O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Retrojogo da Quinzena #79: Vice: Project Doom, do NES (até o dia 30/04)

Spacehead

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.513
Reações
28.330
Pontos
1.053
Bom, bom, é chegada a hora de dar algumas palavras sobre vice project doom:


Vice- Project Doom

1714181042463.png

Este é um caso de mais um jogo de plataforma do NES, daqueles que sim, já tinha visto e colocado uma lista pra jogar, mas da uma preguiça pois aparenta ser apenas mais algo generico do nintendinho, mas, felizmente tive uma grata surpresa positiva com este game.

Primeiramente, nas qualidades deste jogo temos belos gráficos, uma marca quase registrada dos jogos lançados "tardiamente" do NES na decada de 90 extrair tudo que o console pode oferecer em questão grafica, e esse jogo é surprendentemente bonito, com diversos efeitos, inclusive, com cut scenes explicando a historia, um tanto quanto charmoso ver essas passagens de cena, historia em si, é um episodio de Macgyver ou outro detetive fodão da decada de 80, investigando terroristas e empresas multimilionarias malvadonas, com plots twists e frases que fazem vc pensar " uou esse cara é brabo msm hein", acredito fielmente que é o melhor que algum jogo de plataforma aventura do NES pode entregar.

O segundo ponto positivo que quero ressaltar neste game é sua gameplay, o jogo alem da tradicional plataforma, e por vezes altera entre um combat racing e um shot gallery, nada extremamente bom, mas que funciona bem quebrando o ritmo do jogo, voltando a plataforma, gameplay delicinha, tres armas, a espada, otima, prazeroso demais jogar com ela, rapida e pega um bom espaço da tela fazendo que é sempre bom andar armada com ela por ai para fatiar inimigos que aparecem do nada na tela, a pistola, boa mas a pior das armas em vista seu curto alcance, e a granada boa, a trajetoria que ela faz é facil de dominar, e ela atinge inimigos de longo alcance e da até dois hits por explosão.

O ultimo ponto positivo, acredito que seja a dificuldade do game ( em quase todo o game, explico depois) que não é aquela artificial gritante dos demais games de NES, aqui, apesar dos defeitos que posteriormente serão explorados, aepsar de alguns problemas semelhantes a outros games temos uma barra de vida bem generosa, diversos itens de vida e munição espalhados, pontos de checkpoint e continues infinitos, o que fazem termos um jogo justo, em que podemos jogando as fases com certa tranquilidade, aprender como passar e em poucas jogadas avançar no game, sem passar raiva ou excesso de save state.

Em contrapartida ao belos graficos, a parte sonora do game deixa a desejar, não é horrivel ou incomoda, mas de certo modo não é marcante, tendo apenas alguma musica ou outra que durante a jogatina chama a atenção. Apos terminar o game mal lembro de algo sonoro dele.

O game, com diversos pontos positivos, que podem fazer ele facilmente ser um jogo recomendavel para se jogar nos dias atuais, conta com aqueles problemas classicos destes plataformas, decisões de game design ruim, e level design extremamente punitivo em algumas partes, no game design, o velho problema de tomar hit e ir pra tras, existe algumas fases em que pulamos em plataformas minusculas e tomar hit no pulo é certeza de morte imediata, no level design, teremos inimigos spawnando na posição mais fdp possivel, é serio, tem partes no game que duvido ser possivel passar sem tomar algum hit.

Porem, estes erros são corrigidos ou encobertos pelos benevolentes itens em excesso e continues infinitos, o que jogou agua no meu chopp foi o boss final, deve ser dito aqui que todos os boss deste game são medianos, quase todos são faceis ou com algum ponto cego em que vc vai destroir ele, acho que tem um, que é o penultimo que é legalzinho, o boss final, alem de ter 2 etapas, um checkpoint que te joga pra pqp em caso de morte, tem uma segunda forma apelona, ele é o maior sprite do game, tenho certeza, ate faz sentido por ele ser o boss final, mas nossa, como ficou mal feito o hitbox desse FDP gafanhoto demoniaco mecanico, para te atingir, facilmente ele te tira vida, ainda mais a mecanica dele que ele sai voando, se nao esta ligado, é morte rapida quase instantanea, o pior, ele so toma dano de granada, na cabeça, suas granadas acabam, vc ganha duas a cada pouco, o que nao deixa vc spawnar tiro nele, e nossa, como disse, o hitbox é muito zoado, parece que o jogo decide de forma aleatoria quando aceitar dano. Fiquei puto nessa parte, xinguei os devs, utilizei save state a rodo, terminei o jogo e para nao desgraçar a nota dele vou fingir que esse boss não existe.

Vice: Project Doom é um dos grandes titulos do NES, daqueles desconhecidos que pouca gente jogou em seu lançamento , tem belos graficos, uma historia ok com cutscenes interessantes, uma jogabilidade fluida e divertida, uma dificuldade bem aceitavel em quase todo o game, mas, que tem aspectos negativos de games desta epoca que por obvio, fazem o jogo envelhecer bem porem, com defeitos que continuam a nos lembrar de qual geração de videogames este jogo pertenceu. Se fosse no seu ano de lançamento, esse jogo seria facil um 8,5/9, hj em dia acredito que caiba a ele um justo 7,5/10.




Pra mim, fica na briga com o jogo da ultima quinzena pela posição de segundo melhor jogo que jogamos por aqui este ano.
Caprichei na review para tentar compensar minha preguiça de bater foto do game terminado
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.134
Reações
14.825
Pontos
503
1714181042463.png
Acho bem feia a arte da capa americana desse jogo.

Já a japonesa é totalmente chupada do Duro de Matar:

174002363.jpg


die-hard.jpg
 

Spacehead

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.513
Reações
28.330
Pontos
1.053
Falando em tarzan, americanos, fica a minha indicação pra proxima quinzena: Biker Mice From Mars de SNES.
Tava pensando em indicar algo car combat inspirado pelas fases do vice project doom e acredito que esse tenha mais chances de ganhar que rockn roll racing
 


xandasreborn

Bam-bam-bam
Mensagens
640
Reações
1.896
Pontos
333
Falando em tarzan, americanos, fica a minha indicação pra proxima quinzena: Biker Mice From Mars de SNES.
Tava pensando em indicar algo car combat inspirado pelas fases do vice project doom e acredito que esse tenha mais chances de ganhar que rockn roll racing
Eu joguei já faz uma semana Biker Mice From Mars... pra dizer a verdade eu nunca mais relei nele porque pra zerar tem que jogar no hard.
 
Topo Fundo