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TecladISTAS da OS - Tópico Oficial

Zaporozhets

Bam-bam-bam
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Vi que não existe um tópico dedicado às teclas, então decidi corrigir essa injustiça!

Toca teclado? Quer dar a sua opinião sobre marcas e modelos de pianos digitais, sintetizadores, workstations e afins? Está afim de compartilhar seus conhecimentos com o pessoal? Está no lugar certo!


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Guia de Compras

Pretendo inserir aqui uma lista de sugestão de equipamentos que venho compilando já há um tempo. A lista inclui modelos de sintetizadores, workstations, samplers, ROMplers, arranjadores e módulos, bem como as respectivas especificações, preço e disponibilidade no mercado. A medida em que a lista for crescendo, inserirei os dados aqui.

CRITÉRIOS
A lista conta com critérios para o auxílio na escolha do teclado. São os seguintes: Digital/Analógico, Polifonia, Geração de Som/Osciladores, Mono/Multitimbre, LFO, Filtros, Teclas. Memória, MIDI, Preço, Data de Produção e Disponibilidade/Fator Raridade.

Digital/Analógico: O instrumento conta com circuitos digitais ou analógicos para geração de som. Superficialmente falando, instrumentos digitais contam com processadores para controle do som, filtros, memória, etc, tal como um computador, enquanto que instrumentos analógicos contam com circuitos integrados e pontenciômetros. Cada tipo tem vantagens e desvantagens (embora certos detalhes sejam apenas opinião pessoal); o sintetizador digital tem maior estabilidade e resistência, graças aos circuitos digitais, dessa forma sendo menos suscetível a desafinação, problemas causados por temperatura excessiva e afins. Por outro lado, o uso de DACs (conversores digital-para-analógico) prejudicam um pouco a sua qualidade de som. Os instrumentos analógicos, embora mais frágeis, têm um som mais "pesado" (embora isso não seja regra).

Polifonia: Quantidade de "vozes" (notas) executadas simultaneamente.

Geração de Som/Osciladores/EG: Os teclados têm diferentes métodos de geração de timbres. Os mais comuns são: Síntese subtrativa (subtração de harmônicos, por meio de filtros, de uma forma de onda harmonicamente rica), modulação em frequência - FM (modulação de uma onda (portadora) através de outra(s) onda(s) (moduladora(s), com "operadores" (conjunto de oscilador, gerador de envoltória/envelope generator e sensibilidade à pressão e velocidade) arranjados em diferentes algoritmos, que são o "roteamento"/combinação dos operadores), síntese aditiva (adição de ondas de diferentes frequências), tabela de ondas/wavetable (reprodução de formas de onda arbitrárias, em sequência), distorção de fase (semelhante à modulação em frequência, usada exclusivamente pela Casio em seus sintetizadores), sample playback/reprodução de onda (reprodução de sons gravados), aritmético-linear (reprodução de formas de onda típicas de sintetizadores (como pulso e dente-de-serra) combinadas com amostras curtas de sons de instrumentos reais ou outros sons gravados, mais filtros e efeitos). Osciladores são as unidades geradoras de som; a quantidade de osciladores é variável entre os modelos.

O gerador de envoltória (Envelope Generator - EG) permite o ajuste do comportamento do som em determinados "momentos" de sua duração, que tipicamente são os seguintes: A - Attack ("ataque", o momento inicial do som, ao pressionar a tecla, que pode atingir o nível máximo de som imediatamente ou gradualmente); D - Decay ("decaimento", tempo de decaimento até o nível determinado para o parâmetro "sustain" ou então para o silêncio total no caso de timbres sem sustain); S - Sustain ("sustentação", nível de som gerado enquanto a tecla permanece pressionada); R - Release ("soltura", tempo até o silêncio total quando a tecla é liberada).
Especialmente no caso da síntese FM dos sintetizadores da linha DX da Yamaha, cada operador conta com dois EGs, sendo o EG Rate (que determina o tempo de duração de cada estágio do gerador de envoltória) e o EG Level (que determina o nível de som de cada estágio do EG).

Mono/multitimbre: Quantidade de timbres utilizáveis ao mesmo tempo, espalhados pelo teclado (Split) ou em camadas (dual/layer).

LFO: Oscilador de baixa frequência (low frequency oscillator), cria um pulso rítmico que gera alterações na frequência do som. Útil para aplicação de "vibrato", por exemplo.

Efeitos e Filtros: Tipo de filtros embutidos no teclado para a modelagem de som (crucial para síntese subtrativa, útil para os outros tipos de síntese).

Teclas: Quantidade de teclas e a existência de velocity (sensor de velocidade do pressionar da teclas) e aftertouch (sensor de pressão).

Memória: Quantidade de memória disponível (em slots, kb, mb, gb, etc) e capacidade de expansão (cartuchos, placas de expansão...).

MIDI: Interface Digital para Instrumentos Musicais (Musical Instrument Digital Interface). Interface para conexão, comunicação e controle de instrumentos digitais, por computadores ou outros instrumentos (como teclados controladores e EWIs). Boa parte dos teclados modernos contam com MIDI (geralmente com as portas IN (recebimento de dados) e OUT (envio de dados), e alguns modelos contam com a porta THRU (retransmissão de dados).

Preço: Preço normalmente praticado no mercado. NOTA: isso não significa "preço justo". Principalmente no caso de sintetizadores antigos, a variação de preços é muito grande, e muitos modelos inclusive estão com preços hiperinflados, principalmente por uma falsa noção do "Fator Raridade". No caso desses synths mais antigos, colocarei também o preço que considero relativamente justo.

Data de Produção: Período no qual o instrumento foi produzido.

Disponibilidade/Fator Raridade: Disponibilidade de unidades à venda (em outras palavras, se o instrumento foi produzido em massa e vendeu muitas unidades, se poucas unidades foram produzidas, etc.). Teclados com poucas unidades comercializadas ou determinadas "edições especiais" podem ser considerados "raros".


SINTETIZADORES E WORKSTATIONS

nyamaha.jpg


Série DX

Série de sintetizadores FM, fabricada entre 1983 e 1989. Conta com a distinção de ser a primeira linha de sintetizadores digitais comercializada a preços populares, fator crucial para o seu grande sucesso.

Modelos:
DX1 e DX5 (topo de linha)
DX7/DX7S/DX7II-D/DX7II-FD
V2/DX11
DX9
DX21 e DX27 (consumer-level)
DX100

DX7

Yamaha_DX7.jpg


Marco da história dos synths, o Yamaha DX7 combina sons expressivos com uma embalagem elegante e alta resistência. Possivelmente é o sintetizador de maior vendagem da história, com 250 mil unidades comercializadas entre 1983 e 1986. Um aspecto revolucionário introduzido pelo DX7 é a síntese FM, altamente flexível e capaz de gerar uma gama impressionante de sons nas mãos de programadores competentes. As teclas são excelentes, com rigidez na medida certa e ótima ação; contam com sensor de pressão e aftertouch monofônico. Por outro lado, sua programação é polêmica: com apenas um visor LCD de 2x16, um encoder e botões de acréscimo/redução por +1/-1, programá-lo pode ser um processo bastante burocrático, uma vez que seu gerador de som conta com vários parâmetros. Um outro ponto problemático é sua funcionalidade MIDI; como foi lançado antes do padrão ter sido finalizado, sua funcionalidade é limitada. Foi utilizado por diversos tecladistas em sua época de popularidade.


Digital/Analógico: Digital
Polifonia: 16 vozes
Geração de Som/Osciladores/EG: FM / 6 operadores / 2 EGs ADSR (para EG Rate e EG Level) por operador
Mono/multitimbre: Monotimbre
LFO: Sim; Senóide, triangular, dente de serra, quadrada, pulso, sample and hold
Efeitos e Filtros: Não
Teclas: 61 teclas semipesadas, com velocity e aftertouch monofônico
Memória: 32 slots; também conta com cartuchos ROM com programas adicionais e cartucho RAM para armazenamento de programas elaborados pelo usuário
MIDI: Sim; IN/OUT/THRU; não conta com função OMNI
Preço: Lançamento: aprox. US$1.999,00.
Entre R$700,00 e R$1200,00; não aceite pagar mais do que R$1.000,00. Trata-se de um sintetizador facilmente encontrado e muito antigo. Não aceite rótulos do tipo "raridade", "único no Brasil", etc.
Data de Produção: 1983-1986
Disponibilidade/Fator Raridade: Amplamente disponível


DX7S/DX7II-D/DX7II-FD
dx7iifd1.jpg


Evoluções do Yamaha DX7, com a adição de novas funções, um novo conversor DAC de 16 bits (em comparação ao de 12 bits do modelo original) que proporciona uma saída de som mais clara, e uma carcaça modernizada e mais leve. Os modelos DX7II (D e FD) contam com dois geradores de som (Dual, daí o D no nome), o que permite o uso simultâneo de duas vozes, em modo Dual (duas vozes sobrepostas) e Split (duas vozes dividas em duas zonas distintas do teclado). O modelo FD conta com drive de disquete 5" 1/4, para armazenamento adicional. O modelo S, à exceção do DAC atualizado, não conta com dois geradores de som, sendo assim uma atualização "verdadeira" do primeiro modelo. Todos os modelos, no entanto, contam com o modo Performance, com controles em tempo-real para diferentes parâmetros da voz, programáveis pelo usuário. A funcionalidade MIDI foi atualizada, e desta vez conta com OMNI, assim podendo enviar e receber dados em todos os dezesseis canais. O display LCD foi atualizado (somente modelos IID/FD), mais amplo, assim exibindo um maior número de informações e facilitando a programação, que continua um tanto tediosa.

Digital/Analógico: Digital
Polifonia: 16 vozes
Geração de Som/Osciladores/EG: FM / 6 operadores / 2 EGs ADSR (para EG Rate e EG Level) por operador
Mono/multitimbre: DX7S: Monotimbre; DX7II-D/II-FD: Bitimbre
LFO: Sim; Senóide, triangular, dente de serra, quadrada, pulso, sample and hold
Efeitos e Filtros: Não
Teclas: 61 teclas semipesadas, com velocity e aftertouch monofônico
Memória: Dois bancos com 32 slots cada, um banco de memória de Performance com 32 slots; também conta com cartuchos ROM com programas adicionais e cartucho RAM para armazenamento de programas elaborados pelo usuário; o modelo DX7II-FD conta com drive de disquete de 5" 1/4
MIDI: Sim; IN/OUT/THRU
Preço: Lançamento: aprox. US$1.999,00.
Preço atual em reais (usado): Entre R$700,00 e R$1500,00; não aceite pagar mais do que R$1.200,00. Trata-se de um sintetizador facilmente encontrado e muito antigo. Não aceite rótulos do tipo "raridade", "único no Brasil", etc.
Data de Produção: 1986-1989
Disponibilidade/Fator Raridade: Amplamente disponível

DX1
Yamaha_DX1.png


O suprassumo da linha DX. Conta com dois geradores de som, com função Dual e Split, e teclas com peso de piano. Possui uma belíssima carcaça com detalhes de jacarandá-da-Bahia e um amplo display LCD e LED. Pouquíssimas unidades foram comercializadas, fazendo deste um sintetizador bastante raro e de grande procura.

Digital/Analógico: Digital
Polifonia: 32 vozes
Geração de Som/Osciladores/EG: FM / 6 operadores / 2 EGs ADSR (para EG Rate e EG Level) por operador
Mono/multitimbre: Bitimbre
LFO: Sim; Senóide, triangular, dente de serra, quadrada, pulso, sample and hold
Efeitos e Filtros: Não
Teclas: 73 teclas com peso de piano, com velocity e aftertouch monofônico
Memória: 64 slots normais; 64 slots de Performance
MIDI: Sim; IN/OUT/THRU
Preço: Lançamento: aprox. US$13.900,00.
Preço atual em reais (usado): Pessoalmente, nunca vi uma unidade no mercado brasileiro. Em sites de leilão estrangeiros, os preços costumam variar de US$5.000,00 a US$10.000,00
Data de Produção: 1983-1986
Disponibilidade/Fator Raridade: Raro, baixa disponibilidade; somente 140 unidades foram produzidas

DX5
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Versão reduzida do DX1, não conta com a bela carcaça de jacarandá-da-Bahia, o display completo e o teclado com teclas de piano. De resto, é a mesmíssima máquina.

Digital/Analógico: Digital
Polifonia: 32 vozes
Geração de Som/Osciladores/EG: FM / 6 operadores / 2 EGs ADSR (para EG Rate e EG Level) por operador
Mono/multitimbre: Bitimbre
LFO: Sim; Senóide, triangular, dente de serra, quadrada, pulso, sample and hold
Efeitos e Filtros: Não
Teclas: 76 teclas semipesadas, com velocity e aftertouch monofônico
Memória: 64 slots
MIDI: Sim; IN/OUT/THRU
Preço: Lançamento: aprox. US$3.500,00.
Preço atual em reais (usado): Entre R$1.200,00 e R$5.000,00; não aceite pagar mais do que R$2.800,00. Trata-se de um sintetizador muito antigo.
Data de Produção: 1985-1987
Disponibilidade/Fator Raridade: Disponibilidade razoável

DX9
741480_orig.jpg


Versão reduzida do DX7, conta com gerador de som menos sofisticado e apenas 20 slots de memória.

Digital/Analógico: Digital
Polifonia: 16 vozes
Geração de Som/Osciladores/EG: FM / 4 operadores / 2 EGs ADSR (para EG Rate e EG Level) por operador
Mono/multitimbre: Monotimbre
LFO: Sim; Senóide, triangular, dente de serra, quadrada, pulso, sample and hold
Efeitos e Filtros: Não
Teclas: 61 teclas semipesadas, com velocity e aftertouch monofônico
Memória: 20 slots
MIDI: Sim; IN/OUT/THRU; não conta com função OMNI
Preço: Lançamento: aprox. US$1.299,00.
Entre R$700,00 e R$1200,00; não aceite pagar mais do que R$800,00. Trata-se de um sintetizador muito antigo.
Data de Produção: 1983
Disponibilidade/Fator Raridade: Disponibilidade razoável

DX21
dx21.jpg


Sintetizador destinado ao usuário "semi-profissional", conta com uma versão reduzida do gerador de som FM dos modelos mais sofisticados - trata-se do YM2151, que foi utilizado com grande sucesso em sistemas de videogame. Não conta com teclado sensível e com aftertouch (embora tais parâmetros sejam programáveis, por alguma razão); porém, conta com dois geradores de som, com função Dual e Split.

Digital/Analógico: Digital
Polifonia: 8 vozes
Geração de Som/Osciladores/EG: FM / 4 operadores / 2 EGs ADSR (para EG Rate e EG Level) por operador
Mono/multitimbre: Bitimbre
LFO: Sim; Senóide, triangular, dente de serra, quadrada, pulso, sample and hold
Efeitos e Filtros: Chorus; sem filtros
Teclas: 61 teclas semipesadas, sem velocity e aftertouch
Memória: Um banco com 32 slots
MIDI: Sim; IN/OUT/THRU
Preço: Lançamento: aprox. US$999,00.
Preço atual em reais (usado): Entre R$650,00 e R$1.000,00; não aceite pagar mais do que R$750,00. Trata-se de um sintetizador muito antigo e não conta com diversas funções encontradas em sintetizadores mais modernos
Data de Produção: 1985
Disponibilidade/Fator Raridade: Amplamente disponível

DX27
dx27big.jpg


Versão reduzida do DX21, não conta com as funções Dual e Split.

Digital/Analógico: Digital
Polifonia: 8 vozes
Geração de Som/Osciladores/EG: FM / 4 operadores / 2 EGs ADSR (para EG Rate e EG Level) por operador
Mono/multitimbre: Monotimbre
LFO: Sim; Senóide, triangular, dente de serra, quadrada, pulso, sample and hold
Efeitos e Filtros: Não
Teclas: 61 teclas semipesadas, sem velocity e aftertouch
Memória: 192 slots pré-definidos e 24 slots programáveis
MIDI: Sim; IN/OUT/THRU
Preço: Lançamento: aprox. US$750,00.
Preço atual em reais (usado): Pessoalmente, nunca vi uma unidade no Brasil.
Data de Produção: 1985
Disponibilidade/Fator Raridade: Amplamente disponível

DX100
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Modelo portátil da linha DX. Conta com o gerador YM2612, utilizado principalmente pelo Mega Drive, além de outros consoles e placas de arcades.

Digital/Analógico: Digital
Polifonia: 8 vozes
Geração de Som/Osciladores/EG: FM / 4 operadores / 2 EGs ADSR (para EG Rate e EG Level) por operador
Mono/multitimbre: Monotimbre
LFO: Sim; Senóide, triangular, dente de serra, quadrada, pulso, sample and hold
Efeitos e Filtros: Não
Teclas: 49 teclas miniaturizadas
Memória: 192 slots pré-definidos e 24 slots programáveis
MIDI: Sim; IN/OUT/THRU
Preço: Lançamento: aprox. US$599,00.
Preço atual em reais (usado): R$650,00 (2010)
Data de Produção: 1985
Disponibilidade/Fator Raridade: Disponibilidade razoável


Série SY

Workstations/sintetizadores que utilizam síntese FM e samples (com a tecnologia Advanced Wave Memory 2 (AWM2)) (SY77/99), somente AMW2 (SY55/85), e sintetizadores vetoriais que combinam síntese FM e AWM2 (SY22/35).
Modelos:
SY99 (topo de linha)
SY77
SY35
SY22
SY85
SY55
SY77
yamaha-sy77-594768.jpg


Primogênito da linha SY. Conta com poderosa engine FM, semelhante à do DX7, só que expandida, com mais algoritmos, formas de onda e programação muito mais simples, graças ao visor LCD maior, mais potenciômetros e o botão giratório. Emprega também a engine AWM2, com amostras de sons realistas de instrumentos como piano, saxofone, violão, entre outros. As duas engines podem ser usadas ao mesmo tempo, por meio do processo denominado RCM (Real Time Convolution and Modulation - Convolução e Modulação em Tempo Real), o que é excelente para gerar texturas sonoras belíssimas - o que pode ser ainda mais impressionante ao notar o fato de que cada voz é composta de até quatro elementos. Para completar o arsenal sonoro, o SY77 conta com bons filtros (passa-alta/HPF, passa-baixa/LPF e ressonância/Reso) e processador de efeitos (modulação, reverb, chorus).

As teclas são as mesmas do DX7, com ótima sensação e função. As outras superfícies de controle (botões do painel, pitch bend, duas rodas de modulação, dois potenciômetros de nível de saída de som, potenciômetro e botão giratório para inserção de dados) também são funcionais. O drive de disquete, no entanto, é extremamente frágil. O SY77 conta com oito bancos de memória (sendo quatro programáveis pelo usuário e quatro com presets), com 16 slots em cada banco, além de duas entradas para cartões de expansão. A função de workstation, embora um pouco obsoleta para os padrões atuais, ainda é perfeitamente utilizável. É uma excelente opção para quem procura um sintetizador/workstation completo e pretende economizar dinheiro.


Digital/Analógico: Digital
Polifonia: 16 vozes FM / 16 vozes AWM2; a polifonia é reduzida a medida em que filtros e efeitos são adicionados ou com o uso de RCM
Geração de Som/Osciladores/EG: FM / 6 operadores / 2 EGs ADSR (para EG Rate e EG Level) por operador; AWM2 / EG ADSR; EG para filtros
Mono/multitimbre: Multitimbre (até quatro timbres)
LFO: Sim; Senóide, triangular, dente de serra, quadrada, pulso, sample and hold
Efeitos e Filtros: Sim; HPL, LPF, Reso, Chorus e Reverb
Teclas: 61 teclas semipesadas com velocity e aftertouch
Memória: Oito bancos com dezesseis slots cada; quatro bancos programáveis pelo usuário, quatro bancos com presets; duas entradas para cartões de expansão e drive de disquete 3" 1/2
MIDI: Sim; IN/OUT/THRU
Preço: Lançamento: aprox. US$2.500,00.
Preço atual em reais (usado): Entre R$1.000,00 e R$2.500,00 (2015); não aceite pagar mais do que R$1.500,00
Data de Produção: 1989 - meados da década de 1990
Disponibilidade/Fator Raridade: Boa disponibilidade


SY99
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Versão expandida do SY77, com mais teclas (76 teclas), filtros melhorados, novas formas de onda AWM2 e um visual ainda mais imponente.

Digital/Analógico: Digital
Polifonia: 16 vozes FM / 16 vozes AWM2; a polifonia é reduzida a medida em que filtros e efeitos são adicionados ou com o uso de RCM
Geração de Som/Osciladores/EG: FM / 6 operadores / 2 EGs ADSR (para EG Rate e EG Level) por operador; AWM2 / EG ADSR; EG para filtros
Mono/multitimbre: Multitimbre (até quatro timbres)
LFO: Sim; Senóide, triangular, dente de serra, quadrada, pulso, sample and hold
Efeitos e Filtros: Sim; HPL, LPF, Reso, Chorus e Reverb
Teclas: 76 teclas semipesadas com velocity e aftertouch
Memória: Oito bancos com dezesseis slots cada; quatro bancos programáveis pelo usuário, quatro bancos com presets; duas entradas para cartões de expansão e drive de disquete 3" 1/2
MIDI: Sim; IN/OUT/THRU
Preço: Lançamento: aprox. US$4.999,00.
Preço atual em reais (usado): Entre R$1.500,00 e R$4.000,00 (2015); não aceite pagar mais do que R$2.500,00
Data de Produção: 1991 - meados da década de 1990
Disponibilidade/Fator Raridade: Disponibilidade razoável

Série W

Workstations que contam com samples da engine AWM2 (Advanced Wave Memory 2).
Modelos:
W7 (topo de linha)
W5

Série EX
Sintetizadores que contam com a engine Extended Synthesis, a qual combina diversos tipos de síntese e geração de efeitos (AWM2, AN (Analog Physical Modeling - Modelagem Física de Sintetizador Analógico), FDSP (Formulated Digital Sound Processing - Processamento de Som Digital Formulado, processador de efeitos para os samples AWM, com alteração individual por nota), VL (Virtual Acoustic - Síntese de Instrumento Acústico Virtual, imitação de instrumentos acústicos por meio de cálculos complexos).
Modelos:
EX5 (topo de linha)
EX7

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Série D
Série de sintetizadores aritmético-lineares (Linear Arithmetic Synthesis - combinação de formas de onda tradicionais (pulso e dente-de-serra) com amostras de curta duração de instrumentos reais e outros sons gravados, filtros e efeitos), fabricada entre 1987 e 1990. Primeira linha de sintetizadores digitais da Roland, lançada para combater o domínio do Yamaha DX7.

Modelos:
D-50 (topo de linha)
D-20
D-10
D-5

D-50
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Modelo inicial da série, lançado em 1987, bem como o mais poderoso. Faz uso da engine "artimético-linear", que combina amostras de ondas geradas por sintetizadores analógicos ("Synthesizer Sound Generator", ou Gerador de Som de Sintetizador) com curtas amostras de sons de instrumentos reais, que podem ser aplicadas no momento de "ataque" (início) ou pela duração do timbre, ou utilizadas de maneira independente ("PCM Sound Generator", ou Gerador de Som PCM; PCM é a sigla para "Pulse-Code Modulation", ou Modulação por Código de Pulsos, método de representação digital de amostras de sons analógicas, que é o formato padrão de áudio digital para computadores, CD e outros). O som gerado pelos dois geradores podem passar por filtros e receber efeitos, como chorus e reverb. A combinação de PCMs, formas de onda e filtros é ordenada por meio de diferentes algoritmos ("Structure", estruturas).

Algo digno de nota é o fato de que o D-50 foi o primeiro sintetizador que contava com gerador de efeitos embarcado, sem depender de unidades externas, o que resulta em sons expressivos e realistas, o que lhe rendeu muitos elogios à época de seu lançamento. Teclas de ótima qualidade, visor legível e de bom tamanho e um design bastante elegante completam o pacote.

Digital/Analógico: Digital

Polifonia: 16 vozes / 8 vozes em modo multitimbre
Geração de Som/Osciladores/EG: Aritmético-Linear / até 32 osciladores / EG ADSR para o Synthesizer e para PCM Sound Generators, ADSR para filtros
Mono/multitimbre: Multitimbre (até dois timbres em layer ou split)
LFO: Sim
Efeitos e Filtros: Sim; HPL, LPF, Reso, Chorus e Reverb
Teclas: 61 teclas semipesadas com velocity e aftertouch
Memória: 64 slots; entrada para cartão de expansão
MIDI: Sim; IN/OUT/THRU
Preço: Lançamento: aprox. US$1.895,00.
Preço atual em reais (usado): Entre R$800,00 e R$2.000,00 (2015); não aceite pagar mais do que R$1.300,00
Data de Produção: 1987 - 1989
Disponibilidade/Fator Raridade: Amplamente disponível

Sério Juno (nova)

Série Juno

Série XP

Série JX

Série Jupiter (nova)

Série Jupiter

V-Synth

SH-101

Série Fantom


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M1

T1

T3

01/W

Wavestation

Trinity

Triton

KARMA

KRONOS

OASYS

microKORG

Prophecy

ALESIS
QuadraSynth

Fusion

Ion

Micron

Andromeda

CASIO
Série CZ

FZ1

VZ1


WALDORF

Blofeld

Q / Q+

Microwave XTk

Wave

KURZWEIL

K250

K1000

K2000

K2500

K2600


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ROMPLERS

YAMAHA

Linha PSR

ROLAND
U20

D-70


CASIO

Linha CTK

--------------------------------------------------------------------------------------

PIANOS DIGITAIS


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VSTs E DAWs


NATIVE INSTRUMENTS

FM7 / FM8

ARTURIA

Jupiter 8V

Matrix 12V

Prophet V

IMAGE-LINE

Sytrus

Wasp

Harmor

FL Studio

PROPELLERHEAD

ReBirth RB-338

Reason


STEINBERG

Cubase
 
Ultima Edição:

Zaporozhets

Bam-bam-bam
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Sério que desde o meu travamento os tecladistas daqui não decidiram se manifestar? :kcry Vamos lá, pessoal!
 

Mr.Disco

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Galera da OS é da guitarra. :klolz

Pois bem, não sou bem um tecladista por que sou analfabeto musical (não sei ler partituras) mas tenho interesse em sintetizadores e afins. Estou pensando em voltar com força pra música esse ano. Fiquei afastado 2013 inteiro do lance por falta de tempo.
 

Outro Eu Mesmo

Bam-bam-bam
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Galera da OS é da guitarra. :klolz

Pois bem, não sou bem um tecladista por que sou analfabeto musical (não sei ler partituras) mas tenho interesse em sintetizadores e afins. Estou pensando em voltar com força pra música esse ano. Fiquei afastado 2013 inteiro do lance por falta de tempo.

Legal. O que você costuma tocar?

Seria legal cada um colocar suas influências e o que toca também.
 

ofamosomayer

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Vim dizer que ter comprado um PSR foi a pior coisa que eu fiz na vida: ele tem uma sensibilidade ridícula e as teclas são extremamente leves. Quando vou tocar em um piano, que tem as teclas pesadas, eu me sinto em um filme Nuff.

E comecei aulas para, um dia, tocar todas as músicas da Regina Spektor... é.
 


Outro Eu Mesmo

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Vim dizer que ter comprado um PSR foi a pior coisa que eu fiz na vida: ele tem uma sensibilidade ridícula e as teclas são extremamente leves. Quando vou tocar em um piano, que tem as teclas pesadas, eu me sinto em um filme Nuff.

E comecei aulas para, um dia, tocar todas as músicas da Regina Spektor... é.

Qual série do psr?
 

Zaporozhets

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Vim dizer que ter comprado um PSR foi a pior coisa que eu fiz na vida: ele tem uma sensibilidade ridícula e as teclas são extremamente leves. Quando vou tocar em um piano, que tem as teclas pesadas, eu me sinto em um filme Nuff.

E comecei aulas para, um dia, tocar todas as músicas da Regina Spektor... é.

Mas o PSR é um teclado bem basicão mesmo. Se pá, nem em sintetizadores com mais "tchan" você encontrará um teclado decente... Uma vez fucei num Korg X50 numa loja e eu tive medo de não só quebrar as teclas como partir o bicho ao meio, de tão sem-vergonha que é a qualidade de montagem dele. Senti mais firmeza no Roland Juno-D, embora também não seja grande cosa.
 

ofamosomayer

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Qual série do psr?

e333

Mas o PSR é um teclado bem basicão mesmo. Se pá, nem em sintetizadores com mais "tchan" você encontrará um teclado decente... Uma vez fucei num Korg X50 numa loja e eu tive medo de não só quebrar as teclas como partir o bicho ao meio, de tão sem-vergonha que é a qualidade de montagem dele. Senti mais firmeza no Roland Juno-D, embora também não seja grande cosa.

O jeito é esquecer os sintetizadores (:ksnif) e ir atrás de pianos digitais (que são mil vezes mais caros e não tem metade dos botões).
 

Zaporozhets

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e333



O jeito é esquecer os sintetizadores (:ksnif) e ir atrás de pianos digitais (que são mil vezes mais caros e não tem metade dos botões).


Não diria pra você esquecer os sintetizadores, mas sim para procurar equipamentos mais antigos, que têm melhor qualidade de construção e preços bem mais acessíveis -- isso é, se você não é daqueles caras que só querem saber de synths analógicos (que na minha opinião é puro hype, não vejo nada de especial neles). Um Roland D-50 costuma sair por no máximo 1100 contos na mão de um lojista honesto (e com preços entre 900 e 1600 no MercadoLivre).
 

Zaporozhets

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Galera da OS é da guitarra. :klolz

Pois bem, não sou bem um tecladista por que sou analfabeto musical (não sei ler partituras) mas tenho interesse em sintetizadores e afins. Estou pensando em voltar com força pra música esse ano. Fiquei afastado 2013 inteiro do lance por falta de tempo.


Na real eu também estou nesse estado de analfabetismo musical... Para falar a verdade o problema nem se restringe ao analfabetismo, a falta de prática simplesmente acabou com qualquer habilidade que eu tinha com o teclado (e, em uma extensão ainda mais grave, com a guitarra), eu realmente fiquei muito tempo sem nem tirar o instrumento do case e tocar qualquer coisinha que seja. Tô vendo se eu me dedico mais nesse ano de 2014, pois desde 2010 que sofro com esse problema de falta de tempo, não só para a música, mas para todo o resto também.
 

Outro Eu Mesmo

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O jeito é esquecer os sintetizadores (:ksnif) e ir atrás de pianos digitais (que são mil vezes mais caros e não tem metade dos botões).

Tenho um 413 e gosto dele. Atende bem as minhas necessidades, mas para sintetizador fica devendo muito mesmo. O negócio é seguir a dica do Zapo. Vai atrás de alguma coisa mais antiga. Se você for de São Paulo, vai na Teodoro Sampaio, lá deve ter.
 

ofamosomayer

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Tenho um 413 e gosto dele. Atende bem as minhas necessidades, mas para sintetizador fica devendo muito mesmo. O negócio é seguir a dica do Zapo. Vai atrás de alguma coisa mais antiga. Se você for de São Paulo, vai na Teodoro Sampaio, lá deve ter.

Eu quase comprei esse, mas achei muito feio :kbeca
Meh, sou de Porto Alegre e não acho que eu vá conseguir ir a SP dentro de uns 11 meses :kcaipira
Tentarei ver aqui algo assim mais antigo. Teclas com sensibilidade escrota já me fizeram ter tendinite o suficiente :kflame
 

Wein

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Legal o tópico, comecei a tocar a pouco mais de 1 mes e estou engatinhando ainda, pegando o esquema dos dedilhados, aprendendo escalas, partitura e etc.

Curtindo paca, primeiro instrumento que toco.
 

Outro Eu Mesmo

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Eu quase comprei esse, mas achei muito feio :kbeca
Meh, sou de Porto Alegre e não acho que eu vá conseguir ir a SP dentro de uns 11 meses :kcaipira
Tentarei ver aqui algo assim mais antigo. Teclas com sensibilidade escrota já me fizeram ter tendinite o suficiente :kflame

Feio? :klol.

É claro, não é um Hammond C3, mas acho ele até bonitão, :kjoinha.

Procura em alguma loja de usados pela internet mesmo. Ou anúncios em jornais. São mais baratos e deve ter o que procura.
 

ofamosomayer

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Feio? :klol.

É claro, não é um Hammond C3, mas acho ele até bonitão, :kjoinha.

Procura em alguma loja de usados pela internet mesmo. Ou anúncios em jornais. São mais baratos e deve ter o que procura.

Achei parecido com uma mesa de DJ :kduvida

Legal o tópico, comecei a tocar a pouco mais de 1 mes e estou engatinhando ainda, pegando o esquema dos dedilhados, aprendendo escalas, partitura e etc.

Curtindo paca, primeiro instrumento que toco.

Autodidata? Já começou a tentar uma música?


Also, minha primeira música que eu arranhei foi:
 

Wein

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Achei parecido com uma mesa de DJ :kduvida



Autodidata? Já começou a tentar uma música?


Also, minha primeira música que eu arranhei foi:



Sim, autodidata.

To arranhando a intro do Smoke on the Water :klol

Fora isso as bobonas básicas, tipo Twinkle Star e Mary had a Lamb :klol:klol:klol:klol
 

Outro Eu Mesmo

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Achei parecido com uma mesa de DJ :kduvida



Autodidata? Já começou a tentar uma música?


Also, minha primeira música que eu arranhei foi:


Na realidade eu estava mais preocupado com as funções do que com a aparência. Tinha um Cassio do fim da década de 80, então não me preocupo muito com a "beleza", :klol.

Sim, autodidata.

To arranhando a intro do Smoke on the Water :klol

Fora isso as bobonas básicas, tipo Twinkle Star e Mary had a Lamb :klol:klol:klol:klol

Foi para você que passei a apostila?

Começou bem, bela música,:kjoinha.
 

Wein

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Na realidade eu estava mais preocupado com as funções do que com a aparência. Tinha um Cassio do fim da década de 80, então não me preocupo muito com a "beleza", :klol.



Foi para você que passei a apostila?

Começou bem, bela música,:kjoinha.


Isso, foi mesmo, imprimi e encadernei ela :klol
 

Zaporozhets

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Eu quase comprei esse, mas achei muito feio :kbeca
Meh, sou de Porto Alegre e não acho que eu vá conseguir ir a SP dentro de uns 11 meses :kcaipira
Tentarei ver aqui algo assim mais antigo. Teclas com sensibilidade escrota já me fizeram ter tendinite o suficiente :kflame

Se você vier para São Paulo qualquer hora, passe na Krocodille Pop, nas imediações da Teodoro Sampaio. É uma loja de instrumentos usados. Volta e meia aparecem bons synths por um preço legal. O site é http://www.instrumentosusados.com.br . Se pá, eles entregam aí para POA...

No centro histórico de São Paulo, no Anhangabaú, tem a Loja do Gaúcho (se não me engano o nome é esse), que também vende instrumentos usados. Estive por lá no dia 21 ou 22 de dezembro, agora não lembro, e ele estava bem servido de sintetizadores. Acabei experimentando um Ensoniq TS12 que tinha por lá (experimentando naquelas né, eu ainda toco mal pacaraio :klol ), saía por um bom preço (2000 reais, bem conservado, diferente das maluquices que aparecem no ML).
 

Mr.Disco

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Legal. O que você costuma tocar?

Seria legal cada um colocar suas influências e o que toca também.


Música dance dos anos 80. Italo-Disco e Hi-NRG. Tipo isso:




Tocar esse tipo de estilo envolve um exercício de programação.
 

LucianoBraga

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Opa, se alguém tiver algum material pra me passar, eu agradeço. Uma das poucas frustrações que tenho é nunca ter conseguido aprender a tocar. :klol

Até tentei sozinho, mas não rola. Também tentei o Synthesia, mas me falta manejo do instrumento pra seguir as peças.

E tentei procurar uma escola aqui, mas porra, não tinha vaga. Ainda que surgisse uma, como trabalho em escala, necessariamente perderia duas aulas por mês que certamente não teriam como ser repostas. :ksnif

Tenho um Yamaha m**** aqui que dá pra começar, acho. Se a coisa progredir, pego algo melhor.
 

Outro Eu Mesmo

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Opa, se alguém tiver algum material pra me passar, eu agradeço. Uma das poucas frustrações que tenho é nunca ter conseguido aprender a tocar. :klol

Até tentei sozinho, mas não rola. Também tentei o Synthesia, mas me falta manejo do instrumento pra seguir as peças.

E tentei procurar uma escola aqui, mas porra, não tinha vaga. Ainda que surgisse uma, como trabalho em escala, necessariamente perderia duas aulas por mês que certamente não teriam como ser repostas. :ksnif

Tenho um Yamaha m**** aqui que dá pra começar, acho. Se a coisa progredir, pego algo melhor.

Mandei a apostila. É um material bem didático, voltado para iniciantes.

Detesto o Synthesia, é complicado demais.

Qual modelo Yamaha?
Não. :klolz

Não sei dos aspectos técnicos de envio de notas e esse tipo de coisa.

Como eu disse, meu conhecimento é parco, ainda. Sei programar arpeggios e coisas do tipo num sequenciador.

Já sabe muita coisa então!
 

LucianoBraga

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Mandei a apostila. É um material bem didático, voltado para iniciantes.

Detesto o Synthesia, é complicado demais.

Qual modelo Yamaha?

Agradeço, cara! Vou imprimir amanhã e mandar brasa.

O teclado é o PSR E223. :klol

Certa vez minha mulher disse que tinha vontade de aprender quando era criança mas a grana era curta e não dava.
Aí comprei o teclado e ela fez um ano de aula, mas acabou deixando de lado. Ficou encostado aqui. Vou aproveitar e me aventurar.
 

Outro Eu Mesmo

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Agradeço, cara! Vou imprimir amanhã e mandar brasa.

O teclado é o PSR E223. :klol

Certa vez minha mulher disse que tinha vontade de aprender quando era criança mas a grana era curta e não dava.
Aí comprei o teclado e ela fez um ano de aula, mas acabou deixando de lado. Ficou encostado aqui. Vou aproveitar e me aventurar.

O 223 é bem iniciante, acho que não tem sensibilidade, né?

Com 1 ano de aula ela deve ter aprendido bastante coisa, pede uma mãozinha pra ela também,:kjoinha.

Outra dica é ver aula no youtube. Costumo dizer que hoje em dia não aprende instrumento quem não quer.
 

LucianoBraga

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O 223 é bem iniciante, acho que não tem sensibilidade, né?

Com 1 ano de aula ela deve ter aprendido bastante coisa, pede uma mãozinha pra ela também,:kjoinha.

Outra dica é ver aula no youtube. Costumo dizer que hoje em dia não aprende instrumento quem não quer.

Não, não tem sensibilidade, infelizmente.

Quisera eu ter estudado música quando era moleque. Mas antes tarde do que nunca.

Vou consultar o YT também, obrigado pela dica.
 

Outro Eu Mesmo

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Não, não tem sensibilidade, infelizmente.

Quisera eu ter estudado música quando era moleque. Mas antes tarde do que nunca.

Vou consultar o YT também, obrigado pela dica.

Eu também, mas naquele tempo era muito difícil. O problema em começar depois de véio é encontrar tempo para treinar, e infelizmente, música é treino.

Consulta mesmo. Pega um professor que explica as coisas da maneira mais detalhada possível. E comece pelas músicas mais fáceis, se não vai te desanimar.
 

LucianoBraga

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Eu também, mas naquele tempo era muito difícil. O problema em começar depois de véio é encontrar tempo para treinar, e infelizmente, música é treino.

Consulta mesmo. Pega um professor que explica as coisas da maneira mais detalhada possível. E comece pelas músicas mais fáceis, se não vai te desanimar.

Tempo eu tenho, trabalho em escala de plantão. O que me faltava era um bom método.
Vou tentar seguir sem atropelar nada. Eu já toco violão, então vou ter que ficar me segurando pra não passar direto. Falta humildade. :klol
 

Dreamatorium

Ser evoluído
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Caras, toco guitarra há algum tempo, mas ultimamente me deu uma vontade louca de me aventurar no mundo das teclas! Existe algum teclado que vcs recomendam para um iniciante no instrumento? Um instrumento que lembre um pouco a experiência de tocar um piano? Não sou muito fã de sintetizadores.
 
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