O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Socialismo Real] Jovens desconhecem horrores do Khmer Vermelho!

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.869
Pontos
553
Jovens desconhecem horrores do Khmer Vermelho no Camboja

20100420%20-%20caveiras.jpg

Mais velhos tentam contar histórias do regime comunista.
De 75 a 79, o Khmer Vermelho causou a morte de 1,7 milhão de pessoas.


Do New York Times, em Trapaeng Sva (Camboja)

Sum Touch parou de tentar contar aos seus netos sobre as mortes, a fome e o terror vividos enquanto o regime comunista do Khmer Vermelho destruiu o Camboja, mais de 30 anos atrás.

"Parece que, mesmo eu contando, eles não acreditam no que digo", disse Sum Touch, 71 anos, que perdeu muitos membros de sua família. "Dói meu coração que eles não saibam do que aconteceu".

Existe um antigo campo de extermínio perto daqui, e uma cabana repleta de crânios e ossos de algumas das vítimas. Porém, muitos dos jovens locais, ao que parece, não fazem ideia de como ou por que eles foram parar lá.

camboja.jpg
Exumação de uma vala comum em Choeng Ek.
Ben Kierman (1980)


Enquanto luta para deixar seu passado para trás, o Camboja hoje sofre de um hiato de gerações particularmente doloroso: aqueles que sobreviveram ao regime do Khmer Vermelho, e seus filhos e netos, que sabem muito pouco a respeito.

"Não gosto disso, mas o que posso fazer?" disse Ty Leap, 52 anos, vendedor de macarrão e sucos de frutas. "É realmente inacreditável que aquelas coisas tenham acontecido".

Durante quase quatro anos, de 1975 a 1979, o Khmer Vermelho causou a morte de 1,7 milhão de pessoas por fome, excesso de trabalho e doenças, assim como pela tortura e execuções, enquanto se tentava construir uma cruel utopia rural.

Quase todos daqui com certa idade têm histórias para contar sobre terror, abuso, fome e perda de familiares. No entanto, essas histórias muitas vezes caem nos surdos ouvidos de uma geração que, ou não consegue conceber tal brutalidade, ou não parece disposta a aprender a respeito.

"Alguns idosos ficam tão irritados com seus filhos pela descrença que dizem, 'Gostaria que o Khmer Vermelho acontecesse novamente; assim você acreditaria'", disse Ty Leap.

Praticamente 70% da população cambojana têm menos de 30 anos, e quatro em cada cinco membros dessa jovem geração sabem pouco ou nada acerca dos anos do Khmer Vermelho, de acordo com uma pesquisa realizada no último outono pelo Centro de Direitos Humanos da Universidade da Califórnia, em Berkeley.

Um desconhecimento similar – entre velhos e jovens – também parece envolver os julgamentos de cinco figuras destacadas do Khmer Vermelho, iniciados no mês passado como parte de uma ação que pretende, em parte, começar um processo de cura e conclusão.

Partes das sessões de julgamento estão sendo transmitidas, e jornais estão divulgando notícias. Mas, mesmo nesta vila ao lado de um antigo campo de extermínio a 40 quilômetros da capital, Phnom Penh, muitas pessoas disseram não estar cientes do que estava acontecendo.

"Eu perco alguns programas, então não sei a respeito disso", disse Khieu Hong, 36 anos, que ouvia um pequeno rádio. "Se você quer saber sobre os julgamentos, é melhor perguntar à polícia ou aos velhos".

Hun Ret, 36 anos, negociador de gado, disse que apoiava fortemente um julgamento para punir os criminosos do Khmer Vermelho. Mas ficou surpreso quando ouviu que os julgamentos já haviam se iniciado.

Mais uma vez, o estudo de Berkeley pareceu confirmar a percepção de ampla ignorância. Ele descobriu que apenas 15% das pessoas pesquisadas disseram saber ao menos alguma coisa sobre os julgamentos, embora esse número provavelmente tenha aumentado desde o início das audiências. O estudo foi baseado em entrevistas com mil pessoas em setembro.

Além da questão da idade, a falta de conhecimento sobre o passado parece ser uma combinação de cultura e política com, talvez, a passividade de um povo demasiadamente exaurido pela história para confrontar seus traumas.

Os julgamentos estão sendo organizados sob pressões da ONU e de governos ocidentais, num país que talvez preferisse a abordagem de seu primeiro-ministro, Hun Sen, que certa vez propôs que o Camboja deveria "cavar um buraco e enterrar seu passado".

Hun Sen era um comandante de médio escalão no Khmer Vermelho, embora não haja evidências de que tenha cometido grandes crimes. Diversos membros importantes de seu partido – atualmente no poder – e do exército são também ex-membros do Khmer Vermelho.

Graças a essa contracorrente na história recente, o período do Khmer Vermelho não foi ensinado na escola, fazendo com que alguns professores sobreviventes se sentissem órfãos em relação aos estudantes.

Um livro didático que discute os anos do Khmer Vermelho foi preparado, mas chegará somente a uma parte dos estudantes do país.

"Eu falo com eles, mas eles nem sempre acreditam no que digo", disse Kann Sunthara, 57 anos, professora de química. "Meu pai, meu marido, irmãos, irmãs e muitos outros morreram. Algumas vezes, quando estou falando sobre eles, tenho que me virar para chorar".

Outro professor, Eam Mary, 41 anos, que foi severamente torturado enquanto garoto sob o Khmer Vermelho, disse só conseguir capturar a atenção da classe quando conta histórias estranhas, como a vez em que a fome o obrigou a comer filhotes de ratos, lagartos ou coisas piores.

A lacuna de gerações parece evidente aqui, no ex-campo de extermínio, onde dúzias de crânios e ossos foram preservadas num memorial improvisado – um das centenas por toda a cidade – como prova de que os massacres realmente aconteceram.

Algumas pessoas mais velhas dizem ainda escutar os lamentos de fantasmas errantes, cujos corpos não foram propriamente colocados para descanso.

"Eles choram, 'woooo, woooo!'" disse Khieu Hong, o homem do rádio. "Soa como alguém sendo torturado e gritando por socorro".

No entanto, as crianças que pastoreiam gado perto dali parecem surdas às lamúrias dos fantasmas.

Para algumas delas, os ossos são brinquedos. Algumas vezes, eles enfiam seus dedos nos olhos das caveiras, como bolas de boliche. Às vezes, eles as colocam em suas cabeças como assustadores bonés, contam as crianças. Ouras vezes, as chutam.

Entretanto, eles pareceram confusos quando foram questionados de quem eram aqueles crânios.

"São os crânios de fantasmas!", disse Prok Poeuv, 11 anos, de pé junto à construção que guarda os ossos. Mas ele disse não saber que fantasmas eram esses e nunca havia ouvido falar do Khmer Vermelho.

Chhun Sam Ath, 42 anos, habitante de uma cabana ao lado da coleção de caveiras, é uma das pessoas mais bem informadas da vila. Ela traz um folheto sobre os julgamentos.

Ath disse que algumas pessoas daqui, bem no fundo de suas almas, podem saber mais sobre o passado do que parece.

"Acho que alguns dos meus filhos são reencarnações das vítimas do campo de extermínio", disse ela. "Quando as pessoas vêm e deixam oferendas para as caveiras, minha filha sempre corre para pegar a comida, como se eles estivessem trazendo tudo para ela".

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
=>Uma vez, tentaram implantar o socialismo na Rússia. 25 Milhões morreram de fome (quando o governo não sabia gerenciar a economia), outro tanto morreu em prisões políticas ou pela incapacidade do governo.
=>Uma vez, tentaram implantar o socialismo na China. 100 Milhões morreram de fome (quando o governo não sabia gerenciar a economia), outro tanto morreu em prisões políticas ou pela incapacidade do governo.
=>Uma vez, tentaram implantar o socialismo no Camboja. 2,5 Milhões morreram de fome (quando o governo não sabia gerenciar a economia), outro tanto morreu em prisões políticas ou pela incapacidade do governo.
E o Khmer Vermelho foi responsável por este último, que embora tenha vitimado "só" 2,5 milhões de pessoas, num país que antes tinha entre 8 e 10 milhões de habitantes, foi um record que deixaria socialistas do mundo todo (Stálin e Mao Tsé) impressionados.

Criei este tópico porque muita gente não conhece muito bem fatos sobre as tentativas de colocar o socialismo em prática. Todos sabem da URSS e da China, mas existem outros, infelizmente MUITOS outros casos mundo afora. Assim que tiver menos preguiça (estou em casa, doente) procuro reportagens sobre os regimes socialistas na África (lembra aquele amigo que diz que a Africa é aquele atraso por causa do capitalismo opressor? Pois é...).
 

X_1010_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
860
Reações
4.572
Pontos
674
"Acho que alguns dos meus filhos são reencarnações das vítimas do campo de extermínio", disse ela. "Quando as pessoas vêm e deixam oferendas para as caveiras, minha filha sempre corre para pegar a comida, como se eles estivessem trazendo tudo para ela".

O nome disso é lombriga, mulher.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.869
Pontos
553
Achei que haveria mais interesse no assunto.

Primeiro, pelas pessoas que queriam conhecer outros exemplos de socialismo implantado na prática (gerando os mesmos resultados sempre) fora China e URSS.

Segundo, pelas pessoas que iam negar, dizer que não foram 2,5 milhões de mortes, mas "apenas" 850 mil (estimativa da Folha) ou que eles deturparam Marx.

Bom, ao menos fica o tópico caso alguém tenha interesse em aprender mais sobre como o socialismo sempre funciona na prática.
 

100 FISTS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.912
Reações
53.582
Pontos
703
Esse Khmer vermelho aí é uma benção para a ásia.

Os "intelectuais vermelhos aqui da outerspace" teriam dito que "são do levante, estão com Pol Pot".
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Dizem que a falta de uma guerra fria fazem com que com o tempo a geração seguinte desconheça os efeitos do socialismo, vide que a geração atual é pro socialismo.
 


Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Não cara, socialismo é amor. É bonitinho.

Sent from mTalk
 

100 FISTS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.912
Reações
53.582
Pontos
703
Não cara, socialismo é amor. É bonitinho.

Sent from mTalk


Desta vez vai dar certo, pode confiar nos "intelectuais" ( SIC ) . As outras vezes eram de brincadeirinha, não sabiam como os livros de Marx são bons , acabaram não entendendo a mensagem do profeta barbudo que não curtia muito o trabalho nem a honestidade, mas isso é só um detalhe .
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.527
Pontos
1.244
Desta vez vai dar certo, pode confiar nos "intelectuais" ( SIC ) . As outras vezes eram de brincadeirinha, não sabiam como os livros de Marx são bons , acabaram não entendendo a mensagem do profeta barbudo que não curtia muito o trabalho nem a honestidade, mas isso é só um detalhe .
Marx não curtia nem a família, pelo que andei vendo.

E o que os noia da faculdade e os tais intelectuais apoiam é tudo menos Socialismo. Não abririam mão de tudo que tem pra passar que seja um dia em algum lugar realmente "socialista".
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.869
Pontos
553
Desta vez vai dar certo, pode confiar nos "intelectuais" ( SIC ) . As outras vezes eram de brincadeirinha, não sabiam como os livros de Marx são bons , acabaram não entendendo a mensagem do profeta barbudo que não curtia muito o trabalho nem a honestidade, mas isso é só um detalhe .
Cara, vc está sendo irônico, isso não é certo.
Houve episódios lamentáveis na implantação do socialismo?
Houve.
Houve excessos? Inocentes presos, erros econômicos, perseguição?
Houve.
Mas vc ironizando tira todo o valor daqueles que deram suas vidas pelo ideal de um mundo justo, igualitário, mais humano!
Me sinto tão mal com sua ironia que, ao invés de tentar me mudar pra um país ainda socialista, como Cuba e Coréia do Norte (ou até na gloriosa pré-socializacao da Venezuela) vou lutar para implantarem no Brasil o socialismo. Porque aí, burgueses opressores como vc, vão pras gulags. Mas só o que são maus, porque socialismo é amor e só pregamos a violência contra pessoas más.
 

Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.912
Reações
53.729
Pontos
1.284
Esse Khmer vermelho aí é uma benção para a ásia.

Os "intelectuais vermelhos aqui da outerspace" teriam dito que "são do levante, estão com Pol Pot".
Saiba voce que Pol Pot foi uma grande democrata e não vou permitir que fique falando essas bostas aqui no tópico.

Na proxima eu te reporto. Estou avisando. Tenho culhão pra isso.

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.869
Pontos
553
Marx não curtia nem a família, pelo que andei vendo.
Marx era um crápula de marca maior.
Mas seus seguidores dizem que não importa quem ele era, o que importa é uma pessoa que nunca trabalhou ter escrito um texto imenso sobre como fazer quem trabalha não sustentar parasitas.

E o que os noia da faculdade e os tais intelectuais apoiam é tudo menos Socialismo. Não abririam mão de tudo que tem pra passar que seja um dia em algum lugar realmente "socialista".
Pior que alguns até vão à Cuba, Venezuela e, nem duvido, Coréia do Norte, mas fazem o caminho turístico que mostra como o socialismo da certo, cheio de guardas ao redor para nao verem nem fotografarem coisas que não devem ser vistas.

Aí eles voltam com a justa e sabia impressão que realmente o Socialismo é uma vitória para o povo é deveria ser expandido para todo o mundo.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.869
Pontos
553
Saiba voce que Pol Pot foi uma grande democrata e não vou permitir que fique falando essas bostas aqui no tópico.

Na proxima eu te reporto. Estou avisando. Tenho culhão pra isso.

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
Concordo totalmente, Edi.

Essas mortes lançadas contra ele são, na verdade, culpa do embargo das nações capitalistas opressoras, que não hesitariam em matar 850 mil pessoas de fome e falta de remédios para depois usar o pobre Camboja como espantalha (Olha como foinso virar comunistas e milhões morreram), é incrível como tem gente que não enxerga isso.

ESI
 

100 FISTS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.912
Reações
53.582
Pontos
703
Saiba voce que Pol Pot foi uma grande democrata e não vou permitir que fique falando essas bostas aqui no tópico.

Na proxima eu te reporto. Estou avisando. Tenho culhão pra isso.

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!

Claro que foi !! E o camboja do Khmer vermelho foi uma benção para a ásia !

A culpa da crise do camboja foi do jaspion.


Eu também vou reportar quem falar que Pol Pot não era humano, vou reportar por perseguição ideológica. Vou reportar hein ? Já estou reportando ! !
Olha que eu reporto ! Eu reporto ! Eu reporto pra valer !
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.205
Reações
104.275
Pontos
1.299
Óbvio que isso passa despercebido ou é ignorado pelos "socialistas" de faculdade, ao naipe dos caras :facepalm
njykOdD.gif
njykOdD.gif

njykOdD.gif
njykOdD.gif
 

Aulendil

Gato do Mato
VIP
Mensagens
1.829
Reações
11.238
Pontos
909
Como diz o velho adágio do filósofo Jorge Santanaya: "aqueles que se esquecem do seu passado estão condenados a repeti-lo”.
 

100 FISTS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.912
Reações
53.582
Pontos
703
Como diz o velho adágio do filósofo Jorge Santanaya: "aqueles que se esquecem do seu passado estão condenados a repeti-lo”.

Provérbio Chinês:

O burro nunca aprende, o inteligente aprende com sua própria experiência e o sábio aprende com a experiência dos outros.


20100420%20-%20caveiras.jpg
 

Jäger_BR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.048
Reações
38.544
Pontos
1.094
O Khmer vermelho foi sanguinário ao máximo! Uma desgraça que abalou o sul da Ásia, assim como alguns governos vizinhos
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
Só porque deu errado uma, duas, três, quatro ou um pouco mais não quer dizer que dará errado para sempre. Tem que ter fé.
 

100 FISTS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.912
Reações
53.582
Pontos
703
O Khmer vermelho foi sanguinário ao máximo! Uma desgraça que abalou o sul da Ásia, assim como alguns governos vizinhos


Isso só por que você leu os livros de história fabricados pela Vejinha. se lesse os livros de história que contaram a verdade verdadeira, como os produzidos pelo PC do B,m saberia que foi muito bom, foi bom demais, todo mundo tinha iphones, isso nos anos 60, e nas fábricas não tinha burgues opressor, todo mundo descansava ouvindo musica feliz da vida.
 

jose luis

Bam-bam-bam
Mensagens
2.917
Reações
13.302
Pontos
293
Se tem bitolado que se nega a enxergar a realidade que o país passa hoje, nas mãos de uma quadrilha que flerta com o socialismo, imagina esperar deles que pensem sobre algo que aconteceu a mais de 20 anos. Ainda mais que o Camboja é o resultado do tal socialismo que tanto almejam.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Nem sou tão jovem assim.. e não conhecia isso até então, inclusive indaguei o Goris em outro tópico.

Excelente tópico, de valor histórico e informativo:kkong
 

jose luis

Bam-bam-bam
Mensagens
2.917
Reações
13.302
Pontos
293
Provérbio Chinês:

O burro nunca aprende, o inteligente aprende com sua própria experiência e o sábio aprende com a experiência dos outros.


20100420%20-%20caveiras.jpg
E fico cá a lembrar que tem gente que defende o modelo chavista aqui do nosso lado, agora nas mãos do Maduro. O cara simplesmente destruiu o país, expulsando o capital externo e perseguindo o empresariado, aparelhou o exército e a alta corte do país. Ai olho pra cá e vejo isto acontecendo, e vejo bitolado incentivando, mesmo na atual situação. Dá medo.
 

adnix

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.448
Reações
2.098
Pontos
969
Eu estava faz mes no Camboja e fui no campo de extermínio... É foda... Ainda se anda em cima dos ossos dos mortos que continuam aparecendo no terreno...

Oq mais aprendi lá foi que as pessoas eram mortas pq pensavam diferente. Foi criado um inimigo. Até mesmo usar óculos já era motivo para ser executado.
Seguir cegamente um líder ou uma ideologia é m**** na certa, não importa se é socialismo ou oq for...

Tanto que o Camboja continua sendo um país comunista. É pobre e não sei qual o nível de liberdade das pessoas em relação a política. Mas a economia deles é aberta oq fez o país começar a crescer.
Agora estou no Vietnã, que também é comunista. Comunista apenas no sistema político. A economia é capitalista. O que vejo é um país parecido com o Brasil. Com muita pobreza e desigualdade. Mas um país q está prosperando economicamente. Aqui é bem legal para o turismo. E não tem nada de lugar q não pode ir ou pessoa com quem não pode falar.
Semana que vem estarei na China. Outro país comunista e de economia capitalista.
Da primeira vez que fui lembro da desigualdade. Tem uma classe média alta emergente mas ao mesmo tempo muita gente muito pobre.

Fica aqui este vídeo q foi uma das coisas que mais me marcou no campo de extermínio do Camboja. As pessoas eram mortas ouvindo essa música. Ela era tocada alta para quem passasse próximo ao campo não ouvisse os gritos.

 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Eu estava faz mes no Camboja e fui no campo de extermínio... É foda... Ainda se anda em cima dos ossos dos mortos que continuam aparecendo no terreno...

Oq mais aprendi lá foi que as pessoas eram mortas pq pensavam diferente. Foi criado um inimigo. Até mesmo usar óculos já era motivo para ser executado.
Seguir cegamente um líder ou uma ideologia é m**** na certa, não importa se é socialismo ou oq for...

Tanto que o Camboja continua sendo um país comunista. É pobre e não sei qual o nível de liberdade das pessoas em relação a política. Mas a economia deles é aberta oq fez o país começar a crescer.
Agora estou no Vietnã, que também é comunista. Comunista apenas no sistema político. A economia é capitalista. O que vejo é um país parecido com o Brasil. Com muita pobreza e desigualdade. Mas um país q está prosperando economicamente. Aqui é bem legal para o turismo. E não tem nada de lugar q não pode ir ou pessoa com quem não pode falar.
Semana que vem estarei na China. Outro país comunista e de economia capitalista.
Da primeira vez que fui lembro da desigualdade. Tem uma classe média alta emergente mas ao mesmo tempo muita gente muito pobre.

Fica aqui este vídeo q foi uma das coisas que mais me marcou no campo de extermínio do Camboja. As pessoas eram mortas ouvindo essa música. Ela era tocada alta para quem passasse próximo ao campo não ouvisse os gritos.



Vietnam e China são mais faceis de fazer negocios que o Brasil, e parece que o Vietnam no geral é mais liberal.

Pelo que parece, o Partido Comunista Chinês não é tão "Mao foi bom" assim não, tanto que o Deng Xiaoping seria um opositor de Mao, e o partido fica na posição neutra em relação ao que Mao fez.
 

Mestre Chinelada

Usuário exemplar
VIP
Mensagens
19.071
Reações
47.204
Pontos
1.169
O Khmer Vermelho é um ótimo exemplo da esquizofrenia comunista, chegou a um ponto que eles mesmos começaram a se matar na menor desconfiança de traição ou discordância de ideias ou opiniões. Matar 25% da população inteira do país não foi o suficiente, quando já não tinha mais quem matar, eles mesmos começaram a se matar, não é a toa que o sistema implodiu.
 

Adrian Leverkühn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.952
Reações
3.102
Pontos
303
Parece que é normal na Asia "esquecer" o passado ruim. Ouvi dizer que na China a maioria dos jovens nunca ouviu falar sobre o que aconteceu na praça da paz celestial.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.869
Pontos
553
Vai estudar história !!! - Lispector, Comuna.
O problema é que:
1-Humanistas querem que VOCÊ estude história, mas eles mesmo não estudam.
2-A "História" humanista é escrita por humanistas que não leram história e para outros humanistas que também não leram história.

Sério, comecei a escrever de cabeça o que lembrava do Khmer Vermelho no outro tópico do Land Stalker e as partes que primeiro me vieram à cabeça eram os templos com milhares de cabeças, eles terem matado quase 1 em 4 pessoas e a parte de que "se alguém usasse óculos, era sinal de ser burguês opressor contra-revolucionário e merecia morrer". Tipo, o mesmo cara que hoje, no Brasil, olha pra gente de cima pra baixo e diz "Você quer a morte desse adolescente pobre, que sequestrou, torturou, matou e estuprou? Seu racionário maldido!" se estivesse lá, acharia totalmente certo matar um cara que... usava óculos!

Mas, acabei saindo do ponto.

O que eu ia dizer é que, escrevendo sobre o Khmer vermelho antes de fazer este tópico, fui conferir na webs para não falar uma coisa e passar vergonha com gente me corrigindo (já passei por isso aqui) e caí em dois sites do governo. Um deles NÃO FALAVA das mortes do regime comunista, a matéria até era boa, mas pra quê contar que mataram 1/4 das pessoas do país, né? E o outro site colocava em tons pastéis as coisas. Ele dizia tudo, mas sabe quando vc fala de algo que aconteceu em 1214, na Renânia do Sul? Tipo, nada tem importância. Não é como se fosse algo acontecido menos de 50 anos atrás. Não dá pra explicar e não lembro o site que foi, mas era como se alguém dissesse que Hitler matou 6 milhões de judeus assim, falando por algo...

E essas são as fontes passadas para nossas crianças e para os humanistas.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.869
Pontos
553
Parece que é normal na Asia "esquecer" o passado ruim. Ouvi dizer que na China a maioria dos jovens nunca ouviu falar sobre o que aconteceu na praça da paz celestial.
Infelizmente a construção da sociedade na Asia é bem diferente da nossa.
De certa forma, a cultura grega (que apreciava o conhecimento) passou parte desse gosto aos romanos, que passaram para nós. Então, mesmo com pessoas tentando esconder a verdade, sempre algo sobrevivia.
A cultura asiátia meio que segue a cultura chinesa (que aprecia odenação, rigidez, obediência) e se o governo quer, pode esconder algo. Do mesmo modo como o Japão até hoje nega o Estupro de Nanquim (teve tópico aqui sobre o assunto, mas não achei na busca) esses países com forte controle estatal podem negar verdades. Mas elas nunca desaparecem.

O foda é, no Brasil, vc ver gente achando que o socialismo é uma boa opção sem saber sequer da grande fome da URSS (quando Stálin matou MILHOES de fome), ou da grande fome chinesa e talz... Achando que aqui seria diferente.
 

Kamilion

Bam-bam-bam
Mensagens
1.514
Reações
2.048
Pontos
303
Esse Khmer vermelho aí é uma benção para a ásia.

Os "intelectuais vermelhos aqui da outerspace" teriam dito que "são do levante, estão com Pol Pot".
Não da ideia... Imagina se eles fazem, não ligam para repressão humana na sociedade moderna imagina quem leva a sério as propaganda deles sem nem saber onde a ásia fica. E como o autor do tópico falou isso aconteceu em várias partes do mundo por isso é plot comum em jogos e filmes que os vermelhos conquistem o mundo e tem uma resistência menor ou coisa do tipo tentando parar o controle marxista pelo mundo, serious business.
 

adnix

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.448
Reações
2.098
Pontos
969
Pelo menos no Camboja não tem essa de esconder nada do Khamer rouge.

Até a prisão e câmaras de torturas são um museu muito visitado.
Eles enfatizam muito de como foi cruel, q matou um quarto da população e os principais líderes estão presos e sobre processo ainda.
 
Topo Fundo