O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico de cRPGs/WRPGs

Qual o melhor cRPG da década passada?

  • Underrail

    Votes: 0 0,0%
  • Kingdom Come Deliverance

    Votes: 0 0,0%
  • Legend of Grimrock

    Votes: 0 0,0%
  • Wasteland 2

    Votes: 0 0,0%
  • Banner Saga

    Votes: 0 0,0%
  • Atom RPG

    Votes: 0 0,0%
  • Expeditions Viking

    Votes: 0 0,0%
  • Dragon Age 2

    Votes: 0 0,0%

  • Total voters
    103

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Samba é bem hardcore nesse sentido. Eu não tenho essa predisposição para jogar algo tem uma apresentação tão simplista assim. Pode até ter bom conteúdo, mas como o resto dos elementos que compõem qualquer jogo precisa ter um mínimo.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.205
Pontos
774
Eu já acho esse jogo artisticamente muito competente, e essas miniaturas(que são desse jeito para lembrarem peças em um jogo de tabuleiro) dão um certo diferencial e o tornam bem único na minha opinião.

Se fosse um jogo do Jeff Vogel eu até entenderia a crítica, mas esse aí é meio injustificado. Graficamente sou mil vezes mais esse jogo do que, por exemplo, Wasteland 2.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Achei W2 muito feio. Entre um 2D bem detalhado e um 3D "meia boca" irei sempre escolher o primeiro sem pensar duas vezes.
Mas não adianta vc fazer um 2D bem desenhado e colocar nos combates um monte de busto dando cabeçada um no outro... isso é muito anti clima... a não ser que lancem um mod para vc jogar com o Zidane, ai eu compro.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Achei W2 muito feio. Entre um 2D bem detalhado e um 3D "meia boca" irei sempre escolher o primeiro sem pensar duas vezes.

Sou mais da opinião do Jugula nessa. Eu achei os gráficos de Wasteland 2 nada bons, mas entram dentro daquele mínimo. Esse daí já fica muito forçado e olha que estou longe de ser graphic wh*re. Adoro Y's e jogos 2D mais antigos.
 
Ultima Edição:


Marbow

Bam-bam-bam
Mensagens
5.559
Reações
6.740
Pontos
344
Se refere a arte? Porque embora os modelos sejam simplistas, ela é bem detalhada(mostra danos a armadura, escudo, capacete etc..., diversas lesões, condição física e muitas outras coisas.) e as animações são muito bem feitas e passam uma brutalidade incrível. A decisão de tirar as pernas dos modelos foi devido a corte de gastos, porém compensaram isso com detalhamento facial e das armaduras. Você não precisa nem olhar o HP do seu personagem pra saber se ele está machucado e o quão grave é pois é possível perceber visualmente.

209412_caravanhand.jpg


Por exemplo, nessa imagem acima dá pra ver que o cara com escudo azul no morrinho perdeu o nariz, ou seja, sofreu uma lesão permanente que afeta os pontos de fadiga. O nível de detalhe nesse ponto é realmente incrível e é perfeitamente integrado com os stats do jogo.

O maior problema é justamente o "realismo" dos personagens junto a essas formas de peça. Ficou muito estranho.

Se tivesse um visual mais cartoon já ajudaria um pouco a quebrar essa estranheza
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Parece que T:Ton não foi muito bem recebido. Avaliações neutras na Steam e recentemente essa patada aqui:
http://www.rpgcodex.net/content.php?id=10572

Eu joguei um pouco o beta e pra ser sincero fiquei meio dividido. Sentí que tinha muito texto desnecessário e uso exagerado de escrita "coloquial", sem se preocupar muito com a qualidade do que era escrito em sí. Continuei meio otimista mas um pouco receoso de meterem texto só pra aumentar a contagem de palavras e usarem isso pra tentar vender o jogo, e parece que a principal crítica é justamente essa. Acho que vou continuar no meu BB mesmo por enquanto e talvez o pegue em alguma sale.

Achei dramática e exagerada a avaliação do RPG Codex, o jogo tá bom e dentro do esperado, o combate podia ser melhor, mas tá longe de estragar a experiência.

Impressão que dá é que o avaliador quer chamar a atenção.

E a montoeira de textos, faz parte, Planescape também era assim, quem não gosta, não vai gostar agora.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.205
Pontos
774
Achei dramática e exagerada a avaliação do RPG Codex, o jogo tá bom e dentro do esperado, o combate podia ser melhor, mas tá longe de estragar a experiência.

Impressão que dá é que o avaliador quer chamar a atenção.

E a montoeira de textos, faz parte, Planescape também era assim, quem não gosta, não vai gostar agora.

O problema é que muito do texto é encheção de linguiça e irrelevante ao enredo. Já tive essa impressão jogando o Beta.

O pessoal no RPGCodex costuma ser meio exigente quando o assunto é RPGs porém dessa vez não é só eles. Como disse, mesmo na Steam o jogo vem recebendo muitas avaliações negativas.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
O problema é que muito do texto é encheção de linguiça e irrelevante ao enredo. Já tive essa impressão jogando o Beta.

O pessoal no RPGCodex costuma ser meio exigente quando o assunto é RPGs porém dessa vez não é só eles. Como disse, mesmo na Steam o jogo vem recebendo muitas avaliações negativas.

Steam não acompanho, gog tão boas as avaliações.

Pela crítica, está sendo bem avaliado, e tem diferença entre ser exigente ou simplesmente chato (Planescape também tinha muito diálogo sem relação direta com o enredo, mas que ajudavam na ambientação e eram interessantes por si só).
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Battle-Brothers-Early-Mockup.jpg

Nessa arte ficaria foda... talvez melhorasse usando cores mais sóbrias, mas ficaria infinito melhor.

Ok... eles são limitados em força de trabalho, então que usassem um pixel arte retro mais simplório. Infelizmente, mesmo entendendo o problema dos caras, o resultado não me desceu.

Mas eu estava ansioso pelo jogo... ele até estava na minha wishlist do Steam. Tomara que venda bem e juntem grana/moral para fazerem um Battle Brothers 2 do jeito que o 1 deveria ter sido.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Battle-Brothers-Early-Mockup.jpg

Nessa arte ficaria foda... talvez melhorasse usando cores mais sóbrias, mas ficaria infinito melhor.

Ok... eles são limitados em força de trabalho, então que usassem um pixel arte retro mais simplório. Infelizmente, mesmo entendendo o problema dos caras, o resultado não me desceu.

Mas eu estava ansioso pelo jogo... ele até estava na minha wishlist do Steam. Tomara que venda bem e juntem grana/moral para fazerem um Battle Brothers 2 do jeito que o 1 deveria ter sido.

Seria excelente nesse formato!:rox
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.205
Pontos
774
Passando só pra avisar que Battle Brothers foi lançado.

É esse final de semana que me isolo da civilização.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.205
Pontos
774
Fun fact sobre BB: Josh Sawyer está viciado no jogo. Deve fazer uns 2 meses que ele posta com frequência no twitter sobre suas aventuras.




BB Obsidian Edition vindo aí(ou PoE com sistema de combate de BB... o que melhoraria o jogo exponencialmente, diga-se de passagem) :kfeliz
 
Ultima Edição:

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.205
Pontos
774
Novo vídeo de Expeditions:Viking. Demonstração de um cenário de combate no late game



E pra quem curte blobbers(dungeon crawlers em primeira pessoa com movimento em grid), foi anunciado pra maio o lançamento de starcrawlers, um blobber com temática sci-fi que já estava há algum tempo em EA.

 
Ultima Edição:

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Novo vídeo de Expeditions:Viking. Demonstração de um cenário de combate no late game



E pra quem curte blobbers(dungeon crawlers em primeira pessoa com movimento em grid), foi anunciado pra maio o lançamento de starcrawlers, um blobber com temática sci-fi que já estava há algum tempo em EA.


Day 1!

Esse jogo tem potencial pra ser o jogo mais foda do ano... até mais que Original Sin 2. Desde Darklands (que era bem meh) eu to esperando um RPG realista e foda... acho que esse Expeditions consegue isso.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.205
Pontos
774
Day 1!

Esse jogo tem potencial pra ser o jogo mais foda do ano... até mais que Original Sin 2. Desde Darklands (que era bem meh) eu to esperando um RPG realista e foda... acho que esse Expeditions consegue isso.

Realista igual Darklands acho difícil. O próprio lead designer(Arnold Hendrick) é historiador e manja demais do período em que o jogo se passa(Alemanha do século 15). E pelos vídeos de combate dá pra ver que tomaram algumas liberdades "criativas". Porém pelo jogo anterior da série, certamente será pautado na realidade histórica.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Realista igual Darklands acho difícil. O próprio lead designer(Arnold Hendrick) é historiador e manja demais do período em que o jogo se passa(Alemanha do século 15). E pelos vídeos de combate dá pra ver que tomaram algumas liberdades "criativas". Porém pelo jogo anterior da série, certamente será pautado na realidade histórica.
Mesmo que tome algumas liberdades (já vi ai essas granadas e bombas de fumaça) pelo menos é tudo pé no chão e são coisas que poderiam ser feitas (mesmo que não com o mesmo efeito do jogo)... pelo menos nesse vídeo a imersão foi mantida.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.205
Pontos
774
Mesmo que tome algumas liberdades (já vi ai essas granadas e bombas de fumaça) pelo menos é tudo pé no chão e são coisas que poderiam ser feitas (mesmo que não com o mesmo efeito do jogo)... pelo menos nesse vídeo a imersão foi mantida.

Sim, também não me importo com essas liberdades, contanto que mantenham o pé no chão. Até Darklands era assim(tinha magia, bruxas, demônios etc...), com a parte de fantasia brilhantemente integrada ao período histórico(até as bruxarias no jogo eram baseadas em fontes históricas da época).
 
Ultima Edição:

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Poxa curti esse Expedition Vikings! Ficarei de olho. Estranho ainda estar sem preço no steam.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.205
Pontos
774
Dificilmente a arte(que eu achei boa) vai influenciar muito na escolha da maioria que procura um jogo com essa proposta(RPG tático realista e com profundidade tática). Pelos reviews tanto em sites quanto no steam(93% positivas de 2300 análises) chuto que esteja se saindo bem do ponto de vista financeiro para um título indie.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Dificilmente a arte(que eu achei boa) vai influenciar muito na escolha da maioria que procura um jogo com essa proposta(RPG tático realista e com profundidade tática). Pelos reviews tanto em sites quanto no steam(93% positivas de 2300 análises) chuto que esteja se saindo bem do ponto de vista financeiro para um título indie.
Quando falo só posso falar por mim.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.205
Pontos
774
Você tem direito a sua opinião, e imagino que muita gente se sinta da mesma maneira. Porém, o público alvo do jogo certamente está aprovando.

Quanto a arte, eu pessoalmente prefiro desse jeito que está agora do que o estilo cartunesco das versões pré-alpha lá em cima, mesmo que com braços e pernas. Combina muito mais com a atmosfera violenta e cruel do jogo.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Público alvo não é quem gosta de RPG com combates táticos e temática nerdieval?

Então...
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.205
Pontos
774
Óbviamente me refiro ao público alvo de uma maneira geral. Sempre vão existir alguns com opinião contrária dentro desse público... isso em qualquer gênero (você mesmo tá aí pra provar isso). Agora, convenhamos - quem gosta desse tipo de jogo geralmente tá cagando e andando pra gráficos. A quantidade de gente jogando até hoje o primeiro Xcom e JA modados não me deixa mentir. O próprio Darklands que você mencionou alí em cima é considerado até hoje o melhor RPG medieval sandbox de todos os tempos por muitos.

Dito isso, ainda acho que a parte visual desse jogo é bem competente. A arte é bem detalhada e as animações, embora minimalistas, conseguem portar muito bem todas as ações. Quando você decepa a cabeça de um inimigo com um machado há um impacto no golpe, há um sentimento de satisfação e de violência. Mesma coisa um guerreiro Orc detonando teu mercenário todo bonitinho em full plate - a moral do próprio jogador é afetada. Ponto pra trilha sonora que também ajuda muito bem a transmitir essa atmosfera.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Como eu disse, quando falo alguma coisa eu falo por mim. Mas vamos combinar, vc tb deveria falar só por vc mesmo... a aceitação geral do jogo não é o foco da discussão... se fosse ai começaríamos a comparar ele com Horizon e o desqualificar por não ter o mesmo sucesso. Mas como discutir sucesso é algo irrelevante, especialmente pra jogos de nicho, então insisto para nos focarmos em falarmos por nós mesmos. Fechou?
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.205
Pontos
774
Não tem o mesmo sucesso comercial porque um é um AAA casual e o outro é um título indie de um gênero(RPGs hardcore) que nunca vendeu bem nem em sua época de ouro(anos 80 e 90). Por isso deixei bem claro se tratar de público alvo, e dentro desse público o jogo está tendo sucesso sim.

Mas tudo bem. A minha opinião já expressei diversas vezes aqui, mesmo nos posts em que trouxe a questão da aprovação do público a discussão.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Não tem o mesmo sucesso comercial porque um é um AAA casual e o outro é um título indie de um gênero(RPGs hardcore) que nunca vendeu bem nem em sua época de ouro(anos 80 e 90). Por isso deixei bem claro se tratar de público alvo, e dentro desse público o jogo está tendo sucesso sim.

Mas tudo bem. A minha opinião já expressei diversas vezes aqui, mesmo nos posts em que trouxe a questão da aprovação do público a discussão.

Acho que o Jugula tem razão o fato dele ser indie e o Horizon AAA não invalidaria uma discussão de vendagens porque existem jogos AAA com vendas de indie e jogos Indie com vendas de AAA. Portanto, o impasse permaneceria. O jogo deve ter seus méritos, mas não consigo deixar de crer que poderia vender mais caso tivesse sido mais ousado na proposta visual.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.205
Pontos
774
Acho que o Jugula tem razão o fato dele ser indie e o Horizon AAA não invalidaria uma discussão de vendagens porque existem jogos AAA com vendas de indie e jogos Indie com vendas de AAA. Portanto, o impasse permaneceria. O jogo deve ter seus méritos, mas não consigo deixar de crer que poderia vender mais caso tivesse sido mais ousado na proposta visual.

Cite quantos RPGs hardcore venderam bem na história do gênero. Dá pra contar nos dedos de uma mão o número. BG e W3 venderam relativamente bem por motivos parecidos - promessa de "ressureição" do gênero em épocas em que o mesmo vinha em declínio. Houve um marketing pesado em ambos(no caso de BG além da ressureição o ponto de venda era o sistema de combate em tempo real com pausa, que vinha pegando onda nos jogos de estratégia em tempo real como C&C e Warcraft, extremamente populares na época.) Legend of Grimrock 1 teve um efeito parecido - ressureição de um subgênero que morreu no final da década de 80. O 2 vendeu bem menos que o primeiro apesar de melhor simplesmente porque o pessoal que foi no hype train do primeiro e não conhecia o gênero percebeu que não gosta do mesmo.

Fallout 1 e 2 venderam pouco. Planescaspe: Torment menos ainda. Darklands quase levou a microprose a falência. Bloodlines mesma coisa com a Troika. Blobbers famosos como Wizardry e M&M mesmo na década de 80 nunca venderam mais que jogos de outros gêneros mais populares(Wizardry 8 foi um put* de um jogo, talvez o melhor dungeon crawler já feito, mas vendeu mal e obrigou a Sir-tech a fechar as portas de vez). Enfim, como disse, RPGs hardcore sempre foram um mercado de nicho(talvez o mais fechado deles), e nunca venderam bem mesmo na época em que "grandes" empresas como Microprose e Sirtech os lançava, portanto não concordo com a analogia alí em cima, usando um AAA casual como parâmetro. É como comparar Darklands com Diablo - uma comparação completamente sem cabimento.

Agora, uma coisa eu concordo com o Jugulador - discutir sucesso comercial de um jogo é um negócio meio irrelevante. Número de vendas nunca foi e nunca será indicativo de qualidade e não dita gosto pessoal.

E quanto a vender mais com uma arte melhor - Talvez acontecesse, mas duvido que seria muita coisa. Se procurar reclamações a respeito do jogo vai ver que a maioria é em relação a dificuldade. É um jogo extremamente hardcore, com um nível de dificuldade bem alto, e querendo ou não jogos assim não vendem. Lembro de ler uma vez um post do desenvolvedor de Age of Decadence em que ele fala exatamente a respeito disso - quem tá querendo entrar pra indústria de jogos e ficar rico, pode descartar RPGs hardcore.
 
Ultima Edição:

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Cite quantos RPGs hardcore venderam bem na história do gênero. Dá pra contar nos dedos de uma mão o número. BG e W3 venderam relativamente bem por motivos parecidos - promessa de "ressureição" do gênero em épocas em que o mesmo vinha em declínio. Houve um marketing pesado em ambos(no caso de BG além da ressureição o ponto de venda era o sistema de combate em tempo real com pausa, que vinha pegando onda nos jogos de estratégia em tempo real como C&C e Warcraft, extremamente populares na época.) Legend of Grimrock 1 teve um efeito parecido - ressureição de um subgênero que morreu no final da década de 80. O 2 vendeu bem menos que o primeiro apesar de melhor simplesmente porque o pessoal que foi no hype train do primeiro e não conhecia o gênero percebeu que não gosta do mesmo.

Fallout 1 e 2 venderam pouco. Planescaspe: Torment menos ainda. Darklands quase levou a microprose a falência. Bloodlines mesma coisa com a Troika. Blobbers famosos como Wizardry e M&M mesmo na década de 80 nunca venderam mais que jogos de outros gêneros mais populares(Wizardry 8 foi um put* de um jogo, talvez o melhor dungeon crawler já feito, mas vendeu mal e obrigou a Sir-tech a fechar as portas de vez). Enfim, como disse, RPGs hardcore sempre foram um mercado de nicho(talvez o mais fechado deles), e nunca venderam bem mesmo na época em que "grandes" empresas como Microprose e Sirtech os lançava, portanto não concordo com a analogia alí em cima, usando um AAA casual como parâmetro. É como comparar Darklands com Diablo - uma comparação completamente sem cabimento.

Agora, uma coisa eu concordo com o Jugulador - discutir sucesso comercial de um jogo é um negócio meio irrelevante. Número de vendas nunca foi e nunca será indicativo de qualidade e não dita gosto pessoal.

E quanto a vender mais com uma arte melhor - Talvez acontecesse, mas duvido que seria muita coisa. Se procurar reclamações a respeito do jogo vai ver que a maioria é em relação a dificuldade. É um jogo extremamente hardcore, com um nível de dificuldade bem alto, e querendo ou não jogos assim não vendem. Lembro de ler uma vez um post do desenvolvedor de Age of Decadence em que ele fala exatamente a respeito disso - quem tá querendo entrar pra indústria de jogos e ficar rico, pode descartar RPGs hardcore.

A comparação não precisa se restringir a RPG's pode ser estendida a qualquer subgênero. O quanto venderia a mais é sempre algo relativo, pois seria uma informação de domínio da desenvolvedora e eles nunca admitiriam caso a diferença fosse expressiva. Seria uma confissão de culpa.

Eu adoro Might and Magic Heroes, talvez o único SRPG ocidental. Ele não tem vendagens expressivas, mas tem um público fiel e um estilo gráfico que não enche os olhos e costuma ser bugado e pesado. Nem por isso vemos os caras usando esse tipo de opção gráfica do Band of Brothers.

A questão que abordei aqui é o ponto trazido pelo Jugulador em comparar AAA e indie. Eles podem ser comparados sim pelo parâmetro colocado por ele, pois a premissa básica é a de serem jogos. Década de 80 e 90 é algo muito distante, com muito pouca fonte confiável não acho prudente trazer tais informações como reforço de argumento. A época de ouro dos Indies é agora, alguns bem porquinhos fazendo muito dinheiro então compará-los com super produções é mais do que oportuno, pois nunca tiveram tanta aceitação, ferramentas e até recursos para conseguirem derrubar os maiores.
 
Topo Fundo