Tauron
Bam-bam-bam
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Hoje eu vou falar de um dos mais memoráveis, e talvez último grande RPG oldschool da história do saudoso MS-DOS, o grandioso e incrivelmente complexo Wizardry VII – Crusaders of The Dark Savant.
Primeiro um pouco de história, criada pela extinta Sirotech Software(uma empresa que praticamente desbravou o RPG nos computadores domésticos dos anos 80 e início dos anos 90), Wizardry é uma das mais antigas e longevas séries de RPGs da história, o primeiro título foi lançado em 1981 para a plataforma Apple II, ou seja, há 33 anos! Seu último título, Wizardry VIII, saiu em 2002 para Windows.
Se aprofundar na história da Sirotech e da série Wizardry é buscar as raízes de tudo aquilo que hoje conhecemos como RPGs.
Wizardry VII foi lançado em 1993, e foi o último RPG da Sir-Tech para MS-DOS e um dos últimos grandes RPGs do século passado.
Foi o primeiro da série a utilizar o sistema VGA de 256 cores e ser compatível com mouse. Sim, com o mouse! Jogos anteriores da série eram interamente jogados com teclado.
O jogo encerra o ciclo da era de ouro dos majestosos e charmosos RPGs de MS-DOS, pois a partir de 95 os jogos foram lenta e inexorávelmente migrando para o Windows. E aquela época dourada dos disquetes e dos comandos de ARJ foi ficando apenas em nossas memórias.
Logo da Sirotech Software(SirTech)
Wizardry influenciou praticamente todas as franquias de RPGs que nasceram nos anos 80/90, como Dragon Quest, Final Fantasy, Ultima, Might and Magic etc...
Jogar Wizardry VII nos dias de hoje é, além de desafiar o status quo, literalmente entrar em uma máquina do tempo e sentir novamente aquela esquecida e gostosa sensação do desconhecido, de achar que o jogo é interminável e de se surpreender, de verdade, com os acontecimentos do jogo, muito disso devido a escassez de walktroughs, faqs ou mesmo de informações sobre seus títulos, jogar Wizardry VII é uma tarefa hercúlea e para poucos, o jogo é incrivelmente complexo, extenso e muito, muito, muito difícil para os padrões atuais.
A história do jogo é a continuação exata de onde parou Wizardry VI, inclusive o jogo lhe dá(e espera que você faça devido ao grau de dificuldade) a opção de importar sua party do VI diretamente no VII. Começar com uma party high level portando armas poderosas torna as coisas muito mais fáceis, mas o bom mesmo é o masoquismo de começar do zero.
Seu grupo(e vários outros) é enviado em busca de um poderosíssimo artefato chamado de Astral Dominae que foi enterrado e esquecido em um pequeno e primitivo planeta chamado Lost Guardia, várias facções interplanetárias desejam o artefato, inclusive o poderoso e maléfico Dark Savant, cabe a você salvar o artefato e devolvê-lo aos Arquitetos do Universo.
1)A criação do seu grupo(Party)
Essa é a parte mais delicado do jogo, sem um grupo balanceado seu vaticínio será uma infindável sequencia de game-overs, Wizardry VII não é um jogo para principiantes, tudo aqui pode(e vai) te matar se você não souber se defender.
Ela será composta de 6 indivíduos, 3 na linha de frente e 3 atrás.
Acostume-se ao fato que é normal morrer muitas vezes e montar várias partys diferentes até começar a entender a mecânica das classes e as chaves para sobrevivência no mundo hostil de Lost Guardia, até mesmo os primeiros inimigos aleatórios são capazes de destroçar uma party lvl.1 se essa não for(muito) bem equilibrada. Itens bons são muito raros e difíceis de conseguir, em Wizardry VII você tem que se virar para sobreviver.
Grinding aqui é mera sobrevivência.
Prepare-se, você vai gastar muito tempo criando sua party.
São 11 raças:
Cada raça possui dois gêneros, masculino e feminino, e isso influência em vários fatores, desde o carisma, passando pela constituição, karma e até em certos tipos de armaduras.
Após escolher a raça e o gênero, vem à classe, são 14 disponíveis:
As classes são muito individuais, e é preciso ter familiaridade com elas para poder extrair seu potencial, uma boa party é variada, versátil e possui meios de se defender das mais variadas adversidades.
Um adendo, com a progressão no jogo, após muitas horas de peleja e um bom desenvolvimento da Party, o jogo lhe permite escolher uma classe secundária para cada um dos seus personagens. O que aumenta de maneira exponencial as possibilidades da sua party.
Após escolhidas as raças, os gêneros e as classes é hora de escolhermos as Skills, são 35, divididas em Armas, Físicas, Acadêmicas e Pessoais.
Cada Classe possuiu um conjunto próprio de skills e com o andamento do jogo você pode adicionar uma nova classe a cada personagem:
*Um lembrete, a maioria das classes é capaz de lançar feitiços e eles são importantíssimos para sua sobrevivência, são 120 spells divididos em 6 realms.
Escolhido e montado o grupo é hora de desbravar Lost Guardia.
2)Mapas
Lost Guardia é grande, muito grande, antes de alguém na sua party desenvolver habilidades em Mapeamento você terá que desenhar os mapas no braço(como em épocas longínquas gamers faziam) ou achar um pack de maps maroto.
É incrivelmente fácil se perder em Wizardry 7, logo avance devagar, mapeie com calma e jamais saia andando a esmo, o jogo é completamente aberto, você pode cair uma área com monstros de altíssimo level com sua party lvl.3 com grande facilidade.
E acredite, morrer em Wizardry 7 é muito... muito fácil.
Mapa contido no manual do jogo:
Mapa fã made:
Mapa gerado pela sua party:
3)Npcs
Existem muitos NPCs errantes e estacionários em Lost Guardia, alguns são importantíssimos na sua missão, outros vendem excelentes itens, alguns vendem até itens cruciais, dependendo da sua barganha você pode pular um dungeon dificílimo tendo boa lábia(e muita grana).
Guardia é habitada por 7 facções diferentes, e ao longo do jogo você vai lentamente criando relações com essas facções, algumas dessas facções são inimigas entre si, logo você precisará escolher amigos e inimigos.
Wizardry 7 foi o primeiro jogo a implementar esse tipo de interação entre facções.
Ao encontrar um NPC sózinho ou NPC líder de uma party, você pode tentar conversar, suborna-lo, amedronta-lo, força-lo a falar, negociar, trocar conhecimento, itens, comprar e vender, ataca-lo etc, apenas um adendo, aqui você precisa conversar, vou repetir CONVERSAR com os NPCs em inglês. Isso inclui digitar sentenças completas em inglês.
Não há perguntas e respostas padronizadas, ao encontrar um NPC diga: -Hello! E inicie a conversação, pergunte quem é e o que faz, se vende alguma coisa, se compra, se sabe algum rumor etc etc etc...
Aqui as coisas complicam pra quem não possui um nível ao menos intermediário em inglês.
So, let´s talk:
4)Interface
A interface é funcional, existem a setas direcionais, o menu do jogo, a opção de descansar, o livro de magias, a opção de vasculhar a tela, a opção de usar itens e a opção de desarmar armadilhas e arrombar portas, embora seja um pouco truncada a interface é bastante funcional e logo você estará adaptado a ela.
5)Jogabilidade
A jogabilidade vai assustar um pouco, é lenta e um pouco truncada, para uma ação simples como ler o mapa são necessários vários clicks, não existem atalhos ou hotkeys, é oldschool amigo.
Os combates são pura estratégia, o jogador e o CPU possuem um turno cada um, você decide todas as ações que deseja fazer e clica em Final Orders, sua sequencia de ações será realizada e você só poderá tomar outra ação após o turno do CPU.
A IA aqui é bem sacana, ataca os mais fracos, utiliza spells incapacitantes na pior hora possível... nada em Wizardry VII é fácil...
Logo, acostume-se.
Concluindo, Wizardry 7 é um grande jogo, em todos os sentidos, lançado em 1993, é um dos últimos titânicos RPGs do MS-DOS do século passado, possui um grande grau de imersão, é completamente aberto(você pode ir onde quiser e matar quem quiser, desde que consiga) e totalmente não linear, não há áreas fechadas ou script pré definido, tudo vai se desenhando de acordo com as pistas e informações que você recolhe e com o ritmo que você impõe ao jogo.
É um jogo longo, espere jogar por alguns meses e realmente difícil, acostume-se a salvar antes de lutas difíceis, antes de dungeons etc..., pense e bole estratégias de combate...
Um exemplo, desarmar uma armadilha contida em um bau não se resume a selecionar lockpick e disarm, mas em disarmar manualmente cada componente da amadilha com seu ladrão/ninja/bardo.
Jogos assim, infelizmente, não mais existem e nem existirão, não existe um único walktrough completo na internet sobre Wizardry 7, os que existem são totalmente incompletos e funcionam mais como guias genéricos.
Se você domina o inglês, é paciente, gosta de RPGs realmente oldschool, curte estratégia de combate e deseja sentir aquele gostinho do desconhecido e de realmente desbravar algo novo, então recomento que você se aventure por aqui.
A experiência é inesquecível.
Nota:
História 3/5
Gráficos 3/5
Som 2/5
Jogabilidade 4/5
Dificuldade 5/5
Diversão 5/5