Comecei a jogar sem entender muito a proposta do game, e quando comecei a entender todo o foco em exploração e coleta de orbs para liberar áreas novas, além das sutis mas impactantes diferenças entre os cenários, comecei a [vamos dizer assim] "entrar no jogo."
Digo que vai muito da disposição de cada jogador, não é um game que normalmente prende ou instiga já nas primeiras horas. Eu dei uma chance, me esforcei em liberar áreas e não me arrependi. O jogo fica incrivelmente belo quando começamos a notar a progressão da história, as novas habilidades finalmente permitindo que você [apressado] alcançasse aquela torre antes inacessível, os diálogos maduros e carismáticos durante as cutscenes e até durante o gameplay, o renascimento dos cenários restaurados, as empolgantes e mágicas sequências de corridas verticais e horizontais pelas paredes, com mudanças de ângulo e direção fantásticas até de cabeça pra baixo... Acabou sendo um jogo muito memorável e só por isso já vale a pena demais.
A essência desse jogo está em o jogador entender o ritmo fluído e acrobático da navegação pelo cenário, usando de tudo, desde raízes nas paredes, plataformas deslizantes, estruturas do cenário até os poderes de Elika. É muito legal viajar de um cenário a outro revezando entre todas essas possibilidades durante a navegação e mantendo o ritmo, praticamente um balé entre o príncipe e Elika se movendo pelo cenário e se ajudando, lindo demais, e aí você entende melhor as músicas belíssimas. Quem não entendeu isso tem poucas chances de gostar do game.
Resultado:
Fiz todas as conquistas do game e dos DLC's. Fiz tudo nesse jogo e só não jogo de novo agora por causa do back log acumulado.