O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Um filtro que ando desenvolvendo para retro jogos

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.098
Reações
11.978
Pontos
754
Esse filtro faz milagres.
001.png
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Outro game que o antidither faz muito bem é Street of Rage 3. Jogar no monitor com as cores lisas revigora a beleza desse clássico, bonito como merece ser jogado.

Aqui só o resultado de antidither no game, seus gráficos como foram imaginados quando dither era "invisível". Degrades bonitos, imagem limpa. Aí ficaria no gosto pessoal de cada um colocar uma scanline ou algum tratamento de escala estilo xbr.

dMGCIsJ.png

olO22ic.png

wmvTglo.png


Como ficou a fase mais dramática, da discoteca, entupida de dither para todo lado simulando as luzes. Linda nas CRTs, complicada nos monitores LCD:
kJPcr1N.png



Acabam aparecendo algumas rebarbas. Nas telas do Street of Rage removi a parte final do cgp, fica sem o tratamento de smartblur. O smartblur prejudicava demais a nitidez desse game, o foco é remover dither, mas manter tudo o mais nítido possível.
 
Ultima Edição:


edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Geralmente os shaders são mais pensados em Snes, Mega em diante. Mas gosto um bocado deles nos 8bits.
Acho que o xbr encaixa muito bem no estilo chapado dos objetos, gráficos praticamente sem degradês. Gosto do resultado em imagens minimalistas.

Oscilo em usar filtros CRT e entre buscar a imagem mais limpa possível.
Aqui como os shader podem dar um visual "HD" aos clássicos dos 8 bits.

PQuUM47.png

ZbApFe8.png



www.youtube.com/watch?v=yzuvtIAddts
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.018
Reações
6.879
Pontos
704
Geralmente os shaders são mais pensados em Snes, Mega em diante. Mas gosto um bocado deles nos 8bits.
Acho que o xbr encaixa muito bem no estilo chapado dos objetos, gráficos praticamente sem degradês. Gosto do resultado em imagens minimalistas.

Oscilo em usar filtros CRT e entre buscar a imagem mais limpa possível.
Aqui como os shader podem dar um visual "HD" aos clássicos dos 8 bits.

PQuUM47.png

ZbApFe8.png



www.youtube.com/watch?v=yzuvtIAddts

Eu copiei exatamente esse preset e parece que não aplica aqui.
PS: deu certo, mas tive que inserir via o retroarch msm.
 
Ultima Edição:

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
Outro game que o antidither faz muito bem é Street of Rage 3. Jogar no monitor com as cores lisas revigora a beleza desse clássico, bonito como merece ser jogado.

Aqui só o resultado de antidither no game, seus gráficos como foram imaginados quando dither era "invisível". Degrades bonitos, imagem limpa. Aí ficaria no gosto pessoal de cada um colocar uma scanline ou algum tratamento de escala estilo xbr.

dMGCIsJ.png

olO22ic.png

wmvTglo.png


Como ficou a fase mais dramática, da discoteca, entupida de dither para todo lado simulando as luzes. Linda nas CRTs, complicada nos monitores LCD:
kJPcr1N.png



Acabam aparecendo algumas rebarbas. Nas telas do Street of Rage removi a parte final do cgp, fica sem o tratamento de smartblur. O smartblur prejudicava demais a nitidez desse game, o foco é remover dither, mas manter tudo o mais nítido possível.

Em emulador o dither encomoda muito mais.. devo dizer que se vc jogar em RGB em uma CRT tudo mescla melhor e fica muito mais agradável aos olhos, prefiro a imagem definida e cores vivas que blur massivo.. claro que existem casos como no eternal champions que o dither é tão intenso que é impossível jogar de outra maneira que n seja no composhit.

tumblr_od18z2vvHu1uxq6u3o4_540.jpg

tumblr_od18z2vvHu1uxq6u3o6_540.jpg


Outro exemplo de jogo com vertical dither..
tumblr_onol7vuVse1uxq6u3o3_540.jpg

tumblr_onol7vuVse1uxq6u3o1_540.jpg

tumblr_onol7vuVse1uxq6u3o6_540.jpg
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Em emulador o dither encomoda muito mais.. devo dizer que se vc jogar em RGB em uma CRT tudo mescla melhor e fica muito mais agradável aos olhos, prefiro a imagem definida e cores vivas que blur massivo.. claro que existem casos como no eternal champions que o dither é tão intenso que é impossível jogar de outra maneira que n seja no composhit.
tumblr_od18z2vvHu1uxq6u3o6_540.jpg
tumblr_od18z2vvHu1uxq6u3o6_540.jpg


Eu não discordo. Mas a intenção das configurações é justamente obter melhor imagem possível para quem não vai jogar em CRT.
Nos exemplos, deixei as imagens puras para ilustrar somente a remoção dos dithers, o trabalho dos shaders. O acabamento precisa ser feito depois com um filtro CRT ou algo estilo xbr (vai depender do gosto do jogador).

Ao adicionar meras scanlines, já daria um trato bem legal às imagens cruas (para trazer o charme da época).

Por exemplo:
wmvTglo.png

A mesma png, adicionada uma scanline e girada para simular uma foto (exemplo imperfeito só para postar rápido).
wJraJa8.png


Curti as telas. Depois quero pegar outras screens do game com filtro CRT. Muito interessante mostrar com zoom nos detalhes.

Assim:
sHC2mJh.png

vnzcohP.png
 
Ultima Edição:

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
Sim um bom filtro rgb e scanlines melhora muito a imagem....
mas note que seu resultado final com a mescla desses filtros passou um feeling pelo menos pra mim
que tudo está plastificado...

uma imagem em close que vc tirou..
wJraJa8.png


tumblr_od18z2vvHu1uxq6u3o5_540.jpg


É um tradeoff que a pessoa tem que escolher fazer.. no caso do SOR3 vc perde tanta da qualidade da imagem e da pixel art que n vale muito a pena..

acho que os ultimos jogos de mega com abusam de dither são casos que esses filtros tiram mais proveito da imagem e impacta menos nos detalhes, gerando o resulado final melhor
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Sim um bom filtro rgb e scanlines melhora muito a imagem....
mas note que seu resultado final com a mescla desses filtros passou um feeling pelo menos pra mim
que tudo está plastificado...

uma imagem em close que vc tirou..
wJraJa8.png


tumblr_od18z2vvHu1uxq6u3o5_540.jpg


É um tradeoff que a pessoa tem que escolher fazer.. no caso do SOR3 vc perde tanta da qualidade da imagem e da pixel art que n vale muito a pena..

acho que os ultimos jogos de mega com abusam de dither são casos que esses filtros tiram mais proveito da imagem e impacta menos nos detalhes, gerando o resulado final melhor
Aí já discordo. Pra mim boa parte da pixelart do jogo levava em conta que as cores iriam se misturar no televisor, o que explicaria vários trechos do game que hoje sem antidither são bizarros num monitor LCD. Pra mim o antidither traz de volta a beleza que esses gráficos têm.

Ok que quanto mais limpa a imagem, mais chapada e "plastificada" ela pode parecer. Neste sentido o dither por vezes funciona como um ruído, que traz textura à imagem. Porém também discordo de que o jogo fique plastificado. No caso da comparação é uma tela original (girada) contra uma foto offscreen. Na foto offscreen há fatores externos que afastam a sensação de plastificado, os artefatos da tela do televisor, brilhos do ambiente, etc, enfim, interferências alterando a pureza da imagem.

Fora do CRT, tratamento antidither faz muito bem aos gráficos. Não vejo motivo para não usar.

UXtDEdX.png


Se fosse apontar um problema do antidither é textos pequenos. Eventualmente eles acabam danificados se usar o gdatp. Neste caso teria que substituir gdapt por mdapt, mas o tratamento antidither acaba não sendo totalmente eficaz em muitos games de Mega Drive (mas também funciona bem, a figura acima é mdapt puro).

Exemplo de um game e seus gráficos originais (a seguir todas utilizam o gdapt):
4BCxBP7.png

Era lindo e suave na CRT, mas tá aí entupido de dither no emulador. Com o tratamento, volta a sensação de muitas cores e imagem suave. E não vejo o resultado como plastificado.
NjP3K4U.png


Uma foto offscreen:
dhmzS6J.png


O Street of Rage 3:
YSbMfZI.png

5OxttvO.png


Lembrando também que nem tudo era assim tão cheio de dither. Ele estava em alguns pontos específicos, para forçar a simulação de mais tons, uma transição de cor mais suave. Aí o tratamento antidither faz esse acabamento na imagem, deixa o visual mais harmônico, mas não vai interferir na imagem como um todo.

Exemplo:
ttSbJ3u.png

mschZpF.png


uekBjR3.png

sw2oQYk.png
 
Ultima Edição:

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
É complicado, eu entendo o seu ponto e também eu uso filtros em emuladores, acho super válido. Porém, não é qualquer dither que vc deveria usar um blur, vide que vários arcades foram feitos e concebidos para rodar um monitor rgb usam dither pacas em vários pontos para adiconar detalhe na arte e cenários.

Nas suas fotos, como eu disse.. em jogos aonde foi completamente feito com esse intuito fica legal, como no caso do papaléguas que vc postou, eternal champions e muitos outros.. em outros casos como no SSF fica ruim de qualquer jeito, não é a questão de off e on screen e sim como a tv trata os pixels, shadow masc e etc.. Note que mesmo vc colando sua camera na tela mal consigo entender a arte do ryu e os detalhes do cabelo e etc.. tudo se perdeu.. É um jogo que faz pouco uso deste recurso e usando blur vc perde muito mais do que ganha...

Vide um foto antiga em svideo.. sem poder pausar e com a complicação de tirar a foto de uma TV de tubo gerando luz, com refresh rate e etc.. e mesmo assim.. a riquesa dos detalhes supera e muito o que vc demonstrou acima..

cwz0hBQ.jpg

Uble6Vq.jpg

O2I1tBE.jpg

XGw2Gdj.jpg


Novamente é só um ponto de vista, um abreço
 

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
Outro exemplo é o final fight CD, um bom jogo pra jogar usando o enconder do 32x ou filtro via emuladores
Neste vídeo só usei scanlines e um filtro menos agressive de dither e achei q ficou bom, veja .

 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
A foto que tirei foi de celular. Para mostrar um pouco do visual não plastificado, mas não tem muita qualidade. Aliás, tirando direto da CRT também fica sem detalhe. Olha uma do Wii que postei outro dia:
g3p9kRb.jpg


A imagem do Ryu está belíssima. Mas como comentei, os filtros são para quem não vai jogar na CRT.

O filtro no Final Fight ficou bacana. A scanline colabora com a sensação de nitidez, mais que filtros CRTs (que distorcem bastante os pixels). Cada mistura de filtros pode ser uma opção válida também, acaba sendo particular, gosto pessoal. Eu, de tempos em tempos, alterno entre jogar com filtros de escalonamento, usar CRT e usar scanlines. Guardo cgps que se encaixam bem em alguns games, não tanto em outros.

O antidither menos agressivo pode ser uma opção em muitos casos. O mdapt é um que dificilmente estraga alguma coisa. Às vezes o uso em vez do gdapt. Mas é bastante ineficiente para games como Eternal Champions. Não é bom com degradês. Estou em busca das configs para cada tipo de game, que naquele jogo limpe ao máximo.

No momento, quero remover todo o dither, não só parte dele, quando sobram pedaços do dither acho que acaba até desequilibrando o visual do jogo.
Deixar aqui umas telas cuja mistura de shaders tenta remover radicalmente o dither. Força ao máximo para não sobrar quase nada.
sHC2mJh.png
Esse aqui é uma outra mistura de shaders, onde o filtro CRT também é diferente:
0YJj8Yi.png

zH53uhA.png


Para o degradê perfeito, o antidither precisava ser agressivo.
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Como fica o Eartworm Jim 2 no Saturn.
9YDqitj.png

Mdm7j3Y.png

Ql3HGL2.png

RGc6pSR.png

RjmV52O.png

roitcPE.png

Além dos antidither, está finalizado com 2xbr-hybrid
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Jogatina do domingo foi Castle of Illusion, versão Game Gear.
Deixar aqui algumas screens do visual com os filtros.
mGHrT1W.png

k3Npzx6.png

86NjsmD.png

YH2uqB0.png

ZLmkYjU.png

vYYXI0l.png

WwvN6wb.png

GPxbGdI.png
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Master, Gamegear, Nintendinho...
Gosto dos "8bits" com a dupla mdapt+xbr (+scanline ocasionalmente).
Acho que fica uma imagem limpa, com visual minimalista e charmoso.

nRlpXz9.png

GDyajVb.png

P643KZB.png

E0ziloc.png


E este jogo não envelhece. Incrível.
 

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353
Já usei bastante esses filtros de suavização, alguns até mais agressivos que esses, mas hoje eu passo longe.
É bem verdade que em alguns games específicos vão muito bem, mas o que realmente me incomoda são as fontes, no hud e textbox, ficam feias e totalmente descaracterizadas.
 

picafumo

Veterano
Mensagens
619
Reações
307
Pontos
113
Não consigo ficar sem filtro CRT. Já tentei várias vezes.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Já usei bastante esses filtros de suavização, alguns até mais agressivos que esses, mas hoje eu passo longe.
É bem verdade que em alguns games específicos vão muito bem, mas o que realmente me incomoda são as fontes, no hud e textbox, ficam feias e totalmente descaracterizadas.
Já acho o contrário, que os filtros trazem de volta o visual das fontes, que ficam um tanto quadriculadas sem eles.

www.youtube.com/watch?v=tdu5MIDQJ9A

Não consigo ficar sem filtro CRT. Já tentei várias vezes.
Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
Eu vario de tempos em tempos. Tem época que jogo tudo lisinho, outros que é filtro CRT na veia. Scanlines também.

Às vezes nem tiro o quadriculado.

o3TGjWn.png

Mas antidither, deixo ligado por padrão. Seja 8 bits, Mega ou Snes. Mesmo que seja jogo com pouco dither, acho que sempre ajuda. Junto com desposterize também. Pode até parecer que não precisa, mas só melhora. Então largo ligado.

lqM3rz6.png


bIwJLKp.png
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Outro exemplo, com antes e depois:

pooDNI2.png

EZUjeov.png


Removido dither, ficaria no gosto pessoal concluir o tratamento com um filtro estilo xbr, CRT, etc.
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.098
Reações
11.978
Pontos
754
E para o PCSX2, alguém tem filtros para suavizar jogos 2D?
no PCSX2 da pra usar o Sweetfx. Mas, se quiser uma solução mais prática, é só ir nas configurações gráficas do emulador e habilitar a opção "Enable external Shader"
image.png

Se quiser, pode ir na pasta "shaders" do emulador e abrir o arquivo GSdx_FX_Settings.ini e dentro dele habilitar a opção #define BILINEAR FILTERING que também vai dar uma embasada nos gráficos pixelizados.
001.png


Não faz milagres mas já ajuda um bocado.
SEM.png
 

ThiagoPS

Bam-bam-bam
Mensagens
66
Reações
2
Pontos
424
Esse shader eu até conheço, dando pra simular um CRT, mas procurava filtros como são usados nesses outros emuladores como o XBR. Engraçado não terem desenvolvido esses filtros pro PCSX2 até hoje..
no PCSX2 da pra usar o Sweetfx. Mas, se quiser uma solução mais prática, é só ir nas configurações gráficas do emulador e habilitar a opção "Enable external Shader"
image.png

Se quiser, pode ir na pasta "shaders" do emulador e abrir o arquivo GSdx_FX_Settings.ini e dentro dele habilitar a opção #define BILINEAR FILTERING que também vai dar uma embasada nos gráficos pixelizados.
001.png


Não faz milagres mas já ajuda um bocado.
SEM.png
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Algumas screenshots comparativas de SNES dos filtros que eu uso (crteasymode e ntsc):
ybfBsVZ.png

tCfXx0E.png
Legal dos Shaders e suas misturas é que cada gamer pode deixar a imagem de acordo com seu gosto pessoal. Não tem certo ou errado, tem jogar do jeito que gosta.

Achei seus filtros agressivos, pela forma que força o blur, nada fica nítido na imagem. Me surpreendeu porque havia comentado que não usava mais shaders "agressivos". Ficou um pouco desfocado demais para meu gosto.

aCCa7bJ.png

Atualmente, para Snes, eu utilizaria uma destas combinações:

gsmrHXo.png

YMQ8V4y.png
 

picafumo

Veterano
Mensagens
619
Reações
307
Pontos
113
Legal dos Shaders e suas misturas é que cada gamer pode deixar a imagem de acordo com seu gosto pessoal. Não tem certo ou errado, tem jogar do jeito que gosta.

Achei seus filtros agressivos, pela forma que força o blur, nada fica nítido na imagem. Me surpreendeu porque havia comentado que não usava mais shaders "agressivos". Ficou um pouco desfocado demais para meu gosto.

aCCa7bJ.png

Atualmente, para Snes, eu utilizaria uma destas combinações:

gsmrHXo.png

YMQ8V4y.png
Que combinações você usou?

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 
Topo Fundo