O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Silent Hill Downpour

crpj18

Ser evoluído
Mensagens
48
Reações
1
Pontos
24
[SIZE="5"][COLOR="Red"]Silent Hill Downpour[/COLOR][/SIZE]

Data de lançamento: Março de 2012 (PS3 e X360)
Produtora: Vatra/ Konami

Não vou começar a análise fazendo um texto contando o histórico da série e tudo mais... Mesmo porque não joguei o principal episódio da série, o q faria com que essa "histórinha" ficasse meio artificial... Portanto, como diria Odorico Paraguaçu, cortemos os entretantos e vamos direto aos finalmentes...

[COLOR="red"][SIZE="4"][FONT="Arial Black"]A análise:[/FONT][/SIZE][/COLOR]
silent-hill-downpour-20110914101455466.jpg


Ao começar o jogo, temos após uma série de animações que apresentam Murphy Pendleton, o protagonista do jogo e alguns personagens secundários. Logo depois disso, uma "missãozinha" para ensinar os controles e movimentos do jogo. Coisa que os mais puristas podem dizer... "wtf?" ou "que m**** é essa? Um tutorial no silent Hill?"para um potuguês mais popular. Eu sinceramente achei interessante, pois aquela coisa de ser jogado diretamente na ação num jogo desses, que não tem uma jogabilidade primorosa ou refinada- mas sim um controle mais dificil pra justamente dificultar a ação dos personagens tornando o jogo mais tenso (será?)- não funcionaria nesse jogo. Pq? Pq os monstros são terrivelmente ruins, mesmo o primeiro inimigo que aparece no jogo é chato, tem um design pouco inspirado com certeza, e mesmo no final do jogo pode te matar, pois ao contrário dos capitulos anteriores da saga não tem uma manha, ou um jeito mais fácil de matar (a não ser, é claro, usando armas de fogo...). E as armas quase sempre são as mesmas. Outra coisa é que esse sistema de batalha, desistimula a luta. No começo eu até pensei em enfrentar todos os inimigos, mas depois de um certo tempo errando nos combates (e de morrer algumas vezes pq não sabia ou não lembrava como travar a mira) resolvi desistir e fiz algo que era corriqueiro para mim nos jogos numéricos: fugia de todos, mesmo os que estavam no meu caminho. De vez em quando usava as armas de fogo pra me livrar de uns mais chatos.

Como já havia dito, o design dos monstros são pouco inspirados. Todos, sem excessão, são terríveis. Desde a mulher que grita, as manequins invisiveis, passando pelos fugitivos da cadeia e pelo morcego gordo, mostram como a equipe estava pouco inspirada. Já os chefes, apesar de serem poucos, são bem interessantes...

Com relação aos ambientes do jogo, realmente são bem variados, alguns muito bem feitos, outros, na média.. Começa por uma floresta, passando por uma mina turistica, você finalmente chega a Silent Hill propriamente dita (não que antes você não estivesse, mas acho que deu pra entender...) Chegando lá, o jogo parece ganhar ares de sandbox. Muitas vezes, por não saber o que deve ser feito, você vai ficar vagando pela cidade pra procurar aonde deve ir, e fuçando pela cidade, vai acabar encontrando locais para entrar e ter acesso a missões extras, que basicamente são "resolva esse quebra-cabeça" ou "leve esse item em algum lugar", o que dão uma vida extra para o jogo. Outra coisa interessante é que o "outro mundo" não é tão sinistro quanto nos jogos anteriores, não dá aquela tensão que os outros davam. Tem alguns momentos de perseguição, que chega a cansar em certos momentos, mas que na minha opinião foi algo válido. Falando em ambientes,
espere só pra ver o hospital do jogo e as famosas enfermeiras... E espere muito, mas muito mesmo, pois mesmo depois de acabar o jogo você verá que elas não estão aqui. E sinceramente não fez falta.
O que essa equipe fez, foi fugir dos clichês maximos da série, que sempre tinha hospital, enfermeiras e algo relacionado a a tramas ocultistas ou algo do gênero. Nesse aqui, não. Você até chega a encontrar algumas referencias a jogos anteriores, ou aos personagens dos jogos anteriores, mas nada muito além disso. A trama que no começo do jogo não faz sentido nenhum, acaba se encorpando no meio e no final, temos uma explicação convincente do que realmente aconteceu no jogo e por que. Aliás, o jeito que você joga e as ações que você toma durante o jogo, fazerm com que o final mude, assim como a história do jogo e a motivação do personagem, o que achei bem legal, pois com poucas excessões, os finais desse tipo de jogo são quase sempre uma ceninha de pouco mais de 1 minutos que não convence muito (não estou falando só de Silent Hill...).
Com relação a dublagem dos personagens, não tenho muitas reclamações, está boa.

Algumas coisas que valem ser mencionadas e que não estão no review:

silent1_kotakubr1.jpg


- Em alguns momentos, a câmera se torna confusa quando vc luta perto de paredes; em alguns momentos vc chega a se perder.

-A chuva torna os inimigos vai poderosos. Evite ao maximo ambientes abertos na chuva.

-Enfrentar inimigos em grupos é uma fria. Se estiver chovendo, pior ainda...

- As armas do jogo são itens deixados no chão, como pedaços de pau, tijolos, barras de ferro, machados, e armas de fogo. Se usar armas de fogo para dar golpes físicos, elas se desgastarão e quebrarão com o uso.

- É possível travar a mira usando o botão L2. Também é possível arremessar as armas que você está equipado.

Gráficos: Não gosto de perder tempo neese quesito, então serei direto: Os gráficos estão na média. Nada superfantástico de encher os olhos ou nem muito feio. Os ambientes são bem variados e os bugs gráficos existem, mas não são nada muito aparente.

Som: Muitos chiaram com a saída do Akira Yamaoka, responsável pelas músicas dos Silent Hill anteriores, dizendo que o jogo perdeu a única coisa que se manteve constante no que diz respeito a qualidade desde o primeiro episódio: as músicas. De certa forma, sim isso é verdade... MAS...a trilha sonora não decpciona. Não chega a ser sinistra como nos jogos anteriores, mas cabem bem aos momentos que o jogo proporciona. Na maioria dos casos, o som ambiente do jogo é o silencio, o que acaba causando momentos de tensão. Apesar disso não chega a ser memorável. Mas é boa...

Jogabilidade: Com o tempo ou você acaba se acostumando ou acaba ignorando ela.

[SIZE="5"][COLOR="Red"]Resumo final:[/COLOR][/SIZE]
20120322_45.jpg


No geral, o jogo não está tão sinistro como nos numéricos, digamos que está mais light, e, na minha opinião é melhor que Homecoming (o jogo anterior). Minha única crítica mais enfática vai pra jogabilidade: ela precisa ser alterada urgentemente. O jogo deveria ter uma jogabilidade mais dinâmica pra atrair mais jogadores. Senão, a série corre riscos de se tornar cada vez mais um jogo de nicho ( e acho que já é, mas não vem ao caso...), mesmo com a quebra de alguns clichês nesse jogo. Pra quem é das antigas, digo que vale a pena dar uma olhada (isso é claro, se vc não for aquele saudosista xiita...). Talvez o pessoal mais novo não curta muito o jogo por causa da jogabilidade, mas no geral eu gostei. Foi um dos poucos jogos que ultimamente que consegui me envolver e me deixou com vontade de jogar novamente (coisa que nunca tive vontade com os Silent Hill anteriores)

0.jpg

[SIZE="1"]Sim, o jogo está totalmente legendado em português brasileiro...[/SIZE]


Nota: 7,5/10 (Bom/ Acima da média)
 

mjpmattos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.916
Reações
3.692
Pontos
1.264
Belo review.

Achei ele numa promo, talvez o compre. E estar em pt-br é um plus.
 

saranxlxd

Larva
Mensagens
6
Reações
0
Pontos
1
e acho que já é, mas não vem ao caso...), mesmo com a quebra de alguns clichês nesse jogo. Pra quem é das antigas, digo que vale a pena dar uma olhada (isso é claro, se vc não for aquele saudosista xiita...). Talvez o pessoal mais novo não curta muito o jogo por causa da jogabilidade, mas no geral eu gostei. Foi um dos poucos jogos que ultimamente que consegui me envolver e me deixou com vontade de jogar novamente (coisa que nunca tive vontade com os Silent Hill anteriores
g.gif
 

WantedBruno

Ser evoluído
Mensagens
278
Reações
4
Pontos
39
Ótima review, eu tenho vontade de jogar downpour. Não jogo a franquia desde o 3, aproveitarei para pegar este e o homecoming. Mas acho que a Konami poderia dar mais atenção ao silent hill, pois se trata de um grande nome, e pelo que vi o jogo é grandioso apesar das limitações, principalmente na limitação do orçamento.

Abraço.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.870
Reações
104.813
Pontos
1.824
[COLOR="DarkRed"]Ótima análise, sobre os Silent Hill, perdi quanta vezes meu irmão "rejogou" o 1 e o 3.[/COLOR]
 

themax

Lenda da internet
VIP
Mensagens
7.917
Reações
4.254
Pontos
1.554
Bom review! Juntando grana para comprar o meu...

Fizeram um bom trabalho na tradução para o PT-BR?
 


o.aranhapvh

Bam-bam-bam
Mensagens
2.815
Reações
1.372
Pontos
239
Eu, particularmente, gostei bastante do jogo. Talvez porque estava com baixa expectativa pelo jogo ser desenvolvido por uma empresa inexpressiva(Vatra Games). Acabei me surpreendo. Concordo quando você diz que os inimigos são pouco "inspirados"...estão longe de ser aterradores e sinistros como em alguns jogos anteriores. Agora o ambiente do jogo, a cidade em sim, foi muito bem retratada: nunca a cidade de Silent Hill proporcionou uma imersão tão grande como em Downpour. Eu, por muitas vezes, me sentia inspirado a fuçar cada canto da cidade. As missões extras também dão um gás à longevidade do jogo.

Recomendo aos fãs da franquia!
 

crpj18

Ser evoluído
Mensagens
48
Reações
1
Pontos
24
themax;9593470 disse:
Bom review! Juntando grana para comprar o meu...

Fizeram um bom trabalho na tradução para o PT-BR?

Eu não encontrei nenhum erro de tradução no jogo. Cheguei a encontrar no Uncharted 3, por exemplo, mas nesse aqui não. Fizeram um bom trabalho...
 

matgaudio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.555
Reações
5.150
Pontos
1.064
comprei esse game, estou com 75% completo aqui e estou amando o jogo. Pqp, nem lembrava q SH era tão bom. Homecoming não chega nem no chinelo desse Downpour (a não ser na dinâmica de luta, que realmente é melhor). Sinceramente, é o game mais imersivo q joguei nessa gen inteira. Totalmente inesperado...

Coisas q adorei no game:
_as coisas não são exaustivamente explicadas; é só 1 textinho ou dica e nada mais.
_a ambientação é foda, sem mais. Entrar nas casas com a lanterninha e ir apreciando tudo, é ótimo.
_clima de tensão. Principalmente qndo se está com pouca vida/sem medkits, o bixo pega, e qlquer encontro pode ser uma morte - o q é foda já q savepoints não são frequentes.
_música. Achei foda o som desse game, nem lembro dos antigões e etc, mas o Homecoming não tem um som q se equipare.
_curti o personagem principal.
_melhor tradução da história dos videogames rs. Sério, fora a qualidade da tradução, até as placas/panfletos foram traduzidos. Bem legal isso.

Coisas q não curti?
_bugs. Não chegam a comprometer, mas enchem o saco sim. Faltou 'capricho técnico', ou pelo menos um comprometimento maior em soltar um update q corrija de vez a parada (tem um update, mas não corrigiu de vez o negócio)
_inimigos sem inspiração, e pouco variados.
_mecânica de combate ridícula. Ok, o personagem principal não é nenhum lutador profissional ou caçador de monstros, mas ninguém é tão travado. Faltou capricho na hora de bolar os movimentos e mecânica de luta/ação em geral.


É um jogão e que merecia uma nota melhor e mais atenção, ainda mais qndo se vê games ridículos como RE6 recebendo notas altas e grande destaque na mídia 'especializada'.

Enfim, adorei o game e faz mto jus ao Silent Hill que está em seu nome.
 

PauloKill

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.135
Reações
501
Pontos
849
Eu também gostei muito, fiz todos os finais possíveis, achei muito bom o jogo.
 
Mensagens
16
Reações
5
Pontos
13
Esse jogo é legal, mas não é uns dos melhores survivor horrors, pois carece de survival e de horror é mais um jogo de mistério e investigação do que de terror.
 

PCM Yasser Arafat

Ser evoluído
Mensagens
86
Reações
20
Pontos
28
Infelizmente depois do Silent Hill 3, não saiu mais nada de interessante no gênero horror. Resident Evil só vem decepcionando!
Um jogo que merece ser destacado é ZumbiU, a Ubisoft mostrou a Capcom e Konami como deve ser um jogo "horror survival".

Esse jogo é legal, mas não é uns dos melhores survivor horrors, pois carece de survival e de horror é mais um jogo de mistério e investigação do que de terror.
 

Mathyos77

Ser evoluído
Mensagens
90
Reações
56
Pontos
28
Não gostei muito desse jogo... Ainda prefiro o Homecoming! Sistema de combate muito travadão, isso é ridiculo, visto que na epoca já estavamos no fim da 7 gen, onde a maioria dos jogos tinham uma otima jogabalidade e eram bem fluidos. Esse jogo tem graficos de 7 geração, e jogabalidade de 6 gen...
 

themax

Lenda da internet
VIP
Mensagens
7.917
Reações
4.254
Pontos
1.554
Não gostei muito desse jogo... Ainda prefiro o Homecoming! Sistema de combate muito travadão, isso é ridiculo, visto que na epoca já estavamos no fim da 7 gen, onde a maioria dos jogos tinham uma otima jogabalidade e eram bem fluidos. Esse jogo tem graficos de 7 geração, e jogabalidade de 6 gen...
Não cheguei a finalizar o Homecoming por que a história não me pegou. Já o Downpour tem umas sidequests tão macabras e tristes que era de arrepiar...
Me lembro de uma em que você precisa seguir as pistas de uma criança, creio que era autista, deixadas pela cidade, quando você descobre o que aconteceu com ela...
99986547b0fd97b4f98c1bf77116c2a2.jpeg
 

Mathyos77

Ser evoluído
Mensagens
90
Reações
56
Pontos
28
Eu gostei muito da historia, mas o jogo pecou muito no quesito JOGABILIDADE... Sinceramente, os controles do Silent Hill 3 eram bem melhores. Não adianta um jogo ter boa historia, sendo que a jogabilidade é ruim. ( minha opinião )
 

themax

Lenda da internet
VIP
Mensagens
7.917
Reações
4.254
Pontos
1.554
Eu gostei muito da historia, mas o jogo pecou muito no quesito JOGABILIDADE... Sinceramente, os controles do Silent Hill 3 eram bem melhores. Não adianta um jogo ter boa historia, sendo que a jogabilidade é ruim. ( minha opinião )
Entendo.
Para alguns jogos eu consigo "perdoar" a jogabilidade por causa da história, para outros não dá mesmo.
To the Moon e The Walking Dead (primeira temporada) são exemplos de má jogabilidade e uma história tão boa que até esqueço dos controles.
 

Mathyos77

Ser evoluído
Mensagens
90
Reações
56
Pontos
28
Entendo.
Para alguns jogos eu consigo "perdoar" a jogabilidade por causa da história, para outros não dá mesmo.
To the Moon e The Walking Dead (primeira temporada) são exemplos de má jogabilidade e uma história tão boa que até esqueço dos controles.

Sim, TWD foi um caso raro em que consegui jogar sem reclamar da jogabilidade... Pois realmente a historia do jogo é tão boa que nem cheguei a perceber a fraca jogabalidade do jogo. Acabei abrindo uma " exceção " pois TWD Season One foi um dos melhores jogos que joguei na gen passada.
 

proximus-one

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.968
Reações
21.644
Pontos
999
Esse jogo é TOP 5 da geração passada, IMHO. Como já disseram, acho que a imersão desse jogo é uma das melhores já criadas em um game, pelo menos dos que eu joguei. A jogabilidade nas batalhas realmente é podre, mas o resto dos quesitos compensou nesse jogo. Outro lance ruim é que as armas de fogo, mesmo sendo poucas, são descartáveis, elas não ficam fixas no inventário.
Gráficos excelentes. Também me surpreendi, por ter sido feito por uma empresa desconhecida. Enfim, esse é um dos jogos mais underrated e injustiçados da história dos games.
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.502
Reações
42.951
Pontos
1.453
Achei esse silent Hill bem ruim
a pior coisa é poder lutar com os monstros
 

PH_SEP

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.186
Reações
4.267
Pontos
753
Sempre quis jogar, pelo menos tiveram coragem de legendar o jogo.
 
Topo Fundo