O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico de cRPGs/WRPGs

Qual o melhor cRPG da década passada?

  • Underrail

    Votes: 0 0,0%
  • Kingdom Come Deliverance

    Votes: 0 0,0%
  • Legend of Grimrock

    Votes: 0 0,0%
  • Wasteland 2

    Votes: 0 0,0%
  • Banner Saga

    Votes: 0 0,0%
  • Atom RPG

    Votes: 0 0,0%
  • Expeditions Viking

    Votes: 0 0,0%
  • Dragon Age 2

    Votes: 0 0,0%

  • Total voters
    103

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Na verdade eu nem argumentei em relação ao jogo vender mais ou menos com uma arte diferente... estou, novamente, falando apenas de meu gosto. Digo que PRA MIM ele teria infinito mais apelo com uma arte menos subjetiva. E pelo que li em postagens de outros usuários me deu a impressão que, pelo menos entre a galera aqui do forum, ele seria melhor recebido se tivesse a arte diferente. Alias, isso nem é algo muito aberto a discussão e entra na questão do gosto pessoal, eu apenas falei por mim mesmo e parece que alguns usuários concordam comigo (e outros não).

Questão de vendas, RPG sempre foi gênero bandido, tirando Action RPG (que nem considero como RPG, apesar de tb gostar muito a ponto de ser um de meus gêneros favoritos)... tivemos algumas franquias, como Final Fantasy e Dragon Quest, que venderam muito, mas da nem pra dizer que "JRPG vende mais", pq a maioria deles vendeu mais ou menos igual aos WRPGs. E não faltam casos de grandes RPGs (seja J, W, S, Tactics ou o que for) que além de venderem pouco tb tiveram aceitação ridícula por parte da "imprensa especializada" (que é um tema que já cansei de discutir aqui no forum). Porém RPG é um nicho relativamente numeroso (apesar de não o bastante para garantir seus milion sellers) e com um dos públicos mais fiéis que existem... exatamente por isso nos permitimos viver no nosso mundinho e desprezar as opiniões da maioria é um desporto a ser praticado.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.201
Pontos
774
A comparação não precisa se restringir a RPG's pode ser estendida a qualquer subgênero. O quanto venderia a mais é sempre algo relativo, pois seria uma informação de domínio da desenvolvedora e eles nunca admitiriam caso a diferença fosse expressiva. Seria uma confissão de culpa.

Eu adoro Might and Magic Heroes, talvez o único SRPG ocidental. Ele não tem vendagens expressivas, mas tem um público fiel e um estilo gráfico que não enche os olhos e costuma ser bugado e pesado. Nem por isso vemos os caras usando esse tipo de opção gráfica do Band of Brothers.

A questão que abordei aqui é o ponto trazido pelo Jugulador em comparar AAA e indie. Eles podem ser comparados sim pelo parâmetro colocado por ele, pois a premissa básica é a de serem jogos. Década de 80 e 90 é algo muito distante, com muito pouca fonte confiável não acho prudente trazer tais informações como reforço de argumento. A época de ouro dos Indies é agora, alguns bem porquinhos fazendo muito dinheiro então compará-los com super produções é mais do que oportuno, pois nunca tiveram tanta aceitação, ferramentas e até recursos para conseguirem derrubar os maiores.

Simplesmente não posso concordar com essa premissa. Se fosse verdadeira seria válido comparar Super Mario com Xcom. Existem gêneros mais populares e gêneros menos populares, isso é um fato. A base de jogadores de, por exemplo, Crusader Kings, sempre será inferior a de COD, pela própria natureza dos jogos. Isso é válido para qualquer mídia na verdade(cinema, música etc...)

E Bill, se estou dizendo que RPGs hardcore nunca venderam bem é porque tenho confiança no que estou dizendo. As fontes são inúmeras e sinceramente nem necessárias seriam, basta ver o histórico do gênero. Tenta fazer um top 100 de melhores crpgs de todos os tempos - terás uma certa dificuldade em completar essa lista. São jogos caros e complicados de fazer, que demandam tempo e não vendem bem.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.235
Reações
35.462
Pontos
1.053
acho que não tem essa de não poder comparar coisas diferentes, basta achar o denominador comum.
sucesso não é medido só pela quantidade vendida mas sim pela aceitação dentro do seu mercado.
então, sim Super Mario pode ser comparado com XCom, Crusader Kings com COD, etc

no mais, três páginas falando sobre um jogo que ninguém mais deu bola aqui.
acho que já está na hora da fila andar e falarmos de outros jogos ou criar um tópico oficial.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.201
Pontos
774
acho que não tem essa de não poder comparar coisas diferentes, basta achar o denominador comum.
sucesso não é medido só pela quantidade vendida mas sim pela aceitação dentro do seu mercado.
então, sim Super Mario pode ser comparado com XCom, Crusader Kings com COD, etc

no mais, três páginas falando sobre um jogo que ninguém mais deu bola aqui.
acho que já está na hora da fila andar e falarmos de outros jogos ou criar um tópico oficial.

O que estava sendo discutido era o número de vendas total e não aceitação dentro do seu mercado(que até onde sei, BB vem se saindo bem nesse ponto, que foi justamente o ponto que levantei na minha resposta lá atrás e gerou essa discussão).
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
acho que não tem essa de não poder comparar coisas diferentes, basta achar o denominador comum.
sucesso não é medido só pela quantidade vendida mas sim pela aceitação dentro do seu mercado.
então, sim Super Mario pode ser comparado com XCom, Crusader Kings com COD, etc

no mais, três páginas falando sobre um jogo que ninguém mais deu bola aqui.
acho que já está na hora da fila andar e falarmos de outros jogos ou criar um tópico oficial.
Concordo com tudo... especialmente em fazer a fila andar pois esse Battle Brothers não cativou aqui no tópico e esse mês tem o lançamento de Expedition Vikings, que acho que todos concordamos que merece ser hypado mais.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.201
Pontos
774
O bom dessa discussão é que me fez lembrar que eu tenho Darklands na minha biblioteca do GOG. Passei a manhã inteira jogando.
 


billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Simplesmente não posso concordar com essa premissa. Se fosse verdadeira seria válido comparar Super Mario com Xcom. Existem gêneros mais populares e gêneros menos populares, isso é um fato. A base de jogadores de, por exemplo, Crusader Kings, sempre será inferior a de COD, pela própria natureza dos jogos. Isso é válido para qualquer mídia na verdade(cinema, música etc...)

E Bill, se estou dizendo que RPGs hardcore nunca venderam bem é porque tenho confiança no que estou dizendo. As fontes são inúmeras e sinceramente nem necessárias seriam, basta ver o histórico do gênero. Tenta fazer um top 100 de melhores crpgs de todos os tempos - terás uma certa dificuldade em completar essa lista. São jogos caros e complicados de fazer, que demandam tempo e não vendem bem.

Não Samba, não falo que RPG hardcore venderam bem, falo de pegar exemplos desse período, é tudo muito pouco pesquisado e levado à sério. Games nesse período, como um todo, era algo de nicho, tratado à margem da sociedade comum praticamente.

O Ergo deu uma complementada boa no que tratava e acho também que podemos tocar para frente. Acho que discussão foi válida e boa, mas não podemos ficar nos prendendo demais para não sermos repetitivos ou até perdemos a paciência. Esse tópico merece ser bem cuidado como vem sendo.

Acho até que poderíamos ter uma participação maior nele, com mais exemplos de títulos a serem lançados. Eu gosto muito do gênero, mas não à ponto de me sentir interessado por certos exemplos trazidos, mas em meio à tudo isso temos esse Vikings que, de fato, despertou meu interesse. Acompanharei como ele se sairá e decidirei pela compra caso valha à pena mesmo.:kgozo
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.201
Pontos
774
Na dúvida dê uma jogada antes em Expeditions:Conquistador pra ver se curte o estilo. Provavelmente será na mesma pegada, embora obviamente com muitas diferenças/melhorias como já deu pra ver pelos vídeos divulgados até agora.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.235
Reações
35.462
Pontos
1.053
segue um jogo que me chamou muito a atenção por misturar cards e tiles, num estilo (pra mim) diferente e único.


http://store.steampowered.com/app/404200/

6F08A796D112DE8193202AA6F482F4FB76BB1B83


os mapas são estilo diorama:

Wartile_BB_TearsOfEir_v1.jpg
 
Ultima Edição:

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Ainda tenho esse para jogar, Jesus! Como faço com tantos e tão pouco tempo?:eek:
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Tenho vontade compro e jogo, passa a vontade chuto pro alto... backlog é tortura.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.201
Pontos
774
Os devs de Legend of Grimrock estão trabalhando em um novo jogo. Dessa vez é um roguelike com visão isométrica e combate em turnos:

http://druidstone-game.com/

Druidstone: The Secret of the Menhir Forest is a fantasy roleplaying game, in which you play the role of a druid who has just been reincarnated. Who are you? How did you die? Your mind is foggy. You only know you are here for a reason. The forest called you here because it needs you.

The world of Druidstone is a vast procedurally generated forest where you explore ancient ruins, battle monsters with spells and swords, and meet interesting friends and foes. Battles will be fought on a two-dimensional grid using a tactical, turn-based battle system. Using your limited resources wisely is important for surviving in this dangerous world. You start the game barehanded, only clad in a simple cloak but as you discover the secrets of the Menhir Forest you will get more powerful and learn new abilities and battle tactics. At the heart of Druidstone is a gripping story which is told through the encounters and characters you will meet. Perhaps you will team up with an ally or two along the way?

Druidstone is developed for the PC by Ctrl Alt Ninja, a group of game designers, programmers and artists who have previously worked on the critically acclaimed Legend of Grimrock games. Ctrl Alt Ninja was founded in 2015 by designer-programmer Petri Häkkinen and art director Juho Salila for creating their next dream project.

The release date of Druidstone has not been set yet. Additional platforms are possible later but right now the team is 100% focused on creating the game for the PC.
In the world of Druidstone, the druids of the Menhir Forest possess a great power: the power of reincarnation. When a druid passes on, through some mysterious process his spirit is able to return from the great void back into the world of living and to his former self.

But with every reincarnation the world itself seems to change: where there was only a thicket of bushes in the forest before, there may be a trail or a shrine of stones now. The ancient ruins in the forest change place and the tunnels and their inhabitants beneath the ground are all different. Even stranger, the denizens of the forest do not seem to notice this at all.

Druidstone is set in a vast procedurally generated forest filled with exciting locations to explore and of course encounters, the meat of every RPG. You will meet interesting non-player characters such as the insane Red Priests who worship a being called Oghmu and the mysterious Traveller. You fight deadly bosses and explore ruins and dungeons in an open-world single-player game. Some of the encounters are friendly but many can lead into conflicts which are resolved using a tactical, turn-based battle system on a two-dimensional grid. The game features roguelike elements, so that when you die the game begins anew with different levels and encounters. Some of the encounters even react to you being reincarnated, so even by dying you can gain deeper understanding to the mysteries of the Menhir Forest.

Even though there are random elements in the game, at the heart of Druidstone is an overarching storyline and key encounters which give structure to the game and avoid it being just a gauntlet with random monsters to kill. In fact, we can’t wait to tell you the epic story we have in our mind! In addition, there are the stories you create as you explore the almost infinite space of procedurally generated content.

Fotos:

screenshots_01-1024x576.jpg

screenshots_04-1024x576.jpg

Esse tinha passado batido por mim.

LoG foi jogão. Se mantiver a qualidade é D1P.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.201
Pontos
774
Melhor trailer de todos os tempos:



Votei no jogo no steam greenlight só por causa desse vídeo.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Acabei de jogar um cadin... mandei no normal (mas sem aquela opção die hard/hardcore ou sei la como chama... esqueci) pra ver qualé a do jogo. Basicamente to andando pra c***lho e o único combate que tive é um besta do tutorial... e um monte de andação (ênfase nisso, pq andei pra c***lho mesmo). Esse combate achei bem b*sta... talvez pelos personagens serem todos de baixo nível, mas não pareceu nem próximo dessa treta do vídeo de ExpVikings. Alias, to quase começando novamente com outro time, pq fiz a cagada de escolher um pessoal de arco ao invés de arcabuz, achando que o dano menor viria com alguma compensação em furtividade, munição, cadência de tiro ou seja lá o que, mas no final é exatamente a mesma coisa, mas com dano menor. E eu boiei um pouco no começo do jogo, gastando toda grana que eu tinha em ração, sendo que arrumar comida nesse jogo é a coisa mais fácil do mundo. E tb nada de combates... já falei isso, mas é pq realmente ta me incomodando... put* Dragon Quest VII feelings da porra (que fiquei jogando seis horas e não vi nenhum combate). Mas a parte de gerenciar acampamento e essas coisas é bacana. Mas aparentemente não tem muito o que fazer no começo... espero que mais pra frente melhore.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.201
Pontos
774
Exploração e sobrevivência é grande parte do jogo(no final das contas, você é um desbravador espanhol), porém a medida que vai progredindo, os combates vão se tornando mais frequentes(depende um pouco também das suas escolhas, porque há opção de diplomacia em diversas ocasiões).
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Eu não ligo se tiver poucos combates e ficar mais nessa de sobrevivência... mas eu espero que a qualidade das duas coisas melhore muito com o tempo, pq a parte de exploração já ta ficando meio chata eeeeee... o jogo só me deu um combate para o julgar... e esse foi beeeeeeem b*sta.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.201
Pontos
774
O combate melhora. O tutorial é bem básico. Mais pra frente você irá poder colocar armadilhas e barricadas no campo de batalha e haverá uma variedade maior de inimigos e condições de vitória(sobreviver x turnos em situações desfavoráveis, prevenir inimigos de escapar, escapar de um inimigo etc...).
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Se refere a arte? Porque embora os modelos sejam simplistas, ela é bem detalhada(mostra danos a armadura, escudo, capacete etc..., diversas lesões, condição física e muitas outras coisas.) e as animações são muito bem feitas e passam uma brutalidade incrível. A decisão de tirar as pernas dos modelos foi devido a corte de gastos, porém compensaram isso com detalhamento facial e das armaduras. Você não precisa nem olhar o HP do seu personagem pra saber se ele está machucado e o quão grave é pois é possível perceber visualmente.

209412_caravanhand.jpg


Por exemplo, nessa imagem acima dá pra ver que o cara com escudo azul no morrinho perdeu o nariz, ou seja, sofreu uma lesão permanente que afeta os pontos de fadiga. O nível de detalhe nesse ponto é realmente incrível e é perfeitamente integrado com os stats do jogo.

Que horror! Nem torresmo esse vale :knojo
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.201
Pontos
774
Dev de underrail postou uma atualização sobre a expansão que sairá esse ano(em breve possivelmente). Teremos jet skis

JetskiTrail.gif

Hi guys. We're all but done with the biggest feature of the expansion and that's the player's ability to ride jet skis.
Since the expansion takes place on Black Sea, naturally you will need a way to travel between all the small islands, bays and between far shores. You will be able to do this on a dozen of different jet skis, ranging from super light racing jet skis to mini-destroyers, which you can further customize under the hood by installing better engines, batteries and suspension systems. The models themselves differ way by the combat cover, durability, stability, speed, damage resistances, as well number of and maximum size of a parts you can install into them; some vehicles can have multiple engines and/or batteries. Also, some jet skis will have special attacks or abilities.

Once you get to the Black Sea it won't take long for you to get a hold of the most basic "junk jet", but to get the quality stuff, both in terms of the jet ski model and the parts, you'll have to spend a fair amount of charons at a specialized shop in Core City. You'll also have to decide what are the most important characteristics of jet ski for you, as no one model will be best at everything.

While riding a jet ski you'll be able to use most of your weapons, abilites and utilities. The most notable exceptions are sledgehammers and sniper rifles, which are not available while driving. Also, short range melee weapons (fist weapons and knives) and unarmed attacks, though still performable, will suffer significant penalties. When an attack is aimed at you, it has a chance of hitting the jet ski instead (or in case of AoE attacks, a percentage of the damage hits the vehicle), depending on the cover it provides, in which case the damage is tested against its resistences and the amount that penetrates those is deducted from the vehicle's durability. If the durability reaches zero, the vehicle is destroyed and you die (you never learned to swim).

That's it for now, guys. Let us know how all this sounds and I hope you're looking forward to some naval battles with pirates and worse things.

Waterworld feelings.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.235
Reações
35.462
Pontos
1.053
Imagens bem massas! Vou dar uma olhada, está com um precinho ótimo! Pequei o Expeditions Conquistador, algum dia eu jogo!:klol

Esse Bushido tem previsão de quando sai do Early Access?
Previsão inicial era no fim desse semestre, estão em beta testing desde novembro.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Phoenix Point, novo jogo turn based do criador do X-Com original:

https://www.fig.co/campaigns/phoenix-point?media_id=581
https%3A%2F%2Fd3pylr1apgoxnh.cloudfront.net%2Fcampaign_images%2Fimages%2Fd7f5684100ac81fd08d2bd5ccfc84eb129db4fee%2Foriginal.jpg%3F1491569831

https%3A%2F%2Fd3pylr1apgoxnh.cloudfront.net%2Fcampaign_images%2Fimages%2F6d1c3824e418b776a60dfd431278f0e9ff0b4bda%2Foriginal.jpg%3F1491569831
Eu não consigo hypar quando algum ex-desenvolvedor de alguma franquia famosa promete um jogo que se propõe a ser uma sequencia espiritual ou, neste caso, um resgate ao feeling do passado. Especialmente quando é uma franquia que ainda tem lançamento recente e que é absurdamente foda no que faz.

Nem fodendo que paro de jogar XCOM2 (ainda mais se lançarem a expansão que todo mundo ta aguardando) pra jogar esse trem ai. Eu já ia curtir infinito mais se ele saísse desse mundo de ETs e arriscasse um squad-tactics em algo totalmente diferente... ai sim eu até pensaria em alternar ele com XCOM2. Pior que ele quase chegou lá! Quando vi essas imagens já pensei numa ambientação no estilo Doom, com uns capeta e essas porra tudo... ai sim eu hyparia como louco.
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.776
Reações
134.087
Pontos
2.139
Estou jogando Tides of Numenera e adorando os textoes.

Sent from my LG-V480 using Tapatalk
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Eu não consigo hypar quando algum ex-desenvolvedor de alguma franquia famosa promete um jogo que se propõe a ser uma sequencia espiritual ou, neste caso, um resgate ao feeling do passado. Especialmente quando é uma franquia que ainda tem lançamento recente e que é absurdamente foda no que faz.

Nem fodendo que paro de jogar XCOM2 (ainda mais se lançarem a expansão que todo mundo ta aguardando) pra jogar esse trem ai. Eu já ia curtir infinito mais se ele saísse desse mundo de ETs e arriscasse um squad-tactics em algo totalmente diferente... ai sim eu até pensaria em alternar ele com XCOM2. Pior que ele quase chegou lá! Quando vi essas imagens já pensei numa ambientação no estilo Doom, com uns capeta e essas porra tudo... ai sim eu hyparia como louco.

Não precisa parar! Vamos somar!!! Eu gostei dessas imagens. Se for um jogo com o feeling de Xcom, mas alguns aspectos novos diferentes acho que valerá à pena. Não vou apoiar por causa do valor atual do dólar, mas torcerei para ser bancado e, ao que tudo indica será, e venha com um preço bacana para nós.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.235
Reações
35.462
Pontos
1.053
aparentemente esse jogo não é exatamente com alienigenas, um vírus é descoberto congelado que causa mutação e extermínio de grande parte da humanidade.
eu acho que tem potencial para ser um bom jogo pelo menos.

particularmente não gostei tanto do XC2 quanto do XC1.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Não precisa parar! Vamos somar!!! Eu gostei dessas imagens. Se for um jogo com o feeling de Xcom, mas alguns aspectos novos diferentes acho que valerá à pena. Não vou apoiar por causa do valor atual do dólar, mas torcerei para ser bancado e, ao que tudo indica será, e venha com um preço bacana para nós.
É que não consigo jogar dois jogos do mesmo gênero, ainda mais com a mesma temática.

Mas vamos ver... se superarem XCOM2 eu troco o jogo da Firaxis por esse... mas não boto fé, pois XCOM2 acertaram em cheio e ainda tem espaço para melhorar.

aparentemente esse jogo não é exatamente com alienigenas, um vírus é descoberto congelado que causa mutação e extermínio de grande parte da humanidade.
eu acho que tem potencial para ser um bom jogo pelo menos.

particularmente não gostei tanto do XC2 quanto do XC1.
Mas ainda assim é alienígenas. Esse jogo implorou por um hellsgate... Tactics Doom, deveria ser.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
É que não consigo jogar dois jogos do mesmo gênero, ainda mais com a mesma temática.

Mas vamos ver... se superarem XCOM2 eu troco o jogo da Firaxis por esse... mas não boto fé, pois XCOM2 acertaram em cheio e ainda tem espaço para melhorar.


Mas ainda assim é alienígenas. Esse jogo implorou por um hellsgate... Tactics Doom, deveria ser.

Eu consigo se forem dois jogos bacanas mesmo. Superar Xcom acho bem difícil. Nem joguei o 2, mas pelo que leio de vocês e o quanto gostei do primeiro não creio que isso seja possível. Além disso o cara foi só um dos DEVS do Xcom, não parece que ele era das peças chave.
 
Topo Fundo