O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Review comparativo] Controles da Atual Geração

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Controles.jpg

g136665654880827203.jpg


giphy.gif

Vou aqui, mais uma vez, me arriscar numa breve análise sobre cada um dos controles da atual geração. Nessa última semana, eu recebi o controle do Switch, o Pro Controller que só agora então eu pude fazer esse comparativo entre esses três controles (Nintendo Switch, Playstation 4, Xbox One) e tirar minhas conclusões acerca disso.

Só pra adiantar, não existe nenhum controle com total vantagem sobre os outros, sempre há os pros e contras de cada um, dessa forma, um controle pode se adaptar melhor para alguns estilos de jogos ou situações que outros, não sendo nenhum completamente favorável sempre.

Outra coisa, os controles de edição especiais como premium ou de edições temáticas de bundle de games não serão levados em consideração porque a analise apenas se presta aos controles tradicionais de cada console.

Serão analisados os critérios em comuns apenas entre os três controles, por exemplo: tanto o controle do PS4 quanto o do Switch tem detecção de movimento, já o do Xbox One, não, então esse critério fica de fora como uma analise em ponto isolado, embora eles entrem como sendo um critério de extras. Também para cada critério analisado, as notas seguiram da ordem do menos relevante para o mais relevante.

Chega de lero-lero e vamos para a tetra, ops, review.

#1 - Design

O design é talvez uma das coisas menos impactantes em um controle, já que os seus maiores pontos se respaldem em como ele interagem com a mãos daquele que lhe conduz e suas respostas e jogabilidade no jogo em questão, ainda assim, o design pode ser um ponto relevante pra muntos e é, também, sem sobra de dúvida o mais subjetivo de todos.

Como é algo bastante subjetivo, mesmo tendo um senso comum, ainda assim não se torna um critério meramente técnico ou lógico, então, seguindo o meu gosto pessoal, o melhor design foi o controle do Xbox One.

3 - Nintendo Switch
2 - Playstation 4
1 - Xbox One (ganhador)

#2 - Peso

Para alguns o peso pode ser algo insignificante sobre o controle, para outros, pode sim fazer alguma diferença, mas assim como o critério do design, o peso de cada controle não chega a ser um ponto tão crucial para o desempenho final de um controle. Então algumas pessoas podem se importar com um controle sendo mais leve que os outros, enquanto outras, não. Às vezes a pessoa também joga com os braços apoiados, o peso pode de fato não ser nada relevante, então essa questão pode sim ser mais subjetivas que as futuras aqui analisadas.

Não tive como aferir com precisão o peso de nenhum dos controles, sendo mais um look & feel meu mesmo. Senti que com as pilhas, o peso do controle do XOne é muito parecido com o do Nintendo Switch, e ambos são mais pesados que o do PS4. Então, sendo assim temos:

3 - Xbox One (empate)
2 - Nintendo Switch (empate)
1 - Playstation 4 (ganhador)

#3 - Ergonomia

Ergonomia em um controle é a forma como ele se encaixa em suas mãos, dando espaçamento necessário para que seus dedos não fiquem presos ou numa posição que pode levar facilmente à fadiga e também que a palma das mãos não dobre o suficientemente para levar a ocasionais dores.

Nesse aspecto, todos os tês controles fazem bonito e realmente nenhum deles acaba tendo um destaque muito relevante sobre os demais. Na verdade, já faz um bom tempo, desde a geração anterior, onde os controles tiveram uma boa ergonomia se comparados a de gerações ainda mais remotas.

No entanto, eu acho que o controle do Switch leva um pouco mais de vantagem em relação aos demais, não só porque sem muito esforço você consegue facilmente alcançar qualquer área do controle, como o encaixe dele é gostoso e confortável sem deixar fadigas acontecerem em longas jogatinas, válido isso também a questão da maciez de seus botões sendo ainda maior que os demais (com exceção do D-PAD que falarei mais adiante). O controle do XOne tem um encaixe na mão melhor que o do PS4, embora os seus botões superiores (LB, RB, LT, RT) sejam menos confortáveis, o controle do PS4 tem um encaixe dos botões de seleção (Options e Share) horríveis, o que é ruim de apertar, levando-se eventualmente a você fazer um certo malabarismo para alcancá-los de forma mais adequada. Sendo assim, temos:

3 - Playstation 4
2 - Xbox One
1 - Nintendo Switch (ganhador)

#4 - Botões de Ação Inferiores/Central

São os botões que se posicionam no corpo central de cada controle, no Switch e XOne temos os A, B, X, Y (em ordens distintas), enquanto no PS4 como todos sabem são formas geométricas. Os critérios de análise desses botões se resumem ao conforto e precisão dos cliques, do tamanho e da proporção deles em relação aos seus dedos. Apesar das diferenças em cada plataforma, não há o que reclamar deles, independente do controle todos funcionam bem, boas respostas, boa pegada e boa disposição no corpo do controle. As diferenças ficam que a do XOne os botões são levantadinhos, formando um pouco mais de relevo, mas isso é bem sutil, o do PS4 é minimamente mais junto e o do Switch é o mais plano de todos, levemente maior mas com uma disposição muito boa em relação ao corpo do controle. Então...

3 - Xbox One (empate)
2 - Playstation 4 (empate)
1 - Nintendo Switch (empate)

#5 - Botões de Ação Superiores

Aqui já temos diferenças gritantes em cada controle, enquanto os do PS4 e XOne são analógicos, o do Switch não, sendo que o do XOne é o único com force feedback, mas por ele ser o único assim, ele critério será levando em consideração nos extras, não aqui. Então os critérios de avaliação para esses botões se limitam ao conforto e, à resposta e precisão.

Pelo fato dos controles do XOne e PS4 serem analógicos, isso lhe dá uma precisão maior, principalmente em jogos de corrida ou jogos que farão uso extensivo desse recurso, sendo assim o do Switch leva desvantagem em resposta, já que ela se torna limitada não pelo seu tempo, mas por funcionalidades, agora sobre o conforto, notavelmente os botões superiores do PS4 e Switch levam uma larga vantagem em relação ao do XOne, que é mais impreciso, duro, e desconfortável.

Como o critério do force feedback entrará como ponto nos extras e julgando apenas os outros critérios, os botões do XOne não conseguiram alcançar o primeiro lugar, sendo, na minha opinião o PS4 com os melhores botões superiores disparados. Os botões do Switch são extremamente confortáveis e o encaixe é ótimo na mão, mas por não ser analógico não há como ele pegar o primeiro lugar, mesmo que esse recurso seja usado na prática em poucos jogos, mesmo assim, foi o suficiente para empatar com o do One.

3 - Nintendo Switch (empate)
2 - Xbox One (empate)
1 - Playstation 4 (ganhador)

#6 - D-PAD

Assim como ocorreu com os botões superiores entre os controles, os D-PADs aqui analisados apresentam diferenças gritantes entre eles. Logo de cara já digo que nenhum dos D-PADs é de meu total agrado, acho todos eles ruins se comparados a com controles de gerações anteriores, o que mais me deixa puto é que parece que as empresas estão nem aí para os D-PADs, parecendo que estão tornado-os menos importantes a cada geração, o que é ruim já que D-PAD não deve ser pensando para se usar apenas como opção de botão de atalho (shortcut button) ou como botão pra acesso ao menu, mas sim como algo relevante à jogabilidade do controle em si, principalmente jogos como plataforma ou que fazem usem constante deles como inserção em sua jogatina.

Enfim, como TODOS os 3 D-PADs são ruins, o menos pior é notavelmente o do PS4, sendo o do XOne o mais horroroso de todos, sendo botão de clique e muito chato e ruim de se aperta, o do Switch lembra o do Pro Controller do Wii U e Wii, mas nem de longe supera o desses dois, já que ele é mais impreciso e muito mais duro, sendo um D-PAD no final ruim.

3 - Xbox One
2 - Nintendo Switch
1 - Playstation 4 (ganhador)

#7 - Bateria

Bom, acho que algum interno da Sony esqueceu de avisar à equipe de produção que o bateria em controles é algo importante. :ksafado

Notavelmente aqui a bateria do controle da Sony é uma piada de mal gosto, simplesmente ela acaba mais rápido que o seu ânimo ao ouvir uma piada ruim, e para piorar, fica aquele LED horroroso que serve até como luminária para ler livros no escuro torrar a bateria mais rápido que a sua torradeira com os seus pães de forma matinais.

Aqui vai uma outra polêmica, para alguns, bateria interna no controle é o que há, eu já penso o contrário, algo no futuro, quando tivemos acessando o controle bem depois, as pilhas podem fazer diferença, até porque, se derem problema, é só substituir facilmente como de praxes, já as baterias internas serão um verdadeiro martilho caso isso ocorra, então, segundo esse critério, a pilho do XOne leva uma vantagem, apesar disso, mesmo o controle do Switch usar baterias ao invés de pilhas, elas duram pra c***lho, o que foi um critério suficientemente bom para empatar a do XOne pela primeira colocação. Mesmo assim, eu considero pilhas vantagem sobre as baterias, mesmo sendo um porre de carregá-las.

3 - Playstation 4
2 - Xbox One (empate)
1 - Nintendo Switch (empate)

#8 - Botões Analógicos

Sim, eu gostava dos analógicos do PS3, acho eles superiores aos do PS4, mesmo a maioria discordando de mim. Os analógicos do PS4 são os piores na minha opinião, são menos imprecisos porque são mais duros de se movimentar e o encaixe nos dedos não é dos melhores também, veja bem, não são ruins, são até bons, mas nem de longe são os melhores já feitos.

Os analógicos do Switch e XOne são melhores, mais rápidos, leves e ambos seguem a mesma disposição no corpo do console, diferente dos analógicos do PS4, mas esse último aspecto, ao menos pra mim, não chega a ser tão relevante assim, porque sou ambidestro, então a simetria da disposição dos analógicos do PS4 não me incomoda nem um pouco, o que mais me incomodo são os analógicos em si, mas repetindo, eles não são ruins.

3 - Playstation 4
2 - Nintendo Switch
1 - Xbox One (ganhador)

#9 - Extras

É uma parte difícil de criterizar com precisão já que os extras de um não podem necessariamente se comparar com a de um outro. Mesmo o controle do Switch tendo HD-Humble e sensor de movimento, ele peca vergonhosamente em sua ausência de saída P2 pra fone de ouvido, como é um controle "pro", era OBRIGAÇÃO que a Nintendo dispusesse isso nele, também outro ponto a se notar é que ele não tem microfone ou aúdio próprio, como o Gamepad do Wii U tinha.

O controle do PS4 tem a firula do touch dele, que é praticamente inútil, um LED horroroso que só serve como luminária de livro ou para não deixar você dormir, caso o controle fique ligado, mas tem um auto falante, o que para alguns jogos pode ser legal. Jogos como Zumbi e Alien: Isolation faz mais uso do controle do PS4.

O do XOne, o projeto original do Don Mattrick não tinha nem saída P2, mas logo logo a Microsoft se empunhou em consertar isso em revisões posteriores, é notavelmente o controle com menos extras, mas ainda assim, por ter force feedback e agora P2, é um controle que não fica atrás das demais, já que os extras dos outros são meio que firulas e adornos.

Já que o controle do Switch não tem a entrada P2, isso foi um erro crasso pra mudar da primeira posição à última nesse critério de avaliação dos extras.

3 - Nintendo Switch
2 - Xbox One
1 - Playstation 4

-------------------------------------------

Que rufem os tambores, o ganhador é:

Sei lá, tô com preguiça, façam as contas aí, e um beijo pra você, f***!

Bom, aqui foram apenas minhas meras opiniões sobre cada um dos controles e um comparativo entre eles; como eu disse antes, não há uma vantagem superior e singular entre eles, cada um tem seus prós e contras em cada particularidade, e alguns pontos podem, inclusive, serem meramente subjetivos.
 
Ultima Edição:

ric_psico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.239
Reações
2.438
Pontos
699
Difícil ter critérios objetivos, a paixão contamina qualquer análise. Em minha opinião o do Xone é o melhor. Do switch não tive oportunidade de experimentar. De ps4 achei frágil e a leveza me incomoda em um controle.
Mas todos ótimos controles, defeitos que me incomodam, como o gatilho da primeira geração do xone. No mais, atendem bem.

Enviado de meu LG-H818 usando Tapatalk
 

Mister Chocobo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.851
Reações
8.325
Pontos
714
Difícil ter critérios objetivos, a paixão contamina qualquer análise. Em minha opinião o do Xone é o melhor. Do switch não tive oportunidade de experimentar. De ps4 achei frágil e a leveza me incomoda em um controle.
Mas todos ótimos controles, defeitos que me incomodam, como o gatilho da primeira geração do xone. No mais, atendem bem.

Enviado de meu LG-H818 usando Tapatalk
Nesse caso você não tem como fazer uma análise
 

Mister Chocobo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.851
Reações
8.325
Pontos
714
Controles.jpg

g136665654880827203.jpg


giphy.gif

Vou aqui, mais uma vez, me arriscar numa breve análise sobre cada um dos controles da atual geração. Nessa última semana, eu recebi o controle do Switch, o Pro Controller que só agora então eu pude fazer esse comparativo entre esses três controles (Nintendo Switch, Playstation 4, Xbox One) e tirar minhas conclusões acerca disso.

Só pra adiantar, não existe nenhum controle com total vantagem sobre os outros, sempre há os pros e contras de cada um, dessa forma, um controle pode se adaptar melhor para alguns estilos de jogos ou situações que outros, não sendo nenhum completamente favorável sempre.

Outra coisa, os controles de edição especiais como premium ou de edições temáticas de bundle de games não serão levados em consideração porque a analise apenas se presta aos controles tradicionais de cada console.

Serão analisados os critérios em comuns apenas entre os três controles, por exemplo: tanto o controle do PS4 quanto o do Switch tem detecção de movimento, já o do Xbox One, não, então esse critério fica de fora como uma analise em ponto isolado, embora eles entrem como sendo um critério de extras. Também para cada critério analisado, as notas seguiram da ordem do menos relevante para o mais relevante.

Chega de lero-lero e vamos para a tetra, ops, review.

#1 - Design

O design é talvez uma das coisas menos impactantes em um controle, já que os seus maiores pontos se respaldem em como ele interagem com a mãos daquele que lhe conduz e suas respostas e jogabilidade no jogo em questão, ainda assim, o design pode ser um ponto relevante pra muntos e é, também, sem sobra de dúvida o mais subjetivo de todos.

Como é algo bastante subjetivo, mesmo tendo um senso comum, ainda assim não se torna um critério meramente técnico ou lógico, então, seguindo o meu gosto pessoal, o melhor design foi o controle do Xbox One.

3 - Nintendo Switch
2 - Playstation 4
1 - Xbox One (ganhador)

#2 - Peso

Para alguns o peso pode ser algo insignificante sobre o controle, para outros, pode sim fazer alguma diferença, mas assim como o critério do design, o peso de cada controle não chega a ser um ponto tão crucial para o desempenho final de um controle. Então algumas pessoas podem se importar com um controle sendo mais leve que os outros, enquanto outras, não. Às vezes a pessoa também joga com os braços apoiados, o peso pode de fato não ser nada relevante, então essa questão pode sim ser mais subjetivas que as futuras aqui analisadas.

Não tive como aferir com precisão o peso de nenhum dos controles, sendo mais um look & feel meu mesmo. Senti que com as pilhas, o peso do controle do XOne é muito parecido com o do Nintendo Switch, e ambos são mais pesados que o do PS4. Então, sendo assim temos:

3 - Xbox One (empate)
2 - Nintendo Switch (empate)
1 - Playstation 4 (ganhador)

#3 - Ergonomia

Ergonomia em um controle é a forma como ele se encaixa em suas mãos, dando espaçamento necessário para que seus dedos não fiquem presos ou numa posição que pode levar facilmente à fadiga e também que a palma das mãos não dobre o suficientemente para levar a ocasionais dores.

Nesse aspecto, todos os tês controles fazem bonito e realmente nenhum deles acaba tendo um destaque muito relevante sobre os demais. Na verdade, já faz um bom tempo, desde a geração anterior, onde os controles tiveram uma boa ergonomia se comparados a de gerações ainda mais remotas.

No entanto, eu acho que o controle do Switch leva um pouco mais de vantagem em relação aos demais, não só porque sem muito esforço você consegue facilmente alcançar qualquer área do controle, como o encaixe dele é gostoso e confortável sem deixar fadigas acontecerem em longas jogatinas, válido isso também a questão da maciez de seus botões sendo ainda maior que os demais (com exceção do D-PAD que falarei mais adiante). O controle do XOne tem um encaixe na mão melhor que o do PS4, embora os seus botões superiores (LB, RB, LT, RT) sejam menos confortáveis, o controle do PS4 tem um encaixe dos botões de seleção (Options e Share) horríveis, o que é ruim de apertar, levando-se eventualmente a você fazer um certo malabarismo para alcancá-los de forma mais adequada. Sendo assim, temos:

3 - Playstation 4
2 - Xbox One
1 - Nintendo Switch (ganhador)

#4 - Botões de Ação Inferiores/Central

São os botões que se posicionam no corpo central de cada controle, no Switch e XOne temos os A, B, X, Y (em ordens distintas), enquanto no PS4 como todos sabem são formas geométricas. Os critérios de análise desses botões se resumem ao conforto e precisão dos cliques, do tamanho e da proporção deles em relação aos seus dedos. Apesar das diferenças em cada plataforma, não há o que reclamar deles, independente do controle todos funcionam bem, boas respostas, boa pegada e boa disposição no corpo do controle. As diferenças ficam que a do XOne os botões são levantadinhos, formando um pouco mais de relevo, mas isso é bem sutil, o do PS4 é minimamente mais junto e o do Switch é o mais plano de todos, levemente maior mas com uma disposição muito boa em relação ao corpo do controle. Então...

3 - Xbox One (empate)
2 - Playstation 4 (empate)
1 - Nintendo Switch (empate)

#5 - Botões de Ação Superiores

Aqui já temos diferenças gritantes em cada controle, enquanto os do PS4 e XOne são analógicos, o do Switch não, sendo que o do XOne é o único com force feedback, mas por ele ser o único assim, ele critério será levando em consideração nos extras, não aqui. Então os critérios de avaliação para esses botões se limitam ao conforto e, à resposta e precisão.

Pelo fato dos controles do XOne e PS4 serem analógicos, isso lhe dá uma precisão maior, principalmente em jogos de corrida ou jogos que farão uso extensivo desse recurso, sendo assim o do Switch leva desvantagem em resposta, já que ela se torna limitada não pelo seu tempo, mas por funcionalidades, agora sobre o conforto, notavelmente os botões superiores do PS4 e Switch levam uma larga vantagem em relação ao do XOne, que é mais impreciso, duro, e desconfortável.

Como o critério do force feedback entrará como ponto nos extras e julgando apenas os outros critérios, os botões do XOne não conseguiram alcançar o primeiro lugar, sendo, na minha opinião o PS4 com os melhores botões superiores disparados. Os botões do Switch são extremamente confortáveis e o encaixe é ótimo na mão, mas por não ser analógico não há como ele pegar o primeiro lugar, mesmo que esse recurso seja usado na prática em poucos jogos, mesmo assim, foi o suficiente para empatar com o do One.

3 - Nintendo Switch (empate)
2 - Xbox One (empate)
1 - Playstation 4 (ganhador)

#6 - D-PAD

Assim como ocorreu com os botões superiores entre os controles, os D-PADs aqui analisados apresentam diferenças gritantes entre eles. Logo de cara já digo que nenhum dos D-PADs é de meu total agrado, acho todos eles ruins se comparados a com controles de gerações anteriores, o que mais me deixa puto é que parece que as empresas estão nem aí para os D-PADs, parecendo que estão tornado-os menos importantes a cada geração, o que é ruim já que D-PAD não deve ser pensando para se usar apenas como opção de botão de atalho (shortcut button) ou como botão pra acesso ao menu, mas sim como algo relevante à jogabilidade do controle em si, principalmente jogos como plataforma ou que fazem usem constante deles como inserção em sua jogatina.

Enfim, como TODOS os 3 D-PADs são ruins, o menos pior é notavelmente o do PS4, sendo o do XOne o mais horroroso de todos, sendo botão de clique e muito chato e ruim de se aperta, o do Switch lembra o do Pro Controller do Wii U e Wii, mas nem de longe supera o desses dois, já que ele é mais impreciso e muito mais duro, sendo um D-PAD no final ruim.

3 - Xbox One
2 - Nintendo Switch
1 - Playstation 4 (ganhador)

#7 - Bateria

Bom, acho que algum interno da Sony esqueceu de avisar à equipe de produção que o bateria em controles é algo importante. :ksafado

Notavelmente aqui a bateria do controle da Sony é uma piada de mal gosto, simplesmente ela acaba mais rápido que o seu ânimo ao ouvir uma piada ruim, e para piorar, fica aquele LED horroroso que serve até como luminária para ler livros no escuro torrar a bateria mais rápido que a sua torradeira com os seus pães de forma matinais.

Aqui vai uma outra polêmica, para alguns, bateria interna no controle é o que há, eu já penso o contrário, algo no futuro, quando tivemos acessando o controle bem depois, as pilhas podem fazer diferença, até porque, se derem problema, é só substituir facilmente como de praxes, já as baterias internas serão um verdadeiro martilho caso isso ocorra, então, segundo esse critério, a pilho do XOne leva uma vantagem, apesar disso, mesmo o controle do Switch usar baterias ao invés de pilhas, elas duram pra c***lho, o que foi um critério suficientemente bom para empatar a do XOne pela primeira colocação. Mesmo assim, eu considero pilhas vantagem sobre as baterias, mesmo sendo um porre de carregá-las.

3 - Playstation 4
2 - Xbox One (empate)
1 - Nintendo Switch (empate)

#8 - Botões Analógicos

Sim, eu gostava dos analógicos do PS3, acho eles superiores aos do PS4, mesmo a maioria discordando de mim. Os analógicos do PS4 são os piores na minha opinião, são menos imprecisos porque são mais duros de se movimentar e o encaixe nos dedos não é dos melhores também, veja bem, não são ruins, são até bons, mas nem de longe são os melhores já feitos.

Os analógicos do Switch e XOne são melhores, mais rápidos, leves e ambos seguem a mesma disposição no corpo do console, diferente dos analógicos do PS4, mas esse último aspecto, ao menos pra mim, não chega a ser tão relevante assim, porque sou ambidestro, então a simetria da disposição dos analógicos do PS4 não me incomoda nem um pouco, o que mais me incomodo são os analógicos em si, mas repetindo, eles não são ruins.

3 - Playstation 4
2 - Nintendo Switch
1 - Xbox One (ganhador)

#9 - Extras

É uma parte difícil de criterizar com precisão já que os extras de um não podem necessariamente se comparar com a de um outro. Mesmo o controle do Switch tendo HD-Humble e sensor de movimento, ele peca vergonhosamente em sua ausência de saída P2 pra fone de ouvido, como é um controle "pro", era OBRIGAÇÃO que a Nintendo dispusesse isso nele, também outro ponto a se notar é que ele não tem microfone ou aúdio próprio, como o Gamepad do Wii U tinha.

O controle do PS4 tem a firula do touch dele, que é praticamente inútil, um LED horroroso que só serve como luminária de livro ou para não deixar você dormir, caso o controle fique ligado, mas tem um auto falante, o que para alguns jogos pode ser legal. Jogos como Zumbi e Alien: Isolation faz mais uso do controle do PS4.

O do XOne, o projeto original do Don Mattrick não tinha nem saída P2, mas logo logo a Microsoft se empunhou em consertar isso em revisões posteriores, é notavelmente o controle com menos extras, mas ainda assim, por ter force feedback e agora P2, é um controle que não fica atrás das demais, já que os extras dos outros são meio que firulas e adornos.

Já que o controle do Switch não tem a entrada P2, isso foi um erro crasso pra mudar da primeira posição à última nesse critério de avaliação dos extras.

3 - Nintendo Switch
2 - Xbox One
1 - Playstation 4

-------------------------------------------

Que rufem os tambores, o ganhador é:

Sei lá, tô com preguiça, façam as contas aí, e um beijo pra você, f***!

Bom, aqui foram apenas minhas meras opiniões sobre cada um dos controles e um comparativo entre eles; como eu disse antes, não há uma vantagem superior e singular entre eles, cada um tem seus prós e contras em cada particularidade, e alguns pontos podem, inclusive, serem meramente subjetivos.
Não gostei da análise dos botões analógicos, pois você quase não menciona o Xbox, e depois, do nada e escolhido o melhor nesse quesito
 


ciph3r

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.361
Reações
1.737
Pontos
603
Concordo com a maioria dos itens..

O controle do Switch seria o mais equilibrado, mas a falta de gatilhos analógicos eu considero injustificável...
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.295
Reações
14.346
Pontos
1.053
Pra mim acho que os botões de ação,os superiores e D-pad do PS4 são superiores por serem mais confortáveis e eficientes.

Já em outros aspectos acho o do Xone com uma combinação do Switch.
 
Ultima Edição:

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Pra mim é tudo igual, único diferente é o teclado & mouse pq são 2 controles separados onde um deles é de precisão (mouse) e o outro tem mais de 100 botões (teclado), único controle ai que falo que tem algo de diferente mesmo é o do Switch pq da pra abrir ele e transformar em 2... isso é, o controle default dele.
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.173
Reações
3.459
Pontos
704
Acho que um ponto importante a se levar em conta seria os preços de cada controle.
Estou pegando no google o valor mais barato que o próprio informa sendo:
PS4: R$172,26 (americanas)
Xbox One: R$209,99 (americanas)
Nintendo Switch: R$299,00 (mercado livre)

Todos são os modelos originais, isto é, o Dualshock 4 é o modelo sem led superior e o do Xbox não é o controle revisado do One S.


Tendo visto os preços, vou fazer uma listagem na ordem do que cada controle contem de fabrica:
PS4: Touchpad, barra de led, alto falante, entrada P2, bateria, giroscópio, acelerômetro, 18 botões contando o touchpad e analogicos, bluetooth e 2 motores de rumble analogicos, gatilhos com potenciômetros.
Xbox One: 2 pilhas AA, gatilhos magnéticos , 4 motores de rumble, 17 botões.
Nintendo Switch: bateria, giroscópio, acelerômetro, 2 motores de rumble HD, leitor NFC, bluetooth, 16 botões.

Qual a opinião de vocês nesse comparativo preço/funcionalidades?
 

Dark Tomorrow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.113
Reações
3.282
Pontos
739
o ds4 eh bom, mas eh fragil e a ergonomia nao eh tao boa.

a mic piorou o q era perfeito, simples.

me parece q o joy do switch eh o melhor atualmente.
 

rafael.mosterio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.797
Reações
4.471
Pontos
1.269
Acho que um ponto importante a se levar em conta seria os preços de cada controle.
Estou pegando no google o valor mais barato que o próprio informa sendo:
PS4: R$172,26 (americanas)
Xbox One: R$209,99 (americanas)
Nintendo Switch: R$299,00 (mercado livre)

Todos são os modelos originais, isto é, o Dualshock 4 é o modelo sem led superior e o do Xbox não é o controle revisado do One S.


Tendo visto os preços, vou fazer uma listagem na ordem do que cada controle contem de fabrica:
PS4: Touchpad, barra de led, alto falante, entrada P2, bateria, giroscópio, acelerômetro, 18 botões contando o touchpad e analogicos, bluetooth e 2 motores de rumble analogicos, gatilhos com potenciômetros.
Xbox One: 2 pilhas AA, gatilhos magnéticos , 4 motores de rumble, 17 botões.
Nintendo Switch: bateria, giroscópio, acelerômetro, 2 motores de rumble HD, leitor NFC, bluetooth, 16 botões.

Qual a opinião de vocês nesse comparativo preço/funcionalidades?
O touchpad do ps4, além do touch, tem 2 botões clicáveis, um de cada lado.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.247
Reações
11.944
Pontos
503
Gosto mais do DS4 em quase tudo, mais leve (amo controle leve tenho um alternativo da SteelSeries que adoro), botões mais macios.

O d pad do Xone é a coisa mais horrorosa do mundo pra jogo de luta, apesar que aqui acho os d pad das gerações 8 e 16 bit superiores, então o do Switch deve ser o melhor para luta, vindo atrás o DS4.

Edit: O controle do Xone melhorou muito no slim, peguei aqui e os botões estão muito mais macios que o original.
 
Ultima Edição:

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Não gostei da análise dos botões analógicos, pois você quase não menciona o Xbox, e depois, do nada e escolhido o melhor nesse quesito

Pois é... é porque os analógicos dele não é tão grande, encaixa bem nos dedos e é macio pra se movimentar. Pra falar a verdade, o do Switch é quase a mesma coisa nessas característica, ganhando pelo clique do botão.

Pra mim acho que os botões de ação,os superiores e D-pad do PS4 são superiores por serem mais confortáveis e eficientes.

Já em outros aspectos acho o do Xone com uma combinação do Switch.

Os botões superiores do PS4, pra mim, é o maior trunfo deles, encaixam bem e são muito, muito confortáveis, os do Switch também são absurdamente confortáveis, mas perde ponto pelos gatilhos não serem analógicos, já o XOne pecou feio nisso.

Pra mim é tudo igual, único diferente é o teclado & mouse pq são 2 controles separados onde um deles é de precisão (mouse) e o outro tem mais de 100 botões (teclado), único controle ai que falo que tem algo de diferente mesmo é o do Switch pq da pra abrir ele e transformar em 2... isso é, o controle default dele.

Eu não fiz uma análise dos joycons, seria meio inconsistente nessa análise, apesar de tudo, eu curto eles também.

o ds4 eh bom, mas eh fragil e a ergonomia nao eh tao boa.

a mic piorou o q era perfeito, simples.

me parece q o joy do switch eh o melhor atualmente.

Eu, particularmente não acho que o DualShock 4 seja frágil. Eu acho a ergonomia dele boa, como eu disse antes, nenhum deles falham nesse aspecto mas realmente a dos outros a ergonomia é um pouco melhor.

Gosto mais do DS4 em quase tudo, mais leve (amo controle leve tenho um alternativo da SteelSeries que adoro), botões mais macios.

O d pad do Xone é a coisa mais horrorosa do mundo pra jogo de luta, apesar que aqui acho os d pad das gerações 8 e 16 bit superiores, então o do Switch deve ser o melhor para luta, vindo atrás o DS4.

Sim, eu também acho controle mais leve melhor, mas isso é até um aspecto meio que subjetivo, tem gente que pode preferir mais pesado. O D-PAD, em minha opinião é uma decepção em TODOS OS 3 CONTROLES, mas o menos pior notavelmente é o do PS4.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
o ds4 eh bom, mas eh fragil e a ergonomia nao eh tao boa.

a mic piorou o q era perfeito, simples.

me parece q o joy do switch eh o melhor atualmente.

Não acho que os Joycons competem por igual nessa disputa, por isso usei o Pro Controller do Switch no lugar. Embora eu adore os analógicos do joycon e o tamanho dos seus botões não serem ruins pra mim, é um bom controle, apesar de tudo.
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Só sei que tanto o XONE qto o PS4 são horríveis para jogo de luta...

T+
 

MetroidPirate

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.323
Reações
10.318
Pontos
503
Ei! O controle do Switch não é esse não! Desde quando um controle original de aparelho vc tem que comprar por fora?

A comparação tem que ser com o que vem na caixa, pq comprar por fora vc pode meter qualquer um pra ps4/Xbox one.

Contra isso daqui qualquer controle leva qualquer quesito, a não ser que vc crie um quesito específico tipo "melhor controle Nintendo, Switch leva por ser o único controle Nintendo dos 3".
video01.jpg
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.173
Reações
3.459
Pontos
704
Ah, acho que a comparação é voltada mais para controles tradicionais mesmo. Por mim, é um erro da Nintendo tanto quanto foi no Wii e WiiU não vir ao menos um desses pro controllers com o console por um preço "simbólico". De todo modo, opinião pessoal minha porem os joycons perdem para o pro controller em tudo. Esse controle quando unido fica bizarro.
 

Lexikus.BR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.795
Reações
4.999
Pontos
953
Os gatilhos do Xbox são muito melhores que do PS4. Não tem nem o que comparar. PS4 tem melhor DPAD.
 

Preaeng83

Bam-bam-bam
Mensagens
1.950
Reações
2.382
Pontos
453
O que mais gostei é do Switch, pra mim duração de bateria é primordial, a duração da bateria do Dual Shock me irritava bastante no mais eles são bem equivalentes sempre gostei mais da pegada do controle do XBox, adoro o controle do X360 é muito durável. Mas só que tem que considerar que tem que comprar o controle do Switch por fora, mas os 3 são bons o Dpad do controle Xbox é ruim mais no resto acho melhor que do PS4.
 

MetroidPirate

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.323
Reações
10.318
Pontos
503
Na minha opinião, tentando ser imparcial, ficaria Xbox > PS4 > Switch


Coloco o Switch em último por ainda ser novo, não dá pra saber como vai se desenvolver. Fora os mesmo motivos de sempre: gráficos inferiores, baixo apoio multiplataforma, features limitados(inclusive voice chat). Mas ganha pontos pela portabilidade.

PS4 em segundo. É claro que isso não torna o Xbox necessariamente superior. Tanto que a maioria prefere ps4, e é o que mais vende. Mas eu vejo o Xbox com mais opções no Brasil.

O console é mais barato, tem retrocompatibilidade, EA Acess, Xbox Game Pass, gráficos superiores(one x), melhor Serviço online, mais features e acho melhor pra organizar menu e jogos. Eu só vejo alguém escolhendo ps4 por acompanhar a marca por gerações ou preferir o exclusivo. Algo subjetivo.
Cara o tópico é sobre controles e não consoles.:klol
 

Hank_Moody

Bam-bam-bam
Mensagens
3.895
Reações
4.859
Pontos
453
Mas o Switch não é da próxima geração? :kpensa

Acho o DS4 perfeito, tenho mãos grandes e ele é bem ergonômico. O que no DS3 era um pesadelo...
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.629
Reações
57.147
Pontos
1.003
Cara o tópico é sobre controles e não consoles.:klol
Pior que eu li o post inteiro e mesmo assim falei m****. 3 horas de sono devem causar isso. K

Complicado. Nunca toquei em um switch. Prefiro o do ps4, apesar da bateria ridícula. Ele é mais leve e macio, enquanto o de Xbox acaba cansando minhas mãos.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.907
Reações
39.340
Pontos
2.044
Só tenho o controle do Ps4 e acho ele problemático. Materiais ruins, gatilhos que estragam fácil, bateria que não dura nada e um pad que não serve pra nada além de uma meia dúzia de jogos. O controle do Ps3 era melhor em tudo a confirmar que o Dualshock 4 foi um downgrade. No quesito controle, estou insatisfeito com mãe.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Só tenho o controle do Ps4 e acho ele problemático. Materiais ruins, gatilhos que estragam fácil, bateria que não dura nada e um pad que não serve pra nada além de uma meia dúzia de jogos. O controle do Ps3 era melhor em tudo a confirmar que o Dualshock 4 foi um downgrade. No quesito controle, estou insatisfeito com mãe.

Ergonomicamente o DS 4 é melhor. Controles como analógicos síncronos exigem uma amplitude muito grande na mão para apertar gatilhos, é uma estrutura que funcionava mais em uma época onde usava mais os botões de face. A inclusão do track pad no DS 4 ajustou a posição da mão e diminuiu está amplitude e, consequentemente, o esforço na hora de jogar com o controle.

Vale lembrar que ergonomia é diferente de costume, se alguém se acostuma a usar algo, mesmo que menos confortável, vai se sentir melhor que usando algo mais bem produzido.

Quanto aos materiais, é questão de lote, nunca tive problema com o controle que tinha day one até passar para frente este ano. Além disso o controle do PS4 tem que ser comparado com o six axis, já que o DS 4 passou por uma revisão recentemente (assim como o six axis virou DS 3) e resolveu bo parte dos problemas relatados neste tópico, a bateria, por exemplo, tem uma duração bem tranquila, dificilmente tenho que carregar durante um dia mais intenso de jogatina como tinha que fazer antes.

Enviado de meu SM-T815Y usando Tapatalk
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.494
Reações
104.375
Pontos
2.419
Quem essencialmente joga PlayStation prefere o Dualshock, quem é mais eclético costuma preferir outros controles, essa é a tendência que se nota quando o assunto são controles.
 

Água Mineral

Bam-bam-bam
Mensagens
3.485
Reações
4.439
Pontos
303
Só tenho o controle do Ps4 e acho ele problemático. Materiais ruins, gatilhos que estragam fácil, bateria que não dura nada e um pad que não serve pra nada além de uma meia dúzia de jogos. O controle do Ps3 era melhor em tudo a confirmar que o Dualshock 4 foi um downgrade. No quesito controle, estou insatisfeito com mãe.
Eu não acho que o DS4 seja assim de todo mal

- Material: é ok, vc não compra o negócio pra ficar deixando cair no chão, ou jogar em qualquer canto

Tanto que eu deixo o meu assim para não comprometer os gatilhos
rsz_photo_20171009_123532.jpg

- Bateria: todos concordam que o Led consome carga, mas da pra jogar de boa, e se não quiser ficar perto do cideo game carregando, usa um carregador de celular na tomada mais próxima que funciona.

- D-pad: como assim não serve pra nada ? :klolz

- Em relação a DS4 vs DS3:

Quando to jogando Ps4 e depois vou jogar Ps3 o controle do PS3 da meio que uma sensação de alívio, é bem gostosinho mas os analógicos ficam muito próximos um do outro.

As manetes do Ps4 são bem melhores, redondinhas, se encaixa perfeitamente na mão, porém as vezes já cheguei a ficar com as mãos cansadas por ser um pouco grande.

Concluindo: o Led da um charme no controle do PS4, e ele é bem completo com auto falante, sensor de movimento, touch pad, os gatilhos são uma maravilha.

O touch-pad veio como um diferencial, mas Sony deveria ao menos obrigar as devs a dar alguma utilidade pra ele nos jogos.
 

MalleoBH

Lenda da internet
Mensagens
33.553
Reações
59.982
Pontos
1.724
Também acho que no Switch tinha que ser feito com o que vem no pacote, aquele lá que é o oficial do console, certamente ficaria em último em quase tudo. Os analógicos ruins, jogar Puyo Puyo Tetris de 2 usando os joy cons separados é certeza de errar por causa do analógico.


Queria muito esse Pro do Switch aí, mas o preço praticado me impede.

Gosto muito do DS4, mas sei que o material dele não é dos melhores.
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.189
Reações
27.246
Pontos
1.053
Switch tinha que ser com o controle cachorro. Sendo o pro, tinha que analisar o pro do Xone e os prós thirdies party do ps4

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.295
Reações
14.346
Pontos
1.053
Os gatilhos do Xbox são muito melhores que do PS4. Não tem nem o que comparar. PS4 tem melhor DPAD.
Concordo em partes.Mas o do PS4 melhorou muito e cumpre o seu papel.

Agora os melhores gatilhos já feitos acho que sem dúvidas foi o do 360.Aqueles ali eram perfeitos...Eles não deveriam ter mudado nada.
 
Topo Fundo