Landstalker
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Vou aqui, mais uma vez, me arriscar numa breve análise sobre cada um dos controles da atual geração. Nessa última semana, eu recebi o controle do Switch, o Pro Controller que só agora então eu pude fazer esse comparativo entre esses três controles (Nintendo Switch, Playstation 4, Xbox One) e tirar minhas conclusões acerca disso.
Só pra adiantar, não existe nenhum controle com total vantagem sobre os outros, sempre há os pros e contras de cada um, dessa forma, um controle pode se adaptar melhor para alguns estilos de jogos ou situações que outros, não sendo nenhum completamente favorável sempre.
Outra coisa, os controles de edição especiais como premium ou de edições temáticas de bundle de games não serão levados em consideração porque a analise apenas se presta aos controles tradicionais de cada console.
Serão analisados os critérios em comuns apenas entre os três controles, por exemplo: tanto o controle do PS4 quanto o do Switch tem detecção de movimento, já o do Xbox One, não, então esse critério fica de fora como uma analise em ponto isolado, embora eles entrem como sendo um critério de extras. Também para cada critério analisado, as notas seguiram da ordem do menos relevante para o mais relevante.
Chega de lero-lero e vamos para a
#1 - Design
O design é talvez uma das coisas menos impactantes em um controle, já que os seus maiores pontos se respaldem em como ele interagem com a mãos daquele que lhe conduz e suas respostas e jogabilidade no jogo em questão, ainda assim, o design pode ser um ponto relevante pra muntos e é, também, sem sobra de dúvida o mais subjetivo de todos.
Como é algo bastante subjetivo, mesmo tendo um senso comum, ainda assim não se torna um critério meramente técnico ou lógico, então, seguindo o meu gosto pessoal, o melhor design foi o controle do Xbox One.
3 - Nintendo Switch
2 - Playstation 4
1 - Xbox One (ganhador)
#2 - Peso
Para alguns o peso pode ser algo insignificante sobre o controle, para outros, pode sim fazer alguma diferença, mas assim como o critério do design, o peso de cada controle não chega a ser um ponto tão crucial para o desempenho final de um controle. Então algumas pessoas podem se importar com um controle sendo mais leve que os outros, enquanto outras, não. Às vezes a pessoa também joga com os braços apoiados, o peso pode de fato não ser nada relevante, então essa questão pode sim ser mais subjetivas que as futuras aqui analisadas.
Não tive como aferir com precisão o peso de nenhum dos controles, sendo mais um look & feel meu mesmo. Senti que com as pilhas, o peso do controle do XOne é muito parecido com o do Nintendo Switch, e ambos são mais pesados que o do PS4. Então, sendo assim temos:
3 - Xbox One (empate)
2 - Nintendo Switch (empate)
1 - Playstation 4 (ganhador)
#3 - Ergonomia
Ergonomia em um controle é a forma como ele se encaixa em suas mãos, dando espaçamento necessário para que seus dedos não fiquem presos ou numa posição que pode levar facilmente à fadiga e também que a palma das mãos não dobre o suficientemente para levar a ocasionais dores.
Nesse aspecto, todos os tês controles fazem bonito e realmente nenhum deles acaba tendo um destaque muito relevante sobre os demais. Na verdade, já faz um bom tempo, desde a geração anterior, onde os controles tiveram uma boa ergonomia se comparados a de gerações ainda mais remotas.
No entanto, eu acho que o controle do Switch leva um pouco mais de vantagem em relação aos demais, não só porque sem muito esforço você consegue facilmente alcançar qualquer área do controle, como o encaixe dele é gostoso e confortável sem deixar fadigas acontecerem em longas jogatinas, válido isso também a questão da maciez de seus botões sendo ainda maior que os demais (com exceção do D-PAD que falarei mais adiante). O controle do XOne tem um encaixe na mão melhor que o do PS4, embora os seus botões superiores (LB, RB, LT, RT) sejam menos confortáveis, o controle do PS4 tem um encaixe dos botões de seleção (Options e Share) horríveis, o que é ruim de apertar, levando-se eventualmente a você fazer um certo malabarismo para alcancá-los de forma mais adequada. Sendo assim, temos:
3 - Playstation 4
2 - Xbox One
1 - Nintendo Switch (ganhador)
#4 - Botões de Ação Inferiores/Central
São os botões que se posicionam no corpo central de cada controle, no Switch e XOne temos os A, B, X, Y (em ordens distintas), enquanto no PS4 como todos sabem são formas geométricas. Os critérios de análise desses botões se resumem ao conforto e precisão dos cliques, do tamanho e da proporção deles em relação aos seus dedos. Apesar das diferenças em cada plataforma, não há o que reclamar deles, independente do controle todos funcionam bem, boas respostas, boa pegada e boa disposição no corpo do controle. As diferenças ficam que a do XOne os botões são levantadinhos, formando um pouco mais de relevo, mas isso é bem sutil, o do PS4 é minimamente mais junto e o do Switch é o mais plano de todos, levemente maior mas com uma disposição muito boa em relação ao corpo do controle. Então...
3 - Xbox One (empate)
2 - Playstation 4 (empate)
1 - Nintendo Switch (empate)
#5 - Botões de Ação Superiores
Aqui já temos diferenças gritantes em cada controle, enquanto os do PS4 e XOne são analógicos, o do Switch não, sendo que o do XOne é o único com force feedback, mas por ele ser o único assim, ele critério será levando em consideração nos extras, não aqui. Então os critérios de avaliação para esses botões se limitam ao conforto e, à resposta e precisão.
Pelo fato dos controles do XOne e PS4 serem analógicos, isso lhe dá uma precisão maior, principalmente em jogos de corrida ou jogos que farão uso extensivo desse recurso, sendo assim o do Switch leva desvantagem em resposta, já que ela se torna limitada não pelo seu tempo, mas por funcionalidades, agora sobre o conforto, notavelmente os botões superiores do PS4 e Switch levam uma larga vantagem em relação ao do XOne, que é mais impreciso, duro, e desconfortável.
Como o critério do force feedback entrará como ponto nos extras e julgando apenas os outros critérios, os botões do XOne não conseguiram alcançar o primeiro lugar, sendo, na minha opinião o PS4 com os melhores botões superiores disparados. Os botões do Switch são extremamente confortáveis e o encaixe é ótimo na mão, mas por não ser analógico não há como ele pegar o primeiro lugar, mesmo que esse recurso seja usado na prática em poucos jogos, mesmo assim, foi o suficiente para empatar com o do One.
3 - Nintendo Switch (empate)
2 - Xbox One (empate)
1 - Playstation 4 (ganhador)
#6 - D-PAD
Assim como ocorreu com os botões superiores entre os controles, os D-PADs aqui analisados apresentam diferenças gritantes entre eles. Logo de cara já digo que nenhum dos D-PADs é de meu total agrado, acho todos eles ruins se comparados a com controles de gerações anteriores, o que mais me deixa puto é que parece que as empresas estão nem aí para os D-PADs, parecendo que estão tornado-os menos importantes a cada geração, o que é ruim já que D-PAD não deve ser pensando para se usar apenas como opção de botão de atalho (shortcut button) ou como botão pra acesso ao menu, mas sim como algo relevante à jogabilidade do controle em si, principalmente jogos como plataforma ou que fazem usem constante deles como inserção em sua jogatina.
Enfim, como TODOS os 3 D-PADs são ruins, o menos pior é notavelmente o do PS4, sendo o do XOne o mais horroroso de todos, sendo botão de clique e muito chato e ruim de se aperta, o do Switch lembra o do Pro Controller do Wii U e Wii, mas nem de longe supera o desses dois, já que ele é mais impreciso e muito mais duro, sendo um D-PAD no final ruim.
3 - Xbox One
2 - Nintendo Switch
1 - Playstation 4 (ganhador)
#7 - Bateria
Bom, acho que algum interno da Sony esqueceu de avisar à equipe de produção que o bateria em controles é algo importante.
Notavelmente aqui a bateria do controle da Sony é uma piada de mal gosto, simplesmente ela acaba mais rápido que o seu ânimo ao ouvir uma piada ruim, e para piorar, fica aquele LED horroroso que serve até como luminária para ler livros no escuro torrar a bateria mais rápido que a sua torradeira com os seus pães de forma matinais.
Aqui vai uma outra polêmica, para alguns, bateria interna no controle é o que há, eu já penso o contrário, algo no futuro, quando tivemos acessando o controle bem depois, as pilhas podem fazer diferença, até porque, se derem problema, é só substituir facilmente como de praxes, já as baterias internas serão um verdadeiro martilho caso isso ocorra, então, segundo esse critério, a pilho do XOne leva uma vantagem, apesar disso, mesmo o controle do Switch usar baterias ao invés de pilhas, elas duram pra c***lho, o que foi um critério suficientemente bom para empatar a do XOne pela primeira colocação. Mesmo assim, eu considero pilhas vantagem sobre as baterias, mesmo sendo um porre de carregá-las.
3 - Playstation 4
2 - Xbox One (empate)
1 - Nintendo Switch (empate)
#8 - Botões Analógicos
Sim, eu gostava dos analógicos do PS3, acho eles superiores aos do PS4, mesmo a maioria discordando de mim. Os analógicos do PS4 são os piores na minha opinião, são menos imprecisos porque são mais duros de se movimentar e o encaixe nos dedos não é dos melhores também, veja bem, não são ruins, são até bons, mas nem de longe são os melhores já feitos.
Os analógicos do Switch e XOne são melhores, mais rápidos, leves e ambos seguem a mesma disposição no corpo do console, diferente dos analógicos do PS4, mas esse último aspecto, ao menos pra mim, não chega a ser tão relevante assim, porque sou ambidestro, então a simetria da disposição dos analógicos do PS4 não me incomoda nem um pouco, o que mais me incomodo são os analógicos em si, mas repetindo, eles não são ruins.
3 - Playstation 4
2 - Nintendo Switch
1 - Xbox One (ganhador)
#9 - Extras
É uma parte difícil de criterizar com precisão já que os extras de um não podem necessariamente se comparar com a de um outro. Mesmo o controle do Switch tendo HD-Humble e sensor de movimento, ele peca vergonhosamente em sua ausência de saída P2 pra fone de ouvido, como é um controle "pro", era OBRIGAÇÃO que a Nintendo dispusesse isso nele, também outro ponto a se notar é que ele não tem microfone ou aúdio próprio, como o Gamepad do Wii U tinha.
O controle do PS4 tem a firula do touch dele, que é praticamente inútil, um LED horroroso que só serve como luminária de livro ou para não deixar você dormir, caso o controle fique ligado, mas tem um auto falante, o que para alguns jogos pode ser legal. Jogos como Zumbi e Alien: Isolation faz mais uso do controle do PS4.
O do XOne, o projeto original do Don Mattrick não tinha nem saída P2, mas logo logo a Microsoft se empunhou em consertar isso em revisões posteriores, é notavelmente o controle com menos extras, mas ainda assim, por ter force feedback e agora P2, é um controle que não fica atrás das demais, já que os extras dos outros são meio que firulas e adornos.
Já que o controle do Switch não tem a entrada P2, isso foi um erro crasso pra mudar da primeira posição à última nesse critério de avaliação dos extras.
3 - Nintendo Switch
2 - Xbox One
1 - Playstation 4
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Que rufem os tambores, o ganhador é:
Sei lá, tô com preguiça, façam as contas aí, e um beijo pra você, f***!
Bom, aqui foram apenas minhas meras opiniões sobre cada um dos controles e um comparativo entre eles; como eu disse antes, não há uma vantagem superior e singular entre eles, cada um tem seus prós e contras em cada particularidade, e alguns pontos podem, inclusive, serem meramente subjetivos.
Bom, aqui foram apenas minhas meras opiniões sobre cada um dos controles e um comparativo entre eles; como eu disse antes, não há uma vantagem superior e singular entre eles, cada um tem seus prós e contras em cada particularidade, e alguns pontos podem, inclusive, serem meramente subjetivos.
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