O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial VestibulandOS 2024 - DICAS, ASSUNTOS, APOSTILAS, LIVROS, PROVAS, DÚVIDAS E ETC.

Qrguilon R.

Ser evoluído
Mensagens
89
Reações
79
Pontos
18
Algo que eu faço quando to sem vontade de estudar é usar a técnica do pomodoro /25 com 5 min de intervalo mesmo.
Melhor do que ficar sem estudar, na minha modesta opinião.

Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Algo que eu faço quando to sem vontade de estudar é usar a técnica do pomodoro /25 com 5 min de intervalo mesmo.
Melhor do que ficar sem estudar, na minha modesta opinião.

Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk
E quando você não consegue absorver praticamente nada do que está vendo?
Jeito é mudar de matéria e depois voltar pra anterior pra ver se é o problema é com a dita cuja mesmo , e então ai dar um foco especial nela.
 

_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
Uma dúvida:
Hoje eu estudei citologia com o material AB.
Amanhã eu vou revisar pelo mesmo material AB ou vou só ler resumos que eu criei no dia 1?


Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk

Ae é ctgo.
Mas creio que o resumo que vc criou é melhor. Pq vc aprende pelas suas anotações.

como assim essa do país? por que não arriscaria?
Engenharia no país é mais complicado do que se imagina. Tem tantos fatores que me desmotivam neste setor que dá para escrever umas vinte páginas. Aqui é um país que visa a dificuldade e não a solução.
 

Qrguilon R.

Ser evoluído
Mensagens
89
Reações
79
Pontos
18
E quando você não consegue absorver praticamente nada do que está vendo?
Jeito é mudar de matéria e depois voltar pra anterior pra ver se é o problema é com a dita cuja mesmo , e então ai dar um foco especial nela.
Aí eu começo a estudar História hauahaua

Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk
 

Skool

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.822
Reações
2.342
Pontos
754
Depois da prova de exatas da unb conclui que eu não sei de m**** nenhuma! Tem muuuitoo chão ainda rapaziada.
 

hastati13

Bam-bam-bam
Mensagens
106
Reações
144
Pontos
228
Ae é ctgo.
Mas creio que o resumo que vc criou é melhor. Pq vc aprende pelas suas anotações.


Engenharia no país é mais complicado do que se imagina. Tem tantos fatores que me desmotivam neste setor que dá para escrever umas vinte páginas. Aqui é um país que visa a dificuldade e não a solução.
Confirmo essa da engenharia, tô estudando na UFRGS agora, e o número de pessoal que sai da graduação de engenharia pra fazer mestrado pq não acha emprego é assustador. Pra ti se dar bem na engenharia, além de ter sorte, tem que estudar de noite e estagiar durante a porra toda do curso, se não tu se matou estudando por nada.
 


OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Confirmo essa da engenharia, tô estudando na UFRGS agora, e o número de pessoal que sai da graduação de engenharia pra fazer mestrado pq não acha emprego é assustador. Pra ti se dar bem na engenharia, além de ter sorte, tem que estudar de noite e estagiar durante a porra toda do curso, se não tu se matou estudando por nada.
Com mestrado dá pra dar aula?
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Se não me engano dá pra dar aula como substituto, mas de resto tem que ter doutorado.

E nas particulares com Mestrado dá pra dar aulas? Ouvi dizer que nas públicas e federais precisa-se de doutorado. Não sei se o mesmo ocorre com relação ás privadas.
 

Honesto Teixeira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.790
Reações
1.901
Pontos
603
Pessoal uma dúvida

Fiz a matrícula no Ifsp (entrei pelo Sisu) e a mulher da secretaria disse que como entrei pela reserva de vagas minha matrícula ainda seria analisada pela comissão, o resultado sai segunda. Se por ventura for recusada tenho direito a entrar na lista de espera da segunda opção?
 

xthinkx

Supra-sumo
Mensagens
567
Reações
1.233
Pontos
183
Confirmo essa da engenharia, tô estudando na UFRGS agora, e o número de pessoal que sai da graduação de engenharia pra fazer mestrado pq não acha emprego é assustador. Pra ti se dar bem na engenharia, além de ter sorte, tem que estudar de noite e estagiar durante a porra toda do curso, se não tu se matou estudando por nada.
Onde encontrou esses numeros? Sabe onde acha o de outras faculdades?

Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk
 

hastati13

Bam-bam-bam
Mensagens
106
Reações
144
Pontos
228
Onde encontrou esses numeros? Sabe onde acha o de outras faculdades?

Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk
Não tem números mensuráveis, digo pelo número de pessoas que eu conversei. Mas é como eu disse, foque no estágio e tu teras as melhores chances
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Não tem números mensuráveis, digo pelo número de pessoas que eu conversei. Mas é como eu disse, foque no estágio e tu teras as melhores chances

Você faz ciências contábeis não é? Como tá os estágios pra sua área?
 

hastati13

Bam-bam-bam
Mensagens
106
Reações
144
Pontos
228
Você faz ciências contábeis não é? Como tá os estágios pra sua área?
Faço, cara, ciências contábeis tá com um mercado ótimo, estágios não faltam. É uma área que sempre vai haver demanda, mesmo com a crise. Ainda tô no primeiro semestre, mas já posso ver um bom futuro na profissão, além do mais é um dos melhores cursos pra concurso público. O salário não é topzão que nem Medicina ou uma engenharia foda, mas com essa crise salário de 5k não é nada mal. E pra ti, qual o curso que tu faz/pretende fazer?
 

xthinkx

Supra-sumo
Mensagens
567
Reações
1.233
Pontos
183
Não tem números mensuráveis, digo pelo número de pessoas que eu conversei. Mas é como eu disse, foque no estágio e tu teras as melhores chances
O problema é que na maioria das públicas engenharia é integral, não podendo estagiar.

Estou repensando que carreira seguir. Engenharia parecia uma boa, mas depois do que eu li aqui no fórum e em outro lugares estou pensando muito bem se compensa fazer.Tenho medo de virar mais um concurseiro frustrado com a profissão que escolheu.

Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk
 

hastati13

Bam-bam-bam
Mensagens
106
Reações
144
Pontos
228
O problema é que na maioria das públicas engenharia é integral, não podendo estagiar.

Estou repensando que carreira seguir. Engenharia parecia uma boa, mas depois do que eu li aqui no fórum e em outro lugares estou pensando muito bem se compensa fazer.Tenho medo de virar mais um concurseiro frustrado com a profissão que escolheu.

Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk
Entendo muito bem o que tu sente, infelizmente nesse país que vivemos parece que a única coisa que compensa é o crime. Mas se tu realmente gosta de engenharia, vai fundo. Minha irmã tá no 3º ano de Engenharia Química, ela estuda em faculdade particular, arranjou um estágio no 2º ano em um laboratório, em 6 meses já foi efetivada e ela tá gostando muito. Uma coisa que me conforta e deve te confortar é que a maioria das pessoas não trabalham na carreira de seus sonhos. Uma grande parte das pessoas sai do ensino médio tentando procurar uma carreira que elas amam, infelizmente a maioria dessas pessoas acabam desistindo porque estavam iludidas, ou se deparam com uma grande concorrência no mercado e salários baixos.

Eu pessoalmente, como algum user postou antes, amo muito história clássica, tenho um fascínio fenomenal pelas táticas militares da antiguidade. É óbvio, porém, que nunca vou achar uma carreira que possa utilizar dessa minha paixão. No máximo serei um professor de história que vai ter que ensinar outras centenas de conteúdos que não gosto. Outro dia estava falando com uma moça na faculdade, ela me disse que estava no terceiro curso e planejando trocar para o quarto. Ela me disse que quando o curso ficava mais prático (mercado) ela não gostava e acabava desistindo. Aí eu me pergunto, quando que essas pessoas vão acordar que trabalho é trabalho e não é diversão? É claro que tu deves sempre procurar a carreira que mais te satisfaria, mas tem pessoas que entendem completamente diferente (não que tu tenhas óbvio).

As pessoas antigamente trabalhavam em condições deploráveis e ficavam felizes por ter comida na mesa, e parece que essa nova geração perdeu o conhecimento do que é o mercado de trabalho. Tenho alguns amigos que se formaram em diversos cursos bizarros e estão trabalhando em supermercados (nada contra quem trabalha). Bom desculpa pelo wall of text hehe não foi nada pessoal, só queria falar umas coisas que tava pensando.
 

_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
Confirmo essa da engenharia, tô estudando na UFRGS agora, e o número de pessoal que sai da graduação de engenharia pra fazer mestrado pq não acha emprego é assustador. Pra ti se dar bem na engenharia, além de ter sorte, tem que estudar de noite e estagiar durante a porra toda do curso, se não tu se matou estudando por nada.
Curso integral em engenharia é tenso. Tirando a top five, creio que vale a pena estagiar ou trabalhar pelo menos como analista enquanto se forma.
Isso quando você se forma e trabalha como analista pra ganhar 1/3 do que um engenheiro ganha.
 

xthinkx

Supra-sumo
Mensagens
567
Reações
1.233
Pontos
183
Até curto engenharia, mas infelizmente depois de ler como esta a área acho que não vale a pena se for ver a relação esforço-retorno.

Penso em fazer medicina. O problema é que já estou com 21 anos e demoraria mais um tempo pra entrar em uma pública.

Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk
 

_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
Até curto engenharia, mas infelizmente depois de ler como esta a área acho que não vale a pena se for ver a relação esforço-retorno.

Penso em fazer medicina. O problema é que já estou com 21 anos e demoraria mais um tempo pra entrar em uma pública.

Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk
Mano, se você quer vai. A pior m**** é ficar indo pelos outros ou por retorno financeiro. Você nunca vai ficar satisfeito.
 

juvebrit80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.599
Reações
2.544
Pontos
453
O problema é que já estou com 21 anos

Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk


Não meu amigo, não, por favor não pense assim!!
Você é hiper mega master jovem e está com um pensamento hiper mega master velho, ultrapassado.
Acredite, estude, faça acontecer, viva, consuma cada precioso minuto do que ainda está por vir e tudo valerá a pena.
Mas por favor, delete o quanto antes da tua vida esse pensamento relativo a idade.

:rox:rox:rox:rox
 

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
63.058
Reações
182.356
Pontos
1.029
FINALMENTE acabou o prazo da lista de espera do SISU, agora é esperar pela chamada.
 

Victhorr

Habitué da casa
Mensagens
287
Reações
256
Pontos
98
Alguém ai tá fazendo para área de saúde? Mais precisamente Ed Física, queria saber quais matérias pesam mais, química e biologia?
 

hastati13

Bam-bam-bam
Mensagens
106
Reações
144
Pontos
228
Alguém ai tá fazendo para área de saúde? Mais precisamente Ed Física, queria saber quais matérias pesam mais, química e biologia?
Depende pra qual universidade você pretende ir, juntamente se é por vestibular ou SISU, geralmente, no entanto, pra Ed. Física deve pesar mais Ciências da Natureza, ou seja, química, biologia e física.
 

maedre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.954
Reações
4.972
Pontos
453
Tenho 26 anos e no começo do ano entrei pelo Prouni em uma particular aqui em Santos/SP. Sei que numa bela noite, na volta pra casa, veio a ideia: "será que dá pra transferir pra outro curso?" Engenharia civil, talvez?

Sei que no final deu tudo certo e to feliz para um grande c***lho. Terminei o 1 semestre agora. Sério, quando falo que agradeço a Deus eu falo de coração.

Sei que tá uma m**** a área de construção. Putz, man, mas eu sempre tive admiração por engenheiro. Tenho muita vontade de ser um.

Tudo bem vc olhar como tá área do curso vc quer fazer. Mas assim, não se prenda a só isso. Fazer algo que vc gosta é bom pra cacete!
 

xthinkx

Supra-sumo
Mensagens
567
Reações
1.233
Pontos
183
Não meu amigo, não, por favor não pense assim!!
Você é hiper mega master jovem e está com um pensamento hiper mega master velho, ultrapassado.
Acredite, estude, faça acontecer, viva, consuma cada precioso minuto do que ainda está por vir e tudo valerá a pena.
Mas por favor, delete o quanto antes da tua vida esse pensamento relativo a idade.

:rox:rox:rox:rox
Sim, sei que sou novo.O problema é que não sei bem o que quero.Tô bem perdido.

Fico preocupado em manter o estilo de vida que eu levo hoje.Não são muitas profissões que proporcionam esse estilo.


Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk
 

DanteSCO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.533
Reações
3.529
Pontos
703
Tenho 26 anos e no começo do ano entrei pelo Prouni em uma particular aqui em Santos/SP. Sei que numa bela noite, na volta pra casa, veio a ideia: "será que dá pra transferir pra outro curso?" Engenharia civil, talvez?

Sei que no final deu tudo certo e to feliz para um grande c***lho. Terminei o 1 semestre agora. Sério, quando falo que agradeço a Deus eu falo de coração.

Sei que tá uma m**** a área de construção. Putz, man, mas eu sempre tive admiração por engenheiro. Tenho muita vontade de ser um.

Tudo bem vc olhar como tá área do curso vc quer fazer. Mas assim, não se prenda a só isso. Fazer algo que vc gosta é bom pra cacete!
Você fazia um curso tipo psicologia e passou pra Engenharia? Não sabia que era possível, será que acontece em universidade pública também?

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Você fazia um curso tipo psicologia e passou pra Engenharia? Não sabia que era possível, será que acontece em universidade pública também?

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Até onde ouvi falar só pode em área correlacionados como saúde , exatas e etc(e mesmo assim com algumas restrições).
 

maedre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.954
Reações
4.972
Pontos
453
Você fazia um curso tipo psicologia e passou pra Engenharia? Não sabia que era possível, será que acontece em universidade pública também?

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Até onde ouvi falar só pode em área correlacionados como saúde , exatas e etc(e mesmo assim com algumas restrições).

Exatamente. Eu comecei fazendo química. Já que são duas áreas de exatas, química e eng. civil, consegui mudar. Agora, se eu tivesse começado em curso de humanas acho que não conseguiria.
 

juvebrit80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.599
Reações
2.544
Pontos
453
Sim, sei que sou novo.O problema é que não sei bem o que quero.Tô bem perdido.
Fico preocupado em manter o estilo de vida que eu levo hoje.Não são muitas profissões que proporcionam esse estilo.

Sei bem como é isso!!

Veja um pouco o meu caso: tenho 37 anos, 10 anos na indústria automobilística aqui do ABC paulista, formado em Administração e simplesmente vou abandonar tudo para recomeçar. É um risco, mil coisas passam pela minha cabeça. Mas nada é pior, hoje, na minha concepção, do que continuar a percorrer um caminho pelo qual não me sinto realizado. É como se eu me sabotasse todos os dias, como se eu me anulasse a cada instante. E isso está me sufocando pois sei que posso mais do que isso, tenho plena convicção que sou bem mais do que tudo isso.

Claro que é show de bola você ter uma renda alta. Mas acredite, se você for do tipo idealista, do tipo que não é escravo do dinheiro e nem vive esbanjando ( tipo aquela modinha lixo ostentação e tal ), vai chegar um momento que inevitavelmente você vai começar a questionar a tua rotina, o teu círculo de amigos, os teus hábitos e uma série de outros fatores até chegar o momento em que você de fato vai se conhecer, vai se "reconhecer". Cara, sério, parece papo de lunático meu relato, mas acredite: é uma espécie de libertação, de focar apenas em um propósito superior. Ai meu amigo, ai o resto fica tudo em segundo plano ( dinheiro, fama, prestígio, julgamento da sociedade, etc )....

Moral da história? Se é que existe alguma moral nisso tudo, e longe de mim querer te ensinar algo, é que dinheiro é muito bem vindo, mas de fato não é tudo. É parte importante do processo, mas não a primordial.
Fique tranquilo que ele virá naturalmente. Seja um estudante que faça a diferença ao longo da graduação. Estude, coma livros, participe de iniciação científica, tente monitoria, tente intercâmbio, interaja e dialogue com todas as camadas dentro da universidade, faça um bom círculo de amigos e influências. Desfrute e aproveite as oportunidades que surgirão. Acredite, elas aparecerão aos montes, mas você vai precisar identificá-las.

E jamais se esqueça que termos e conceitos como "escolha profissional", "mercado de trabalho", "escolha da carreira", "universidade", etc, isso é tudo muito relativo. Colocam pressão demais nas cabeças dos mais jovens como se essa época fosse a mais importante da vida do ser humano. Não caia nessa ladainha meu amigo. Tuas escolhas, hoje, não necessariamente serão escolhas "pra vida". O mundo hoje é dinâmico, novas profissões irão surgir, profissões irão desaparecer. E o mundo continuará sendo mundo e quem aqui ainda estiver continuará a ter que fazer escolhas, a pegar rotas alternativas......e por ai vai!!!!!




Você fazia um curso tipo psicologia e passou pra Engenharia? Não sabia que era possível, será que acontece em universidade pública também?

Olha, também estava pesquisando sobre esses assuntos ( transferência interna-externa e entrada "direta" pra quem já tem diploma de curso superior ) e pelo que li as públicas são um pouco mais seletivas, mas existem cursos que aceitam candidatos de outros áreas sim.
Nas particulares o processo é um pouco mais flexível....
Mas qualquer que seja o caso tem que ficar de olho no edital.

Eu além de estar estudando pro Enem e vestibulares estou sempre pesquisando por editais para "entrada direta" pra quem já é formado. No início do ano a UFMT divulgou um edital para portadores de diploma superior com diversas vagas, inclusive várias nas áreas de biológicas - saúde ( medicina, nutrição, fisioterapia, ed. física, etc ).

Infelizmente cheguei tarde ( não que eu iria necessariamente ser aprovado, mas ao menos iria tentar ).
 

Victhorr

Habitué da casa
Mensagens
287
Reações
256
Pontos
98
Depende pra qual universidade você pretende ir, juntamente se é por vestibular ou SISU, geralmente, no entanto, pra Ed. Física deve pesar mais Ciências da Natureza, ou seja, química, biologia e física.
Valeu mano, pelas matérias do curso já achava isso, pelo jeito essas pesam mais... Valeu mano
 

Victhorr

Habitué da casa
Mensagens
287
Reações
256
Pontos
98
Tenho 26 anos e no começo do ano entrei pelo Prouni em uma particular aqui em Santos/SP. Sei que numa bela noite, na volta pra casa, veio a ideia: "será que dá pra transferir pra outro curso?" Engenharia civil, talvez?

Sei que no final deu tudo certo e to feliz para um grande c***lho. Terminei o 1 semestre agora. Sério, quando falo que agradeço a Deus eu falo de coração.

Sei que tá uma m**** a área de construção. Putz, man, mas eu sempre tive admiração por engenheiro. Tenho muita vontade de ser um.

Tudo bem vc olhar como tá área do curso vc quer fazer. Mas assim, não se prenda a só isso. Fazer algo que vc gosta é bom pra cacete!
Mesmo que você não ganhe muito, a satisfação de fazer oque gosta vale muito, eu pensei muito antes de escolher o curso de ed física, cheguei a passa por eng civil, produção, arquitetura..
 

_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
Mesmo que você não ganhe muito, a satisfação de fazer oque gosta vale muito, eu pensei muito antes de escolher o curso de ed física, cheguei a passa por eng civil, produção, arquitetura..
Certa vez ouvi que Se você está aonde queria está com as pessoas que você queria está o resto não importa. Nestes ultimos anos percebi que é uma das coisas mais verdadeiras que já ouvi.
 

Victhorr

Habitué da casa
Mensagens
287
Reações
256
Pontos
98
Alguém sabe informar pra começar a estudar química, qual autor e recomendado? Tô em dúvida em Ricardo feltre e Martha reais, correndo por fora Tito e canto e o urbesco
 
Topo Fundo