O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Um filtro que ando desenvolvendo para retro jogos

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.207
Pontos
964
Estou só acompanhando as notícias mesmo. Ultimamente não estou tendo tempo de mexer com filtros. Mas é sempre assim, eu mexo por temporada. Tem épocas que tenho que parar mesmo, senão fico maluco.
 

Bergot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.665
Reações
5.939
Pontos
704
Estou só acompanhando as notícias mesmo. Ultimamente não estou tendo tempo de mexer com filtros. Mas é sempre assim, eu mexo por temporada. Tem épocas que tenho que parar mesmo, senão fico maluco.
Uma coisa eu tenho certeza a H-LERA que curte filtros\shaders:kluv têm muito a te agradecer.:kjoinha
 

masterkivat

Novato
Mensagens
7
Reações
4
Pontos
13
Olá, pessoal.
Acompanhei todo esse tópico e fiquei muito feliz de ver que a criação desses filtros no mundo da emulação vieram de um brasileiro, realmente isso é motivo de muito orgulho, e a participação de todos vocês com sugestões e análises foram de fato essenciais. É gratificante ver que eles se popularizaram em diversos emuladores, e em especial ao RetroArch, que possibilita essa customização que, para mim, é considerável, estou utilizando mais ele ultimamente do que emuladores específicos para uma plataforma.
Eu li todas as 65 páginas sem ter se cadastrado, e gostei muito das comparações feitas aqui, então resolvi me cadastrar para poder interagir e acompanhar mais atualizações.
Atualmente estou testando várias configurações para enfim chegar no meu "gosto", e queria aproveitar para pedir sugestões de vocês sobre quais shaders/presets vocês usariam na versão "Arcade" (MAME) do Killer Instinct 1 e 2, eu testei aqui algumas combinações, mas nunca consegui deixar "bonito" ao meu ver, mesmo sabendo que esses jogos possuem resoluções nativas baixas.
Aguardo respostas e vou continuar acompanhando as discussões!
 

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
Olá, pessoal.
Acompanhei todo esse tópico e fiquei muito feliz de ver que a criação desses filtros no mundo da emulação vieram de um brasileiro, realmente isso é motivo de muito orgulho, e a participação de todos vocês com sugestões e análises foram de fato essenciais. É gratificante ver que eles se popularizaram em diversos emuladores, e em especial ao RetroArch, que possibilita essa customização que, para mim, é considerável, estou utilizando mais ele ultimamente do que emuladores específicos para uma plataforma.
Eu li todas as 65 páginas sem ter se cadastrado, e gostei muito das comparações feitas aqui, então resolvi me cadastrar para poder interagir e acompanhar mais atualizações.
Atualmente estou testando várias configurações para enfim chegar no meu "gosto", e queria aproveitar para pedir sugestões de vocês sobre quais shaders/presets vocês usariam na versão "Arcade" (MAME) do Killer Instinct 1 e 2, eu testei aqui algumas combinações, mas nunca consegui deixar "bonito" ao meu ver, mesmo sabendo que esses jogos possuem resoluções nativas baixas.
Aguardo respostas e vou continuar acompanhando as discussões!
Bem vindo ao forum
Os caras vão te ajudar ai com a escolha sobre um filtro,mas como tem muitttttas alternativas seria bom tu deixar tua preferencia,se é crt ou aqueles mais coloridos que dão uma pincelada na imagem e etc...No momento to usando um combo dos dois e fica muito legal pra qualquer emulador do retro
 

masterkivat

Novato
Mensagens
7
Reações
4
Pontos
13
Bem vindo ao forum
Os caras vão te ajudar ai com a escolha sobre um filtro,mas como tem muitttttas alternativas seria bom tu deixar tua preferencia,se é crt ou aqueles mais coloridos que dão uma pincelada na imagem e etc...No momento to usando um combo dos dois e fica muito legal pra qualquer emulador do retro
Opa, obrigado! :D
Então, eu confesso que ainda tenho uma certa "alergia" ao modo CRT porque ele insere as benditas scanlines, mas entre esse "colorido" que você mencionou (que eu acredito que seja os filtros xBR do Papangu/Hyllian) e ele, eu creio que convém mais usar as combinações de CRT para disfarçar e dar aquele toque retrô à imagem.
Como Killer Instinct tem uma imagem bem ruimzinha, foi um dos modos que eu mais achei mais interessante usar.
Eu estava aqui pesquisando mais sobre os shaders/presets no Google e sem querer acabei achando este Analog Shader Pack v3, só que boa parte desses presets deixam a imagem muito escura. Acabei me perdendo nos parâmetros deles, hehehe.
Enfim, basicamente é isso, vou focar mais no uso dos presets de CRT, então se você ou mais pessoas puderem me fornecer combinações, ficarei no aguardo.
 


SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
Opa, obrigado! :D
Então, eu confesso que ainda tenho uma certa "alergia" ao modo CRT porque ele insere as benditas scanlines, mas entre esse "colorido" que você mencionou (que eu acredito que seja os filtros xBR do Papangu/Hyllian) e ele, eu creio que convém mais usar as combinações de CRT para disfarçar e dar aquele toque retrô à imagem.
Como Killer Instinct tem uma imagem bem ruimzinha, foi um dos modos que eu mais achei mais interessante usar.
Eu estava aqui pesquisando mais sobre os shaders/presets no Google e sem querer acabei achando este Analog Shader Pack v3, só que boa parte desses presets deixam a imagem muito escura. Acabei me perdendo nos parâmetros deles, hehehe.
Enfim, basicamente é isso, vou focar mais no uso dos presets de CRT, então se você ou mais pessoas puderem me fornecer combinações, ficarei no aguardo.
Se eu usar só as scanlines fica escuro também...mas também não curto aquela aquarela que fica com alguns filtros como o super eagle e etc...Ai uso esse preset aqui:
Sem título.jpg
Caso tenha curtido,esse ai é o 2xbr-crt-hyllian.cgp,tá na pasta shaders_cg\cgp. Tem outras variações dele na mesma pasta,com tom azulado e etc
 

masterkivat

Novato
Mensagens
7
Reações
4
Pontos
13
Se eu usar só as scanlines fica escuro também...mas também não curto aquela aquarela que fica com alguns filtros como o super eagle e etc...Ai uso esse preset aqui:
Visualizar anexo 28352
Caso tenha curtido,esse ai é o 2xbr-crt-hyllian.cgp,tá na pasta shaders_cg\cgp. Tem outras variações dele na mesma pasta,com tom azulado e etc
É, é uma boa sugestão. A sua imagem é da versão SNES de KI, mas não tem problema, ela ficou muito boa também na versão Arcade/MAME.
Vou experimentar criar presets utilizando este e outros como base, quem sabe eu consiga algo próximo do meu "paladar", hehehe.
Obrigado! (A seguir deixo algumas fotos de alguns presets que andei usando para testar, realmente tem uns que me causam "tristeza" só de olhar, hahaha)
- http://i.imgur.com/OHVe1Ck.png (2xbr-crt-hyllian.cgp)
- http://i.imgur.com/sPy4oda.png
- http://i.imgur.com/qRhULf6.png
- http://i.imgur.com/w77V8oW.png
 
Ultima Edição:

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
É, é uma boa sugestão. A sua imagem é da versão SNES de KI, mas não tem problema, ela ficou muito boa também na versão Arcade/MAME.
Vou experimentar criar presets utilizando este e outros como base, quem sabe eu consiga algo próximo do meu "paladar", hehehe.
Obrigado! (A seguir deixo algumas fotes de alguns presets que andei usando para testar, realmente tem uns que me causam "tristeza" só de olhar, hahaha)
- http://i.imgur.com/OHVe1Ck.png (2xbr-crt-hyllian.cgp)
- http://i.imgur.com/sPy4oda.png
- http://i.imgur.com/qRhULf6.png
- http://i.imgur.com/w77V8oW.png
KK...deu preguiça de baixar a rom,esqueci que killer é port. Se eu for escolher uma dessas opções,seria o combo do hyllian ainda...Ele aumenta a cor original do jogo se notar bem,mas como eu curto deixo ele mesmo. Dá pra criar combinações mesmo,caso ache uma perfeita pra você poste aqui,quem sabe alguem goste
 

JonattanAgra

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.788
Reações
1.782
Pontos
614
Opa, obrigado! :D
Então, eu confesso que ainda tenho uma certa "alergia" ao modo CRT porque ele insere as benditas scanlines, mas entre esse "colorido" que você mencionou (que eu acredito que seja os filtros xBR do Papangu/Hyllian) e ele, eu creio que convém mais usar as combinações de CRT para disfarçar e dar aquele toque retrô à imagem.
Como Killer Instinct tem uma imagem bem ruimzinha, foi um dos modos que eu mais achei mais interessante usar.
Eu estava aqui pesquisando mais sobre os shaders/presets no Google e sem querer acabei achando este Analog Shader Pack v3, só que boa parte desses presets deixam a imagem muito escura. Acabei me perdendo nos parâmetros deles, hehehe.
Enfim, basicamente é isso, vou focar mais no uso dos presets de CRT, então se você ou mais pessoas puderem me fornecer combinações, ficarei no aguardo.



Em certos games, o uso de scanlines se mostra necessário ou indicado. Games com muitos pixels "estourados" , ficam mais suaves com o uso de scanlines, pois como disse a uns posts anteriores, a maioria dos games dessa era ( inclusive alguns de arcades) foram feitos com scanlines em mente, e por isso, por mais q o uso de alguns filtros HQ /HD tentem "pinçelar" ou "aquarelizar" um pixel, e por darem uma impressão de arredondamento, pode não ficar tão agradável.

Se não curte tanto scanlines, tenta de alguma maneira suavizar as linhas , ou achar um filtro q não tenham scanlines grossas demais, apenas um retoque de scanline, + algum filtro de seu desejo, pode dar um efeito agradável aos olhos.


Vai experimentando que vc com certeza vai achar algo de seu agrado.

Seja bem vindo meu caro.
 

masterkivat

Novato
Mensagens
7
Reações
4
Pontos
13
Em certos games, o uso de scanlines se mostra necessário ou indicado. Games com muitos pixels "estourados" , ficam mais suaves com o uso de scanlines, pois como disse a uns posts anteriores, a maioria dos games dessa era ( inclusive alguns de arcades) foram feitos com scanlines em mente, e por isso, por mais q o uso de alguns filtros HQ /HD tentem "pinçelar" ou "aquarelizar" um pixel, e por darem uma impressão de arredondamento, pode não ficar tão agradável.

Se não curte tanto scanlines, tenta de alguma maneira suavizar as linhas , ou achar um filtro q não tenham scanlines grossas demais, apenas um retoque de scanline, + algum filtro de seu desejo, pode dar um efeito agradável aos olhos.


Vai experimentando que vc com certeza vai achar algo de seu agrado.

Seja bem vindo meu caro.
Sim, é basicamente o que estou fazendo. Estou pegando presets pré-definidos e estou dando uma suavizada leve nas scanlines.
Por mais que os filtros xBR façam esse "upscale" e o vídeo tende a ficar nesse aspecto de "aquarela", é mais conveniente apelar ao uso das scanlines para suavizar/contornar esse tipo de situação. #VivendoEAprendendo :klol
E grato pelos cumprimentos! :kjoinha
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Deixando aqui um cgp feito para tratar de maneira extrema o dither. Mesmo com toda a agressividade do gdapt no tratamento do dither, por vezes sobram linhas horizontais que sozinho ele não trata.
J8JCRou.png

OnRFKYx.png

Código:
shaders = "7"
shader0 = "F:\RetroArch_2016_04_08\shaders\shaders_cg\dithering\shaders/gdapt/passes/gdapt-pass0.cg"
filter_linear0 = "false"
wrap_mode0 = "clamp_to_border"
mipmap_input0 = "false"
alias0 = ""
float_framebuffer0 = "false"
srgb_framebuffer0 = "false"
shader1 = "F:\RetroArch_2016_04_08\shaders\shaders_cg\dithering\shaders/gdapt/passes/gdapt-pass1.cg"
filter_linear1 = "false"
wrap_mode1 = "clamp_to_border"
mipmap_input1 = "false"
alias1 = ""
float_framebuffer1 = "false"
srgb_framebuffer1 = "false"
shader2 = "F:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\cbod-v1\cbod-v1-pass1.cg"
filter_linear2 = "false"
wrap_mode2 = "clamp_to_border"
mipmap_input2 = "false"
alias2 = ""
float_framebuffer2 = "false"
srgb_framebuffer2 = "false"
shader3 = "F:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\cbod-v1\cbod-v1-pass2.cg"
filter_linear3 = "false"
wrap_mode3 = "clamp_to_border"
mipmap_input3 = "false"
alias3 = ""
float_framebuffer3 = "false"
srgb_framebuffer3 = "false"
shader4 = "F:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\misc\deposterize-pass0.cg"
filter_linear4 = "false"
wrap_mode4 = "clamp_to_border"
mipmap_input4 = "false"
alias4 = ""
float_framebuffer4 = "false"
srgb_framebuffer4 = "false"
shader5 = "F:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\misc\deposterize-pass1.cg"
filter_linear5 = "false"
wrap_mode5 = "clamp_to_border"
mipmap_input5 = "false"
alias5 = ""
float_framebuffer5 = "false"
srgb_framebuffer5 = "false"
shader6 = "F:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\crt\shaders\crt-geom.cg"
filter_linear6 = "false"
wrap_mode6 = "clamp_to_border"
mipmap_input6 = "false"
alias6 = ""
float_framebuffer6 = "false"
srgb_framebuffer6 = "false"
parameters = "MODE;PWR;STEPS;DEBUG;EQ_THRESH1;DIFF_THRESH1;EQ_THRESH2;DIFF_THRESH2;CRTgamma;monitorgamma;d;CURVATURE;R;cornersize;cornersmooth;x_tilt;y_tilt;overscan_x;overscan_y;DOTMASK;SHARPER;scanline_weight"
MODE = "0.000000"
PWR = "2.000000"
STEPS = "1.000000"
DEBUG = "0.000000"
EQ_THRESH1 = "0.010000"
DIFF_THRESH1 = "0.060000"
EQ_THRESH2 = "0.010000"
DIFF_THRESH2 = "0.060000"
CRTgamma = "2.400000"
monitorgamma = "2.200000"
d = "1.500000"
CURVATURE = "1.000000"
R = "2.000000"
cornersize = "0.030000"
cornersmooth = "1000.000000"
x_tilt = "0.000000"
y_tilt = "0.000000"
overscan_x = "100.000000"
overscan_y = "100.000000"
DOTMASK = "0.300000"
SHARPER = "1.000000"
scanline_weight = "0.300000"
O resultado é o dither quase sumir, e alguns degradês ficarem bem suaves. Um ou outro jogo pode acontecer de um detalhe ser confundido, especialmente letrinhas de rodapé. No conjunto da obra, porém, entrega uma imagem nítida, limpa e ao mesmo tempo bem retrô.

Muito bom poder ver os degradês muito perto da forma que eram nas TVs da época.
rVhoyvS.png

Mais imagens com este cgp em ação:
ZnfsJOI.png

R2azeUU.png

swQ8s9A.png

YZHnFD4.png

JM0U66g.png

fM3sjGk.png

b8mfTo6.png

nPj1BKR.png

bAJdOIm.png
 

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
Esse shader acima ficou muito bom...até deu uma nostalgia aqui. irei testar
Alguem pode me dizer resumidamente o que é dilthering nesses jogos antigos?
 

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353
Alguem pode me dizer resumidamente o que é dilthering nesses jogos antigos?
Dithering era uma saída usada por todos os consoles (uns mais outros menos) pra formar um novo tom a partir de 2, economizando espaço na paleta.
Dithering_example_red_blue.png

No exemplo temos apenas 2 cores (azul e vermelho) mas isso numa CRT via cabo RF ou composto cria-se a ilusão de que temos muitos meio-tons (rosa, lilás, etc)
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Esse shader acima ficou muito bom...até deu uma nostalgia aqui. irei testar
Alguem pode me dizer resumidamente o que é dilthering nesses jogos antigos?
São pontilhados de duas cores que pode ser usado para passar impressão de mais cores. Estes pontilhados podem ter forma de colunas verticais ou xadrez.

Por exemplo, a imagem abaixo tem somente 16 cores.
RGBI_4bits_palette.png

Mas com o dither passa impressão até de tom de pele.
newyearb.gif


Videogames usavam muito dither para deixar o visual mais sofisticado, numa época em que quantidade de cor simultânea era limitada.

jzK4pyr.png


Estes pontilhados podem ajudar a simular uma sombra ou uma transparência. Um truque largamente utilizado em várias plataformas.

StarFox-Graphics.jpg


Muitas máquinas se aproveitavam do dither, porém eram muito comuns no Mega Drive, por conta de sua paleta pequena e não ser capaz de produzir transparências de outra forma.
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Mais um "antes e depois" ilustrando a remoção do dither para trazer de volta o degradê do background mais próximo do que era visto nas TVs CRT.
0YJj8Yi.png

zH53uhA.png
 

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
Sem título.jpg Sem título12.jpg Algum manjador pode me dizer qual o aspect ratio mais proximo do ps1 ou que mais se adequa ao filtro do papangu entre essas duas imagens? A primeira é com o integer scale desativado e a segunda ligado. Eu só noto diferença no zoom,sem o scale fica mais ''adequado'' a tela.
 
Ultima Edição:

masterkivat

Novato
Mensagens
7
Reações
4
Pontos
13
Visualizar anexo 31278 Visualizar anexo 31279 Algum manjador pode me dizer qual o aspect ratio mais proximo do ps1 ou que mais se adequa ao filtro do papangu entre essas duas imagens? A primeira é com o integer scale desativado e a segunda ligado. Eu só noto diferença no zoom,sem o scale fica mais ''adequado'' a tela.
Você está usando overlays para cobrir a parte completa do retângulo wide (16:9), logo percebe-se que o aspect ratio do jogo é 4:3 ("Full Screen").
 

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
Você está usando overlays para cobrir a parte completa do retângulo wide (16:9), logo percebe-se que o aspect ratio do jogo é 4:3 ("Full Screen").
Sim,mas eu noto diferença entre o 4:3 e o 4:3 com interger on. Queria saber se o correto é ligado ou desligado
 

masterkivat

Novato
Mensagens
7
Reações
4
Pontos
13
Sim,mas eu noto diferença entre o 4:3 e o 4:3 com interger on. Queria saber se o correto é ligado ou desligado
Eu geralmente deixo ligado, mas não sei dizer se é certo ou errado o fato dele ficar ativado. Por via das dúvidas, deixe ligado, pois a função dele é deixar no aspect ratio correto na proporção que você estiver usando (entenda).
 

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
Eu geralmente deixo ligado, mas não sei dizer se é certo ou errado o fato dele ficar ativado. Por via das dúvidas, deixe ligado, pois a função dele é deixar no aspect ratio correto na proporção que você estiver usando (entenda).
Valeu amigo
To tentando configurar o overlay pra cada core,mas tá complicado.
Sabe dizer se tem que usar aquele sistema de editar caminhos e etc chato?
 

masterkivat

Novato
Mensagens
7
Reações
4
Pontos
13
Valeu amigo
To tentando configurar o overlay pra cada core,mas tá complicado.
Sabe dizer se tem que usar aquele sistema de editar caminhos e etc chato?
Isso eu vou ficar te devendo, não entendo como funciona essa parte.
Espero que algum outro membro do fórum que manja mais possa te ajudar.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Sim,mas eu noto diferença entre o 4:3 e o 4:3 com interger on. Queria saber se o correto é ligado ou desligado
Eu geralmente deixo ligado, mas não sei dizer se é certo ou errado o fato dele ficar ativado. Por via das dúvidas, deixe ligado, pois a função dele é deixar no aspect ratio correto na proporção que você estiver usando (entenda).
Com o Integer a tela será redimensionada utilizando fatores "inteiros", 2x, 3x, etc.

jzK4pyr.png


O "Integer" vai garantir que um xadrez 1px + 1px + 1px + 1px mantenha sua aparência normal sem distorcer. Por exemplo, em 2x todos os pixels serão aumentados na mesma proporção (eles seriam representados numa linha horizontal por 2px + 2px + 2px + 2px). Se o fator de escala fosse um número quebrado, o xadrez seria deformado. Alguns pontos podem ser representados com mais pixels que outro ponto vizinho, deformando a imagem. 1.5, por exemplo, o xadrez seria representado (2px + 1px + 2px + 1px). O visual do xadrez, ou do dither nas imagens, não seria mais uniforme, alguns pontos mais grossos que outros.

Esse problema é notável se está escalonando em valores baixos, acima de 3x há boa quantidade de pixels formando o mesmo xadrez, os "poucos pixels extras" ficam pequenos e não chamam a atenção. Deixar ligado ou desligado depende de estar agradável na tela do seu monitor.

Outra coisa a considerar é que nem sempre os pixels eram quadrados no console de origem. Então em alguns momentos será prejudicado: o formato da trama de pixels ou a proporção da tela.
Ilustrando sobre o integer e a questão de pixels nem sempre serem quadrados, complicando o escalonamento nos emuladores:

Uma tela de Snes em resolução nativa e sua proporção característica:
7YCGAnG.png


Em 2X ela seria ampliada assim (nota-se que o dither mantém xadrez perfeito na barra de energia):
jsTtXVg.png


Porém o jogo foi preparado para ser visto em outra proporção, que não é obtida com um número inteiro 2X:
gQ9xZud.png


E isso ao ser representado no monitor gera as distorções. Alguns pontos ficam mais grossos que outros. O xadrez fica deformado.
SkJ3KPl.png


Esse problema é perceptível em escalonamentos pequenos, 1.5x, 2.5x, etc. Em algo perto de 4 , 5x, porém esta distorção seria muito menos notável.
0tfXNtH.png
 
Ultima Edição:

JonattanAgra

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.788
Reações
1.782
Pontos
614
Visualizar anexo 31278 Visualizar anexo 31279 Algum manjador pode me dizer qual o aspect ratio mais proximo do ps1 ou que mais se adequa ao filtro do papangu entre essas duas imagens? A primeira é com o integer scale desativado e a segunda ligado. Eu só noto diferença no zoom,sem o scale fica mais ''adequado'' a tela.


Essas bordas tematicas do PS1 que vc usa, são do retroarch?

Como aplicar?
 

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
Já possuo o retroarch configurado a meu gosto, no caso só quero estas bordas, tem como me linkar este pack, não to achando por aqui.
Não achei,mas esses que te passei são melhores porque ficam perfeitos pra cada console. Se você reparar naquele print que tirei as bordas tão meio fora um pouco :v
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Deixar aqui umas telas cuja mistura de shaders tenta remover radicalmente o dither. Força ao máximo para não sobrar quase nada.

ngboDiW.png

7sV2jWO.png

LJa3FVU.png

LpONGZK.png

qmXvjQb.png

XwZdEJx.png

73LshNS.png

sHC2mJh.png
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Será que existe um plugin pra Photoshop que faça isso? Teria quebrado muito galho que já tive.
Os shaders foram:
antidither > antidither > desposterize > smartblur > CRT

Teoricamente seria possível criar uma ação com filtros similares em sequência. Aí com um clique o programa poderia converter centenas de imagens automaticamente. Porém o primeiro passo que faz toda a diferença é o antidither e não conheço nenhum filtro no photoshop que replique exatamente o que o shader fez. Remoções de ruído não eliminam o dither sem antes destruir os detalhes.

Nem o aclamado waifu2x faz bom tratamento em imagens com dither. :ksnif
 
Ultima Edição:

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Os shaders/passos foram antidither > antidither > desposterize > smartblur > CRT

Teoricamente seria possível criar uma ação com filtros similares em sequência. Aí com um clique o programa poderia converter centenas de imagens automaticamente. Porém o primeiro passo que é o antidither não conheço nenhum filtro no photoshop que replique exatamente o que o shader fez. Remoções de ruído não eliminam o dither sem antes destruir os detalhes.

Nem o aclamado waifu2x faz bom tratamento em imagens com dither. :ksnif
Pois é, se o negócio é leve assim pra remover dither em tempo real (e a 60 FPS), não deve ser complicado criar um plugin que faça o mesmo pra Photoshop. É mais questão de ninguém ter se coçado pra fazer mesmo.
Para os tópicos que criamos às vezes aqui na Retrospace (comparações, simulações, etc.) seria uma ferramenta muito boa também.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Pois é, se o negócio é leve assim pra remover dither em tempo real (e a 60 FPS), não deve ser complicado criar um plugin que faça o mesmo pra Photoshop. É mais questão de ninguém ter se coçado pra fazer mesmo.
Para os tópicos que criamos às vezes aqui na Retrospace (comparações, simulações, etc.) seria uma ferramenta muito boa também.
Eu adoraria poder contar com os shaders em forma de filtro de photoshop.

Não sei quais seriam os desafios técnicos, já vi comentarem que o Shader usa recursos sofisticados de placa de vídeo. Mas como comentou, se está no jogo a 60fps, para a máquina não deve ser impossível. O problema talvez esteja no programador em converter a matemática dos shaders para outras linguagens onde o ambiente e o uso do hardware não serão os mesmos.

Lembro que até pedi um .exe para o Papangu do XBR. Convertia e escalonava PNGs que era uma beleza. Mas as versões mais recentes, se não me falha a memória, ele disse que não ia rolar.

Ao menos o retroarch tem um core para exibir imagens. Na gambiarra dá pra abir uma png externa, ver o resultado dos shaders e capturar a screen gerada.
 
Ultima Edição:

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Lembro que até pedi um .exe para o Papangu do XBR. Convertia e escalonava PNGs que era uma beleza. Mas as versões mais recentes, se não me falha a memória, ele disse que não ia rolar.
Ha, eu lembro que perguntei pra ele se era possível um Hyllian-CRT pra ser usado em jogos de Windows (pensando em aplicar no Tcheco antes de ir pro Steam), mas também não deu em nada. Até se fosse pago (pra implementar no jogo) eu compraria, de tão bonito que fica esse efeito.
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.327
Reações
5.783
Pontos
703
Uma dúvida, jogo Mega Drive no Android e gostaria de saber se tem algo que possa fazer em relação ao dither, existe algum shader com este propósito para emuladores no Android?
 
Topo Fundo