PS Vita - Sem Vida
No ano passado, a
Switch provou que os consoles portáteis são muito cedo para escrever. Sim, muitos proprietários da novidade da Nintendo preferem usá-lo em modo dock, mas há aqueles que gostam de jogar na estrada jogos como The Legend of Zelda: Breath of The Wild e Skyrim. A capacidade de estudar mundos virtuais sem ter que ocupar TV é útil para pessoas da família. Nintendo, ao que parece, vê em Alternar a substituição futura do 3DS. Além disso, a
Switch está em demanda no Japão, onde a posição dos dispositivos portáteis é tradicionalmente forte.
Olhando para o primeiro sucesso de
Switch, você se lembra do triste destino da PlayStation Vita . O console de mão da Sony, sujeito ao desenvolvimento e lançamento de novas auditorias, teve chances se não derrubar a decolagem, depois se tornar um dos jogadores notáveis no ainda vibrante mercado de consoles portáteis. Infelizmente, PS Vita (a palavra "vita" em latim significa "vida") já não justifica seu nome. Para isso, apenas projetos de baixo custo estão saindo, e a própria Sony declara diretamente que o suporte de console no mercado ocidental está parado.
Uncharted: Golden Abyss rodando no PS Vita.
Em fevereiro de 2012, quando a PS Vita entrou em venda na América e na Europa, muitos saudaram com entusiasmo esse console e viram isso como um concorrente digno da 3DS. O console da Sony impressionou com a tela sensível ao toque, feita com a tecnologia OLED, o recurso de hardware poderoso naquela época, a presença de câmeras e suporte para uma variedade de métodos de gerenciamento e, ao mesmo tempo, um bom serviço de rede e aplicações sociais. A 3DS, lançada no Ocidente em março de 2011, no contexto do PS Vita, parecia um estranho do passado, que em termos de tecnologia se destacava, talvez, 3D estereoscópico.
Claro, o PS Vita custa muito mais caro do que o 3DS. No início do modelo base do console da Sony pediu US $ 250 e a 3DS em julho de 2011, caiu para US $ 170. No entanto, a PS Vita deixou o palco não só por causa do alto custo.
A Sony lançou vários jogos excelentes no console portátil. Entre eles estavam as reuniões da famosa série (Uncharted: Golden Abyss, LittleBigPlanet PS Vita, Killzone: Mercenary) e projetos sobre novas propriedades intelectuais (Gravity Rush, Tearaway). PS Vita por alguns anos tornou-se um presente para os fãs dos jogos indie mais bonitos. Em uma tela relativamente pequena, projetos como Guacamelee!, Hotline Miami, Rogue Legacy e Spelunky ficaram mais bonitos que no monitor e na TV.
Monster Hunter Freedom Unite do PS Vita.
No PS Vita, há jogos altamente valorizados, mas entre eles não existe um sucesso não qualificado que pode atrair uma audiência maciça em pelo menos o Japão. Na PSP, um gigante como Monster Hunter olhou. Esta série de jogos de role-playing foram originados no PS2, mas ganharam popularidade real no PS P e, de março de 2008 a julho de 2009, Monster Hunter Freedom Unite vendido na Terra do Sol Nascente com uma circulação de 3,5 milhões de cópias. Aqui, a Nintendo interveio, que assinou um contrato com a Capcom, e "Monster Hunt" acenou os consoles da Sony por um longo período de tempo. Monster Hunter 4 e Monster Hunter Generations são 3DS exclusivos. Assim, a Nintendo, além do "Pokemon", apareceu o trunfo mais forte na luta pelo consumidor japonês. Além disso, Monster Hunter, sendo uma franquia bem conhecida, atraiu potenciais compradoresPS Vita , que ao mesmo tempo adquiriu a PSP pela capacidade de matar monstros.
No Ocidente, a PSP foi vendida, em particular, graças aos notáveis combatentes Grand Theft Auto: Liberty City Stories (2005) e Grand Theft Auto: Vice City Stories (2006). Ambos os jogos chegaram ao PS2, mas no console portátil eles fizeram progressos significativos. Infelizmente, a continuação das "Histórias" não apareceu no PS Vita, e a Sony não cooperou com a Rockstar nesta direção.
Uma pergunta razoável surge: "Por que a Sonyse comportou tão inerte?". A resposta está na superfície.
O PS Vita foi criado e lançado no período mais fácil para a Sony. Desde o advento da PS3 nos EUA em outubro de 2007, a empresa sofreu forte pressão do Xbox 360 e estava rapidamente perdendo as posições 1-2 conquistadas durante o PlayStation. O estúdio principal Sony concentrou quase todos os esforços na PS3. Mesmo o pôr do sol da geração anterior, a empresa é produzido ativamente exclusivos para o PS3 levou de O do último de nós . Em seguida, uma parte significativa dos recursos visava promover o PS4, que foi lançado no outono de 2013, apenas dois anos e meio após o PS Vita.
Ao contrário da Nintendo, que tentou suportar ambas as direções, a Sony apostou em corrigir a situação no mercado de consoles estacionários, e o segmento portátil estava contente com um papel secundário. Uma decisão lógica, uma vez que os consoles de casa têm sido a principal fonte de receita da Sony . A atitude em relação ao PS Vita era uma reminiscência da política em relação ao controlador PS Move. As empresas terceiras receberam um dispositivo de qualidade, mas a Sony não fez esforços significativos para divulgar seu potencial. Quest o único projeto que usou inteligentemente muitas das capacidades de "torção" foi o Tearaway.
Os editores de terceiros não apoiaram os esforços da Sony porque eles dominaram os smartphones com diligência. Em um certo período, apenas no momento da aparição do PS Vita, os projetos para dispositivos móveis experimentaram um florescente e até mesmo satisfeito com idéias interessantes. Posteriormente, a Google Store e a App Store varreram o fluxo de "entretenimento" compartilhado do shareware projetado para tirar dinheiro dos usuários, mas os gigantes deste mercado trazem enormes receitas. É natural que muitos editores tenham preferido e preferem investir agora em jogos-serviços para smartphones.
Uma lista impressionante de características que o PS Vita tocou com ela com uma piada cruel. Não conseguiu se tornar um concorrente digno de smartphones, e jogadores entusiastas de fãs de plataformas portáteis, acabou, precisava de jogos de qualidade. 3 DS aqui parecia mais lucrativo que a Vita , apesar do atraso.
Outra séria desvantagem da PS Vita foi a estranha decisão da Sony sobre os cartões de memória. A primeira revisão do console foi suportada apenas por cartões de memória especiais, e eles custaram indecentemente caro. No início do PS Vita, um cartão de memória de 4 gigabytes nos EUA exigiu 40 dólares, um cartão de 32 gigabytes custou 120 dólares - quase três vezes mais caro que os cartões SD padrão de capacidade similar. E os jogos para PS Vita parcialmente copiaram dados do disco para o cartão de memória e, sem esse procedimento, não foram iniciados e, na primeira revisão, não havia memória interna. Assim, o custo bastante elevado do dispositivo cresceu automaticamente, o que para muitos compradores se tornou uma surpresa desagradável - não era suficiente para levar o console eo jogo, era necessário comprar mais um cartão de memória!
O 3DS também se surpreende ao empacotar sem uma fonte de alimentação. No entanto, custou cartões SD mais baratos e suportados.
Da idéia questionável de cartões de memória exclusivos para a PS Vita, a Sony não se recusou, no entanto, em 2013, o custo do console caiu para US $ 200. Os cartões de memória também caíram no preço. No outono de 2013, uma nova revisão do PS Vita com 1 gigabyte de memória interna, vida útil da bateria e display LCD. Essas inovações não alteraram o alinhamento das forças no mercado de consoles portáteis. A Nintendo continuou a vender com sucesso 3 DS graças ao Pokemon e Monster Hunter, e a Sony estava se afastando do entretenimento "de bolso".
O conceito de Reprodução Remota, que permitiu a transmissão de jogos de PS3 e PS4 para PSP e PS Vita, não foi amplamente utilizado. As limitações relacionadas às peculiaridades da radiodifusão e as dificuldades de controle foram afetadas. Os projetos para consoles domésticos foram inicialmente personalizados para controladores Dualshock, e para PS Vita, por exemplo, não havia dois botões de gatilho analógicos.
Análise
A Sony não forneceu dados precisos sobre as vendas da PS Vita, mas se você acredita na publicação Glixel, então, até meados de 2017, seus proprietários encontraram cerca de 15 milhões de consoles. Para comparação, em 31 de março de 2017, foram vendidos 66,12 milhões de consoles da família 3DS. Este confronto, bem como o seu resultado, demonstra bem que o sucesso da plataforma, desde que não haja suporte para editores de terceiros, depende diretamente da presença de exclusivas icônicas e políticas de preços competentes. A Nintendo entendeu isso. Como conseqüência, o 3DS, que é infinitamente atrasado contra o fundo de smartphones, não perdeu sua relevância para este dia, e projetos sólidos como o Metroid Samus Returns aparecem nele.
O PS Vita, em certo sentido, tornou-se um refém de circunstâncias, e o comportamento da Sony é compreensível. Quando um concorrente tem a força e os meios para afundar seu carro principal, você precisa salvá-lo. Portanto, a Sony enviou a PS Vita para a natação gratuita e reduziu seu suporte ao mínimo. As tentativas da empresa de tornar o console mais atraente tornaram-se impopulares e os erros de cálculo fundamentais (exclusivos, suporte para cartões de memória padrão) não foram eliminados.
Hoje, tomar medidas drásticas para revitalizar o PS Vita não tem sentido, o trem saiu e a Nintendo fortaleceu seriamente sua posição. A Sony vê isso e não pretende lutar por um segmento portátil. PS Vita supérflua neste feriado de uma vida. Pode ser usado agora, uma vez que tem uma grande biblioteca de jogos para PSOne e PSP , muitos projetos independentes, eles têm suas exclusivas exclusivas. Este é um console para os fãs do passado, mas não há futuro para ele, infelizmente.