O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Um filtro que ando desenvolvendo para retro jogos

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
Cumprindo a promessa:

Código:
shaders = "8"
shader0 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\cbod-v1\cbod-v1-pass1.cg"
filter_linear0 = "false"
wrap_mode0 = "clamp_to_border"
mipmap_input0 = "false"
alias0 = ""
float_framebuffer0 = "false"
srgb_framebuffer0 = "false"
shader1 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\cbod-v1\cbod-v1-pass2.cg"
filter_linear1 = "false"
wrap_mode1 = "clamp_to_border"
mipmap_input1 = "false"
alias1 = ""
float_framebuffer1 = "false"
srgb_framebuffer1 = "false"
shader2 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\cbod-v1\cbod-v1-pass1.cg"
filter_linear2 = "false"
wrap_mode2 = "clamp_to_border"
mipmap_input2 = "false"
alias2 = ""
float_framebuffer2 = "false"
srgb_framebuffer2 = "false"
shader3 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\cbod-v1\cbod-v1-pass2.cg"
filter_linear3 = "false"
wrap_mode3 = "clamp_to_border"
mipmap_input3 = "false"
alias3 = ""
float_framebuffer3 = "false"
srgb_framebuffer3 = "false"
shader4 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\blurs\bilateral.cg"
filter_linear4 = "false"
wrap_mode4 = "clamp_to_border"
mipmap_input4 = "false"
alias4 = ""
float_framebuffer4 = "false"
srgb_framebuffer4 = "false"
shader5 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\misc\deposterize-pass0.cg"
filter_linear5 = "false"
wrap_mode5 = "clamp_to_border"
mipmap_input5 = "false"
alias5 = ""
float_framebuffer5 = "false"
srgb_framebuffer5 = "false"
shader6 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\misc\deposterize-pass1.cg"
filter_linear6 = "false"
wrap_mode6 = "clamp_to_border"
mipmap_input6 = "false"
alias6 = ""
float_framebuffer6 = "false"
srgb_framebuffer6 = "false"
shader7 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\crt\shaders\crt-geom.cg"
filter_linear7 = "false"
wrap_mode7 = "clamp_to_border"
mipmap_input7 = "false"
alias7 = ""
float_framebuffer7 = "false"
srgb_framebuffer7 = "false"
parameters = "RAD;CLR;CWGHT;EQ_THRESH1;DIFF_THRESH1;EQ_THRESH2;DIFF_THRESH2;CRTgamma;monitorgamma;d;CURVATURE;R;cornersize;cornersmooth;x_tilt;y_tilt;overscan_x;overscan_y;DOTMASK;SHARPER;scanline_weight;lum;interlace_toggle"
RAD = "2.000000"
CLR = "0.150000"
CWGHT = "0.250000"
EQ_THRESH1 = "0.010000"
DIFF_THRESH1 = "0.060000"
EQ_THRESH2 = "0.010000"
DIFF_THRESH2 = "0.060000"
CRTgamma = "2.400000"
monitorgamma = "2.200000"
d = "1.500000"
CURVATURE = "1.000000"
R = "2.000000"
cornersize = "0.030000"
cornersmooth = "1000.000000"
x_tilt = "0.000000"
y_tilt = "0.000000"
overscan_x = "100.000000"
overscan_y = "100.000000"
DOTMASK = "0.300000"
SHARPER = "1.000000"
scanline_weight = "0.300000"
lum = "0.000000"
interlace_toggle = "1.000000"
Lembrando que o caminho "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\" se refere a meu computador. Para funcionar em outra máquina precisa ser trocado por outro endereço válido.

Nota-se que tem tratamento antidither até exagerado pra tentar limpar bem a imagem, porém sem o gdapt que destroi muitos detalhes. Este filtro mantém muito bem a nitidez, com poucos efeitos colaterais (que no resultado final acho que vale a pena na maioria das vezes). E se o jogo não tem dithers, o tratamento não atrapalha.

O objetivo é, além do visual CRT charmoso, que a imagem seja sempre muito limpa e com excelentes degradês.

Jogo que não tem dither:

BWdQNoS.png

TAHZrJi.png

fTvXMvS.png




Jogo com bastante dither:
JtU3HjG.png

CCdgL0L.png

7M16bUB.png
Valeu cara, ficou foda
Gunstar Heroes (Europe)-171001-021811.png
Só mais uma duvida, essa imagem do x4, tá com o crt geom e o bilateral apenas e não consta os outros filtros desse cgp que você me passou né? Fiquei em duvida se é o mesmo cgp
qVDjcbG.png
 

BTr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.954
Reações
1.419
Pontos
864
Sim. Nesta é o mesmo CGP.
De Mega a Playstation.:kjoinha

Na sua tela não estou notando a curvatura do geom.
Foda demais depois vou testar no arcade aqui.
Valeu Edinei, eu me amarro na curvatura do CRT geom, mas não tenho paciência pra testar outro filtro que tenha boa afinidade com ele, aí acabo deixando so ele mesmo hehe.
Vc tem algum preparado pra Dreamcast e N64? Se não for abusar muito kkk

Enviado de meu Redmi Note 3 usando Tapatalk
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Foda demais depois vou testar no arcade aqui.
Valeu Edinei, eu me amarro na curvatura do CRT geom, mas não tenho paciência pra testar outro filtro que tenha boa afinidade com ele, aí acabo deixando so ele mesmo hehe.
Vc tem algum preparado pra Dreamcast e N64? Se não for abusar muito kkk

Enviado de meu Redmi Note 3 usando Tapatalk
Estes gosto de emular fora do retroarch.

Depois posso testar umas configs.
 

BTr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.954
Reações
1.419
Pontos
864
Estes gosto de emular fora do retroarch.

Depois posso testar umas configs.
Eu testei o reicast (retroarch) e o demul...
Eu achei o reicast bem melhor, por incrível que pareça, senti um input lag meio grande no demul, não sei se foi a configuração que coloquei, mas tudo que rodei no reicast rodou melhor, o que me surpreendeu. Pois o reicast nem é mais atualizado no retroarch.
Eu achei um preset razoável para os jogos de luta ficou bem legal. Só queria um meio termo entre 3d e 2.5d pra não ter que ficar trocando preset hehe

N64 eu não testei direito ainda, mas dizem que o novo core parallel64 é o melhor de todos. Preciso testar pra ver.
Mas tenho a impressão (pode ser errada) que os emuladores são um pouco mais pesados no retroarch que os nativos, mas se vc tem máquina pra suporta-los 100%, eles funcionam melhor...

Enviado de meu Redmi Note 3 usando Tapatalk
 
Ultima Edição:

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
Sim. Nesta é o mesmo CGP.
De Mega a Playstation.:kjoinha

Na sua tela não estou notando a curvatura do geom.
Eu desativei porque usava na infancia uma toshiba plana com otima qualidade por sinal. Pena que tá dando umas listras chatas, vou mandar ajeitar.
Enfim, o filtro perde qualidade se eu deixar plana?
 


edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Eu desativei porque usava na infancia uma toshiba plana com otima qualidade por sinal. Pena que tá dando umas listras chatas, vou mandar ajeitar.
Enfim, o filtro perde qualidade se eu deixar plana?
Não, foi só uma dúvida se havia sido proposital.
E vira mera questão de gosto. Também curto filtro CRT sem curvatura. Por vezes, deixo só scanlines, que também funcionam bem.
 

MrKarat3000

Larva
Mensagens
4
Reações
0
Pontos
1
Não, foi só uma dúvida se havia sido proposital.
E vira mera questão de gosto. Também curto filtro CRT sem curvatura. Por vezes, deixo só scanlines, que também funcionam bem.


Olá sou novo aqui se alguém poder me ajudar, estou tentando inserir um novo arquivo scanline no meu recalbox e não entendo bem disso, mas já baixei um programa chamado Notepad++ que me deu acesso aos arquivos que meu windows não consegue ver no recalbox claro, por se tratar de linux seu software, o arquivo ( scanline ) em questão se encontra no formato txt, alguém ae com paciência para ajudar um reles mortal?
desde já agradeço!!!
 

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
Olá sou novo aqui se alguém poder me ajudar, estou tentando inserir um novo arquivo scanline no meu recalbox e não entendo bem disso, mas já baixei um programa chamado Notepad++ que me deu acesso aos arquivos que meu windows não consegue ver no recalbox claro, por se tratar de linux seu software, o arquivo ( scanline ) em questão se encontra no formato txt, alguém ae com paciência para ajudar um reles mortal?
desde já agradeço!!!
Salva como .cg caso for um unico shader.
Se for uma combinação salva como .gcp
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Recalbox não posso ajudar. Não tenho, não sei o que aceita ou não. Ou qual software que utiliza.

No Geral, scanlines simples são recursos nativos que podem ser ligados e desligados diretamente nos emuladores.
Podem também ser filtros (shaders) ou PNGs.

Estas scanlines foram de uma png aplicada no retroarch.
iGbhTlb.png

Jj1WfUE.png
 

MrKarat3000

Larva
Mensagens
4
Reações
0
Pontos
1
Recalbox não posso ajudar. Não tenho, não sei o que aceita ou não. Ou qual software que utiliza.

No Geral, scanlines simples são recursos nativos que podem ser ligados e desligados diretamente nos emuladores.
Podem também ser filtros (shaders) ou PNGs.

Estas scanlines foram de uma png aplicada no retroarch.
iGbhTlb.png

Jj1WfUE.png

Bom, na verdade o recalbox tem scanline que pode ser ativado por padrão mesmo, eu queria testar este que baixei mais por curiosidade para ver se ficaria melhor ainda, mas de qual quer forma agradeço pelas informações, vou pesquisar mais um pouco para ver se acho uma comunidade voltada ao recalbox, quem sabe né
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Deixar aqui telas mais recentes de como anda configurado meu retroarch. De tempos em tempos abandono o filtro CRT e busco imagens um poucos mais "limpas" com filtros como xbr terminando a sequência dos shaders.

d7kGhWC.png


lcV8zXw.png


IKRscs2.png


ouMh3Wi.png


K1g3nbf.png
 

Sagrath

Habitué da casa
Mensagens
249
Reações
319
Pontos
98
@edineilopes

E ai brother!
Me diz uma coisa, esse seu arquivo cgp precisa de algum core ou versão especifica pra funcionar? pois eu estou usando a versão 1.6.9 do retroarch com cores e shaders atualizados e ao carregar o arquivo cgp nada muda no retroarch. Ja alterei o caminho dos shaders para minha pasta de shaders "D:\Advanced emulator Launcher\Retroarch\Shaders\", e também ja utilizei o caminho ":\shaders" e não consigo.

Foi ai que me perguntei sobre versões de cores e shaders e tudo mais.

Alguma ideia?
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
@edineilopes

E ai brother!
Me diz uma coisa, esse seu arquivo cgp precisa de algum core ou versão especifica pra funcionar? pois eu estou usando a versão 1.6.9 do retroarch com cores e shaders atualizados e ao carregar o arquivo cgp nada muda no retroarch. Ja alterei o caminho dos shaders para minha pasta de shaders "D:\Advanced emulator Launcher\Retroarch\Shaders\", e também ja utilizei o caminho ":\shaders" e não consigo.

Foi ai que me perguntei sobre versões de cores e shaders e tudo mais.

Alguma ideia?
Certeza que os caminhos de todos os shaders estão corretos?

O retroarch não dá feedback. Experimenta pegar o endereço inteiro de cada shader e testar fora dele.

No meu exemplo foi:
"C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\cbod-v1\cbod-v1-pass1.cg"
Cola cada endereço no Windows Explorer. Se o caminho estiver correto o computador vai diretamente ao arquivo para abri-lo.
upload_2017-11-25_16-41-17.png
 

Sagrath

Habitué da casa
Mensagens
249
Reações
319
Pontos
98
Certeza, todos os caminhos 100% corretos
Tem como vc upar o seu arquivo .cgp direto?

Agradeço
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Certeza, todos os caminhos 100% corretos
Tem como vc upar o seu arquivo .cgp direto?

Agradeço
Bom, taí.

Mas creio que o problema de caminho vai persistir (se for mesmo, a princípio parece que é). A não ser que deixasse seu retroarch na mesma pasta:
C:\emuladores\RetroArch
 

Anexos

  • crt-psx-megadrive .zip
    771 bytes · Visualizações: 33

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Pensei que era pra algo diferente do habitual.

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk
Depende da sua dificuldade.

No meu caso, o emulador de Playstation não rodava de jeito algum. Teoricamente estava tudo configurado, com bios nas pastas certas, mas não rolava.

Só depois que o papangu passou essas bios compatíveis que pude jogar Playstation no retroarch.
 

orbminds

Novato
Mensagens
24
Reações
1
Pontos
14
Opa....reabrindo um pouco a discussao.....comprei um arcade bartop com recalbox e raspberry pi.....andei testando alguns shaders e o melhor custo beneficio foi o crt pi......esse shader foi desenvolvido para raspberry pq o lottes e geom sem chances....trava...se alguem tiver alguma sugestao ou config boa de preset eu agradeco muito.....
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Acho que esse tópico serve.
Instalei o ePSXe aqui no Linuxe para testar Breath of Fire IV, e estou na dúvida de qual configuração usar para ter o visual certinho. Em primeiro lugar noto um bug gráfico nos sprites. Quando os personagens se mexem em muitos casos é apenas parte do corpo deles que muda a animação, e entre essas partes costuma ficar um artefato, uma linha em branco onde as duas partes se unem incorretamente. É um defeito visual menor, mas é um defeito.

Além de saber se tem solução para isso nesse emulador, e quanto a filtro de textura? Quero ter o visual mais original possível. Tinha só habilitado filtro bilinear mas achei um pouco embaçado demais.
As oções disponíveis são 2xSai e xBRZ x2/3/4.

Rlfwdqt.png
 

BTr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.954
Reações
1.419
Pontos
864
Não estou com o arquivo aqui, depois venho postar.

Vou deixar o cgp que me atende bem de Mega Drive a Playstation, com não muitas exceções. E que era a mistura usada em algumas imagens que postei aqui. :kjoinha

pAaHXZe.png

475whS6.png
Teria algo ou combinação parecida pra ser usado em GLSL? Serviria tanto pra Raspberry quanto pros consoles mini classics (nes/snes/psx)
 
Ultima Edição:

Renato bh

Novato
Mensagens
4
Reações
2
Pontos
13
Bom dia pessoal!!

Inicialmente, gostaria de agradecer ao Papangu por compartilhar os shaders com todos!! De todos os jogos de snes, com certeza a série Donkey Kong fica com a imagem péssima nos filtros que temos disponível no snes9x. Simplesmente fica horrível! Mas com o advento dos shaders, isso mudou radicalmente!
Gostaria de postar imagens de shaders que eu usei no snes9x para o jogo DK 2 e ver o que vocês acham. Essa shader é o 4xbr-hybrid-crt-b. De todos shaders, esse foi o que mais me agradou:

1549975647738.png

1549975933144.png
1549976038548.png
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Teria algo ou combinação parecida pra ser usado em GLSL? Serviria tanto pra Raspberry quanto pros consoles mini classics (nes/snes/psx)
Com o up do tópico vi essa citação. É uma combinação de shaders que me atende bem para emular várias plataformas.

Depois posso mexer em alguns shaders GLSL para um visual parecido, mas os testes serão no PC, não conseguirei afirmar se o cgp será viável pra Raspberry.

gVKPTsd.png
E5Ar96Z.png

eg4Gw3L.png
Cq5twMv.png
 
Ultima Edição:

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Bom dia!
Bom dia pessoal!!

Inicialmente, gostaria de agradecer ao Papangu por compartilhar os shaders com todos!! De todos os jogos de snes, com certeza a série Donkey Kong fica com a imagem péssima nos filtros que temos disponível no snes9x. Simplesmente fica horrível! Mas com o advento dos shaders, isso mudou radicalmente!
Gostaria de postar imagens de shaders que eu usei no snes9x para o jogo DK 2 e ver o que vocês acham. Essa shader é o 4xbr-hybrid-crt-b. De todos shaders, esse foi o que mais me agradou:

Visualizar anexo 63757

Visualizar anexo 63760
Visualizar anexo 63761
Bom dia Renato!
As imagens ficaram legais!
Existem shaders para todos os gostos. Não sei se você conhece ou testou todos os shaders disponíveis no Retroarch, Assim como tem os que chamo de "shaders artísticos", também aqueles que procuram ser mais fiel à proposta retrô. Particularmente gosto muito dos shaders do tipo CRT.
Alguns shaders procuram unir o melhor dos dois mundos, misturando efeitos de scanline com texturas mais modernas. Mas no caso da séria DK, realmente é difícil encontrar um shader "perfeito", devido ao tipo de gráfico que ele utiliza.

Repare nas imagens abaixo, como o mesmo shader pode deixar o Castlevânia lindão e, embora não tenha ficado tão ruim, não faz o mesmo milagre com o DKC2.
(Clique na imagem para melhor definição e tamanho real):

f69DGKZ.jpg


mQpdAEK.jpg


MYrFUgU.jpg



O Filtro utilizado é um dos meus preferidos. Trata-se do Sony PVM (em modo RGB), da coleção Analog Shader Pack version 3 (grupo Professional Monitors).
 
Ultima Edição:
Topo Fundo