O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Retro Análise] Wizardry VII - Crusaders of The Dark Savant

Tauron

Bam-bam-bam
Mensagens
4.074
Reações
28.879
Pontos
453
Wizardry7Box.jpg



Hoje eu vou falar de um dos mais memoráveis, e talvez último grande RPG oldschool da história do saudoso MS-DOS, o grandioso e incrivelmente complexo Wizardry VII – Crusaders of The Dark Savant.


Primeiro um pouco de história, criada pela extinta Sirotech Software(uma empresa que praticamente desbravou o RPG nos computadores domésticos dos anos 80 e início dos anos 90), Wizardry é uma das mais antigas e longevas séries de RPGs da história, o primeiro título foi lançado em 1981 para a plataforma Apple II, ou seja, há 33 anos! Seu último título, Wizardry VIII, saiu em 2002 para Windows.

Se aprofundar na história da Sirotech e da série Wizardry é buscar as raízes de tudo aquilo que hoje conhecemos como RPGs.


Wizardry VII foi lançado em 1993, e foi o último RPG da Sir-Tech para MS-DOS e um dos últimos grandes RPGs do século passado.

Foi o primeiro da série a utilizar o sistema VGA de 256 cores e ser compatível com mouse. Sim, com o mouse! Jogos anteriores da série eram interamente jogados com teclado.

O jogo encerra o ciclo da era de ouro dos majestosos e charmosos RPGs de MS-DOS, pois a partir de 95 os jogos foram lenta e inexorávelmente migrando para o Windows. E aquela época dourada dos disquetes e dos comandos de ARJ foi ficando apenas em nossas memórias.


Logo da Sirotech Software(SirTech)

1872493-741096.png


Wizardry influenciou praticamente todas as franquias de RPGs que nasceram nos anos 80/90, como Dragon Quest, Final Fantasy, Ultima, Might and Magic etc...

Jogar Wizardry VII nos dias de hoje é, além de desafiar o status quo, literalmente entrar em uma máquina do tempo e sentir novamente aquela esquecida e gostosa sensação do desconhecido, de achar que o jogo é interminável e de se surpreender, de verdade, com os acontecimentos do jogo, muito disso devido a escassez de walktroughs, faqs ou mesmo de informações sobre seus títulos, jogar Wizardry VII é uma tarefa hercúlea e para poucos, o jogo é incrivelmente complexo, extenso e muito, muito, muito difícil para os padrões atuais.


A história do jogo é a continuação exata de onde parou Wizardry VI, inclusive o jogo lhe dá(e espera que você faça devido ao grau de dificuldade) a opção de importar sua party do VI diretamente no VII. Começar com uma party high level portando armas poderosas torna as coisas muito mais fáceis, mas o bom mesmo é o masoquismo de começar do zero.

Seu grupo(e vários outros) é enviado em busca de um poderosíssimo artefato chamado de Astral Dominae que foi enterrado e esquecido em um pequeno e primitivo planeta chamado Lost Guardia, várias facções interplanetárias desejam o artefato, inclusive o poderoso e maléfico Dark Savant, cabe a você salvar o artefato e devolvê-lo aos Arquitetos do Universo.

Wizardry%20VII%20-%20Crusaders%20of%20the%20Dark%20Savant_3.png



1)A criação do seu grupo(Party)

Essa é a parte mais delicado do jogo, sem um grupo balanceado seu vaticínio será uma infindável sequencia de game-overs, Wizardry VII não é um jogo para principiantes, tudo aqui pode(e vai) te matar se você não souber se defender.

Ela será composta de 6 indivíduos, 3 na linha de frente e 3 atrás.

Acostume-se ao fato que é normal morrer muitas vezes e montar várias partys diferentes até começar a entender a mecânica das classes e as chaves para sobrevivência no mundo hostil de Lost Guardia, até mesmo os primeiros inimigos aleatórios são capazes de destroçar uma party lvl.1 se essa não for(muito) bem equilibrada. Itens bons são muito raros e difíceis de conseguir, em Wizardry VII você tem que se virar para sobreviver.

Grinding aqui é mera sobrevivência.

fighterwiz.jpg


wizardry-crusaders-of-the-dark-savant_8.png


wizardry-7-crusaders-of-the-dark-savant-ss2.gif


savant2.gif


Prepare-se, você vai gastar muito tempo criando sua party.

São 11 raças:

ra%C3%A7as1.jpg


ra%C3%A7as2.jpg


Cada raça possui dois gêneros, masculino e feminino, e isso influência em vários fatores, desde o carisma, passando pela constituição, karma e até em certos tipos de armaduras.


Após escolher a raça e o gênero, vem à classe, são 14 disponíveis:

prof1.jpg


prof2.jpg


prof3.jpg



As classes são muito individuais, e é preciso ter familiaridade com elas para poder extrair seu potencial, uma boa party é variada, versátil e possui meios de se defender das mais variadas adversidades.

Um adendo, com a progressão no jogo, após muitas horas de peleja e um bom desenvolvimento da Party, o jogo lhe permite escolher uma classe secundária para cada um dos seus personagens. O que aumenta de maneira exponencial as possibilidades da sua party.


Após escolhidas as raças, os gêneros e as classes é hora de escolhermos as Skills, são 35, divididas em Armas, Físicas, Acadêmicas e Pessoais.

Cada Classe possuiu um conjunto próprio de skills e com o andamento do jogo você pode adicionar uma nova classe a cada personagem:

skill1.jpg


skill2.jpg


*Um lembrete, a maioria das classes é capaz de lançar feitiços e eles são importantíssimos para sua sobrevivência, são 120 spells divididos em 6 realms.

Escolhido e montado o grupo é hora de desbravar Lost Guardia.


2)Mapas

Lost Guardia é grande, muito grande, antes de alguém na sua party desenvolver habilidades em Mapeamento você terá que desenhar os mapas no braço(como em épocas longínquas gamers faziam) ou achar um pack de maps maroto.

É incrivelmente fácil se perder em Wizardry 7, logo avance devagar, mapeie com calma e jamais saia andando a esmo, o jogo é completamente aberto, você pode cair uma área com monstros de altíssimo level com sua party lvl.3 com grande facilidade.

E acredite, morrer em Wizardry 7 é muito... muito fácil.

Mapa contido no manual do jogo:

wizardry7worldmap.jpg



Mapa fã made:

83k6a.jpg



Mapa gerado pela sua party:

ds_040.png



3)Npcs

Existem muitos NPCs errantes e estacionários em Lost Guardia, alguns são importantíssimos na sua missão, outros vendem excelentes itens, alguns vendem até itens cruciais, dependendo da sua barganha você pode pular um dungeon dificílimo tendo boa lábia(e muita grana).

Guardia é habitada por 7 facções diferentes, e ao longo do jogo você vai lentamente criando relações com essas facções, algumas dessas facções são inimigas entre si, logo você precisará escolher amigos e inimigos.

Wizardry 7 foi o primeiro jogo a implementar esse tipo de interação entre facções.


Ao encontrar um NPC sózinho ou NPC líder de uma party, você pode tentar conversar, suborna-lo, amedronta-lo, força-lo a falar, negociar, trocar conhecimento, itens, comprar e vender, ataca-lo etc, apenas um adendo, aqui você precisa conversar, vou repetir CONVERSAR com os NPCs em inglês. Isso inclui digitar sentenças completas em inglês.

Não há perguntas e respostas padronizadas, ao encontrar um NPC diga: -Hello! E inicie a conversação, pergunte quem é e o que faz, se vende alguma coisa, se compra, se sabe algum rumor etc etc etc...

Aqui as coisas complicam pra quem não possui um nível ao menos intermediário em inglês.

So, let´s talk:

hqdefault.jpg


blienmeis.jpg


sv1.gif


ds_165.png



4)Interface

hqdefault.jpg


A interface é funcional, existem a setas direcionais, o menu do jogo, a opção de descansar, o livro de magias, a opção de vasculhar a tela, a opção de usar itens e a opção de desarmar armadilhas e arrombar portas, embora seja um pouco truncada a interface é bastante funcional e logo você estará adaptado a ela.


5)Jogabilidade

A jogabilidade vai assustar um pouco, é lenta e um pouco truncada, para uma ação simples como ler o mapa são necessários vários clicks, não existem atalhos ou hotkeys, é oldschool amigo.

Os combates são pura estratégia, o jogador e o CPU possuem um turno cada um, você decide todas as ações que deseja fazer e clica em Final Orders, sua sequencia de ações será realizada e você só poderá tomar outra ação após o turno do CPU.

A IA aqui é bem sacana, ataca os mais fracos, utiliza spells incapacitantes na pior hora possível... nada em Wizardry VII é fácil...

Logo, acostume-se.

2113_48ea6440bdc55.jpg


wiz7.jpg


hqdefault.jpg



Concluindo, Wizardry 7 é um grande jogo, em todos os sentidos, lançado em 1993, é um dos últimos titânicos RPGs do MS-DOS do século passado, possui um grande grau de imersão, é completamente aberto(você pode ir onde quiser e matar quem quiser, desde que consiga) e totalmente não linear, não há áreas fechadas ou script pré definido, tudo vai se desenhando de acordo com as pistas e informações que você recolhe e com o ritmo que você impõe ao jogo.

É um jogo longo, espere jogar por alguns meses e realmente difícil, acostume-se a salvar antes de lutas difíceis, antes de dungeons etc..., pense e bole estratégias de combate...


Um exemplo, desarmar uma armadilha contida em um bau não se resume a selecionar lockpick e disarm, mas em disarmar manualmente cada componente da amadilha com seu ladrão/ninja/bardo.

hqdefault.jpg



Jogos assim, infelizmente, não mais existem e nem existirão, não existe um único walktrough completo na internet sobre Wizardry 7, os que existem são totalmente incompletos e funcionam mais como guias genéricos.


Se você domina o inglês, é paciente, gosta de RPGs realmente oldschool, curte estratégia de combate e deseja sentir aquele gostinho do desconhecido e de realmente desbravar algo novo, então recomento que você se aventure por aqui.

A experiência é inesquecível.


Nota:

História 3/5

Gráficos 3/5

Som 2/5

Jogabilidade 4/5

Dificuldade 5/5

Diversão 5/5
 

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.042
Reações
3.090
Pontos
979
Muito legal! Eu tenho Wizardry 7 e o 8 no Steam que veio em um bundle que comprei. Nunca peguei pra jogar porque ando meio sem saco pra RPG, mas sei que é um clássico do PC e um dia hei de jogar.
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.260
Reações
15.497
Pontos
1.524
Algumas imagens não estão aparecendo (lista de feitiços).
Interessante, esse jogo me lembrou muito esse aqui de SNES:

eyeofthebeholder-04.png

Advanced Dungeons & Dragons: Eye of Beholder
 

Tauron

Bam-bam-bam
Mensagens
4.074
Reações
28.879
Pontos
453
Algumas imagens não estão aparecendo (lista de feitiços).
Interessante, esse jogo me lembrou muito esse aqui de SNES:

eyeofthebeholder-04.png

Advanced Dungeons & Dragons: Eye of Beholder

Vários rpgs que nasceram no MS-DOS nos anos 80 e início dos anos 90 beberam na fonte de Wizardry, daí a semelhança na interface.
Os três Eye of The Beholder, o primeiro inclusive foi portado pro SNES acho que em 92, a série Dungeon Master, Shadow Caster e muitos outros utilizam essa interface "tridimensional" com setas direcionais e portraits dos personagens.

Falando especificamente da série Eye of The Beholder, licenciada pela TSR e baseada no AD&D, os três jogos são RPGs mais puxados pro adventure, já que embora permitam a criação de uma party e alguma interação com NPCs são jogos bem fechados, com scrip muito bem definido e completamente lineares, são bons jogos, particularmente gosto muito do II - The Legend of Darkmoon, mas estão muito distantes da liberdade e falta de linearidade(o que na minha opinião é a diferença fundamental entre RPGs e Adventures) da série Wizardry.

PS:. Estranho você não estar conseguindo visualizar as imagens, testei em dois computadores aqui e está ok.
 
Ultima Edição:

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.031
Reações
7.048
Pontos
774
Bom tópico. Tomei gosto por esse tipo de RPG(conhecido como "blobber") há pouco tempo após jogar Realms of Arkania: Star Trail. Antes disso já havia jogado alguns, inclusive esse Wizardry do tópico, mas não era muito fã, pois achava a câmera em primeira pessoa aliada a movimentação em grid um tanto claustrofóbica. Porém após Star Trail minha opinião sobre o gênero mudou completamente e aí foi um atrás do outro(Legend of Grimrock, Ultima Underworld, M&M World of Xeen, Wizardry 6, Eliminage Gothic...)

É uma pena que esse tipo de jogo tenha caído no esquecimento(apenas no japão ainda é popular). Sou mil vezes mais esse estilo de RPG do que esses simuladores de romance e joguinhos pra SJW lançados pela bioware atualmente.

ps. Perdão por desenterrar esse tópico, mas após saber da sua existência, me sentí na obrigação de subí-lo para que mais pessoas conheçam este excelente jogo.
 


Tauron

Bam-bam-bam
Mensagens
4.074
Reações
28.879
Pontos
453
Bom tópico. Tomei gosto por esse tipo de RPG(conhecido como "blobber") há pouco tempo após jogar Realms of Arkania: Star Trail. Antes disso já havia jogado alguns, inclusive esse Wizardry do tópico, mas não era muito fã, pois achava a câmera em primeira pessoa aliada a movimentação em grid um tanto claustrofóbica. Porém após Star Trail minha opinião sobre o gênero mudou completamente e aí foi um atrás do outro(Legend of Grimrock, Ultima Underworld, M&M World of Xeen, Wizardry 6, Eliminage Gothic...)

É uma pena que esse tipo de jogo tenha caído no esquecimento(apenas no japão ainda é popular). Sou mil vezes mais esse estilo de RPG do que esses simuladores de romance e joguinhos pra SJW lançados pela bioware atualmente.

ps. Perdão por desenterrar esse tópico, mas após saber da sua existência, me sentí na obrigação de subí-lo para que mais pessoas conheçam este excelente jogo.
Bom saber que não estou só no mundo, também gostei muito dos dois Legend of Grimrock, a sensação de jogar esse tipo de dungeon crawler é bem única, principalmente há 20 e tantos anos quando explorar um jogo ainda era um ato de desbravar o desconhecido.
Infelizmente, fora um ou outro indie desses o formato foi enterrado. Que seja, vivemos de saudosismo.

E uma dica, se for peitar o Wizardry 7 recomendo que fuja da versão Gold(pra Win95), e encare a versão bruta do DOS mesmo, a versão gold tentou melhorar e só piorou, com seus portraits feios, sua musiquinha midi pereba, com o scroll text dos combates passando tão rápido que é impossível determinar o que está acontecendo e com a desorganização completa do sistema de diplomacia, só salva o automap(que nem é lá necessário).

Bom jogo!
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.031
Reações
7.048
Pontos
774
Obrigado pelas dicas. Sabe se essa versão aqui é a gold(a descrição está meio ambígua)? https://www.gog.com/game/wizardry_6_7 - edit. Tem a versão DOS do 7. Vou comprar.

Quanto ao formato, mesmo entre os indies é raro, além de ser difícil encontrar algo de qualidade. A escassez é tanta que estou aguardando o lançamento de um vapourware de 20 anos de idade(Grimoire). A exploração e nível de customização que esses jogos oferecem é algo muito dificil de encontrar em qualquer outro tipo de jogo. Acho que o único recente além de LoG que me proporcionou o mesmo prazer em explorar o mundo foi Underrail(que nem blobber é, puxa mais pro formato de um Fallout, com visão isométrica e movimentação "livre"). No Japão aparentemente muitos blobbers ainda são lançados, mas infelizmente são poucos que vem para o ocidente. Uma pena.
 
Ultima Edição:

Tauron

Bam-bam-bam
Mensagens
4.074
Reações
28.879
Pontos
453
Obrigado pelas dicas. Sabe se essa versão aqui é a gold(a descrição está meio ambígua)? https://www.gog.com/game/wizardry_6_7 - edit. Tem a versão DOS do 7. Vou comprar.
Essa versão é a Gold ruinzinha, esqueci de falar que ela também não suporta fullscreen, a melhor maneira de diferenciar é pelo retrato dos PCs e pela interface, na versão gold eles tem um estilo anime e a interface com os comandos passou por uma reestilização, já a versão DOS tem aquele pixelado característico e a interface tem aquele estilão clássico, vou exemplificar:

Versão Gold:
Perceba a característica dos retratos.
2217ba6a55ea169ae37091adc320a53451a18ce0b7b01396a0867093d0f54af8_product_card_screenshot_600.jpg


Perceba as características da interface.
boot.jpg


X

Versão DOS:
Perceba a característica dos retratos.
7D4F2F5ED1293A7BDC7BA2E4E659E5A97C47565E


Perceba a característica da interface.
0.jpg
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.031
Reações
7.048
Pontos
774
Pelos comentários parece que tem ambas as versões:

Try pressing the ESC key a few times. I noticed that takes you passed the credits, to the main menu in Wiz7 Gold.

However, I read that the Gold edition has some other issues, so you might want to stick to the DOS version, which is included with this gog games package (Wiz6 & Wiz7).


Acho que vou arriscar(tá barato mesmo).
 

Tauron

Bam-bam-bam
Mensagens
4.074
Reações
28.879
Pontos
453
Qual plataforma? Teve interesse em jogar algum mais antigo?
Via Dosbox, fuja da versão GOLD e seja feliz, aliás é até mais recomendado você terminar o VI antes e exportar sua party pro VII, facilita absurdamente o jogo, o grau de dificuldade do jogo meio que espera que você faça isso.

Interesse eu tenho demais, tenho uns rpgs antigões de DOS aqui que nem na WEB você acha muita informação, um dia eu vou jogá-los, o que me falta é tempo.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.031
Reações
7.048
Pontos
774
Tô tentando tomar coragem pra jogar o IV, que é conhecido por ser o jogo mais difícil da história dos cRPGs. Acho a premissa de jogar como o "vilão" comandando um grupo de monstros contra grupos de aventureiros bem interessante.
 

Tauron

Bam-bam-bam
Mensagens
4.074
Reações
28.879
Pontos
453
Tô tentando tomar coragem pra jogar o IV, que é conhecido por ser o jogo mais difícil da história dos cRPGs. Acho a premissa de jogar como o "vilão" comandando um grupo de monstros contra grupos de aventureiros bem interessante.
Cara... olha, eu sou apaixonado pelos rpgs do MS-DOS dos anos 80 e 90, mas Wizardry IV? Nem pra mim...

Essa "coisa" foi lançada 1987 e subverteu completamente série Wizardry, no primeiro Wizardry sua party luta para derrotar o feiticeiro Werdna(o nome do programador Andrew ao contrário), nessa coisa controlaremos o falecido Werdna.

O jogo inicia no fundo de uma dungeon de dez levels, onde o enfraquecido feiticeiro Werdna acorda debilitado e deposto de seus poderes, nosso objetivo é vencer os 10 levels, em cada level existe um pentagrama que aumentará nossos poderes e nos permitirá conjurar 3 grupos de monstros, o problema são os inimigos...
Durante 6 meses jogadores do mundo inteiro mandaram disquetes com suas partys vitoriosas do Wizardry I II e III e a Sir-Tech incluiu centenas dessas partys no Wizardry IV, isso significa que você enfrentará partys de jogadores que fecharam todos os 3 Wizardrys anteriores, isso inclui Ninjas capazes de one-hit-kill você, Thieves capazes de roubar itens vitais sem os quais você não terminará o jogo e Mages capazes de lançar ataques de área capazes de obliterar suas partys de monsters em segundos...

Esse jogo, ou essa "coisa", é tão absurdamente difícil que a vasta maioria nem consegue sair da primeira tela(é difícil)... e nem vou dar spoiler.

Na própria capa da caixa do jogo vinha um alerta!
"Apenas para jogadores extremamente experientes(experts) e familiarizados com a franquia Wizardry."

Como eu disse, nem pra mim...

9-w4_cover2.jpg

Dá uma olhadinha no cantinho inferior direito.... Você imagina ler alguma coisa assim em algum jogo hoje? Atente pro "REQUIRED"
 
Ultima Edição:

pc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
731
Reações
906
Pontos
1.034
Cara... olha, eu sou apaixonado pelos rpgs do MS-DOS dos anos 80 e 90, mas Wizardry IV? Nem pra mim...

Essa "coisa" foi lançada 1987 e subverteu completamente série Wizardry, no primeiro Wizardry sua party luta para derrotar o feiticeiro Werdna(o nome do programador Andrew ao contrário), nessa coisa controlaremos o falecido Werdna.

O jogo inicia no fundo de uma dungeon de dez levels, onde o enfraquecido feiticeiro Werdna acorda debilitado e deposto de seus poderes, nosso objetivo é vencer os 10 levels, em cada level existe um pentagrama que aumentará nossos poderes e nos permitirá conjurar 3 grupos de monstros, o problema são os inimigos...
Durante 6 meses jogadores do mundo inteiro mandaram disquetes com suas partys vitoriosas do Wizardry I II e III e a Sir-Tech incluiu centenas dessas partys no Wizardry IV, isso significa que você enfrentará partys de jogadores que fecharam todos os 3 Wizardrys anteriores, isso inclui Ninjas capazes de one-hit-kill você, Thieves capazes de roubar itens vitais sem os quais você não terminará o jogo e Mages capazes de lançar ataques de área capazes de obliterar suas partys de monsters em segundos...

Esse jogo, ou essa "coisa", é tão absurdamente difícil que a vasta maioria nem consegue sair da primeira tela(é difícil)... e nem vou dar spoiler.

Na própria capa da caixa do jogo vinha um alerta!
"Apenas para jogadores extremamente experientes(experts) e familiarizados com a franquia Wizardry."

Como eu disse, nem pra mim...

9-w4_cover2.jpg

Dá uma olhadinha no cantinho inferior direito.... Você imagina ler alguma coisa assim em algum jogo hoje? Atente pro "REQUIRED"
Que arte foda dessa capa... curti muito.. viva os 80's
Quanto ao "warning " da capa, esquece. ... o máximo que está escrito hoje em dia é : incluso DLC blablabla
 

DILSONFILHO

Larva
Mensagens
2
Reações
4
Pontos
3
Tauron, parabéns pelo tópico. O Crusaders of the Dark Savant (Wizardry 7) é o melhor RPG para computador que já conheci. |Joguei pela 1a vez pouco depois de seu lançamento, em 1993. De lá pra cá, periodicamente jogo novamente.
Em 2014 foi lançado na Espanha um jogo extremamente baseado no Wiz7, o Lords of Xulima. Indico fortemente. Também é turn-based, com um bom leque de opções de criação do grupo de personagens (que tb são 6), o mapa do mundo tb possui a linearidade que vc elogia do Wiz7 (e que eu também gosto demais), onde vc pode circular à vontade pelas vilas que vc já tenha descoberto. O sistema de combate é quase idêntico ao do Wiz7. e eles estão com uma continuação engatilhada para lançar.
Voltando ao Wiz7, Considero que há um ótimo walkthrough na net:
https://gamefaqs.gamespot.com/pc/564808-wizardry-vii-crusaders-of-the-dark-savant/faqs/2009
Aqui há 99% das informações necessárias para se completar o jogo com tranquilidade. Os outros 1% a gente consegue encontrar com pesquisas específicas.
Recentemente consegui pela 1ª vez vencer todos os Gorrors, inclusive a Beast of1000 Eyes, e assim completar tudo do jogo.
Gostei muito do tópico, parabéns !!
 
Ultima Edição:

Tauron

Bam-bam-bam
Mensagens
4.074
Reações
28.879
Pontos
453
Recentemente consegui pela 1ª vez vencer todos os Gorrors, inclusive a Beast of1000 Eyes, e assim completar tudo do jogo.
Gostei muito do tópico, parabéns !!
Parabéns pelo feat cara, Beast of a 1000 eyes é pedreira, é o Ômega Weapon de Final Fantasy pra maiores de 18 anos...

No YouTube tem algumas estratégias, tipo equipar misc com alta resistência a light já que a besta só ataca com uma versão infernal de Dazzling Lights, tem até um maluco que solou duas com um ninja...

É um grande feito, se eu tiver saco pra grindar até lvl +70 vou tentar...
 
Ultima Edição:

DILSONFILHO

Larva
Mensagens
2
Reações
4
Pontos
3
Meu grupo estava no lvl 45. Vc deve guardar o que puder de itens que protegem contra light, como o Bat Necklace. Dois personagens usavam este necklace. Mas deve usar também magias que causam esfumaçamento, tipo Toxic Vapors, Firestorm, etc,; lançar a magia Create Life no último nível, para convocar um Godzilli. Muitos ataques dele serão direcionados ao Godzilii. Usar Hide in Shadows antes de atacar com os personagens que possuem esta habilidade; e nunca esquecer de antes da batalha, lançar o trio de spells coletivos: Magic Screen, Enchanted Blade e Armorplate.
O grupo foi composto por: Samurai, Monk, Faerie Ninja (previamente Bard), Lord (previamente Monk), Bishop e Alchemist.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Sempre adio de tentar jogar esse game, na vdd nao tenho tempo habil para isso hoje em dia. Mas um dia pretendo jogar todos os Wizarddry, já que eles são a hisotria viva dos rpgs como conhecemos, a raiz direta.
Recentemente joguei bastante o AD&D eye of beholder de Snes, até que cai numa parte involtavel xD
Isso q era foda nesses jogos, em certa parte se vc cometer um erro, nãoa diantar voltar o save nem nada :(
No eye of beholder, eu cai numa armadilha buraco na caverna das aranhas gigantes e não tem como sair de lá.... logo eu parei de jogar kkkkkkk

Achei na net esses dias um OVA anime de Wizardry feito para o lançamento de algum dos jogos no japão,
e pirem! tem no youtube legendado em portugues!
Vou deixar ai pra quem quiser assistir:

 

Tauron

Bam-bam-bam
Mensagens
4.074
Reações
28.879
Pontos
453
Sempre adio de tentar jogar esse game, na vdd nao tenho tempo habil para isso hoje em dia. Mas um dia pretendo jogar todos os Wizarddry, já que eles são a hisotria viva dos rpgs como conhecemos, a raiz direta.
Recentemente joguei bastante o AD&D eye of beholder de Snes, até que cai numa parte involtavel xD
Isso q era foda nesses jogos, em certa parte se vc cometer um erro, nãoa diantar voltar o save nem nada :(
No eye of beholder, eu cai numa armadilha buraco na caverna das aranhas gigantes e não tem como sair de lá.... logo eu parei de jogar kkkkkkk

Achei na net esses dias um OVA anime de Wizardry feito para o lançamento de algum dos jogos no japão,
e pirem! tem no youtube legendado em portugues!
Vou deixar ai pra quem quiser assistir:



Wizardry tem dois ciclos, o ciclo de Llylgamyn, que corresponde ao I, II e o III, que são fantasia medieval clássica e se passam no reino de Llylgamyn, o I é onde o Grupo é convocado pelo rei Trebor pra derrotar o feiticeiro Werdna que tomou as catacumbas do castelo real e roubou um poderoso amuleto, o II originalmente só poderia ser jogado com a party importada no I, que deveria ter no mínimo lvl 13 pra ter alguma chance, isso depois mudou e em algumas plataformas o II permitia que você criasse uma party do zero, seja como for originalmente o grupo que derrotou Werdna precisava salvar Llylgamyn encontrando uma armadura de diamantes que seria trocada por um cajado guardado no fundo de uma masmorra, o III originalmente necessitava da party com a qual você jogou o I e o II, mas no III você jogaria com os descendentes do grupo de heróis, e o objetivo era adentrar um vulcão e matar um dragão, salvando Llylgamyn pela última vez.

Wizardry IV é aquele jogo insanamente difícil onde controlamos o feiticeiro derrotado Werdna e precisamos sair do calabouço e buscarmos vingança ou redenção.

Já o Wizardry V é um jogo separado da franquia, foi feito por uma equipe diferente dos três anteriores e trata de uma aventura para fechar um vótex que abriu nos fundos de uma montanha.

O segundo ciclo, chamado de Trilogia Dark Savant, ou trilogia cósmica, contempla o VI, VII e o VIII, que são basicamente as partes I, II e III do mesmo jogo, no VI adentramos o castelo original de Trebor e lá descobrimos uma história de horror, onde um rei, um feiticeiro e um rainha adultera se apossaram de um objeto cósmico que estava guardado por demônios e que poderia reescrever a realidade, a história do trio é vai sendo contada(e é bem interessante, cheia de traições e redenções) enquanto exploramos o castelo, no fim achamos o tal objeto mas somos recrutados por forças cósmicas em naves espaciais(aqui começa a mescla entre fantasia e sci-fi) a buscar outros dois objetos de igual poder que poderia fazer um mortal ascender a posição de um deus, a parte VII que foi tratada no tópico trata-se da busca do segundo objeto e as nuances de sci-fi já estão bem mais presentes, no final achamos não só o objeto mas também aquele que busca o trio para ascender a divindade e precisamos fazer uma escolha difícil no fim, e eventualmente deixamos o vilão levar o objeto, no VIII, vamos ao encalço do vilão para impedirmos que ele se aposse do terceiro objeto e ascenda ao cosmos, no VIII o tom é bem mais sci-fi que fantasia, com uso de fuzis, armas laser, naves espaciais, androides etc... fiz uma analise do Wizardry VIII aqui.

É uma experiencia e tanto...
 
Topo Fundo