O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Retro - Análise: Sonic Eraser ( Mega Drive - Modem Mega Net )

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.240
Reações
4.048
Pontos
1.109
:!: Lembrete: este tópico pode ser encontrado no RETROINDEX - O índice do Retrospace. Conheça-o!

3retroanalisesrw8.gif


Retro - Análise: Sonic Eraser ( Mega Drive - Modem Mega Net )


soniceraserj000rh5.gif


Título: Sonic Eraser
Plataforma: Mega Drive - Modem Mega Net
Gênero: Puzzle
Fabricante: Sega
Ano: 1991

Jogo desconhecido estrelado por um personagem famoso
Este é um caso bem curioso e de contraste nos games na qual um jogo é desconhecido pela maioria e cujo protagonista não é um personagem também desconhecido do grande público ou dos fãs de um videogame e sim um personagem bastante conhecido. No caso o Sonic, um dos principais ícones dos games.

2004: Após 13 anos o jogo se torna conhecido pelo mundo
Por ter sido lançado somente no Japão e por estar disponível para o modem Mega Net que nunca foi lançado no Ocidente, exceto o Brasil em que a Tec Toy lançou sua própria versão com conexão a Internet e que oferecia acesso a e-mail, consultas bancárias e partidas online em alguns jogos como Mortal Kombat II e FIFA Soccer, o jogo era um ilustre desconhecido até ser descoberto em 2004 por Eric Robert Gray ( também conhecido pelos nicks Pachuka e Reala ), proprietário do site Sonic Cult através do serviço de download da Sega que funcionava somente no Japão.
No Japão o Mega Net oferecia serviço de download de jogos de gráficos bem simples, além do Sonic Eraser eles tinham Flicky e os Text Adventures do Phantasy Star II.
Mais tarde eles foram lançados nas coletâneas Game no Kanzame Vols 01 e 02 para Mega CD. Estranhamente o Sonic Eraser ficou de fora; fato que contribuiu para aumentar a obscuridade em torno dele.

sonicerasersnj000.gif

Instruções antes do início do jogo

soniceraserjtengderrickml7.gif

Instruções do jogo traduzidas para o Inglês

Antes do jogo começar aparece um livro com as instruções do jogo, uma vez que ele não foi distribuído em cartucho.
No caso os botões B e C são usados para folhear o livro.
O B retrocede uma página enquanto que o C avança.
Na ROM original japonesa os textos aparecem em japonês, uma vez que o jogo só foi lançado no Japão.
Mas existem ROMs traduzidas onde as mensagens foram traduzidas para o Inglês.

Sobre o jogo Sonic Eraser
O jogo foi produzido em 1991 para o modem Mega Net do Mega Drive, mas a data e o mês em que foram lançados são desconhecidos. Acredita-se que tenha sido lançado após o Sonic the Hedgehog do Mega Drive.
O jogo é um puzzle similar aos conhecidos Tetris, Columns e Puyo Puyo ( Dr. Robotinik´s Mean Bean Machine no Ocidente ), cujo atrativo sem dúvida era a presença de Sonic, cujo jogo tinha sido lançado recentemente.
Os gráficos e sons são bem simples, bem mais do que nos primeiros jogos de Mega Drive.
Já o seu funcionamento é o mesmo dos já citados Columns e Puyo Puyo e ele pode ser jogado de 3 modos: 1P vs CPU, 1P vs 2P ou CPU vs CPU.
Você deve formar um conjunto de 2 ou mais peças iguais e impedir que elas alcancem o topo do quadro; caso contrário o jogo acaba.
Você disputa uma espécie de versus contra outro Sonic, que é controlado pelo computador.
E quando você vence um round, aparece uma pequena animação de um Sonic batendo no outro com um movimento especial que varia dependendo do nível.
Depois de ser batido, o outro Sonic acaba ficando tonto.
Uma curiosidade sobre este jogo é que no final dele aparecem os créditos da equipe de produção responsável por ele.
Um dos membros da equipe é Big Island ( Naoto Oshima ) que foi um dos criadores do Sonic junto com Yuji Naka e trabalhou no Character Design do Sonic 1.
Seus outros trabalhos com o Sonic foram o de diretor em Sonic CD ( Sega CD ) e diretor de animação em Sonic Adventure ( Dreamcast ). Atualmente Oshima tem sua própria softhouse que se chama Artoon e foi fundada em 1999, após sua saída da Sega.

Screenshots

soniceraserj001.gif


sonicerasersnj002.gif


sonicerasersnj003.gif



Sonic Eraser no Sonic Cult

Detalhes sobre o jogo no site responsável pela sua descoberta


Sonic Eraser no Wikipedia

Detalhes sobre o jogo no Wikipedia ( Em Inglês)
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.273
Reações
15.565
Pontos
1.524
Cara, bizarro isso!
Me parece que alguém aqui já tinha feito um tópico com esse jogo, ou eu me enganei.

Será possível achar a rom dele? Gostaria de experimentar!
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.240
Reações
4.048
Pontos
1.109
Jack T;5910581 disse:
Cara, bizarro isso!
Me parece que alguém aqui já tinha feito um tópico com esse jogo, ou eu me enganei.

Será possível achar a rom dele? Gostaria de experimentar!

Jack, esse topico e uma repostagem do topico anterior porque os links estão quebrados com a transferencia do site e do forum para outro servidor.

Ainda perciso respostar as imagens que não estão aparecendo.
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.696
Reações
2.847
Pontos
1.334
Descoberta interessante esses jogos para MegaNet.

Acho que se lançassem esse jogo do Sonic em cartucho na época venderia bem. Mesmo sendo um jogo bem simples e similar a dezenas que existem por aí. Ia faturar em cima da fama do Sonic. Qualquer coisa do Sonic vendia bem no início dos anos 90. :D

O Flicky, que você citou, chegou a sair em cartucho.
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Interessante. O único jogo que conheci do Mega Net foi Carmen Sandiego, sempre tinha para vender na extinta Mesbla e nos bons tempos das lojas Americanas. Sempre quis ter um mas meus pais não me deram, o que foi até bom pois apesar de agregar um novo conhecimento não parecia ser muito útil.

Adoro "tetris" que tem animações no meio da tela, como Super Puzzle Fighter, Puyo Puyo e parece haver em Sonic Eraser também.
 


sanro1982

Novato
Mensagens
47
Reações
0
Pontos
6
Dr. Mario fazendo história... :)

Acredito que o pessoal da Sega tenha esquecido completamente disso (ou perderam o original, rs), pq relançar prá xbox live/psn da vida e ganhar uns 4,99 por download seria fácil, fácil, ainda mais com o advento do lançamento do Sonic 4.

Agora de todos os tetris-clones, o que eu mais curto continua sendo o insuperável tetris, ô joguinho viciante... :D
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Como passatempo é um bom jogo.

Por ser download, colocaram só o essencial, economizaram até na quantidade de músicas. É estranho ver uma tela de abertura sem nenhum som...
 
Topo Fundo