O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Um filtro que ando desenvolvendo para retro jogos

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Esse tá com o bilateral? Parece ser o crt-geom por ter curvatura.
Está sim. :kjoinha

E está certo. Para finalizar usei o crt-geom. Me dá muita nostalgia porque minhas CRTs na época não eram tela plana. fico alternando entre curvar e não curvar a tela.
 
Ultima Edição:

falcao123456

Ser evoluído
Mensagens
91
Reações
18
Pontos
28
O arquivo que editei foi o cue.

O emulador não aceitava a iso que eu tinha: "motor_toon_grand_prix.bin"

Aí com bloco de notas criei o arquivo "motor_toon_grand_prix.cue", que deixei na mesma pasta do arquivo bin.
Código:
FILE "motor_toon_grand_prix.bin" BINARY
   TRACK 1 MODE2/2352
   INDEX 1 00:00:00
Direcionando o emulador para esse arquivo cue, o jogo rodou.

No retroarch deixei configurado em "directory" o caminho para a bios:
oGM8yr0.png
Pera, voçê criou o arquivo pelo bloco de notas e depois mudou a extensão dele para .cue?
 

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
Pera, voçê criou o arquivo pelo bloco de notas e depois mudou a extensão dele para .cue?
Acredito que ele tenha criado o cue e colocado isso nele
FILE "motor_toon_grand_prix.bin" BINARY
TRACK 1 MODE2/2352
INDEX 1 00:00:00
Ai em vez de mandar o retroarch abrir o bin ele manda abrir o cue, que redireciona o emulador pra bin com esse caminho criado.
Faço isso com roms japonesas já que o mednafen é fresco
 

falcao123456

Ser evoluído
Mensagens
91
Reações
18
Pontos
28
Acredito que ele tenha criado o cue e colocado isso nele
FILE "motor_toon_grand_prix.bin" BINARY
TRACK 1 MODE2/2352
INDEX 1 00:00:00
Ai em vez de mandar o retroarch abrir o bin ele manda abrir o cue, que redireciona o emulador pra bin com esse caminho criado.
Faço isso com roms japonesas já que o mednafen é fresco
Deixa eu ver se entendi, eu tenho que colocar esse codigo:
FILE "NOME DA BIN" BINARY
TRACK 1 MODE2/2352
INDEX 1 00:00:00
No bloco de notas (cue) para funcionar?
 

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
Deixa eu ver se entendi, eu tenho que colocar esse codigo:
FILE "NOME DA BIN" BINARY
TRACK 1 MODE2/2352
INDEX 1 00:00:00
No bloco de notas (cue) para funcionar?
Depende do nome que tá no bin original... não sei se os cue seguem um padrão ou se depende dos nomes da bin.
Os que edito já vem com um cue com a bin.
Por exemplo:
FILE "Rockman X4 (J) [SLPS-00902].bin.ecm" BINARY
TRACK 01 MODE2/2352
INDEX 01 00:00:00
Se bem que comparando o do edinei e o meu só muda o nome da rom, no caso o bin mesmo.
Então acredito que você possa copiar o resto e só muda o campo entre aspas. Tenta ai
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Pera, voçê criou o arquivo pelo bloco de notas e depois mudou a extensão dele para .cue?
Sim.
Depende do nome que tá no bin original... não sei se os cue seguem um padrão ou se depende dos nomes da bin.
Os que edito já vem com um cue com a bin.
Por exemplo:
FILE "Rockman X4 (J) [SLPS-00902].bin.ecm" BINARY
TRACK 01 MODE2/2352
INDEX 01 00:00:00
Se bem que comparando o do edinei e o meu só muda o nome da rom, no caso o bin mesmo.
Então acredito que você possa copiar o resto e só muda o campo entre aspas. Tenta ai
Vai funcionar em muitos games. Mas neste código estamos declarando apenas a primeira faixa. Vai ter jogo que tem também faixas de áudio e o .cue precisará de mais informações, aí creio que é melhor baixar de novo um arquivo com o cue já incluído.

Exemplo do arquivo .cue do Rayman:
Código:
FILE "RAYMAN [SLUS-000.05].bin" BINARY
  TRACK 01 MODE2/2352
    INDEX 01 00:00:00
  TRACK 02 AUDIO
    PREGAP 00:02:00
    INDEX 01 09:15:60
  TRACK 03 AUDIO
    INDEX 01 09:27:12
  TRACK 04 AUDIO
    INDEX 01 10:36:47
  TRACK 05 AUDIO
    INDEX 01 11:44:02
  TRACK 06 AUDIO
    INDEX 01 12:49:28
  TRACK 07 AUDIO
    INDEX 01 13:17:52
  TRACK 08 AUDIO
    INDEX 01 14:29:35
  TRACK 09 AUDIO
    INDEX 01 15:30:68
  TRACK 10 AUDIO
    INDEX 01 16:27:45
  TRACK 11 AUDIO
    INDEX 01 17:32:44
  TRACK 12 AUDIO
    INDEX 01 18:59:39
  TRACK 13 AUDIO
    INDEX 01 20:01:64
  TRACK 14 AUDIO
    INDEX 01 21:11:14
  TRACK 15 AUDIO
    INDEX 01 22:15:49
  TRACK 16 AUDIO
    INDEX 01 23:21:34
  TRACK 17 AUDIO
    INDEX 01 24:29:71
  TRACK 18 AUDIO
    INDEX 01 25:17:09
  TRACK 19 AUDIO
    INDEX 01 26:14:74
  TRACK 20 AUDIO
    INDEX 01 27:11:67
  TRACK 21 AUDIO
    INDEX 01 28:17:60
  TRACK 22 AUDIO
    INDEX 01 29:23:50
  TRACK 23 AUDIO
    INDEX 01 30:40:54
  TRACK 24 AUDIO
    INDEX 01 31:16:72
  TRACK 25 AUDIO
    INDEX 01 31:53:29
  TRACK 26 AUDIO
    INDEX 01 33:00:74
  TRACK 27 AUDIO
    INDEX 01 34:08:59
  TRACK 28 AUDIO
    INDEX 01 35:15:46
  TRACK 29 AUDIO
    INDEX 01 36:26:51
  TRACK 30 AUDIO
    INDEX 01 36:35:14
  TRACK 31 AUDIO
    INDEX 01 36:42:36
  TRACK 32 AUDIO
    INDEX 01 38:05:21
  TRACK 33 AUDIO
    INDEX 01 39:12:21
  TRACK 34 AUDIO
    INDEX 01 40:12:19
  TRACK 35 AUDIO
    INDEX 01 41:23:50
  TRACK 36 AUDIO
    INDEX 01 42:33:46
  TRACK 37 AUDIO
    INDEX 01 43:38:24
  TRACK 38 AUDIO
    INDEX 01 44:46:70
  TRACK 39 AUDIO
    INDEX 01 45:52:62
  TRACK 40 AUDIO
    INDEX 01 46:52:03
  TRACK 41 AUDIO
    INDEX 01 47:39:06
  TRACK 42 AUDIO
    INDEX 01 48:51:72
  TRACK 43 AUDIO
    INDEX 01 49:55:06
  TRACK 44 AUDIO
    INDEX 01 51:01:35
  TRACK 45 AUDIO
    INDEX 01 52:10:24
  TRACK 46 AUDIO
    INDEX 01 53:16:68
  TRACK 47 AUDIO
    INDEX 01 54:15:24
  TRACK 48 AUDIO
    INDEX 01 55:19:24
  TRACK 49 AUDIO
    INDEX 01 56:21:32
  TRACK 50 AUDIO
    INDEX 01 57:01:42
  TRACK 51 AUDIO
    INDEX 01 57:44:70
 


onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353
É o que eu sempre sugiro aqui: pra qualquer console de CD, sempre procure baixar do romset Redump. Evita toda essa dor de cabeça de consertar .cue, reconhecer como disco de música, etc
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Lancei uma versão do xbr, chamada xbr-lv2-small-details.cgp. Ela é menos prejudicial ao dithering e texturas em geral:

Small-details:
Retro_Arch-0913-170245.png

Standard:
Retro_Arch-0913-170306.png

Small-details:
Retro_Arch-0913-170353.png

Standard:
Retro_Arch-0913-170412.png
 

picafumo

Veterano
Mensagens
619
Reações
307
Pontos
113
Mais uma versão da coleção de shaders que rodam 100% no PS3: https://ufile.io/p0m94

Todos testados e otimizados para o PS3. Provavelmente devem funcionar no PSV.
Meu Deus!!!!! Ansioso para testar. Não sabia que o Vita permitia usar shader! Tenho um lacrado na caixa que comprei para desbloquear só quando existissem emuladores nativos que usassem seu poder e permitisse usar shader! Em especial o Hyllian crt! Há! !!!

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Só especulei que rodaria no Vita, nem sei em que estado está o Retroarch para essa plataforma. Mas acho que filtro crt não deve ficar muito bom, pois a resolução do Vita é relativamente baixa.
 

JonattanAgra

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.788
Reações
1.782
Pontos
614
O que vcs acham desse efeito:





Eu adorei. Embora que em algumas screens, o uso ficou meio que "pintura a óleo style" e não caiu bem em alguns aspectos, mas isso não é culpa do filtro, e sim de certas construções pixel a pixel de cada game, então é apenas uma variante.

Achei sensacional, e já quero usar
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
O que vcs acham desse efeito:
Curti bastante. Um tipo bastante preciso de smartblur.

Não é um filtro que se encaixe em qualquer jogo, mas naqueles que encaixar vai ficar muito legal. O próprio colibri que postou com outro filtro, deve ficar muito interessante com este, depois de uma alisada com antidither.
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Eu ainda tou fazendo testes. Aquelas fotos foram obtidas colocando meu fast-bilateral.cg após o scalefx. Além disso, tou trabalhando em alterar os parâmetros do fast-bilateral para se adequar melhor a essa config. Mas ainda deve demorar um pouco até que tenha algo satisfatório.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Tinha comentado de achar que o kolibri iria ficar bem com desfoque inteligente, deixar aqui telas com o antidither + bi-lateral + CRT.

HQYqGxa.png

L2mRU3p.png

j4tzmm7.png

Et5GZMu.png



--------------------------------------


Para referência do trabalho dos filtros, um antes e depois:

Sem filtro:
fa0BAjW.png


Com os filtros:
ZxM6wCp.png
 
Ultima Edição:

Hotsuma

Ser evoluído
Mensagens
54
Reações
169
Pontos
43
Parabéns pelo filtro, ele é muito bom. Espero que alguém o porte para Mednafen, que é um ótimo emulador multi sistemas. E também para o MAME.
 
Ultima Edição:

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
Pra ser sincero eu não gosto muito do Retroarch, já tenho meus emuladores organizados e separadinhos numa pasta.
Ahh, achei que não tinha ideia da existencia dele.
Não sei como aguenta organizar e ficar sem os filtros, também não gosto muito do retro mas devido as vantagens é complicado não migrar
 

Hotsuma

Ser evoluído
Mensagens
54
Reações
169
Pontos
43
Ahh, achei que não tinha ideia da existencia dele.
Não sei como aguenta organizar e ficar sem os filtros, também não gosto muito do retro mas devido as vantagens é complicado não migrar
Mas meus emuladores tem filtros, hehe, inclusive alguns tem o xbrz. Organizar é parte mais simples e fácil pra mim, no resto é só colocar rom e jogar. O Retroarch eu achei muito frescurento com esse lance de roms, tive problema pra rodar jogos de PS1 e Saturn, ficava dando tela preta, já com Mednafen separado aqui, só coloco a rom e já saio jogando, sem frescura, rsrs.
 

Bergot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.668
Reações
5.951
Pontos
704
Mais uma versão da coleção de shaders que rodam 100% no PS3: https://ufile.io/p0m94

Todos testados e otimizados para o PS3. Provavelmente devem funcionar no PSV.

Meu Deus!!!!! Ansioso para testar. Não sabia que o Vita permitia usar shader! Tenho um lacrado na caixa que comprei para desbloquear só quando existissem emuladores nativos que usassem seu poder e permitisse usar shader! Em especial o Hyllian crt! Há! !!!

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
Retroarch do psvita não possui shaders e talvez nunca venha a ter... o vita não possui as bibliotecas necessárias pra rodar shaders...embora o adrenaline rode os jogos de PSP com alguns "Filtros" tipo AA\Bilinear Sharp\LCD...filtros e shaders são coisas diferentes.(Creio)
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
@edineilopes me passa teu arquivo cgp desse combo de geom com bilateral se possivel.
não manjo de criar cgp ou deixar as configs certas.
Não estou com o arquivo aqui, depois venho postar.

Vou deixar o cgp que me atende bem de Mega Drive a Playstation, com não muitas exceções. E que era a mistura usada em algumas imagens que postei aqui. :kjoinha

pAaHXZe.png

475whS6.png
 

picafumo

Veterano
Mensagens
619
Reações
307
Pontos
113
Não estou com o arquivo aqui, depois venho postar.

Vou deixar o cgp que me atende bem de Mega Drive a Playstation, com não muitas exceções. E que era a mistura usada em algumas imagens que postei aqui. :kjoinha

pAaHXZe.png

475whS6.png
Te odeio cara! Fico puto porque suas combinações não são suportadas pelo PS3. As imagens ficam muito bonitas.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 

picafumo

Veterano
Mensagens
619
Reações
307
Pontos
113
Retroarch do psvita não possui shaders e talvez nunca venha a ter... o vita não possui as bibliotecas necessárias pra rodar shaders...embora o adrenaline rode os jogos de PSP com alguns "Filtros" tipo AA\Bilinear Sharp\LCD...filtros e shaders são coisas diferentes.(Creio)
Posta umas fotos de jogos com estes filtros. Queria ver como ficam.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 

BTr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.954
Reações
1.420
Pontos
864
Não estou com o arquivo aqui, depois venho postar.

Vou deixar o cgp que me atende bem de Mega Drive a Playstation, com não muitas exceções. E que era a mistura usada em algumas imagens que postei aqui. :kjoinha

pAaHXZe.png

475whS6.png
Opa perfeito, tb quero hehe

Enviado de meu Redmi Note 3 usando Tapatalk
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
@edineilopes me passa teu arquivo cgp desse combo de geom com bilateral se possivel.
não manjo de criar cgp ou deixar as configs certas.
Cumprindo a promessa:

Código:
shaders = "8"
shader0 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\cbod-v1\cbod-v1-pass1.cg"
filter_linear0 = "false"
wrap_mode0 = "clamp_to_border"
mipmap_input0 = "false"
alias0 = ""
float_framebuffer0 = "false"
srgb_framebuffer0 = "false"
shader1 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\cbod-v1\cbod-v1-pass2.cg"
filter_linear1 = "false"
wrap_mode1 = "clamp_to_border"
mipmap_input1 = "false"
alias1 = ""
float_framebuffer1 = "false"
srgb_framebuffer1 = "false"
shader2 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\cbod-v1\cbod-v1-pass1.cg"
filter_linear2 = "false"
wrap_mode2 = "clamp_to_border"
mipmap_input2 = "false"
alias2 = ""
float_framebuffer2 = "false"
srgb_framebuffer2 = "false"
shader3 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\cbod-v1\cbod-v1-pass2.cg"
filter_linear3 = "false"
wrap_mode3 = "clamp_to_border"
mipmap_input3 = "false"
alias3 = ""
float_framebuffer3 = "false"
srgb_framebuffer3 = "false"
shader4 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\blurs\bilateral.cg"
filter_linear4 = "false"
wrap_mode4 = "clamp_to_border"
mipmap_input4 = "false"
alias4 = ""
float_framebuffer4 = "false"
srgb_framebuffer4 = "false"
shader5 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\misc\deposterize-pass0.cg"
filter_linear5 = "false"
wrap_mode5 = "clamp_to_border"
mipmap_input5 = "false"
alias5 = ""
float_framebuffer5 = "false"
srgb_framebuffer5 = "false"
shader6 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\misc\deposterize-pass1.cg"
filter_linear6 = "false"
wrap_mode6 = "clamp_to_border"
mipmap_input6 = "false"
alias6 = ""
float_framebuffer6 = "false"
srgb_framebuffer6 = "false"
shader7 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\crt\shaders\crt-geom.cg"
filter_linear7 = "false"
wrap_mode7 = "clamp_to_border"
mipmap_input7 = "false"
alias7 = ""
float_framebuffer7 = "false"
srgb_framebuffer7 = "false"
parameters = "RAD;CLR;CWGHT;EQ_THRESH1;DIFF_THRESH1;EQ_THRESH2;DIFF_THRESH2;CRTgamma;monitorgamma;d;CURVATURE;R;cornersize;cornersmooth;x_tilt;y_tilt;overscan_x;overscan_y;DOTMASK;SHARPER;scanline_weight;lum;interlace_toggle"
RAD = "2.000000"
CLR = "0.150000"
CWGHT = "0.250000"
EQ_THRESH1 = "0.010000"
DIFF_THRESH1 = "0.060000"
EQ_THRESH2 = "0.010000"
DIFF_THRESH2 = "0.060000"
CRTgamma = "2.400000"
monitorgamma = "2.200000"
d = "1.500000"
CURVATURE = "1.000000"
R = "2.000000"
cornersize = "0.030000"
cornersmooth = "1000.000000"
x_tilt = "0.000000"
y_tilt = "0.000000"
overscan_x = "100.000000"
overscan_y = "100.000000"
DOTMASK = "0.300000"
SHARPER = "1.000000"
scanline_weight = "0.300000"
lum = "0.000000"
interlace_toggle = "1.000000"
Lembrando que o caminho "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\" se refere a meu computador. Para funcionar em outra máquina precisa ser trocado por outro endereço válido.

Nota-se que tem tratamento antidither até exagerado pra tentar limpar bem a imagem, porém sem o gdapt que destroi muitos detalhes. Este filtro mantém muito bem a nitidez, com poucos efeitos colaterais (que no resultado final acho que vale a pena na maioria das vezes). E se o jogo não tem dithers, o tratamento não atrapalha.

O objetivo é, além do visual CRT charmoso, que a imagem seja sempre muito limpa e com excelentes degradês.

Jogo que não tem dither:

BWdQNoS.png

TAHZrJi.png

fTvXMvS.png




Jogo com bastante dither:
JtU3HjG.png

CCdgL0L.png

7M16bUB.png
 
Ultima Edição:
Topo Fundo