O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tilesets livre para uso a disposição

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Pessoal, volta e meia eu fico desenhando tiles em pixel art 8-bit só por curtição. Tem épocas que produzo tanto que me sinto na obrigação de fazer um game com os tiles. Bom, ocorre que agora tá sobrando, eu já estou com projetos demais em andamento, e volta e meia ainda desenho por desenhar.

O tópico cresceu, agora está aberto a todos que quiserem contribuir e disponibilizar seus Assets livres para quem quiser usar no desenvolvimento de games. A princípio tiles e sprites, mas se alguém for compositor coloque aqui suas faixas de áudio também. Vou tentar manter o típico organizado, e por sugestão do Madrugão vou separar os assets por estilo de game, colocando título do tileset/spritesheet/audio separados em categorias de games.

Importante: Especifiquem como querem que o nome do autor apareça nos créditos, caso alguém utilize deus assets. Se acharem melhor coloquem também lá no opengameart.org, que já fica direitinho com essas informações, o tipo de licença aberta, etc.

Gráficos

Arcades - Maze
ucy8CYz.png

Plataformas - Side Scroll


 
Ultima Edição:

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Se eu conseguir terminar a DwarfEngine2D posso usar seu tileset como exemplo?
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Se eu conseguir terminar a DwarfEngine2D posso usar seu tileset como exemplo?
Claro, dando crédito não tem erro, to liberando pra galera usar mesmo, aliás vou ficar feliz de ver alguém usando a arte.

E agora fiquei curioso: Que engine você está fazendo? pra que sistema?
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Massa, eu pensei nisso porque é uma forma de ajudar a divulgar o trabalho dos outros.

Então, estou fazendo já faz muito tempo um conjunto de ferramentas para a Unity para auxiliar no desenvolvimento de jogos 2D, desde simples ferramentas para ajuste de textura para adequar ao padrão 2D, ferramenta para crop de imagens em tileset (com padding, offset), ferramenta para pack de imagens, até mesmo efeitos mudanças da estrutura dos sprites (como shaders) e também tileset, tilemap (inclusive com Import de to TileMap Editor) e mudanças em câmera, zoom ortographic para 2D.

Ou seja, desde o tratamento geral de imagens que viram assets que podem servir para TileMap que estou desenvolvendo, ou para a função de Dwarf Snap 2D (nome chique O.o) ou mesmo para GUI (que ainda não comecei a desenvolver para a DwarfEngine2D.

Ainda há muito coisa pra se fazer, mas eu talvez seja um megalomaníaco querendo facilitar isso de forma radical na Unity.

Veja um exemplo:

cix3ACX.png


Essa é uma das ferramentas que fiz, ela trata uma imagem podendo dar crop criando uma nova imagem com as dimensões desejadas. Usei o seu tilemap não formato como exemplo, mas para ajustar ainda melhor precisa mudar.

O pessoal geralmente reclama em trabalhar com Unity para 2D, principalmente quando os programadores são novatos na ferramente e estão acostumados com outras ferramentas ou programadores inexperientes.
 

Danilo_Dias

Veterano
Mensagens
152
Reações
666
Pontos
118
parabens meu ficaram super bonitos! =D
me lembrou muito coisa do game gear/master, ficou lindasso
 


Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Massa, eu pensei nisso porque é uma forma de ajudar a divulgar o trabalho dos outros.

Então, estou fazendo já faz muito tempo um conjunto de ferramentas para a Unity para auxiliar no desenvolvimento de jogos 2D, desde simples ferramentas para ajuste de textura para adequar ao padrão 2D, ferramenta para crop de imagens em tileset (com padding, offset), ferramenta para pack de imagens, até mesmo efeitos mudanças da estrutura dos sprites (como shaders) e também tileset, tilemap (inclusive com Import de to TileMap Editor) e mudanças em câmera, zoom ortographic para 2D.

Ou seja, desde o tratamento geral de imagens que viram assets que podem servir para TileMap que estou desenvolvendo, ou para a função de Dwarf Snap 2D (nome chique O.o) ou mesmo para GUI (que ainda não comecei a desenvolver para a DwarfEngine2D.

Ainda há muito coisa pra se fazer, mas eu talvez seja um megalomaníaco querendo facilitar isso de forma radical na Unity.

Veja um exemplo:

cix3ACX.png


Essa é uma das ferramentas que fiz, ela trata uma imagem podendo dar crop criando uma nova imagem com as dimensões desejadas. Usei o seu tilemap não formato como exemplo, mas para ajustar ainda melhor precisa mudar.

O pessoal geralmente reclama em trabalhar com Unity para 2D, principalmente quando os programadores são novatos na ferramente e estão acostumados com outras ferramentas ou programadores inexperientes.
Massa, espero que seja útil então. Eu não mexo com Unity, muito "complicado" pra minha cabeça, vou ficar desenhando, hehehe. Mas sei que a galera reclama do problema de fazer games "pixel perfect" no Unity, se sua ferramenta ajudar nisso seria um avanço mesmo.

parabens meu ficaram super bonitos! =D
me lembrou muito coisa do game gear/master, ficou lindasso

Valeu Danilo, então eu tava com o Master System na cabeça mesmo quando brinquei com as paletas. Tanto com a paleta de 15 quanto a de 8 cores eu tentei fazer passagens de cores que fossem versáteis pra aproveitar diferentes combinações de degradê.
 
Ultima Edição:

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Massa, espero que seja útil então. Eu não mexo com Unity, muito "complicado" pra minha cabeça, vou ficar desenhando, hehehe. Mas sei que a galera reclama do problema de fazer games "pixel perfect" no Unity, se sua ferramenta ajudar nisso seria um avanço mesmo.

Sim, a ideia é essa também, facilitar o trabalho de quem quer fazer um jogo simples 2D usando a Unity, não tendo que recorrer a outras engines.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Vocês poderiam comentar ou até mesmo fazer tutorial explicando o processo de criação de tiles estilo pixel art. Já que vocês têm experiência nisso.
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Vocês poderiam comentar ou até mesmo fazer tutorial explicando o processo de criação de tiles estilo pixel art. Já que vocês têm experiência nisso.
cara, não tem muito mistério, e eu não tenho muita técnica não, eu aplico coisas que aprendi na faculdade de artes que servem pra qualquer tipo de imagem (coisas como o contraste entre os planos na imagem, escolha da saturação e mudança gradual da matriz da cor quando vai pra sombra), e a escolha de uma paleta de cores antes de começar o desenho.

Quando tiver mais tempo eu posto algum exemplo explicando o que fiz aqui sim (o passo a passo).
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
cara, não tem muito mistério, e eu não tenho muita técnica não, eu aplico coisas que aprendi na faculdade de artes que servem pra qualquer tipo de imagem (coisas como o contraste entre os planos na imagem, escolha da saturação e mudança gradual da matriz da cor quando vai pra sombra), e a escolha de uma paleta de cores antes de começar o desenho.

Quando tiver mais tempo eu posto algum exemplo explicando o que fiz aqui sim (o passo a passo).

Não tem mistério porque você é bom nisso, porque essa foi a sua formação, também. Um cara como eu tem mais dificuldade em gráficos que em programação. Então eu me banano todo na hora de tentar fazer alguma coisa e tentar ter coerência e lógica no que desenho e pinto. Os conceitos que você usou, podem ser explicados para pessoas leigas, eu mesmo não sei como combinar as cores, não sei como fazer saturação adequada, nível de imagem, essas coisas.
 

Danilo_Dias

Veterano
Mensagens
152
Reações
666
Pontos
118
Não tem mistério porque você é bom nisso, porque essa foi a sua formação, também. Um cara como eu tem mais dificuldade em gráficos que em programação. Então eu me banano todo na hora de tentar fazer alguma coisa e tentar ter coerência e lógica no que desenho e pinto. Os conceitos que você usou, podem ser explicados para pessoas leigas, eu mesmo não sei como combinar as cores, não sei como fazer saturação adequada, nível de imagem, essas coisas.
opa, acho que ele quis dizer que se der uma praticada da pra conseguir mesmo sem background em arte. Tipo eu não tenho formação em arte e nem manjo de teoria das cores e tal, pra piorar eu sou daltonico HAHAHAHA. Mas eu consigo me virar aqui =)
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
opa, acho que ele quis dizer que se der uma praticada da pra conseguir mesmo sem background em arte. Tipo eu não tenho formação em arte e nem manjo de teoria das cores e tal, pra piorar eu sou daltonico HAHAHAHA. Mas eu consigo me virar aqui =)

Você desenha pra caramba, mesmo não tendo formação, você tem o dom nato, e isso já ajuda muito.

Sei lá, não quero parecer que eu esteja arrumando desculpas para não desenhar, eu até comprei uma Wacom Intuos 5 uns 2 anos atrás, mas não tenho tanta criatividade para desenhar, e diferente de programação que é muito fácil achar informação, em desenho é super complicado, praticamente você não acha na net e quando acha ou o material é muito raso, seja porque o cara não sabe muito ou então quando o cara sabe só mostra o básico apenas como uma intro para você comprar o material completo.

Eu sei o básico do básico do Photoshop, sei como gerar pixel arte nele, sei que há outras ferramentas como Asprite e outa que esqueci o nome para desenho 2D, tem as vetoriais como Inkscape ou Illustratore a concorrente do Photoshop, que é o Gimp e Kitra.

Fora isso, sei quase nada mesmo de desenho. Qualquer caminho da luz é sempre bom.
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Você desenha pra caramba, mesmo não tendo formação, você tem o dom nato, e isso já ajuda muito.

Sei lá, não quero parecer que eu esteja arrumando desculpas para não desenhar, eu até comprei uma Wacom Intuos 5 uns 2 anos atrás, mas não tenho tanta criatividade para desenhar, e diferente de programação que é muito fácil achar informação, em desenho é super complicado, praticamente você não acha na net e quando acha ou o material é muito raso, seja porque o cara não sabe muito ou então quando o cara sabe só mostra o básico apenas como uma intro para você comprar o material completo.

Eu sei o básico do básico do Photoshop, sei como gerar pixel arte nele, sei que há outras ferramentas como Asprite e outa que esqueci o nome para desenho 2D, tem as vetoriais como Inkscape ou Illustratore a concorrente do Photoshop, que é o Gimp e Kitra.

Fora isso, sei quase nada mesmo de desenho. Qualquer caminho da luz é sempre bom.
Vou tornar o tópico mais útil então, da próxima vez que eu upar algum tileset lá no opengamearts eu posto aqui e faço uns comentários dando umas dicas, é o que posso fazer com o tempo que tenho. Na real eu também não manjo tanto, são apenas alguns macetes, e o resto é praticando e descobrindo meio que na intuição. Mas tudo o que eu tiver consciência da intencionalidade e dos porquês eu vou comentando então.

Primeira coisa então: qualquer programa onde você possa desenhar em "pixel perfect" serve pra desenhar. Eu por exemplo desenho no Paint shop pro 5 (do windows 98). eu uso ele desde o final dos anos 90, e não preciso de nada além, por que ele tem o lance de trabalhar imagem em layers, posso escolher as cores e montar as paletas, e isso basta.

Outra coisa: começar simples. Eu estou aprendendo a fazer pixel art também, fazem dois anos que tenho feito principalmente arte 8-Bit. Eu me limito a uma quantidade X de cores e vou indo. "Copiar" e redesenhar por cima é um ótimo exercício. Sabe o hack que eu fiz do megaman 1 do NES (https://www.romhacking.net/hacks/2741/) ele começou com um exercício de pixel art. Eu peguei o sprite do megaman parado, e comecei a redesenhar de diferentes formas (com limitação de nes, de Mega, de SMS, etc...)
Exerc%2BSprite-Megaman%2B01E.png


Nem todo exercício vai sair bom, mas é como tudo, aprendizado envolve exercitar com alguma frequência. Eu já reparei que o pessoal que faz ótimas pixel arts exercita muito, faz mockups só de curtição, faz cenário de sobra e depois joga lá no opengamearts, etc.

Dá próxima vez que colocar outra arte falo do que pensei na montagem da paleta de cores.
 

Danilo_Dias

Veterano
Mensagens
152
Reações
666
Pontos
118
Eu posso dar umas dicas de animação também. Eu não sou um animador bonzão mas creio que sou competente em animar os bonecos. Uma coisa que me ajuda muito que ando fazendo ultimamente é dividir os bonecos em partes e anima-los como se fossem animações de flash.
upload_2017-5-18_8-11-6.png

Nem todos os bonecos eu animo dessa forma mas os maiores eu faço assim. Ajuda muito, claro que não tem como apenas rotacionar as partes, vc tem que ir depois e consertar o estrago que a rotação faz.
Eu tbm costumo sempre quando vou criar um boneco fazer ele parado inicialmente e a primeira animação que faço é de andando ou correndo. Quando faço ela eu acabo criando braços e pernas dobraso em varias posicoes, isso ajuda muito depois a fazer as animações sefguintes pois vc pode reaproveitar esses braços e pernas.
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Eu posso dar umas dicas de animação também. Eu não sou um animador bonzão mas creio que sou competente em animar os bonecos. Uma coisa que me ajuda muito que ando fazendo ultimamente é dividir os bonecos em partes e anima-los como se fossem animações de flash.
Visualizar anexo 33716

Nem todos os bonecos eu animo dessa forma mas os maiores eu faço assim. Ajuda muito, claro que não tem como apenas rotacionar as partes, vc tem que ir depois e consertar o estrago que a rotação faz.
Eu tbm costumo sempre quando vou criar um boneco fazer ele parado inicialmente e a primeira animação que faço é de andando ou correndo. Quando faço ela eu acabo criando braços e pernas dobraso em varias posicoes, isso ajuda muito depois a fazer as animações sefguintes pois vc pode reaproveitar esses braços e pernas.
Sim, eu tbm faço isso. Tenho feito animações simples, de 4 quadros, e pra agilizar eu sempre desenho o boneco todo "esquartejado". Depois vou montando a animação, e por fim dou retoques (pra não parecer animação em flash), ajusto a direção da luz e da sombra, etc.

Her%25C3%25B3i%2Bbaldinho.png
 
Ultima Edição:

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Esse tipo de animação que vocês usam se chama de IK/Rig/Bone Animation, é bastante usada hoje em dia em vários jogos, realmente ajuda muito, principalmente para evitar de ter que desenhar frame a frame, porém, como toda facilidade, trás também algumas desvantagens como alguns movimentos se tornar um pouco robótico, mas a depender do jogo, isso não seria problema algum.
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Esse tipo de animação que vocês usam se chama de IK/Rig/Bone Animation, é bastante usada hoje em dia em vários jogos, realmente ajuda muito, principalmente para evitar de ter que desenhar frame a frame, porém, como toda facilidade, trás também algumas desvantagens como alguns movimentos se tornar um pouco robótico, mas a depender do jogo, isso não seria problema algum.

Hum... mas não uso "bone" depois não, eu faço o personagem esquartejado e vou copiando e colando as partes por cima, no editor de imagens mesmo, e retocando logo em seguida. Depois de todos os sprites prontos ai sim salvo e importo no formato que a engine pede (mas pra lá vão os sprites prontos já, não uso bone depois).
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Hum... mas não uso "bone" depois não, eu faço o personagem esquartejado e vou copiando e colando as partes por cima, no editor de imagens mesmo, e retocando logo em seguida. Depois de todos os sprites prontos ai sim salvo e importo no formato que a engine pede (mas pra lá vão os sprites prontos já, não uso bone depois).

Entendi, é uma solução, também.
 

Nolifeking

Bam-bam-bam
Mensagens
4.662
Reações
7.357
Pontos
453
Massa, eu pensei nisso porque é uma forma de ajudar a divulgar o trabalho dos outros.

Então, estou fazendo já faz muito tempo um conjunto de ferramentas para a Unity para auxiliar no desenvolvimento de jogos 2D, desde simples ferramentas para ajuste de textura para adequar ao padrão 2D, ferramenta para crop de imagens em tileset (com padding, offset), ferramenta para pack de imagens, até mesmo efeitos mudanças da estrutura dos sprites (como shaders) e também tileset, tilemap (inclusive com Import de to TileMap Editor) e mudanças em câmera, zoom ortographic para 2D.

Ou seja, desde o tratamento geral de imagens que viram assets que podem servir para TileMap que estou desenvolvendo, ou para a função de Dwarf Snap 2D (nome chique O.o) ou mesmo para GUI (que ainda não comecei a desenvolver para a DwarfEngine2D.

Ainda há muito coisa pra se fazer, mas eu talvez seja um megalomaníaco querendo facilitar isso de forma radical na Unity.

Veja um exemplo:

cix3ACX.png


Essa é uma das ferramentas que fiz, ela trata uma imagem podendo dar crop criando uma nova imagem com as dimensões desejadas. Usei o seu tilemap não formato como exemplo, mas para ajustar ainda melhor precisa mudar.

O pessoal geralmente reclama em trabalhar com Unity para 2D, principalmente quando os programadores são novatos na ferramente e estão acostumados com outras ferramentas ou programadores inexperientes.
Bacana a ideia, hein. Vai ser um asset para o Unity? Vai lançar gratuito?
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Bacana a ideia, hein. Vai ser um asset para o Unity? Vai lançar gratuito?

Sim, será. Pretendo colocar duas versões, uma free e a outra paga.

Eu já desenvolvi algumas coisas para facilitar o desenvolvimento de jogos 2D na Unity, mas coloquei muita coisa separada. Estou agora refazendo tudo, melhorando o código e deixando as minhas ferramentas mais friendly também. A ideia é virar praticamente uma engine 2D na própria Unity, deixando a programação mais fácil, até para quem não tem muita prática com programação.

Uma palinha de uma das tools que terminei hoje, ela é um pack de texturas que serve para agrupar texturas/sprites isoladas numa única textura pronta para ser usada, é muito último já que às vezes às pessoas encontram sprites de um tileset ou personagem tudo isolado e toda qualquer engine trabalha melhor com sprites juntos num único arquivão ou em poucos arquivos com várias texturas empacotadas, então das tools que fiz serve para fazer isso automaticamente para o usuário, ela é uma outra tool daqui foi mostrada anteriormente nesse mesmo tópico:

ALHYM0g.gif
 
Ultima Edição:

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Desculpa, Paulo, estou monopolizando o seu tópico dos seus tilesets aqui :kvergonha

Quando a DwarfEngine2D estiver mais matura, vou criar um tópico, até porque, até lá, muita coisa pode acontecer, até mesmo eu desistir do projeto e entrar em deprê.
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Desculpa, Paulo, estou monopolizando o seu tópico dos seus tilesets aqui :kvergonha

Quando a DwarfEngine2D estiver mais matura, vou criar um tópico, até porque, até lá, muita coisa pode acontecer, até mesmo eu desistir do projeto e entrar em deprê.
Sem problemas, eu vi que a pergunta era direcionada para você e deixei pra você responder mesmo, nem esquenta. Eu agora to na correria e não to com tempo de falar mais sobre o tileset, e nem vou ter tempo amanhã, só depois.
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Edit: Rolou um tempinho pra explicar umas coisas.

Primeiro a paleta: escolher e limitar a paleta de cores é sempre bom pra não se perder nas cores do desenho. Eu me limitei a 16 cores (a paleta que fiz pro Death's Apprentice), não precisa ser uma limitação fiel a gráficos de PC ou de VG 8-Bits, mas é bom pra você não fazer confusão. Limitação demais (como no NES) dificulta, mas limitação de menos lhe dá tantas opções que você não sabe o que fazer. Todo esse tileset foi feito com as 16 cores da paleta, mesmo as partes submersas (não tem efeito de transparência).

Dungeons%2BTile%2BMap%2B16%2Bcolor%2Bso%2Btiles.png

A montagem da paleta é importante. Você organiza as cores no que o pessoal chama de "color ramp", ou seja, vai colocando as cores na ordem em que dá pra fazer a passagem de degradê de uma para outra. Na sua organização pode repetir as cores, o importante é testar as conexões possíveis entre as cores. Se quiser ainda pode fazer um teste de dithering conectando uma cor com a outra com dithering.

Uma cor fica diferente quando está do lado de outra cor. Veja por exemplo aquele marrom ou amarelo queimado que eu uso nos tiles de chão/cascalho: eu uso essa mesma cor no tile do chão fora e no tile dentro da água. Ele funciona diferente por que as cores predominantes ao redor são outras. Dai pra ir pegando isso não tem outro jeito, é ir testando, experimentando as cores.

Antialiasing: Nesse tileset eu usei bastante antialiasing. Com uma paleta de 16 cores ja é possível fazer isso, ainda mais nessa em que eu coloquei vários tons de azul e de verde. Repare nos esqueletinhos verdes pendurados nas paredes, e veja como eu desenhei bastante antialiasing. Além de suavizar ele e integrar mais ao fundo, essa sombra em antialiasing dá profundidade ao objeto. Fiz coisa parecida na parte de baixo da pequena nuvem em tons de verde também.

Ditering no horizonte: pra finalizar resolvi fazer um dithering estilizado no pequeno tile de por do sol que faz o ambiente externo do cenário. Como ia resolver com poucos tiles, e a paleta me permitia, resolvi fazer o degradê com algum estilo diferente (não só o quadriculado básico "xadrês"). isso dá uma textura na imagem e deixa ela mais interessante, e é um bom aproveitamento de um único tile. Nem todo mundo curte dithering de qualquer tipo, mas eu curto ;)

Sombras coloridas: É sempre legal você mudar a matriz de cor para as sombras. Funciona assim, se a cor do objeto é verde, você pode fazer a parte mais iluminada puxando para o amarelo, e a parte mais escura puxando para o azul. Repare que assim como na caveirinha, aquele arbusto, o matinho que fica na área externa, tem a sombra azul. ele é verde, mas o sombreado chega até um dos azuis escuros da paleta. Isso serve não só pra pixel arte, mas pra qualquer imagem, quando você altera a luminosidade é legal também alterar a matriz de cor, e até um pouquinho da saturação se quiser. Além de economizar cores (e assim aproveita melhor a paleta) as cosias ficam mais vívidas. É normal que os objetos reflitam não só a luz principal (por exemplo a luz do sol), mas a luz que reflete em outros objetos e retorna pelo la do que tem sombra (é a luz que bate na água, no chão, e retorna ao objeto). Por isso que fica mais legal quando a sombra muda a matriz de cor. (Edit: pelo mesmo princípio que os tiles submersos contém não só azul mas o verde também)

Acho que tem mais coisas, mas por enquanto é o que me vem a mente. Quando colocar um próximo tileset eu falo mais alguma coisa.
 
Ultima Edição:

redemptor

Veterano
Mensagens
962
Reações
259
Pontos
139
Sim, será. Pretendo colocar duas versões, uma free e a outra paga.

Eu já desenvolvi algumas coisas para facilitar o desenvolvimento de jogos 2D na Unity, mas coloquei muita coisa separada. Estou agora refazendo tudo, melhorando o código e deixando as minhas ferramentas mais friendly também. A ideia é virar praticamente uma engine 2D na própria Unity, deixando a programação mais fácil, até para quem não tem muita prática com programação.

Uma palinha de uma das tools que terminei hoje, ela é um pack de texturas que serve para agrupar texturas/sprites isoladas numa única textura pronta para ser usada, é muito último já que às vezes às pessoas encontram sprites de um tileset ou personagem tudo isolado e toda qualquer engine trabalha melhor com sprites juntos num único arquivão ou em poucos arquivos com várias texturas empacotadas, então das tools que fiz serve para fazer isso automaticamente para o usuário, ela é uma outra tool daqui foi mostrada anteriormente nesse mesmo tópico:

ALHYM0g.gif
Qual seria a diferença dessa tools pra da própria Unity para criação sprite pack?
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Qual seria a diferença dessa tools pra da própria Unity para criação sprite pack?

No caso da ferramenta DE2D - Texture Pack ela empacota imagens separadas num único arquivo de imagem. O Sprite Editor da Unity já considera que você tenham uma spritesheet para internamente criar os sprites via Sprite Meta Meta (ou seja, uma imagem com os tiles), porém, se você tiver as imagens separadas em arquivos diferentes (exemplo como a um tileset de floresta ou animação de um personagem), você terá que usá-las sem o sprite editor e carregar cada uma individualmente na memória, o que executa mais operações de entrada, dessa forma a Texture Pack empacota tudo pra você num arquivo só que dá pra usar na Texture Atlas da DE2D para criar o atlas ou até o mesmo o Sprite Editor para também criar o atlas.

Algumas das ferramentas:

- Texture Formatter: formata uma imagem para o padrão sprite, podendo recortar áreas que serão usadas futuramente como tiles;
- Texture Pack: compacta várias imagens num único arquivo de textura que poderão ser usados como tiles ou para animação;
- Texture Atlas: monta os sprites/tiles a partir de uma única imagem, esses tiles ou sprites serão usados para tileset ou animação;
- Tileset Editor: formata os tiles criados para serem usados num TileMap, dando significado a um tile como colisão, waypoint, item, prefab, etc;

- DwarfTileMap: usado para pintar um mapa de tiles a partir de tileset;
- DwarfTileMapImporter: usado para importar mapas feitos via ferramentas de terceiros, como TileMap.
- DwarfLight2D: mecanismo de iluminação para sprites, você poderá criar mapas e fases com efeitos de dia/noite de forma tranquila, locais escuros, penumbras, contraste com locais claros, etc.
- DwarfBehaviors: Cria comportamentos pré-definidos para um objeto, como ele ser um personagem de plataforma, um de TOP-VIEW (exemplo, RPG), ser um BOT (monstro, NPC, etc.);
- DwarfCamera2D: formata a câmera para pixel perfect e ajuda na customização de seu tamanho, além de Effects*;
- DwarfEffects: efeitos visuais que podem ser aplicados num mapa (tilemap), objetos, etc.
...

e outras mais.
 

Nolifeking

Bam-bam-bam
Mensagens
4.662
Reações
7.357
Pontos
453
Landstalker, é melhor você criar um tópico para sua engine em progresso, pois vai ter muita gente interessada e poderão também dar umas sugestões para melhorias.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Landstalker, é melhor você criar um tópico para sua engine em progresso, pois vai ter muita gente interessada e poderão também dar umas sugestões para melhorias.

Eu vou criar sim, lá na frente divulgo crio e divulgo mais coisas, deixa estar mais adiantada.
 

redemptor

Veterano
Mensagens
962
Reações
259
Pontos
139
@Landstalker
Na verdade estava falando do Sprite Packer, que tem essa função e você pode trabalhar com os sprites separados e no final ele junta tudo em um atlas, e o q vai pro jogo e o atlas :D

No seu sprite ou spritesheet você coloca o nome do pacote que ele vai fazer parte:
QDo81kN.jpg


Ai indo em Sprite Packer você pode visualizar como vai ficar, mudar a forma de juntar tudo e mandar refazer e tals
PEAe75E.jpg
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
@redemptor

Ah, sim, dá pra se usar o Sprite Packer da Unity, se bem que às vezes ele dá pau, você tem que em configurações do editor desabilitar e habilitar novamente.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
@redemptor

Você mesmo que é desenvolvedor de jogos para celular, o que você sente de necessidade na Unity que poderia facilitar o seu trabalho?
 

magrozom1

Habitué da casa
Mensagens
272
Reações
247
Pontos
84
Tem alguma aplicação que junte tilemaps para formar um atlas?
Tava usando o 2D TileZone, no Unity, mas quando precisei usar outro tileset, ele buga. permitindo apenas 1 tilemap por layer.
Se tiver algum programa que junte os tilemaps numa atlas, ia ser uma mão na roda.
 

redemptor

Veterano
Mensagens
962
Reações
259
Pontos
139
Tem alguma aplicação que junte tilemaps para formar um atlas?
Tava usando o 2D TileZone, no Unity, mas quando precisei usar outro tileset, ele buga. permitindo apenas 1 tilemap por layer.
Se tiver algum programa que junte os tilemaps numa atlas, ia ser uma mão na roda.
Então e justamente o que estavamos falando, na própria Unity tem essa função, chama Sprite Packer, no seu sprite coloca o nome do pacote, ai ao buildar o jogo a Unity cria um atlas com o nome do pacote e empacota todos os sprites nele.
Da uma olhada nos prints q mandei acima :D

Antes essa função era exclusiva da versão pro, ai nessa epoca, tanto pra Unity como pro XNA eu usava o TexturePacker da Code and Web
https://www.codeandweb.com/texturepacker
 
Topo Fundo