O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico Oficial - A CHEGADA ["Arrival"][+MELHOR filme do Ano]

IcE_WiNd

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.551
Reações
16.999
Pontos
1.474
Quando terminou o filme, fiquei me questionando se o tinha entendido, pois tinha lido comentários aqui que era de difícil entendimento para o público em geral. Após o filme li todo o tópico e vi que entenderam como entendi, algumas dúvidas que claramente são respondidas nos detalhes do filme.
Aliás só fiquei com uma dúvida, em spoiler.

Esperava que esse filme fosse uma b*sta, também não achei tão foda como vocês estão dizendo. Tem uma linda mensagem muito aquém do que acredito que a humanidade é capaz.

Entendi que a professora consegue vê o futuro dela, mas consegue vê o futuro de outras pessoas?
Pois como ela consegue descobrir as últimas palavras que a esposa do Chinês disse? Da mesma forma que descobre o tel.? Ele dizendo a ela?
Sendo assim, nos 18 meses que é o intervalo para a festa o Chinês apreendeu a linguagem alienígena, viu o futuro e compartilhou com a prof. na festa?
Ela está vendo o próprio futuro 18 meses depois, na festa o chinês mostra o número dele pra ela.
O chinês não aprendeu a linguagem alienígena, o que ele fala no ouvido dela são as últimas palavras da esposa dele.
 

Cebolinha Palmeirense

Bam-bam-bam
Mensagens
1.167
Reações
1.250
Pontos
203
Ela está vendo o próprio futuro 18 meses depois, na festa o chinês mostra o número dele pra ela.
O chinês não aprendeu a linguagem alienígena, o que ele fala no ouvido dela são as últimas palavras da esposa dele.
Então foi a única parte que fiquei na dúvida. Se ela tinha poder de alterar o futuro. Acabei de assistir aqui e dá a entender que ele fala "eu não tenho seu celular". "Quais foram as últimas palavras mesmo?" De tal forma que dá a entender que do presente ela consegue modificar alguma coisa do futuro.

Outro ponto que fiquei na dúvida foi no finalzinho qdo ela pergunta se mudaria alguma coisa - o gavião diz que falaria mais o que está sentindo - não sei se isso faria ela ser mais sincera e se abrir sobre a filhota logo cedo ou ainda tentar alterar aquele futuro.

Sei lá eu curti o filme, não sei pq foi falado que é de difícil entendimento - não lembro qual foi o trigger que me Fez matar a a charada que aquilo ela futuro. Mas te jogaram na cara vai. A figura de massinha da menina é óbvio que aquilo é um futuro, aí vc linka com o nome do programa, associa com a hora que ela fala "quer falar de ciências chama seu pai" e a história dela só ter a resposta para non-zero sum game só vir depois que o gavião fala deixa bem óbvio que é futuro e quem é o pai da criança

No geral gostei, só queria que tivesse um futuro melhor pra criança que vai sofrer com a doença

Troca de R Pelo L na pasta de filmes foi abdicada
 

Darren Hayes

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
28.106
Reações
29.505
Pontos
694
Então foi a única parte que fiquei na dúvida. Se ela tinha poder de alterar o futuro. Acabei de assistir aqui e dá a entender que ele fala "eu não tenho seu celular". "Quais foram as últimas palavras mesmo?" De tal forma que dá a entender que do presente ela consegue modificar alguma coisa do futuro.

Outro ponto que fiquei na dúvida foi no finalzinho qdo ela pergunta se mudaria alguma coisa - o gavião diz que falaria mais o que está sentindo - não sei se isso faria ela ser mais sincera e se abrir sobre a filhota logo cedo ou ainda tentar alterar aquele futuro.

Sei lá eu curti o filme, não sei pq foi falado que é de difícil entendimento - não lembro qual foi o trigger que me Fez matar a a charada que aquilo ela futuro. Mas te jogaram na cara vai. A figura de massinha da menina é óbvio que aquilo é um futuro, aí vc linka com o nome do programa, associa com a hora que ela fala "quer falar de ciências chama seu pai" e a história dela só ter a resposta para non-zero sum game só vir depois que o gavião fala deixa bem óbvio que é futuro e quem é o pai da criança

No geral gostei, só queria que tivesse um futuro melhor pra criança que vai sofrer com a doença

Troca de R Pelo L na pasta de filmes foi abdicada

Ela não consegue mudar o futuro, ela consegue ver o futuro.
Tudo que ela fez ela apenas conseguiu fazer por que se viu fazendo no futuro.

Por isso que a filha dela morre, por isso que o Gavião separa dela, por que ela viu o futuro e sabia que a filha deles ia morrer.
 

The Janitor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.336
Reações
10.045
Pontos
764
po galera , o filme se explica umas 2, 3 vezes pra não dar margem de erro e tem nego que não entendeu o lance de varias linhas temporais?
melhor ficar nos filmes do Adam Sandler mesmo heim :coolface
 

Sadako Man

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.974
Reações
1.979
Pontos
999
excelente filme.

E é muito óbvio que
o general chines aprendeu a língua. Para entender, pense em um tempo não linear. Assim que ele aprendeu através do livro dela, pode no futuro passar o telefone dele, para ela poder fazer no passado a ligação para ele.
 


Darren Hayes

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
28.106
Reações
29.505
Pontos
694
tipo, que o tempo não é linear é circular , todas aquelas épocas diferentes era "acontecendo" no mesmo momento do presente do filme.....po , por isso que não teve paradoxo com o china falando algo que ela mesmo disse no "passado"

Não eram linhas temporais diferentes, era apenas o futuro do ponto de vista dela.
 

Cebolinha Palmeirense

Bam-bam-bam
Mensagens
1.167
Reações
1.250
Pontos
203
Não eram linhas temporais diferentes, era apenas o futuro do ponto de vista dela.
Acho mais fácil aceitar que essa parte foi licença poética do filme hein. Entender realmente a cena do futuro passados 18 meses dos eventos do presente é complicado.

Pode ser mesmo que o tempo para ela não seja linear nesses flash forwards e ela consiga vivenciar e interagir a seu bel prazer nas duas zonas temporais. Para mim é a única resposta pertinente naquela cena.

Agora, eu tava pensando...Qual é o real motivo do diretor querer deixar a criança doente e morta? Qual o motivo? Qual a importância para a história? Só comover o telespectador mesmo? Eu tava repassando as cenas e não consegui concluir um motivo. Dava para contar a mesma história com poucas variações, mas sem matar ninguém, sem separar o casal sem nada
 

The Janitor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.336
Reações
10.045
Pontos
764
Não eram linhas temporais diferentes, era apenas o futuro do ponto de vista dela.

mas ae entra em paradoxo o lance da conversa no telefone com o chines , tipo não é bem linha temporal diferente , é um lance que passado , presente e futuro nesse filme não é linear mas é tudo meio que num tempo só e tem toda aquela simbologia da linguagem deles serem circulares, de como é escrita tanto do começo quanto do fim pro centro ao mesmo tempo pra mostrar como eles veem o tempo
 
Ultima Edição:
Mensagens
3.616
Reações
15.036
Pontos
303
SPOILER

Ela não pode mudar o futuro por quê?
Ela viu a filha dela nas visões, se ela decidisse não ficar com o Arqueiro, pronto, mudou o futuro.
Não iria ter forma da filha dela nascer, e as visões seriam somente de uma possibilidade que ela não escolheu viver.
 
Ultima Edição:

adnix

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.448
Reações
2.098
Pontos
969
Voces leram o conto? Nele fica bem claro.

Ela aprende a lingua alienígena e ao aprender a lingua ela começa a ver o mundo do mesmo modo que eles. Existe essa teoria de que a lingua que voce fala molda o seu modo de pensar. Entao ao entender a lingua deles ela comeca ver o mundo como eles e para eles o tempo nao é visto de forma sequencial como para nós, eles conseguem ver tudo ao mesmo tempo, passado presente e futuro para eles é uma coisa só.
Entao nao existe paradoxo com o chines, uma informacao que ela so vai receber no futuro é necessaria no passado para que o futuro aconteça.
Como esse loop se fecha, o parodoxo nao acontece... É como no exterminador do futuro que o pai tem q vir do futuro para conceber o filho no passado que vai envia-lo pro passado no futuro...
 
Mensagens
3.616
Reações
15.036
Pontos
303
Voces leram o conto? Nele fica bem claro.

Ela aprende a lingua alienígena e ao aprender a lingua ela começa a ver o mundo do mesmo modo que eles. Existe essa teoria de que a lingua que voce fala molda o seu modo de pensar. Entao ao entender a lingua deles ela comeca ver o mundo como eles e para eles o tempo nao é visto de forma sequencial como para nós, eles conseguem ver tudo ao mesmo tempo, passado presente e futuro para eles é uma coisa só.
Entao nao existe paradoxo com o chines, uma informacao que ela so vai receber no futuro é necessaria no passado para que o futuro aconteça.
Como esse loop se fecha, o parodoxo nao acontece... É como no exterminador do futuro que o pai tem q vir do futuro para conceber o filho no passado que vai envia-lo pro passado no futuro...
SPOILER

Se os ETS não veem o tempo de maneira linear, eles sabiam que a bomba explodiria na nave, não?
Tudo pra elas acontece simultaneamente.

E se isso também é verdade, eles já sabiam quais atitudes tomar pra "acessar" o futuro que eles querem?
Onde os humanos os ajudam. Eles concordaram com a bomba explodindo e ferrando um deles?

Acho que vou ler o conto, fiz confusão.
 

adnix

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.448
Reações
2.098
Pontos
969
SPOILER

Se os ETS não veem o tempo de maneira linear, eles sabiam que a bomba explodiria na nave, não?
Tudo pra elas acontece simultaneamente.

E se isso também é verdade, eles já sabiam quais atitudes tomar pra "acessar" o futuro que eles querem?
Onde os humanos os ajudam. Eles concordaram com a bomba explodindo e ferrando um deles?

Acho que vou ler o conto, fiz confusão.
No conto nao tem essa explosao, isso é adidionado no filme pra poder criar tensão adicional.
E a questão não é eles estarem ou nao ok com a bomba explodindo, essa que é a parte louca, a bomba vai explodir/explodiu... Esse modo de ver o mundo meio que mata o livre arbitrio.
 
Mensagens
3.616
Reações
15.036
Pontos
303
No conto nao tem essa explosao, isso é adidionado no filme pra poder criar tensão adicional.
E a questão não é eles estarem ou nao ok com a bomba explodindo, essa que é a parte louca, a bomba vai explodir/explodiu... Esse modo de ver o mundo meio que mata o livre arbitrio.
Acredito que esse negocio não tenha sentido nenhum, realidades paralelas são necessárias.
 

adnix

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.448
Reações
2.098
Pontos
969
Acredito que esse negocio não tenha sentido nenhum, realidades paralelas são necessárias.

Não são não. No interstellar aconteceu a mesma coisa. O cara do futuro teve que enviar mensagens para a filha dele no passado para que todos os eventos se desencadeassem e ele fosse parar na posicao no futuro que ele envia as mensagens para o passado.
Isso serve para lidar com o paradoxo do avô, no qual voce volta no tempo e altera o passado de forma que voce nao exista ou nao possa viajar no tempo no futuro.
A teoria é que esse paradoxo nao acontece, se voce consegue voltar para o passado o seu futuro so acontece desse jeito pq voltou ao passado.
Nossa cabeça é causal, não é nada intuitivo pensar em uma escala de tempo linear o efeito vir antes da causa.
 
Mensagens
3.616
Reações
15.036
Pontos
303
Não são não. No interstellar aconteceu a mesma coisa. O cara do futuro teve que enviar mensagens para a filha dele no passado para que todos os eventos se desencadeassem e ele fosse parar na posicao no futuro que ele envia as mensagens para o passado.
Isso serve para lidar com o paradoxo do avô, no qual voce volta no tempo e altera o passado de forma que voce nao exista ou nao possa viajar no tempo no futuro.
A teoria é que esse paradoxo nao acontece, se voce consegue voltar para o passado o seu futuro so acontece desse jeito pq voltou ao passado.
Nossa cabeça é causal, não é nada intuitivo pensar em uma escala de tempo linear o efeito vir antes da causa.
Eu fiz umas perguntas no tópico do Interstellar que não responderam, acho que se aplica aqui, dê uma olhada depois se quiser.
 

Darren Hayes

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
28.106
Reações
29.505
Pontos
694
Neguinho ta partindo do pressuposto que o futuro não está definido, quando claramente no filme ele está.

Em um circulo qualquer ponto pode se interligar com o outro, ou seja, tudo aconteceu por que não podia acontecer de qualquer outra maneira.
 

Darren Hayes

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
28.106
Reações
29.505
Pontos
694
SPOILER

Se os ETS não veem o tempo de maneira linear, eles sabiam que a bomba explodiria na nave, não?
Tudo pra elas acontece simultaneamente.

E se isso também é verdade, eles já sabiam quais atitudes tomar pra "acessar" o futuro que eles querem?
Onde os humanos os ajudam. Eles concordaram com a bomba explodindo e ferrando um deles?

Acho que vou ler o conto, fiz confusão.

Eles sabiam que a bomba ia explodir, tanto que tentaram mudar o mesmo avisando pra eles (quando eles batem com o tentaculo no vidro literalmente apontando pra bomba como se tivessem falando "porra teus merdas olhem pra trás!").

Obviamente eles não conseguem mudar, inclusive um dos aliens sabia que ia morrer na explosão enquanto o outro foi embora.
Da mesma maneira que ele não pode mudar seu destino de morrer ali, a mina não pode mudar o destino da filha.
 
Mensagens
3.616
Reações
15.036
Pontos
303
Eles sabiam que a bomba ia explodir, tanto que tentaram mudar o mesmo avisando pra eles (quando eles batem com o tentaculo no vidro literalmente apontando pra bomba como se tivessem falando "porra teus merdas olhem pra trás!").

Obviamente eles não conseguem mudar, inclusive um dos aliens sabia que ia morrer na explosão enquanto o outro foi embora.
Da mesma maneira que ele não pode mudar seu destino de morrer ali, a mina não pode mudar o destino da filha.
Por que ele tentou avisar sabendo que não funcionaria? Eis a questão.
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.664
Reações
30.089
Pontos
1.404
excelente filme.

E é muito óbvio que
o general chines aprendeu a língua. Para entender, pense em um tempo não linear. Assim que ele aprendeu através do livro dela, pode no futuro passar o telefone dele, para ela poder fazer no passado a ligação para ele.

Exatamente, no filme eles ainda fazem questão de mostrar que ela escreveu um livro.
Fora que aquela reunião deixa claro a "união da especie"......o que faz sentido, só um evento deste nivel para nos unir como especie.
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.664
Reações
30.089
Pontos
1.404
Não eram linhas temporais diferentes, era apenas o futuro do ponto de vista dela.

Na verdade o que ele falou esta correto de certa forma....tudo acontece ao mesmo tempo e por isso não existe paradoxo. Prea nos o tempo é como uma linha simplesmente pela nossa percepção bidimensional das coisas, é a nossa limitação. Um ser da quarta dimensão ve tudo acontecendo no mesmo momento. E existe escolha sim, no final deixa claro que ela escolhe viver aquilo.
Ela ainda pergunta pro Gavião la o que ele faria.
 
Ultima Edição:

Darren Hayes

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
28.106
Reações
29.505
Pontos
694
Na verdade o que ele falou esta correto de certa forma....tudo acontece ao mesmo tempo e por isso não existe paradoxo. Prea nos o tempo é como uma linha simplesmente pela nossa percepção bidimensional das coisas, é a nossa limitação. Um ser da quarta dimensão ve tudo acontecendo no mesmo momento. E existe escolha sim, no final deixa claro que ela escolhe viver aquilo.
Ela ainda pergunta pro Gavião la o que ele faria.

Não existe escolha por que tanto os aliens quanto ela sabem o futuro como vai ser, ou seja, se existisse escolha eles não saberiam o futuro pq ele não estaria determinado.
 

Darren Hayes

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
28.106
Reações
29.505
Pontos
694
Na verdade o que ele falou esta correto de certa forma....tudo acontece ao mesmo tempo e por isso não existe paradoxo. Prea nos o tempo é como uma linha simplesmente pela nossa percepção bidimensional das coisas, é a nossa limitação. Um ser da quarta dimensão ve tudo acontecendo no mesmo momento. E existe escolha sim, no final deixa claro que ela escolhe viver aquilo.
Ela ainda pergunta pro Gavião la o que ele faria.

Não existe escolha por que tanto os aliens quanto ela sabem o futuro como vai ser, ou seja, se existisse escolha eles não saberiam o futuro pq ele não estaria determinado.
 

.:EDU:.

Habitué da casa
Mensagens
124
Reações
124
Pontos
78
Arrival começa bem, com bastante mistério, mas vai se perdendo da metade pro final, em meio aos seus paradoxos temporais (e de roteiro). Quem acha que isso merece o Oscar de melhor filme é porque não se deu ao trabalho de fazer uma análise crítica e questionar o roteiro, se deixando levar pelos dramas pessoais da protagonista, que ganham mais relevância do que o a própria ficção.
O filme tem por premissa o conceito de que a linguagem determina nossa forma de pensamento. O problema é que esse conceito é levado ao extremo, ao ponto de se tornar inverossímil, pois os humanos ganham os "poderes" dos aliens instantaneamente, simplesmente por ter compreendido sua linguagem, o que é uma tremenda forçação de barra.
Outra coisa, ela tem visões da filha dela, como se fossem lembranças (quando na verdade é o futuro), mesmo antes de entrar em contato com os "et's" e aprender a linguagem deles... não sei se eu perdi algo, mas isso pra mim é um furo de roteiro, e esse tipo de detalhe eu não consigo perdoar num filme de ficção científica.
De proveitoso se tira a mensagem de que é necessário unir os povos da terra, pois somente juntos poderemos alcançar objetivos maiores e preservar a nossa espécie.
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.664
Reações
30.089
Pontos
1.404
Jesus, vc nao perdeu pouco, perdeu e tudo do filme. Pra começo o file se trata do drama pessoal dela, desde o inicio.
Assim com interestelar nao se trata do fim do mundo e buraco negro, este filme nao se trata de ets.
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.664
Reações
30.089
Pontos
1.404
Não existe escolha por que tanto os aliens quanto ela sabem o futuro como vai ser, ou seja, se existisse escolha eles não saberiam o futuro pq ele não estaria determinado.

Entendi seu ponto, " o que aconteceu, sempre aconteceu" . Vc ta certo, isso e uma das poucas coisas que prestava em lost, o unico motivo dela ter aquelas visoes e pq aquela era a escolha dela desde sempre. O conceito de passado e presente so existe pra nos por causa de nossa moralidade, pq se fato o tempo ja existe de dorma completa.
 

Darren Hayes

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
28.106
Reações
29.505
Pontos
694
Entendi seu ponto, " o que aconteceu, sempre aconteceu" . Vc ta certo, isso e uma das poucas coisas que prestava em lost, o unico motivo dela ter aquelas visoes e pq aquela era a escolha dela desde sempre. O conceito de passado e presente so existe pra nos por causa de nossa moralidade, pq se fato o tempo ja existe de dorma completa.

Doctor Who lida com as duas vertentes do futuro poder ser mudado e dele ser determinado.
Quando existe algo que já é determinado eles chamam de fixed point in time.
 

.:EDU:.

Habitué da casa
Mensagens
124
Reações
124
Pontos
78
Jesus, vc nao perdeu pouco, perdeu e tudo do filme. Pra começo o file se trata do drama pessoal dela, desde o inicio.
Assim com interestelar nao se trata do fim do mundo e buraco negro, este filme nao se trata de ets.

Então... o filme peca como Ficção Científica, que é como ele está sendo vendido. Você tem que desconsiderar muita coisa pra ver lógica no roteiro, e se apegar aos protagonistas. Toda a questão da linguística, do contato, é pouco explorado, e tem um final decepcionante. Acho que o filme convence como drama, mas de qualquer forma, não é filme pra Oscar... se bem que considerando as premiações dos últimos anos, eu não duvido de mais nada :/
 
D

Deleted member 219486

Então... o filme peca como Ficção Científica, que é como ele está sendo vendido. Você tem que desconsiderar muita coisa pra ver lógica no roteiro, e se apegar aos protagonistas. Toda a questão da linguística, do contato, é pouco explorado, e tem um final decepcionante. Acho que o filme convence como drama, mas de qualquer forma, não é filme pra Oscar... se bem que considerando as premiações dos últimos anos, eu não duvido de mais nada :/

Tiraram onda de mim mas depois dos meus posts veio um debate que deu margem a interpretação de cada um sem seguir uma linha única.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.651
Reações
22.027
Pontos
1.774
Eu gostei bastante do filme...tem alguns defeitos aqui e acolá, mas o filme é bem positivamente surpreendente.
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.500
Reações
39.619
Pontos
1.053
Gostei do filme, e acho que a parte do começo e so pra confundir e so depois ela acontece.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.105
Pontos
1.053
Não gostei do filme.
Até vim ler algumas explicações pra ver se tinha deixado passar algo e passasse a gostar mais do filme, mas não encontrei nenhuma novidade.
Como o filme O Homem Duplicado, do mesmo diretor, tudo se sustenta no plot twist, se gostar dele vai gostar do filme, se não então não irá gostar dele.
Eu não gostei.
O plot twist do O Homem Duplicado é superior pela dúvida ser melhor trabalhada e com as dicas sendo apresentadas de forma mais inteligente.
Já no A Chegada o diretor capta a atenção do espectador na relação com os alienígenas para depois no final fazer um plot twist destrambelhado que mais tem a ver com a vida pessoal da tradutora que ninguém se importava.
Acontece o mesmo problema no Interstellar, te deixam excitado o filme inteiro na parte de ficção científica para no final recorrer a um plot twist relacionado ao drama pessoal do personagem principal que ninguém se importava. No Interstellar até funciona um pouco melhor por terem trabalhado mais o drama pessoal.

Recomendo o Homem Duplicado pra quem não assistiu, possui o plot twist mais bem executado que já vi. É aquele filme que da gosto de ver uma segunda vez só pra pegar os detalhes em tela sabendo o final.
 
Ultima Edição:

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.206
Reações
35.392
Pontos
1.053
assisti ontem e gostei do filme, atuações honestas, bem executado, acho que no conjunto ficou mais interessante que Interstellar (que é muito similar e talvez tenha se inspirado no mesmo conto, que é anterior a ambos).

mas o roteiro mudou muito do conto de 70 páginas, é outra história praticamente.
no conto é muito mais explorado a linguística e a diferença de percepção sequencial e simultânea.
 
Topo Fundo