O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Um filtro que ando desenvolvendo para retro jogos

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.207
Pontos
964
Antes de começar o tópico, vou postar aqui os links para as últimas versões dos plugins e shaders:

Plugins do Kega (3.4)

Repositório de shaders do Retroarch


============================================

Ae chapas!

Eu sempre fui muito fã de emuladores. Quando vi pela primeira vez um rodando e a possibilidade de poder rodar todos os jogos que eu não tive a oportunidade no console real, meus olhos brilharam! Mas aí veio o problema, os gráficos eram muito estranhos, pixelizados demais. Era a diferença entre um CRT e um monitor. E hoje isso é pior ainda, pois CRTs estão extintos e agora só nos restam as TVs modernas que também têm características semelhantes aos monitores.

Ao longo dos anos vieram trocentos filtros para tentar mostrar algo apresentável desses jogos clássicos. Entre eles eu gostava do HQ2x, mas ele ainda tinha muitos problemas. Os mais recentes e interessantes foram os filtros chamados de CRTs, que tentam passar uma imagem parecida com as TVs de tubo nessas novas TVs de LCD, Plasma e LED. Entretanto, esses filtros CRTs são direcionados mais para puristas. Eu comprei minha Plasma foi para ver qualidade de imagem, de preferência em alta definição, por isso não sou muito fã de filtros que tentam trazer a mesma coisa que víamos há 20 anos.

Então, cansado de esperar algo que resolvesse os inconvenientes do HQ2x ( ou 4x), resolvi desenvolver meu próprio filtro, que chamei de xBR (BR vem de "By Rules", mas tb pode ser de Brasil, LOL). Faz uns oito meses que desenvolvo esse filtro e acho que já está numa fase madura a ponto de eu poder mostrar. As vantagens dele sobre o HQ2x são:

- Funciona bem com jogos anti-aliased;
- É efetivo tanto com jogos estilo pixel art (SMW) como com digitalizados (MK, DKC).

No momento, eu implementei um plugin para o emulador de Mega Drive, o Kega Fusion. A especificação do Kega só permite plugin com escalonamento no máximo de 3x. Por isso fiz o 3xBR-v3.3 para ele.


Aqui está o plugin: 2xBR-v3.3a, 3xBR-v3.3a e 4xBR-v3.3a para Kega Fusion, VBA-M e No$Zoomer
É só descompactar e jogar na pasta "plugins" do Kega Fusion e escolher o filtro no menu do emulador!

Quem é fã do mega, dê uma olhada em Splatterhouse 2 e 3 e compare com a qualidade dos outros filtros.


Eu implementei também um shader em linguagem Cg que roda nos emuladores do PS3, e também roda no Snes9x de PC (desde que vc tenha placa de vídeo e saiba configurar o uso de shaders). Roda nos seguintes emuladores: snes9x-next, genesis-next, vba-next, fbanext e fceu-next.

Os shaders (para emuladores que rodam no PS3, para o SSNES e o Snes9x de PC) pode ser baixado aqui: 2xBR-v3.5a, 5xBR-v3.5a, 4xBR-v3.5a+CRT e 5xBR-v3.5a+CRT (o 3.5 é pq tem umas otimizações a mais que o plugin do kega.)

Como o shader nesses emuladores limita a 5x o escalonamento, eu fiz o shader para apresentar melhor qualidade quando escalonado em 5x. De forma que, por exemplo, no Snes9x-next, um escalonamento de 5x permite uma imagem de resolução (256x224) x 5x = 1280x1120, ou seja, cobre uma HDTV por completo horizontalmente (uns poucos 40 pixels ficam de fora, mas não perde-se muito, isso são só 8 pixels do jogo).


Algumas imagens de teste (inclusive comparando com HQ4x) que eu postei em outro forum:

Original: ...................... HQ4X: .......................... 4XBR v3.0:


Original: ...................... HQ4X: .......................... 4XBR v3.0:


Original: ...................... HQ4X: .......................... 4XBR v3.0:



NDS:




Arcade:




Óbvio, para quem é purista, esse filtro não interessa. Mas para quem, como eu, quer jogar seus games antigos com algo a mais, é uma boa pedida.


EDIT: Instruções para melhor aproveitamento nos emuladores do PS3.

Primeiro, copie o shader para a pasta "shaders" do seu emulador. Use o "File Manager" do multiman para fazer a copia de arquivos. Vc coloca o shader no pen drive e conecta no PS3. Abre o multiman e vai para o modo "File Manager". Os seus emuladores estão instalados dentro de hdd0\games. Geralmente a pasta deles começa com o nome do console: SNES90000, GEN0000, FBAN0000, etc. Dentro dessas pastas você vai encontrar a pasta "shaders", é nela que você deve copiar o 5xBR-v3.5.cg.

Snes9x-next: Na tela de configuração dele (clique em SELECT que ela vai aparecer), escolha as seguintes opções (sua TV deve ser 1080p):

Código:
Resolution: 1920x1080 (1080p)
 
Selected shader #1: 5xBR-v3.5.cg
Selected shader #2: stock.cg      (deixe em stock mesmo, não precisa de segundo shader)
 
Hardware Filtering shader #1: Point filtering
Hardware Filtering shader #2: Point filtering
 
Custom Scaling/Dual Shaders: ON
Custom Scaling Factor: 5x
 
Throttle Mode: ON
Triple Buffering: ON

O resto das opções deixe o original (default) mesmo.

Quando entrar num jogo, configure o tamanho da tela da seguinte forma:

- Clique em R3 para abrir o menu rápido (Quick Menu). Escolha a opção "Resize Mode" e coloque os seguintes dados de tamanho de tela:

Código:
Use os analógicos para mudar os números.
 
Viewport X: #320
Viewport Y: #-20
Viewport Width: #1280
Viewport Height: #1120

Assim o Snes estará perfeitamente na escala 5x, sem glitches de escalonamento.

Esse caso que eu expliquei acima serve para o Snes9x e o emulador de NES. Se for o emulador de mega drive, você tem que mudar os números do resize mode, pois a resolução nativa do mega é esta: 320x224. Nesse caso, em vez de 1280 no Viewport Width, use 1600, que é igual a 5x320.

No caso do FBAnext, eu uso o seguinte: 1536x1120. O ideal é você sempre usar um múltiplo da resolução nativa do console.


______________________________________________________________

EDIT (20/02/2013):

Há uma versão do shader (versão 3.5a puro) que foi portada para rodar no ePSXe. Quem quiser, pode pegar aqui (tem que se registrar lá no fórum para poder baixar):

http://forums.ngemu.com/showpost.php?p=2032566&postcount=369
 

MPIlhaOliveira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.147
Reações
5.732
Pontos
509
Cara, que trabalho, hein? Show de bola. A suavidade nos pixels ficou ainda melhor e isso numa TV de 32" por exemplo, vem muito a calhar.

Gosto dos jogos clássicos, mas confesso que esses filtros melhoram muito o aspecto visual devido nossas telas atuais terem uma resolução extremamente maior.
 

hyperedy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.979
Reações
14.403
Pontos
1.169
Parabens Velho! Muito bom mesmo.

Tem como usar esse filtro em um emulador de PS1? Ficaria legal nos cenários do resident evil.

Coloca umas screens de jogos como DK ou Killer Instinct Pra ver como fica.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.523
Reações
179.397
Pontos
1.514
Ficou show hein?!


Eu também não curto as scanlines!!! Aí é melhor jogar numa TV de tubo mesmo hehehe
 

Carpanno

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
595
Reações
407
Pontos
514
Cara ficou maneiro mesmo testei no KEGA e gostei mt do Aladin com esse filtro teu


vou testar mais tarde nos emuladores do ps3

Abraços e obrigado por compartilhar seu projeto
 


Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.207
Pontos
964
TarcísioBrito;8811579 disse:
Dá pra usar esse plugin no Snes9x 1.53?

Eu não testei pq meu notebook não tem placa de vídeo decente, mas como é em formato Cg, acredito que esse novo Snes9x de PC já roda. Só não sei como configura, aí você vai ter que ler o readme do emulador para saber como habilita o uso de shaders.
 

Gendo

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
5.080
Reações
4.486
Pontos
1.274
Parabéns cara, ótimo trabalho, to usando ele no emulador de DS e MEU DEUS, deixou os filtros do emulador no chão, o som que me incomodava pakas e as vezes tinha que desligar ele com certos jogos, ta rodando lisinho com teu filtro.
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.207
Pontos
964
Liniker01;8812033 disse:
Parabéns cara, ótimo trabalho, to usando ele no emulador de DS e MEU DEUS, deixou os filtros do emulador no chão, o som que me incomodava pakas e as vezes tinha que desligar ele com certos jogos, ta rodando lisinho com teu filtro.

Será que tem como colocar esse filtro no Epsxe?

Certeza que é emulador de DS? Qual é esse emulador que eu não conheço?

PC-Crew;8812058 disse:
Tarabalho sensacional, mas ainda prefiro o filtro hq3Xs(nitsuja).
Que jogo mais especificamente você testou?

Não é pq sou o autor, mas em todos que eu testo aqui, esse do nitsuja é sempre pior que o xBR. Ele sempre fica mais pixelizado que o xBR. Mas se você gosta de uma leve pixelização, ok. Eu prefiro tudo suavizado. Então é questão de gosto mesmo.
 

pagodinhos

Veterano
Mensagens
536
Reações
72
Pontos
104
Cara gostei demais do seu trabalho, se possível gostaria que voce me ajudasse a coloca lo no no bsnes ou no gens.. Pelas imagens toda pixelização foi anulada.
Abração
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.207
Pontos
964
pagodinhos;8812140 disse:
Cara gostei demais do seu trabalho, se possível gostaria que voce me ajudasse a coloca lo no no bsnes ou no gens.. Pelas imagens toda pixelização foi anulada.
Abração
No bsnes eu sei que roda usando o frontend SSNES e habilitando os shaders. Mas eu não tenho um notebook com boa placa de vídeo, por isso nunca testei. Só testei no Kega e nos emuladores do PS3. Fora isso, não posso ajudar.

Liniker01;8812148 disse:
Usei o filtro no emulador no$zoomer (NDS).

Sensacional! Realmente, testei aqui e funciona! Muito boa a dica, vai me ajudar muito nos meus testes. Ele roda com os plugins do Kega! Eu nem sabia disso!

educardoso;8812166 disse:
Será que rola uma versão para usar nos emuladores do Wii ?

Eu nunca usei os emuladores do Wii. Não tem como eu testar isso.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Você tem como dizer em quais emus funciona? Desculpa se você postou isso no começo, mas é que estou no notebook é meio ruim de ler posts longos.
 

MPIlhaOliveira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.147
Reações
5.732
Pontos
509
Cara, testei no emulador Kega Fusion e realmente os gráficos ficaram fodas com esse filtro. Tava jogando Sonic CD ontem em tela cheia, algo que não faço nunca em jogos de emuladores.

Parabéns pelo trabalho.

Quando der, tiro umas screens e posto aqui.
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.207
Pontos
964
billpower;8812759 disse:
Você tem como dizer em quais emus funciona? Desculpa se você postou isso no começo, mas é que estou no notebook é meio ruim de ler posts longos.

Por enquanto, confirmados:

- Kega Fusion (emulador de Mega Drive)
- No$GBA 2.6a + No$Zoomer (tem que usar o plugin do Kega nele)
- Emuladores que rodam no PS3 (Snes9x-next, FBAnext, FCEUnext, Genesis-next, vbanext) (tem que usar o shader .cg)

Não confirmados, mas que provavelmente devem rodar:

- Snes9x 1.53 de PC (tem que habilitar uso de shaders)
- BSNES + SSNES (tem que configurar o SSNES para usar shaders).


MP Colorado;8813635 disse:
Cara, testei no emulador Kega Fusion e realmente os gráficos ficaram fodas com esse filtro. Tava jogando Sonic CD ontem em tela cheia, algo que não faço nunca em jogos de emuladores.

Parabéns pelo trabalho.

Quando der, tiro umas screens e posto aqui.

Beleza. Fico no aguardo das fotinhas! :P
 

Kyo_Kusanagi

Habitué da casa
Mensagens
638
Reações
21
Pontos
69
Pow confesso que quando surgiu os emuladores com filtros foi demais, uma experiência nova nos gráficos! Mas com o passar do tempo comecei a desgostar e voltar pro gráfico original XD Amo a arte do pixel que pra mim ainda é bem superior a um Crysis por ex. Mas de filtro, com certeza o seu é o melhor sem dúvida! Parabéns!
Lembrei que a um ano atrás + ou - vi um projeto de um filtro que estava em andamento, não lembro quase nada, sobre o autor e tal. Mas era tão incrível que parecia fake, lembro que transformava o serrilhado em vetores perfeitos, definindo até linhas de mesma cor sem emendar quando se cruzam! Vou ver se acho algo a respeito e posto aqui.
 

Kyo_Kusanagi

Habitué da casa
Mensagens
638
Reações
21
Pontos
69
Opa, achei aqui uma pág. que comenta sobre esse filtro! Um exemplo de como fica:
dori_mari_26.05.11.jpg

Fonte.
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.207
Pontos
964
Kyo_Kusanagi;8813768 disse:
Opa, achei aqui uma pág. que comenta sobre esse filtro! Um exemplo de como fica:
dori_mari_26.05.11.jpg

Fonte.

Esse filtro é conhecido. Foi desenvolvido por uns caras de Israel.

Mas ele tem sérios problemas. Primeiro, não roda em tempo real (digamos que roda a 1fps no máximo) e segundo, não funciona com imagens digitalizadas. Ou seja, é inútil para jogos em geral. É por isso que no paper dele os caras só mostram bons resultados em sprites limpinhos como os de mario.

Rodei o XBR aqui nesses sprites desse algoritmo e obtive isso aqui com escalonamento em 4X:

 

MPIlhaOliveira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.147
Reações
5.732
Pontos
509
Eu não sei se é problema do emulador, meu PC ou do filtro, mas no Sonic CD, no momento em que Sonic foi atingido pelo inimigo e perdeu os anéis, o framerate caiu bastante. Não estava com a contagem de framerate ligada no momento, mas foi claramente visível essa queda. Algo que não havia constatado sem filtro, no caso.
 

Kyo_Kusanagi

Habitué da casa
Mensagens
638
Reações
21
Pontos
69
Papangu;8813964 disse:
Esse filtro é conhecido. Foi desenvolvido por uns caras de Israel.

Mas ele tem sérios problemas. Primeiro, não roda em tempo real (digamos que roda a 1fps no máximo) e segundo, não funciona com imagens digitalizadas. Ou seja, é inútil para jogos em geral. É por isso que no paper dele os caras só mostram bons resultados em sprites limpinhos como os de mario.

Rodei o XBR aqui nesses sprites desse algoritmo e obtive isso aqui com escalonamento em 4X:



Realmente, por não ser funcional já é um sério problema ^^ Queria ver alguma screen in game com todos elementos de gráficos necessários para realmente ver o resultado.
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.207
Pontos
964
MP Colorado;8814044 disse:
Eu não sei se é problema do emulador, meu PC ou do filtro, mas no Sonic CD, no momento em que Sonic foi atingido pelo inimigo e perdeu os anéis, o framerate caiu bastante. Não estava com a contagem de framerate ligada no momento, mas foi claramente visível essa queda. Algo que não havia constatado sem filtro, no caso.

Talvez seja o emulador, talvez o filtro. Teste com outro filtro tb em 3X para ver o que acontece.


Aproveito e posto aqui uma versão 2X do mesmo filtro que fiz. No No$Zoomer fica melhor:

2xBR-v3.3a
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Muito obrigado pela resposta mais acima Papangu. Irei testar quando terminar de montar meu Pc novo.
 

hyperedy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.979
Reações
14.403
Pontos
1.169
@off

Aproveitando o tópico, qual o melhor emulador pra DS? Quero jogar os Zeldas. Sei que tem uma parte em um deles que tem que fechar o portátil pra poder carimbar um papel, da pra fazer esse comando no emulador?
 

PC-Crew

Supra-sumo
Mensagens
2.138
Reações
854
Pontos
174
Papangu;8812124 disse:
Certeza que é emulador de DS? Qual é esse emulador que eu não conheço?


Que jogo mais especificamente você testou?

Não é pq sou o autor, mas em todos que eu testo aqui, esse do nitsuja é sempre pior que o xBR. Ele sempre fica mais pixelizado que o xBR. Mas se você gosta de uma leve pixelização, ok. Eu prefiro tudo suavizado. Então é questão de gosto mesmo.

Tesitei o alien 3 do mega no fusion!

O seu filtro é bom, mas fica muito artificial, muito forçado, o nitsuja filtra mas mantém a originalidade, mas claro que tudo é questão de gosto!
 

MPIlhaOliveira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.147
Reações
5.732
Pontos
509
Seria ótimo se houvesse um modo de recontagem de pixels de maneira mais ordenada, de modo a recompor a imagem mantendo o máximo sua fidelidade de contornos e formas.

Mas acho que isso seria um retrabalho na parte artística (como em Sonic 2 HD) do que um mero filtro.
 

darth vader x

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.362
Reações
1.655
Pontos
854
Como já falaram antes , o problema dos filtros é que eles ou borram demais ou tornam muito artificiais as imagens dos sprites das figuras 2d . O certo é um filtro "inteligente" que só arredondasse o contorno dos objetos e não interferisse no centro de seus corpos . outras coisas interessante a mostrar :
-Tvs full HD plasma são ótimas pra mostrar jogos 3D (meu Project 64 que o diga) mas péssimas no quesito 2D (serrilhados a milhões , filtros só borram e na minha antiga Plasma 42" HD dava pra configurar blz , mas agora não mais) .
-Cada emulador funciona melhor com um filtro diferente , o que é bom pra um , não tem o mesmo efeito num outro , só testando cada um pra ver .
-Por fim , entre placas Nvidia e Radeon , pra filtros acho melhor a segunda , já tive as duas e atualmente tenho uma GTX 580 e não acho a imagem tão espetacular como quando tinha uma Radeon HD 3850 (sendo essa uma AGP) .
Espero ter ajudado um pouco (Ah , sobre o filtro do título , achei muito borrado e sem naturalidade , sorry) .
 

Kyo_Kusanagi

Habitué da casa
Mensagens
638
Reações
21
Pontos
69
hyperedy;8815305 disse:
@off

Aproveitando o tópico, qual o melhor emulador pra DS? Quero jogar os Zeldas. Sei que tem uma parte em um deles que tem que fechar o portátil pra poder carimbar um papel, da pra fazer esse comando no emulador?


Na última vez que joguei em emuladores de DS praticamente todos disponíveis tinha recursos p/ burlar as interatividades de certos jogos (como Zelda) com recursos dos próprios emuladores. Como girar tela e tbm fazer o efeito abre e fecha da tampa etc.
 

hyperedy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.979
Reações
14.403
Pontos
1.169
Kyo_Kusanagi;8819428 disse:
Na última vez que joguei em emuladores de DS praticamente todos disponíveis tinha recursos p/ burlar as interatividades de certos jogos (como Zelda) com recursos dos próprios emuladores. Como girar tela e tbm fazer o efeito abre e fecha da tampa etc.

Qual vc usava?
 

Kyo_Kusanagi

Habitué da casa
Mensagens
638
Reações
21
Pontos
69
hyperedy;8819717 disse:
Qual vc usava?


Eu usava o WinDS PRO que era um pacote bem organizado com todos emus e as melhores tools de GBA e NDS e com uma interface bem amigavel e legal, tinha função de iconizar as roms e abrir com duplo clics tbm, é bem legal mesmo, vem com todas ferramentas para jogar DS numa boa, nem sei como anda esse pack no momento! Mas deixo a dica!
 

MPIlhaOliveira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.147
Reações
5.732
Pontos
509
Eu não testei o filtro em resolução maior do que 1024 x 768. No monitor 15, jogando um pouco distante (cerca de 50cm) da tela, fica impressionante de bonito.

Já em resoluções maiores, ainda não testei...
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Parabéns pelo filtro. Sensacional.
Fiz testes em vários jogos no Fusion, inclusive de Master. Ficou ótimo. É um filtro inteligente, não destrói contornos e trabalha bem com linhas diagonais.

Um exemplo do filtro em ação:

filtrobelafera.png

filtrobelaferaligado.png


Mais um:
castlefiltro.png
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Carpanno;8804914 disse:
Cara ficou maneiro mesmo testei no KEGA e gostei mt do Aladin com esse filtro teu
O Aladdin foi um dos poucos resultados de que não gostei desse filtro. Achei que alterou demais a figura do personagem. Nesse o
4xSaI foi o que teve resultado que mais me agradou.
 
Topo Fundo