Não sei se é como nos outros, mas o soft reset funciona bem nos jogos de Gamecube e eu fazia com o videogame, no emulador então é ainda mais fácil.
Se ainda for como antes funciona assim: Seu personagem sobe o nível durante a fase, pouco antes de subir, save, para poder usar o soft reset. Se o seu personagem for subir com a finalização da missão, save no turno anterior ao do final da missão e soft reset. Se o nível de dificuldade é tão alto que não permite o save durante a missão, não tem remédio, você precisa programar o lv up dos personagens. Se há o risco do personagem subir durante a missão não use ele ou esteja preparado para dar alguns restarts.
Um ponto importante. Os bonecos tem um pool de crescimento pré definido no momento da criação de uma nova aventura, ou seja, ele irá subir certos status em momentos diferentes do jogo a depender de como ficou o gerador para ele no momento da nova aventura.
Assim: O protagonista na geração da nova campanha teve um pool que ele sobe rapidamente str, hp e outras coisas uteis para ele como guerreiro. Numa outra aventura ele pode não ter essa definição e começar a subindo os stats irrelevantes, isso não tem remédio. A única certeza é de que a discrepância no final é mínima, coisa de 0,5-2 pontos. Meio ponto para os stats não relevantes e até 2 para os stats relevantes.
O que eu quero dizer com isso. Você pode ter um personagem que não está subindo a contento nos primeiros níveis, mesmo você dando soft reset. Meu conselho é de que você não desista e continue subindo os stats ruins da melhor forma possível que chegará o momento que os stats importantes começarão a incrementar.
O que deve ser visto é o resultado final não o meio do caminho. Tudo isso que disse funciona se a mecânica se manteve desde as versões do Gamecube, o que acho bem possível, pois acompanho os comentários da galera nesses jogos mais novos e a base ainda se manteve.