O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[ANÁLISE] This War of Mine

Nemo Nobody

Bam-bam-bam
Mensagens
473
Reações
527
Pontos
278
"Na guerra, nem todo mundo é um soldado."
this_war_of_mine.jpg

Não lembro de nenhum outro jogo de guerra tão impactante quanto This War of Mine. Quer dizer, este jogo não poupa esforços para te mostrar a realidade nua e crua da guerra. Você não é um soldado equipado com grandes arsenais de armas que sai atirando em tudo quanto é coisa pela frente, e sim um civil comum disposto a sobreviver à situação caótica provocada pela guerra. This War of Mine é sobre a importância da ajuda mútua entre indivíduos com um intuito em comum: sobreviver; é sobre decisões dilemáticas: roubar ou não os medicamentos de um enfermo para curar alguém do seu grupo?; é sobre cooperação entre estranhos: dar algo que não preciso em troca de algo que preciso; é, em suma, sobre o quão terrível e triste é a guerra; This War of Mine é sobre o que o ser humano é capaz de fazer para sobreviver.

This War of Mine inicia-se com um grupo de três personagens predefinidos, refugiados em uma casa abandonada, conquanto seja possível você começar o jogo em um modo em que você escolhe os seus personagens favoritos; cada um tem a sua história, que é mostrada mais e mais conforme você avança no jogo, e habilidades específicas. O objetivo do jogo é você fazer desta casa um lugar aconchegante, onde os personagens possam se sentir humanos novamente e esquecer de tudo até que a guerra um dia acabe. Para isso, você vai precisar de um bom planejamento. Há bons personagens para vigiar e bons para sair à noite para saquear lugares bombardeados, barganhar, ou até mesmo roubar. Você escolhe. (Dependendo da personalidade de alguns personagens, algumas decisões podem provocar conflitos entre eles.)

"O objetivo do jogo é você fazer desta casa um lugar aconchegante, onde os personagens possam se sentir humanos novamente e esquecer de tudo até que a guerra um dia acabe."
this-war-of-mine-review-465376-10.jpg

Você pode encontrar de tudo: comida enlatada, medicamentos, armas, sucatas, etc. O jogo conta com um sistema de crafting, assim você pode usar os itens encontrados para fabricar desde coisas mais simples, como camas e cadeiras, até coisas mais complexas, como um fogão potente ou um destilador de álcool. Os recursos são escassos, portanto cada coisa a ser fabricada deve ser muito bem pensada.

Não há muito o que comentar sobre os gráficos, até porque estamos falando de um jogo em 2D de point and click. No entanto, o estilo próprio de This War of Mine é fantástico. O jogo usa tons escuros com cenários decadentes e hostis, assim gerando uma melancolia e um sentimento de ansiedade e urgência no ar.

"O jogo usa tons escuros com cenários decadentes e hostis, assim gerando uma melancolia e um sentimento de ansiedade e urgência no ar."
This-War-of-Mine-Scavenging.png

This War of Mine é mais do que um bom jogo: é uma experiência provocativa. Você será colocado na pele de civis comuns, como eu e você; na pele de pessoas que tinham os seus afazeres do dia a dia, que gostavam de escutar música e assistir filmes, que gostavam de sair para passear e ver o entardecer... e então veio a guerra e acabou com tudo.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.973
Reações
41.643
Pontos
1.689
Premissa bem interessante. Uma hora vou dar uma conferida no jogo.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
O jogo tem uma premissa excelente, mas cai na armadilha do RNG desses indies. Tudo está sempre condicionado a isso, se o RNG não foi favorável você irá sofrer horrores e há na programação uma tendência para que ele seja sempre desfavorável. Parece que teve uma expansão.
 

NVgs

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.957
Reações
11.419
Pontos
503
O jogo tem uma premissa excelente, mas cai na armadilha do RNG desses indies. Tudo está sempre condicionado a isso, se o RNG não foi favorável você irá sofrer horrores e há na programação uma tendência para que ele seja sempre desfavorável. Parece que teve uma expansão.
Na verdade existe uma linha de acontecimentos para cada personagem. Você sempre vai se deparar com decisões tensas ao longo do caminho e, claro, elas mudam de acordo com os personagens que aparecem para você.
 

waking life

Habitué da casa
Mensagens
710
Reações
83
Pontos
69
Tenho esse jogo, ainda não terminei. Realmente é bem interessante, diferente de tudo que já joguei. O foco é na sobrevivência e é necessário tomar muitas decisões para prosseguir a história. Também recomendo!
 


Last Click

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.542
Reações
13.017
Pontos
824
Tenho comprado na Steam e nunca instalei, vou dar uma checada.
 

Supedaneo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.066
Reações
2.854
Pontos
994
Quem já conseguiu passar mais de 9 dias?

Não passo disso!!
 

Nemo Nobody

Bam-bam-bam
Mensagens
473
Reações
527
Pontos
278
Pelo pouco que joguei, achei a dificuldade elevada, talvez ainda não tenha pego o "esquema" do jogo.
Na primeira vez que eu joguei também foi assim. Tanto que reiniciei a campanha depois de alguns dias, pois havia descoberto algumas coisas que eu poderia ter feito desde o início.
 

Nemo Nobody

Bam-bam-bam
Mensagens
473
Reações
527
Pontos
278
Me dá as dicas ai então!!
Faz tempo que não jogo, então vou escrever o que lembro.

Para mim, tem dois personagens que são essenciais no grupo: Bruno e Roman (ou Arica, dependendo de como você gosta de jogar, isto é, usando combate ou furtividade). A comida neste jogo é escassa. Então você vai precisar de alguém que saiba aproveitar melhor os recursos, e este alguém é Bruno. Se não me engano, ele é capaz de cozinhar usando menos ingredientes e combustível. A primeira coisa que sugiro, depois de construir duas camas, é dar o upgrade máximo no fogão. Sempre opte por comer comida enlatada e deixar um bom estoque de comida pronta (cozinhada), pois se invadirem o teu abrigo à noite, não poderão saqueá-las. Outra coisa, coma um dia sim, um dia não. (Bruno deve ficar sempre no abrigo, a não ser que a situação esteja crítica, e você não tenha mais ninguém para usar.)

Roman é um personagem bem equilibrado: rápido e bom no combate. Portanto, ele é essencial para saquear lugares hostis. Dificilmente ele perde uma briga. Arica é rápida e silenciosa. Logo, ela é boa para saquear um lugar sem deixar rastros, evitando confusão no futuro. Então sempre use um destes dois para saquear. (Se você estiver jogando no modo em que os personagens são escolhidos aleatoriamente, fique dando new game até que você comece com um deles. Lembrado que após alguns dias, um quarto membro se junta ao grupo, e este pode ser um deles.)

Anton é outro personagem que gosto. Sendo ele um matemático, ele consegue montar ratoeiras no abrigo de modo a capturar ratos mais rapidamente. Assim, você não precisa se preocupar tanto em coletar comida.

Fique atento aos lugares em que as pessoas estão dispostas a fazer trocas. Por exemplo, tem um lugar onde o pai de um cara está doente, precisando de medicamentos. Se você levá-los lá, ele dará bons itens em troca. É uma boa forma de conseguir coisas úteis. Dê o que você não precisa em troca daquilo que precisa.

Evite saquear itens de pessoas indefesas e necessitadas, pois isto pode causar conflitos no grupo. E, se puder, sempre pratique boas ações, como dar comida ou medicamentos àqueles que baterem na sua porta; pois há um sistema de carma, e, ao fazer isto, o grupo se sentirá feliz. (Alguns personagens conseguem apaziguar os conflitos, mas eu nunca usei nenhum deles.)

Por fim, sempre colete materiais necessários para fabricar coisas úteis. Por exemplo, se você construir um destilador de álcool, pode produzir álcool puro para trocar.

Se tiver dúvidas específicas, posta aí, que talvez eu possa ajudar.
 

Nemo Nobody

Bam-bam-bam
Mensagens
473
Reações
527
Pontos
278
O jogo tem uma premissa excelente, mas cai na armadilha do RNG desses indies. Tudo está sempre condicionado a isso, se o RNG não foi favorável você irá sofrer horrores e há na programação uma tendência para que ele seja sempre desfavorável. Parece que teve uma expansão.
Na verdade existe uma linha de acontecimentos para cada personagem. Você sempre vai se deparar com decisões tensas ao longo do caminho e, claro, elas mudam de acordo com os personagens que aparecem para você.
Pois é. O fato é que alguns personagens são indiferentes a algumas situações, enquanto outros não são. Por exemplo, se não me engano, Roman não se importa muito se você matar alguém para conseguir comida; mas Cveta se importa. Isto ocasionará conflitos entre os personagens.
 

Supedaneo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.066
Reações
2.854
Pontos
994
Faz tempo que não jogo, então vou escrever o que lembro.

Para mim, tem dois personagens que são essenciais no grupo: Bruno e Roman (ou Arica, dependendo de como você gosta de jogar, isto é, usando combate ou furtividade). A comida neste jogo é escassa. Então você vai precisar de alguém que saiba aproveitar melhor os recursos, e este alguém é Bruno. Se não me engano, ele é capaz de cozinhar usando menos ingredientes e combustível. A primeira coisa que sugiro, depois de construir duas camas, é dar o upgrade máximo no fogão. Sempre opte por comer comida enlatada e deixar um bom estoque de comida pronta (cozinhada), pois se invadirem o teu abrigo à noite, não poderão saqueá-las. Outra coisa, coma um dia sim, um dia não. (Bruno deve ficar sempre no abrigo, a não ser que a situação esteja crítica, e você não tenha mais ninguém para usar.)

Roman é um personagem bem equilibrado: rápido e bom no combate. Portanto, ele é essencial para saquear lugares hostis. Dificilmente ele perde uma briga. Arica é rápida e silenciosa. Logo, ela é boa para saquear um lugar sem deixar rastros, evitando confusão no futuro. Então sempre use um destes dois para saquear. (Se você estiver jogando no modo em que os personagens são escolhidos aleatoriamente, fique dando new game até que você comece com um deles. Lembrado que após alguns dias, um quarto membro se junta ao grupo, e este pode ser um deles.)

Anton é outro personagem que gosto. Sendo ele um matemático, ele consegue montar ratoeiras no abrigo de modo a capturar ratos mais rapidamente. Assim, você não precisa se preocupar tanto em coletar comida.

Fique atento aos lugares em que as pessoas estão dispostas a fazer trocas. Por exemplo, tem um lugar onde o pai de um cara está doente, precisando de medicamentos. Se você levá-los lá, ele dará bons itens em troca. É uma boa forma de conseguir coisas úteis. Dê o que você não precisa em troca daquilo que precisa.

Evite saquear itens de pessoas indefesas e necessitadas, pois isto pode causar conflitos no grupo. E, se puder, sempre pratique boas ações, como dar comida ou medicamentos àqueles que baterem na sua porta; pois há um sistema de carma, e, ao fazer isto, o grupo se sentirá feliz. (Alguns personagens conseguem apaziguar os conflitos, mas eu nunca usei nenhum deles.)

Por fim, sempre colete materiais necessários para fabricar coisas úteis. Por exemplo, se você construir um destilador de álcool, pode produzir álcool puro para trocar.

Se tiver dúvidas específicas, posta aí, que talvez eu possa ajudar.

Caramba!! boas dicas, vou por em prática.

Obrigado:kjoinha
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
11.541
Pontos
1.439
Tenho esse jogo e acho ele muito bom!! Inclusive jogo ele com a minha filha.
Jogamos uma especie de Coop, cada um assume um dia de sobrevivência.

Tem uma especie de editor no jogo que você pode criar personagens, e criamos três. Eu, ela e o meu irmão. Buscamos características já pre definidas no jogo parecidas com as nossas e estávamos jogando com nossos próprios personagens.
Isso trouxe uma maior imersão ao jogo, pois a importância do personagem se tornou maior ainda por tratar de uma pessoa conhecida ou de você próprio. Conseguencia disso é que o jogo acabou deixando a minha filha um pouco depressiva pelo desenrolar dos acontecimentos. Ela sempre ficava triste e preocupada e apos uma baixa chegou até mesmo a chorar. Aí resolvemos dar um tempo.
Sobrevivemos 31 dias.
Minha filha tem 14 anos.

Vou usar as dicas Nemo para uma próxima vez.
 

Nemo Nobody

Bam-bam-bam
Mensagens
473
Reações
527
Pontos
278
Tenho esse jogo e acho ele muito bom!! Inclusive jogo ele com a minha filha.
Jogamos uma especie de Coop, cada um assume um dia de sobrevivência.

Tem uma especie de editor no jogo que você pode criar personagens, e criamos três. Eu, ela e o meu irmão. Buscamos características já pre definidas no jogo parecidas com as nossas e estávamos jogando com nossos próprios personagens.
Isso trouxe uma maior imersão ao jogo, pois a importância do personagem se tornou maior ainda por tratar de uma pessoa conhecida ou de você próprio. Conseguencia disso é que o jogo acabou deixando a minha filha um pouco depressiva pelo desenrolar dos acontecimentos. Ela sempre ficava triste e preocupada e apos uma baixa chegou até mesmo a chorar. Aí resolvemos dar um tempo.
Sobrevivemos 31 dias.
Minha filha tem 14 anos.

Vou usar as dicas Nemo para uma próxima vez.
Caramba! Que experiência legal! Com certeza a sua filha aprendeu algo com este jogo.
 
Topo Fundo