Quakeguy
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Lançamento: 2015
Produtora: Bethesda
Plataformas: PC, Xbox One, PS4
Nota: 4.5/10
Longe de mim ser saudosista e querer falar que o mundo já foi melhor ou algo assim. Mas havia uma época onde as pessoas tinham senso crítico, pois elas sabiam exatamente o que fazia cada produto tão bom. Hype era ainda uma criança, mas tantas sequels de séries hypeadas foram extremamente criticadas pelos gamers, que eram tão exigentes; Deus Ex 2, em 2004, mesmo sendo um ótimo jogo, falhou em chegar aos pés do seu antecessor e foi super crucificado; franquias como Tomb Raider e Final Fantasy, caso lançassem um jogo que não estivesse a altura, eram facilmente atacadas; jogos da geração 16 bits e 8 bits era normal ouvir "só o primeiro presta" ou "deixou de prestar nesse ponto". Hype, como eu disse, ainda era uma criança no mundo dos games e os jogadores costumavam jogar os games (ou pelo menos ler revistas de gente que jogava) e sabiam exatamente do que eles eram feitos.
O tempo passou e Fallout, um jogo daquela época, virou uma lenda. Não pelos complexos (e lendários) RPGs feitos para PC nos anos 90; nem pelo ótimo revival pela Bethesda em Fallout 3 ou pelo ainda melhor, mais rico e mais complexo Fallout: New Vegas feito pela Obsidian, dois jogos que venderam bem mas nunca foram tão mainstream quanto Halo, Call of Duty ou Assassins Creed.
Fallout virou uma lenda por causa de memes retardados em 9GAG da vida, fazendo um hype absurdo, contagem regressiva e etc para o jogo novo, isso anos antes do 4 sair. Virou uma lenda porque virou descolado ficar no hype e postando em rede social "omg omg fallout vai sair". Por causa de youtubers retardados e publicidade excessiva, além de tantos outros fenômenos da nossa época. Virou uma lenda para pessoas que nunca jogaram nem entenderam a franquia como ela é.
E o hype hoje não é mais uma criança, o hype é bem adulto e comprou todos os críticos, corruptos como IGN, Gamespot, Polygon e etc para darem 9.0, 9.5 e 10 para o jogo antes mesmo dele sair. Tudo isso seria aceitável se Fallout 4 fosse um jogo decente; o que não acontece; Fallout 4 é um jogo lame e aqui eu aponto uma análise de cada elemento dele:
História
Fallout 4 é insanamente mal escrito, com poucos diálogos e pouca exploração do universo do mundo. A narrativa nunca foi ponto forte da série, mas o 3 pelo menos tinha alguns personagens memoráveis e o NV foi um jogo verdadeiramente bem escrito. Aqui os NPCs chegam a economizar o que falar.
Uma coisa que me incomodou no Rage, da Id Software, é como o universo pós-apocaliptico era porcamente mal explorado, com NPCs dando explicações de 2 frases para você ir e voltar em lugares fazendo missões. É impressionante como Fallout 4 ficou idêntico ao Rage. Um milhão de possibilidades podiam ser exploradas num mundo pós-apocaliptico, seja do jeito mais cômico dos antigos, ou de uma forma mais dramática inspirada em novos grandes jogos como Last of Us, mas Fallout 4 falha nos dois.
Gráficos
Fallout 3.5? Mesmo com um excelente PC, os gráficos desse game são simplistas, toscos e mal detalhados. Parece que saiu em 2009, um ano após o Fallout 3. O polimento é ridiculamente mal feito e esse é o único jogo da nova geração que eu joguei que é de doer os olhos de tão feio. Nem sou obcecado por gráficos e entenderia ele ser ruim assim caso isso fosse sacrificado para um jogo decente ou uma performance leve para PCs e consoles - mas nem isso, como vamos ver a frente.
Performance
Li que o game tem problemas em PS4 e Xbox One, mas não tenho consoles. No PC ele é um absoluto desastre. Mesmo numa poderosa i5 GTX 970, o frame rate cai pra abaixo de 20 em algumas partes. São quedas de frame aleatórias e sem sentido nenhum e tentando rodar na minha outra 750ti, foi bem lamentável.
Mas o mais irritante nem é isso: são os loadings. Os loadings desse jogo são uma piada. Para jogar ele por meia hora que se você usar muito fast travel ou entrar/sair de ambientes, você vai passar mais tempo desses 30 mins no loadings do que em jogo. O inicial do jogo é uma piada. Fora bugs dos personagens não virem em missões que voce tem que seguí-los ou problemas nas construções do jogo, fica na cara que o jogo tá inacabado e foi adiantado para o lançamento; coisa típica da Bethesda mas acho que nunca tão lame quanto aqui.
Jogabilidade
Feita para o controle, só com alguns mods para ela ficar decente no PC. Nada é intuitivo, a administração de inventário é horrorosa com o pip boy que já tava datado no Fallout 3. A organização de shortcuts é uma desgraça e todo o manuseamento de interface é bem ruim. Fazer um jogo com interface ruim em 2016 é pra ganhar um prêmio.
"Casualização"
Fallout 4 foi extremamente simplificado para uma audiência mais ampla. Agora é mais fácil matar inimigos e vem vários deles de uma vez. Antigamente, o jogo parecia um combate clássico de RPG de turno acontecendo em primeira pessoa; hoje voce sai dando coronhada e headshot em todo mundo sem problemas. Tem armas absurdamente apelonas, excesso de munição e recursos,e muuuitos, muuuitos inimigos em cada quest. Talvez mais até que o Rage rs
Outras coisas clássicas como o Karma foram retiradas pro jogo ficar mais bobo e simples para o público casual que virou fã nº1 do jogo com os memes do 9gag.
O jogo por sinal, além de dar atrás em coisas que eram legais do Fallout 3, praticamente ignora que o Fallout NV sequer existiu, ignorando várias inovações que aquele título teve que o tornaram o Fallout moderno mais legal.
Boston? Wtf
Não dá pra entender porque escolheram uma cidade tão sem carisma quanto Boston para o super bombástico lançamento do Fallout 4. Os mapas até são bem feitos, mas não tem nem de longe a mesma personalidade da Washington DC ou de Vegas dos anteriores. Era tão fácil fazer um Fallout em NYC, em LA ou até mesmo em alguma cidade da Europa.
Conclusão
Fallout 4 não é horrível, é apenas um jogo muito falho que não brilha em nenhuma área (fora o hype rs). Se ele tentasse ser mais casual e fosse um "Fall of Duty" bem divertido eu até perdoaria; mas ele falha tanto em ser um rpg quanto em ser um game casual de ação, ficando num meio termo super apagado.
O ênfase de crafting (um câncer dos games modernos, não o crafting em si, mas seu uso excessivo e banal em qualquer coisa) e fazer as vilaszinhas super genéricas só me entediaram ainda mais. As sidequests não tem personalidade e a história principal é fraca.
A única coisa de Fallout 4 que me dá alguma esperança no futuro do mundo dos games é o metacritic. 84 a média dos críticos, mas 54 a média dos players. Em todas as versões, ele tá com a média dos players bem baixa. Vai vender igual água e o hype vai continuar; o dia que sair Fallout 5 vai vender que nem água porque vão repetir as mesmas estratégias publicitárias de lavagem cereberal.
Mas pelo menos tem gente de olho aberto para jogar efetivamente e ver que o jogo, além do hype e do marketing, é lame e se não tivesse o nome Fallout estaria sendo ignorado.