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Retrogamer
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Ficha Técnica
Criado por: Sega-AM3
Lançado por: Sega
Designer: Tetsuya Mizuguchi
Lançado em: 1995
Gênero: Jogo de corrida
Modos: de jogo 1 a 8 jogadores
Sistema original: Sega Model 2A
Conversões: Sega Saturn, Microsoft Windows
O jogo
Entre 94 e 95, o mundo dos games caminhava em direção aos gráficos vetoriais. Nos arcades, a Sega surpreendia os gamers com a famosa Placa Model 2, que lhe possibilitava polígonos e texturas com qualidade impressionante. A cada lançamento, a qualidade visual ganhava novos patamares.
Depois do sucesso de Daytona USA, a então gigante japonesa trouxe às telas a poeira, lama e areia das disputas de rally. Prato cheio para esbanjar ousadia gráfica, com deslumbrantes cenários de savana, vilarejos, rochedos e paisagens belíssimas. Com o requinte técnico da equipe e muito bom gosto na confecção dos detalhes, Sega Rally deixou todos boquiabertos com a rápida evolução visual que os jogos estavam alcançando.
Assim, Sega Rally virou referência em termos de jogos de rally, a ponto da A Codemasters ter listado o jogo da Sega como uma das influências na criação do jogo Colin McRae Rally.
Nascido para os arcades, Sega Rally nunca teve pretensões realistas ou de simulação. É voltado para a diversão rápida e descompromissada, para extrair o máximo de diversão em poucos minutos de jogatina. Como bom arcade, manter-se nas pistas não é uma tarefa tão fácil, nas primeiras tentativas. Há uma impiedosa contagem regressiva que não pode zerar antes de que o jogador alcance o checkpoint, em que ganha mais tempo para permanecer jogando.
Para ajudá-lo, o navegador grita o tempo todo a direção e dificuldade das próximas curvas e obstáculos. Chega a ser um pouco repetitivo, mas não incomoda. Os sons do jogo são discretos, preparados apenas para reproduzir ruídos sem chamar atenção. Já a trilha sonora é animada, com músicas bem compostas e interessantes, que combinam bem com o jogo, como Ignition, Conditioned Reflex, Power Games, Reckless Running, etc.
Simples de jogar, apesar de exigir treino, Sega Rally é muito divertido, seja numa disputa solitária contra o tempo, seja um duelo contra um amigo, com tela dividida ou num modo multiplayer.
Há três características que, de certa forma, sintetizam a dinâmica e a proposta de jogo de Sega Rally:
1 - O jogador larga em último lugar, com tempo limitado para se manter na pista. Deve abusar de derrapagens e direção insana para economizar cada segundo e chegar a tempo aos checkpoints. Os carros do computador seguem um "trilho" imaginário e não possuem qualquer sinal de inteligência. O seu inimigo principal é o tempo e seus próprios erros!
2 - No modo Championship, chegue em primeiro lugar no final da terceira pista. Isso destravará a pista extra Lakeside, que é bastante difícil, mas bonita e muito colorida. Se completar o circuito Lakeside em primeiro lugar, terá disponível o carro secreto Lancia Stratos.
3 - Como é um jogo curto, o ponto forte do jogo é o requinte de cada pista, cujo capricho incentiva o jogador e repetir voltas e voltas, treinando, até atingir a excelência e conseguir tempos fabulosos. Uma mesma curva foi planejada para permitir que fosse contornada de várias maneiras e o truque é descobrir como ganhar frações de segundos que no final da volta fazem a diferença entre um novo recorde ou um fracasso. Para facilitar, no Saturn e PC há o "Ghost car", com a sua melhor volta. É um excelente método de aprender com os próprios erros, aprimorar-se ou mesmo disputar contra si próprio. Freqüentemente é um grande desafio repetir voltas voadoras e é difícil esconder a vergonha de ver o carrinho Ghost sumir no horizonte e não conseguir alcançá-lo.
Os carros
Toyota Celica GT - Four : Esse modelo esportivo de duas portas da Toyota, além de bonito é muito apreciado pelos jogadores. Possui bom controle e performance equilibrada.
Lancia Stratos: Só fica disponível após concluir a pista extra em primeiro lugar. Esse carro possui tração traseira e um motor Ferrari Dino V6 2.4 de 300 CV. Em Sega Rally o Stratos é um veículo difícil de ser domado. Atinge alta velocidade, porém o jogador está sempre a um fio de perder o controle. Se conseguir mantê-lo na pista é sinal de novos recordes à vista.
Lancia Delta HF Integrale: Não se engane com a aparência quadrada de FIAT 147 deste carro: Ele é muito bom. Com seu tamanho compacto, é eficiente nas curvas, sobretudo as mais fechadas (pois desliza menos que o Celica) e também tem bom desempenho.
As pistas
Desert é a primeira pista, rotulada como fácil. De fato é. O terreno é arenoso, o que não a torna difícil pelo percurso possuir muitas retas e ser bastante largo. Há um pequeno trecho de floresta, com lama e o percurso se encerra em paisagem africana, com arbustos típicos da savana, zebras e elefantes. A parte com mata fechada é bem produzida, um dos pontos altos dos gráficos do jogo. Desert é o melhor circuito para treinar, conhecer as reações do carro e aprender o estilo rally de fazer curvas.
Forest apresenta dificuldade média. O terreno varia entre o asfalto e ruas de terra. Possui várias curvas em seqüência, a maioria sem necessidade de grande desaceleração. O início é bem fácil, até o túnel. Depois o jogador é um pouco mais exigido, com curvas fechadas que jogam o carro em direção às muretas e rochas, fazendo-o perder velocidade. Há muitos pinheiros e rochedos enfeitando o cenário, que é bonito, embora pouco diversificado. Dominar essa pista é determinante para conseguir a vitória no modo Championship, pois é importante executar suas curvas com o mínimo de perda de tempo.
Mountain, definida como expert, é a terceira pista e a última disponível desde o começo do jogo. Os carros atravessam vilarejos a alta velocidade, em ruas estreitas e sinuosas. As curvas em forma de U são uma complicação a mais. Não há espaço para hesitação e pequenos erros de cálculo são preciosos segundos perdidos. Nas pistas anteriores nem tanto, mas nesta já é bem vantajoso usar o câmbio manual, se possível.
A belíssima Lakeside é a pista secreta, que só aparece após chegar em primeiro na terceira pista no modo Championship. Mas, por trás da profusão de cores, esconde-se uma pista complicada e desafiadora. O terreno é algum tipo de pântano ou barro cuja aderência quase não existe. O carro escorrega nas curvas e, invariavelmente se choca nos limites da trilha que é estreita demais. Ultrapassar não é uma tarefa fácil, pela falta de espaço. Conquistar bons tempos só é possível com uma direção precisa e muito treino.
Sega Saturn tem Sega Rally!
Ao contrário de Daytona USA, a conversão de Sega Rally para o Saturn ficou primorosa. Roda a estáveis 30 quadros por segundo, o que garante movimentação suave. Pouco se vê o cenário montando no horizonte, coisa rara no console. Também há poucas quebras de polígono. No Saturn a resolução caiu um pouco, mas, à parte isso, é quase como ter o arcade em casa (nas devidas proporções), com gráficos até então jamais vistos na plataforma.
É um jogo indispensável na biblioteca do console. Mostrava a capacidade que o Saturn tinha de gerar bons gráficos 3D, quando bem programado. E virou um hit do videogame, como Panzer Dragon e Nights.
Se é tudo isso, por que não fez sucesso no PC?
Grande ícone dos arcades e um dos mais marcantes jogos do Sega Saturn (conversão excelente), Sega Rally chegou ao PC algum tempo depois, sem grande estardalhaço. Mas o que pode ter feito um jogo com tamanho êxito nas outras plataformas ser um lançamento sem brilho nos computadores? Mas foi uma conversão Ruim? Não para a época. Sega Rally chegou aos PCs com as características que o consagraram intactas: Jogabilidade ágil, bons gráficos, bom desafio, etc. O que faz Sega Rally comer poeira nos computadores é justamente sua vocação arcade. Não houve na versão PC um acréscimo de modo carreira ou similar que motivassem os usuários a adquirirem o título. São apenas 3 carros (um é secreto) e 4 pistas (uma delas também precisa ser destravada). Essa quantidade diminuta de opções era um problema crônico dos games da Sega, que não impediam seu sucesso nos arcades e consoles. Mas o público de computador, acostumado a miríades de opções e possibilidades, deseja um pouco mais de profundidade para se dedicar a um jogo.
Talvez tenha faltado um pouco de visão da Sega, em adequar o seu produto ao novo público, criando atrativos extras e não simplesmente fazer um port, de certo modo até defasado. Afinal, deve ser levado em conta que a Sega, prestigiando suas plataformas, sempre demorava muito para lançar suas conversões para PC. Quando chegavam aos computadores, o impacto do lançamento não poderia mais ser o mesmo, além da concorrência ser maior.
O jogo no PC permite cores de 8 ou 16 bits de profundidade, resolução 320x240 ou 640x480. A versão PC é baseada na versão Saturn, não no original da placa Model2. Graficamente, é perceptível a junção das bordas de alguns polígonos, coisa que não acontecia no Sega Saturn nem no arcade. Esse pequeno defeito aparece em pontos isolados e não chega a atrapalhar.
Uma curiosidade da versão PC é que muitos arquivos do jogo estão em wave ou bmp, formatos fáceis de editar. Por isso Sega Rally para PC pode ser personalizado ou "hackeado" com certa facilidade, em alguns itens. As músicas, seguindo o estilo da Sega na época, são tocadas diretamente das faixas de áudio do CD.
Requerimentos de Sistema:
CPU :Pentium 75MHz (mínimo) Pentium 100MHz ou melhor (recomendado)
RAM :16Mbyte
Windows95
DIRECT X3.
Franquia em baixa
Visão não parece ser o forte da Sega. A ponto de ter deixado o nome da franquia na lama. Sega Rally 2 ficou bom, mas o recente lançamento de Sega Rally 2006, medíocre, faz crer que os bons tempos em que Sega Rally era sinônimo de tecnologia e vanguarda nos games acabaram-se.
Abaixo um histórico resumido das versões de Sega Rally em diversos consoles. A primeira leva da edição japonesa de Sega Rally 2006 veio com disco extra, com a versão original de 1995.
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sega_Rally_Championship
http://en.wikipedia.org/wiki/Sega_Rally_Championship
http://www.objectif-sega.com/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=957
http://www.gamespot.com/ngage/driving/segarally/index.html
http://finalboss.uol.com.br/fb3/ctu.asp?cid=29768
http://games.teamxbox.com/xbox-360/1498/SEGA-Rally-Revo/
Criado por: Sega-AM3
Lançado por: Sega
Designer: Tetsuya Mizuguchi
Lançado em: 1995
Gênero: Jogo de corrida
Modos: de jogo 1 a 8 jogadores
Sistema original: Sega Model 2A
Conversões: Sega Saturn, Microsoft Windows
O jogo
Entre 94 e 95, o mundo dos games caminhava em direção aos gráficos vetoriais. Nos arcades, a Sega surpreendia os gamers com a famosa Placa Model 2, que lhe possibilitava polígonos e texturas com qualidade impressionante. A cada lançamento, a qualidade visual ganhava novos patamares.
Depois do sucesso de Daytona USA, a então gigante japonesa trouxe às telas a poeira, lama e areia das disputas de rally. Prato cheio para esbanjar ousadia gráfica, com deslumbrantes cenários de savana, vilarejos, rochedos e paisagens belíssimas. Com o requinte técnico da equipe e muito bom gosto na confecção dos detalhes, Sega Rally deixou todos boquiabertos com a rápida evolução visual que os jogos estavam alcançando.
Assim, Sega Rally virou referência em termos de jogos de rally, a ponto da A Codemasters ter listado o jogo da Sega como uma das influências na criação do jogo Colin McRae Rally.
Nascido para os arcades, Sega Rally nunca teve pretensões realistas ou de simulação. É voltado para a diversão rápida e descompromissada, para extrair o máximo de diversão em poucos minutos de jogatina. Como bom arcade, manter-se nas pistas não é uma tarefa tão fácil, nas primeiras tentativas. Há uma impiedosa contagem regressiva que não pode zerar antes de que o jogador alcance o checkpoint, em que ganha mais tempo para permanecer jogando.
Para ajudá-lo, o navegador grita o tempo todo a direção e dificuldade das próximas curvas e obstáculos. Chega a ser um pouco repetitivo, mas não incomoda. Os sons do jogo são discretos, preparados apenas para reproduzir ruídos sem chamar atenção. Já a trilha sonora é animada, com músicas bem compostas e interessantes, que combinam bem com o jogo, como Ignition, Conditioned Reflex, Power Games, Reckless Running, etc.
Simples de jogar, apesar de exigir treino, Sega Rally é muito divertido, seja numa disputa solitária contra o tempo, seja um duelo contra um amigo, com tela dividida ou num modo multiplayer.
Há três características que, de certa forma, sintetizam a dinâmica e a proposta de jogo de Sega Rally:
1 - O jogador larga em último lugar, com tempo limitado para se manter na pista. Deve abusar de derrapagens e direção insana para economizar cada segundo e chegar a tempo aos checkpoints. Os carros do computador seguem um "trilho" imaginário e não possuem qualquer sinal de inteligência. O seu inimigo principal é o tempo e seus próprios erros!
2 - No modo Championship, chegue em primeiro lugar no final da terceira pista. Isso destravará a pista extra Lakeside, que é bastante difícil, mas bonita e muito colorida. Se completar o circuito Lakeside em primeiro lugar, terá disponível o carro secreto Lancia Stratos.
3 - Como é um jogo curto, o ponto forte do jogo é o requinte de cada pista, cujo capricho incentiva o jogador e repetir voltas e voltas, treinando, até atingir a excelência e conseguir tempos fabulosos. Uma mesma curva foi planejada para permitir que fosse contornada de várias maneiras e o truque é descobrir como ganhar frações de segundos que no final da volta fazem a diferença entre um novo recorde ou um fracasso. Para facilitar, no Saturn e PC há o "Ghost car", com a sua melhor volta. É um excelente método de aprender com os próprios erros, aprimorar-se ou mesmo disputar contra si próprio. Freqüentemente é um grande desafio repetir voltas voadoras e é difícil esconder a vergonha de ver o carrinho Ghost sumir no horizonte e não conseguir alcançá-lo.
Os carros
Toyota Celica GT - Four : Esse modelo esportivo de duas portas da Toyota, além de bonito é muito apreciado pelos jogadores. Possui bom controle e performance equilibrada.
Lancia Stratos: Só fica disponível após concluir a pista extra em primeiro lugar. Esse carro possui tração traseira e um motor Ferrari Dino V6 2.4 de 300 CV. Em Sega Rally o Stratos é um veículo difícil de ser domado. Atinge alta velocidade, porém o jogador está sempre a um fio de perder o controle. Se conseguir mantê-lo na pista é sinal de novos recordes à vista.
Lancia Delta HF Integrale: Não se engane com a aparência quadrada de FIAT 147 deste carro: Ele é muito bom. Com seu tamanho compacto, é eficiente nas curvas, sobretudo as mais fechadas (pois desliza menos que o Celica) e também tem bom desempenho.
As pistas
Desert é a primeira pista, rotulada como fácil. De fato é. O terreno é arenoso, o que não a torna difícil pelo percurso possuir muitas retas e ser bastante largo. Há um pequeno trecho de floresta, com lama e o percurso se encerra em paisagem africana, com arbustos típicos da savana, zebras e elefantes. A parte com mata fechada é bem produzida, um dos pontos altos dos gráficos do jogo. Desert é o melhor circuito para treinar, conhecer as reações do carro e aprender o estilo rally de fazer curvas.
Forest apresenta dificuldade média. O terreno varia entre o asfalto e ruas de terra. Possui várias curvas em seqüência, a maioria sem necessidade de grande desaceleração. O início é bem fácil, até o túnel. Depois o jogador é um pouco mais exigido, com curvas fechadas que jogam o carro em direção às muretas e rochas, fazendo-o perder velocidade. Há muitos pinheiros e rochedos enfeitando o cenário, que é bonito, embora pouco diversificado. Dominar essa pista é determinante para conseguir a vitória no modo Championship, pois é importante executar suas curvas com o mínimo de perda de tempo.
Mountain, definida como expert, é a terceira pista e a última disponível desde o começo do jogo. Os carros atravessam vilarejos a alta velocidade, em ruas estreitas e sinuosas. As curvas em forma de U são uma complicação a mais. Não há espaço para hesitação e pequenos erros de cálculo são preciosos segundos perdidos. Nas pistas anteriores nem tanto, mas nesta já é bem vantajoso usar o câmbio manual, se possível.
A belíssima Lakeside é a pista secreta, que só aparece após chegar em primeiro na terceira pista no modo Championship. Mas, por trás da profusão de cores, esconde-se uma pista complicada e desafiadora. O terreno é algum tipo de pântano ou barro cuja aderência quase não existe. O carro escorrega nas curvas e, invariavelmente se choca nos limites da trilha que é estreita demais. Ultrapassar não é uma tarefa fácil, pela falta de espaço. Conquistar bons tempos só é possível com uma direção precisa e muito treino.
Sega Saturn tem Sega Rally!
Ao contrário de Daytona USA, a conversão de Sega Rally para o Saturn ficou primorosa. Roda a estáveis 30 quadros por segundo, o que garante movimentação suave. Pouco se vê o cenário montando no horizonte, coisa rara no console. Também há poucas quebras de polígono. No Saturn a resolução caiu um pouco, mas, à parte isso, é quase como ter o arcade em casa (nas devidas proporções), com gráficos até então jamais vistos na plataforma.
É um jogo indispensável na biblioteca do console. Mostrava a capacidade que o Saturn tinha de gerar bons gráficos 3D, quando bem programado. E virou um hit do videogame, como Panzer Dragon e Nights.
Se é tudo isso, por que não fez sucesso no PC?
Grande ícone dos arcades e um dos mais marcantes jogos do Sega Saturn (conversão excelente), Sega Rally chegou ao PC algum tempo depois, sem grande estardalhaço. Mas o que pode ter feito um jogo com tamanho êxito nas outras plataformas ser um lançamento sem brilho nos computadores? Mas foi uma conversão Ruim? Não para a época. Sega Rally chegou aos PCs com as características que o consagraram intactas: Jogabilidade ágil, bons gráficos, bom desafio, etc. O que faz Sega Rally comer poeira nos computadores é justamente sua vocação arcade. Não houve na versão PC um acréscimo de modo carreira ou similar que motivassem os usuários a adquirirem o título. São apenas 3 carros (um é secreto) e 4 pistas (uma delas também precisa ser destravada). Essa quantidade diminuta de opções era um problema crônico dos games da Sega, que não impediam seu sucesso nos arcades e consoles. Mas o público de computador, acostumado a miríades de opções e possibilidades, deseja um pouco mais de profundidade para se dedicar a um jogo.
Talvez tenha faltado um pouco de visão da Sega, em adequar o seu produto ao novo público, criando atrativos extras e não simplesmente fazer um port, de certo modo até defasado. Afinal, deve ser levado em conta que a Sega, prestigiando suas plataformas, sempre demorava muito para lançar suas conversões para PC. Quando chegavam aos computadores, o impacto do lançamento não poderia mais ser o mesmo, além da concorrência ser maior.
O jogo no PC permite cores de 8 ou 16 bits de profundidade, resolução 320x240 ou 640x480. A versão PC é baseada na versão Saturn, não no original da placa Model2. Graficamente, é perceptível a junção das bordas de alguns polígonos, coisa que não acontecia no Sega Saturn nem no arcade. Esse pequeno defeito aparece em pontos isolados e não chega a atrapalhar.
Uma curiosidade da versão PC é que muitos arquivos do jogo estão em wave ou bmp, formatos fáceis de editar. Por isso Sega Rally para PC pode ser personalizado ou "hackeado" com certa facilidade, em alguns itens. As músicas, seguindo o estilo da Sega na época, são tocadas diretamente das faixas de áudio do CD.
Requerimentos de Sistema:
CPU :Pentium 75MHz (mínimo) Pentium 100MHz ou melhor (recomendado)
RAM :16Mbyte
Windows95
DIRECT X3.
Franquia em baixa
Visão não parece ser o forte da Sega. A ponto de ter deixado o nome da franquia na lama. Sega Rally 2 ficou bom, mas o recente lançamento de Sega Rally 2006, medíocre, faz crer que os bons tempos em que Sega Rally era sinônimo de tecnologia e vanguarda nos games acabaram-se.
Abaixo um histórico resumido das versões de Sega Rally em diversos consoles. A primeira leva da edição japonesa de Sega Rally 2006 veio com disco extra, com a versão original de 1995.
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sega_Rally_Championship
http://en.wikipedia.org/wiki/Sega_Rally_Championship
http://www.objectif-sega.com/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=957
http://www.gamespot.com/ngage/driving/segarally/index.html
http://finalboss.uol.com.br/fb3/ctu.asp?cid=29768
http://games.teamxbox.com/xbox-360/1498/SEGA-Rally-Revo/
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