O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Retrojogo da Quinzena #79: Vice: Project Doom, do NES (até o dia 30/04)

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.131
Reações
14.814
Pontos
503
Então pessoal, pra quem não lembra ou não tava aqui no ano passado, foi sugerido pelo @Wein de fazermos uma nova quinzena especial, que a princípio estávamos chamando de quinzena da zoeira. Fizemos uma votação e a maioria gostou da ideia, só que deixamos pra colocar em prática em 2024, porque na época ainda tínhamos dois especiais até o fim do ano, então um terceiro seria demais.

Então, a ideia seria uma quinzena especial onde só indicaríamos jogos de qualidade duvidosa. A indicação não precisaria necessariamente ser um jogo horrível, do nível de Dark Castle, Big Rigs, Dr Jekyll and Mr Hyde e outras aberrações que já vimos em vídeos do AVGN. Poderia ser também algum jogo mais ou menos, do tipo que você normalmente não indicaria aqui por ser meia-boca.

Como disse antes, a princípio estávamos chamando esse especial de quinzena da zoeira, mas eu, particularmente, acho que poderíamos bolar um nome melhor, que combinasse mais com a ideia. Deem as ideias de vocês. Mas se preferirem só "quinzena da zoeira", pode ser também, vocês que mandam.

Na minha opinião, seria melhor fazermos essa quinzena com somente um jogo, como de costume, e não com dois. A de Atari foi uma exceção onde fizemos com dois jogos porque eles eram muito curtos ou não tinham fim.

Sobre a data, agora entramos na quinzena de Páscoa, então não acho que seria uma boa já emendarmos outro especial. O próximo seria o de Halloween, né? Me corrijam se eu tiver esquecendo de algum outro. Se for isso mesmo, ali por julho seria o meio do caminho entre a quinzena especial atual e a próxima, então acho que seria melhor deixarmos a nova pra esse período. O que acham? Fiquem à vontade pra sugerirem datas.
 

geek_tche

Bam-bam-bam
Mensagens
1.899
Reações
6.427
Pontos
353
Sem problema. Nesse caso é aceitável jogar a versão de Mega, já que você não tem como emular a original e, acredito eu, as fases sejam as mesmas nas duas versões. Mas na hora de analisar, tem que levar em consideração as diferenças da versão de PC Engine, beleza?

Como temos nosso "Metacritic" aqui no tópico, o ideal é analisarmos todos a mesma versão do jogo, por isso acho interessante levar em consideração as vantagens ou desvantagens da versão original na hora de dar nota.
Beleza, no caso de eu jogar ele, vou dar uma olhada nuns vídeos da versão do PC Engine para fazer o comparativo.
 

kinu

Ser evoluído
Mensagens
46
Reações
207
Pontos
33
No meu caso, q não consigo emular o PC Engine, posso jogar a versão do Megão?
"Mega Bomberman is a Bomberman video game released for the Sega Mega Drive in 1994. Though marketed as a Mega Drive exclusive, Mega Bomberman is derived from the 1993 PC Engine title Bomberman '94 by Hudson Soft, which was not released outside of Japan."

"Bomberman '94 (ボンバーマン '94) is an entry in the Bomberman series and the third to be released for the PC Engine, following Bomberman and Bomberman '93. Unlike the previous two entries, this game was not released for the TurboGrafx-16 outside Japan, but was instead ported to the Sega Mega Drive as Mega Bomberman for Western releases."

Mesmo jogo, aparentemente.
 
Ultima Edição:


pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.196
Reações
4.229
Pontos
703
Jogo devidamente finalizado e os coelhos deviam ficar só distribuindo chocolate porque no jogo eles são mais dor de cabeça que benefício.

Nunca tinha jogado nada do PCE e esse jogo não foi das melhores introduções pra capacidade tecnica do console, graficamente é bem bonito mas o audio é uma porqueira, sinceramente.

Tem uma boa variação de tema nos níveis, os inimigos variam bastante também, tem inimigo que se esconde e fica imune, tem quem atravesse objetos, tem quem se multiplique após morrer.

O problema realmente fica na dificuldade, é FÁCIL DEMAIS. Tem alguns itens extremamente roubados também como a habilidade de atravessar objetos e controlar quando as bombas explodem, e eles são permanentes e persistem entre fases.

Na verdade eu morri um total de 0 vezes, só tomei um susto na fase dois do boss final.

Os coelhos, que são montarias, não ficaram bem integrados no gameplay. De fato cada um tem uma habilidade (dos que peguei foi pulo e super corrida), o problema é que o botão pra ativar essa habilidade e o botão pra detonar as bombas era o mesmo então eu perdi uns coelhos de bobeira entrando na frente das explosões sem querer.

Pra mim é nota 8/10, finalizei em uma jogada só (o que é uma absoluta raridade).

 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.131
Reações
14.814
Pontos
503
Jogo devidamente finalizado e os coelhos deviam ficar só distribuindo chocolate porque no jogo eles são mais dor de cabeça que benefício.

Nunca tinha jogado nada do PCE e esse jogo não foi das melhores introduções pra capacidade tecnica do console, graficamente é bem bonito mas o audio é uma porqueira, sinceramente.

Tem uma boa variação de tema nos níveis, os inimigos variam bastante também, tem inimigo que se esconde e fica imune, tem quem atravesse objetos, tem quem se multiplique após morrer.

O problema realmente fica na dificuldade, é FÁCIL DEMAIS. Tem alguns itens extremamente roubados também como a habilidade de atravessar objetos e controlar quando as bombas explodem, e eles são permanentes e persistem entre fases.

Na verdade eu morri um total de 0 vezes, só tomei um susto na fase dois do boss final.

Os coelhos, que são montarias, não ficaram bem integrados no gameplay. De fato cada um tem uma habilidade (dos que peguei foi pulo e super corrida), o problema é que o botão pra ativar essa habilidade e o botão pra detonar as bombas era o mesmo então eu perdi uns coelhos de bobeira entrando na frente das explosões sem querer.

Pra mim é nota 8/10, finalizei em uma jogada só (o que é uma absoluta raridade).

Quanto tempo mais ou menos levou pra zerar?
 

xandasreborn

Bam-bam-bam
Mensagens
639
Reações
1.896
Pontos
333
Nunca tinha jogado nada do PCE e esse jogo não foi das melhores introduções pra capacidade tecnica do console, graficamente é bem bonito mas o audio é uma porqueira, sinceramente.
Cara, meu lado gamer precisa alertar a você uma coisa que tu vai levar para o resto da vida.

PC Engine é um console de 8 bits com placa gráfica de 16 bits, por isso que o som dele é tão esquisito e o gráfico é lindo, mas logo após isso eles trouxeram para nós o addon de CD que melhorou ainda mais a questão sonora e por incrível que pareça o Sega CD usa a mesma engenharia. Quando perguntam sobre everdrive de PC Engine, as pessoas tendem a dizer que tem o chinês porque o de CD é must buy nesta comunidade porque os caras conseguiram uma engenharia reversa e trouxeram toda o addon de CD (ambos os consoles) em apenas um cartucho FPGA.

Pede desculpa por ter insultado o PC Engine, ok!? Kkkk brincadeira.
 

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.196
Reações
4.229
Pontos
703
Quanto tempo mais ou menos levou pra zerar?
Não parei pra anotar horário mas deve ter sido coisa de 1:30h.
Cara, meu lado gamer precisa alertar a você uma coisa que tu vai levar para o resto da vida.

PC Engine é um console de 8 bits com placa gráfica de 16 bits, por isso que o som dele é tão esquisito e o gráfico é lindo, mas logo após isso eles trouxeram para nós o addon de CD que melhorou ainda mais a questão sonora e por incrível que pareça o Sega CD usa a mesma engenharia. Quando perguntam sobre everdrive de PC Engine, as pessoas tendem a dizer que tem o chinês porque o de CD é must buy nesta comunidade porque os caras conseguiram uma engenharia reversa e trouxeram toda o addon de CD (ambos os consoles) em apenas um cartucho FPGA.

Pede desculpa por ter insultado o PC Engine, ok!? Kkkk brincadeira.
Isso explica MUITA coisa.
 

Wein

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.324
Reações
20.937
Pontos
1.489
Então pessoal, pra quem não lembra ou não tava aqui no ano passado, foi sugerido pelo @Wein de fazermos uma nova quinzena especial, que a princípio estávamos chamando de quinzena da zoeira. Fizemos uma votação e a maioria gostou da ideia, só que deixamos pra colocar em prática em 2024, porque na época ainda tínhamos dois especiais até o fim do ano, então um terceiro seria demais.

Então, a ideia seria uma quinzena especial onde só indicaríamos jogos de qualidade duvidosa. A indicação não precisaria necessariamente ser um jogo horrível, do nível de Dark Castle, Big Rigs, Dr Jekyll and Mr Hyde e outras aberrações que já vimos em vídeos do AVGN. Poderia ser também algum jogo mais ou menos, do tipo que você normalmente não indicaria aqui por ser meia-boca.

Como disse antes, a princípio estávamos chamando esse especial de quinzena da zoeira, mas eu, particularmente, acho que poderíamos bolar um nome melhor, que combinasse mais com a ideia. Deem as ideias de vocês. Mas se preferirem só "quinzena da zoeira", pode ser também, vocês que mandam.

Na minha opinião, seria melhor fazermos essa quinzena com somente um jogo, como de costume, e não com dois. A de Atari foi uma exceção onde fizemos com dois jogos porque eles eram muito curtos ou não tinham fim.

Sobre a data, agora entramos na quinzena de Páscoa, então não acho que seria uma boa já emendarmos outro especial. O próximo seria o de Halloween, né? Me corrijam se eu tiver esquecendo de algum outro. Se for isso mesmo, ali por julho seria o meio do caminho entre a quinzena especial atual e a próxima, então acho que seria melhor deixarmos a nova pra esse período. O que acham? Fiquem à vontade pra sugerirem datas.

Por mim ta fechado.
 

geek_tche

Bam-bam-bam
Mensagens
1.899
Reações
6.427
Pontos
353
Respondendo ao pessoal que perguntou pq não consigo rodar o emulador de PC Engine, a resposta é:

NÃO SEI!

Baixei todos os cores de PC Engine no retroarch, e por algum motivo oculto, não rodaram, testei ROMs diferentes em cada core, e não teve jeito... Sei lá se é alguma incompatibilidade com meu notebook carroça, mas não rolou mesmo!
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.267
Reações
15.544
Pontos
1.524
Respondendo ao pessoal que perguntou pq não consigo rodar o emulador de PC Engine, a resposta é:

NÃO SEI!

Baixei todos os cores de PC Engine no retroarch, e por algum motivo oculto, não rodaram, testei ROMs diferentes em cada core, e não teve jeito... Sei lá se é alguma incompatibilidade com meu notebook carroça, mas não rolou mesmo!

põe na pasta system do retroarch (deszipado, claro)
 

kinu

Ser evoluído
Mensagens
46
Reações
207
Pontos
33
Gastei umas 4 vidas no ultimo chefe :klolz. Realmente, o jogo é nada complicado (ainda mais depois de sofrer com a ultima fase do Silent Bomber). Não sei se vou ter tempo pra jogar esse sábado, mas assim que eu pegar de novo eu devo zerar.

e9ae02dd-7e16-4774-a1b6-5f82d5b170ff.jpeg
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.244
Reações
10.771
Pontos
753
Nunca tinha jogado nada do PCE e esse jogo não foi das melhores introduções pra capacidade tecnica do console, graficamente é bem bonito mas o audio é uma porqueira, sinceramente.
PC Engine, especialmente com os jogos em CD pode ter áudio excelente. Ele foi um console que transitou entre 2 gerações, as 8 e 16 bits (acho que é de 1988 o inicial).
Olha essas aqui:



Respondendo ao pessoal que perguntou pq não consigo rodar o emulador de PC Engine, a resposta é:

NÃO SEI!

Baixei todos os cores de PC Engine no retroarch, e por algum motivo oculto, não rodaram, testei ROMs diferentes em cada core, e não teve jeito... Sei lá se é alguma incompatibilidade com meu notebook carroça, mas não rolou mesmo!
É só colocar as bios, para esse jogo acho que é systemcard3.pce o arquivo (ou algo parecido com isso o nome).
 

xandasreborn

Bam-bam-bam
Mensagens
639
Reações
1.896
Pontos
333
JOGO FINALIZADO.



bomberman941.png


Lembrando todo mundo mais uma vez: Bomberman ’94 é o mesmo que Mega Bomberman.

Pra dizer a verdade, conheci primeiro este jogo no Mega Drive e só anos depois fui conhecê-lo no PC Engine. Sou mais um daqueles garotos de 1990 que não lia revistas e só via imagens já que possuía imagens de um tal console novo lá pra cima, mas nunca cheguei a ver um aqui no Brasil, talvez pelo preço absurdo que aquele console iria ter se chegasse aqui e nem sei se chegou porque era muito pequenino.

Enfim, Turbografx-16 == PC Engine e boa.

Por ser uma parceria em Hudson Soft e NEC, o PC Engine teve muito jogo da Hudson que brilhavam mais em um console que no outros. São casos como: Adventure Island, Bomberman e Bonk. Sendo assim a versão de Mega Bomberman é bem inferior ao Bomberman ’94.

Bomberman ’94 é muito mais vivo que Mega Bomberman em ambos aspectos. Só uma coisa ou outra que eu prefiro no Mega que é a música da primeira área que é muito gostosinha por sinal. Vou deixar um link ali na palavra para caso vocês queiram ouvir.

Só que meu: o que a Hudson fez na área 3 com o PC Engine? Aquela área como um todo é PISCADÉLICA. Cara, foi a primeira vez na minha vida que eu vi alguém fazer o uso da água de uma maneira tão gostosa que me deixou com sede o tempo todo.

Na área 4 do Bomberman ’94 tem uma gimmick interessante que foi retirado no Mega Bomberman por pura falta de vontade em fazer algo bom no Mega. Você tem a visão diminuída e possui alguns fantasmas e uns zoiudos na fase que não estão na versão do Mega. Muito triste.

Os pinguins ficam dançando na área 5, enquanto no Mega Bomberman não. Detalhezinho besta, mas é louvável ver a falta de vontade da Hudson Soft em fazer uma versão legal do jogo para o Mega Drive. Talvez a NEC visse a SEGA como potencial concorrente.

Enfim, questão gráfica do Bomberman ’94 não precisa ser discutido porque todo mundo sabe que PC Engine da um banho de cores no Mega Drive.

Assim como na questão sonora, ambos os jogos brilham de maneiras diferentes. Enquanto o Mega Drive tem uma base mais PHONKY, o PC Engine age de maneira mais chiptune puro como se fosse um NES e mesmo assim não perdeu em nada para o Mega. Uma música ou outra que muda, como eu já havia dito aqui.

Eu não queria chegar até aqui para dizer sobre as mecânicas do jogo e como me comportei até um determinado momento do jogo. Bomberman não é um jogo comum para jogadores comum, você precisa aprender a jogar o jogo da maneira que o jogo quer, caso contrário você será massacrado como uma galinha.

Até um determinado momento do jogo, eu estava feliz por jogar sozinho e ir tão longe num jogo de Bomberman e é verdade o jogo é fácil até um determinado momento. Depois se transforma num inferno do qual você não vai querer presenciar sem usar um save state de cara. Fiquei puto, irado e até mesmo pensei em dar a pior nota possível para este jogo, porém ele não merece isso. Fui ruim e compreendo isso.

Falei que fui ruim porque quero dar replay neste jogo, mas enquanto não pegar um cabo scart para o meu Mega Drive e ver que o problema está em outro local, não jogarei o Mega Bomberman por enquanto. Então minha vontade de jogar Bomberman ainda está intacta.

Nota: 10. Jogão, parabéns a Hudson por fazer um jogo tão bom em um console tão esquecido.

Só uma coisa aleatória aqui: por algum motivo o coelho do Bomberman '94 é verde, enquanto no Mega Bomberman é azul na introdução de ambos.
 
Ultima Edição:

kinu

Ser evoluído
Mensagens
46
Reações
207
Pontos
33
PC Engine, especialmente com os jogos em CD pode ter áudio excelente. Ele foi um console que transitou entre 2 gerações, as 8 e 16 bits (acho que é de 1988 o inicial).
Olha essas aqui:
Que somzão, ein? Curti demais.

Bora pra análise?

Este foi o primeiro Bomberman E jogo de PC Engine que consegui zerar. Nunca fui bom nesses jogos, mas sempre tentava jogar hora ou outra, a gameplay é bem única e não tem como transferir muita habilidades de outros gêneros nele (além de coordenação motora), mas a dificuldade é bem suave, em nenhum ponto chega a ser impossível ou injusto.

DESIGN:

É sempre bom lembrar que foi este Bomberman que finalmente modernizou a franquia! Antes dele, todos os outros jogos da franquia seguiam a risca o design antigo (matar todo mundo e procurar a saida feito uma barata tonta). Hudson tentou algo novo e acertou em cheio! Foi tão bem modernizado que esse jogo facilmente passaria como um indie atualmente, nada envelheceu mal.

Inimigos são variados, cada um com sua especialidade e comportamento, alguns inimigos vão andar cegamente na fase enquanto outros vão ativamente querer te matar, mas foram criados de uma forma que seus movimentos são fáceis de prever. O design ótimo dos inimigos fica bastante claro em áreas mais caóticas, você precisa identificar na tela quais inimigos você precisa tomar atenção, quais é melhor evitar deixar no seu cantinho e como você pode ir liberando o caminho para ir desviando deles, na ultima fase esses momentos estratégicos chegam no seu ápice, faz parecer que você está jogando um xadrez enquanto dança com seus inimigos.

Os chefes agora já são outra historia. Infelizmente, pelo seu personagem morrer com um toque, os chefes são extremamente básicos e "limitados", considerado que qualquer extrapolação na habilidade deles deixaria o jogo estressante. Eu vi em um review de um gringo que eles poderiam te dar pelo menos 2 ou 3 "toques extras", acredito que deixaria os chefes mais divertidos, já que com a janela de erro sendo maior, permitiria chefes um pouco mais complexos.

Não podemos esquecer também da melhor adição feita na historia dos video-games: Os coelhinhos/pets/kangaroos/seilaoqueelessao! Esta foi a primeira aparição deles na franquia, e entrou perfeitamente! Todas as habilidades mais importantes estão aqui: o toelho que chuta bloco, que corre rapido, que pula e que chuta... também tem um que dança, nunca tinha visto esse mano antes então imagino que ele só tenha nesse jogo. São uma grande ajuda durante o jogo pelas suas habilidades uteis e por servirem como um "colete de dano". O coelho do pulo sendo o mais roubado, fazendo com que você seja capaz de desviar de explosões, inimigos e pular sobre blocos.

Uma coisa interessante de se notar também é como as fases tem um nível de rogue-lite neles. Embora seus layouts e suas ordens de aparência sejam sempre as mesmas, o número de blocos, o lugar que eles e os inimigos estão posicionados é completamente aleatório. Isso traz um aspecto muito bacana na jogatina, a única coisa que realmente prevalecerá é a sua estratégia contra os inimigos e seu pensamento rápido, não em memorizar a fase.

GAMEPLAY:
Por mais incrível que tenha sido o trabalho da equipe em melhorar em todos os aspectos o game design da franquia, não podemos negar que a base do jogo é ótima, e o que vemos aqui segue aquele famoso ditado: "time que tá vencendo não se mexe" . O jogo, na sua forma mais simples e pura, continuando com sua gameplay intacta: Bombas explode tudo, você pode pegar habilidades (com muitas delas stackando), inimigos que muitas vezes são traiçoeiros... e só.

Realmente, é uma gameplay tão certinha e adorada por todos que a base dela é raramente alterada. Não precisa de muitas palavras pra descrever, é simples, divertido e único.

APRESENTAÇÃO:
Pixel-art perfeita, envelheceu que nem vinho. O jogo explode com personalidade em cada traço na tela: colorido, alegre, bobinho e divertido. Quem trabalhou nesse jogo amava o que fazia, e dá pra claramente ver.

Musica continua no mesmo nível, gostosas de ouvir e puxando as capacidades do PC Engine ao seu limite. Digo com confiança que o som que esse jogo produz é o melhor do console até o momento do seu lançamento, e a OST é uma delicia.

OBSERVAÇÕES FINAIS:
Bomberman é Bomberman, não tem muito pra falar o que muitos aqui já não saiba, o que resto mesmo é elogiar essa obra e lembrar como ela foi importante para franquia. Um dos melhores jogos do nosso querido PC-E, e um clássico na historia dos video-jogos.

NOTA: 9

Aparição especial: Inuyasha, o protetor das mer** velha.
92f666ea-f783-46f8-822b-3344e726666b.jpeg
 

Spacehead

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.509
Reações
28.310
Pontos
1.053
pc engine e bomberman fazendo sucesso hein, ja ta mais "estourado" que o silent bomber
@Space Ace além dos especiais de 1 de abril, e os de fim de ano como dia das crianças,hallowen e natal esse ano vamos fazer um especial de olimpiadas ? Tipo jogos de luta, corrida, skate etc etc, acho que seria legal pra variar um pouco as indicações
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.131
Reações
14.814
Pontos
503
@Space Ace além dos especiais de 1 de abril, e os de fim de ano como dia das crianças,hallowen e natal esse ano vamos fazer um especial de olimpiadas ? Tipo jogos de luta, corrida, skate etc etc, acho que seria legal pra variar um pouco as indicações
Até que é interessante a ideia de uma quinzena especial das olimpíadas. Essa semana podemos abrir uma votação pra ver o que a galera acha.
 

geek_tche

Bam-bam-bam
Mensagens
1.899
Reações
6.427
Pontos
353
Iniciei o game, fechei os dois primeiros mundos, essa semana continuo. Bomberman sempre é divertido, e o sistema dos cangurus adiciona uma variável interessante na jogatina.

Uma pergunta: o poder do canguru rosa é realmente só dar uma dançadinha no lugar???
 

xandasreborn

Bam-bam-bam
Mensagens
639
Reações
1.896
Pontos
333
Iniciei o game, fechei os dois primeiros mundos, essa semana continuo. Bomberman sempre é divertido, e o sistema dos cangurus adiciona uma variável interessante na jogatina.

Uma pergunta: o poder do canguru rosa é realmente só dar uma dançadinha no lugar???
Sim, ela só dança. kkk

Uma vez eu tava jogando com um amigo, não sei se isso é real, mas aconteceu. No frame que ela pulou, eu não tomei dano, porém tentei replicar isso e só tomei no nariz.
 

thiago_solid

Bam-bam-bam
Mensagens
4.251
Reações
21.473
Pontos
353
Iniciei o game, fechei os dois primeiros mundos, essa semana continuo. Bomberman sempre é divertido, e o sistema dos cangurus adiciona uma variável interessante na jogatina.

Uma pergunta: o poder do canguru rosa é realmente só dar uma dançadinha no lugar???


É um canguru saporra??? Mas não era pra ser coelho??

Marmelada, vou acionar o STF e pedir a anulação dessa quinzena!!!

:klol
 
Topo Fundo