Por isso que Guild Wars I era bom, sair sozinho era pedir para passar raiva. A premissa do primeiro Guild Wars era que você estava sempre em uma desvantagem esmagadora contra o ambiente e por isso era obrigado a sair em party. Os inimigos sempre tinham pelo menos 30% mais level que você e andavam em party bem elaboradas como a nossa.
Duas coisas que não me agradam em MMORPG é justamente as que você citou, ter um char fodão que mata mobs enormes sozinho e efeitos carnavalescos até mesmo em ataques mais simples.
GWI tinha uma infinidade de áreas de passagem obrigatória que sozinho você não passava vivo nem do primeiro corredor.
O guild Wars 2 e bem assim também.
Ate agora de RPG mundo aberto não vi um melhor que o Guild Wars2, tem muito conteudo PvE, e como vc disse vc não é um deus da batalha. aliás, nas batalhas contra os World Bosses os jogadores são a mob, não é dificil vc chegar na hora de enfrentar um Shaterrer ou shadow behemoth e ter 100 players na tela.
Não me entendam mal, eu curto bastante este lance the trash killing, mas para isso normalmente vou para um RPGs com dungeons instanceados como o Kritika ou Dungeon Fighter Online (e é claro, o campeão absoluto do dungeon instanciado que é o PSO2).
Quanto ao Black Desert, ganhei uma chave de 7 dias e joguei um pouco no final de semana, achei os servers muito superlotados, as cidades nem dá para se mover direito.
Por um lado realmente gostei de vc não precisar de barra de skills, que vc pode fazer tudo via combos, mas sim até o momento pelo menos achei os personagens muito overpowered, criei uma domadora e não encontrei dificuldade nenhuma.
Aliás, uma pergunta black desert tem algum instanced dungeon no estilo do GW2 ou do Tera? porque no caso do Tera os instances dungeons eram o ponto dificil do jogo, GW2 é pior ainda, vc precisa estar no level cap, ter uma boa Party, ter uma build forte e forgar bons equipamentos para sequer tentar um dungeon.