HD Loader). É incrível como o jogo é divertido até hoje.

Pra quem tem Saturn, prefira a versão japonesa, já que a americana não é completa (foi lançada as pressas).

Ah, e sempre que posso, jogo o Sega Rally 2 do arcade, na HotZone.

Johnny mais uma vez agradeço por você ter tirado as minhas dúvidas a respeito dessa versão, e também por ter colocado os vídeos aqui no tópico mostrando como ficou a conversão para o Playstation 2, ficou perfeita essa versão, é como um Arcade em casa. Agora gostaria de saber como você conseguiu esse jogo, poís pelo que sei o Sega Rally 2006 Americano não vêm com disco Bônus do jogo Sega Rally Original do Arcade de 1995. Andei pesquisando na internet e descobri que só saiu para Playstation 2 japonês. Têm como você conseguir esse jogo pra mim. Desde já fico agradecido.
 

John Doe

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Ótimo review!

Tenho o Sega Rally 2 do Dreamcast e joguei uma versão do Sega Rally para PC. O meu maior problema com os dois jogos é que eles são ótimos jogos de arcade e péssimos jogos de console. Acho que é o problema com a maior parte das conversões de arcade para console da Sega. Tem aquele jogo de caminhões do Dreamcast, 18 Wheeler American Pro Trucker, que é divertidíssimo de se jogar. Por meia hora.

O jogo só tem quatro ou cinco pistas, nada para destravar e apenas uma coisa adicionada em relação à versão de arcade. O jogo é incrível e tinha um bom potencial como jogo de console, mas acho que jogaram tudo isso pela lata do lixo. É exatamente o que sinto com o Sega Rally.
 

BigJ

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Um dos poucos jogos de corrida do Sega Saturn que realmente prestava. A Sega fez uma excelente conversão e o único problema é que SR era bem curto, mesmo comparado aos jogos de corrida da época.

Mesmo assim, era um jogão!

;D
 

javagod

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BigJ;1098178 disse:
Um dos poucos jogos de corrida do Sega Saturn que realmente prestava. A Sega fez uma excelente conversão e o único problema é que SR era bem curto, mesmo comparado aos jogos de corrida da época.

Mesmo assim, era um jogão!

;D


É curto, mas não enjoa. Não se lembra da frase dita no replay? "Records are made to be broken." Eu ficava baixando meus tempos constantemente.
 

edineilopes

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Bota não enjoa nisso. :smileJogo até hoje o Sega Rally, enquanto o recente Most Wanted (bom jogo), todo lindão, com antialiasing e o escambau, faz tempo que nem penso em jogar.;D
 
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