Papangu
Ei mãe, 500 pontos!
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Antes de começar o tópico, vou postar aqui os links para as últimas versões dos plugins e shaders:
Plugins do Kega (3.4)
Repositório de shaders do Retroarch
============================================
Ae chapas!
Eu sempre fui muito fã de emuladores. Quando vi pela primeira vez um rodando e a possibilidade de poder rodar todos os jogos que eu não tive a oportunidade no console real, meus olhos brilharam! Mas aí veio o problema, os gráficos eram muito estranhos, pixelizados demais. Era a diferença entre um CRT e um monitor. E hoje isso é pior ainda, pois CRTs estão extintos e agora só nos restam as TVs modernas que também têm características semelhantes aos monitores.
Ao longo dos anos vieram trocentos filtros para tentar mostrar algo apresentável desses jogos clássicos. Entre eles eu gostava do HQ2x, mas ele ainda tinha muitos problemas. Os mais recentes e interessantes foram os filtros chamados de CRTs, que tentam passar uma imagem parecida com as TVs de tubo nessas novas TVs de LCD, Plasma e LED. Entretanto, esses filtros CRTs são direcionados mais para puristas. Eu comprei minha Plasma foi para ver qualidade de imagem, de preferência em alta definição, por isso não sou muito fã de filtros que tentam trazer a mesma coisa que víamos há 20 anos.
Então, cansado de esperar algo que resolvesse os inconvenientes do HQ2x ( ou 4x), resolvi desenvolver meu próprio filtro, que chamei de xBR (BR vem de "By Rules", mas tb pode ser de Brasil, LOL). Faz uns oito meses que desenvolvo esse filtro e acho que já está numa fase madura a ponto de eu poder mostrar. As vantagens dele sobre o HQ2x são:
- Funciona bem com jogos anti-aliased;
- É efetivo tanto com jogos estilo pixel art (SMW) como com digitalizados (MK, DKC).
No momento, eu implementei um plugin para o emulador de Mega Drive, o Kega Fusion. A especificação do Kega só permite plugin com escalonamento no máximo de 3x. Por isso fiz o 3xBR-v3.3 para ele.
Aqui está o plugin: 2xBR-v3.3a, 3xBR-v3.3a e 4xBR-v3.3a para Kega Fusion, VBA-M e No$Zoomer
É só descompactar e jogar na pasta "plugins" do Kega Fusion e escolher o filtro no menu do emulador!
Quem é fã do mega, dê uma olhada em Splatterhouse 2 e 3 e compare com a qualidade dos outros filtros.
Eu implementei também um shader em linguagem Cg que roda nos emuladores do PS3, e também roda no Snes9x de PC (desde que vc tenha placa de vídeo e saiba configurar o uso de shaders). Roda nos seguintes emuladores: snes9x-next, genesis-next, vba-next, fbanext e fceu-next.
Os shaders (para emuladores que rodam no PS3, para o SSNES e o Snes9x de PC) pode ser baixado aqui: 2xBR-v3.5a, 5xBR-v3.5a, 4xBR-v3.5a+CRT e 5xBR-v3.5a+CRT (o 3.5 é pq tem umas otimizações a mais que o plugin do kega.)
Como o shader nesses emuladores limita a 5x o escalonamento, eu fiz o shader para apresentar melhor qualidade quando escalonado em 5x. De forma que, por exemplo, no Snes9x-next, um escalonamento de 5x permite uma imagem de resolução (256x224) x 5x = 1280x1120, ou seja, cobre uma HDTV por completo horizontalmente (uns poucos 40 pixels ficam de fora, mas não perde-se muito, isso são só 8 pixels do jogo).
Algumas imagens de teste (inclusive comparando com HQ4x) que eu postei em outro forum:
Original: ...................... HQ4X: .......................... 4XBR v3.0:
Original: ...................... HQ4X: .......................... 4XBR v3.0:
Original: ...................... HQ4X: .......................... 4XBR v3.0:
NDS:
Arcade:
Óbvio, para quem é purista, esse filtro não interessa. Mas para quem, como eu, quer jogar seus games antigos com algo a mais, é uma boa pedida.
EDIT: Instruções para melhor aproveitamento nos emuladores do PS3.
Primeiro, copie o shader para a pasta "shaders" do seu emulador. Use o "File Manager" do multiman para fazer a copia de arquivos. Vc coloca o shader no pen drive e conecta no PS3. Abre o multiman e vai para o modo "File Manager". Os seus emuladores estão instalados dentro de hdd0\games. Geralmente a pasta deles começa com o nome do console: SNES90000, GEN0000, FBAN0000, etc. Dentro dessas pastas você vai encontrar a pasta "shaders", é nela que você deve copiar o 5xBR-v3.5.cg.
Snes9x-next: Na tela de configuração dele (clique em SELECT que ela vai aparecer), escolha as seguintes opções (sua TV deve ser 1080p):
O resto das opções deixe o original (default) mesmo.
Quando entrar num jogo, configure o tamanho da tela da seguinte forma:
- Clique em R3 para abrir o menu rápido (Quick Menu). Escolha a opção "Resize Mode" e coloque os seguintes dados de tamanho de tela:
Assim o Snes estará perfeitamente na escala 5x, sem glitches de escalonamento.
Esse caso que eu expliquei acima serve para o Snes9x e o emulador de NES. Se for o emulador de mega drive, você tem que mudar os números do resize mode, pois a resolução nativa do mega é esta: 320x224. Nesse caso, em vez de 1280 no Viewport Width, use 1600, que é igual a 5x320.
No caso do FBAnext, eu uso o seguinte: 1536x1120. O ideal é você sempre usar um múltiplo da resolução nativa do console.
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EDIT (20/02/2013):
Há uma versão do shader (versão 3.5a puro) que foi portada para rodar no ePSXe. Quem quiser, pode pegar aqui (tem que se registrar lá no fórum para poder baixar):
http://forums.ngemu.com/showpost.php?p=2032566&postcount=369
Plugins do Kega (3.4)
Repositório de shaders do Retroarch
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Ae chapas!
Eu sempre fui muito fã de emuladores. Quando vi pela primeira vez um rodando e a possibilidade de poder rodar todos os jogos que eu não tive a oportunidade no console real, meus olhos brilharam! Mas aí veio o problema, os gráficos eram muito estranhos, pixelizados demais. Era a diferença entre um CRT e um monitor. E hoje isso é pior ainda, pois CRTs estão extintos e agora só nos restam as TVs modernas que também têm características semelhantes aos monitores.
Ao longo dos anos vieram trocentos filtros para tentar mostrar algo apresentável desses jogos clássicos. Entre eles eu gostava do HQ2x, mas ele ainda tinha muitos problemas. Os mais recentes e interessantes foram os filtros chamados de CRTs, que tentam passar uma imagem parecida com as TVs de tubo nessas novas TVs de LCD, Plasma e LED. Entretanto, esses filtros CRTs são direcionados mais para puristas. Eu comprei minha Plasma foi para ver qualidade de imagem, de preferência em alta definição, por isso não sou muito fã de filtros que tentam trazer a mesma coisa que víamos há 20 anos.
Então, cansado de esperar algo que resolvesse os inconvenientes do HQ2x ( ou 4x), resolvi desenvolver meu próprio filtro, que chamei de xBR (BR vem de "By Rules", mas tb pode ser de Brasil, LOL). Faz uns oito meses que desenvolvo esse filtro e acho que já está numa fase madura a ponto de eu poder mostrar. As vantagens dele sobre o HQ2x são:
- Funciona bem com jogos anti-aliased;
- É efetivo tanto com jogos estilo pixel art (SMW) como com digitalizados (MK, DKC).
No momento, eu implementei um plugin para o emulador de Mega Drive, o Kega Fusion. A especificação do Kega só permite plugin com escalonamento no máximo de 3x. Por isso fiz o 3xBR-v3.3 para ele.
Aqui está o plugin: 2xBR-v3.3a, 3xBR-v3.3a e 4xBR-v3.3a para Kega Fusion, VBA-M e No$Zoomer
É só descompactar e jogar na pasta "plugins" do Kega Fusion e escolher o filtro no menu do emulador!
Quem é fã do mega, dê uma olhada em Splatterhouse 2 e 3 e compare com a qualidade dos outros filtros.
Eu implementei também um shader em linguagem Cg que roda nos emuladores do PS3, e também roda no Snes9x de PC (desde que vc tenha placa de vídeo e saiba configurar o uso de shaders). Roda nos seguintes emuladores: snes9x-next, genesis-next, vba-next, fbanext e fceu-next.
Os shaders (para emuladores que rodam no PS3, para o SSNES e o Snes9x de PC) pode ser baixado aqui: 2xBR-v3.5a, 5xBR-v3.5a, 4xBR-v3.5a+CRT e 5xBR-v3.5a+CRT (o 3.5 é pq tem umas otimizações a mais que o plugin do kega.)
Como o shader nesses emuladores limita a 5x o escalonamento, eu fiz o shader para apresentar melhor qualidade quando escalonado em 5x. De forma que, por exemplo, no Snes9x-next, um escalonamento de 5x permite uma imagem de resolução (256x224) x 5x = 1280x1120, ou seja, cobre uma HDTV por completo horizontalmente (uns poucos 40 pixels ficam de fora, mas não perde-se muito, isso são só 8 pixels do jogo).
Algumas imagens de teste (inclusive comparando com HQ4x) que eu postei em outro forum:
Original: ...................... HQ4X: .......................... 4XBR v3.0:
Original: ...................... HQ4X: .......................... 4XBR v3.0:
Original: ...................... HQ4X: .......................... 4XBR v3.0:
NDS:
Arcade:
Óbvio, para quem é purista, esse filtro não interessa. Mas para quem, como eu, quer jogar seus games antigos com algo a mais, é uma boa pedida.
EDIT: Instruções para melhor aproveitamento nos emuladores do PS3.
Primeiro, copie o shader para a pasta "shaders" do seu emulador. Use o "File Manager" do multiman para fazer a copia de arquivos. Vc coloca o shader no pen drive e conecta no PS3. Abre o multiman e vai para o modo "File Manager". Os seus emuladores estão instalados dentro de hdd0\games. Geralmente a pasta deles começa com o nome do console: SNES90000, GEN0000, FBAN0000, etc. Dentro dessas pastas você vai encontrar a pasta "shaders", é nela que você deve copiar o 5xBR-v3.5.cg.
Snes9x-next: Na tela de configuração dele (clique em SELECT que ela vai aparecer), escolha as seguintes opções (sua TV deve ser 1080p):
Código:
Resolution: 1920x1080 (1080p)
Selected shader #1: 5xBR-v3.5.cg
Selected shader #2: stock.cg (deixe em stock mesmo, não precisa de segundo shader)
Hardware Filtering shader #1: Point filtering
Hardware Filtering shader #2: Point filtering
Custom Scaling/Dual Shaders: ON
Custom Scaling Factor: 5x
Throttle Mode: ON
Triple Buffering: ON
O resto das opções deixe o original (default) mesmo.
Quando entrar num jogo, configure o tamanho da tela da seguinte forma:
- Clique em R3 para abrir o menu rápido (Quick Menu). Escolha a opção "Resize Mode" e coloque os seguintes dados de tamanho de tela:
Código:
Use os analógicos para mudar os números.
Viewport X: #320
Viewport Y: #-20
Viewport Width: #1280
Viewport Height: #1120
Assim o Snes estará perfeitamente na escala 5x, sem glitches de escalonamento.
Esse caso que eu expliquei acima serve para o Snes9x e o emulador de NES. Se for o emulador de mega drive, você tem que mudar os números do resize mode, pois a resolução nativa do mega é esta: 320x224. Nesse caso, em vez de 1280 no Viewport Width, use 1600, que é igual a 5x320.
No caso do FBAnext, eu uso o seguinte: 1536x1120. O ideal é você sempre usar um múltiplo da resolução nativa do console.
______________________________________________________________
EDIT (20/02/2013):
Há uma versão do shader (versão 3.5a puro) que foi portada para rodar no ePSXe. Quem quiser, pode pegar aqui (tem que se registrar lá no fórum para poder baixar):
http://forums.ngemu.com/showpost.php?p=2032566&postcount=369