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Um filtro que ando desenvolvendo para retro jogos

Papangu

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Não consegui emular PSX no Retroarch. Fica uma tela preta ou fecha o Retroarch. Queria ver o Hércules e o Mivkeymania nele, que devem ficar lindos.

Deve ser problema de BIOS ainda. Faça o seguinte: baixe essas BIOS para o Retroarch neste link: https://ufile.io/rorvx

Descompacte na pasta system do Retroarch. Veja que no zip já existe uma pasta system. Você tem que jogar o que está dentro dessa system na pasta system do Retroarch. Depois veja nos settings do Retroarch se o Diretório de bios está apontando para a pasta system.

Depois carregue o Core do Beetle e abra um arquivo .cue de algum jogo do psx. Detalhe, o jogo de psx deve ter dois arquivos, um é o .cue que é um arquivo pequeno, o outro é a ISO que pode ter várias extensões, como .iso ou .bin ou .img, etc. O arquivo .cue aponta para esse iso, pode-se ver dentro dele (só abrir no notepad).
 

edineilopes

Retrogamer
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Deve ser problema de BIOS ainda. Faça o seguinte: baixe essas BIOS para o Retroarch neste link: https://ufile.io/rorvx

Descompacte na pasta system do Retroarch. Veja que no zip já existe uma pasta system. Você tem que jogar o que está dentro dessa system na pasta system do Retroarch. Depois veja nos settings do Retroarch se o Diretório de bios está apontando para a pasta system.

Depois carregue o Core do Beetle e abra um arquivo .cue de algum jogo do psx. Detalhe, o jogo de psx deve ter dois arquivos, um é o .cue que é um arquivo pequeno, o outro é a ISO que pode ter várias extensões, como .iso ou .bin ou .img, etc. O arquivo .cue aponta para esse iso, pode-se ver dentro dele (só abrir no notepad).
Obrigado pelas instruções! Vou tentar.
@edineilopes essas imagens foram feitas com o preset do Papangu crt-fast-bilateral-super-xbr.cgp + antidither?
Ficaram muito boas.
Sim, carreguei no retroarch o preset do papangu lá da pasta denoisers, apenas adicionei o antidither nas duas primeiras passadas. Escolhi o cbod por não ser agressivo.

NmAt97p.png


Ao salvar o preset (com outro nome), o arquivo ficou assim:
Código:
shaders = "8"
shader0 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\cbod-v1\cbod-v1-pass1.cg"
filter_linear0 = "false"
wrap_mode0 = "clamp_to_border"
mipmap_input0 = "false"
alias0 = ""
float_framebuffer0 = "false"
srgb_framebuffer0 = "false"
shader1 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\cbod-v1\cbod-v1-pass2.cg"
filter_linear1 = "false"
wrap_mode1 = "clamp_to_border"
mipmap_input1 = "false"
alias1 = ""
float_framebuffer1 = "false"
srgb_framebuffer1 = "false"
shader2 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\denoisers\shaders/fast-bilateral.cg"
filter_linear2 = "false"
wrap_mode2 = "clamp_to_edge"
mipmap_input2 = "false"
alias2 = ""
float_framebuffer2 = "false"
srgb_framebuffer2 = "false"
scale_type_x2 = "source"
scale_x2 = "1.000000"
scale_type_y2 = "source"
scale_y2 = "1.000000"
shader3 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\denoisers\../xbr/shaders/super-xbr/super-xbr-pass0.cg"
filter_linear3 = "false"
wrap_mode3 = "clamp_to_edge"
mipmap_input3 = "false"
alias3 = ""
float_framebuffer3 = "false"
srgb_framebuffer3 = "false"
scale_type_x3 = "source"
scale_x3 = "1.000000"
scale_type_y3 = "source"
scale_y3 = "1.000000"
shader4 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\denoisers\../xbr/shaders/super-xbr/super-xbr-pass1.cg"
filter_linear4 = "false"
wrap_mode4 = "clamp_to_edge"
mipmap_input4 = "false"
alias4 = ""
float_framebuffer4 = "false"
srgb_framebuffer4 = "false"
scale_type_x4 = "source"
scale_x4 = "2.000000"
scale_type_y4 = "source"
scale_y4 = "2.000000"
shader5 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\denoisers\../xbr/shaders/super-xbr/super-xbr-pass2.cg"
filter_linear5 = "false"
wrap_mode5 = "clamp_to_edge"
mipmap_input5 = "false"
alias5 = ""
float_framebuffer5 = "false"
srgb_framebuffer5 = "false"
scale_type_x5 = "source"
scale_x5 = "1.000000"
scale_type_y5 = "source"
scale_y5 = "1.000000"
shader6 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\denoisers\../windowed/shaders/jinc2-sharper.cg"
filter_linear6 = "false"
wrap_mode6 = "clamp_to_edge"
mipmap_input6 = "false"
alias6 = ""
float_framebuffer6 = "false"
srgb_framebuffer6 = "false"
scale_type_x6 = "source"
scale_x6 = "1.000000"
scale_type_y6 = "source"
scale_y6 = "0.500000"
shader7 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\denoisers\../crt/shaders/crt-hyllian.cg"
filter_linear7 = "false"
wrap_mode7 = "clamp_to_edge"
mipmap_input7 = "false"
alias7 = ""
float_framebuffer7 = "false"
srgb_framebuffer7 = "false"
parameters = "SIGMA_R;XBR_EDGE_STR;XBR_WEIGHT;XBR_ANTI_RINGING;JINC2_WINDOW_SINC;JINC2_SINC;JINC2_AR_STRENGTH;PHOSPHOR;VSCANLINES;InputGamma;OutputGamma;SHARPNESS;COLOR_BOOST;RED_BOOST;GREEN_BOOST;BLUE_BOOST;SCANLINES_STRENGTH;BEAM_MIN_WIDTH;BEAM_MAX_WIDTH;CRT_ANTI_RINGING"
SIGMA_R = "0.400000"
XBR_EDGE_STR = "2.000000"
XBR_WEIGHT = "1.000000"
XBR_ANTI_RINGING = "1.000000"
JINC2_WINDOW_SINC = "0.420000"
JINC2_SINC = "0.920000"
JINC2_AR_STRENGTH = "0.800000"
PHOSPHOR = "1.000000"
VSCANLINES = "0.000000"
InputGamma = "2.500000"
OutputGamma = "2.200000"
SHARPNESS = "1.000000"
COLOR_BOOST = "1.500000"
RED_BOOST = "1.000000"
GREEN_BOOST = "1.000000"
BLUE_BOOST = "1.000000"
SCANLINES_STRENGTH = "0.500000"
BEAM_MIN_WIDTH = "0.860000"
BEAM_MAX_WIDTH = "1.000000"
CRT_ANTI_RINGING = "0.800000"
Está salvo com as pastas de meu PC. Se alguém quiser usar, terá que mudar o endereço dos shaders.
 
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edineilopes

Retrogamer
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Visualizar anexo 37203
Baixei o mickey que nunca tinha jogado pra printar também, mas a primeira fase é preto em branco e num aguentei jogar até a 2 não.
Valeu. Ficou bem legal.

Hércules é 2.5D, com toda a arte predominantemente cartoon, com cara de desenho. Pra mim ele tem o carisma dos jogos 2D, embora não o seja totalmente. Como fica num meio termo, é difícil encontrar a configuração de imagem que deixe tudo bonito como merece...

kFxTRB6.gif

dY0l4BJ.gif


O rato miseravel parece que é feito de papel, tudo tira hp. Mas tá ai o do hercules. Bem bonito mesmo
Experimenta jogar Fantasia do Mega e vai ver Mickey parecer feito de manteiga. Com o agravante de ter uma jogabilidade toda travada. A coisa é tão grave que muita gente nem chega na segunda fase (que faz sentir saudades da primeira). E outros tantos desistem na terceira.
 
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BTr

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Valeu. Ficou bem legal.

Hércules é 2.5D, com toda a arte predominantemente cartoon, com cara de desenho. Pra mim ele tem o carisma dos jogos 2D, embora não o seja totalmente. Como fica num meio termo, é difícil encontrar a configuração de imagem que deixe tudo bonito como merece...

kFxTRB6.gif

dY0l4BJ.gif


Experimenta jogar Fantasia do Mega e vai ver Mickey parecer feito de manteiga. Com o agravante de ter uma jogabilidade toda travada. A coisa é tão grave que muita gente nem chega na segunda fase (que faz sentir saudades da primeira). E outros tantos desistem na terceira.
Eu zerei Fantasia na época, mas foi tenso mesmo, acho que fiquei quase 5 dias com o jogo alugado pra poder zerar... Bona tempos hehe, hoje não teria saco

Enviado de meu Redmi Note 3 usando Tapatalk
 


edineilopes

Retrogamer
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Deve ser problema de BIOS ainda. Faça o seguinte: baixe essas BIOS para o Retroarch neste link: https://ufile.io/rorvx

Descompacte na pasta system do Retroarch. Veja que no zip já existe uma pasta system. Você tem que jogar o que está dentro dessa system na pasta system do Retroarch. Depois veja nos settings do Retroarch se o Diretório de bios está apontando para a pasta system.

Depois carregue o Core do Beetle e abra um arquivo .cue de algum jogo do psx. Detalhe, o jogo de psx deve ter dois arquivos, um é o .cue que é um arquivo pequeno, o outro é a ISO que pode ter várias extensões, como .iso ou .bin ou .img, etc. O arquivo .cue aponta para esse iso, pode-se ver dentro dele (só abrir no notepad).
Obrigado pelas dicas e pelas bios. Foi isso mesmo. O pacote de bios resolveu o problema. Show de bola poder ter o Play1 no retroarch.

A dica do cue foi valiosa também, tenho algumas isos em formato bin, com este "arquivo cue" faltando. Editar um arquivo no notepad permitiu que o emulador aceitasse esses games.

Os jogos ficam lindos com o preset do Papangu.

UIAmQX0.png

Dlayr9z.png

IjwPSle.png

TvFwnyV.png
Fica tudo muito limpo, sem ruídos, porém sempre nítido e agradável de ver.

vaSLkrg.png


Não está sendo comentado, mas as CGs dos games melhoraram demais também com o preset. As sujeiras das compactações praticamente desaparecem. Jogar com este preset é ter uma imagem limpa quase todo o tempo. In game ou não.

2nT7Plw.png

5IGdriI.png

EcpG4EO.png

pXFtnSs.png

Zw0SN3l.png
 
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SagaOPC

Mil pontos, LOL!
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@Papangu, existe a possibilidade desses filtros para jogos 3d usando resolução interna 4x ou é um limite de 2x mesmo? Fico imaginando os jogos de paz em 4x IR+xBR+bilateral

Enviado de meu LG-H815 usando Tapatalk
 

Papangu

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Obrigado pelas dicas e pelas bios. Foi isso mesmo. O pacote de bios resolveu o problema. Show de bola poder ter o Play1 no retroarch.

A dica do cue foi valiosa também, tenho algumas isos em formato bin, com este "arquivo cue" faltando. Editar um arquivo no notepad permitiu que o emulador aceitasse esses games.

Excelente! Agora poderemos ver umas screenshots legais do psx!

@Papangu, existe a possibilidade desses filtros para jogos 3d usando resolução interna 4x ou é um limite de 2x mesmo? Fico imaginando os jogos de paz em 4x IR+xBR+bilateral
Em 4x é um pouco complicado para combinar com o super-xbr-3d. Seria possível com o jinc-3d, esse daria até para 8x ou 16x. Mas o jinc não é tão bom quanto o sxbr em edges.
 

falcao123456

Ser evoluído
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Deve ser problema de BIOS ainda. Faça o seguinte: baixe essas BIOS para o Retroarch neste link: https://ufile.io/rorvx

Descompacte na pasta system do Retroarch. Veja que no zip já existe uma pasta system. Você tem que jogar o que está dentro dessa system na pasta system do Retroarch. Depois veja nos settings do Retroarch se o Diretório de bios está apontando para a pasta system.

Depois carregue o Core do Beetle e abra um arquivo .cue de algum jogo do psx. Detalhe, o jogo de psx deve ter dois arquivos, um é o .cue que é um arquivo pequeno, o outro é a ISO que pode ter várias extensões, como .iso ou .bin ou .img, etc. O arquivo .cue aponta para esse iso, pode-se ver dentro dele (só abrir no notepad).
Essa bios funciona em versões antigas do retroarch?
 

Papangu

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Aproveitando para dizer que criei um novo preset para funcionar com resolução interna 8x. Ou seja, só serve para o core do psx. É o super-8xbr-3d-6p.cgp que já está no repositório.
 

Azz01

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Eu uso o shader crt-hyllian.glsl pra simular a TV tubo, esse do topico é melhor ? Gosto muito desse mas se tiver um melhor eu troco na hora, testei outros aqui mas deixam com um aspecto meio plastificado
 

edineilopes

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Experimentei o preset "fast-bilateral-super-xbr-6p.cgp" e meu computador negou fogo. Ficou lento.
O resultado na tela foi esse.
bq5vKrD.png


Mudei os shaders, deixei o 3xbr e 3 passos (bilateral, xbr e sharper) aí p PC conseguiu manter 60fps.
Ficou assim:
ZjiA5DM.png
 

JonattanAgra

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Experimentei o preset "fast-bilateral-super-xbr-6p.cgp" e meu computador negou fogo. Ficou lento.
O resultado na tela foi esse.
bq5vKrD.png


Mudei os shaders, deixei o 3xbr e 3 passos (bilateral, xbr e sharper) aí p PC conseguiu manter 60fps.
Ficou assim:
ZjiA5DM.png


Esse rayman pra mim ainda é um dos melhores e mais dificeis, e belos. Gosto do Rayman 2, esse e o 3, mesmo que muita gente n tenha curtindo tanto.

Belo filtro, alias.

Vivo numa luta entre equilibrar bom fps com os shaders, pq sinceramente, alguns são muito pesados e fica inviavel.
 

picafumo

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Alguém sabe o porquê dos Shaders não estarem funcionando nas versões atuais do Retroarch como a 1.6.7 do PS3? Não funciona nem os CGP e nem os CG aqui.

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Papangu

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Não funcionou, e pior que tentei com todas as versões do SON, onde voçê baixou a rom que utiliza ai?
Vai ver seu problema é o mesmo do edinei. Leia os posts anteriores para ver como ele resolveu. (Não lembro onde peguei esse jogo, já deve ter uma década...)

Alguém sabe o porquê dos Shaders não estarem funcionando nas versões atuais do Retroarch como a 1.6.7 do PS3? Não funciona nem os CGP e nem os CG aqui.

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No PS3 só funciona cgps que carregam um único shader. Se mesmo assim não estiver funcionando, então não sei o que pode ser.
 

falcao123456

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Obrigado pelas dicas e pelas bios. Foi isso mesmo. O pacote de bios resolveu o problema. Show de bola poder ter o Play1 no retroarch.

A dica do cue foi valiosa também, tenho algumas isos em formato bin, com este "arquivo cue" faltando. Editar um arquivo no notepad permitiu que o emulador aceitasse esses games.

Os jogos ficam lindos com o preset do Papangu.

UIAmQX0.png

Dlayr9z.png

IjwPSle.png

TvFwnyV.png
Fica tudo muito limpo, sem ruídos, porém sempre nítido e agradável de ver.

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Não está sendo comentado, mas as CGs dos games melhoraram demais também com o preset. As sujeiras das compactações praticamente desaparecem. Jogar com este preset é ter uma imagem limpa quase todo o tempo. In game ou não.

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Qual arquivo voçê editou edinei? Por que eu baixei a bios, joguei os arquivos da pasta system da bios na pasta system do retroarch e continuou a mesma coisa.
 

picafumo

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Vai ver seu problema é o mesmo do edinei. Leia os posts anteriores para ver como ele resolveu. (Não lembro onde peguei esse jogo, já deve ter uma década...)



No PS3 só funciona cgps que carregam um único shader. Se mesmo assim não estiver funcionando, então não sei o que pode ser.
#Papangu tenho a versão 1.0.0.2 aqui e ela carrega CGP com várias passadas e na atual não funciona. Tentei aplicar um único shader em CG e também não está funcionando. Você tem muita influência em fórum internacional, poderia perguntar lá? Valeu.

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edineilopes

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Qual arquivo voçê editou edinei? Por que eu baixei a bios, joguei os arquivos da pasta system da bios na pasta system do retroarch e continuou a mesma coisa.
O arquivo que editei foi o cue.

O emulador não aceitava a iso que eu tinha: "motor_toon_grand_prix.bin"

Aí com bloco de notas criei o arquivo "motor_toon_grand_prix.cue", que deixei na mesma pasta do arquivo bin.
Código:
FILE "motor_toon_grand_prix.bin" BINARY
   TRACK 1 MODE2/2352
   INDEX 1 00:00:00
Direcionando o emulador para esse arquivo cue, o jogo rodou.

No retroarch deixei configurado em "directory" o caminho para a bios:
oGM8yr0.png
 
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Papangu

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Alguém sabe o porquê dos Shaders não estarem funcionando nas versões atuais do Retroarch como a 1.6.7 do PS3? Não funciona nem os CGP e nem os CG aqui.

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Eu te recomendo voltar para o RA 1.0.0.2 do PS3. Eu voltei aqui e alguns shaders multipass realmente funcionam. Portanto, ele ainda é a melhor versão para o PS3.

Os desenvolvedores do RA não estão nem aí para o PS3, infelizmente.
 

picafumo

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Eu te recomendo voltar para o RA 1.0.0.2 do PS3. Eu voltei aqui e alguns shaders multipass realmente funcionam. Portanto, ele ainda é a melhor versão para o PS3.

Os desenvolvedores do RA não estão nem aí para o PS3, infelizmente.
É uma pena, pois a interface gráfica das novas versões é maravilhosa!

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edineilopes

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Deixar aqui tela de um jogo que é extremamente problemático de jogar em emulador. Estava comentando dele em outro tópico, Road Rash 3D não fica bom de jogar em HD.

Com o preset da pasta denoisers se obtém uma imagem que mantém características da resolução nativa.

itLXv44.png

7xucCGP.png

hpA72Yt.png

WawAARY.png

WXutUKd.png
 

Macbee

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Queria muito ver um filtro bom como esse Hylian CRT portado pra efeito WebGL compatível com Construct 2.
Pagaria numa boa pra poder lançar meu jogo com um shader assim.
 

Papangu

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É uma pena, pois a interface gráfica das novas versões é maravilhosa!

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De fato. Tou trabalhando em fazer alguns shaders que não rodavam no PS3. Estou testando no 1.0.0.2. Super-xbr já está rodando nele. se quiser testar, baixe aqui: https://ufile.io/sfzko

Queria muito ver um filtro bom como esse Hylian CRT portado pra efeito WebGL compatível com Construct 2.
Pagaria numa boa pra poder lançar meu jogo com um shader assim.

Muito massa, parece até adventure island em alguns momentos.
Tentar portar o shader pro cara hyllian

Legal o jogo! Infelizmente não conheço o sistema de shaders dele.
 
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Macbee

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Legal o jogo! Infelizmente não conheço o sistema de shaders dele.
Obrigado mesmo assim!

O Lottes CRT foi convertido pro Construct 2, mas acho que faltou algo (sempre rolam uns pixels duplicados na tela, acaba sendo meio inutilizável).
Falei no filtro do Papangu porque, além de ser o melhor que conheço, eu e uma galera está sedenta por um filtro decente de CRT pro Construct 2 (e, novamente, muitos são pagos - daria pra unir o útil ao agradável e vender o shader).
 

picafumo

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De fato. Tou trabalhando em fazer alguns shaders que não rodavam no PS3. Estou testando no 1.0.0.2. Super-xbr já está rodando nele. se quiser testar, baixe aqui: https://ufile.io/sfzko





Legal o jogo! Infelizmente não conheço o sistema de shaders dele.
Estou viajando. Quando retornar irei testar seu shader!

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BTr

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Galera, se puderem me passem umas dicas ou presets prontos e legais pra Dreamcast, N64 e PS1...dosado no 3d e 2d e com efeito CRT.
Tô tentando uns aqui mas não tô gostando tanto do resultado


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