Eu discordo, acho que os personagens se comunicam o tempo todo, se cobram, se motivam, o próprio sistema de combate favorece a combinação dos quatro. É bem diferente de personagem secundário de outros RPGs que são basicamente problemas a serem resolvidos, onde se entrega quase que um currículo e uma missão de lambuja. A questão é que em FF Xv o foco não é a história dos personagens do grupo, mas a relação entre eles e a missão, esta é a base do final dramático do jogo.
Sobre a história, compreendo sua critica, mas o que você está cobrando é algo que os caras não se propuseram a fazer. Hoje em dia temos um mercado narrativo bem mais versátil, há várias formas diferente de se contar histórias, você pode ter algo elusivo como Dark Souls, uma narrativa a la RPG em Tides of Numenera, FF XV, por outro lado, narra o jogo via PoV, algo muito comum em livros, mas pouco utilizado em games.
Neste ambiente não interessa muito o que acontece fora da bolha narrativa que acompanha os personagens, se algo não é importante - como você descobre sobre o império lendo o lore da missão de resgate do Prompto - ele é tratado como uma citação breve e olhe lá. Acho que neste ponto FF XV está bem redondinho, que pese problemas durante a construção do mundo aberto (em narrativas PoV você só tem acesso ao que outros estão fazendo via reflexo da ação deste pessoal, a invasão no império não é sentida na primeira parte do jogo porque as quests não acrescentam história, depender só de jornais e programas de rádio não é suficiente, nem encontros aleatórios com soldados).
mas enfim já era né... agora so por DLC... :(
Os DLC provavelmente vão seguir a mesma linha. Com narrativa de PoV centrada em outro personagem. A do Gladio, por exemplo, vai narrar o que ele passou quando se separou do grupo, algo que você só sente o efeito no jogo principal porque, como disse, acontece fora da bolha narrativa.
No final, gostando ou não, foi a técnica usada pelos caras. Não entrando no mérito do que é melhor ou pior, acho uma boa que existam abordagens diferentes na industria.