O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tópico Oficial]Sonic The Hedgehog o mascote da Sega

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.056
Reações
3.119
Pontos
979
Muito pouco provável. Apesar da cara de 16 Bits, o jogo deve estar exigindo bem mais hardware que o CPU original do Meguinha seria capaz de aguentar.
Tirando a tela, que está em 16:9, e o som talvez, de resto me parece totalmente viável.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.420
Reações
7.512
Pontos
453
Tirando a tela, que está em 16:9, e o som talvez, de resto me parece totalmente viável.
Ignorando o som, eu poderia até ver algo decente com o 32X (tendo Knuckles Chaotix como exemplo) mas não usando um Mega Drive puro. Teriam que diminuir muito o número de cores e editar muita coisa para o console aguentar.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Tirando a tela, que está em 16:9, e o som talvez, de resto me parece totalmente viável.
Viável um bom port para Mega Drive. Reduz camadas, remove alguns detalhes, simplifica efeitos... seria um port muito digno.

Do jeito que está, este é um jogo para hardware como o do Sega Saturn.

RMCZcGg.gif


Ilustrando alguns momentos em que nem imagino o Mega conseguindo fazer:
qdEmM9L.gif

ID7doUO.gif

cnf45nV.gif

Justiça seja feita ao Meguinha, estas cortinas onde aparecem sombra ele fez no World of Illusion, mas é justamente um trecho onde o game se arrasta. Slowdown forte, inviável num game de Sonic...

Talvez se tivesse chip adicional no cartucho para dar um empurrãozinho, pudesse chegar perto. Aí sim.
 
Ultima Edição:

lascados

Habitué da casa
Mensagens
168
Reações
116
Pontos
78
Muito pouco provável. Apesar da cara de 16 Bits, o jogo deve estar exigindo bem mais hardware que o CPU original do Meguinha seria capaz de aguentar.

Ahh...mas sonhar não é impossível. E outra coisa, não é difícil da Sega tentar fazer um port pro Mega Drive, eu penso. E outra, os efeitos que tar nele, se usar o SVP chip pode ajudar e muito pra conseguir rodar ele numa boa.
 
Ultima Edição:

_Fabio

Veterano
Mensagens
254
Reações
630
Pontos
108
O pessoal que faz romhacking já estava adaptando as primeiras fases (que saíram vídeos completos) em cima do Sonic 1 (se não me engano). Dai a chegarmos a um hack completo com todo (ou quase) o conteúdo do Sonic Mania, diria que é no mínimo improvável.
Quanto a própria SEGA produzir isso, ainda que por meio de terceirização, penso que beire a utopia. Não fosse a iniciativa do Chris Whitehead (aka Taxman) nem mesmo os ports nativos pra mobile teriam saído.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
O pessoal que faz romhacking já estava adaptando as primeiras fases (que saíram vídeos completos) em cima do Sonic 1 (se não me engano). Dai a chegarmos a um hack completo com todo (ou quase) o conteúdo do Sonic Mania, diria que é no mínimo improvável.
Quanto a própria SEGA produzir isso, ainda que por meio de terceirização, penso que beire a utopia. Não fosse a iniciativa do Chris Whitehead (aka Taxman) nem mesmo os ports nativos pra mobile teriam saído.
Se estiver fácil e barato de adaptar, alguma hora a Tectoy pode aparecer oferecendo o Mega Drive com Sonic Mania. Apesar que a cara dela é mais pegar coisa pronta.
 


NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.232
Reações
104.537
Pontos
1.299
Viável um bom port para Mega Drive. Reduz camadas, remove alguns detalhes, simplifica efeitos... seria um port muito digno.
Ilustrando alguns momentos em que nem imagino o Mega conseguindo fazer:
qdEmM9L.gif

ID7doUO.gif

cnf45nV.gif

Daria sim Edinei, o jogo roda em 3 camadas, coisa que Sonic 3 já fazia facilmente, apesar do Mega ser muito bom em manipular sprites, está claro que alguns efeitos, como as pipocas girando, teriam de ser redimensionados, único ponto que vejo não ser possível alcançar é a paleta de cores, mas até nisso as versões Mega são impecáveis, nas mãos de um artista competente poderia sair coisa boa.

Justiça seja feita ao Meguinha, estas cortinas onde aparecem sombra ele fez no World of Illusion, mas é justamente um trecho onde o game se arrasta. Slowdown forte, inviável num game de Sonic...
Talvez se tivesse chip adicional no cartucho para dar um empurrãozinho, pudesse chegar perto. Aí sim.

Acho que esse lance do World of Illusion, foi mais por conta de má otimização da programação, há games que fazem o efeito parecer fácil, sem lentidão.

Y63LOO.gif


Penso que o hack Sonic the Next Level pra Meguinha seja uma mostra de como Sonic Mania se pareceria no console, física um nível acima, recheado de efeitos especiais, além de um motor PCM que toca músicas amostradas em tempo real, coloca lá no 3:40 e confere o que conseguiram fazer sem ajuda de nenhum chip adicional.

 
Ultima Edição:

paulojr_mam

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.120
Reações
2.046
Pontos
979
Olha esse lago no fundo:

Muito lindo e acho que se fosse possível seria assim no MD também. E o fundo parece mudar o tempo todo, acho que nem é um background só pra fase inteira.
0gGZ13.gif
 
Ultima Edição:

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.232
Reações
104.537
Pontos
1.299
Ahh...mas sonhar não é impossível. E outra coisa, não é difícil da Sega tentar fazer um port pro Mega Drive, eu penso. E outra, os efeitos que tar nele, se usar o SVP chip pode ajudar e muito pra conseguir rodar ele numa boa.

SVP é mais recomendado para manipulação de polígonos...
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Daria sim Edinei, o jogo roda em 3 camadas, coisa que Sonic 3 já fazia facilmente, apesar do Mega ser muito bom em manipular sprites, está claro que alguns efeitos teriam de ser redimensionados, único ponto que vejo não ser possível alcançar é a paleta de cores, mas até nisso as versões Mega são impecáveis, nas mãos de um artista competente poderia sair coisa boa.
Mesmo a Green Hill Zone, nas partes que parecem mais simples, acho que teriam que simplificar ainda mais.
Repara nos totens entre as camadas. Teriam que ser retirados, não?
WdxSyrF.gif


Acho que esse lance do World of Illusion, foi mais por conta de má otimização da programação, há games que fazem o efeito parecer fácil, sem lentidão.

Y63LOO.gif


Bem lembrado este jogo aí. Pode ser, não parece pesado aí. Apesar que no World of Illusion se dá o desconto de ter inimigos ali e 2 players.

Penso que o hack Sonic the Next Level pra Meguinha seja uma mostra de como Sonic Mania se pareceria no console, física um nível acima, recheado de efeitos especiais, além de um motor PCM que toca músicas amostradas em tempo real, coloca lá no 3:40 e confere o que conseguiram fazer sem ajuda de nenhum chip adicional.
Belíssimo resultado. Acho sim que o Mega daria conta de um belo port. Com as devidas adequações. O estouro dos vidros, por exemplo, poderia ser algo mais discreto.
 
Ultima Edição:

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.232
Reações
104.537
Pontos
1.299
Mesmo a Green Hill Zone, nas partes que parecem mais simples, acho que teriam que simplificar ainda mais.
Repara nos totens entre as camadas. Teriam que ser retirados, não?
WdxSyrF.gif

Sim concessões haveriam de ser feitas, é viagem pensar num port 1 por 1. Os totens poderiam ser reduzidos, reposicionados um pouco mais abaixo no background de forma que que não se sobrepusessem à linha da água usando line scroll, afinal de contas estamos falando de uma máquina que trabalha só com 2 camadas, ia ficar tipo os templos da Marble Zone.

j2p1wv.gif


Muitas animações de fundo teriam de ser retiradas, unicamente pelo fato de não caberem na VRAM do console, não há espaço para o console lidar com tantas ao mesmo tempo, mas voilá estamos falando de uma série que foi projetada inicialmente com o hardware do Mega Drive em mente, certamente que a jogabilidade e o estilo gráfico se manteriam intactos.

Bem lembrado este jogo aí. Pode ser, não parece pesado aí. Apesar que no World of Illusion se dá o desconto de ter inimigos ali e 2 players.

Não sou programador nem nada, mas penso que esse efeito não é lá muito pesado, pelo contrário trata-se de simples mudança de paleta de cores, ainda mantenho a minha opinião que o slow em World of Illusion trata-se de programação mal otimizada.
 

_Fabio

Veterano
Mensagens
254
Reações
630
Pontos
108
Não sou programador nem nada, mas penso que esse efeito não é lá muito pesado, pelo contrário trata-se de simples mudança de paleta de cores, ainda mantenho a minha opinião que o slow em World of Illusion trata-se de programação mal otimizada.
É apenas um "achismo" meu, mas ali parece que usaram um cálculo de cor resultante (estilo blend)... não justificaria uma queda de framerate.
Do mais, assisti um vídeo aqui pra relembrar essa parte do jogo e sinceramente ele mantém um ritmo bem lento desde o prólogo até os créditos xD
 

Pingu77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.644
Reações
29.812
Pontos
1.114
Pelo Sonic Mania eu estou ansioso.

O Forces quem quer é o filhote. Ficou entusiasmado. Talvez seja presente do dia das crianças ou natal. O Forces ainda não me convenceu sequer que será melhor que o Generation.

Tem muita coisa me incomodando, como disse aqui:

Não gostei disso também. A expressão dele não mudou em nenhum momento ao longo da fase. A música tá b*sta, além do level design linear demais.

Acho até que deviam abrir mão da Green Hill Zone, que já usaram em excesso. (No entanto, poderiam manter a tradição de a primeira fase ser uma ilha/planície [Emerald Hill Zone, Angel Island, Emerald Coast, etc.].)

Porque eu sempre me animo com um jogo novo do Sonic (com a exceção daquele Boom, que estava ruim desde o início).

Em relação ao Sonic Mania, esse o hype está monstruoso. Está belíssimo. Um detalhe bem interessante é na parte do elevador no final desse trailer, que mostra o "M" de Mania logo após o "3" e o "K", fazendo referência de que o jogo é a sequência do Sonic 3 & Knuckles (na série do Sonic "clássico), não a bomba do 4:

 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Os totens poderiam ser reduzidos, reposicionados um pouco mais abaixo no background de forma que que não se sobrepusessem à linha da água usando line scroll, afinal de contas estamos falando de uma máquina que trabalha só com 2 camadas, ia ficar tipo os templos da Marble Zone.
No Ristar até fizeram uns detalhes verticais no cenário, ficou bom, não fui conferir se usaram sprites para driblar isso. Mas é um jogo bem mais cadenciado para aguentar este tipo de brincadeira.
Do mais, assisti um vídeo aqui pra relembrar essa parte do jogo e sinceramente ele mantém um ritmo bem lento desde o prólogo até os créditos xD
De forma alguma, ali o desempenho despenca. Chega a ficar em câmera lenta e bugar sprites. E falo do console mesmo, não é defeito de emulador, porque tinha - ainda tenho - o cartucho. Mas era feito de maneira mais complexa que no exemplo do jogo acima, pode explicar a diferença de performance.

Edit: um dos trechos que eu citava:
Wmiw6bc.gif


O jogo rodando de maneira "normal":
ftKhCz1.gif
 
Ultima Edição:

_Fabio

Veterano
Mensagens
254
Reações
630
Pontos
108
Esse glitch das barras na borda da cortina é tão bizarro que por si só já indica a porquice que deve ter sido a implementação desse efeito.
Imagino que foi aquele tipo de "feature" que levou muito tempo pra ser incluído e no final acabaram deixando como estava mesmo pra não acarretar retrabalho.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Esse glitch das barras na borda da cortina é tão bizarro que por si só já indica a porquice que deve ter sido a implementação desse efeito.
Imagino que foi aquele tipo de "feature" que levou muito tempo pra ser incluído e no final acabaram deixando como estava mesmo pra não acarretar retrabalho.
O jogo é muito bem feito, tem trechos bem legais e caprichados. No geral é excelente, top do console. Mas os minutos finais dele parece que faltou polimento. Como se tivesse acabado o prazo ou o dinheiro.
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
http://br.ign.com/sonic-mania/50370/news/trilha-sonora-de-sonic-mania-sera-lancada-em-vinil
https://data-discs.com/products/sonic-mania

Sonic Mania / 26 de Junho de 2017
TRILHA SONORA DE SONIC MANIA SERÁ LANÇADA EM VINIL
Com músicas selecionadas do compositor Tee Lopes
POR ALEX GILYADOV

A Sega e a Data Discs anunciaram uma edição especial da trilha sonora de Sonic Mania em vinil.

Segundo a página do produto, a pré-venda começa na metade de julho. O álbum será lançado "em breve" e trará músicas selecionadas do compositor Tee Lopes, além de vir em uma capa envernizada.
Full_Package.jpg


O disco também traz uma capa interna com alguns personagens do game, bem como um código de download para o álbum em outros formatos, e também uma arte de Sonic, Tails e Knuckles explorando a Green Hill Zone Act 2.
Gatefold.jpg


O vinil estará disponível em 180g Translucent Blue e 180g Classic Black.
Sonic Mania será lançado digitalmente em 15 de agosto para PS4, Xbox One, Switch e PC.
 

Pingu77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.644
Reações
29.812
Pontos
1.114
O novo jogo do Sonic está sendo feito com a ajuda de um fã brasileiro

BRUNO IZIDRO
Jun 27 2017, 12:57pm

ivYgRT7.jpg


Artista brasileiro está realizando o sonho de fazer parte do time de 'Sonic Mania'.

Sonic Mania tem tudo para ser o melhor jogo do ouriço em anos, com visual retrô, em 2D, jogabilidade rápida e todas essas coisas que faziam a galera pirar na época do Mega Drive. O projeto é praticamente um jogo feito por fãs com a chancela da Sega e o mais da hora é que um desses fãs é um brasileiro.

O artista de pixel art Lucas Carvalho, mais conhecido como Mídio nas internets, trampou junto com o time de arte da PadogaWest Games, uma das desenvolvedoras do jogo. Mais especificamente, ele ajudou nas animações dos cenários de fundo de Sonic Mania. "Foi o ponto alto da minha vida [profissional]", disse em entrevista à VICE. Até então, ele tinha participado de jogos indies menores, como Stranded e Murder.

Claro que Sonic fez parte da infância de Mídio, apesar de ter um Super Nintendo em casa. Isso mudou quando ele tinha 10 anos e o pai trouxe um PC que vinha com uma cópia de Sonic CD junto. O pequeno Mídio se acabou de tanto jogar na época e até hoje possui o disco do jogo guardado.

Por curtir tanto Sonic CD - uma das inspirações para Sonic Mania ao lado dos Sonic The Hedgehog originais - envolver-se no projeto foi muito especial para ele. "Eu cheguei a chorar quando fiz as partes que são inspiradas em Sonic CD", confessou. "O Mídio criança estaria bem orgulhoso".

Agora, imagina também a pressão em estar envolvido com aquilo que marcou sua infância. Por isso, Mídio diz que todo o trabalho com a arte de Sonic Mania foi bem desafiador. "O jogo forçou [a evoluir] o meu trabalho com pixel art e até a mim mesmo, e vou ser sempre grato por ter entrado no time."

O brasileiro entrou no projeto de Sonic Mania no ano passado, depois que recebeu um email da PadogaWest pedindo uma ajuda extra na arte. Ele nem acreditou na hora, mas logo entrou de cabeça e ficou brother dos outros desenvolvedores rapidinho, mesmo fazendo todo o trabalho aqui do Brasil. "A gente criou um senso de confiança no trabalho de cada um, o que foi incrível e nunca tinha sentido algo tão forte assim", contou.

Desde quando foi anunciado, Sonic Mania parece transparecer mesmo a paixão com que todos os envolvidos estão no game. Alguns dos desenvolvedores têm um apreço tão grande por Sonic que até mesmo já fizeram versões própria de um jogo do personagem. Inclusive, esse foi o caso de um dos líderes do projeto, o designer Christian Whitehead.

Mídio não chegou a fazer um jogo caseiro do Sonic na infância, mas fica claro o quanto ele amou participar de um game assim. "Parece que eu só estou falando um monte de elogios por causa da entrevista, mas é sério, eu queria que vocês soubessem de cada uma das pessoas extraordinárias que está trabalhando na produção do jogo, entregando todo o amor e carinho em cada coisa que estamos fazendo." Assim como o resto da equipe, desde o anúncio de Sonic Mania, os desenvolvedores sempre lembram que esse é um trabalho de fãs para fãs.

Todo esse amor e carinho (e, esperamos, também um bom jogo) chega logo, logo, no dia 15 de agosto, quando Sonic Mania for lançado para PS4, Xbox One, PC e Nintendo Switch.

Fonte: https://www.vice.com/pt_br/article/...a-sendo-feito-com-a-ajuda-de-um-fa-brasileiro
 

_Fabio

Veterano
Mensagens
254
Reações
630
Pontos
108
Sfx e músicas fazem uma diferença considerável nessa conta. Onde antes tu tinha apenas algumas cadeias de caracteres pra reproduzir o som no chip, agora há arquivos mp3/ogg/etc.

Existe ainda a possibilidade de conter algum material extra como Sonic Jam, mas nada disso deve significar que o jogo em si não seja extenso.
 

Doutor Sono

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.552
Reações
38.855
Pontos
574
O jogo pode ter cara de velho, mas esta sendo feito para rodar em TV 4K, home teather 7.1 e tudo mais. Isso faz uma diferença gigantesca no tamanho final do jogo, só os sprites do Sonic devem ser maiores do que a trilogia inteira do ouriço no Mega Drive.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Sfx e músicas fazem uma diferença considerável nessa conta.
O jogo pode ter cara de velho, mas esta sendo feito para rodar em TV 4K, home teather 7.1 e tudo mais. Isso faz uma diferença gigantesca no tamanho final do jogo, só os sprites do Sonic devem ser maiores do que a trilogia inteira do ouriço no Mega Drive.
Mas eu já tinha ponderado sobre isso no post:
Tudo bem que o formato de imagens e áudio não são os mesmos, em época de Mega era tudo muito otimizado par poupar espaço.
Naquela época as sprites eram tiles de poucos pixels mal coloridos que depois receberiam até 16 cores de acordo com a paleta de cor carregada pelo videogame. Hoje devem ser imagens de grande profundidade de cor, algo parecido com uma png de 24bits. Só isso já multiplica o espaço necessário para armazenar e depois mostrar as mesmas coisas.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Acho que acertaram a mão nesse Sonic Mania.

Porque Sonic não é um jogo de corrida. Nem de velocidade descerebrada.

Sonic é um jogo de plataforma e que, em alguns momentos, o personagem corre em algum looping ou trecho rápido. Não é o principal, é acessório. E esse é o erro de todos os Sonics depois de Sonic 3 & Knucles.

Pelos trailers, o pessoal entendeu a essência do jogo antigo. Maravilha.
 

_Fabio

Veterano
Mensagens
254
Reações
630
Pontos
108
Mas eu já tinha ponderado sobre isso no post:
Naquela época as sprites eram tiles de poucos pixels mal coloridos que depois receberiam até 16 cores de acordo com a paleta de cor carregada pelo videogame. Hoje devem ser imagens de grande profundidade de cor, algo parecido com uma png de 24bits. Só isso já multiplica o espaço necessário para armazenar e depois mostrar as mesmas coisas.
Sim, apenas estava pactuando com o que tu disse.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Deixar em spoiler, foi publicado vídeo divulgando os estágios especiais em Sonic Mania.


Lançamento se aproximando... postei em outro tópico, ando jogando hacks pra ir me aquecendo para a chegada do Sonic Mania. :ksafado

M5SnIz4.png

EwZr7Dq.png

sk50EVP.png

OEvzyvQ.png
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Contagem regressiva para a chegada do Sonic Mania.

Nada de trazer ou procurar novidades, o momento é deixar as surpresas para o jogo, que semana que vem tá liberado pra galera matar as saudades de Sonic em sua melhor forma.

Imagens "velhas" do site da Sega.
21zYjBm.png

98gqAqA.png

bwTXrDV.png


Aproveitando o post para compartilhar com o pessoal da pasta: a página Power Sonic está com um concurso que vai premiar 2 vencedores com cópias do game.

www.facebook.com/powersonicbr/photos/a.387514334643866.85937.354660677929232/1506584082736880/?type=3&theater

Fica aí pra quem quiser participar.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Tá bonito demais pra não ser mencionado aqui - mas boto como spoiler em respeito a quem não quer saber de mais nada até o lançamento:
 
Ultima Edição:
Topo Fundo