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[REVIEW] Shadow of the Colossus

forasteiro_carioca

Ei mãe, 500 pontos!
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Shadow of Colossus é um dos maiores hypes do PS2. Também pudera: foi o primeiro jogo a trazer o conceito de escalar monstros gigantes em 3 dimensões, e ainda por cima somado a uma excelente trilha sonora. Além disso este jogo também possuia uma historiazinha de um cara random matando colossos e se fodendo no processo para salvar sua namoradinha random, ou seja "romance"! Isso foi o suficiente para que o jogo alcançasse o mais alto patamar nos "tops" de jogadores internet afora, ganhasse torrentes de reviews positivas e sendo inclusive chamado de "obra prima" ou "obra de arte" por muitos.

Mas como já é de praxe em minhas reviews, sinto-lhe informar que esse jogo não merece nem metade da fama que possui. E infelizmente não vou engrandecer a obra inteira apenas por seus gráficos e sua trilha sonora, pois não é difícil de entender que esses dois quesitos jamais serão o suficientes para se definir um bom jogo. O gameplay de Shadow of Colossus é incrivelmente enjoativo e básico, tanto que nem é necessário entrar em maiores detalhes, já que tudo pode ser resumido da seguinte forma:

"[...] Templo da mulher morta, voz dizendo qual o próximo alvo, espada de thundera, cavalo, colosso, achar um jeito de escalar, descobrir o ponto fraco, meter espada, equilibrar, colosso morre, tripas pretas te sugam, túnel branco, tela de save [...]"

Basicamente tu vai fazer isso A PORRA DO JOGO INTEIRO! No primeiro colosso é até interessante escalar e matar a criatura, e quando se pensa que existem mais 15 adversários daqueles, realmente dá para ficar empolgado! Entretanto o esquema de matar todos é exatamente o mesmo, não importa o modo, tu vai acabar ficando em cima do bicho e espocando a espada no ponto fraco do mesmo, este que sempre fica BRILHANDO E BEM EM DESTAQUE ASSIM QUE VOCÊ SE APROXIMA COM A ESPADA EM MÃOS, como se estivesse dizendo "venha por aqui, seu idiota". E sua vítima? Bem, ela fica se debatendo, tentando te fazer cair... Mas como sempre existe uma superfície de pelos para tu escalar e se segurar(mesmo se o colosso for uma pilha de pedras ou uma ave), além de algum lugar horizontal para recuperar sua barra de equilíbrio, seu hp recupera sozinho depois de algum tempo, ou seja: a vitória sempre estará garantida. O protagonista também possui um arco e flecha com munição infinita, mas tu raramente vai usá-lo para algo que não seja chamar a atenção.

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Sem contar que aquela voz do começo de cada capítulo fica te dando dicas de como aniquilar os colossos e a inteligência destes é inversamente proporcional ao seu tamanho(o último é tão idiota que, apesar de soltar raios de fogo, fica te olhando subir pelas suas mãos, que possuem pelos nas palmas!). Também temos o world map que apesar de ser aberto, te obriga a batalhar contra os colossos de maneira linear, mesmo que na época já tivessem tecnologia o suficiente para programar algo diferente.

Mas se o jogo tem um gameplay tão chato assim, por que tantos idolatram o mesmo como se fosse a oitava maravilha do mundo?

Simples, é devido à imersão que Shadow of Colossus proporciona. Os jogadores realmente se sentiram na pele do protagonista a ponto de se importarem com ele, mesmo que seu passado e seus motivos sejam totalmente desconhecidos. Mas isso não aconteceu por causa do gameplay e sim pela estética estonteante do jogo.

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O jogo possui um mapa relativamente grande, repleto de lindas paisagens vazias e silenciosas, onde se encontram os gigantes colossais adormecidos. Todo esse clima, somado à trilha sonora digna de palmas e à premissa de um herói se sacrificando para salvar sua amada deram um fator imersivo monstruoso para aqueles que desbravaram este jogo no auge do PS2. Contudo isso não acontece da mesma maneira hoje em dia, já que existem jogos QUE UTILIZARAM E EVOLUÍRAM OS CONCEITOS DE ENFRENTAR MONSTROS COLOSSAIS DE UMA MANEIRA BEM MELHOR QUE SHADOW OF COLOSSUS, onde não se precisa cavalgar distâncias astronômicas de cavalo apenas para enfrentá-los:

God of War 3:

Asura's Wrath:

Desbravar paisagens solitárias andando de cavalo e matar gigantes palermas sempre da mesma maneira acabou perdendo o brilho, a partir do momento que o que dava graça para isso se tornou obsoleto. Inventário, dinheiro, itens de cura, maior exploração, um mapa mais vivo com fauna e flora locais, inimigos secundários, puzzles, história melhor detalhada, armas e armaduras diferentes , além de uma dificuldade decente teriam dado uma sobrevida maior para este título, mas não foi o que Sony queria na época.

Concluindo...

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Dãããããhhhh......

Obras de arte são definidas pela sua capacidade de transpassar os sentimentos e pensamentos do autor através das gerações, para que todos consigam entender e apreciar, independente de gênero, idade, etnia ou o que quer que seja. Um clássico de Mozzart, um quadro de Da Vinci, por exemplo: existem a séculos e nunca se tornaram "velhos", "defasados" e "superados", pois possuem características únicas que transcendem o próprio tempo. O mesmo não acontece com Shadow of colossus, portanto torna-se inadmissível a menor comparação com uma verdadeira obra de arte, ou mesmo obra-prima. O jogo teve o azar de basear a sua imersão e todo o seu gameplay em valores tecnológicos, suscetíveis à defasagem nos consoles seguintes e termina sendo apenas um jogo legalzinho para a época e uma experiência bem monótona hoje em dia, já que, se você quiser gráficos fenomenais, existem consoles mais novos para tal.

5.0 Jogabilidade
6.5 História
9.5 Música
9.5 Gráficos

Gráficos bonitos

Excelente trilha sonora

Gameplay básico

Inimigos palermas

Repetitivo

Extremamente fácil
 

Acteon

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Hummmm... Entendi agora.
Você está só querendo chamar atenção.


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Sokomo Kudemasho

Bam-bam-bam
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Chrono Cross era subjetivo, porém SotC não é segundo seu ponto de vista?
Tá certo...
 
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Ulisses Seventy Eight

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Shadow of Colossus é um dos maiores hypes do PS2. Também pudera: foi o primeiro jogo a trazer o conceito de escalar monstros gigantes em 3 dimensões, e ainda por cima somado a uma excelente trilha sonora. Além disso este jogo também possuia uma historiazinha de um cara random matando colossos e se fodendo no processo para salvar sua namoradinha random, ou seja "romance"! Isso foi o suficiente para que o jogo alcançasse o mais alto patamar nos "tops" de jogadores internet afora, ganhasse torrentes de reviews positivas e sendo inclusive chamado de "obra prima" ou "obra de arte" por muitos.

Mas como já é de praxe em minhas reviews, sinto-lhe informar que esse jogo não merece nem metade da fama que possui. E infelizmente não vou engrandecer a obra inteira apenas por seus gráficos e sua trilha sonora, pois não é difícil de entender que esses dois quesitos jamais serão o suficientes para se definir um bom jogo. O gameplay de Shadow of Colossus é incrivelmente enjoativo e básico, tanto que nem é necessário entrar em maiores detalhes, já que tudo pode ser resumido da seguinte forma:

"[...] Templo da mulher morta, voz dizendo qual o próximo alvo, espada de thundera, cavalo, colosso, achar um jeito de escalar, descobrir o ponto fraco, meter espada, equilibrar, colosso morre, tripas pretas te sugam, túnel branco, tela de save [...]"

Basicamente tu vai fazer isso A PORRA DO JOGO INTEIRO! No primeiro colosso é até interessante escalar e matar a criatura, e quando se pensa que existem mais 15 adversários daqueles, realmente dá para ficar empolgado! Entretanto o esquema de matar todos é exatamente o mesmo, não importa o modo, tu vai acabar ficando em cima do bicho e espocando a espada no ponto fraco do mesmo, este que sempre fica BRILHANDO E BEM EM DESTAQUE ASSIM QUE VOCÊ SE APROXIMA COM A ESPADA EM MÃOS, como se estivesse dizendo "venha por aqui, seu idiota". E sua vítima? Bem, ela fica se debatendo, tentando te fazer cair... Mas como sempre existe uma superfície de pelos para tu escalar e se segurar(mesmo se o colosso for uma pilha de pedras ou uma ave), além de algum lugar horizontal para recuperar sua barra de equilíbrio, seu hp recupera sozinho depois de algum tempo, ou seja: a vitória sempre estará garantida. O protagonista também possui um arco e flecha com munição infinita, mas tu raramente vai usá-lo para algo que não seja chamar a atenção.

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Sem contar que aquela voz do começo de cada capítulo fica te dando dicas de como aniquilar os colossos e a inteligência destes é inversamente proporcional ao seu tamanho(o último é tão idiota que, apesar de soltar raios de fogo, fica te olhando subir pelas suas mãos, que possuem pelos nas palmas!). Também temos o world map que apesar de ser aberto, te obriga a batalhar contra os colossos de maneira linear, mesmo que na época já tivessem tecnologia o suficiente para programar algo diferente.

Mas se o jogo tem um gameplay tão chato assim, por que tantos idolatram o mesmo como se fosse a oitava maravilha do mundo?

Simples, é devido à imersão que Shadow of Colossus proporciona. Os jogadores realmente se sentiram na pele do protagonista a ponto de se importarem com ele, mesmo que seu passado e seus motivos sejam totalmente desconhecidos. Mas isso não aconteceu por causa do gameplay e sim pela estética estonteante do jogo.

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O jogo possui um mapa relativamente grande, repleto de lindas paisagens vazias e silenciosas, onde se encontram os gigantes colossais adormecidos. Todo esse clima, somado à trilha sonora digna de palmas e à premissa de um herói se sacrificando para salvar sua amada deram um fator imersivo monstruoso para aqueles que desbravaram este jogo no auge do PS2. Contudo isso não acontece da mesma maneira hoje em dia, já que existem jogos QUE UTILIZARAM E EVOLUÍRAM OS CONCEITOS DE ENFRENTAR MONSTROS COLOSSAIS DE UMA MANEIRA BEM MELHOR QUE SHADOW OF COLOSSUS, onde não se precisa cavalgar distâncias astronômicas de cavalo apenas para enfrentá-los:

God of War 3:

Asura's Wrath:

Desbravar paisagens solitárias andando de cavalo e matar gigantes palermas sempre da mesma maneira acabou perdendo o brilho, a partir do momento que o que dava graça para isso se tornou obsoleto. Inventário, dinheiro, itens de cura, maior exploração, um mapa mais vivo com fauna e flora locais, inimigos secundários, puzzles, história melhor detalhada, armas e armaduras diferentes , além de uma dificuldade decente teriam dado uma sobrevida maior para este título, mas não foi o que Sony queria na época.

Concluindo...

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Dãããããhhhh......

Obras de arte são definidas pela sua capacidade de transpassar os sentimentos e pensamentos do autor através das gerações, para que todos consigam entender e apreciar, independente de gênero, idade, etnia ou o que quer que seja. Um clássico de Mozzart, um quadro de Da Vinci, por exemplo: existem a séculos e nunca se tornaram "velhos", "defasados" e "superados", pois possuem características únicas que transcendem o próprio tempo. O mesmo não acontece com Shadow of colossus, portanto torna-se inadmissível a menor comparação com uma verdadeira obra de arte, ou mesmo obra-prima. O jogo teve o azar de basear a sua imersão e todo o seu gameplay em valores tecnológicos, suscetíveis à defasagem nos consoles seguintes e termina sendo apenas um jogo legalzinho para a época e uma experiência bem monótona hoje em dia, já que, se você quiser gráficos fenomenais, existem consoles mais novos para tal.

5.0 Jogabilidade
6.5 História
9.5 Música
9.5 Gráficos

Gráficos bonitos

Excelente trilha sonora

Gameplay básico

Inimigos palermas

Repetitivo

Extremamente fácil




Nem sei porque eu li isso na vida. Acho que você não joga games e se joga é para criticar.

Acho que a melhor resposta para você é:

FAZ MELHOR ENTÃO, SERÁ QUE É CAPAZ DE CRIAR ALGO QUE AGRADE A TODAS AS PESSOAS????

responda a si mesmo.
 

xxxnerozzz

Mil pontos, LOL!
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Jogo nota 8.5, lembrando nota baseada no rigor que dou para filmes, e não esses amontoado de notas 10 que dão para games.


Sobre o review do op, achei ridículo
 

WhiteHorseBR01

Mil pontos, LOL!
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O jogo é bom, essa época a Sony fazia bons exclusivos. Hoje só faz filme interativo

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