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The Making of: ROM City Rampage (Retro City Rampage)

redemptor

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Galera já tinha visto esse vídeo a um bom tempo atrás, mas depois de uma conversa com um brother que ta estudando desenvolvimento para SNES me lembrei dele, acho que vale assistir :D

How Retro City Rampage's core was crunched down to a REAL 8-BIT game and how 8-BIT games are made.
 
Ultima Edição:

Preses

Mil pontos, LOL!
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Boa! Marcando para ver depois! Obrigado!
 

doraemondigimon

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Boa! Interessante ver como é difícil de se programar para sistemas mais antigos. Isso me faz honrar ainda mais o esforço dos criadores de tanta coisa boa que ainda gosto de brincar.
 

Mr.Unknown

Ser evoluído
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O vídeo é bem legal. Isso tinha surgido inicialmente como um demake de GTA3 chamado Grand Theftendo, e depois o autor mudou o rumo do projeto, criando uma cidade e missões próprias e entregando um jogo independente por si só ao invés de um fangame.

O que é legal de ver em si é que as limitações não eram meramente artificiais: elas realmente existiam, o jogo inicialmente foi feito pra rodar num NES de verdade! Hoje em dia não dá pra desenvolver do mesmo jeito, porque hoje é possível desenhar coisas na tela quantas vezes quiser e ainda com paleta de cores ilimitada, sendo que as limitações teriam que ser impostas por esforço do próprio desenvolvedor. Limitar sprites seria um trabalho extra (fora ter que manipular todos eles corretamente), e ciclos de paleta precisariam de filtros.

E apesar de ser divertido ver como o jogo foi feito, recomendo que joguem o resultado final. Eu joguei e achei que o excesso de limitações acabou prejudicando certos aspectos: as músicas e efeitos sonoros se repetem bastante com o tempo, as balas são difíceis de enxergar e os gráficos em si são bem minúsculos. Embora tenha gostado do jogo, acabei enjoando por conta desses aspectos (e mais outros, mas esses são outra história).

Ao que parece, o sucessor desse jogo se chama Shakedown: Hawaii e o visual do jogo agora parece bem mais sólido que antes, com uma paleta mais próxima aos 16-bit. Só que esse já não procurei muito a respeito.
shakedown-hawaii-screenshot_960.0.0.png
 

redemptor

Veterano
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O vídeo é bem legal. Isso tinha surgido inicialmente como um demake de GTA3 chamado Grand Theftendo, e depois o autor mudou o rumo do projeto, criando uma cidade e missões próprias e entregando um jogo independente por si só ao invés de um fangame.

O que é legal de ver em si é que as limitações não eram meramente artificiais: elas realmente existiam, o jogo inicialmente foi feito pra rodar num NES de verdade! Hoje em dia não dá pra desenvolver do mesmo jeito, porque hoje é possível desenhar coisas na tela quantas vezes quiser e ainda com paleta de cores ilimitada, sendo que as limitações teriam que ser impostas por esforço do próprio desenvolvedor. Limitar sprites seria um trabalho extra (fora ter que manipular todos eles corretamente), e ciclos de paleta precisariam de filtros.

E apesar de ser divertido ver como o jogo foi feito, recomendo que joguem o resultado final. Eu joguei e achei que o excesso de limitações acabou prejudicando certos aspectos: as músicas e efeitos sonoros se repetem bastante com o tempo, as balas são difíceis de enxergar e os gráficos em si são bem minúsculos. Embora tenha gostado do jogo, acabei enjoando por conta desses aspectos (e mais outros, mas esses são outra história).

Ao que parece, o sucessor desse jogo se chama Shakedown: Hawaii e o visual do jogo agora parece bem mais sólido que antes, com uma paleta mais próxima aos 16-bit. Só que esse já não procurei muito a respeito.
shakedown-hawaii-screenshot_960.0.0.png
Joguei bem pouco no Vita, então não cheguei a enjoar, e esse Shakedown: Hawaii ta prometendo msm :D
Vi um outro vídeo do RetroCity pra DOS bem legal tb.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
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Queria esse jogo em mídia física. Saiu em uma quantidade limitadíssima e é impossível achar hoje em dia.
 


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