O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Rysen (sic) effect] Intel anuncia a 9ª geração antes de confirmar a 8ª

AzraelKnight

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.705
Reações
11.320
Pontos
1.053
A Intel pode estar se preparando para anunciar os seus próximos processadores da oitava geração no dia 21 de agosto, mas a empresa já está olhando para o futuro com um anúncio inicialmente incomum do que parece ser os chips de Ice Lake da nona geração, conforme relatado pela AnandTech.

Eu digo "parece ser", porque as coisas são um tanto confusas desta vez. Atualmente, os processadores da Intel são os modelos do Kaby Lake, que utilizam o processo de litografia de 14nm de segunda geração da Intel. (A empresa chama isso 14nm +.) A próxima arquitetura Coffee Lake, que é assumida como a oitava geração de chips Intel Core, deverá usar a terceira geração do processo 14nm, ou 14nm ++. E enquanto o Cannon Lake ainda não foi anunciado oficialmente, é dito que ele use o processo de primeira geração da Intel na escala de 10nm.

Mas o recentemente anunciado Ice Lake lança um pouco de dúvidas, já que a Intel anunciou como o "sucessor da família de processadores Intel Core da 8ª geração". Isso parece implicar que é uma espécie de arquitetura da nona geração seguindo os modelos da oitava geração. A Intel também diz que usará o processo 10nm +, a segunda geração do técnico nessa escala. Isso pode ser confuso, pois parece que deve haver uma linha de processo de primeira geração de 10nm como uma geração intermediária.

De acordo com a AnandTech, essa divisão deve-se à forma como os chips de 10nm do Cannon Lake estão sendo agrupados como a linha Coffee Lake 14nm ++ para laptops em algum momento dessa geração de produto; Os desktops irão direto dos 14nm + do Kaby Lake para o 14nm ++ do Coffee Lake para a tecnologia 10nm + de Ice Lake. Embora não saibamos inteiramente por que a Intel dividiria as linhas de laptop e desktop, a AnandTech tem algumas especulações relacionadas aos aspectos mais técnicos do processo de design de chips, que eu recomendaria para uma leitura.

Dito isto, dado que a Intel ainda não anunciou a linha de processadores da oitava geração, provavelmente ainda está um pouco cedo para se olhar tão longe para Ice Lake (que provavelmente não será enviado em dispositivos reais até algum dia em 2019, No início absoluto). Mas, como a Intel geralmente está calada sobre seus planos para futuras gerações de produtos, esse vislumbre precoce ainda é um olhar interessante sobre o que esperar do poder do processador em frente.

Fonte: Arial

Imagens da falhação:

6_575px.png


1_-_moore's_law_575px.png


2_-_die_area_scaling_575px.png


3_575px.png


4_575px.png


8_575px.png


7_-_fab_costs_575px.png


Em uma movimentação incomum para a Intel, o gigante de chips já tomou um pouco mais o envolvimento de uma das suas futuras arquiteturas de geração da Core. As informações básicas sobre a arquitetura do Ice Lake foram publicadas no decodificador de nome de código da Intel, confirmando oficialmente pela primeira vez a existência da arquitetura e que será feita no processo 10nm + da Intel.

A família de processadores Ice Lake é um sucessor da família de processadores Intel® Core ™ da 8ª geração. Esses processadores utilizam a tecnologia de processamento de 10 nm + da líder da indústria, a Intel.

Este é um desenvolvimento inesperado, já que a empresa ainda não detalhou formalmente (e muito menos o lançamento) a primeira arquitetura básica de 10nm - o Cannon Lake - e é raro ver a Intel anunciando mais de uma geração nas arquiteturas da CPU. Igualmente interessante é o fato de a Intel estar chamando o Ice Lake de sucessor dos seus próximos processadores Coffee Lake da 8ª geração, o que deixa uma confusão sobre onde os 14nm Coffee Lake e 10nm Cannon Lake serão posicionados.

Como uma atualização, as últimas gerações de Core foram Sandy Bridge, Ivy Bridge, Broadwell, Haswell, Skylake, sendo Kaby Lake o mais recente, lançado no começo do ano. O Kaby Lake é o terceiro produto da Intel produzido usando um processo de litografia de 14nm (considerando a 5ª geração, lançada apenas em notebooks), mas corresponde a versão '14 PLUS '(ou 14+), a segunda geração do processo de 14nm da Intel.

Enquanto isso, quando se trata de produtos futuros, a CES Intel apresentou brevemente um dispositivo baseado em projetos pós-Kaby Lake, chamado Cannon Lake e com base em seu processo de 10nm. Desde então, a Intel também confirmou que a 8ª Geração de processadores para desktops, chamado Coffee Lake, será anunciada em 21 de agosto (e recentemente recebemos material promocional nesse sentido). Ice Lake, então, parece estar preparado para seguir o Coffee Lake e o Cannon Lake, sucedendo ambas as arquiteturas com uma única arquitetura baseada em 10nm +.

Trabalhando puramente em nomenclatura litográfica, a Intel possui três processos em 14nm: 14, 14+ e 14++. Conforme demonstrado a todos há alguns meses, estes serão seguidos por um trio de 10nm de processos: 10, 10+ e 10++.

Na área de trabalho, os processadores Core irão de 14 a 14+ para 14 ++, de modo que nos mudemos de Skylake para Kaby Lake para Coffee Lake. No lado do laptop, isso vai de 14 a 14+ para 14 ++ e 10nm, de modo que nos mudamos de Skylake para Kaby Lake para Coffee Lake como os desktops, mas também em algum momento durante a geração Coffee Lake, o Cannon Lake irá Também será lançado para laptops. O próximo nó para ambos, depois disso, é 10+, que será pilotado pela arquitetura Ice Lake.

A maneira como os mercados de desktops e laptops divergentes e convergentes é confundir muitas pessoas. Por que o mercado do laptop está dividindo entre 14++ e 10, e por que o mercado de desktops não está indo para 10nm, mas diretamente para 10+? O que está além é um miasma de trabalho de adivinhação, slides vazados e adivinhar a estratégia da Intel, mas acredito que a resposta está nas tecnologias de fabricação da Intel e na capacidade de se mover para novos nós litográficos.

(Nós devemos interponer aqui que a nomeação de um nó litográfico perdeu lentamente sua relevância entre os recursos do processo e a densidade e desempenho reais do transistor, de modo que a 16FF + melhorada da TSMC é chamada 12FFN, mas depende de tamanhos de transistor semelhantes com atributos aprimorados. Mas 12 é um número menor do que 14, que é o ângulo de marketing que utilizam. Por todas as contas, a Intel normalmente foi considerada a fundição mais precisa quando se trata de nomeação litográfica numérica do processo, que outros consideram em detrimento.)

A Intel previu originalmente que eles se deslocariam para 10nm quase um ano atrás, no final de 2016 e 2 anos após o lançamento do processo de 14nm. Mas o desafio na gestão da tecnologia necessária para avançar para a versão de 10nm tem sido bastante difícil. Em todos os casos, ele pode depender de equipamentos externos, ajustar um processo ou obter rendimentos aceitáveis - enquanto um fabricante pode estar satisfeito com um rendimento de 80%, outro pode considerar que uma falha. Ser capaz de obter rendimentos elevados também será uma função do tamanho do dado, e, portanto, os nós mais novos normalmente são lançados com partes móveis menores em mente primeiro, pois os rendimentos para peças menores são melhores do que as partes maiores com o mesmo defeito taxa.

Simplificando, a primeira geração de 10nm requer pequenos processadores para garantir altos rendimentos. A Intel parece estar colocando os tamanhos menores (ou seja, qualquer coisa abaixo de 15W para um laptop) no balde Cannon Lake de 10nm, enquanto os chips maiores de 35W serão no 14 ++ Coffee Lake, um sub-nó testado e testado para CPUs maiores. Enquanto a área de trabalho fica em 14 ++ um pouco mais, dá tempo para a Intel desenvolver suas habilidades de fabricação de 10nm, levando ao seu processo 10+ para chips maiores trabalhando primeiro em seus outros segmentos de chips grandes (FPGA, MIC).

Do ponto de vista da fabricação, a Intel vem usando múltiplas técnicas de padronização em seus processos de 14nm, e a indústria está procurando quando a transição para EUV acontecerá. Anton tem alguns grandes writeups do estado da EUV e como diferentes empresas estão em transição para nós menores - eles valem a pena ler.

O essencial do assunto é que a EUV encurtaria o tempo para o mercado e, indiscutivelmente, tornaria o processo mais fácil (se apenas mais caro), e várias empresas fabulosas estão esperando a Intel pular nisso primeiro. Com a EUV não está pronta, a Intel teve que investir em técnicas mais avançadas de modelagem múltipla, que aumentam os custos, diminuem os rendimentos e aumentam consideravelmente os tempos de processo das bolachas.

Tudo o que leva a um miasma de atrasos aumentados, muito para o desgoso potencial dos investidores, mas também os clientes que tiveram as melhorias de poder que um novo nó de litografia típico traz. A Intel ainda mantém os espíritos altos, produzindo números que sugerem que sua metodologia ainda está em sintonia com a Lei de Moore, mesmo que os produtos pareçam estar ainda mais afastados. Alguns analistas concordam com as declarações da Intel, enquanto outros vêem isso como uma onda de mão até 10/10 + atinge o mercado. A Intel também salientou que está desenvolvendo outras tecnologias, como as Pontes de Interconexão Multi-Die Integradas (EMIB) para auxiliar no equipamento de chip com tecido de alta velocidade ou lógica de cola.

Dada a sua posição como uma arquitetura de pós-8ª geração, o Ice Lake provavelmente atingirá algum tempo em 2018, talvez em 2019, dependendo da taxa de progresso da Intel com chips maiores e do processo 10+. Os outros segmentos de mercado da Intel, como FPGAs (Altera), Xeon Phi (MIC) e parceiros de fundição personalizados, também estão no mix para entrar em uma ação de 10nm.
 
Ultima Edição:

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.760
Pontos
1.219
O Cannon Lake de desktop vai ser igual ao Broadwell de desktop. Existe mas ninguém viu.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.499
Pontos
2.234
Mais perdidos que chinelo de bêbado em cancha de bocha
 


Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.930
Reações
33.242
Pontos
1.554
Não li o tópico completo mas é bem certo (como o @LucianoBraga disse) que a Intel esteja bem perdida nesse momento, estavam acostumados em ditar o mercado e a AMD chega dando voadora. Ontem um amigo aqui perguntou qual config recomendaria pra jogar e trabalhar, mandei logo um Ryzen 1600 pq simplesmente o cxb é absurdo.

Aqui os últimos que tive foram i5 750, i5 2500k, i7 4790k e agora o atual i7 6700k, quase certeza que o próximo up vai ser AMD aqui com um Ryzen 2 da vida.

.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
EIta, virou putaria já.... vou ficar com meu 4770k por um bom tempo ainda, parei de ser trouxa ... Só espero que não comecem a obrigar a gente a trocar de processador com jogos mal feitos, como já foi na época do direct x todo ano...
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Não li o tópico completo mas é bem certo (como o @LucianoBraga disse) que a Intel esteja bem perdida nesse momento, estavam acostumados em ditar o mercado e a AMD chega dando voadora. Ontem um amigo aqui perguntou qual config recomendaria pra jogar e trabalhar, mandei logo um Ryzen 1600 pq simplesmente o cxb é absurdo.

Aqui os últimos que tive foram i5 750, i5 2500k, i7 4790k e agora o atual i7 6700k, quase certeza que o próximo up vai ser AMD aqui com um Ryzen 2 da vida.

.
do 4790k pro 6700k vc também trocou a VGA, viu diferença de verdade?
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.930
Reações
33.242
Pontos
1.554
do 4790k pro 6700k vc também trocou a VGA, viu diferença de verdade?

Vi uma diferença significante em jogos openworlds nos fps mínimos/médios, mas isso por conta do DDR4@3200mhz, memórias com frequências altas em certos jogos faz muita diferença. Se vc pegar os Ryzens, até eles dão muita diferença em jogos sensíveis ao clock da ram.

Já a placa mãe tem vários recursos que a outra não tinha, isso pq a outra era uma Maximus Formula VII, a atual é uma Asus z170 Deluxe.

.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.559
Reações
20.445
Pontos
1.094
Bom espero q saia coisa boa para 2018 e 2019. E com a AMD acertando mais ainda com os Ryzen 2. A disputa vai fazer as duas se mexerem pra entregar o melhor produto com o melhor custo!

E com isso todos nós saímos ganhando já q finalmente a intel tem uma concorrente q voltou com tudo!:kjoinha
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Vi uma diferença significante em jogos openworlds nos fps mínimos/médios, mas isso por conta do DDR4@3200mhz, memórias com frequências altas em certos jogos faz muita diferença. Se vc pegar os Ryzens, até eles dão muita diferença em jogos sensíveis ao clock da ram.

Já a placa mãe tem vários recursos que a outra não tinha, isso pq a outra era uma Maximus Formula VII, a atual é uma Asus z170 Deluxe.

.
Saquei ... bom, ainda vou segurar o meu por um tempo ... Valew pela resposta.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Deu nó é na minha cabeça.... Cé loko....
Que salada mistureba...
Pro público seria muito mais simples ter uma linha de produtos tanto em desk quanto note, dentro de uma mesma litografia.
Agora meter um cross gen entre as litografias é novidade não?!
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
Deu nó é na minha cabeça.... Cé loko....
Que salada mistureba...
Pro público seria muito mais simples ter uma linha de produtos tanto em desk quanto note, dentro de uma mesma litografia.
Agora meter um cross gen entre as litografias é novidade não?!

Já começa a putaria quando inventaram de criar logo a versão x pra duas gerações (Kaby Lake X e Skylake X), e agora em uns 5 meses já vai lançar a nova geração.

Bagunça completa, parece a Hyundai CAOA que fabrica 3 gerações do Tucson aqui.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.760
Pontos
1.219
Porém ainda são processos 14nm não?
Broadwell são 14 e só tem em notebooks.
Haswell são 22 e tinha também em desktop.
O mesmo vai se repetir agora, com os 10nm.
A primeira geração vai vir só nos notebooks.
 
Topo Fundo