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Série "Jogos miraculosos" Como alguns jogos desafiam seu hardware de origem?

cavallier

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Olá, boa noite a todos. Assistindo a alguns vídeos de jogos antigos, me veio essa ideia. A intenção aqui não é citar jogos perfeitos, masterpieces ou super produções. A intenção aqui é citar jogos que desafiam a lógica e rodam com efeitos que você poderia jurar de pés juntos que seriam impossíveis de rodar em determinado hardware. Minha primeira contribuição é o jogo Toy Story Racer para Game Boy Color:



COMO É POSSÍVEL O HARDWARE DO GBC RODAR ISSO? Mesmo que o gameplay pareça ser detestável, como POLÍGONOS podem ser executados no GBC? Deixo a pergunta para os mais experientes. E você, qual é o jogo que você até hoje não entende como conseguiu ser rodado em determinado hardware?
 

SagaOPC

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Fodastico! Será que esse jogo não tem algum tipo de chip também?

Enviado de meu GT-I9060L usando Tapatalk
 

Marlon.Sega

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Foda esse jogo. Já o conhecia.
Um jogo que sempre achei um absurdo tecnicamente é o The Lost World do Mega Drive.
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Wein

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Senti isso jogando Recca, jogo absurdamente rápido e com uma grande quantidade de tiros na tela com o minimo de slowdown, o bichinho roda bem demais no NES.

 

doraemondigimon

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Existem inúmeros jogos que mostram coisas que a gente pensava que o videogame não era capaz, mas...

.... Acredito eu que, depois do Mega Drive e SNES, o povo não usava os 100% completos (ou coisa acima da capacidade deles) como foi demonstrado com o NES/PCE/GB/GBC.
 

maurosapo

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Os devs desse game foram inteligentissimos, usaram a capacidade do gbc em reproduzir pequenas cenas em fmv e as usaram nas pistas com os sprints dos personagens sobrepostos sobre o vídeo,

não é possível andar no sentido contrário da pista por se tratar de um vídeo, mas não deixa de ser ser impressionante.

A Square usou essa mesma técnica no FFVIII quando os personagens se movimentam dentro de uma CG na cena do desfile no final do primeiro CD.
 

CrimsonKiryu

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Os devs desse game foram inteligentissimos, usaram a capacidade do gbc em reproduzir pequenas cenas em fmv e as usaram nas pistas com os sprints dos personagens sobrepostos sobre o vídeo,

não é possível andar no sentido contrário da pista por se tratar de um vídeo, mas não deixa de ser ser impressionante.

A Square usou essa mesma técnica no FFVIII quando os personagens se movimentam dentro de uma CG na cena do desfile no final do primeiro CD.
Sim, um melhor exemplo disso é o jogo Silpheed no Sega CD onde tudo que acontece no background do jogo é um FMV, alias ele explora bem as capacidades do sistema:
 

maurosapo

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Sim, um melhor exemplo disso é o jogo Silpheed no Sega CD onde tudo que acontece no background do jogo é um FMV, alias ele explora bem as capacidades do sistema:

Muito bem lembrado, e tem tudo a ver com a proposta do tópico pois era incrível ver esse game em movimento na época, ainda hoje impressiona.
 

Ridge

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Acho que o Game Boy Color é o console de 8 bits mais potente que existe.

Olha essa CG na intro.


A jogabilidade do Street Fighter Alpha dele ficou excelente.
 

Asha

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A família Game Boy realmente possuí alguns games de cair o queixo:

X (GB) (Polígonos no GB "Tijolo"):



Alone in the Dark: The New Nightmare (GBC) (Manipulação de imagens e personagens 3D):


Asterix XXL (GBA) (Alguém acredita que esse Platformer totalmente 3D está rodando no GBA?):
 

Alberon

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@Asha
Esse Asterix xxl, dá para se passar como os primeiros games de PSX.
Pensava que máximo do GBA, era o Mario Kart e os Castlevanias.
Fizeram magia negra com esse Asterix. :klol
 

Martel

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Quando vejo esses jogos assim só me dá mais vontade de um dia desenvolver algum jogo para retroplataformas.
 

rap3d

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Bom tópico.
Acho que Pitfall II do Atari 2600 se encaixa no tópico.
 

cavallier

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A família Game Boy realmente possuí alguns games de cair o queixo:

Asterix XXL (GBA) (Alguém acredita que esse Platformer totalmente 3D está rodando no GBA?)
:


Isso ai não foi programação não, foi BRUXARIA!! 0_O
 

Superd7br

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Isso ai não foi programação não, foi BRUXARIA!! 0_O
Isso é coisa do druida Panoramix!:klol
Voltando ao assunto do tópico, além do já citado Pitfall II outro jogo que desafia o hardware do Atari 2600 é o Moonsweeper.

Smurf Rescue

E o meu jogo favorito, Krull!
 
Ultima Edição:

doraemondigimon

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Existem inúmeras formas de se sair definindo o que foi que torceu a potência do videogame para o máximo.

Alguns em que acredito que foram ao limite:

Super Spy Hunter (NES)

(Tem slowdown? Em alguns locais, mas esse é o tipo de jogo que até o SNES peidaria de medo pra se fazer!)

Faceball 2000 (GB)

(joguei bastante esse jogo com link cable. Pra época, foi a revolução completa pois era um jogo 3D e que podia jogar contra)
 

cavallier

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Existem inúmeras formas de se sair definindo o que foi que torceu a potência do videogame para o máximo.

Na verdade, minha intenção não foi criar um tópico com jogos que levam o hardware para seu limite. Existem centenas de tópicos já com esse propósito. Na verdade a intenção do tópico é outra. São de jogos "sobrenaturais", que faz você duvidar que está rodando no hardware original.
 

NÃOMEQUESTIONE

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Acho que Speed Punks de PSX se enquadra, aquilo parece um jogo da primeira leva do Play 2.
 

CrimsonKiryu

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A família Game Boy realmente possuí alguns games de cair o queixo:

Asterix XXL (GBA) (Alguém acredita que esse Platformer totalmente 3D está rodando no GBA?):

Asterix & Obelix in XXL é trabalho dos desenvolvedores Fernando Velez e Guilarme Dubail, especializados em criar jogos que puxaram o hardware do GBC e GBA, aqui vai os melhores trabalhos deles e um mini documentario:


 

celsowmbr

Habitué da casa
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No Atari 2600 eu fico impressionado com o Fatal Run pela quantidade de recursos, mas se o papo é gráficos o "Sonic" de Atari é de longe o mais impressionante:



No Mega Drive são diversos os jogos mas na categoria "tirar leite de pedra" fica mesmo o "demo" Titan Overdrive 1 & 2. Com destaque para o 2 na parte da nave 3d:

giphy.gif


Destaque também para o port de Wolfenstein de mega drive:



No Saturno o Burning Rangers e o Sonic R são bem impressionantes. Destaque também para o port de Quake
 

cavallier

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´

No Mega Drive são diversos os jogos mas na categoria "tirar leite de pedra" fica mesmo o "demo" Titan Overdrive 1 & 2. Com destaque para o 2 na parte da nave 3d:

giphy.gif

Ver isso rodar SEM CHIP GRÁFICO no Genesis é simplesmente inacreditável
 

cavallier

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POTAKEPARYL!!! Isso não podia estar rodando no Atari de jeito nenhum !!!! 0_o
 

Gentilhomem

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Olá, boa noite a todos. Assistindo a alguns vídeos de jogos antigos, me veio essa ideia. A intenção aqui não é citar jogos perfeitos, masterpieces ou super produções. A intenção aqui é citar jogos que desafiam a lógica e rodam com efeitos que você poderia jurar de pés juntos que seriam impossíveis de rodar em determinado hardware. Minha primeira contribuição é o jogo Toy Story Racer para Game Boy Color:



COMO É POSSÍVEL O HARDWARE DO GBC RODAR ISSO? Mesmo que o gameplay pareça ser detestável, como POLÍGONOS podem ser executados no GBC? Deixo a pergunta para os mais experientes. E você, qual é o jogo que você até hoje não entende como conseguiu ser rodado em determinado hardware?

Incrível, da para notar alguns truques de perspectiva que os desenvolvedores usaram, mas ainda sim é incrível ver uma maravilha dessas rodando em um GBC.
A família Game Boy realmente possuí alguns games de cair o queixo:

X (GB) (Polígonos no GB "Tijolo"):



Alone in the Dark: The New Nightmare (GBC) (Manipulação de imagens e personagens 3D):


Asterix XXL (GBA) (Alguém acredita que esse Platformer totalmente 3D está rodando no GBA?):

Francamente, eu não li o titulo do vídeo do asterix e pensei que se tratava de um jogo da primeira leva do ps1.
O engraçado é que eu me perguntei: "o que tem de especial nesse jogo genérico de ps1?":klol:klol
 

Megaman Zero

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jogo de nave impressionante do gba

Mega drive gerando efeitos de rotação é simplesmente foda o que a Treasure fez

Um jogo da CPS3 que é comparada a Naomi da Sega, ser tão bem portado para um console que peca quando o assunto é 2D é simplesmente fantástico.

Literalmente um jogo de 16 bits rodando em um console de 8 e o que é incrível é que as versões de 16 bits perdem horrivelmente para a original.
 
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