O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[TapetãoMob] Massa entrará na justiça para ser campeão de F1 de 2008

É justo tirar o titulo de 2008 de Hamilton e entregar para Massa?


  • Total voters
    28

tonyr2d2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.703
Reações
23.807
Pontos
1.474
Fia já enfio no Fiofó do Senna quando ele voltou pra pista e fizeram o Prost campeão.

Por isso que gosto do Piquet pai, que mandava todo mundo tomar no cool.
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.048
Reações
6.946
Pontos
704
Todo mundo que encontrar esse filha da put* tem que tirar uma com a cara dele. Fez quilingue por ser desonesto mesmo. Bater de propósito é a coisa mais baixa que se pode fazer no esporte a motor.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.647
Reações
29.147
Pontos
1.103

Felipe Massa alega conspiração no Mundial de 2008 e inicia trâmites para processar Fórmula 1

História por Redação •2h

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

Felipe Massa, ex-piloto de Fórmula 1 e atual competidor da Stock Car, iniciou os trâmites para mover uma ação com pedido de indenização à F-1 e à Federação Internacional de Automobilismo (FIA), por entender que foi prejudicado por uma conspiração em 2008, ano em que foi vice-campeão mundial da principal categoria do automobilismo. Ele corria pela Ferrari. A informação foi noticiada pela agência de notícias Reuters e confirmada pela reportagem do Estadão.
O movimento vem após declarações recentes de Bernie Ecclestone, ex-chefão da categoria, de que sabia de uma manipulação do resultado do GP de Cingapura daquele ano e de que o piloto brasileiro poderia ter ficado com o título mundial, desbancando Lewis Hamilton, campeão da edição. Massa já havia comentado, em abril, que estava estudando a possibilidade de acionar a Justiça.
Os advogados do ex-ferrarista enviaram a Stefano Domenicali, CEO da F-1 e ex-chefe de Massa na Ferrari, e a Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, uma carta de aviso legal sobre o caso. Tal procedimento é obrigatório para dar sequência a processos judiciais na Inglaterra, onde a ação foi protocolada.


AA1fpdXT.img


A carta defende que Massa é o “legítimo campeão de pilotos de 2008? e que a F-1 e a FIA ignoraram a “má conduta” que tirou o título do piloto brasileiro. Em outros trechos, o texto estima um prejuízo de “dezenas de milhões de euros” e afirma que Massa “foi vítima de uma conspiração cometida por indivíduos do mais alto nível” do corpo diretivo das entidades. Agora, Domenicalli e Sulayem têm 14 dias para dar uma resposta. Caso contrário, o processo judicial pode ser iniciado nos tribunais sem aviso prévio.


CINGAPURAGATE​

O chamado “Cingapuragate”, um dos casos mais rumorosos da história da F-1, aconteceu em setembro de 2008, na 15ª de 18 etapas daquela temporada. Na ocasião, Massa disputava o título com Hamilton. Foi o pole position da corrida e liderava a prova quando Nelsinho Piquet sofreu uma batida, o que mudou os rumos da disputa. Fernando Alonso, da mesma equipe Renault de Nelsinho, acabou ficando com a vitória naquele GP.

Um ano depois, Nelson Piquet veio a público para denunciar que seu filho batera de propósito por ordem de Flavio Briatore, então chefe da Renault, para beneficiar o companheiro de equipe, Alonso. O caso foi investigado pela FIA, que puniu os envolvidos. Briatore foi banido da F-1, embora a decisão já tenha sido revogada, e o engenheiro Pat Symonds, outro responsável pela ordem para a batida, foi suspenso por cinco anos - atualmente é o diretor técnico da F-1.

A polêmica foi revivida no início de março, quando Ecclestone concedeu entrevista ao site F1-Insider na qual admitia que ele e o então presidente da FIA, Max Mosley, estavam cientes da armação ainda em 2008, após o episódio, antes mesmo da denúncia de Nelson Piquet, feita apenas no ano seguinte.

Tivemos informações suficientes a tempo de investigar o assunto. De acordo com os regulamentos (da época), deveríamos ter cancelado a corrida em Cingapura naquelas condições”, declarou. “Decidimos não fazer nada. Queríamos proteger o esporte e evitar um grande escândalo. Por isso me esforcei para convencer meu ex-piloto Nelson Piquet a manter a calma”, disse Ecclestone, em referência ao período em que era chefe de Piquet na já extinta equipe Brabham.

O então chefão da F-1 admitiu que poderia ter anulado o GP por causa da manipulação da Renault. “Naquela época, havia uma regra de que uma classificação ao Mundial após a cerimônia de premiação da FIA no fim do ano era intocável. Então, Hamilton foi presenteado com o troféu e estava tudo bem.”

Se a prova tivesse sido anulada, Massa poderia ter se sagrado campeão mundial, uma vez que Hamilton terminou em 3º, enquanto o brasileiro foi apenas o 13º, sem somar pontos, após enfrentar um problema nos boxes - o pit stop havia sido motivado pela entrada do safety car na pista após o acidente protagonizado por Nelsinho Piquet.

“Felipe Massa se tornaria campeão mundial, e não Lewis Hamilton. Hoje me solidarizo com Massa, sinto muito por ele. Afinal, ele ganhou a corrida em casa, em São Paulo, mas foi enganado e não levou o título que merecia. Hoje, eu teria feito as coisas de outra forma”, reconheceu Ecclestone. O título de 2008 foi decidido por apenas um ponto de diferença.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.647
Reações
29.147
Pontos
1.103

Massa mantém luta por título de 2008 e abre processo contra FOM, FIA e Ecclestone


BB1jHwFU.img


Felipe Massa não desistiu de brigar para ser reconhecido como campeão da Fórmula 1 em 2008. O piloto confirmou nesta segunda-feira (11) que acionou a justiça do Reino Unido contra FIA (Federação Internacional de Automobilismo), FOM (Formula One Management) e Bernie Ecclestone, ex-chefão da categoria.


Em um comunicado enviado à imprensa, o piloto confirmou que a meta é conseguir o reconhecimento pelo campeonato, que teve um polêmico desfecho após Nelsinho Piquet assumir que bateu propositalmente para beneficiar Fernando Alonso no GP de Singapura.

O processo foi ajuizado nesta segunda-feira, na King’s Bench Division, que é uma das três divisões do Supremo Tribunal de Justiça do Reino Unido.

“Sempre disse que iria brigar até o final", lembrou Massa. "Como a FIA e a FOM decidiram não fazer nada, buscaremos a correção desta injustiça histórica nos tribunais. O assunto agora está com os advogados e eles estão plenamente autorizados a fazer o que for necessário para que a justiça no esporte seja feita”, disparou.

AA19t1Os.img

Felipe Massa no pit em Singapura após a batida de Nelsinho Piquet (Foto: Ferrari Media)
© Fornecido por Grande Prêmio

Ainda segundo o comunicado, o “objetivo principal é mostrar que, a partir da confissão de Ecclestone ao site alemão F1 Insider em março de 2023, os dirigentes da Fórmula 1 aplicaram erroneamente o regulamento e que Massa deveria ter sido conclamado campeão mundial daquele ano, além de buscar uma indenização por danos e lucros cessantes”.


Na ação, o brasileiro será representado pelos escritórios de Nick de Marco KC e Kendrah Potts, e Richard Levett e Daniel Levy, da Enyo Law. A equipe completa também é formada por Bernardo Viana (Vieira Rezende Advogados), Antonio J. Perez-Marques (Davis Polk), Michele Bernasconi (Bär & Karrer), e Olivier Loizon (Gide Loyrette Nouel).

Naquele GP de Singapura de 2008, a Renault planejou para Alonso uma estratégia que seria bastante vantajosa em caso de safety-car. Por isso, combinou com Piquet um acidente na hora certa. Assim, Alonso ficou com a vitória, enquanto Felipe sequer pontuou após um erro no pit-stop da Ferrari. Lewis Hamilton, que acabou o ano como campeão, pontuou naquela prova, que acabou sendo o fiel da balança, já que o título foi definido por apenas um ponto — o inglês, porém, não teve nenhuma relação com a armação.
 


Mustafa90

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.499
Reações
19.100
Pontos
503
A corrida do título foi uma das maiores decepções esportivas da minha vida. Ainda era pequeno mas me marcou demais. Fiquei muito puto no dia.
 

thiago_solid

Bam-bam-bam
Mensagens
4.348
Reações
22.093
Pontos
353
Foi roubado com certeza, mas é assim mesmo, o pobre torcedor acha que pode alguma coisa contra quem manda em tudo. Bastou um ordem no radio e o campeão estava oficializado.

Sobre tentar ganhar nos tribunais, deveria esquecer, mas é bom pra mostrar para as massas que em tudo na nossa vida, nós simples pedaços de carne andante, não somos nada. Os donos mandam em tudo!
 

thebigkratos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.188
Reações
13.239
Pontos
1.439
Na boa, seria muito mais bonito no futuro todo mundo lembrar que o cara foi campeão,mais graças aos erros da equipe e do Singapuragate ele perdeu esse título....
 

RedKnight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.761
Reações
7.778
Pontos
694
Depois de tanto tempo penso q o mais provável é deixarem como tá mesmo.
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.559
Reações
50.635
Pontos
1.504
Imagina você descobrir que você só deixou de ser campeão porque teve mutreta?

Se coloquem no lugar do cara, ele foi vítima de uma armação, teve sua carreira prejudicada, deixou de ganhar muita grana, quem não ficaria puto?
 

tonyr2d2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.703
Reações
23.807
Pontos
1.474
Depois de tanto tempo penso q o mais provável é deixarem como tá mesmo.
Isso se chama passar pano.

O cara foi comprovadamente prejudicado e digo até mais: se o prejudicado fosse o Hamilton e o favorecido o Massa, iria defender o Hamilton tb.

FIFA, F1, essas entidades nenhuma presta. Os caras arriscam a vida a trocentos kms por hora pra um FDP sentado em sua poltrona confortável fumando seu charuto decidir quem deve vencer.
 

terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.538
Reações
26.026
Pontos
803
Eu faria o mesmo. Provavelmente não de em nada, mas só de mostrar o lado sujo da F1 já valeu a pena.
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.559
Reações
50.635
Pontos
1.504
Isso se chama passar pano.

O cara foi comprovadamente prejudicado e digo até mais: se o prejudicado fosse o Hamilton e o favorecido o Massa, iria defender o Hamilton tb.

FIFA, F1, essas entidades nenhuma presta. Os caras arriscam a vida a trocentos kms por hora pra um FDP sentado em sua poltrona confortável fumando seu charuto decidir quem deve vencer.

Exatamente, o Senna foi prejudicado lá no passado naquela corrida em Suzuka com o Prost e aquilo foi escancarado, o do Massa foi por debaixo dos panos, tem muita maracutaia nessas organizações...
 

RedKnight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.761
Reações
7.778
Pontos
694
Isso se chama passar pano.

O cara foi comprovadamente prejudicado e digo até mais: se o prejudicado fosse o Hamilton e o favorecido o Massa, iria defender o Hamilton tb.

FIFA, F1, essas entidades nenhuma presta. Os caras arriscam a vida a trocentos kms por hora pra um FDP sentado em sua poltrona confortável fumando seu charuto decidir quem deve vencer.

Tava vendo o caso aqui e realmente foi uma sacanagem dupla, a batida proposital do Nelsinho(q ele confessou q foi de propósito) q chamou o safety car, e as trapalhadas da Ferrari com a mangueira (:viraolho). Mas o Massa tem um monte de dificuldade pra conseguir obter êxito, q a FIA não participa de uns negócios lá de regulamentos desportivos e tal, bem complicado. Se ele conseguir os advogados do Fluminense pra defender a causa dele então tem grande chance de vitória.
 
Topo Fundo