O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Temperatura CPU: qual o máximo para não se preocupar?

SaaGa

Veterano
Mensagens
3.483
Reações
16
Pontos
111
Pessoal, montei um pc novo há pouco tempo com um AMD Athlon x2 5200, a princípio achei um bom processador, mas quando fui jogar crysis warhead percebi que ela estava segurando a performance da 8800 gt alpha dog que coloquei, portanto começei a fazer overclocks na cpu (com o cooler de fábrica) aos poucos, para ver o quanto aumentava a temperatura. Estou com um gabinete gamer da leadership, com um bom sistema de ventilação; 2 coolers em baixo mandam ar fresco, e outro na tampa está como exaustor e a fonte também ajuda a mandar o ar quente para fora.

A medida que eu ia aumentando, percebi que a temperatura pouco modificava. Nesse momento estou com um over de 3.2 ghz (o clock original é de 2.7) e o sistema está estável, estou de olho na temperatura o tempo intero e mesmo quando jogo não chega a 60 graus. Com o teste de estabilidade do everest, que ele coloca a cpu a 100%, depois de 2 minutos o máximo que pegou foi 57 graus.

Mas como estou com o cooler de fábrica, fico com a pulga atrás da orelha...estou na dúvida se de repente não vou ter problemas irreversíveis na cpu..por isso gostaria de saber qual a temperatura máxima para se preocupar..

E o pior que eu gostei do over, crysis e outros jogos tiveram um aumento considerável na taxa de quadros..
 

nuboza

Bam-bam-bam
Mensagens
13.273
Reações
1.162
Pontos
384
57 graus em full pra mim esta legal e mesmo que a temperatura passe do limite que no caso é 70 graus os processadores tem por segurança desligar sozinho!
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.040
Reações
3.200
Pontos
1.239
nuboza;3608028 disse:
57 graus em full pra mim esta legal e mesmo que a temperatura passe do limite que no caso é 70 graus os processadores tem por segurança desligar sozinho!

Lol, juro que nao sabia dessa, se chega em 70 eles desligao automat? karai =o
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.151
Pontos
1.989
Olha, está bem no limite para Atlhon cara e teste de stress de 2 minutos não é absolutamente nada para testar estabilidade de over. O ideal é tentar deixar pelo menos 1h.
 

AlucardSan

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
50.983
Reações
22.416
Pontos
2.124
Mafuusu;3608294 disse:
Lol, juro que nao sabia dessa, se chega em 70 eles desligao automat? karai =o

na realidade vc escolhe na BIOS a temp de segurança, nao eh um valor fixo.
 


lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.401
Reações
16.769
Pontos
1.439
tenho um x2 e ja deu uma dor de cabeça pra fazer um overzinho aki.

é melho que vc faça um teste de stress por mais tempo, e tb verifique se sua fonte ta dando conta do sistema.

fonte que não da conta é que nem chuveiro com amperagem superior a do dijuntor da casa, ele esquenta até torrar hahahahahah
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.162
Reações
3.249
Pontos
1.369
lorenço;3608929 disse:
tenho um x2 e ja deu uma dor de cabeça pra fazer um overzinho aki.

é melho que vc faça um teste de stress por mais tempo, e tb verifique se sua fonte ta dando conta do sistema.

fonte que não da conta é que nem chuveiro com amperagem superior a do dijuntor da casa, ele esquenta até torrar hahahahahah
meio off:
se o chuveiro pede mais corrente que o limite do disjuntor, ele abre e desliga o chuveiro lol.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.401
Reações
16.769
Pontos
1.439
Knives;3608989 disse:
meio off:
se o chuveiro pede mais corrente que o limite do disjuntor, ele abre e desliga o chuveiro lol.

sim, mas continue usando dessa forma (ligando novamente o dijuntor), somado a uma fiação que não suporta a temperatura e vc tera a queima do chuveiro em breve (poucas semanas, o conjunto vai enfraquecendo) e não instantânea.
 

rftailor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.522
Reações
2.838
Pontos
1.024
Meu P4 HT 2.8 Prescott vive chegando em 70 graus. Ou isso ou não posso usá-lo mais... Já tentei trocar de cooler, pasta térmica e outros. Nada resolve!
E olha quem eu gabinete é bem refrigerado, com duto de ar e uma ventuinha thermaltake em cima dele tirando o calor.

Qual seria a temperatura máxima desse meu processador?

Quanto a sua temperatura para o Athlon está ótima!
 

SaaGa

Veterano
Mensagens
3.483
Reações
16
Pontos
111
Usei por bastante tempo esse over e não tive problemas, porém agora tive uma tela azul durante jogatina, não tenho sombra de dúvida que foi por causa do overclock mas não penso que foi por outro motivo também, hehe.

Problema de fazer o overclock é que aumenta o clock da memória também, eu não queria isso mas acho que não tem como evitar. Estava até pensando em botar um cooler fodão aqui para tentar um over de 3.5 ou mais, mas a memória não ia aguentar o tranco.
 

KillUiu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.581
Reações
678
Pontos
1.164
Aproveitando o negócio do Over...

Comprei um e8400 + Asus P5KC..

E pelo que percebi, por padrão, 1 processador fica em 2.6ghz e o outro em 3ghz O.o

Como que arrumo isso?

E como dou Over nele?(de forma a não comprometer o funcionamento??).
 

iggor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.164
Reações
2.691
Pontos
1.069
meu ta a 2.8 e chega a 68 em full hahahah ja coloquei a 3.0 mas esquenta muito
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.162
Reações
3.249
Pontos
1.369
lorenço;3609065 disse:
sim, mas continue usando dessa forma (ligando novamente o dijuntor), somado a uma fiação que não suporta a temperatura e vc tera a queima do chuveiro em breve (poucas semanas, o conjunto vai enfraquecendo) e não instantânea.

O disjuntor deve pelo menos proteger a fiação, se ele abre a fiação não terá problema. Se a fiação não agüentar a corrente máxima do disjuntor, realmente tem algo muito de errado. O risco é a fiação derreter e termos um incêndio.

Nesse caso, porque o chuveiro queimaria? ele mal chega a ligar, visto que o disjuntor rapidamente abriria. O problema nesse caso é que o chuveiro mal começa a funcionar e o disjuntor já abre.
 

mamendes

Habitué da casa
Mensagens
459
Reações
0
Pontos
51
Uau, essa thread tá bem louca, temperatura de chuveiro, temperatura de athlon, core duo, OC...

Cara, vai no site do fabricante e procura a especificação do processador, cada um suporta um limite de temperatura diferente. Tudo bem, nenhum opera a 90º, mas tem uns que podem operar normalmente a 60º, outros não. A placa mãe e a BIOS não sabem desse limite, eles só colocam um valor típico lá.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.151
Pontos
1.989
Você está querendo fazer over em Atlhon como se fosse Intel. O processador e o dinheiro é seu só depois não crie tópicos reclamando que a AMD não presta, pois é bem claro que esses processadores são muito pouco indicados para overclock.
 
Topo Fundo