O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Servidor de música Hi-Fi

albanibr

Lenda da internet
VIP
Mensagens
13.254
Reações
26.557
Pontos
1.549
Fala pessoal, assim como todos na pasta, gosto muito de ouvir minhas músicas com qualidade.
Comprar um equipamento ultra caro nem rola por enquanto...e me parece burrice gastar esse dinheiro se podemos ter algo semelhante por muito menos (fiquei assustado o quanto menos).

Com já tinha um raspberry pi 2 parado pegando poeira, li que com uma "placa de audio DAC" por assim dizer, poderia transformar a plaquinha num "poderoso sistema hi-fi" (sem comparação com os de preços surreais pra estudantes e assalariados Brasileiros).

Eis que no começo desse ano, comprei essa tal placa e fui logo num lançamento que tinha otimos comentários um DAC BOSS da Allo. Aproveitei e mandei ver no amplificador Volt+ da mesma Allo (disponíveis em Allo.com).
O sistema que utilizo é o MoOdle 3.5 (já utilizei o volumio e o runeaudio) controlado pelo ip do rpi na minha rede.

Comprei um Kit de falantes em 3 vias do souza e fiz um par de torres que prometiam MUITA qualidade por muito pouco temers...

:eek::eek::eek::eek::eek:

E assim meu mundo mudou.

Por exemplo, ouço Black Sabbath ha uns 26 anos pelo menos e NUNCA tinha ouvido a bateria de War pig daquele jeito, vc ouve TUDO, da pra imaginar que o Bill Ward ora bate as baquetas numa parte ou outra dos tambores, incrível!
Percebi que no Supertramp alive in paris (que ouvia o vinil com meu pai quando moleque) tem um discreto eco no vocal..incrível!

Como procurei e não achei tópico semelhante, resolvi compartilhar minha experiência.
Se o pessoal se interessar, posto fotos das placas, das caixas que fiz, de meu futuro case de madeira, trocamos ideias e podemos fazer deste um topico oficial...

O Hardware

Pra quem interessa o Souza (http://www.souzacustons.com.br) vende os kits com os falantes e demais itens pra fazer as caixas..ele estudou cada item e calculou as medidas das caixas, logo se seguir as especificações fica FODA mesmo. A que eu comprei foi um kit Sirius e fiz o projeto Sirius B que são caixas torres

Um amigo marceneiro cortou os MDFs nas medidas e eu continuei o projeto...
Com as ferramentas é bem simples de cortar mdf, assim não tive muitas dificuldades, pois já tinha alguma pratica com a ticotico (graças ao bartop que fiz totalmente sozinho)

Pensei em laminar com madeira, mas resolvi encapar com corino (couro sintetico)..comprei no ML e colei com cola de contato...
pqp, até minha mãe elogiou (mesmo com a bagunça de muitos dias rsrsr)

Depois, era a hora de soldar...o crossover (circuito eletrico que divide as frequencias graves, medio e agudo pra mandar pro mid bass, full range e tweeter)..só soldar os fios respeitando a polaridade dos fios...depois soldar o borne e a caixa já estava quase pronta...

Ainda falta forrar com acrilon a parede e o fundo das caixas, alem de fixar permanentemente a tampa do fundo. um contact bando no tweeter e pintar todos parafusos e o metal do full range de preto...

Quem quiser "ver" a diferença do som de uma caixa tipo a minha pra de um microsystem, segue o link do souza...




Ae pra vcs verem a gambiarra que está atualmente..estou realizando testes e montar agora seria perda de tempo...
o amplificador VOLT+ da Allo, ta no chão em cima de um plastico...e o raspberry com a BOSS, amontoado na bagunça..
meu quarto tava mais arrumado, mas cheguei de porto seguro ontem e nem deu p arrumar antes da foto..quem sabe numa atualização :P





Sistema utilizado:

MoOde audio http://moodeaudio.org/
Volumio volumio.org

Apesar do volumio ter um suporte melhor pro BOSS, o MoOde é bem melhor...
os dois aceitam ser comandados por apps direto do tablet/celular..
vc acessa pelo IP do raspberry e é basicamente um player de audio simples...
esteticamente são quase iguais, mas o moode é mais rapido, mais "profissional" com masi opções de ajustes de audio (que eu nem sei pra que serve)
Essa versão 3.6 o autor pede uma contribuição de $10 e eu paguei e me senti muito satisfeito em ajudar o cara. Suporte absurdo, me deu todo passo a passo já que sou leigo na área...o Volumio é meio um projeto de fds que cresceu, tem suporte de empresas etc...mas ta caminhando mais lentamente que o moode...de qualquer forma, o volumio é uma boa pra testar antes de migrar pro moode...
eu tava pensando em sugerir ao desenvolvedor que coloque um suporte a skins que eu ACHO que são em html/css etc..
se fizer isso, a comunidade toma conta...posso exemplificar pra ele as skins do football manager, que transformam o jogo de forma absurda...
segue umas fotinhas da interface que é simples, mas elegante

Fotinha do BOSS trepando no rpi
boss-dac-ft.jpg
 
Ultima Edição:

dauther

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
726
Reações
500
Pontos
794
pensei q ia ter algum site ou programa para baixar musicas em flac.
 

Mr.Disco

Bam-bam-bam
Mensagens
9.261
Reações
17.073
Pontos
419
Cacete, você fez os próprios auto-falantes?

É um hipster, mesmo. :coolface
 

akaaka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.464
Reações
265
Pontos
1.099
Elas servem para input de áudio também? Estava pensando em fazer um desses também, qual o gasto do projeto?
PS: manda fotos dos speakers aí bicho, to curioso

Sent from my XT1069 using Tapatalk
 


slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.501
Reações
39.631
Pontos
1.053
Fala pessoal, assim como todos na pasta, gosto muito de ouvir minhas músicas com qualidade.
Comprar um equipamento ultra caro nem rola por enquanto...e me parece burrice gastar esse dinheiro se podemos ter algo semelhante por muito menos (fiquei assustado o quanto menos).

Com já tinha um raspberry pi 2 parado pegando poeira, li que com uma "placa de audio DAC" por assim dizer, poderia transformar a plaquinha num "poderoso sistema hi-fi" (sem comparação com os de preços surreais pra estudantes e assalariados Brasileiros).

Eis que no começo desse ano, comprei essa tal placa e fui logo num lançamento que tinha otimos comentários um DAC BOSS da Allo. Aproveitei e mandei ver no amplificador Volt+ da mesma Allo (disponíveis em Allo.com).
O sistema que utilizo é o MoOdle 3.5 (já utilizei o volumio e o runeaudio) controlado pelo ip do rpi na minha rede.

Comprei um Kit de falantes em 3 vias do souza e fiz um par de torres que prometiam MUITA qualidade por muito pouco temers...

:eek::eek::eek::eek::eek:

E assim meu mundo mudou.

Por exemplo, ouço Black Sabbath ha uns 26 anos pelo menos e NUNCA tinha ouvido a bateria de War pig daquele jeito, vc ouve TUDO, da pra imaginar que o Bill Ward ora bate as baquetas numa parte ou outra dos tambores, incrível!
Percebi que no Supertramp alive in paris (que ouvia o vinil com meu pai quando moleque) tem um discreto eco no vocal..incrível!

Como procurei e não achei tópico semelhante, resolvi compartilhar minha experiência.
Se o pessoal se interessar, posto fotos das placas, das caixas que fiz, de meu futuro case de madeira, trocamos ideias e podemos fazer deste um topico oficial...

Fotinha do Boos trepando no rpi
boss-dac-ft.jpg
Poste mais fotos dos projetos e das coisas, em breve quero fazer algo assim.
 

albanibr

Lenda da internet
VIP
Mensagens
13.254
Reações
26.557
Pontos
1.549
Atualizado manolos...
desculpem a bagunça das fotos! :kshame:kshame
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.501
Reações
39.631
Pontos
1.053
Bem Legal. Mas sera que o que vc fala de ouvir melhor e por causa do raspberry ou das caixas? Tem como comprar uma plaquinha dessas e fazer sem ter o raspberry? Tipo num pc ou um som de carro
 

rooster

Bam-bam-bam
Mensagens
2.150
Reações
5.762
Pontos
303
Super bacana, só cuidado para não virar aos poucos um 'audiophool' e sair comprando cabos 'amaciados' e 'direcionados', entre outras asneiras em busca do áudio perfeito.
 

albanibr

Lenda da internet
VIP
Mensagens
13.254
Reações
26.557
Pontos
1.549
Bem Legal. Mas sera que o que vc fala de ouvir melhor e por causa do raspberry ou das caixas? Tem como comprar uma plaquinha dessas e fazer sem ter o raspberry? Tipo num pc ou um som de carro
cara...eu acho que é por conta das caixas...mas o conjunto ajuda...da pra ligar no maximo sem distorcer, por conta da caixa e do amp...
a plaquinha é um DAC exclusivo pra raspberry...não tem como usar sozinho...

Super bacana, só cuidado para não virar aos poucos um 'audiophool' e sair comprando cabos 'amaciados' e 'direcionados', entre outras asneiras em busca do áudio perfeito.
to ligado..naõ preciso de mais nada pra me agradar..só montar o case mesmo

:kjoinha:kjoinha
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.721
Pontos
2.234
Porra, bom tópico.
Acho que teria mais visibilidade na pasta PC, entretanto.
 

albanibr

Lenda da internet
VIP
Mensagens
13.254
Reações
26.557
Pontos
1.549
Porra, bom tópico.
Acho que teria mais visibilidade na pasta PC, entretanto.
Fica a vontade se quiser migrar ele...

to ocupado p carai esses dias...
tenho que terminar a caixa e fazer o case (que já tenho uma ideia, vou fazer tipo um toca discos antigo, com madeira e acrilico)

ai vou atualizando pro pessoal que quiser uma alternativa "hifi" de baixo custo...
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.721
Pontos
2.234
Fica a vontade se quiser migrar ele...

to ocupado p carai esses dias...
tenho que terminar a caixa e fazer o case (que já tenho uma ideia, vou fazer tipo um toca discos antigo, com madeira e acrilico)

ai vou atualizando pro pessoal que quiser uma alternativa "hifi" de baixo custo...

Movi mas deixei um redirecionamento permanente na pasta de música.
@Samba sincopado , conhece o equipamento?
 

dudman

Supra-sumo
Mensagens
2.211
Reações
597
Pontos
189
No final das contas, quanto saiu a brincadeira? E eu não entendi muito bem uma coisa, de onde vem a energia das caixas?
 

albanibr

Lenda da internet
VIP
Mensagens
13.254
Reações
26.557
Pontos
1.549
No final das contas, quanto saiu a brincadeira? E eu não entendi muito bem uma coisa, de onde vem a energia das caixas?

DAC BOSS - $57,00
AMP Volt+ - $39,00
RPi2 - 0
Kit falantes - R$516,00
MDF - R$100,00
Corino e Cola contato - R$50,00
itens menores R$100,00

Eu já tinha algumas ferramentas, tintas, parafusos etc, dai não entra no calculo...

E a caixa é alimentada pelo amplificador (que é alimentado por uma fonte de notebook).

O DAC eu nem lembro o significado da sigla, mas é um hardware que converte o sinal digital para analógico...
Dai a importancia dele...converter o sinal sem distorcer, acrescentar ou subtrair algum som, por assim dizer...
ae o som segue já analógico pro amplificador que "amplifica" a potencia pra funcionar nos alto falantes...
 

dudman

Supra-sumo
Mensagens
2.211
Reações
597
Pontos
189
DAC BOSS - $57,00

E a caixa é alimentada pelo amplificador (que é alimentado por uma fonte de notebook).
você já tinha um amplificador no caso, é isso? tens ideia do mais simples e que seria compatível com esse kit? Me interessei muito pelo projeto, devagar vou comprando e montando! Menos a construção da caixa, isso vou deixar pra quem tem mais jeito do que eu!
 

albanibr

Lenda da internet
VIP
Mensagens
13.254
Reações
26.557
Pontos
1.549
você já tinha um amplificador no caso, é isso? tens ideia do mais simples e que seria compatível com esse kit? Me interessei muito pelo projeto, devagar vou comprando e montando! Menos a construção da caixa, isso vou deixar pra quem tem mais jeito do que eu!
o AMP eu comprei no mesmo site do BOSS allo.com. O nome é Volt+... é um amplificador de 50w por canal muito bem construído.
No ML vc acha até mais barato etc, mas são chineses e sei la se cumprem o que prometem...esse ao menos tenho a garantia de ser "bom" e o preço é acessível sem cair no "audiophool" que o roo123401 falou

Exatamente! é incrível a qualidade do kit depois de montado.
Um par de caixas com a mesma qualidade, mas de grife deve custar perto de R$2000,00.

A intenção de montar um sistema de audio com o rpi é gastar o mínimo possivel com a melhor qualidade possível...
Eu não preciso de gastar com mais nada, a qualidade está fantastica aos meus ouvidos..só quero melhorar a estética montando um case bacanudo!
 

akaaka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.464
Reações
265
Pontos
1.099
Esse kit de caixas pode ser usado como monitor de áudio?

Sent from my XT1069 using Tapatalk
 

albanibr

Lenda da internet
VIP
Mensagens
13.254
Reações
26.557
Pontos
1.549
Esse kit de caixas pode ser usado como monitor de áudio?

Sent from my XT1069 using Tapatalk
Essa é uma pergunta muito específica pra um noob como eu :kwow:kwow

pergunta no posto ipiranga site do cara, ele é muito gente fina!
 

dudman

Supra-sumo
Mensagens
2.211
Reações
597
Pontos
189
o AMP eu comprei no mesmo site do BOSS allo.com. O nome é Volt+... é um amplificador de 50w por canal muito bem construído.
No ML vc acha até mais barato etc, mas são chineses e sei la se cumprem o que prometem...esse ao menos tenho a garantia de ser "bom" e o preço é acessível sem cair no "audiophool" que o roo123401 falou


Exatamente! é incrível a qualidade do kit depois de montado.
Um par de caixas com a mesma qualidade, mas de grife deve custar perto de R$2000,00.

A intenção de montar um sistema de audio com o rpi é gastar o mínimo possivel com a melhor qualidade possível...
Eu não preciso de gastar com mais nada, a qualidade está fantastica aos meus ouvidos..só quero melhorar a estética montando um case bacanudo!
Entendi! Só não tava acreditando que uma placa pequena dessa ia dar 50w por canal! Impressionante!
Você consegue mandar áudio de qualquer equipamento pra esse conjunto? Teria como fazer uma aplicação do Spotify e controlar remotamente pelo aplicativo do Spotify mesmo? Fora isso, parabéns! Ficou show!
 

albanibr

Lenda da internet
VIP
Mensagens
13.254
Reações
26.557
Pontos
1.549
Entendi! Só não tava acreditando que uma placa pequena dessa ia dar 50w por canal! Impressionante!
Você consegue mandar áudio de qualquer equipamento pra esse conjunto? Teria como fazer uma aplicação do Spotify e controlar remotamente pelo aplicativo do Spotify mesmo? Fora isso, parabéns! Ficou show!
O Boss não tem entrada de audio..dai pra usar as caixas, só ligar o equipamento de audio no amp via cabo rca...

Spotify pelo MoOde ainda é por gambiarra...mas deve ser incorporado mais pra frente..
no volumio é possivel sim...mas acho que tem que ser premium..
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.524
Reações
179.422
Pontos
1.514
Cara, que foda!!! Marquei pra ler depois com calma... :eek::kwow
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.127
Reações
17.424
Pontos
1.444
@albanibr , tô pensando em me aventurar por esse caminho.

Já tenho o Pi 3, tô pensando em pegar o kit do boss com a volt (normal) e case. Outra opção (mais em conta) seria pegar só o boss e pegar umas caixas da edifier (provavelmente a R1100).

Ai fico com uma dúvida, vale a diferença de preço pegar a volt e montar o kit do Souza?
 

albanibr

Lenda da internet
VIP
Mensagens
13.254
Reações
26.557
Pontos
1.549
@albanibr , tô pensando em me aventurar por esse caminho.

Já tenho o Pi 3, tô pensando em pegar o kit do boss com a volt (normal) e case. Outra opção (mais em conta) seria pegar só o boss e pegar umas caixas da edifier (provavelmente a R1100).

Ai fico com uma dúvida, vale a diferença de preço pegar a volt e montar o kit do Souza?
bixo...
complicado avaliar, pq nunca tive um som de qualidade...não desses que vc senta pra admirar etc..
eu to muito satisfeito com o volt+ e o kit do souza...tudo que eu ouço fica muito bom...
esses monitores de som devem ser muito bons tb...mas fica impossivel pra mim opinar...espero que entenda...

tenho que arrumar um tempo pra fazer um case de madeira e acrilico e configurar uma tela de 7'' touch pra deixar o sistema autonomo...

fora atualizar o topico pro pessoal rsrrs

abraço!
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.332
Reações
16.556
Pontos
1.439
as caixas vc fez os dutos calculados pra sintonizar a frequencia da caixa com a dos alto falantes ou simplesmente fez uma caixa, furou e meteu os alto falantes?

acertar a sintonia da caixa é a parada mais chata eu acho, pq tem que calcular o volume e tamanho do duto pra que acerte a frequencia de maneira que não sobressaia uma frequencia em detrimento de outra.

um som pra audiophilo tem que ser capaz de reproduzir todas as frequencias da maneira que a música pede e não ter uma assinatura sonora própria como é os radio de supermercado...
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.127
Reações
17.424
Pontos
1.444
bixo...
complicado avaliar, pq nunca tive um som de qualidade...não desses que vc senta pra admirar etc..
eu to muito satisfeito com o volt+ e o kit do souza...tudo que eu ouço fica muito bom...
esses monitores de som devem ser muito bons tb...mas fica impossivel pra mim opinar...espero que entenda...

tenho que arrumar um tempo pra fazer um case de madeira e acrilico e configurar uma tela de 7'' touch pra deixar o sistema autonomo...

fora atualizar o topico pro pessoal rsrrs

abraço!

Tranquilo!

Fiz uma conta de padaria aqui, vai morrer no minimo 1000 paus no projeto todo (250 só de frete) pegando o do Souza, e uns 800 deixando a volt de lado e pegando a caixa da edifier. Vou pensar mais um pouco, deixar para fazer a compra em agosto.

as caixas vc fez os dutos calculados pra sintonizar a frequencia da caixa com a dos alto falantes ou simplesmente fez uma caixa, furou e meteu os alto falantes?

acertar a sintonia da caixa é a parada mais chata eu acho, pq tem que calcular o volume e tamanho do duto pra que acerte a frequencia de maneira que não sobressaia uma frequencia em detrimento de outra.

um som pra audiophilo tem que ser capaz de reproduzir todas as frequencias da maneira que a música pede e não ter uma assinatura sonora própria como é os radio de supermercado...

O Souza manda alguns projetos de caixa prontos para os componentes dele, segundo ele tudo calculado.
 

albanibr

Lenda da internet
VIP
Mensagens
13.254
Reações
26.557
Pontos
1.549
as caixas vc fez os dutos calculados pra sintonizar a frequencia da caixa com a dos alto falantes ou simplesmente fez uma caixa, furou e meteu os alto falantes?

acertar a sintonia da caixa é a parada mais chata eu acho, pq tem que calcular o volume e tamanho do duto pra que acerte a frequencia de maneira que não sobressaia uma frequencia em detrimento de outra.

um som pra audiophilo tem que ser capaz de reproduzir todas as frequencias da maneira que a música pede e não ter uma assinatura sonora própria como é os radio de supermercado...
o Souza que vende o kit quem fez o projeto com calculos e tudo mais, exatamente pro conjunto de falantes e crossover...

só montei e ficou foda de qualquer maneira! hehehhe
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.332
Reações
16.556
Pontos
1.439
o Souza que vende o kit quem fez o projeto com calculos e tudo mais, exatamente pro conjunto de falantes e crossover...

só montei e ficou foda de qualquer maneira! hehehhe

aí sim !

eu fui tentar fazer e larguei mão, é muito trabalho kkkkkk
 
Topo Fundo